You are on page 1of 18

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Fuvest) A(s) questo(es) seguinte(s) (so) composta(s) por trs proposies I, II e III que

podem ser falsas ou verdadeiras. examine-as identificando as verdadeiras e as falsas e em seguida marque a alternativa correta dentre as que se seguem: a) se todas as proposies forem verdadeiras. b) se apenas forem verdadeiras as proposies I e II. c) se apenas forem verdadeiras as proposies I e III. d) se apenas forem verdadeiras as proposies II e III. e) se todas as proposies foram falsas. 1. I. A poltica de recolonizao proposta pelas Cortes portuguesas foi um dos fatores que levaram proclamao da Independncia. II. As rebelies ocorridas durante o Perodo Regencial permitiram que as camadas mais pobres da populao tivessem representao e participao poltica junto s instituies imperiais. III. A abdicao de D. Pedro I significou a vitria dos liberais e a consolidao do poder da aristocracia rural. TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. (Ufpr) Na(s) questo(es) a seguir, escreva no espao apropriado a soma dos itens corretos. 2. A abdicao de D. Pedro I traduziu-se na vitria das tendncias liberais sobre as foras absolutistas representadas pelo Imperador, completando tambm o processo de emancipao poltica do Brasil em relao a metrpole portuguesa. O perodo regencial, que segue abdicao do Imperador, preparou o caminho para a consolidao do Imprio. Sobre esse processo correto afirmar que: (01) A iniciativa mais importante do incio do perodo regencial foi desencadear vigoroso processo de industrializao. (02) Foi consolidada a unidade poltica e territorial do Brasil, apesar dos movimentos provinciais de autonomia. (04) O latifndio e a escravido permaneceram como bases da sociedade brasileira naquele perodo. (08) A abdicao de D. Pedro I foi possvel porque havia sido instalado formalmente o regime de parlamentarismo. (16) Pelo Ato Adicional de 1834, foram criadas as Assemblias Legislativas nas diversas provncias. soma = ( )

3. No perodo compreendido entre a Independncia e 1849, o Brasil foi marcado por agitaes sociais e polticas. Sobre essas agitaes, correto afirmar que: (01) A "Cabanagem" no Par (1835-1840) foi um movimento que teve forte participao das camadas populares. (02) Tambm no Maranho houve violncia social na rebelio conhecida por "Balaiada" (1838 - 1841), com forte participao popular. (04) Apenas na Bahia no houve agitao social ou movimentos visando emancipao regional. (08) A revolta dos liberais em 1842, em So Paulo e em Minas Gerais, contribuiu para que mais tarde fosse praticada a alternncia no poder dos partidos Liberal e Conservador. (16) A mais longa das revoltas brasileiras desse perodo foi a Revoluo Farroupilha (1835 - 1845), na qual se chegou a proclamar uma repblica independente. (32) A "Revoluo Praieira" (1848) foi o ltimo grande movimento nordestino revoltoso, de carter popular, democrtico e de influncia ideolgica. soma = ( ) 4. (Fgv) Associe os fatos poltico-militares do Primeiro Reinado e da Regncia brasileira a seguir, com suas localizaes: Coluna A 1 - Balaiada 2 - Cabanagem 3 - Ato Adicional 4 - Sabinada 5 - Confederao do Equador Coluna B I - Par II - Bahia III - Maranho IV - Pernambuco V - Rio de Janeiro Escolha a alternativa que tem a associao correta: a) 1 - III; 2 - I; 3 - V; 4 - II; 5 - IV; b) 1 - II; 2 - V; 3 - II; 4 - I; 5 - V; c) 1 - III; 2 - II; 3 - V; 4 - IV; 5 - I; d) 1 - IV; 2 - I; 3 - V; 4 - III; 5 - II; e) 1 - V; 2 - III; 3 - IV; 4 - II; 5 - I;

5. (Ufpr) No Brasil imperial: (01) A "Misso Francesa", que chegou ao Brasil em 1816, trazendo artistas plsticos como Debret e Taunay, contribuiu para a transformao da fisionomia cultural do pas. (02) Segundo a organizao poltico-administrativa, as provncias eram administradas por governadores-gerais eleitos pelos membros dos Conselhos Municipais. (04) Os primeiros anos do Imprio constituram-se em um perodo de rpido crescimento econmico, especialmente em razo das receitas obtidas com as tarifas de importao e com o crescimento da exportao. (08) O perodo regencial foi marcado por grandes disputas entre grupos polticos e por intensa agitao social em quase todas as provncias. (16) Durante o Segundo Reinado, paralelamente existncia do Poder Moderador e do Conselho de Estado, predominou um regime de governo nos moldes parlamentaristas, no qual o Gabinete era liderado pelo primeiro ministro nomeado pelo Imperador. (32) A entrada de imigrantes, a partir da segunda metade do sculo XIX, esteve relacionada expanso da cultura cafeeira no oeste paulista e s medidas legais que conduziram abolio do trabalho escravo. Soma ( )

8. (Fuvest) No Brasil, tanto no Primeiro Reinado, quanto no perodo regencial, a) aconteceram reformas polticas que tinham por objetivo a democratizao do poder. b) ocorreram embates entre portugueses e brasileiros que chegaram a pr em perigo a independncia. c) disseminaram-se as idias republicanas at a constituio de um partido poltico. d) mantiveram-se as mesmas estruturas institucionais do perodo colonial. e) houve tentativas de separao das provncias que puseram em perigo a unidade nacional. 9. (Ufg) O processo de formao do Estado brasileiro encontra vrias possibilidades de leitura, dada a diversidade de projetos polticos existentes no Brasil, nas primeiras dcadas do sculo XIX. Entre as conjunturas da independncia (1822) e da abdicao (1831), o Pas conviveu com projetos diferentes de gesto poltica. Sobre as conjunturas mencionadas anteriormente e seus desdobramentos, julgue os itens. ( ) O acordo em torno do prncipe D. Pedro foi uma decorrncia do receio de que a independncia se transfigurasse em aberta luta poltica entre os diversos segmentos da sociedade brasileira. A Monarquia era a garantia da ordem escravista. ( ) Ao proclamar a independncia, o prncipe D. Pedro rompeu com a comunidade portuguesa, que insistia em ocupar cargos pblicos. A direo poltica do Pas foi entregue aos homens aqui nascidos, condio essencial para ser considerado cidado no novo lmprio. ( ) Em 1831, as elites polticas brasileiras entraram em desacordo com o Imperador, que insistia em desconsiderar o legislativo, preocupando-se, excessivamente, em defender os interesses dinsticos de sua filha em Portugal, o que irritava as elites polticas locais. ( ) Com a abdicao, iniciou-se um perodo marcado pelo crescimento econmico decorrente da produo de caf, o que possibilitou a execuo de uma reforma poltica, o Ato Adicional (1834), que deu estabilidade ao Imprio. 10. (Puc-rio) As alternativas abaixo apresentam exemplos de permanncias ou continuidades na formao social brasileira, ao longo da primeira metade do sculo XIX, EXCEO DE: a) a famlia patriarcal extensa. b) o trabalho escravo negro. c) o exclusivo comercial. d) a economia de base agrcola. e) o regime de padroado. 11. (Unesp) O resultado da discusso poltica e a aprovao da antecipao da maioridade de D. Pedro II representou: a) o pleno congraamento de todas as foras polticas da poca. b) a vitria parlamentar do bloco partidrio liberal. c) a trama bem-sucedida do grupo conservador que fundara a Sociedade Promotora da Maioridade. d) a anulao da ordem escravista que prevalecia sobre os interesses particulares. e) a debandada do grupo poltico liderado por um proprietrio rural republicano.

6. (Ufpe) Esta questo diz respeito a fatos polticos ocorridos no Imprio brasileiro. (0) O Perodo Regencial foi uma fase de grande turbulncia poltica no Brasil, com movimentos sociais e revoltas. (1) O Golpe da Maioridade que levou Pedro II ao poder foi uma trama poltica dos liberais. (2) Manifestaes liberais surgiram no Sudeste do Brasil como represlia poltica imperial e dissoluo da Cmara Liberal, escolhida pela chamada "eleio do cacete". (3) Durante o processo de independncia, dois "partidos polticos" tiveram importante atuao. Foram eles o Partido Liberal e o Partido Moderador Republicano. (4) Aps a independncia brasileira surgiram revoltas em Minas e em Pernambuco a favor da volta do pacto colonial. 7. (Ufmg) A organizao do sistema poltico foi objeto de discusses e conflitos ao longo do perodo imperial no Brasil. Com relao ao contexto histrico do Brasil Imperial e aos problemas a ele relacionados, CORRETO afirmar que: a) a centralizao do poder foi objeto de srias disputas ao longo de todo o sculo XIX e explica vrias contendas internas s elites imperiais, como a Rebelio Praieira. b) o Constitucionalismo ganhou fora, fazendo com que o Legislativo, o Executivo e o Judicirio se tornassem independentes e harmnicos, o que atendia s queixas dos rebeldes da Balaiada. c) o Federalismo de inspirao francesa e jacobina foi uma das principais bandeiras do Partido Liberal, a partir da publicao do Manifesto Republicano, o que explica, entre outras, a Revoluo Liberal de 1842. d) os movimentos de contestao armada - como a Revoluo Farroupilha, a Sabinada ou a Cabanagem - tinham em comum a crtica liberal s tendncias absolutistas, persistentes no governo de D. Pedro II.

12. (Fuvest) "Sabinada" na Bahia, "Balaiada" no Maranho e "Farroupilha" no Rio Grande do Sul foram algumas das lutas que ocorreram no Brasil em um perodo caracterizado a) por um regime centralizado na figura do imperador, impedindo a constituio de partidos polticos e transformaes sociais na estrutura agrria. b) pelo estabelecimento de um sistema monrquico descentralizado, o qual delegou s Provncias o encaminhamento da "questo servil". c) por mudanas na organizao partidria, o que facilitava o federalismo, e por transformaes na estrutura fundiria de base escravista. d) por uma fase de transio poltica, decorrente da abdicao de Dom Pedro I, fortemente marcada por um surto de industrializao, estimulado pelo Estado. e) pela redefinio do poder monrquico e pela formao dos partidos polticos, sem que se alterassem as estruturas sociais e econmicas estabelecidas. 13. (Unicamp) "Dois partidos lutam hoje em nossa ptria: o Restaurador e o Moderado. O primeiro foi leal ao monarca que abdicou e defende os inquestionveis direitos do Sr. Pedro II. O segundo partidrio do sistema republicano e quer reduzir o Brasil a inmeras Repblicas 'fracas' e 'pequenas', e assim seus membros poderiam tornar-se seus futuros ditadores." (Adaptado do jornal O CARAMURU de 12 de abril de 1832, citado por Arnaldo Contier, Imprensa e Ideologia em So Paulo, 1979) A partir do texto, responda: a) Em que perodo da histria poltica do Brasil o texto foi escrito? b) Qual o regime poltico defendido pelos partidos citados no texto? c) Quais so as crticas que o jornal O CARAMURU faz ao Partido Moderado? 14. (Fuvest) Sobre a Guarda Nacional, correto afirmar que ela foi criada: a) pelo imperador, D. Pedro II, e era por ele diretamente comandada, razo pela qual tornou-se a principal fora durante a Guerra do Paraguai. b) para atuar unicamente no Sul, a fim de assegurar a dominao do Imprio na Provncia Cisplatina. c) segundo o modelo da Guarda Nacional Francesa, o que fez dela o brao armado de diversas rebelies no perodo regencial e incio do Segundo Reinado. d) para substituir o exrcito extinto durante a menoridade, o qual era composto, em sua maioria, por portugueses e ameaava restaurar os laos coloniais. e) no perodo regencial como instrumento dos setores conservadores destinado a manter e restabelecer a ordem e a tranqilidade pblicas. 15. (Unesp) "Diante do Trono vazio defrontavam-se as provncias, com a propriedade territorial lhes ditando a contextura poltica, sequiosas de comandar o governo-geral, espreitadas por um gigante tolhido, mas ameaador: o elemento monrquico, agarrado, em parte, ao manto roto de D. Pedro I e s fraldas do Imperador menino." Identifique o perodo de nossa histria a que se refere o texto acima e oferea subsdios adequados compreenso dos motivos para as agitaes polticas e sociais.

16. (Unesp) "Mais importante, o pas abalado por choques de extrema gravidade; no mais os motins... mas verdadeiros movimentos revolucionrios, com intensa participao popular, pem em jogo a ordem interna e ameaam a unidade nacional. Em nenhum outro momento h tantos episdios, em vrios pontos do pas, contando com a presena da massa no que ela tem de mais humilde, desfavorecido. Da as notveis conflagraes verificadas no Par, no Maranho, em Pernambuco, na Bahia, no Rio Grande do Sul." (Francisco Iglsias, "BRASIL, SOCIEDADE DEMOCRTICA".) Este texto refere-se ao perodo: a) da Guerra da Independncia. b) da Revoluo de 1930. c) agitado da Regncia. d) das Revoltas Tenentistas. e) da Proclamao da Repblica. 17. (Faap) Iniciado por holandeses e ingleses, o povoamento consolida-se com os portugueses. Em 1835, palco do movimento popular da Cabanagem. A economia fica estagnada at o fim do sculo XIX. O crescimento retomado com o ciclo da borracha e continua com a produo de madeira e castanha. a) Paraba b) Paran c) Mato Grosso do Sul d) Par e) Minas Gerais 18. (Faap) "Em 1627, jesutas espanhis criam misses na margem oriental do rio Uruguai, mas so expulsos pelos portugueses, que, em 1680, criam a colnia de Sacramento, s margens do rio da Prata. Em 1687, os jesutas instalam novos povoados, os Sete Povos das Misses Orientais. A partir de 1824, a chegada de imigrantes alemes e italianos d uma feio especial ao desenvolvimento da regio. No sculo XIX, vive diversas rebelies, como a Guerra dos Farrapos, que dura dez anos." a) Piau b) Pernambuco c) Rio Grande do Sul d) Rio de Janeiro e) Rondnia 19. (Faap) "A ocupao comea pelo interior, com a instalao de fazendas de gado vindo da Bahia, em busca de pastagens. Na independncia, em 1822, os portugueses revoltam-se e passam a combater os brasileiros. Cerca de 4 mil homens participam da Batalha dos Jenipapos, vencida pelos portugueses. O movimento espalha-se pela regio, mas os brasileiros terminam vitoriosos. Mais tarde, rebelies como a Confederao do Equador e a Balaiada abalam a provncia." a) Rondnia b) Rio de Janeiro c) Rio Grande do Sul d) Pernambuco e) Piau

20. (Faap) A Guarda Nacional foi organizada por: a) Jos Bonifcio para consolidar a Independncia b) Feij para garantia e ordem interna durante a Regncia c) Caxias como apoio ao centralizadora no II Imprio d) Floriano Peixoto para obstar as tendncias descentralizadoras e) Rui Barbosa, quando candidato Presidncia da Repblica 21. (Uel) "... explodiu na provncia do Gro-Par o movimento armado mais popular do Brasil (... ). Foi uma das rebelies brasileiras em que as camadas inferiores ocuparam o poder..." Ao texto pode-se associar a) a Regncia e a Cabanagem. b) o I Reinado e a Praieira. c) o II Reinado e a Farroupilha. d) o Perodo Joanino e a Sabinada. e) a Abdicao e a Noite das Garrafadas. 22. (Unaerp) Assinale a alternativa incorreta: a) O Clube da Maioridade tinha como objetivo lutar, junto Assemblia Nacional, pela antecipao da maioridade de Pedro de Alcntara. b) Os principais representantes do Clube da Maioridade eram os irmos Martin Francisco e Antnio Carlos de Andrada e Silva. c) O Clube da Maioridade teve o apoio das classes dominantes e uniu polticos progressistas e parte dos regressistas. d) Em 1840, a Assemblia Nacional aprovou a tese da Maioridade e Pedro Alcntara apesar de seus 15 anos incompletos, foi considerado apto para assumir a chefia do Estado Brasileiro. e) O Clube da Maioridade, permitiu que D. Pedro assumisse o poder no dia 20 de dezembro de 1840, marcando o incio do Primeiro Reinado. 23. (Unesp) No perodo de 1831 a 1845, ocorreram vrios levantes armados no Brasil. Cite alguns deles. Por que ocorreram? Procure caracteriz-los. 24. (Udesc) Os conflitos do perodo regencial e dos primeiros anos do governo de D. Pedro II revelam que a emancipao poltica do Brasil trouxe consigo o risco da fragmentao do territrio em vrios pases independentes, tal como havia acontecido na Amrica espanhola. Que exemplos podem ser dados acerca dessa situao difcil pela qual passou o nosso pas e como ela foi superada?

25. (Uece) "O perodo regencial foi um dos mais agitados da histria poltica do pas e tambm um dos mais importantes. Naqueles anos, esteve em jogo a unidade territorial do Brasil, e o centro do debate poltico foi dominado pelos temas da centralizao ou descentralizao do poder, do grau de autonomia das provncias e da organizao das Foras Armadas." (FAUSTO, Boris. HISTRIA DO BRASIL. 2 ed. So Paulo: EDUSP, 1995. p. 161.) Sobre as vrias revoltas nas provncias durante o perodo da Regncia, podemos afirmar corretamente que: a) eram levantes republicanos em sua maioria, que conseguiam sempre empolgar a populao pobre e os escravos b) a principal delas foi a Revoluo Farroupilha, acontecida nas provncias do nordeste, que pretendia o retorno do Imperador D. Pedro I c) podem ser vistas como respostas poltica centralizadora do Imprio, que restringia a autonomia financeira e administrativa das provncias d) em sua maioria, eram revoltas lideradas pelos grandes proprietrios de terras e exigiam uma posio mais forte e centralizadora do governo imperial

26. (Mackenzie) Do ponto de vista poltico podemos considerar o perodo regencial como: a) uma poca conturbada politicamente, embora sem lutas separatistas que comprometessem a unidade do pas. b) um perodo em que as reivindicaes populares, como direito de voto, abolio da escravido e descentralizao poltica foram amplamente atendidas. c) uma transio para o regime republicano que se instalou no pas a partir de 1840. d) uma fase extremamente agitada com crises e revoltas em vrias provncias, geradas pelas contradies das elites, classe mdia e camadas populares. e) uma etapa marcada pela estabilidade poltica, j que a oposio ao imperador Pedro I aproximou os vrios segmentos sociais, facilitando as alianas na regncia. 27. (Fuvest) O perodo regencial foi politicamente marcado pela aprovao do Ato Adicional que: a) criou o Conselho de Estado. b) implantou a Guarda Nacional. c) transformou a Regncia Trina em Regncia Una. d) extinguiu as Assemblias Legislativas Provinciais. e) eliminou a vitaliciedade do Senado. 28. (Fuvest) Em agosto de 1831, Feij cria a Guarda Nacional. Qual o papel dessa instituio militar no Perodo Regencial e no Segundo Reinado? 29. (Fuvest) Explique o Golpe de Maioridade em 1840. 30. (Fuvest) Bernardo Pereira Vasconcelos, poltico brasileiro do perodo regencial, afirmou na segunda metade dessa fase da Histria do Brasil ser necessrio "parar o carro da revoluo". a) Qual o contexto poltico e social a que ele se referiu com essa avaliao? b) Como foi encaminhada a superao dessa situao?

31. (Fuvest) A Sabinada, que agitou a Bahia entre novembro de 1837 e maro de 1838, a) tinha objetivos separatistas, no que diferia frontalmente das outras rebelies do perodo. b) foi uma rebelio contra o poder institudo no Rio de Janeiro que contou com a participao popular. c) assemelhou-se Guerra dos Farrapos, tanto pela postura anti-escravista quanto pela violncia e durao da luta. d) aproximou-se, em suas proposies polticas, das demais rebelies do perodo pela defesa do regime monrquico. e) pode ser vista como uma continuidade da Rebelio dos Alfaiates, pois os dois movimentos tinham os mesmos objetivos. 32. (Cesgranrio) O perodo regencial brasileiro (1831/1840) foi marcado por revoltas em quase todas as provncias do Imprio, em meio s lutas polticas entre os membros da classe dominante. Uma das tentativas de superao desses conflitos foi a aprovao, pelo Parlamento, do Ato Adicional de 1834, que se caracterizava por: a) substituir a Regncia Una pela Regncia Trina. b) fortalecer o Legislativo e o Judicirio. c) conceder menor autonomia s Provncias. d) extinguir os Conselhos Provinciais. e) estimular o desenvolvimento econmico regional. 33. (G1) Por que o partido moderado criou a Guarda Nacional? 34. (G1) As revoltas durante o Perodo Regencial, denominaes diferentes. Complete o nome das revoltas: LOCALIDADES Gro-Par _____________________________ Maranho _____________________________ Bahia _____________________________ Rio Grande do Sul _____________________________ REVOLTAS receberam

41. (G1) O que foi o Golpe da Maioridade? 42. (G1) O que mudou para o povo brasileiro, durante o perodo regencial? Explique. 43. (G1) Quando iniciou o perodo regencial? E quem eram os regentes? 44. (G1) Por que o Padre Feij criou a Guarda Nacional (Regncias)? 45. (G1) Entre os grupos polticos que figuraram no Perodo Regencial, o grupo dos ______________ defendia a volta de D. Pedro I e era formado por ______________ . Completa a frase acima: a) liberais - fazendeiros; b) conservadores - republicanos; c) republicanos - abolicionistas; d) restauradores - portugueses; e) exaltados - comerciantes. 46. (G1) As revoltas do perodo regencial de carter popular, ocorridas respectivamente no Maranho e no Par, foram: a) Farrapos e Praieira; b) Canudos e Contestado; c) Balaiada e Cabanagem; d) Sabinada e Alfaiates; e) Confederao do Equador e Praieira. 47. (G1) O Ato Adicional de 1834, estabeleceu reformas na Constituio de 1824, entre as quais NO podemos destacar: a) a criao da Guarda Nacional; b) a substituio da regncia trina pela regncia una; c) a autonomia dada s provncias, com a criao das Assemblias Legislativas; d) a criao do municpio neutro do Rio de Janeiro; e) eleies para regente, para um mandato de quatro anos. 48. (G1) Destacou-se por conter as revoltas provinciais, ganhando o ttulo de "O Pacificador": a) Diogo Antnio Feij; b) Lus Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias; c) Arajo Lima; d) Jos Bonifcio; e) Cipriano Barata. 49. (Faap) Movimento que pretendia proclamar a Repblica Baiense, que deveria existir durante a menoridade de D. Pedro. Com a maioridade, seria abolida a Repblica e a Bahia integrar-se-ia ao Imprio - 1837. a) Farroupilha b) Balaiada c) Sabinada d) Cabanagem e) Revolta Praieira

35. (G1) De uma forma geral, o que causou as rebelies populares como Balaiada, Cabanagem e outras? 36. (G1) Quais as principais causas que levaram ao Golpe da Maioridade? 37. (G1) "No perodo Regencial, as elites agrrias fizeram uma experincia de governar o Brasil". O que voc conclui dessa frase? 38. (G1) O que causou a rebelio popular denominada Balaiada? Onde ocorreu essa rebelio? 39. (G1) Qual a causa e em que local do territrio brasileiro ocorreu a rebelio denominada Cabanagem? 40. (G1) Explique as causas da Guerra dos Farrapos (Farroupilha).

50. (Faap) Revolta de cunho popular: populao pobre da regio. Chegam a tomar Belm e assumem o governo 1835 -1836. 1 governo cabano: Flix Clemente Malcher; 2 governo cabano: Francisco Vinagre; 3 governo cabano: Eduardo Angelim. Movimento reprimido pelo general Soares Andria. a) Farroupilha b) Balaiada c) Sabinada d) Revolta Praieira e) Cabanagem 51. (Cesgranrio) "O perodo regencial que se iniciou em 1831 teve no Ato Adicional de 1834 um alento de abertura e um ensaio de um regime menos centralizado. Para os monarquistas conservadores, a Regncia foi uma 'verdadeira' repblica, que mostrou sua ineficincia. Tal perodo caracterizado como sendo de CRISE." Segundo o texto, pode-se dizer que a crise ocorreu porque: a) a descentralizao era um desejo antigo dos conservadores. b) a centralizao "encarnava" bem o esprito republicano. c) a partilha do poder no se coadunava com o esprito republicano. d) a descentralizao provocou a reao dos meios conservadores. e) a descentralizao se opunha aos princpios liberais. 52. (Ufrs) Entre as medidas liberais determinadas pelo Ato Adicional de 1834, encontra-se a a) instituio do poder Moderador. b) convocao de Assemblia Constituinte para elaborao de novo projeto constitucional. c) eleio de uma Regncia Trina Provisria em substituio ao Imperador Pedro I. d) criao de Assemblias Legislativas Provinciais. e) extenso do voto para todos os brasileiros. 53. (Unirio) O perodo regencial (1831 -1840) foi marcado, na histria do Imprio brasileiro, por grave instabilidade poltica, como se observa no(a): a) reforo da poltica centralizadora que permitiu o fim das rebelies provinciais. b) envolvimento do Imprio em confronto com os pases platinos. c) carter restaurador de diversas revolues como a Farroupilha. d) vitria do movimento regressista, que levou reviso do Ato Adicional. e) oposio dos setores liberais s reformas implantadas pelo Ato Adicional. 54. (Pucmg) Com a abdicao de D. Pedro I, o Brasil entra no perodo denominado regencial (1831/40), caracterizado por, EXCETO: a) intensa agitao social, expressa nas rebelies ocorridas em vrios pontos do pas. b) diminuio da interferncia britnica na economia no ps-1827, poca do trmino dos tratados comerciais de 1810. c) fortalecimento do poder poltico dos senhores de terra, com a criao da Guarda Nacional. d) dificuldades econmicas geradas pela ausncia de um produto agrcola de exportao. e) agravamento da crise financeira com a utilizao de recursos em campanhas militares desvantajosas, como a Guerra da Cisplatina.

55. (Unirio) A consolidao do Imprio foi marcada por vrias rebelies, que, representando grupos, regies e interesses diversificados, ameaaram o Estado Imperial. Assinale a opo que associa uma dessas rebelies ocorridas durante o Imprio com o que foi afirmado acima: a) A Cabanagem, no Gro-Par, expressou a reao dos comerciantes locais contra o monoplio do comrcio. b) A Praieira, em Pernambuco, foi a mais importante manifestao do Partido Restaurador. c) A Sabinada, na Bahia, teve origem na mais importante rebelio popular e de escravos do perodo. d) A Balaiada, no Maranho, apesar da sua fidelidade monrquica, representou o ideal federal da oligarquia. e) A Farroupilha, no Rio Grande, foi a mais longa rebelio republicana e federalista, expressando ideais dos proprietrios gachos. 56. (Uff) Por ser o herdeiro de menor idade, a abdicao de D. Pedro I, em 1831, resultou na formao de governos regenciais que, at 1840, enfrentaram inmeras dificuldades para manter a integridade territorial do Imprio. Entre as vrias rebelies irrompidas nas provncias, a ocorrida no Maranho notabilizou-se pela diversidade social dos insurgentes, entre os quais no faltaram escravos a quilombolas. A revolta mencionada denomina-se: a) Cabanagem b) Balaiada c) Farroupilha d) Revolta dos Mals e) Praieira 57. (Ufmg) Os governos regenciais no Brasil (1831-1840) se caracterizaram por a) buscar a afirmao do poder poltico central para satisfazer os exaltados. b) fortalecer o poder poltico do Imperador, ao promover o Golpe da Maioridade. c) promover a descentralizao, o que gerou diversas revoltas regionais. d) satisfazer o desejo dos moderados, que buscavam a restaurao da monarquia.

58. (Fuvest) A descentralizao poltica do Brasil, no perodo regencial, resultou em: a) deslocamento das atividades econmicas para a regio centro-sul, atravs de medidas de favorecimento tributrio. b) ampla autonomia das provncias, de acordo com um modelo que veio a ser adotado, mais tarde, pela Constituio de 1891. c) revolues e movimentos sediciosos, que exigiam um modelo centralizador, em benefcio das vrias regies do pas. d) revolues e movimentos sediciosos, exigindo que o futuro D. Pedro II assumisse o trono para reduzir a influncia do chamado "partido portugus". e) autonomia relativa das provncias, favorecendo o poder das elites regionais mais significativas.

59. (Unesp) "O quadro poltico evidentemente alterado com a nova ordem: quem fazia oposio ao governo se divide em dois grandes grupos - o dos moderados, que esto no poder; os exaltados, que sustentam teses radicais, entre elas a do federalismo, com concesses maiores s Provncias. Outros, deputados, senadores, Conselheiros de Estado, jornalistas..., permanecem numa atitude de reserva, de expectativa crtica. Deles, aos poucos surgem os restauradores ou caramurus..." (Francisco DEMOCRTICA.) O texto refere-se nova ordem decorrente a) da elaborao da Constituio de 1824. b) do golpe da maioridade. c) da renncia de Feij. d) da abdicao de D. Pedro I. e) das revolues liberais de 1842. 60. (Unicamp) O historiador Jos Murilo de Carvalho, analisando o perodo monrquico no Brasil, afirma: "A melhor indicao das dificuldades em estabelecer um sistema nacional de dominao com base na soluo monrquica encontra-se nas rebelies regenciais". (Jos Murilo de Carvalho, TEATRO DE SOMBRAS, Ed. UFRJ/Relume-Dumar, p. 230) a) Identifique trs rebelies regenciais brasileiras. b) De que maneira tais revoltas dificultavam a ordem monrquica? 61. (Uel) "...valorizava-se novamente o municpio, que fora esquecido e manietado durante quase dois sculos. Resultava a nova lei na entrega aos senhores rurais de um poderoso instrumento de impunidade criminal, a cuja sombra renascem os bandos armados restaurando o caudilhismo territorial (...). O conhecimento de todos os crimes, mesmo os de responsabilidade (...), pertencia exclusiva competncia do Juiz de Paz. Este saa da eleio popular, competindo-lhe ainda todas as funes policiais e judicirias: expedies de mandatos de busca e seqestro, concesso de fianas, priso de pessoas, ..." Em relao ao perodo regencial brasileiro, o texto refere-se a) ao Ato Adicional. b) Lei de Interpretao. c) ao Cdigo de Processo Criminal. d) criao da Guarda Nacional. e) instituio do Conselhos de Provncias. lglsias, BRASIL SOCIEDADE

62. (Ufpr) O imperador D. Pedro I abdicou em favor de seu filho, Pedro de Alcntara, em 7 de abril de 1831. Devido menoridade do prncipe, seguiu-se o chamado perodo Regencial (1831-1840). Sobre este perodo, correto afirmar: (01) D. Pedro I renunciou porque no atendia mais aos interesses brasileiros, aps envolver-se em fatos como a dissoluo da Constituinte, a represso violenta Confederao do Equador e a sucesso portuguesa. (02) De seu incio at 1837, a Regncia pode ser considerada uma experincia autoritria e unificadora que restringiu, ainda mais, a autonomia das provncias. (04) O perodo que se iniciou com a abdicao foi um dos mais agitados do Imprio Brasileiro, com a ecloso de inmeras revoltas, como a Cabanagem, no Par, a Farroupilha, no Rio Grande do Sul, a Sabinada, na Bahia, e a Balaiada, no Maranho. (08) A Guarda Nacional, criada pelo padre Diogo Antnio Feij, em 1831, reforou o poder dos latifundirios, tornando-os representantes locais dos interesses do governo central. (16) A Constituio Imperial, outorgada em 1824, foi reformulada em parte pelo Ato Adicional de 1834 que, entre outras medidas, criou as Assemblias Legislativas provinciais e transformou a Regncia Trina em Regncia Una e eletiva. Soma ( )

63. (Cesgranrio) A instabilidade poltica foi a marca mais significativa do perodo regencial na histria do imprio brasileiro, quando estava em disputa a definio do modelo poltico do pas, como sugere o(a): a) projeto liberal da regncia eletiva e da maior autonomia das Provncias assegurada pelo Ato Adicional. b) rebelio nas provncias do norte, como a Cabanagem e a Balaiada, reflexo do apoio das oligarquias locais poltica conservadora das Regncias. c) fora do movimento restaurador, j que a monarquia era vista pelos liberais como a garantia da continuidade das estruturas econmicas como a escravido. d) estratgia da elite em mobilizar as camadas populares para pressionar por reformas sociais prometidas desde a Independncia. e) preponderncia da burocracia do Conselho de Estado no comando do governo. 64. (Fuvest) Discuta, exemplificando, as dificuldades enfrentadas pela monarquia, nas dcadas de 1830 e 1840, para a manuteno da unidade territorial brasileira. 65. (Uel) Por ocasio da renncia de D. Pedro I, 1831, conforme o estabelecido na Constituio de 1824, organizaram-se Governos Regenciais. O perodo de transio regencial caracterizou-se a) pelo ato Adicional de 1834, que aboliu o voto censitrio. b) pelo banimento da Famlia Imperial e rebelies. c) pela instabilidade poltica e agitaes sociais. d) pelo supervit crescente na balana comercial. e) pela desativao da poderosa Guarda Nacional.

66. (Ufpb) Sobre as insurreies ocorridas durante o Perodo Regencial e o II Reinado, relacione o movimento social esquerda com sua caracterstica direita. (1) Praieira (2) Balaiada (3) Sabinada (4) Farroupilha (5) Cabanagem ( ) Rebelio iniciada em 1835 na provncia do Gro-Par, que levou as camadas populares ao poder. ( ) Revolta ocorrida na Bahia em 1837, com predominncia das camadas mdias urbanas de Salvador. ( ) Revolta de sertanejos (vaqueiros e camponeses) e negros escravos, que abalou o Maranho de 1838 e 1841. ( ) A mais longa revolta da histria do Imprio brasileiro, ocorrida no Rio Grande do Sul, de 1835 a 1845. O preenchimento dos parnteses est sequenciadamente correto em: a) 1, 3, 4, 2 b) 2, 1, 4, 5 c) 5, 3, 2, 4 d) 3, 4, 1, 2 e) 1, 2, 3, 4 67. (Ufrs) A frase "Mui leal e valorosa", existente na bandeira da capital do Rio Grande do Sul, foi uma homenagem ao fato de que a administrao de Porto Alegre a) representou a corte do Rio de Janeiro durante a maior parte do movimento dos farrapos. b) ocupou terras no extremo sul do Brasil, em nome do rei de Portugal. c) comandou as tropas nas lutas com os vizinhos platinos, nas guerras de demarcaes de fronteiras. d) conquistou, para a cidade, a condio de ponto mais importante da poltica externa do Imprio do Brasil. e) planejou a operao militar que culminou na destruio dos Sete Povos das Misses. 68. (Ufrn) A Guerra dos Farrapos ou Revoluo Farroupilha (1835-1845) eclodiu como uma reao ao(s): a) pesados impostos cobrados pela Coroa, que diminuam a capacidade de concorrncia dos produtos gachos, especialmente do charque. b) regime de propriedade das terras gachas, que favorecia a concentrao da posse de latifndios nas mos dos nobres ligados Corte. c) intensos movimentos do exrcito imperial no Rio Grande do Sul, que limitavam a atuao poltica dos estancieiros gachos. d) sistema de representao eleitoral, que exclua a possibilidade de participao poltica das camadas populares da sociedade gacha.

69. (Fei) O equilbrio federativo brasileiro vem sendo discutido no Congresso Nacional e entre os estudiosos do sistema poltico brasileiro. A construo da federao brasileira foi obra da Repblica em nosso pas, j que, no Imprio, vivamos um perodo de centralismo bastante acentuado. No entanto, mesmo naquele momento a discusso e os embates acerca da maior ou da menor centralizao do poder estavam em pauta. Acerca da questo centralizao x descentralizao no perodo imperial correto afirmar que: a) a defesa do ideal descentralista era feita pelo Partido Conservador b) o grande nmero de rebelies ocorridas no Perodo Regencial tiveram como causa fundamental a defesa da maior liberdade para as provncias c) a maior liberdade das provncias no perodo do Segundo Reinado foi obra do Conselho de Estado d) poucas foram as manifestaes a favor da descentralizao poltica no final do Imprio e) a defesa do descentralismo encontrava adeptos principalmente entre os membros da elite do Rio de Janeiro e da Bahia 70. (Ufv) "Nas Revoltas subseqentes abdicao, o que aparecia era o desencadeamento das paixes, dos instintos grosseiros da escria da populao; era a luta da barbaridade contra os princpios regulares, as convenincias e necessidades da civilizao. Em 1842, pelo contrrio, o que se via frente do movimento era a flor da sociedade brasileira, tudo que as provncias contavam de mais honroso e eminente em ilustrao, em moralidade e riqueza." (TIMANDRO. "O libelo do povo", 1849) O texto anterior estabelece uma comparao entre a composio social das rebelies do incio do perodo regencial e da revoluo liberal de 1842. Essa viso refletia as distores do ponto de vista da elite senhorial escravista ao julgar os movimentos populares. Historicamente, a CABANAGEM e a BALAIADA so consideradas: a) grandes revoltas de escravos, liberadas por Zumbi dos Palmares. b) revoltas contra a dominao da metrpole portuguesa, no contexto da crise do antigo sistema colonial. c) revoltas de proprietrios brancos, contrrios centralizao poltica em torno da pessoa do Imperador. d) conflitos raciais e de classe, envolvendo ndios, vaqueiros, negros livres e escravos. e) rebelies sociais que, com o apoio dos militares, pretendiam a proclamao da repblica e o fim da monarquia. 71. (Uel) No governo do regente Arajo Lima (1837-1840) foi aprovada a Lei de Interpretao ao Ato Adicional. Esta lei a) modificava alguns pontos centrais da Constituio vigente, extinguindo o Conselho de Estado, mas conservando o Poder Moderador e a vitaliciedade do Senado. b) buscava a centralizao como forma de enfrentar os levantes provinciais que ameaavam a ordem estabelecida, limitando os poderes das Assemblias Legislativas Provinciais. c) criava o Municpio Neutro do Rio de Janeiro, territrio independente da Provncia, como sede da administrao central, propiciando a centralizao poltica. d) revelava o carter liberal dos Regentes, suspendendo o exerccio do Poder Moderador pelo governo, eixo da centralizao poltica no Primeiro Reinado. e) restabelecia os poderes legislativos dos Conselhos Municipais, colocando nas mos dos conselheiros o direito de governar as Provncias.

72. (Fuvest) Criada pelo Ato Adicional de 1834, a Regncia Una (1835-1840) considerada como uma experincia republicana do Imprio que usou elementos da Constituio dos EUA. Quais determinaes do Ato Adicional tornaram possvel tal experincia? 73. (Ufrj) Brasileiros! nos Conselhos Geraes; nas associaes patriticas; no Direito de Petio em boa ordem; na prudncia, e previso, e olho atento sobre as slabas dos ambiciosos aristocratas, retrgrados, e anarquistas; na sacratsssima liberdade da Imprensa; em fim nas prximas eleies [...] que deveis achar o remdio a vossos males, antes que vos lanceis no fatal labirinto de rivalidades, e divises entre Provncias. Fonte: "Jornal Nova Luz Brasileira", 27 de abril de 1831 Durante o perodo regencial (1831-1840), eclodiram revoltas, rebelies e conflitos envolvendo vrios setores sociais, em diversas regies do Imprio brasileiro. Estes movimentos sociais relacionavam-se, em parte, s tentativas de estabelecer um sistema nacional de dominao com base na monarquia. a) Identifique duas revoltas/ conflitos scio-polticos ocorridos em provncias do Imprio durante o perodo regencial. b) Identifique e explique duas caractersticas dessas revoltas/ conflitos ocorridos nas regies norte-nordeste do Imprio durante o perodo regencial. 74. (Ufc) Entre 1835 e 1840, ocorreu no Par uma revolta chamada de "Cabanagem". Com relao a esta rebelio, correto afirmar: a) os "cabanos" representavam o grupo mais radical do perodo da Regncia, lutando por uma Repblica sem escravos e sem grandes proprietrios rurais. b) o governo central ignorou o movimento em funo das tmidas propostas de reforma social divulgadas pelos "cabanos", evitando a represso. c) os lderes "cabanos" eram grandes proprietrios de terras, enriquecidos com o ciclo da borracha e insatisfeitos com a poltica de centralizao do governo regencial. d) a represso ao movimento ocorreu em resposta aos atos de violncia perpetrados pelos "cabanos", na maioria escravos rebelados e ndios. e) os "cabanos" propunham a manuteno da estrutura social vigente, apesar das tropas rebeldes serem compostas de negros, mestios e ndios. 75. (Pucrs) A Revoluo Farroupilha (1835-1845) no Rio Grande do Sul, inscrita no quadro nacional de revoltas provinciais, apresenta um conjunto complexo de condicionamentos especficos. Do ponto de vista econmico, correto apontar como um desses condicionamentos a) o incentivo do governo central economia colonial alem e italiana, em prejuzo da pecuria. b) as restries legais do governo central ao ingresso de escravos nas charqueadas gachas. c) a proibio da livre exportao de trigo e gado sul-rio-grandenses para o Uruguai e a Argentina. d) a falta de estmulo estatal nascente indstria gacha, que competia desigualmente com o Rio de Janeiro e So Paulo. e) a importao do charque platino, sem proteo para a produo similar gacha no mercado interno brasileiro.

76. (Unifesp) No Brasil independente, os seis anos que separam o Ato Adicional (1834) da Maioridade (1840) foram chamados de "experincia republicana", devido a) ao carter das revoltas intituladas Cabanagem, Balaiada e Sabinada. b) aos primeiros anos da revoluo Farroupilha no Rio Grande do Sul. c) fora do Partido Republicano na Cmara dos Deputados. d) extino da monarquia durante a menoridade de D. Pedro II. e) s Assemblias Legislativas Provinciais e eleio do Regente Uno. 77. (Ufu) Durante o perodo das Regncias e incio do Segundo Reinado, diversas rebelies colocaram em risco a estabilidade poltica do Imprio e as relaes de dominao existentes. A respeito dessas rebelies podemos afirmar que I - a Guerra dos Farrapos foi um movimento que pretendia a independncia do Rio Grande do Sul, organizado pelos produtores de gado e charqueadores, contando com uma pequena base popular de apoio. II - a prolongada rebelio de escravos na Bahia em 1835 (Levante Mal), que pretendia a independncia da Bahia, espalhou-se por diversos estados nordestinos, recebendo a adeso dos sertanejos e exigindo auxlio de tropas de estados vizinhos para sufoc-la. III - submetidos escravido e/ou intensa explorao, ndios, negros e mestios se revoltaram contra os grandes proprietrios no Maranho entre 1838 e 1841 (Balaiada), implantando uma efmera repblica inspirada nos ideais do socialismo utpico, difundido pelos jornalistas e padres que lideravam o movimento. IV - o "Manifesto ao Mundo", programa poltico da Revoluo Praieira, propunha, entre outros itens, voto livre e universal, plena liberdade de imprensa, trabalho como garantia de vida para o cidado brasileiro, inteira e efetiva independncia dos poderes constitudos. Assinale a alternativa correta. a) II e III so corretas. b) I e IV so corretas. c) I e II so corretas. d) III e IV so corretas.

78. (Ufrs) Associe as afirmaes apresentadas na coluna superior com os movimentos sociais ocorridos na primeira metade do sculo XIX referidos na coluna inferior. 1- Cabanada 2- Sabinada 3- Cabanagem 4- Balaiada ( ) Foi uma revolta de carter antiregencial e federalista, contando com o apoio das camadas mdias e baixas da sociedade, que queriam manter a Bahia independente at a Maioridade de Dom Pedro II. ( ) Iniciou como um movimento da elite paraense contra a centralizao poltica. Transformou-se numa rebelio popular de ndios e camponeses que chegou a tomar o poder durante quase um ano. ( ) Foi um movimento popular de carter restaurador ocorrido em Pernambuco e Alagoas. Os revoltosos defendiam o retorno de Dom Pedro I e eram favorveis recolonizao do Brasil. A seqncia correta de preenchimento dos parnteses de cima para baixo a) 1 - 2 - 4. b) 1 - 3 - 4. c) 4 - 1 - 2. d) 4 - 2 - 1. e) 2 - 3 - 1. 79. (Puc-rio) Desde a Independncia do Brasil, em 1822, assistiu-se ecloso de diversos movimentos sociais por meio dos quais os segmentos populares expressaram sua insatisfao em face de uma ordem social excludente e hierarquizadora. Assinale a OPO que apresenta movimentos que exemplificam o enunciado acima. a) Revolta da Armada / Ligas camponesas b) Cabanagem / Movimento dos Sem Terra c) Farroupilha / A guerrilha no Araguaia d) Sabinada / Revoluo Constitucionalista (1932) e) Revolta dos Mals / Revoluo de 1930 80. (Fgv) Leia atentamente as afirmaes abaixo sobre a Guerra dos Farrapos e assinale a alternativa correta. I - Foi a mais longa Guerra Civil do Brasil. II - Constituram-se, em meio luta, das efmeras Repblicas: a Juliana, em Santa Catarina, e a Piratini, no Rio Grande do Sul. III - Entre os participantes desse movimento estava a "herona de dois mundos", a republicana revolucionria Ana Maria de Jesus Ribeiro - Anita Garibaldi. IV - Trata-se de uma revoluo de carter popular em que as elites foram postas margem durante todo o processo. V - O desfecho da revoluo foi sangrento. No houve concesses nem anistia aos Farrapos. Todos foram executados. a) Apenas I, II e III esto corretas; b) Apenas II, III e IV esto corretas; c) Apenas II, IV e V esto corretas; d) Apenas III, IV e V esto corretas; e) Todas as afirmaes esto corretas.

81. (Puc-rio) Para muitos brasileiros que vivenciaram o perodo regencial (1831-1840), aquele foi um tempo de impasses, mudanas e rebelies. Sobre esse perodo, correto afirmar que: I - a renncia inesperada do Imperador D. Pedro I levou nomeao de uma regncia trina e implantao, em carter provisrio, de um governo republicano. II - a antecipao da maioridade de D. Pedro II, em 1840, garantiu o restabelecimento da ordem monrquica e a pacificao de todas as revoltas que ameaavam a integridade territorial do Imprio. III - houve uma srie de revoltas envolvendo desde elementos das tropas regulares at escravos, destacando-se, entre elas, a Farroupilha, a Cabanagem e a Revolta dos Mals. IV - a ausncia provisria da autoridade monrquica estimulou a proliferao de projetos polticos destinados reorganizao do Estado imperial. Assinale a alternativa: a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se somente a afirmativa I estiver correta. c) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. d) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 82. (Ufpi) Observe o seguinte depoimento: "... Nasci e me criei no tempo da regncia e nesse tempo o Brasil vivia, por assim dizer, muito mais na praa pblica do que mesmo no lar domstico." (Justiniano Jos da Rocha) Partindo do comentrio apresentado, correto afirmar que: a) a constante afluncia s ruas resultava do crescimento comercial, registrado durante a Regncia, nas principais cidades do pas. b) a ociosidade da nobreza brasileira estimulava a valorizao dos passeios constantes nas ruas e praas do Rio de Janeiro. c) o comrcio ambulante, a cargo de escravos que eram transferidos do setor rural para as cidades, complementava a renda de seus senhores de engenhos. d) a influncia italiana nos usos e costumes da sociedade do Rio de Janeiro modificou a tradio da vida reclusa s residncias. e) a turbulncia poltica desse perodo se fazia presente atravs das revoltas e manifestaes populares nas ruas da Capital do Brasil.

83. (Pucrs) Responder questo sobre os grupos polticos no Imprio (perodo regencial), numerando a coluna II de acordo com a coluna I. COLUNA I 1. Farroupilhas 2. Chimangos 3. Caramurus COLUNA II ( ) Grupo composto basicamente por burocratas, comerciantes e proprietrios cafeeiros do Centro-Sul. Defendiam o retorno de D. Pedro ao trono brasileiro. ( ) Defendiam a manuteno da ordem atravs de um governo centralizado, opondo-se s reformas sociais e econmicas, mas admitiam alteraes na Carta de 1824. ( ) Defendiam reformas mais profundas, tais como a extenso do direito de voto e a autonomia das provncias. ( ) Representavam parcelas da aristocracia agrria e tambm eram conhecidos como liberais moderados. Relacionando-se a coluna da esquerda com a coluna da direita, obtm-se de cima para baixo, os nmeros na seqncia: a) 2, 1, 3, 2 b) 3, 2, 1, 2 c) 3, 1, 2, 1 d) 1, 2, 3, 2 e) 3, 2, 1, 1 84. (Pucrs) Entre as prticas utilizadas pelo Estado Novo para assegurar o poder de Vargas, podemos destacar a) a utilizao de msicas populares, cartilhas e cartazes exaltando a figura do Presidente. b) o incentivo s diferenas regionais, com a criao de bandeiras e hinos para cada estado da federao. c) a censura imprensa, ao teatro e ao cinema, e a proibio de manifestaes cvicas. d) a proibio do jogo e o fechamento dos cassinos. e) a criao de programas polticos obrigatrios na televiso e no rdio, como o programa radiofnico "A Hora do Brasil". 85. (Ufal) Durante o Perodo Regencial, desenvolveram-se movimentos polticos que colocaram em risco a unidade nacional e ocorreu o primeiro ensaio de organizao partidria. A intensa agitao social que caracterizou alguns movimentos relacionou-se com a) o carter antidemocrtico das reformas pretendidas pelos jurujubas. b) a opresso e a misria das camadas populares marginalizadas social e politicamente. c) o pnico gerado pelos Caramurus, contrrios volta de D. Pedro I ao poder imperial. d) a efetiva integrao econmica das diversas provncias do imprio brasileiro. e) as aspiraes das camadas urbanas, favorveis ao centralismo poltico-administrativo.

86. (Pucrs) Dentre os fatores que levaram os gachos a proclamar a Repblica Rio-Grandense, durante a Revoluo Farroupilha, correto apontar a) a presso exercida pelas potncias estrangeiras, que se opunham ao regime monrquico brasileiro; os altos impostos cobrados pelo imprio; e a proibio do contrabando de gado, extremamente prejudicial aos gachos. b) os acordos alfandegrios feitos pelo governo imperial com potncias estrangeiras, prejudiciais economia nacional; os altos impostos cobrados pelo imprio; e a permissividade em relao ao contrabando, o que era prejudicial aos interesses rio-grandenses. c) a execuo de leis de carter liberal, contrrias aos interesses do povo; a falta de investimento pblico no setor industrial; e a proteo excessiva das riquezas naturais do solo, buscando preservar a vegetao do pampa, o que prejudicava a economia gacha. d) a presso exercida por potncias estrangeiras contra o excessivo livre-cambismo brasileiro; o incentivo terceirizao da manufatura do couro; e a proibio do contrabando, o que prejudicava os produtores gachos na concorrncia com os produtores platinos, devido ao aumento dos seus custos de produo. e) a execuo de leis de carter liberal, contrrias aos interesses do povo; os acordos favorveis ao trfico negreiro, celebrados entre o Brasil e potncias estrangeiras; e a necessidade de elevar os impostos para favorecer o desenvolvimento da pecuria, o que prejudicava o setor industrial gacho. 87. (Ufv) Das afirmativas abaixo, referentes ao Perodo Regencial no Brasil, assinale a CORRETA: a) Ocorreram vrios movimentos e revoltas que no se enquadravam em um nico propsito, pois cada um resultava de realidades regionais especficas e de grupos sociais distintos. b) A unidade poltica e territorial deste perodo visou superao da crise econmica que se arrastava desde o perodo colonial, tendo como conseqncia o abandono da vocao agrcola brasileira. c) O perodo regencial foi um dos mais agitados da histria poltica brasileira at ento, durante o qual surgiram vrios partidos polticos que representavam os setores sociais revoltosos. d) A ausncia de instabilidade poltica neste perodo, devia-se ao rigor das polticas regenciais diante do federalismo e da centralizao administrativa. e) O liberalismo, marca do perodo regencial, incentivou a participao popular e, ao mesmo tempo, fortaleceu o poder das oligarquias sulistas e nortistas. 88. (Ufc) Entre os eventos do perodo regencial (1831-1840), podemos citar: a) a criao da Guarda Nacional, que garantiu a unidade do territrio brasileiro. b) a extino do poder moderador, que garantiu a democratizao no cenrio poltico nacional. c) a Reforma Constitucional de 1834, que criou as Assemblias Provinciais com autonomia poltica. d) a ameaa centralizao do poder e unidade territorial do Brasil. e) a ecloso de movimentos sociais, como a Guerra dos Farrapos e a Sabinada, favorveis volta de D. Pedro I.

89. (Ufrs) Associe os acontecimentos e medidas polticas do Brasil Imprio listados na coluna 1 com as respectivas conjunturas polticas constantes na coluna 2. Coluna 1 1 - Avano Liberal 2 - Regresso Conservador Coluna 2 ( ) aprovao do Cdigo de Processo Criminal ( ) criao da Guarda Nacional ( ) definio dos partidos polticos imperiais ( ) aprovao do Ato Adicional ( ) Lei de Interpretao do Ato Adicional A seqncia numrica correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, a) 1 - 1 - 2 - 2 - 1. b) 1 - 2 - 1 - 2 - 1. c) 1 - 1 - 2 - 1 - 2. d) 2 - 1 - 2 - 1 - 2. e) 2 - 2 - 1 - 1 - 2. 90. (Fgv) A abdicao de D. Pedro I em 1831 deu incio ao chamado perodo regencial, sobre o qual se pode afirmar: I. As elites nacionais reformaram o aparato institucional de modo a estabelecer maior descentralizao poltica. II. Foi um perodo convulsionado por revoltas, entre elas, a Farroupilha e a Sabinada. III. D. Pedro II sucedeu ao pai e imps, logo ao assumir o trono, reformas no regime escravista. IV. O exerccio do Poder Moderador pelos regentes e pelo Exrcito conferia estabilidade ao regime. As afirmativas corretas so: a) l e ll b) I, lI e llI c) l e llI d) II, lll e lV e) II e lV 91. (Uerj) O Sete de Abril de 1831, mais do que o Sete de Setembro de 1822, representou a verdadeira independncia nacional, o incio do governo do pas por si mesmo, a Coroa agora representada apenas pela figura quase simblica de uma criana de cinco anos. O governo do pas por si mesmo, levado a efeito pelas regncias, revelou-se difcil e conturbado. Rebelies e revoltas pipocaram por todo o pas, algumas lideradas por grupos de elite, outras pela populao tanto urbana como rural, outras ainda por escravos. (...) A partir de 1837, no entanto, o regresso conservador ganhou fora, at que o golpe da Maioridade de 1840 colocou D. Pedro II no trono, inaugurando o Segundo Reinado. Estava estruturado o Imprio do Brasil com base na unidade nacional, na centralizao poltica e na preservao do trabalho escravo. (CARVALHO, J. Murilo et al. Documentao poltica, 1808-1840. In: "Brasiliana da Biblioteca Nacional". Rio de Janeiro: Fundao Biblioteca Nacional/Nova Fronteira, 2001.) Indique um exemplo de revolta popular, ocorrida no perodo regencial e

explique por que a antecipao da maioridade de D. Pedro II foi uma soluo para a crise. 92. (Ufla) Leia o texto abaixo, analise e faa o que se pede. "Por mais estranho que parea, a Agncia Nacional de Telecomunicaes (ANATEL) est impondo o Global Standart Mobile (GSM) como nica tecnologia de segunda gerao a ser adotada no Pas e bloqueando o uso do Code Division Multiplex Access (CDMA) em servios de terceira gerao (3G). Como conseqncia, a agncia cria a mais anacrnica reserva de mercado na rea de telecomunicaes." (Artigo "Anatel" recria a reserva de mercado, O Estado de So Paulo, 13 de Abril de 2003) O texto em questo, com base em uma situao especfica do mercado de telefonia celular do Pas, faz uma crtica aos procedimentos da ANATEL e, para tanto, traz de volta a chamada "Poltica de Reserva de Mercado" criada no incio da dcada de 70 (1974) com o intuito de proteger a indstria de informtica nacional. Tal poltica causou, naquele momento histrico, atritos com os EUA que em retaliao taxou produtos brasileiros naquele pas. Historicamente, prticas de "reserva de mercado" tm contribudo para a gestao de guerras. No caso especfico da nossa histria, qual das guerras abaixo teria sido causada por tentativas de "reserva de mercado"? a) A Guerras dos Mascates (1710 - 1712) em Pernambuco. b) A Guerra de Canudos (1893 -1897) na Bahia. c) Revolta da Vacina (1904) no Rio de Janeiro. d) Guerra no Contestado (1912 - 1916) em regio fronteiria do Paran e Santa Catarina. e) A Revoluo Farroupilha (1835 -1845) no sul do Pas. 93. (Fatec) O perodo da Histria do Brasil entre 1831 e 1840, conhecido como perodo regencial e cujas datas correspondem respectivamente abdicao e maioridade de D. Pedro II, tem como um de seus traos marcantes a) a constante luta das correntes liberais contra o sistema escravista e a monarquia. b) a perda da influncia da economia inglesa sobre o Brasil, devido crise da produo algodoeira no Egito e na ndia. c) o aumento do comrcio de produtos primrios de exportao, superando a crise do Primeiro Reinado. d) o rompimento definitivo dos laos com Portugal, em virtude da ascenso dos liberais ao poder. e) a instabilidade poltica e social, decorrente de numerosos movimentos revolucionrios.

94. (Mackenzie) Em 1838, o deputado Bernardo Pereira Vasconcelos escrevia: "Fui liberal, ento a liberdade era nova para o pas, estava nas aspiraes de todos, mas no nas leis, no nas idias prticas; o poder era tudo, fui liberal. Hoje, porm, diverso o aspecto da sociedade; os princpios democrticos tudo ganharam e muito comprometeram(...)" O texto se reporta: a) ao Ato Adicional, instabilidade poltica dele decorrente e as constantes ameaas de fragmentao do territrio. b) ao Golpe da Maioridade, estratgia usada pelos liberais, que favoreceu o grupo de polticos palacianos. c) ao declnio do imprio, abalado pelas crises militar e da abolio. d) crise sucessria portuguesa e conseqente abdicao de Pedro I. e) ao Ministrio da Conciliao, marcado pela estabilidade econmica e pela aliana entre liberais e conservadores. 95. (Pucmg) O perodo regencial no Brasil (1830-1840) foi um dos mais agitados da histria poltica do pas. Foram questes centrais do debate poltico que marcaram esse perodo, EXCETO: a) a questo do grau de autonomia das provncias. b) a preocupao com a unidade territorial brasileira. c) os temas da centralizao e descentralizao do poder. d) o acirramento das discusses sobre o processo abolicionista.

97. (Ufpr) Ao longo do perodo de formao do Estado e da nao no Brasil, a Revoluo Farroupilha foi, sem dvida, a mais duradoura das manifestaes contrrias ao governo imperial sediado no Rio de Janeiro. Ela durou 10 anos (1835-1845) e, durante esse tempo, revelou vrias particularidades da Provncia do Rio Grande do Sul - as quais explicam, em parte, a longa durao do conflito. Sobre a Revoluo Farroupilha e a sociedade e economia gachas, correto afirmar: (01) A Provncia do Rio Grande do Sul possua uma identidade forte, marcada pela situao de fronteira que a caracterizava. Situada no interregno entre a Amrica portuguesa e a Amrica espanhola, suas elites recebiam influncias culturais e educacionais de ambas as partes do mundo ibrico. (02) Ao longo da Revoluo Farroupilha, o Rio Grande do Sul tornou-se uma economia diversificada, que inclua a produo do acar e do caf. (04) O movimento farroupilha no teve, em seu incio, carter separatista ou republicano. Tratava-se, antes, de uma tentativa de estabelecer relaes com o governo do Rio de Janeiro em termos federativos. medida que este se recusou a aceitar tais termos, radicalizou-se o movimento gacho em direo ao separatismo e formao de uma repblica independente. (08) O "Direito das Gentes", conjunto de idias referentes autodeterminao dos povos, foi um dos pilares intelectuais da Revoluo Farroupilha. Esse conjunto de idias foi disseminado sobretudo a partir das ligaes das elites estancieiras com os meios intelectuais platinos. (16) Coube ao ento Baro de Caxias a chefia das foras de represso ao movimento gacho, no incio da dcada de 1840. Soma ( )

96. (Ufsm) O Perodo Regencial no Imprio brasileiro (1831-1840) caracterizou-se pelo governo exercido por representantes do Poder Legislativo que promoveram a) uma estabilidade poltica fundamentada no centralismo e na ampliao das atribuies do poder Moderador. b) a criao da Guarda Nacional em 1831, composta por tropas de confiana e controlada, principalmente, pelos grandes fazendeiros, que receberam o posto de comando e o ttulo de coronis. c) a mudana da Constituio de 1824 atravs do Ato Adicional de 1834, no qual a Regncia Una passaria a ser Trina e o poder municipal se restringiria ao Executivo. d) a criao das faculdades de Direito de So Paulo, de Olinda/ Recife e de Porto Alegre, com o fim de formar uma classe poltica nacional diferenciada das influncias recebidas nas universidades portuguesas. e) o surgimento de movimentos armados, que contestavam a legalidade do governo regencial, como a Revoluo Pernambucana, a Cabanagem e a Revoluo Farroupilha.

98. (Pucmg) Observe com ateno os mapas a seguir. Eles mostram um momento de conflito que envolve os brasileiros no sculo XIX, ou seja:

a) as regies dos conflitos entre espanhis e sulistas pelo monoplio do charque. b) os confrontos armados entre os Sete Povos das Misses e colonos. c) o terreno das disputas entre as tropas farroupilhas e as tropas do exrcito. d) as reas de combate na Guerra do Paraguai e locais das batalhas decisivas.

99. (Pucpr) O perodo Regencial da Histria do Brasil durou de 1831 a 1840. Sobre o mesmo, pode-se afirmar corretamente que: a) O Governo Regencial no estava previsto no texto da constituio e foi uma improvisao poltica, necessria devido renncia de D. Pedro I. b) Das guerras civis que eclodiram no perodo, a Cabanagem foi a que mais teve a participao das elites regionais. c) Apresentou grande instabilidade poltica, nele ocorrendo o perigo de fragmentao territorial, decorrente das vrias guerras civis. d) Durante o perodo foi alterada a constituio, o que permitiu a substituio da forma unitria do Estado pela forma denominada federao. e) A criao da Guarda Nacional para a manuteno da ordem pblica foi obra do Regente Uno Pedro de Arajo Lima. 100. (Puc-rio) Ao estabelecer critrios para o exerccio da cidadania, a Constituio brasileira de 1824 criou limites participao de diversos grupos sociais na organizao poltica do Estado. Assinale a opo que identifica corretamente revoltas e conflitos, ocorridos no Brasil, envolvendo demandas desses grupos excludos do exerccio da cidadania. a) Revoltas Liberais de 1842 e a Revolta de Manuel Congo. b) Sabinada e a Confederao do Equador. c) Balaiada e a Guerra dos Farrapos. d) Revolta dos Mals e a Cabanagem. e) Revolta dos Praieiros e a Revolta do Quebra Quilos. 101. (Uerj) A centralizao (...) a unidade da Nao e a unidade do poder. ela que leva s extremidades do corpo social aquela ao que, partindo do seu corao e voltando a ele, d vida ao mesmo corpo. Visconde do Uruguai. Ensaio sobre o Direito Administrativo, 1862. (CARVALHO, Jos Murilo de (org.). Visconde do Uruguai. So Paulo: Editora 34, 2002.) O texto acima demonstra um dos fundamentos da estrutura poltica do Imprio do Brasil, que se pautava na associao entre poder forte e manuteno da unidade territorial. Esse projeto poltico foi primeiramente formulado e defendido, sobretudo, pelos: a) Luzias b) Saquaremas c) Republicanos d) Liberais Radicais

102. (Uff) O Perodo Regencial, compreendido entre 1831 e 1840, foi marcado por grande instabilidade, causada pela disputa entre os grupos polticos para o controle do Imprio e tambm por inmeras revoltas, que assumiram caractersticas bem distintas entre si. Em 1838, eclodiu, no Maranho, a Balaiada, somente derrotada trs anos depois. Pode-se dizer que esse movimento: a) contou com a participao de segmentos sertanejos - vaqueiros, pequenos proprietrios e artesos - opondo-se aos bem-te-vis, em luta com os negros escravos rebelados, que buscavam nos cabanos apoio aos seus anseios de liberdade; b) foi de revolta das classes populares contra os proprietrios. Ops os balaios (sertanejos) aos grandes senhores de terras em aliana com escravos e negociantes; c) foi, inicialmente, o resultado das lutas internas da Provncia, opondo cabanos (conservadores) a bem-te-vis (liberais), aprofundadas pela luta dos segmentos sertanejos liderados por Manuel Francisco dos Anjos, e pela insurreio de escravos, sob a liderana do Negro Cosme, dando caractersticas populares ao movimento; d) lutou pela extino da escravido no Maranho, pela instituio da Repblica e pelo controle dos sertanejos sobre o comrcio da carne verde e da farinha - ento monoplio dos bem-te-vis -, sendo o seu carter multiclassista a razo fundamental de sua fragilidade; e) sofreu a represso empreendida pelo futuro Duque de Caxias, que no distinguiu os diversos segmentos envolvidos na Balaiada, ampliando a anistia decretada pelo governo imperial, em 1840, aos balaios e aos negros de Cosme, demonstrando a vontade do Imprio de reintegrar, na vida da provncia, todos os que haviam participado do movimento. 103. (Ufrrj) A proclamao que se segue ocorria durante a chamada Revolta dos Farrapos, no sul do Brasil, surgida no perodo de crise poltico-institucional ocorrida a partir do afastamento do poder de D. Pedro I, em 1831. Camaradas! Ns, que compomos a 1 Brigada do exrcito liberal, devemos ser os primeiros a proclamar (...) a independncia desta Provncia, a qual fica desligada das demais do Imprio e forma um Estado livre e independente, com o ttulo de Repblica Riograndense (...) Proclamao do Cel. Antnio de Sousa Neto s suas tropas em 11/09/1836. Apud: FLORES, M. "Revoluo dos Farrapos". So Paulo: tica, 1995. p. 20. a) Aponte um dos fatores centrais responsveis pela ecloso da revolta. b) Compare a Farroupilha com as demais revoltas do perodo quanto ao aspecto da participao popular.

104. (Ufsm) "Bravo!", jan. 2003. p. 88.

106. (Puc-rio) "Rebeldes verdadeiros ou supostos, eram procurados por toda parte e perseguidos como animais ferozes! Metidos em troncos e amarrados, sofriam suplcios brbaros que muitas vezes lhes ocasionavam a morte. Houve at quem considerasse como padro de glria trazer rosrios de orelhas secas de cabanos". (Relato de Domingos Raiol acerca da represso Cabanagem) "Reverendo! Precedeu a este triunfo derramamento de sangue brasileiro. No conto como trofu desgraas de concidados meus, guerreiros dissidentes, mas sinto as suas desditas e choro pelas vtimas como um pai pelos seus filhos. V Reverendo, v! Em lugar de Te Deum, celebre uma missa de defuntos, que eu, com meu Estado Maior e a tropa que na sua Igreja couber, irei amanh ouvi-la, por alma dos nossos irmos iludidos que pereceram no combate". (Pronunciamento do Baro de Caxias acerca da comemorao da vitria sobre os farroupilhas) Os textos apresentam testemunhos sobre a represso empreendida pelos dirigentes do governo a duas revoltas ocorridas no Imprio do Brasil: a Cabanagem (Gro-Par , 1835-1840) e a Farroupilha (Rio Grande do Sul, 1835-1845). A partir da anlise desses testemunhos: a) IDENTIFIQUE os segmentos sociais predominantes na Cabanagem e na Farroupilha. b) EXPLIQUE por que os dirigentes do Estado Imperial trataram de forma diferenciada os rebeldes envolvidos na Cabanagem e na Farroupilha. 107. (Pucpr) A unidade territorial brasileira foi posta prova no Perodo Regencial com revoltas armadas, tais como: a) Balaiada, Revoluo Praieira, Revolta da Cisplatina. b) Guerra dos Farrapos, Balaiada, Sabinada. c) Revoluo Praieira, Confederao do Equador, Sabinada. d) Noite das Garrafadas, Balaiada, Revolta da Armada. e) Guerra dos Emboabas, Revoluo Praieira, Balaiada. 108. (Ufrrj) O texto a seguir refere-se ao perodo da poltica regencial no Brasil . A Cmara que se reunia em 1834 trazia poderes constituintes para realizar a reforma constitucional prevista na lei de 12 de outubro de 1832. De seu trabalho resultou o Ato Adicional publicado a 12 de agosto de 1834 (...) O programa de reformas j fora estabelecido na lei de 12 de outubro, o Senado j manifestara sua concordncia em relao ao mesmo e s havia em aberto, questes de pormenor. No decorrer das discusses poder-se-ia fixar o grau maior ou menor das autonomias provinciais, mas j havia ficado decidido que no se adotaria a monarquia federativa, o que marcava como que um teto ousadia dos constituintes. CASTRO, P. P. de. A experincia republicana, 1831-1840. In: HOLANDA, S. B. de. "Histria Geral da Civilizao Brasileira." v. 4. So Paulo: Difel, 1985, p. 37. a) Cite duas reformas institudas pelo Ato Adicional de 12 de agosto de 1834. b) Aponte a razo pela qual se costuma dizer que a Regncia correspondeu a uma "experincia republicana".

Ambientado no perodo da Revoluo Farroupilha, o seriado "A casa das sete mulheres" evidenciava o espao social feminino da poca. A respeito desse espao, possvel afirmar: a) Devido ao carter matriarcal da sociedade gacha, a ao feminina era preponderante na rea pblica. b) Por causa da represso s mulheres, no havia espao social onde elas pudessem exercer posio de mando. c) Submetidas ordem patriarcal, as mulheres podiam imperar no espao domstico desde que respeitassem o poder masculino. d) Como a ideologia liberal do sculo XIX estabelecia igualdade entre os sexos, as mulheres destacavam-se na poltica. e) Devido ao padro patriarcal, as mulheres detinham prerrogativas especiais na conduo da vida econmica. 105. (Fgv) A revolta dos mals: a) Foi comandada por escravos e libertos muulmanos que controlaram Salvador por alguns dias. b) Foi iniciada por setores da elite maranhense contra as medidas centralizadoras adotadas pelo governo sediado no Rio de Janeiro. c) Foi liderada por comerciantes paulistas contrrios presena dos portugueses na regio das minas. d) Foi articulada pelo setor aucareiro da elite baiana descontente com a falta de investimentos do governo imperial. e) Estabeleceu uma ampla rede de quilombos em Pernambuco, desafiando a dominao holandesa.

109. (Faap) objeto de disputas com os franceses e, depois, os holandeses, que ocupam a regio at 1645. Durante o sculo XVII, vilas e engenhos so atacados pelos negros fugitivos reunidos no Quilombo de Palmares (20 mil habitantes em aldeias confederadas; destrudo em 1694, aps quase cem anos de existncia). No Imprio, atingida por movimentos polticos como a Confederao do Equador e a Cabanagem. O Estado da Federao de que fala o texto : a) Amap b) Acre c) Bahia d) Alagoas e) Amazonas
GABARITO
1. [C] 2. 04 + 16 = 20 3. 01 + 02 + 08 + 16 + 32 = 59 4. [A] 5. 01 + 08 + 16 + 32 = 57 6. V V V F F 7. [A] 8. [E] 9. V F V F 10. [C] 11. [B] 12. [E] 13. a) Perodo Regencial. b) Monarquia e Repblica. c) O carter federativo, fragmentaria o pas e poderia criar pequenos estados governados por ditadores, como os pases da Amrica espanhola. 14. [E] 15. Perodo Regencial. Centralizao do poder na aristocracia rural ao lado do Estado, alm da pobreza e a misria vivida pela populao. 16. [C] 17. [D] 18. [C] 19. [E] 20. [B] 21. [A] 22. [E] 23. So as Rebelies Regenciais (Cabanagem, Sabinada, Farroupilha e Balaiada). Movimentos de carter separatista ou populares contra a aristocracia, politicamente

dominante do pas. 24. Revolues Farroupilha (1835 a 1845) e Praieira, ambas reprimidas. 25. [C] 26. [D] 27. [C] 28. Represso a qualquer movimento e garantia dos direitos aristocrticos. 29. Proposto por liberais e apoiado por conservadores, pretendia dar estabilidade poltica ao pas. 30. a) As rebelies regenciais. b) A aristocracia rural reprimiu a esses movimentos com a guerra nacional. 31. [B] 32. [B] 33. Para conter o avano dos exaltados e para contar com uma base militar que desse sustentao poltica permanncia das tradicionais oligarquias agrrias no poder. 34. Gro-Par Cabanagem Maranho Balaiada Bahia Sabinada Rio Grande do Sul Farroupilha 35. Inicialmente estimuladas pelos liberais, rapidamente se converteram em revoltas populares graas grande misria reinante, falta de terras, busca de liberdade para os escravos, no assistncia aos desamparados pelas secas. 36. A predominncia dos conservadores no poder e a instabilidade poltica reinante, levaram os liberais a organizar o golpe da maioridade para desta forma retornarem ao controle do governo. 37. Que s no perodo regencial as elites agrrias brasileiras assumiram de fato o controle do pas que at ento fora controlado por Portugal e pelo imperador D. Pedro I. 38. A Balaiada eclodiu no Maranho em dezembro de 1838. O incio se d pela revolta dos bem-te-vis (liberais) contra os desmandos da oligarquia local. 39. Ocorreu no Par de 1835 a 1840. Iniciou-se pela insatisfao dos lderes polticos do Par contra o presidente nomeado pela Regncia Trina Permanente, mas logo se transformou num levante popular contra a misria. 40. Situao precria da economia gacha, os excessivos impostos cobrados pelo governo regencial, desejo de maior autonomia local e a falta de habilidade dos presidentes de provncia estabelecidos pela Regncia. 41. Golpe idealizado e executado pelos liberais que, atravs da coroao de D. Pedro II, procuravam retornar ao poder. 42. Pouco mudou, pois prevaleceu a tese dos moderados de no realizar modificaes scio-econmicas, o que explica a grande participao popular em vrias das revoltas da poca. 43. Inicia com a abdicao de D. Pedro I, em 1831. Regncia Trina Provisria: Nicolau de Campos Vergueiro, Carneiro de Campos e o Brigadeiro Lima e Silva 44. A Guarda Nacional era formada pelos grandes proprietrios de terras e seus seguidores, criada para sufocar as revoltas nas provncias e garantir, assim, a manuteno do poder poltico entre as grandes oligarquias agrrias. 45. [D]

46. [C] 47. [A] 48. [B] 49. [C] 50. [E] 51. [D] 52. [D] 53. [D] 54. [B] 55. [E] 56. [B] 57. [C] 58. [E] 59. [D] 60. a) Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul; Cabanagem no Par e Balaiada no Maranho. b) Por defenderem a autonomia das provncias ou por assumirem um carter popular, contrrio aos desmandos da aristocracia rural e do poder central. 61. [C]

b) - a oposio poltica centralizadora do governo regencial; - as lutas entre faces polticas e/ou entre setores das elites locais em busca da manuteno e/ou ampliao de seus poderes polticos, - participao popular nas revoltas, favorecida pelo espao poltico aberto pelos conflitos no interior dos grupos dominantes a nvel local ou entre estes e o poder central; 74. [E] 75. [E] 76. [E] 77. [B] 78. [E] 79. [B] 80. [A] 81. [D] 82. [E] 83. [B] 84. [A] 85. [B] 86. [B] 87. [A] 88. [D]

62. 01 + 04 + 08 + 16 = 29 89. [C] 63. [A] 90. [A] 64. O perodo regencial foi conturbado por rebelies de carter separatistas como a Guerra dos Farrapos (RS) e Sabinada (Bahia), e rebelies contrrias marginalizao social como a Cabanagem (Par) e Balaiada (Maranho). As causas e a represso a estas rebelies, associadas s divergncias de grupos polticos, revelam a crise econmica, poltica e social que marcaram o perodo. 65. [C] 66. [C] 67. [A] 92. [E] 68. [A] 93. [E] 69. [B] 94. [A] 70. [D] 95. [D] 71. [B] 96. [B] 72. A Criao das Assemblias Legislativas nas provncias e a criao da Regncia Una com eleio pelo voto censitrio com mandato de 4 anos, assemelham-se ao federalismo e presidencialismo que constituam a organizao poltica dos Estados Unidos. Da, se falar em experincia republicana no Brasil, durante o Perodo Regencial. 73. a) A Cabanagem (Gro-Par), Balaiada (Maranho e Piau); Sabinada (Bahia), Farroupilha (Rio Grande), Revolta dos Mals (Bahia). 97. 01 + 04 + 08 + 16 = 29 98. [D] 99. [C] 100. [D] 91. Uma dentre as revoltas populares: - Sabinada (Bahia) - Balaiada (Maranho) - Cabanagem (Gro-Par) A maioridade de D. Pedro II foi a soluo para a crise, pois teve como conseqncia a restaurao do Poder Moderador, alm de ser o mecanismo encontrado pelas elites imperiais de retorno ordem com o fim das revoltas descentralizadoras que ameaavam a unidade do Imprio e dos confrontos gerados pelas regncias.

101. [B] 102. [C] 103. a) A causa fundamental da Revoluo Farropilha, foi a poltica do governo central em relao a tributao do charque, dificultando a concorrncia no mercado internacional com o charque platino. b) Apesar da expressiva participao popular, a Revoluo Farropilha foi um movimento de conotao elitista se comparado Cabanagem e Balaiada, na medida em que foi conduzida pelos estancieiros gachos centrados apenas na resoluo de nos seus interesses. 104. [C] 105. [A] 106. a) - na Cabanagem, a populao pobre, composta majoritariamente por mestios de ndios, que vivia em cabanas s margem dos rios da regio; - na Farroupilha, a elite proprietria, formada por estancieiros e charqueadores, e os segmentos dela dependentes. b) Para os governantes imperiais, a revolta dos cabanos - vistos como brbaros que impediam a propagao da ordem e da civilizao - ameaava a integridade territorial do Imprio. Os farroupilhas protagonizaram a mais longa revolta do Imprio. O governo imperial temia uma possvel aliana entre a regio do Prata e os estancieiros e charqueadores proprietrios de escravos e de terras da regio meridional do Imprio, j que estes mantinham com aqueles intensas relaes. Assim sendo, a forma pela qual se procedeu pacificao do Rio Grande do Sul visava cooptao da elite

You might also like