You are on page 1of 7

COTE

COMANDO e OPERAES TATICAS ESPECIAIS

GUIA PARA TREINO CQB (CLOSER QUARTER BATLLE )

Cap. Camargo
Cmd. Equipe COTE

CQB - Formao Airsoft 1. Tipo de Taticas 2. Fora ou Discrio 3. Como limpar um corredor ou viela 4. Como lidar com uma escada 5. Entradas dinmicas 6. Entradas dinmicas avanadas 7. Concluso

1) Tipo de tticas As tticas so baseadas em combinao de foras como SWAT e Foras Especiais. Especialmente SWAT e GSG9 esto envolvidos em situaes como esta todos os dias e eles so considerados top quando se trata de tticas de CQB. Essas tticas e sua interpretao foram adaptadas para atender s regras e situaes comumente associados com airsoft. O fator mais importante para estas mudanas a experincia pessoal e algumas adaptaes para parecer "no convencionais". Sinta-se livre para se adaptar as informaes abaixo para atender s suas necessidades pessoais e de sua equipe ! 2) Fora ou Discrio Em um ambiente CQB as tticas, estratgias e formaes podem ser usadas de duas maneiras, isto significa que elas podem empregadas com muita fora ou com discrio extrema. O ltimo sempre prefervel uma vez que o elemento surpresa um poderoso aliado.Se o inimigo no tem conhecimento de sua presena, voc ter mais liberdade para se movimentar e agir. Especialmente em CQB isso importante para se ter a liberdade de circular e escolher as posies para a sua equipe com cuidado . 3) Como limpar um corredor ou viela Nesta seo, ficar evidente por que to importante para ser furtivo escolher suas posies. Primeiro uma formao clssica entrada:

Os dois homens da frente vo agachados e todos os outros membros da equipe vo de p. Outra formao trabalha com salto, isso especialmente til em corredores com entradas que do cobertura.

Nesta situao, o ponto dois homens vo pelo corredor e dois ficam para trs para dar cobertura. A vantagem sobre a formao anterior que voc expe menos sua equipe para o inimigo. Basicamente esta a chave para qualquer movimento CQB.

4) Como subir escadas

Escadas so sempre complicados, o seu inimigo tem o terreno elevado e cobertura, duas coisas trabalhando muito para a sua desvantagem. No entanto, como o desenho mostra o seu inimigo vai ter um ponto de vista limitado, se ele decide ficar na cobertura. Isto significa que se voc ficar de fora deste campo de viso voc deve ser cauteloso. No momento em que o inimigo se move para fora da cobertura cheque o resto da rea que ele ir se expor a voc, nesse momento uma questo de ser rpido, tendo o inimigo a sua vista voc vai sair em vantagem (mais uma vez, o elemento surpresa ser um grande aliado ao abordar uma escada). 5) Entradas dinmicas A parte mais complicada dentro de CQB uma entrada dinmica. Este um movimento em que uma equipe de (idealmente) 4 ou 6 membros faz para varrer um quarto em um nico movimento suave e bem coreografado. Isso no somente requer treinamento, mas tambm colocar de confiana em seus companheiros.

Ento, aqui vai um diagrama meio complicado de entradas dinmicas, mas com um pouco de ateno consegue-se entender perfeitamente. Primeiro vamos discutir como chegar a esta forma de tringulo , o movimento chamado de "Stacking up". O Vermelho o primeiro a Stack, ele cobre o cruzamento do Amarelo para que ele possa observar pelo lado oposto da porta. Agora eles podem verificar uma boa parte desta sala, confirmando que no h nenhum inimigos ou encurral-los atrs da porta / parede ou eles no fazem contato e continuem fazendo a formao . O Verde e o Roxo fazem exatamente o mesmo que seus companheiros como tambm o Azul e o Preto. Assim Toda a equipe est agora empilhada em forma de tringulo. Agora a ENTRADA em si. Agora com toda a equipe em forma a entrada na sala ter que ser feita o mais rpido possvel na ordem: Vermelho, Amarelo, Verde, Roxo, Azul, Preto. Quanto mais rpido isso for feito, mais surpreso seu inimigo ficar e por consequncia torna mais difcil a reao. Para tornar esta entrada bastante catica e simples todos se movem tomam uma posio especfica na sala. Vermelho, Verde e Azul tomam o lado esquerdo da sala, o Amarelo, Roxo e Preto tomam o lado direito da sala. Fazendo isso elimina o risco de fogo cruzado ( fogo amigo em potencial) e mantm a equipe focada e bem organizada. As linhas coloridas indicam as posies a que todos os membros da equipe devem ocupar. Voc notar que o Preto e o Roxo movem-se diferente do resto da equipe, em essncia, eles esto se preparando para entrar no cmodo menor dentro desta sala, eles fazem isso para eliminar a possibilidade de inimigos surgindo deste cmodo menor e arruinar a entrada.

A quantidade de operadores no precisa ser exatamente essa, claro. Se voc tiver que invadir uma sala sozinho voc vai tomar o lugar do Vermelho, verificar o quarto, passar para o Amarelo, verifique o quarto novamente. Claro que isto menos impressionante do que toda uma equipe de ruptura, mas sozinho, em dupla ou com mais operadores a situao factvel se o seu processo de formao e invaso furtivo o suficiente (mais uma vez, o elemento surpresa o seu maior aliado!).

6) Entradas dinmicas para avanada

Acabamos de aprender como invadir uma sala, no entanto, por vezes, um quarto ou at mesmo um quarto na sala a situao se torna levada ao extremo. Consulte o diagrama acima, como exemplo, dentro da sala principal h um pequeno compartimento que limpo, como explicado na seo 5, mas h tambm um corredor anexo com 3 quartos adicionais que precisam ser varridos tambm. O primeiro a se mover para a posio o Vermelho, ele toma uma posio panormica a partir do qual ele pode ver o corredor todo e todas as formas de entrada que conduz a ele (tentando cobrir o mximo, mantendo seu campo de fogo). Ele faz isso para proporcionar uma posio de um bom suporte para a sua equipe para que possam mover-se e varrer os outros ambientes. A formao feito da mesma forma que na seo 5, no entanto voc pode fazer a cobertura de vrias salas ao mesmo tempo, a razo que voc faria isso porque o compartimento menor pode conter foras inimigas e voc mais provvel para limp-las com apenas 2 membros da equipe em cada sala. A grande vantagem disso que voc elimina a possibilidade de inimigos surgindo das salas 2 e 3 (e atirando-lhe na parte de trs), enquanto voc e sua equipe esto limpando o primeiro. Note como o Amarelo vai passar pelo corredor (depois de limpar a sala 1) para auxiliar o Preto para eliminar o ltimo quarto. Voc pode repetir este procedimento movendo-se tantas vezes quantas forem necessrias para limpar um corredor inteiro (isso o Verde passaria ao lado, do Roxo, etc do Azul etc).

7) A concluso Depois de tomar em toda esta informao, h um par de coisas que so verdadeiras em qualquer engajamento CQB. - Discrio maior aliado, surpresa sua maior arma! - Voc sempre tem que equilibrar dois fatores quando for eliminar um inimigo. Segurana e campo de fogo. Quanto maior o seu campo de fogo mais poderosa a sua posio, no entanto, se voc tem que sacrificar 20% da sua rea de abrangncia para ganhar um aumento de 10% em seu campo de fogo, no vale a pena. - A entrada dinmica est no seu melhor quando executado com grande confiana e velocidade. Seu inimigo vai realmente "ficar com as calas nas mos "se voc entrar em uma sala como uma mquina de matar. No hesite, v com firmeza e confiana ! - Voc seu prprio inimigo se o fogo / visada nunca 100%, voc deve encontrar uma lacuna nesse campo e us-la contra o inimigo! (seo 4 um grande exemplo). - Escolha sua cor e fique com ela. Por exemplo, se voc for Vermelho, voc ser sempre o primeiro no lado mais prximo da porta, ao optar por uma entrada dinmica. Se todos sabem o seu papel dentro da formao / equipe e voc sempre treinar nestes posio, voc vai se tornar um especialista em sua cor / posio. - Comunique-se (com sinais de mo), certifique-se que todos dentro do local sabem o que est acontecendo e que o prximo sinal ser para que a equipe possa se mover e agir todos em sincronismo como se fossem um homem s. Uma equipe bem organizada e sincronizada garantia de cumprimento com sucesso de qualquer misso.

You might also like