You are on page 1of 2

Acumulao de reservas alimentares nas plantas Quando as plantas no utilizam a totalidade do alimento que produzem na fotossntese armazenam-no sob

forma de reservas alimentares. As substncias de reserva so utilizadas em caso de necessidade, por exemplo: - Quando as condies do meio so desfavorveis, por exemplo no inverno, as plantas podem no conseguir realizar o processo de fotossntese e recorrem s substncias de reserva para sobreviver; - No incio da sua vida, quando germinam a partir das sementes, as plantas no tm ainda capacidade de produzir o seu alimento. Nesta fase so as reservas alimentares contidas nas sementes que asseguram a sua sobrevivncia (at que as plantas estejam suficientemente desenvolvidas e possam realizar a fotossntese). A acumulao de reservas alimentares nas plantas pode ser efetuada em diferentes rgos: a) Nas razes espessas, chamadas tuberculosas (gordas) como cenouras, nabos ou beterrabas. Os alimentos acumulados nas razes tuberculosas so, em geral, utilizados pela planta quando esta perde as folhas e, por isso, deixa de poder realizar a fotossntese. A cenoura uma raiz aprumada tuberculosa. espessa porque acumula reservas alimentares.

b) Nos caules, especialmente nos subterrneos: bolbos, rizomas e tubrculos. So tambm diversas as plantas que armazenam substncias de reserva em caules areos, a cana-de-acar e os cactos so bons exemplos. As batatas so tubrculos, caules especializados na acumulao de substncias alimentares de reserva. c) Nos frutos, especialmente nos chamados frutos carnudos como a ma ou a pra. As reservas alimentares contidas nos frutos, assim como a sua cor e aroma, atraem muitos animais que os comem e ajudam disseminao (ao espalhar) das sementes dado que elas no so digeridas nos seus tubos digestivos. As cerejas so exemplos de frutos carnudos ricos em substncias alimentares de reserva.

d) Nas sementes. nas sementes que se encontram as reservas nutritivas que vo servir de alimento ao embrio da nova planta. As ervilhas so exemplos de sementes utilizadas pelo Homem na alimentao devido sua riqueza em substncias alimentares.

e) Nas folhas e nas flores. Em certas plantas h acumulao de reservas alimentares nas folhas. So disso bom exemplo as plantas aromticas que armazenam substncias que lhes do algumas propriedades medicinais e/ou aromticas como a salsa e os coentros. Algumas plantas xerfilas (adaptadas a ambientes muito secos) acumulam nas suas folhas gua e substncias alimentares. Em certas plantas a acumulao de reservas alimentares ocorre nas suas inflorescncias. Exemplos bem conhecidos so a couve-flor e os brcolos. Os brcolos so exemplos de flores que acumulam substncias alimentares.

You might also like