You are on page 1of 24

25/02/2013

GESTO DA PRODUO
PROFESSORA ANA PAULA DUCATTI

Parte 1: Evoluo dos Sistemas de Produo

Evoluo dos Sistemas de Produo


Era da Produo Artesanal (at 1850, aproximadamente):
At o sculo XIX, o mundo era predominantemente rural e agrcola; Muitos bens eram fabricados por pessoas altamente habilidosas, utilizando ferramentas simples e flexveis, uma por vez, vendidos pelos prprios fabricantes em pequenos mercados e/ou vilarejos;

25/02/2013

Evoluo dos Sistemas de Produo


Sistema Fabril:
o desenvolvimento da fora a vapor e a introduo de mquinas (que favoreciam a economia do trabalho humano) no incio do sc. XVIII, levou ao desenvolvimento do sistema fabril na Inglaterra as primeiras fbricas eram pequenas e empregavam uma srie de operaes artesanais, equipamentos inflexveis que originavam uma linha limitada de produtos os proprietrios eram tecnicamente competentes e tomavam decises levando em conta escolha de equipamentos e a tecnologia do processo coordenao e controle eram relativamente simples e delegados capatazes que detinham completo controle da fora de trabalho

Evoluo dos Sistemas de Produo


Sistema Fabril:
o conceito da especializao do trabalho atribuir reduzido ncleo de tarefas a cada trabalhador, cuja repetio leva ao aumento da competncia - levantado por Adam Smith em A Riqueza das Naes teve um tremendo impacto no processo de produo reduo de tempo gasto nas operaes, aumento da produtividade, reduo de custos de produo este sistema rapidamente se espalhou pelos Estados Unidos e Europa

Evoluo dos Sistemas de Produo


Era da Produo em Massa (1850 a 1975):
revolues nas rea de tecnologia, transporte, energia, comunicaes e processos de produo na segunda metade do Sc. XIX, transformaram o sistema fabril as fbricas aumentaram em tamanho e produzem grandes volumes de um mesmo produto para atender aos mercados em crescimento os custos de manufatura caem devido aos contnuos avanos em processos o que permitia o alcance de economias de escala a responsabilidade pela gesto do dia-a-dia ainda dos capatazes a produo de grande quantidade de um mesmo produto e a utilizao de diversos processos produtivos levou a problemas com a coordenao e o controle surge ento Frederick W. Taylor, com a introduo de um sistemtico mtodo para gesto de operaes, na virada do sculo.

25/02/2013

Evoluo dos Sistemas de Produo


Taylor e o movimento da Administrao Cientfica:
os estudos dos mtodos de trabalho revolucionaram a gesto de operaes ainda hoje so usadas as ideias de Taylor Taylor considerado o fundador da Engenharia Industrial (de produo) a inteno era eliminar gasto, especialmente esforo fsico visando minimizar os custos totais de produo uma vez o trabalhador tendo estabelecido como executar uma tarefa, Taylor defendeu o uso de mtodo padronizado de trabalho, desenvolvido por engenheiros de produo o capataz tem a responsabilidade de escolher os trabalhadores com base nas suas habilidades, trein-los, supervisionar seu trabalho de perto e garantir que ningum tentar retardar o ritmo de trabalho

Evoluo dos Sistemas de Produo


Taylor e o movimento da Administrao Cientfica:
o melhoramento dos mtodos de trabalho incrementaram a produtividade em at 400% e reduo dos custos de produo mas agravou as relaes entre a fora de trabalho com a direo. a atmosfera de comando e controle desencorajava os trabalhadores de fazerem sugestes para melhorias e reduzia sua motivao.

Evoluo dos Sistemas de Produo


O movimento da linha de montagem:
Henry Ford combinou os ensinamentos de Taylor com os conceitos da especializao do trabalho para projetar a linha de montagem, em 1913 a produtividade da fora de trabalho aumentou bem como os carros puderam ser produzidos a custos impensveis as linhas de montagem compostas por trabalhadores sem habilidade ou com pouca habilidade geravam linhas reduzidas de tarefas com mquinas simples o que ocasionou a estratgia de produo em massa.

25/02/2013

Evoluo dos Sistemas de Produo


O movimento das relaes humanas:
uma srie de estudos foram desenvolvidos nos trabalhos de Hawthorne na Western Electric, entre 1920 e 1930 por Elton Mayo e F. J. Roethlisberger os resultados demonstraram que fatores psicolgicos eram to importantes na determinao do ritmo no qual o trabalho era desenvolvido como o projeto cientfico da tarefa

Evoluo dos Sistemas de Produo


O impacto do computador:
os anos 50 testemunharam o surgimento do computador e foi o incio da era da tecnologia da informao; a descoberta do transistor por Shockley veio logo aps a inveno do computador digital e levou ao processamento de dados e informao bem como a contnuos decrscimos de custos hoje impensvel monitorar e manusear uma infinidade de materiais e de peas, programar atividades complexas sem o uso de um sistema computadorizado

Evoluo dos Sistemas de Produo


Era da Produo Enxuta: Ao contrrio dos EUA, o ambiente competitivo, social e econmico do ps 2 guerra mundial no Japo e boa parte dos pases europeus, no era propcio ao sistema de produo em massa em seu lugar os japoneses desenvolveram um mtodo que envolvia times usando equipamentos flexveis para produzir uma enorme variedade de produtos em pequenos volumes a melhoria contnua no projeto dos produtos e processos provavam que a qualidade era alta e os preos eram razoveis. Consumidores responderam positivamente nos EUA e muitos outros lugares para tentar acompanhar o ritmo japons os norte-americanos lanam o processo da reengenharia modernizao de processos, eliminao de atividades que no acrescentam valor, cada trabalhador passar a desempenhar uma maior variedade de tarefas e reas funcionais passam a trabalhar mais em consonncia entre elas fragmentao do trabalho em vez de especializao.

25/02/2013

Evoluo dos Sistemas da Produo


Qualidade Total (Total Quality Management TQM): Argumenta-se que a administrao da qualidade total seja a mais significativa das novas ideias que apareceram no cenrio da produo nos ltimos anos; H duas razes para isso:
As ideias de TQM exercem forte atrao intuitiva sobre muitas pessoas (a maioria de ns deseja ser de alta qualidade); Uma abordagem TQM para melhoria pode resultar em fortes aumentos da eficcia.

Administrao da Qualidade Total


a extenso lgica da maneira em que a prtica da qualidade foi progredindo. Eras da qualidade:
Inspeo; Controle estatstico Qualidade total

Administrao da Qualidade Total


Eras da qualidade: Inspeo:
caracterizada pela fabricao de um produto com base na encomenda e a inspeo da qualidade realizada no final do processo. Tm nfase na deteco de problemas e no na preveno.

25/02/2013

Administrao da Qualidade Total


Eras da qualidade: Controle estatstico:
se iniciou a partir da revoluo industrial, quando, em funo do aumento da escala de produo, a inspeo um a um (100% dos produtos) tornou-se invivel. Por este motivo, passou-se a utilizar tcnicas estatsticas de amostragem para se verificar a qualidade dos produtos, porm ainda acontecendo no final do processo e com o carter apenas de deteco

Administrao da Qualidade Total


Eras da qualidade: Qualidade Total:
enfoque saiu da deteco e passou para preveno, logo, novas palavras passaram a compor o repertrio das empresas: conscientizao, motivao, treinamento, viso sistmica, etc. Tambm se passou da viso setorial da qualidade, onde apenas um setor era realmente o responsvel por verificar as questes da qualidade para uma situao em que toda a empresa passa a ser responsvel pela conquista da excelncia: produo, recursos humanos, suprimentos, finanas, sistema de informao, etc.

Ferramentas da Qualidade Total


CRCULOS DE CONTROLE DA QUALIDADE (CCQ):
Tambm conhecidos como times de melhoria ou time da qualidade, so pequenos grupos de colaboradores, em geral de 5 a 10 profissionais, que se renem voluntariamente e de forma regular para monitorar, identificar, analisar e propor solues para os problemas organizacionais (denominados de projetos), principalmente queles relacionados produo.

25/02/2013

Ferramentas da Qualidade Total


BRAINSTORMING:
comumente conhecido no Brasil como tempestade de ideias, uma ferramenta destinada gerao de ideias/sugestes criativas para os problemas organizacionais. um processo de grupo em que os indivduos emitem ideias de forma livre, em grande quantidade, sem crticas e no menor espao de tempo possvel.

Pilares da Qualidade Total


A administrao da qualidade total est embasada em alguns conceitos e teorias, que dentre as mais importantes pode-se citar:
Custos de qualidade:
Por muito tempo associou-se melhoria da qualidade a aumento de custos dos produtos. Porm, quando se tem um aumento significativo da qualidade, paralelamente tem-se, tambm, um aumento de produtividade e ganhos relativos.

Engenharia da confiabilidade:
Reconhece que as taxas de falhas no so constantes e nem variam regularmente.

Zero Defeito:
parte do princpio de que o ser humano tem toda capacidade para executar tarefas sem a incidncia de erros e que isto est estritamente relacionado com treinamento tcnico e a capacitao psicolgica do funcionrio.

Ferramentas da Qualidade Total


BENCHMARKING
um processo contnuo e sistemtico para avaliar produtos, servios e processos de trabalho de organizaes que so reconhecidas como representantes das melhores prticas, com a finalidade de servir de referncia para organizaes menos avanadas.

25/02/2013

Ferramentas da Qualidade Total


5W1H: Trata-se de uma ferramenta que auxilia na estruturao de planos de ao. A partir de questes-chave (O que? Quem? Quando? Onde? Por que? e Como?) procura-se fornecer as informaes principais para que uma atividade seja executada.

Ferramentas da Qualidade Total


CHECK-LIST :
Tambm conhecido como lista de verificao utilizada para colher dados baseados em observaes amostrais referentes aos itens com resultados indesejveis, com o objetivo de se verificar com que frequncia ocorre um evento ao longo de um perodo de tempo determinado.

Ferramentas da Qualidade Total


DIAGRAMA DE ISHIKAWA (ou diagrama de espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito)
uma representao grfica que permite a organizao de informaes por semelhana a partir de seis eixos principais (mtodo, material, mquinas, meio ambiente, mo-de-obra e medio), possibilitando a identificao das possveis causas de um determinado problema ou efeito, de forma especfica e direcionada.

25/02/2013

Ferramentas da Qualidade Total


Diagrama de Ishikawa

Ferramentas da Qualidade Total


CEP (Controle Estatstico do Processo):
Apontar o que est ocorrendo (efeito), e Servir de base para busca dos motivos (causa) que levam a um determinado comportamento.

Ferramentas da Qualidade Total


Seis Sigma:
A aplicao do Seis Sigma se faz atravs de projetos especficos de melhoria de processos, os quais possuem cinco fases ou estgios bsicos, que ficaram conhecidos pela sigla DMAIC:
Define (definir), Measure (medir), Analyse (analisar), Improve (melhorar) e Control (controlar).

25/02/2013

ATIVIDADES PARA ENTREGAR


Faa um esquema (desenho, grfico, mapa) apresentado a evoluo dos sistemas de produo. Explique 2 ferramentas da qualidade total.

Parte 2: Estratgia de Localizao

Localizao
a posio geogrfica de uma operao, em relao a:
Seus recursos de input (matria prima, pessoas, mquinrio); Clientes; Outras operaes.

10

25/02/2013

Importncia da Localizao
Estar na localizao errada pode ter impacto significativo nos lucros; A diferena de alguns metros na localizao pode fazer diferena entre lucro e prejuzo.

Objetivos da deciso de localizao


Atingir um equilbrio adequado entre:
Custos espacialmente variveis da operao (significa que algo se altera com a localizao geogrfica); Servio que a operao capaz de prestar a seus clientes; Receita potencial da operao.

A deciso da localizao determinada pela influncia dos fatores do lado da oferta e do da demanda.

Fatores do lado do fornecimento Que variam de forma a influenciar o custo medida que a localizao varia Custos de mo de obra Custos da terra Custos de energia Custos de transporte Fatores da comunidade

OPERAO PRODUTIVA

Fatores do lado da demanda Que variam de forma a influenciar os servios/ receitas dos clientes Habilidade de mo de obra Adequao do local Imagem Convenincia para os clientes (por ex. rapidez)

11

25/02/2013

ATIVIDADES PARA ENTREGAR


Como determinada a deciso da localizao?

Parte 3: Capacidade da Produo

Definies
Capacidade:
Mximo nvel de atividade de valor adicionado em determinado perodo de tempo.

Planejamento e Controle da Capacidade:


a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operao produtiva, de forma que ela possa responder demanda.

12

25/02/2013

rvore do Produto
uma lista estruturada de todos os componentes do produto final (dependentes). Ela mostra a relao hierrquica entre o produto e seus componentes quanto de cada componente preciso para se ter uma unidade do produto. dividida em nveis, numerados de forma crescente quanto maior for a desagregao (diviso dos nveis).

Administrao de Materiais
A finalidade da Administrao de Materiais assegurar o abastecimento contnuo dos itens que entram na fabricao dos bens e de outros em decorrncia da programao conjunta das reas de vendas e de produo. Um sistema de materiais deve estabelecer uma integrao desde a previso de vendas, passando pelo planejamento de programa-mestre de produo, at a produo e entrega do produto final. Deve estar envolvido na alocao e no controle da maior parte dos principais recursos de uma empresa: fabricao, equipamento, mo-de-obra e materiais (matria-prima, produtos intermedirios, sucatas, produto acabado, de consumo, de escritrios e de terceiros).

13

25/02/2013

Preveno de falhas nos processos produtivos


Embora nenhuma operao produtiva seja indiferente a falhas, em algumas crucial que os produtos e servios no falhem (avies em voo, fornecimento de eletricidade a hospitais, por ex.) Outros produtos e servios sempre devem funcionar quando necessrios, como cinto de segurana, servio de polcia, bombeiros, resgate. Por isso, sempre haver estratgias que visam minimizar a probabilidade de falhas;

Por que as coisas falham?


As falhas na produo ocorrem por razes muito diferentes, mas que podem ser agrupadas como:
Aquelas que tem sua fonte dentro da operao produtiva (projeto mal feito, instalaes ou pessoas falharam; Aquelas causadas por falhas no material fornecido; Aquelas que so causadas por aes dos clientes.

Preveno e Recuperao de falhas


3 tarefas de preveno e recuperao de falhas:
Deteco e anlise de falhas
Descobrir o que est saindo errado e por qu.

Melhorar a confiabilidade do sistema


Fazer as coisas pararem de dar errado.

Recuperao
Lidar com a situao quando algo d errado.

14

25/02/2013

ATIVIDADES PARA ENTREGAR


Explique o que Capacidade? O que faz o Planejamento e Controle da Capacidade? Qual a funo da rvore de Produtos? Quais so as 3 tarefas para preveno e recuperao de falhas?

Parte 4: Ergonomia

Ergonomia
Preocupa-se com os aspectos fisiolgicos, isto , com o corpo humano e como ele ajusta-se ao ambiente de trabalho; Envolve 2 aspectos:
Aspectos fsicos: como uma pessoa se confronta com mesas, cadeiras, computadores, mquinas do seu lugar de trabalho; Aspectos ambientais: como uma pessoa se relaciona com temperatura, iluminao, barulho em seu ambiente de trabalho.

15

25/02/2013

Ergonomia
Os 2 aspectos (fsicos e ambientais) esto ligados por 2 ideias em comum:
Deve haver adequao entre pessoas e o trabalho que elas fazem; O ambiente de trabalho deve encontrar o melhor conjunto de condies de conforto e desempenho.

ATIVIDADES PARA ENTREGAR


O que faz a Ergonomia dentro da empresa?

Parte 5: Planejamento e Controle da Produo

16

25/02/2013

Planejamento e Controle da Produo - PCP


O propsito do PCP :
Garantir que os processos da produo ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e servios conforme requeridos pela demanda. Planejamento: a formalizao de o que se pretende que acontea em determinado momento no futuro; Controle: o processo de lidar com essas variaes.

Atividades do PCP
Para alcanar o propsito do PCP, quatro atividades so desempenhadas:
CARREGAMENTO; SEQUENCIAMENTO; PROGRAMAO; CONTROLE.

Atividades PCP CARREGAMENTO


a quantidade de trabalhado alocado para um centro de trabalho:
Exemplo: uma mquina numa fbrica est disponvel, em teoria, 168 horas/semana (24 horas/dia x 7 dias/semana). Contudo, isso no significa que 168 horas de trabalho podem ser alocadas para essa mquina. A mquina no pode trabalhar no perodo que a fbrica estiver fechada, ou em perodos que ela precise passar por limpeza ou manuteno., ou ainda estiver quebrada. Essas perdas de tempo devem ser levadas em considerao quando formado um plano de quanta carga ser posta sobre essa mquina.

17

25/02/2013

Atividades PCP SEQUENCIAMENTO


Decidido sobre o carregamento, quando o trabalho chega, decises devem ser tomadas sobre a ORDEM em que as tarefas sero executadas; As PRIORIDADES dadas ao trabalho em uma operao so estabelecidas por um conjunto de regras:

Atividades PCP - SEQUENCIAMENTO


DATA PROMETIDA: O trabalho sequenciado de acordo com a data prometida de entrega. LIFO (Last In First Out) (ltimo a Entrar, Primeiro a Sair): mtodo escolhido por razes prticas.
Caminho carregado para transporte.

FIFO (First In First Out) (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair): servem aos consumidores na exata sequencia de suas chegadas. OPERAO MAIS LONGA PRIMEIRO: a produo sequencia seus trabalhos mais longos em primeiro. OPERAO MAIS CURTA PRIMEIRO: a produo sequencia seus trabalhos mais curtos em primeiro. Pode ser usado em situaes com disponibilidade de caixa limitada.

Atividades PCP - SEQUENCIAMENTO


REGRA DE JOHNSON:
Aplica-se ao sequenciamento de n trabalhos por meio de dois centros de trabalho; Caso: um funcionrio tem que imprimir e encadernar seis trabalhos. A regra simples: Primeiro, olhe para o menor tempo de processamento. Se esse tempo est associado ao primeiro centro de trabalho, programe esse trabalho primeiro. Se o prximo dos menores tempos est associado ao segundo centro de trabalho, programe esse trabalho por ltimo. Assim que um trabalho tiver sido programado, elimine-o da lista e continue alocando trabalhos at que a lista esteja completa.

18

25/02/2013

Atividades PCP - SEQUENCIAMENTO


Tempo de processamento de cada pedido (minutos) CT 1 Impresso A B C D E F 60 35 65 57 50 53 CT 2 - Encadernao 46 65 58 40 60 70

Atividades PCP - PROGRAMAO


Ao determinar a sequncia em que o trabalho ser desenvolvido, algumas operaes requerem um cronograma detalhado, mostrando em que momento os trabalhos devem comear e quando eles devem terminar.
PROGRAMAO PARA FRENTE: envolve iniciar o trabalho logo que ele chega; PROGRAMAO PARA TRS: envolve iniciar o trabalho no ltimo momento possvel sem que ele sofra atraso;

Atividades PCP - PROGRAMAO


Sendo a programao definida para frente ou para trs, o mtodo de programao mais usado o GRFICO DE GANTT:
Ferramenta que representa o tempo como uma barra num grfico; Ele indica quando cada trabalho est programado para comear e terminar, assim como o grau de andamento do trabalho.

19

25/02/2013

Atividades PCP - PROGRAMAO

Atividades PCP - CONTROLE


Ao criar um plano para a operao por meio de carregamento, sequenciamento e programao, cada parte da operao precisa ser monitorada para assegurar que as atividades planejadas esto de fato ocorrendo. Qualquer desvio dos planos pode ser retificado por algum tipo de interveno na operao que por si s provavelmente envolver algum replanejamento.

PROGRAMA MESTRE DE PRODUO - PMP


um documento que diz quais itens sero produzidos e quando cada um ser produzido, em determinado perodo. O PMP faz o calculo das necessidades de produtos finais, indicando a quantidade e perodo de tempo em que devero estar prontos. Estabelecendo assim quando e em qual quantidade cada produto dever ser produzido dentro do horizonte de tempo estabelecido, executando a funo de conciliar a capacidade disponvel e demanda existente para o perodo, com o intuito de atender, os pedidos dentro dos prazos estabelecidos, podendo fazer uma previso de quando poder ocorrer algum atraso nesses pedidos.

20

25/02/2013

Sistemas de Informaes Gerenciais SIG


Para que o PMP tenha eficcia, o mesmo deve estar introduzido em um SIG. SIG:
a expresso utilizada para descrever um Sistema que abrange pessoas, mquinas, e/ou mtodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informao para o usurio e/ou cliente.

Custo Fixo e Varivel


CUSTO FIXO:
so aqueles que no sofrem alterao de valor em caso de aumento ou diminuio da produo. Exemplos:
Limpeza e Conservao Aluguis de Equipamentos e Instalaes Salrios da Administrao Segurana e Vigilncia

Possveis variaes na produo no iro afetar os gastos acima, que j esto com seus valores fixados.

Custo Fixo e Varivel


CUSTOS VARIVEIS:
aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nvel de produo ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado perodo. Exemplos:
Matrias-Primas Comisses de Vendas Insumos produtivos (gua, Energia)

21

25/02/2013

ATIVIDADES PARA ENTREGAR


1. Qual o propsito do PCP? 2. Explique uma das tcnicas usada na atividade de sequenciamento. 3. Qual a funo do PMP? 4. O que faz o Grfico de Gantt? 5. Explique a diferena entre custo fixo e varivel.

Parte 6: Sistemas de Produo

Sistemas de Produo
MRP (I e II) Just in Time Kanban OPT TOC PERT/CPM
Vistos semestre passado

22

25/02/2013

Sistema de Produo - OPT


OPT Optimized production technology
uma tcnica computadorizada que auxilia a programao de sistemas produtivos, ao ritmo ditado pelos recursos mais fortemente carregados, ou seja, os gargalos. Se a taxa de atividade em qualquer parte do sistema exceder do gargalo, alguns itens estaro sendo produzidos sem que posam ser utilizados.

Sistema de Produo - TOC


TOC Theory of Constraints (Teoria das Restries):
Reconhece em seu planejamento as restries da produo, seja de capacidade ou poltica. Foi desenvolvida para focalizar a ateno na restrio; Pela identificao da localizao da restrio, a produo est sempre focando aquela parte que determina criticamente o ritmo de produo.

Sistema de Produo PERT/CPM


PERT - Program Evaluation and Review Technique CPM - Critical Path Method (Mtodo do Caminho Crtico) PERT exibe a sequncia de tarefas necessrias a um projeto. Representa a distribuio das atividades no tempo e tambm a interdependncia das tarefas. CPM um mtodo de apurao do caminho crtico dada uma sequncia de atividades, isto , quais atividades de uma sequncia no podem sofrer alterao de durao sem que isso reflita na durao total de um projeto.

23

25/02/2013

ATIVIDADES PARA ENTREGAR


Fazer os clculos de um projeto baseado nos mtodos PERT/CPM.

24

You might also like