You are on page 1of 65

Como Um Projeto Se Torna Lei

3a edio, revista, atualizada e ampliada

Braslia, 2004

Confederao Nacional do Comrcio Braslia SBN Quadra 1 Bloco B - no 14, 15o ao 18o andar Edifcio Confederao Nacional do Comrcio CEP 70041-902 - Braslia PABX (61) 329-9500 | 329-9501 E-mail: cncdf@cnc.com.br Rio de Janeiro Avenida General Justo, 307 CEP 20021-130 - Rio de Janeiro PABX (21) 3804-9200 E-mail: cncrj@cnc.com.br

Produo Gabinete da Presidncia Assessoria Junto ao Poder Legislativo Projeto Grfico Servio de Documentao e Informao Unidade de Programao Visual

Web site: www.cnc.com.br

Confederao Nacional do Comrcio Como um projeto se torna lei/Confederao Nacional do Comrcio. 3. ed. Braslia : CNC, 2004. 64 p. 1. Projeto de lei. 2. Legislao. I. Ttulo.

Sumrio
Apresentao 5 7 9

Prefcio Terceira Edio

Sntese do Processo Legislativo Comisses do Senado Federal 19

Comisses da Cmara dos Deputados 27 Fluxograma de Tramitao 37 Medida Provisria - MP: Congresso Nacional 38 Proposta de Emenda Constituio (PEC): Senado Federal 45 Proposta de Emenda Constituio (PEC): Cmara dos Deputados 48 Projeto de Lei do Senado Federal (PLS) 52 Projeto de Lei da Cmara dos Deputados (PL) 58 Bibliografia 64

Apresentao
A Assessoria Legislativa da CNC, no desenvolvimento de suas atividades, acompanha no Congresso Nacional a tramitao das proposies que interessam ao Comrcio, Organizao Sindical, Sesc/Senac etc. Mantm o Sistema CNC informado, orientando-o quanto melhor forma de empreender a ao parlamentar, com vista a adequar a lei realidade do Pas. Em suporte a essas atividades, elaboramos o presente trabalho, contendo a sntese do processo legislativo, ilustrado com fluxogramas da tramitao das proposies mais significativas, tendo como objetivo facilitar o entendimento do usurio que no est familiarizado com os termos usados e o trmite das proposies no Poder Legislativo.

Prefcio Terceira Edio


Esta edio foi revista, ampliada e atualizada, levando-se em considerao as mudanas ocorridas na Constituio Federal, nos Regimentos Internos da Cmara dos Deputados, Senado Federal e Congresso Nacional no perodo de janeiro 2001 a julho de 2003. Sobre as alteraes ocorridas, as mais significativas consistem:
!

misso de Turismo e Desporto, criada em 08 de julho de 2003.


!

Outra mudana que vale ressaltar a nova interpretao que a Cmara deu ao Regimento Interno, quanto ao incio do prazo para apresentao de Emendas: antigamente o prazo se iniciava quando era designado o relator. Atualmente, inicia-se quando o projeto recebido na Comisso. No Senado Federal, a mudana mais significativa consiste na alterao do artigo 332, com a revogao do artigo 333 do Regimento Interno do Senado Federal, ampliando as situaes em que as proposies no so arquivadas no final da legislatura. O Senado tambm criou, em 2002, a Comisso de Legislao Participativa (CLP) com as mesmas competncias da CLP da Cmara.

Alterao do artigo 62 da Constituio Federal, mediante a Emenda Constitucional (EC) 32/2001, que alterou e restringiu o poder de adoo de Medidas Provisrias (MP) pelo Presidente da Repblica, extinguiu o processo de reedies ilimitadas e, conseqentemente, delimitou o prazo para o Congresso Nacional apreci-las. Por conseguinte, o Regimento Comum (Congresso Nacional) foi alterado pela Resoluo 1/2002-CN. Na Cmara dos Deputados, foram criadas mais trs comisses: a Comisso de Segurana Pblica e Combate ao Crime Organizado, Violncia e Narcotrfico (CSPCCVN); a Comisso de Legislao Participativa (CLP) criada por iniciativa do Presidente da Cmara, Deputado Acio Neves, em 2001. A CLP constitui uma inovao no Poder Legislativo brasileiro, pois permite s associaes e rgos de classe apresentarem sugestes de iniciativa legislativa, as quais, quando aprovadas, so transformadas em proposies de autoria da CLP; e a Co-

Quanto ampliao, foram includos novos dados referentes s comisses e ao processo legislativo, com vista ao melhor entendimento da tramitao das proposies mais significativas para o Sistema CNC.

Assessoria Junto ao Poder Legislativo Braslia, janeiro de 2004

sntese do processo legislativo

Sntese do Processo Legislativo


Proposio
toda matria sujeita deliberao da Cmara dos Deputados, Senado Federal e Congresso Nacional. Consistem as Proposies em: proposta de emenda Constituio; projetos; requerimentos; indicaes; pareceres, emendas-recursos e propostas de fiscalizao e controle (RI-CD, art. 100; RISF, art. 211). c) iniciativa de mais da metade das Assemblias Legislativas, das unidades da Federao (maioria relativa de seus membros) (CF, art. 60, III, RI-CD, art. 201, I). 1.2) Senado Federal: Apresentada por iniciativa de: a) um tero, no mnimo, dos Senadores (27 Senadores) (CF, art. 60, I; RI-SF, art. 212, I); b) mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao (maioria relativa de seus membros - CF, art. 60, III; RI-SF, art. 212, II).

1. Proposta de Emenda Constituio (PEC)


Prope mudanas na Constituio Federal. Poder ter sua tramitao iniciada na Cmara dos Deputados ou no Senado Federal, exceto s clusulas ptreas que se referem forma federativa de Estado, ao voto direto, secreto, universal e peridico, separao dos Poderes, e aos direitos e garantias individuais (CF, art. 60, I e 4; RI-SF, art. 354, 1 e RI-CD, art. 201, I e II). A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, do estado de defesa ou de estado de stio (CF, art. 60, 1o; RI-SF, art. 354, 2; RI-CD, art. 201, II). 1.1) Cmara dos Deputados: a) apresentada pela tera parte, no mnimo, dos deputados (171 deputados), pelo Senado Federal (CF, art. 60, I; RICD, art. 201, I); b) de iniciativa do Presidente da Repblica, comear sua tramitao, sempre, pela Cmara dos Deputados e, aps aprovada, ser encaminhada ao Senado Federal (CF, art. 64; RI-CD, art. 201, I);

2. Projeto de Lei Ordinria (PL e PLS)


Regula as matrias de competncia do Poder Legislativo com a sano do Presidente da Repblica (CF, art. 48; RI-CD, arts. 109, 138; RI-SF, art. 213, I). 2.1) Cmara dos Deputados: Projeto de Lei (PL) poder ter iniciativa: de um Deputado; de mais de um Deputado (coletivo); de Comisso ou da Mesa; do Senado Federal da Presidncia da Repblica (anteprojetos de lei de autoria dos ministrios, que so enviados pelo Presidente da Repblica); dos Tribunais Superiores; do Supremo Tribunal Federal, estes iniciam a tramitao na Cmara dos Deputados; do Procurador-Geral da Repblica e iniciativa popular subscrita por, no mnimo, um centsimo do eleitorado nacional (CF, arts. 61, 64; RI-CD, arts. 109, 1o e 138, 1o). 2.2) Senado Federal: 11

Sntese do Processo Legislativo


Projeto de Lei (PLS) poder ter iniciativa de um Senador, de mais de um Senador (coletivo) e de Comisso (RI-SF, arts. 243 ao 245). 2.3) Projeto de Lei da Cmara dos Deputados (PLC) o projeto de origem da Cmara dos Deputados aprovado, que encontra-se tramitando no Senado Federal. RI-CD, art. 109, II).

6. Projeto de Resoluo (PRC, PRS, PRD)


Matria da competncia privativa da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, de carter poltico, processual, legislativo ou administrativo etc. (CF, arts. 51 e 52; RC-CN, art. 128; RI-SF, art. 213, III; RI-CD, 109, III).

3. Projeto de Lei Complementar (PLP) e PLS-Complementar


Regulamenta dispositivos da Constituio Federal que exigem lei complementar. Ser apreciado na Cmara dos Deputados em dois turnos (RI-CD, art. 148) e tramita com prioridade (RI-CD, art. 151, II, b ). No Senado, o Projeto de Lei Complementar tem a mesma sigla do PLS seguindo entre parntese o termo complementar, aps aprovado na(s) comisso(es) ser discutido e votado pelo Plenrio, em turno nico, sendo aprovado pela maioria absoluta. Porm, no Senado, se houver substitutivo integral o projeto ser submetido a turno suplementar (CF, art. 69; RI-CD, art. 183, 1o; RI-SF, arts. 270, 288, III, a).

7. Requerimento (REQ)
As solicitaes dos parlamentares so feitas por meio de requerimento. Podero ser por escrito ou oral, dependendo da complexidade do assunto. Dentre os diversos tipos destacamos: de retificao da ata; de incluso na ordem do dia da matria em condies de nela figurar; de comparecimento de Ministro de Estado; de esclarecimento de ato da administrao; de reconstituio de proposio; de licena para tratamento de sade; de homenagem, de pesar, de levantamento de sesso etc. (RI-CD, arts. 114 ao 117; RI-SF, arts. 214 ao 223).

8. Indicao
a proposio por meio da qual o parlamentar sugere: 1) a outro poder a adoo de providncias, a realizao de ato administrativo ou de gesto, o envio de projeto sobre a matria de sua iniciativa exclusiva etc.; 2) sugere a manifestao de uma ou mais Comisso acerca de determinado assunto visando a elaborao de projeto de iniciativa da Cmara; 3) no Senado, a indicao corresponde sugesto do Senador ou Comisso para que o assunto, nele focalizado, seja objeto de providncias ou estudo pelo rgo competente da Casa (RI-CD, art.

4. Projeto de Lei de Converso (PLV)


a Medida Provisria alterada por emenda, ou substitutivo do Relator ao seu texto original (CF, art. 62, 12; CR-CN, Res. 1, de 2002-CN, art. 5o, 4o, I).

5. Projeto de Decreto Legislativo (PDL e PDS)


Matria da competncia exclusiva do Congresso Nacional, sem a sano do Presidente da Repblica (CF, art. 49; RI-SF, art. 213, II; 12

Sntese do Processo Legislativo


113; RI-SF, arts. 224 ao 227).

9. Parecer
a proposio com que uma Comisso se pronuncia sobre qualquer matria. apresentado por relatores s matrias em tramitao no Legislativo, e aps aprovado, constitui parecer da Comisso (RI-CD, arts. 126 ao 130; RI-SF, arts. 228 e 229).

No podem ser apresentadas sugestes de Propostas de Emendas Constituio (PEC), nem Requerimento de Criao de Comisses Parlamentares de Inqurito (RCPI), nem de Proposta de Fiscalizao e Controle (PFC). Tipos de sugestes: Sugesto de Projeto de Lei Complementar: sugere alterao em leis complementares ou disciplina complementarmente dispositivos da Constituio Federal que requerem leis complementares para sua regulamentao; Sugesto de Projeto de Lei: sugere disciplinar assuntos prprios legislao ordinria (comum); Sugesto de Projeto de Resoluo: prope alterar o Regimento Interno da prpria Cmara dos Deputados; Sugesto de Requerimento solicitando Audincia Pblica: requer a audincia pblica com entidades da sociedade civil que contribuam para o debate de matrias na Comisso; Sugesto de Requerimento de Convocao de Ministro de Estado: essa sugesto permite convocar Ministro de Estado para prestar pessoalmente Comisso informao sobre assunto previamente determinado. Ainda existem sugestes de Requerimento que solicitam depoimentos de cidados ou autoridades para debater matrias na Comisso e Requerimento de Informao a Ministros. Sugesto de Projeto de Decreto Legislativo: utilizado como uma espcie de veto legislativo, suspende a aplicao de regula13

10. Emenda
Proposio apresentada como acessrio a outra (exemplo: emendas mudando o teor de um projeto de lei). Poder ser supressiva, aglutinativa, substitutiva, modificativa ou aditiva e de redao (RICD, arts. 118 ao 125 e 138, II, III e IV). S ser aceita se versar sobre a matria que se pretende modificar e de acordo com as normas regimentais (RI-CD, arts. 124 e 125; RI-SF, art. 230). No Regimento Interno do Senado Federal, no especifica os tipos de emendas (RI-SF, arts. 230 ao 234), mas ressalta a emenda de redao (RI-SF, art. 234).

11. Sugesto (SUG)


Sugesto de Iniciativa Legislativa (SUG) a proposta apresentada por associaes, sindicatos e rgos de classe e civis Comisso de Legislao Participativa (CLP) da Cmara dos Deputados. As sugestes aprovadas sero encaminhadas Mesa Diretora e tramitaro como proposio de autoria da CLP, conforme o rito pertinente proposio e ter prioridade na tramitao por ser de autoria de Comisso (Res. CD no 21, de 2001, RI-CD, art. 32, XVII).

Sntese do Processo Legislativo


mentos originrios do Executivo, nos quais tenham havido excessos no uso do poder de regulamentar e, ainda, a aplicao de leis cuja elaborao foi delegada pelo Congresso Nacional ao Poder Executivo e nas quais este Poder excedeu os limites da delegao; Sugesto de Projeto de Cdigo ou de Consolidao: sugere sistematizar, reunir, corrigir, suprimir e aditar textos legais relativos a um mesmo assunto; Sugesto de Proposta de Emenda Lei Oramentria e a seu Parecer Preliminar: esses instrumentos, que so apreciados separadamente, permitem sugerir despesas e investimentos da Unio; Sugesto de Proposta de Emenda ao Plano Plurianual: sugere, retira, emendas ao Plano Plurianual que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas de despesa e investimento da administrao pblica federal a cada quatro anos. O Senado Federal tambm tem a Comisso de Legislao Participativa (RI-SF, art. 102-E). perde o poder conclusivo (RI-CD, art. 24, II, h ). Ver Proposio que no tem poder conclusivo nas Comisses. J o termo poder terminativo, no Regimento Interno da Cmara dos Deputados, usado para os pareceres de competncia exclusiva: da Comisso de Constituio e Justia e de Redao (CCJR), quanto constitucionalidade ou juridicidade da matria (RI-CD, art. 54, I); da Comisso de Finanas e Tributao (CFT), quanto aos aspectos de adequao financeira ou oramentria (RI-CD, art. 54, II) e da Comisso Especial criada para analisar matrias de competncia de mais de trs comisses que devam pronunciar quanto ao mrito cujas competncias abranjam os dois aspectos acima mencionados (RI-CD, arts. 34, II e 54, III). O parecer terminativo, porque, uma vez aprovado na Comisso, e se no for interposto recurso, no poder ser contestado, no se submetendo apreciao do Plenrio. No Regimento Interno do Senado Federal, o termo terminativo usado para apreciao de proposies que dispensam a competncia do Plenrio (RI-SF, art. 91, 1 e 2 e art. 92).

12. Poder Conclusivo versus Poder Terminativo


O termo poder conclusivo usado no Regimento Interno da Cmara dos Deputados (RI-CD, art. 24, II) para designar as matrias que esto sujeitas apreciao conclusiva das comisses, dispensando a deliberao final do Plenrio exceto os Projetos de Lei Complementar, de cdigo, de iniciativa popular e os de autoria de Comisso. Salvo se houver interposio de recurso. Porm, se a proposio receber pareceres divergentes (Ato do Presidente da Cmara de 30/05/1990) das comisses de mrito (RI-CD, art. 24, II, g ) ou se for aprovado regime de urgncia para sua tramitao, 14

13. Projetos de Lei que no tm Poder Conclusivo


Projetos de Lei Complementar (PLP) na Cmara dos Deputados, aps apreciados nas Comisses, tm a discusso e votao em Plenrio em dois turnos. As emendas podero ser apresentadas durante a discusso nos dois turnos. Ser aprovado por maioria absoluta (CF, art. 69; RI-CD, arts. 148, 149, 150, 151, II, I, 183, 1; RI-SF, art. 288, III, a ). Ver tambm item 3, fl. 12. Projetos de Cdigo (RI-CD, arts. 205 ao 221; art. 91, I, RI-SF; arts.

Sntese do Processo Legislativo


122, 374): a Cmara dos Deputados constitui Comisso Especial e o Senado, temporria para anlise dos projetos de cdigo; Projeto de iniciativa popular (CF, art. 61, 2o; RI-CD, art. 252); Projetos constantes do 1, do art. 68, da Constituio Federal: organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia dos seus membros; criao e extino de Ministrios, regime jurdico dos militares das Foras Armadas etc. (RI-CD, art. 24, II, e ); Projeto de autoria de Comisso (RI-CD, arts. 22, d e 24, II, d ); Projeto oriundo do Senado Federal, ou por ele emendado que tenha sido aprovado pelo Plenrio de quaisquer das Casas (RI-CD, art. 24, II, f ); Projetos que tenham recebido pareceres divergentes (RI-CD, art. 24, II, g); Projetos em regime de urgncia (RI-CD, art. 24, II, h, art. 153) e, ainda, os projetos apreciados conclusivamente pelas comisses, quando houver recurso de um dcimo dos membros da Casa (51 deputados), apresentado em sesso e provido por deciso Plenria da Cmara dos Deputados (RI-CD, art. 132, 2o). b) tramitao, que, aps apreciado nas comisses, ser concluda pelo Plenrio, com discusso e votao em turno nico (RI-CD, art.148), excetuadas as Propostas de Emendas Constiuio e os Projetos de Lei Complementar.

15. Matrias sujeitas a disposies especiais


Proposta de Emenda Constituio (PEC), projetos de iniciativa do Presidente da Repblica com solicitao de urgncia (CF, art. 64, 1o; RI-CD, arts. 139, VI e 150; RI-SF, art. 375) e projetos de cdigo esto sujeitos a disposies especiais quanto tramitao (RI-CD, arts. 151, 155, 201, 205, 213; RI-SF, arts. 354 ao 375).

16. Apreciao nas Comisses


O Regimento Interno da Cmara limita a apreciao, quanto ao mrito, no mximo em trs comisses (RI-CD, arts. 34, II e 139, V). A proposio cujo assunto merece apreciao de mais de trs comisses, poder constituir Comisso especial com a finalidade de aprecila, desde que solicitado pelo Presidente da Cmara, ou a requerimento de Lder ou de Presidente de Comisso (RI-CD, art. 34, II). Os projetos so distribudos s Comisses de acordo com o assunto que versam, as quais se pronunciam sobre o seu mrito (RI-CD, arts. 24, 32, 34 e 139; RI-SF, arts. 90, 91 e art. 97 ao 105). Ver Competncia das Comisses, fl. 21 a 36. Na Cmara dos Deputados, todo projeto ter que ser apreciado pela Comisso de Constituio e Justia e de Redao (CCJR) para exame dos aspectos de constitucionalidade, legalidade, juridicidade, regimentalidade e de tcnica legislativa (RI-CD, art. 139, II, c ). 15

14. Projeto de Lei que no tem Poder Conclusivo nas Comisses tem a tramitao diferente quanto:
a) apresentao de emendas estas podero ser apresentadas durante a discusso em Plenrio;

Sntese do Processo Legislativo


J no Senado Federal, s sero encaminhadas Comisso de Constituio e Justia e Cidadania, as proposies de sua competncia ou por consulta de qualquer Comisso e ainda quando nesse aspecto houver recurso da deciso terminativa de Comisso para o Plenrio, havendo a possibilidade de uma proposio ser apreciada em apenas uma Comisso (RI-SF, art. 101).

18. Qurum (nmeros necessrios)


1. Maioria absoluta: corresponde ao primeiro nmero inteiro subseqente diviso dos membros da Casa por dois. Quorum mnimo para deliberaes de cada Casa, salvo disposio constitucional em contrrio (CF, art. 47; RI-CD, art. 83 e RI-SF, art. 288). 2. Maioria simples: maioria dos votos, presente a maioria absoluta dos membros da Casa: 257 deputados e 41 Senadores (CF, art. 47). Assim, a maioria simples corresponde a um nmero varivel, pois dependendo de quantos parlamentares estiverem presentes, este nmero poder alterar-se. Esse qurum exigido para as deliberaes nas Comisses (RI-SF, arts. 108 e 109; RI-CD, arts. 30, 3, 52, 5 e 56, 2 e 183). 3. Qurum de presena Abertura da Sesso da Cmara dos Deputados: presena de pelo menos dez por cento do total da composio da Cmara, 51 Deputados (RI-CD, art. 79, 2). 4. Qurum de presena Abertura da Sesso do Senado Federal: presena de pelo menos um vigsimo da composio do Senado, 5 Senadores (RI-SF, art. 155). 5. Qurum de deliberao no Plenrio: maioria de votos, presente a maioria absoluta de seus membros: 257 deputados e 41 Senadores, exceto nos casos em que a Constituio exige qurum de votao qualificado (CF, art. 47; RI-SF, art. 288; RI-CD, art. 83). So votados pela maioria simples as Medidas Provisrias e os Projetos de Lei do Senado (PLS) e Projetos de Lei da Cmara (PL), que originam as leis ordinrias. Estes dois, desde que no tenham poder conclusivo nas comisses.

17. Tramitao Conjunta (Projeto de Lei Apensado ou Anexado)


Na Cmara dos Deputados, os projetos de lei que versam sobre o mesmo assunto so apensados (mediante despacho da Mesa Diretora e/ou a requerimento de deputados, relatores e presidentes das comisses) ao projeto de lei mais antigo, ou de origem do Senado, para tramitao conjunta (RI-CD, arts. 139, I, 142 e 143). O relator poder apresentar parecer favorvel ao principal e seus apensados, com substitutivo, o qual poder conter partes dos projetos de lei apensados. Poder rejeitar os apensados e aprovar o principal. Cabe, ainda, a hiptese de aprovar os apensados (substitutivo) e rejeitar o principal. No Senado Federal, os projetos de lei que regulamentam a mesma matria tero sua tramitao em conjunto mediante deliberao do Plenrio, a requerimento de qualquer Comisso ou Senador (RI-SF, arts. 258 ao 260).

! Portanto, os teores dos projetos de lei apensados tm o mesmo valor do principal, devendo-se considerar as hipteses acima mencionadas. 16

Sntese do Processo Legislativo


6. Qurum de votao qualificado: apenas para as proposies que de acordo com a Constituio Federal e os regimentos internos exigem:
!

Nomenclatura
AV - Aviso (Executivo Federal acompanha a Mensagem do Presidente da Repblica, que encaminha proposies Cmara dos Deputados) DOU Dirio Oficial da Unio CESP Comisso Especial (Cmara dos Deputados) CF Constituio Federal EC Emenda Constitucional INC Indicao (Cmara dos Deputados) MSC Mensagem (Cmara dos Deputados) MSG Mensagem (Executivo) MSF Mensagem (Senado Federal) MP Medida Provisria PDC Projeto de Decreto Legislativo (Cmara dos Deputados) PDS Projeto de Decreto Legislativo (Senado Federal) PEC Proposta de Emenda Constituio (Cmara dos Deputados e Senado Federal) PFC Proposta de Fiscalizao e Controle (Cmara dos Deputados) PL Projeto de Lei (Cmara dos Deputados) 17

Proposta de Emenda Constituio (PEC): discusso e votao em dois turnos, considerando-se aprovada a que obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros (CF, art. 60, 2; RI-SF, art. 354 e RI-CD, art. 202, 7). No Senado Federal, 49 votos favorveis e na Cmara, 308 votos favorveis.

O artigo 288 do Regimento Interno do Senado ainda prev outras proposies que exigem qurum qualificado.
!

Projeto de Lei Complementar: aprovado por maioria absoluta (CF, art. 69; RI-SF, art. 288, III, a; RI-CD, art. 183, 1). No Senado Federal, 41 votos favorveis, e na Cmara, 257 votos favorveis. Veto: apreciado em sesso conjunta. S poder ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos deputados e Senadores, em escrutnio secreto (CF, art. 66, 4): 41 votos dos Senadores e 257 dos deputados, que perfaz o total de 298 votos pela rejeio do veto.

PLC Projeto de Lei (origem Cmara dos Deputados, tramitando no Senado Federal) PLN Projeto de Lei (de autoria do Congresso Nacional) PLP Projeto de Lei Complementar Constituio (de origem da Cmara dos Deputados) PLS Complementar - Projeto de Lei Complementar Constituio (de iniciativa do Senado Federal) PLS Projeto de Lei (Senado Federal) PLV Projeto de Lei de Converso (Medida Provisria com mudanas no texto) PRC Projeto de Resoluo (Cmara dos Deputados) PRN Projeto de Resoluo (Congresso Nacional) PRF Projeto de Resoluo (Senado Federal) REC Recurso (Cmara dos Deputados)

REQ Requerimento RES Resoluo RES Resoluo (Cmara dos Deputados) RIC Requerimento de Informao (Cmara dos Deputados) RC-CN Regimento Comum (Congresso Nacional) RI-CD Regimento Interno da Cmara dos Deputados RI-SF Regimento Interno do Senado Federal RQN Requerimento (Congresso Nacional) RQS Requerimento (Senado Federal) SUG Sugesto TCU Tribunal de Contas da Unio

18

comisses do senado federal

Comisses do Senado Federal


Tipos de Comisses
O Senado Federal tem comisses permanentes e temporrias (RISF, arts. 71 ao 76).

Comisses Permanentes: Organizao e Composio


A Comisso Diretora constituda dos titulares da Mesa (Presidente e Secretrio) o membro da Comisso Diretora no poder fazer parte de outra Comisso (RI-SF, art. 77, caput e 1). As demais comisses permanentes tm o nmero de seus membros fixo conforme determinado no artigo 77, incisos I ao VI do Regimento Interno. Cada Senador somente poder integrar duas comisses como titular e duas como suplente, ressalvada a participao na Comisso de Fiscalizao e Controle e na Comisso de Legislao Participativa (RI-SF, art. 77, 2). Os membros das comisses so designados pelo Presidente do Senado, por indicao escrita dos respectivos lderes, assegurada, tanto quanto possvel, a participao proporcional das representaes partidrias ou dos blocos parlamentares com atuao no Senado Federal (CF, art. 58, 1 e RI-SF, arts. 78 e 80). A representao numrica partidria, nas comisses permanentes, fixada no incio de cada legislatura, em reunio dos lderes (RISF, art. 79). Assim sendo, o lugar na Comisso pertence ao partido ou bloco parlamentar e a substituio de membros ser feita pelo lder do partido que o indicou (RI-SF, art. 81). Da mesma forma, a substituio do Senador que exera a presidncia de Comisso dever ser precedida de autorizao da maioria da respectiva bancada partidria, salvo na hiptese de seu desligamento do partido que ele representa (RI-SF, art. 81, 2). O Presidente e o Vice-Presidente das Comisses tm o mandato de 21

Comisses Temporrias
As comisses temporrias so criadas para um determinado fim e se extinguem pela concluso de sua tarefa, ou trmino do respectivo prazo e, ainda, pelo trmino da sesso legislativa ordinria (RI-SF, art. 74). Elas se dividem em:

Internas
As previstas no Regimento para finalidade especfica (RI-SF, art. 74, I);

Externas
Destinadas a representar o Senado em congressos, solenidades e outros atos pblicos (RI-SF, art. 74, II);

Parlamentar de Inqurito (CPI)


Tem poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, conforme o disposto no art. 58, 3 da Constituio Federal, alm de outros previstos no Regimento Interno do Senado Federal (RI-SF, arts. 74, III, 145 ao 153). A criao da Comisso Parlamentar de Inqurito ser feita mediante requerimento de um tero dos membros do Senado Federal (27 Senadores). No requerimento de criao deve constar o fato a ser apurado, o nmero de membros, o prazo de durao e o limite das despesas a serem realizadas.

Comisses do Senado Federal


dois anos e so eleitos pelos membros da respectiva Comisso, em escrutnio secreto, no incio da legislatura e terceira sesso legislativa. A eleio deve ocorrer nos cinco dias teis que se seguirem a indicao de seus membros (RI-SF, art. 88). Compete ao Presidente da Comisso: ordenar e dirigir os trabalhos da Comisso; dar-lhe conhecimento de toda a matria recebida; designar na Comisso, designar relatores para as matrias; designar, dentre os componentes da Comisso, os membros das subcomisses e fixar a sua composio; resolver as questes de ordem; desempatar as votaes quando ostensivas; distribuir matrias s subcomisses; assinar o expediente da Comisso; convocar as reunies extraordinrias, de ofcio ou a requerimento de qualquer dos seus membros; promover a publicao das atas das reunies no Dirio do Senado Federal; solicitar, em decorrncia de deliberao da Comisso, os servios de funcionrios tcnicos para estudo de determinado trabalho. O Presidente da Comisso o elemento de comunicao da comisso com a Mesa, com as outras comisses e suas respectivas subcomisses e com os lderes. O Presidente da Comisso poder avocar proposies para relatar, mas quando for discutir e votar o assunto que relata ter que passar a Presidncia ao substituto eventual (RI-SF, art. 89). der terminativo na Comisso) (CF, art. 58, 2, I e RI-SF, art. 91), salvo se houver recurso (RI-SF, art. 91, 3 ao 5); realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil (CF, art. 58, 2, II e RI-SF, art. 90, II); convocar Ministros de Estado ou quaisquer titulares de rgos diretamente subordinados Presidncia da Repblica para prestarem informaes sobre assuntos inerentes a suas atribuies e ouvir Ministros (CF, arts. 50 e 58, 2, III e RI-SF, art. 90, III). Os Ministros de Estado podem comparecer ao Senado Federal, Cmara dos Deputados ou a qualquer de suas comisses, por iniciativa prpria e mediante entendimento com a Mesa respectiva, para expor assunto de relevncia de seu Ministrio (CF, art. 50, 1 e RI-SF, art. 90, III); receber peties, reclamaes, representaes ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses das autoridades ou entidades pblicas (CF, art. 58, 2, IV, e RI-SF, art. 90, IV); solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado (CF, art. 58, 2, V e RI-SF, art. 90, V); apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer (CF, art. 58, 2, VI e RI-SF, art. 90, VI); propor a sustao dos atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar (CF, art. 49, V e RI-SF, art. 90, VII); acompanhar, junto ao governo a elaborao da proposta oramentria, bem como sua execuo (RI-SF, art. 90, VIII); acompanhar, fiscalizar e controlar as polticas governamentais pertinentes s reas de sua competncia (RI-SF, art. 90, IX); exercer a fiscalizao e controle dos atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta, e quanto s questes relativas competncia privativa do Senado (CF, arts. 49, X e 52, V a IX; RI-SF, art. 90, X); estudar qualquer assunto compreendido nas

Competncias Gerais das Comisses Permanentes


As competncias gerais das comisses permanentes esto previstas no artigo 58, 2 da Constituio Federal e no Regimento Interno do Senado Federal, nos artigos 90 ao 93 e 96, sendo: discutir e votar projetos de lei dispensada a competncia do Plenrio, (po22

Comisses do Senado Federal


atribuies do Senado, propondo as medidas legislativas cabveis (RI-SF, art. 90, XI); opinar sobre o mrito das proposies submetidas ao seu exame emitindo o respectivo parecer (RI-SF, art. 90, XII); realizar diligncias (RI-SF, art. 90, XIII). co; junta comercial; dvida pblica e fiscalizao das instituies financeiras; escolha dos Ministros dos Tribunais de Contas da Unio e do Presidente do Banco Central etc. (RI-SF, art. 99).

CAS - Comisso de Assuntos Sociais


29 membros (RI-SF, art. 77, II), reunies s quartas-feiras, 14 horas (RI-SF, art. 107, d ). Compete opinar sobre proposies que digam respeito a: relaes de trabalho; organizao do sistema nacional de emprego e condies para o exerccio de profisses; seguridade social; previdncia social; populao indgena; assistncia social; normas gerais e proteo infncia, juventude e aos idosos; proteo e defesa da sade; controle e fiscalizao de medicamentos; saneamento, inspeo e fiscalizao de alimentos e competncia do sistema nico de sade; normas gerais sobre meio ambiente etc. (RI-SF, art. 100).

Atribuies Especficas das Comisses Permanentes


Comisso Diretora
Alm das Comisses Permanentes, abaixo relacionadas, o Senado ainda tem outra Comisso permanente, a Comisso Diretora que constituda dos titulares da Mesa, competindo a ela: exercer administrao interna do Senado; regulamentar a polcia interna; propor ao Senado Projeto de Resoluo dispondo sobre sua organizao, funcionamento e sobre transformao ou extino de cargos, empregos e funes de seus servios etc. (RI-SF, art. 98).

CAE - Comisso de Assuntos Econmicos


27 membros (RI-SF, art. 77, I), reunies s teras-feiras, 10 horas (RI, SF, art. 107, a ). Compete opinar sobre proposies pertinentes aos seguintes assuntos: aspectos econmico e financeiro de qualquer matria; direito agrrio; poltica agrcola; pecuria; problemas econmicos do Pas; poltica de crdito; cmbio; comrcio exterior e interestadual; sistema monetrio, bancrio e de medidas; consrcio, sistema de poupana, sorteio e propaganda comercial; tributos; emprstimos compulsrios; direito tributrio, financeiro e econmi-

CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania


23 membros (RI-SF, art. 77, III), reunies s quartas-feiras, 10 horas (RI-SF, art. 107, c ). Compete opinar sobre: constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade das matrias que lhe forem submetidas (por despacho da presidncia, por consulta das comisses ou quando houver recurso de deciso terminativa), ressalvadas as atribuies das demais comisses; emitir parecer quanto ao mrito sobre as matrias de competncia da Unio, criao de Estado e Territrio, incorporao e desmembramento de reas a eles pertencentes; estado de defesa, estado de stio e interveno federal, requisies civis e 23

Comisses do Senado Federal


anistia; segurana pblica, polcia, rea de fronteira, rodoviria e ferroviria; direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, aeronutico, espacial, martimo e penitencirio; uso de smbolos nacionais; nacionalidade, cidadania e naturalizao; rgos do servio pblico civil da Unio e servidores da administrao direta e indireta do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos territrios; normas gerais de licitao e contratao em todas as modalidades para administrao pblica, direta e indireta; escolha de Ministro do STF, dos Tribunais Superiores, Governador de Territrio, Procurador-Geral da Repblica; registros pblicos; desapropriao e inquilinato; propor, por projeto de resoluo, a suspenso, no todo ou em parte, de leis declaradas inconstitucionais pelo STF; opinar sobre assuntos de natureza jurdica ou constitucional que lhe seja submetido, em consulta, pelo Presidente, de ofcio, ou por deliberao do Plenrio, ou por outra Comisso etc. (RI-SF, art. 101).

CRE - Comisso de Relaes Exteriores e Defesa Nacional


19 membros (RI-SF, art. 77, V), reunies s quintas-feiras, 10 horas (RI-SF, art. 107, e ). Compete opinar sobre: atos e relaes internacionais do Ministrio das Relaes Exteriores; comrcio exterior; indicao de nome para chefe de misso diplomtica; requerimento de votos de censura, de aplauso ou semelhante, quando se refiram a acontecimentos ou atos pblicos internacionais; foras armadas, fronteira, espao areo, declarao de guerra e celebrao de paz; Organizao das Naes Unidas; autorizao para o Presidente ou Vice-Presidente da Repblica se ausentar do territrio nacional etc. (RI-SF, art. 103).

CI - Comisso de Servios de Infra-Estrutura


23 membros (RI-SF, art. 77, VI), reunies s teras-feiras, 14 horas (RI-SF, art. 107, b ). Compete opinar sobre as proposies pertinentes a: transporte de terra, de mar e ar; obras pblicas em geral; minas; recursos geolgicos e hdricos; servios de telecomunicaes e outros assuntos correlatos (RI-SF, art. 104).

CE - Comisso de Educao
27 membros (RI-SF, art. 77, IV), reunies s quintas-feiras, 14 horas (RI-SF, art. 107, f ). Compete opinar a respeito de proposies pertinentes a: normas gerais sobre educao, cultura, ensino e desportos, instituies educativas e culturais, diretrizes e bases da educao nacional, salrio-educao; diverses e espetculos pblicos, criaes artsticas, datas comemorativas e homenagens cvicas; formao e aperfeioamento de recursos humanos; comunicao, imprensa, radiodifuso, televiso; criaes cientficas e tecnolgicas, informtica, atividades nucleares e radioativas etc. (RI-SF, art. 102). 24

CFC - Comisso de Fiscalizao e Controle


17 membros (RI-SF, art. 77, IV-A), o artigo 107 do Regimento Interno no registra o dia e horrio das reunies dessa Comisso. Compete, sem prejuzo das atribuies das demais comisses,

Comisses do Senado Federal


entre outras: exercer fiscalizao e controle dos atos do Poder Executivo, avaliar a eficcia, eficincia e economicidade dos projetos e programas de governo no plano nacional, no regional e no setorial de desenvolvimento, emitindo parecer conclusivo, bem como avaliar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiro, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal. Apreciar as contas nacionais das empresas supranacionais, de cujo capital social a Unio participe de forma direta ou indireta, bem como a aplicao de quaisquer recursos repassados mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, ao Estado, ao Distrito Federal ou aos Municpios. Poder solicitar informaes, requisitar documentos pblicos necessrios elucidao do ato objeto de fiscalizao, providenciar a efetivao de percias, bem como solicitar ao Tribunal de Contas da Unio que realize inspees ou auditorias de natureza contbil. A Comisso ainda tem a incumbncia de promover a interao do Senado Federal com os rgos dos Poderes Executivo, Judicirio e do Ministrio Pblico, que pela natureza de suas atividades, possam dispor ou gerar dados de que necessita para o exerccio de fiscalizao e controle. As comisses permanentes e temporrias, includas as comisses parlamentares de inqurito, podero solicitar Comisso de Fiscalizao e Controle a cooperao adequada ao exerccio de suas atividades (RI, SF, art. 102-A). Para o exerccio de suas atribuies a Comisso obedece s regras constantes dos artigos 102-B ao 102-D, do Regimento Interno do Senado.

CLP - Comisso de Legislao Participativa


19 membros (RI-SF, art. 77, IV-B), o art. 107 do RI-SF no registra o dia e o horrio das reunies da CLP. Compete opinar sobre sugestes legislativas apresentadas por associaes e rgos de classe, sindicatos e entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos polticos com representao poltica no Congresso Nacional. A Comisso ainda opina sobre pareceres tcnicos, exposies e propostas oriundas de entidades cientficas e culturais e de qualquer das entidades acima mencionadas. As sugestes legislativas que receberem parecer favorvel da Comisso sero transformadas em proposies legislativas de sua autoria e encaminhadas Mesa, para tramitao, ouvidas as comisses competentes para o exame de mrito. As sugestes que receberem parecer contrrio sero encaminhadas ao arquivo (RI-SF, art. 102-E).

Subcomisses
Ressalvada a Comisso Diretora, as comisses permanentes podem criar subcomisses permanentes ou temporrias, at o mximo de quatro, mediante proposta de qualquer de seus integrantes, para tratar de um ou mais temas especficos da Comisso (RISF, art. 73). Compete ao Presidente da Comisso fixar a composio e designar os membros da subcomisso, os quais so escolhidos dentre os componentes da Comisso (RI-SF, art. 89, IV). As subcomisses no tm poder deliberativo. Assim, as matrias aprovadas sero submetidas apreciao do Plenrio da respectiva Comisso, sendo a deciso final, para todos os efeitos, proferida em nome da Comisso (RI-SF, art. 73, 2). 25

comisses da cmara dos deputados

Comisses da Cmara dos Deputados


Tipos de Comisses
A Cmara dos Deputados tem Comisses Permanentes, as de carter tcnico legislativo ou especializado e Temporrias (RI-CD, art. 22). Caber Comisso Especial o exame da admissibilidade e do mrito da proposio principal e das emendas que lhe forem apresentadas, observado o disposto no art. 49 (normas para apreciao e votao das proposies nas comisses) e no 1 do art. 24, que dispe sobre a tramitao das proposies.

Comisses Temporrias
As Comisses Temporrias so criadas para apreciar determinado assunto, que se extingue ao trmino da legislatura, ou antes dele, quando alcanado o fim a que se destinam ou expirado o seu prazo de durao (RI-CD, art. 22, II). Compor-se-o do nmero de membros que for previsto no ato ou requerimento de sua constituio, designados pelo Presidente por indicao dos Lderes (RICD, art. 33, 1). Elas se dividem em: Especiais, de Inqurito e Externas (RI-CD, art. 33).

CPI - Comisso Parlamentar de Inqurito


A Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI) pode ser instituda a requerimento de um tero de seus membros (171 deputados) para apurao de fato determinado e por prazo certo, a qual ter poderes de investigao prprios das autoridades judicias, alm dos previstos no Regimento da Cmara (CF, art. 58, 3 e RI-CD, art. 35). No poder haver mais de cinco Comisses Parlamentares de Inqurito, salvo mediante Projeto de Resoluo. As prerrogativas e normas de funcionamento esto previstas nos artigos 35 ao 37 do Regimento Interno da Cmara dos Deputados.

CESP - Comisso Especial


As Comisses Especiais sero constitudas para dar parecer sobre Proposta de Emenda Constituio PEC (RI-CD, arts. 34, I e 201 ao 203) e Projeto de Cdigo (RI-CD, arts. 34, I e 205 ao 211). Ainda ser constituda Comisso Especial para dar parecer sobre projetos que versarem matrias de competncia de mais de trs comisses que devam pronunciar-se quanto ao mrito, a qual ser constituda por iniciativa do Presidente da Cmara, ou a requerimento de Lder ou do Presidente da Comisso interessada (RI-CD, arts. 34. II, 41, XX e 139, V). A composio dessa Comisso ter que complementar pelo menos metade dos membros titulares das Comisses Permanentes que deveriam ser chamadas a opinar sobre o projeto em causa (RI-CD, art. 34, 1).

Comisses Externas
As Comisses Externas podero ser institudas pelo Presidente da Cmara, de ofcio ou a requerimento de qualquer Deputado, para cumprir misso temporria autorizada, sujeitas deliberao do Plenrio quando importarem nus para a Casa (RI-CD, art. 38).

Comisses Permanentes: Organizao e Composio


O nmero dos membros efetivos das comisses da Cmara dos Deputados estabelecido por ato da Mesa, ouvido o Colgio de Lderes, no incio dos trabalhos das sesses legislativas de cada 29

Comisses da Cmara dos Deputados


legislatura, prevalecendo o nmero enquanto no modificado. O nmero de membros efetivos poder ser alterado, pois fixado levando-se em conta a composio da Casa em face do nmero de Comisses, de modo a permitir a observncia, tanto quanto possvel, do princpio de proporcionalidade partidria, inclusive da representao das bancadas (CF, art. 58, 1o e RI-CD, arts. 25 ao 28). Nenhum Deputado poder fazer parte, como membro titular, de mais de uma Comisso Permanente. Assim sendo, o nmero de membros registrados nessa publicao (item das atribuies especficas das comisses), refere-se 52 Legislatura. As comisses reunir-se-o na sede da Cmara, em dias e horas prefixados, ordinariamente de tera a quinta-feira, a partir das nove horas (RI-CD, art. 46). O horrio de reunio no poder coincidir com o da Ordem do Dia da sesso ordinria ou extraordinria (RI-CD, art. 46, 1 o). Os dias e horrios das reunies constantes do item Atribuies Especficas das Comisses se referem ao ano de 2003, podendo haver alteraes, principalmente quanto ao horrio. As demais normas referentes s reunies das Comisses encontram-se nos artigos 46 ao 48 do Regimento Interno da Cmara dos Deputados. As Comisses tero um Presidente e trs Vice-Presidentes, eleitos por seus pares, com o mandato at a posse dos novos componentes eleitos no ano subseqente (at quinze de fevereiro do ano subseqente posse), sendo vedada a reeleio (RI-CD, art. 39). Ao Presidente das Comisses compete (RI-CD, arts. 41 e 42): as30 sinar a correspondncia e demais documentos expedidos pela Comisso; convocar e presidir as reunies da Comisso e nelas manter a ordem e a solenidade necessrias, bem como resolver as questes de ordem ou reclamaes suscitadas na Comisso; fazer ler a ata da reunio anterior, submet-la a discusso e votao e determinar a sua publicao no Dirio da Cmara dos Deputados; dar conhecimento Comisso e as Lideranas da pauta das reunies. Dar Comisso conhecimento de toda a matria recebida e despach-la, designar relatores e distribuir-lhes a matria sujeita a parecer, ou avoc-la, encaminhando para a publicao no Dirio da Cmara dos Deputados a matria distribuda, com o nome do Relator, data, prazo regimental para relatar e respectivas alteraes; conceder vista das proposies aos membros da Comisso (RI-CD, arts. 41, XI e 57, XVI); requerer ao Presidente da Cmara, quando julgar necessrio, a distribuio da matria a outras Comisses, inclusive requerer a constituio de Comisso Especial para as proposies que versarem matria de competncia de mais de trs comisses (RI-CD, arts. 41, XX e 34, II). O Presidente da Comisso poder funcionar como Relator ou Relator Substituto e ter voto nas deliberaes da Comisso (RI-CD, art. 41, VI e pargrafo nico). As demais atribuies do Presidente das Comisses encontram-se nos arts. 39 ao 42, do Regimento Interno da Cmara. Os detalhes sobre o desenvolvimento dos trabalhos das Comisses e sobre a tramitao das proposies encontram-se nos artigos 46 ao 64 do Regimento Interno e alguns pontos sero retomados nos itens Processo Legislativo Sntese e nas notas constantes dos fluxogramas das tramitaes das proposies.

Comisses da Cmara dos Deputados


Turmas das Comisses Permanentes
As Comisses Permanentes que no constiturem Subcomisses Permanentes podero ser dividas em duas Turmas, excludo o Presidente, ambas sem poder decisrio (RI-CD, art. 30). Assim sendo, a matria apreciada na Turma concluir por um relatrio, sujeito deliberao do Plenrio da respectiva Comisso (RI-CD, art. 31). Os membros de uma Turma so suplentes preferenciais da outra, respeitada a proporcionalidade partidria (RI-CD, art. 30, 2). Presidir a Turma um Vice-Presidente da Comisso Permanente, substituindo-o o membro mais idoso, dentre os de maior nmero de legislatura (RI-CD, art. 30, 1). As Turmas podero discutir os assuntos que lhes forem distribudos, desde que presente mais da metade de seus membros (RI-CD, art. 30, 3). Subcomisses Especiais, elas so criadas mediante proposta de qualquer membro da Comisso Permanente, para o desempenho de atividades especficas ou o trato de assuntos definidos no respectivo ato de criao, cujos objetivos e o nmero de seus membros so fixados pelo Plenrio da Comisso Permanente (RI-CD, art. 29, II e 1, 2 e 3). Na constituio das Subcomisses deve-se observar a representao proporcional dos partidos e blocos (RI-CD, art. 29, 2).

Competncias Gerais das Comisses Permanentes


As competncias gerais das Comisses Permanentes esto previstas no artigo 58, 2 da Constituio Federal e no Regimento Interno da Cmara dos Deputados, artigo 24, sendo: Discutir e votar as proposies sujeitas deliberao do Plenrio que lhes forem distribudas; Discutir e votar projetos de lei, dispensada a competncia do Plenrio - Deliberao Conclusiva das Comisses (CF, art. 58, 2, I e RI-CD, art. 24, II e 1), salvo se houver recurso de um dcimo dos membros da Casa (51 deputados) apresentado em sesso e provido por deciso do Plenrio da Cmara (RI-CD, art. 58, 1 ao 4). Ver na fl. 14 Sntese do Processo Legislativo as proposies que no tm poder conclusivo nas Comisses, bem como a diferena existente, na Cmara dos Deputados, entre os termos Poder Conclusivo e Poder Terminativo nas comisses; Convocar Ministros de Estado para prestar, pessoalmente, informaes sobre assunto previamente determinado (CF, art. 58, 31

Subcomisses das Comisses Permanentes


As Comisses Permanentes da Cmara dos Deputados podero constituir, dentre seus prprios componentes Subcomisses e Turmas, sem poder decisrio (RI-CD, art. 29). Assim a matria apreciada em Subcomisses ou por Turma concluir por um relatrio, sujeito deliberao do Plenrio da respectiva Comisso (RI-CD, art. 31). As Subcomisses se limitam no mximo em trs Subcomisses Permanentes e trs Subcomisses Especiais em funcionamento simultneo na Comisso Permanente (RI-CD, art. 29, 1). Sobre as Subcomisses Permanentes, elas so criadas mediante proposta da maioria dos componentes da Comisso e os seus membros so fixados pelo Plenrio da Comisso. So definidas ainda as matrias que lhe so reservadas conforme o campo temtico ou rea de atuao da Comisso (RI-CD, art. 29, I e 2). Quanto s

Comisses da Cmara dos Deputados


2, III e RI-CD, art. 24, IV), ou conceder-lhe audincia para expor assunto de relevncia de seu Ministrio (CF, arts. 50 e 58, III e RI-CD, art. 24, IV). Encaminhar, por intermdio da Mesa, pedidos escritos de informao a Ministros de Estado (CF, art. 50, 2 RICD, art. 24, V); Receber peties, reclamaes, representaes ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses das autoridades ou entidades pblicas (CF, art. 58, 2, IV, e RI-CD, arts. 24, VI e 253); solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado (CF, art. 58, 2, V e RI-CD, art. 24, VII); acompanhar e apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer em articulao com a Comisso Mista Permanente de que trata o art. 166, 1 da Constituio Federal, referente ao Plano Plurianual, bem como exercer o acompanhamento contbil, financeiro, oramentrio, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta, indireta e mantidas pelo Poder Pblico (CF, art. 58, 2, VI e RICD, art. 24, VIII e IX); determinar a realizao, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, de diligncias, percias, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico Federal (art. 24, X); propor a sustao dos atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar (CF, art. 49, V e RI-CD, art. 24, XII); exercer a fiscalizao e o controle dos atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta (CF, art. 49, X e RI-CD, art. 24, XI) e estudar qualquer 32 assunto compreendido no respectivo campo temtico ou rea de atividade, podendo promover, em seu mbito, conferncias, exposies, palestras ou seminrios (RI-CD, art. 24, XIII); solicitar audincia ou colaborao de rgos ou entidades da administrao pblica direta, indireta ou fundacional e da sociedade civil, para elucidao de matrias sujeitas a seu pronunciamento (RI-CD, art. 24, XIV).

Atribuies Especficas das Comisses Permanentes


CAINDR - Comisso da Amaznia, Integrao Nacional e de Desenvolvimento
65 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: assuntos relativos regio amaznica, especialmente sobre: a integrao regional e limites legais; valorizao econmica; assuntos indgenas; explorao dos recursos minerais, vegetais e hdricos; turismo e desenvolvimento sustentvel etc. (RI-CD, art. 32, V).

CAPADR - Comisso de Agricultura, Pecuria, Abastecimento e Desenvolvimento Rural


102 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: poltica agrcola; migraes rural-urbanas; estmulos fiscais, financeiros e creditcios agricultura; poltica de abastecimento, comercializao e exportao de produtos agropecurios, marinhos e de aqicultura; programa nacional de irrigao; vigilncia e defesa sanitria animal e vegetal;

Comisses da Cmara dos Deputados


padronizao e fiscalizao do uso de defensivos agrotxicos nas atividades agropecurias; meteorologia e climatologia; poltica e questes fundirias, reforma agrria, aquisio ou arrendamento de imvel rural por pessoas fsicas ou jurdicas estrangeiras e na faixa de fronteira; alienao e concesso de terras pblicas etc. (RI-CD, art. 32, I).

CCTCI - Comisso de Cincia e Tecnologia, Comunicao e Informtica


102 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas e quintasfeiras, 10 horas. Compete opinar sobre: desenvolvimento cientfico e tecnolgico; poltica nacional de cincia e tecnologia e organizao institucional do setor; acordos de cooperao com outros pases e organismos internacionais; sistema estatstico, cartogrfico e demogrfico nacional; os meios de comunicao social e a liberdade de imprensa; a produo e a programao de rdio e televiso; indstrias de computao e seus aspectos estratgicos; servios postais, telegrficos, telefnicos, de radiodifuso e de transmisso de dados etc. (RI-CD, art. 32, II).

CCJC - Comisso de Constituio e Justia e de Cidadania


114 membros (efetivos/suplentes), reunies s teras-feiras, 14 horas e s quartas e quintas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: aspectos constitucional, legal, jurdico, regimental e de tcnica-legislativa de projetos, emendas ou substitutivos sujeitos apreciao da Cmara ou de suas comisses; admissibilidade de Proposta de Emenda Constituio (PEC); assuntos atinentes aos direitos e garantias fundamentais, organizao do Estado, organizao dos Poderes e s funes essenciais da Justia; direito eleitoral, civil, penal, penitencirio, processual, notarial; partidos polticos; nacionalidade, cidadania, naturalizao; interveno federal; uso de smbolos nacionais; criao de novos Estados e Territrios; anistia; redao final das proposies em geral etc. (RI-CD, art. 32, III). Todas as proposies sero, obrigatoriamente, analisadas pela CCJR (RI-CD, art. 139, II, c ).

CDC - Comisso de Defesa do Consumidor


50 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: economia popular e represso ao abuso do poder econmico; defesa do consumidor; composio, qualidade, apresentao, publicidade e distribuio de bens e servios; poltica e sistema nacional do meio ambiente; assuntos referentes s minorias tnicas e sociais etc. (RI-CD, art. 32, IV).

CDHM - Comisso de Direitos Humanos e Minorias


70 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: recebimento, avaliao, investigao, fiscalizao e acompanhamento de denncias relativas ameaa ou violao de direitos humanos; pesquisa, colaborao e estudos re33

Comisses da Cmara dos Deputados


lativos situao dos direitos humanos no Brasil e no mundo etc. (RI-CD, art. 32, XVI). Compete opinar sobre: matrias sobre a ordem econmica nacional e internacional; poltica e atividade industrial, agrcola, comercial e econmica; setor econmico tercirio; sistema monetrio; cmbio; comrcio exterior; poltica de importao e exportao em geral, acordos comerciais, tarifas e cotas; atividade econmica estatal e em regime empresarial; programa de privatizao; monoplio da Unio; proteo e benefcios especiais temporrios s empresas de capital nacional; cooperativismo; tratamento preferencial a microempresas e a empresas de pequeno porte; fiscalizao e incentivo pelo Estado s atividades econmicas; diretrizes e bases do planejamento nacional equilibrado; planos nacionais e regionais ou setoriais; matrias relativas ao direito comercial, societrio e falimentar; registro de comrcio e atividades afins; propriedade industrial etc. (RI-CD, art. 32, VI. A competncia desta Comisso foi alterada pela Resoluo no 4, de 2003, em decorrncia da criao da Comisso de Turismo e Desporto).

CDU - Comisso de Desenvolvimento Urbano


50 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: assuntos atinentes a urbanismo e arquitetura, poltica de desenvolvimento urbano; uso e ocupao do solo urbano; habitao e sistema financeiro da habitao; saneamento bsico; regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies; matrias referentes ao direito municipal e edlico; sistema nacional de defesa civil; migrao interna; transportes urbanos; desenvolvimento e integrao de regies, desenvolvimento econmico social etc. (RI-CD, art. 32, XV).

CEC - Comisso de Educao e Cultura


62 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: assuntos atinentes educao em geral; desenvolvimento cultural, cientfico, artstico; patrimnio histrico, geogrfico, arqueolgico, de comunicao; direitos autorais e conexos; diverses e espetculos pblicos, datas comemorativas e homenagens cvicas etc. (RI-CD, art. 32, VII. A competncia desta Comisso foi alterada pela Resoluo no 4, de 2003, em decorrncia da criao da Comisso de Turismo e Desporto).

CFFC - Comisso de Fiscalizao Financeira e Controle


50 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: tomadas de contas do Presidente da Repblica; acompanhamento e fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio; plano e programas de desenvolvimento nacional ou regional; representaes do TCU solicitando sustao de contrato impugnado a cargo do Congresso Nacional etc. (RI-CD, art. 32, VIII).

CDEIC - Comisso de Desenvolvimento Econmico, Indstria e Comrcio


50 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. 34

Comisses da Cmara dos Deputados


CFT - Comisso de Finanas e Tributao
74 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: sistema financeiro nacional e entidades a ele vinculadas; sistema financeiro da habitao; seguro privado e capitalizao; regime jurdico de capital estrangeiro, remessa de lucros; dvida pblica interna e externa; matrias financeiras e oramentrias pblicas; licitao; sistema tributrio nacional, contribuies sociais etc. (RI-CD, art. 32, IX).

de Defesa Nacional
86 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: relaes diplomticas e consulares, econmicas e comerciais, culturais e cientficas, relaes com entidades internacionais multilaterais e regionais; tratados, atos, acordos e convnios internacionais; direito internacional pblico; regime jurdico dos estrangeiros; autorizao para o Presidente ou o VicePresidente da Repblica se ausentar do territrio nacional; poltica de defesa nacional; foras armadas; fronteira; litgios internacionais; declarao de guerra e condies de armistcio ou de paz; trfico ilcito de entorpecentes; drogas etc. (RI-CD, art. 32, XI).

CLP - Comisso de Legislao Participativa


50 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 14 horas. Compete opinar sobre: sugestes de iniciativa legislativa apresentadas por associaes e rgos de classe, sindicatos e entidades organizadas da sociedade civil, exceto Partidos Polticos; pareceres tcnicos, exposio e propostas oriundas por associaes de entidades cientficas e culturais e de quaisquer das entidades acima mencionadas (RI-CD, art. 32, XVII).

CSPCCO - Comisso de Segurana Pblica e Combate ao Crime Organizado


70 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 14 horas. Compete opinar sobre: assuntos atinentes preveno, fiscalizao e combate ao uso de drogas e ao trfico ilcito de entorpecentes ou atividades conexas; combate ao contrabando, crime organizado, seqestro, lavagem de dinheiro, violncia rural e urbana; controle e comercializao de armas, proteo a testemunhas e vtimas de crime, e suas famlias; matrias sobre segurana pblica interna e seus rgos institucionais; recebimento, avaliao e investigao de denncias relativas ao crime organizado, narcotrfico, violncia rural e urbana e quaisquer situaes conexas que afetem a segurana pblica; sistema penitencirio, legislao penal e processual penal do ponto de vista da segurana pblica; polticas de segurana pblica e seus rgos institucionais, 35

CME - Comisso de Minas e Energia


56 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: polticas e modelos mineral e energtico brasileiros, fontes alternativas de energia; comercializao e industrializao de minrios. Na CME so analisadas as proposies sobre petrleo e derivados, combustveis, postos revendedores, gs natural etc. (RI-CD, art. 32, X).

CREDN - Comisso de Relaes Exteriores e

Comisses da Cmara dos Deputados


fiscalizao e acompanhamento de programas e polticas governamentais de segurana pblica; colaborao com entidades nogovernamentais que atuem nas matrias de competncia da Comisso, bem como realizao de pesquisa, estudos e conferncias sobre as matrias de sua competncia etc. (RI-CD, art. 32, XVIII). liberdade sindical; relao jurdica do trabalho no plano internacional; organizaes internacionais; convenes; regulamentao do exerccio das profisses; autarquias profissionais; matria de direito administrativo em geral; matrias relativas ao servio pblico, regime jurdico-administrativo dos bens pblicos etc. (RICD, art. 32, XIII).

CSSF - Comisso de Seguridade Social e Famlia


88 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: assuntos relativos sade, previdncia e assistncia social; controle de drogas, medicamentos e alimentos; seguros e previdncia privada; acidente de trabalho; regime jurdico das entidades civis de finalidades sociais e assistenciais; matrias relativas famlia ao menor, ao idoso, ao deficiente fsico etc. (RI-CD, art. 32, XII).

CTD - Comisso de Turismo e Desporto


70 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 14 horas. Compete opinar sobre: poltica e sistema nacional de turismo; explorao das atividades e dos servios tursticos; colaborao com entidades pblicas e no-governamentais nacionais e internacionais, que atuem na formao de poltica de turismo; sistema desportivo nacional e sua organizao; poltica e plano nacional de educao fsica e desportiva; normas gerais sobre desporto; justia desportiva etc. (Resoluo n 4, de 2003).

CVT - Comisso de Viao e Transportes


78 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: assuntos referentes ao sistema nacional de viao e aos sistemas de transportes em geral; ao civil, infraestrutura aeroporturia; legislao de trnsito (RI-CD, art. 32, XIV).

CTASP - Comisso de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico


50 membros (efetivos/suplentes), reunies s quartas-feiras, 10 horas. Compete opinar sobre: matria trabalhista urbana e rural (direito do trabalho e processual do trabalho e direito acidentrio, conveno coletiva, dissdio coletivo, greve, poltica de emprego); poltica de aprendizagem e treinamento profissional; sindicalismo, organizao sindical, sistema de representao classista; poltica e

36

fluxograma de tramitao

Medida Provisria - MP: Congresso Nacional


Constituio Federal, art. 62 (Emenda Constitucional no 32/2001 - Regimento Comum, Resoluo no 1, de 2002-CN)

Publicao no DOU; encaminhamento ao Congresso Nacional

Comisso Mista Vencido o prazo de 14 dias, 3 aprovado parecer ou no ser encaminhada Cmara dos Deputados

48 horas aps publicada no DOU: Publicao em avulso. Designao da Comisso Mista Comisso Mista 1 12 Senadores e 12 Deputados, mesmo nmero de suplentes Comisso Mista Instalao, eleio Presidente 1 e Vice-Presidente, designao dos relatores - 24 horas aps a designao dos membros

Cmara dos Deputados Plenrio apreciar a MP 4 sem ou com Parecer da Comisso Mista Prazo: do 15o ao 28o dia

Rejeitada

Aprovada Sem alterao

Prazos

Prazo para recebimento de emendas - 6 dias corridos 2 que se seguem publicao da MP no DOU Comisso Mista Parecer nico, em itens separados: 3 constitucionalidade, de mrito (favorvel, com alterao - PLV, pela rejeio), de adequao financeira e oramentria

Projeto de lei 2 poder tramitar como emenda MP

Prazos

Segue ao Senado Federal 5 Plenrio apreciao da MP


Aprovada Sem alterao 7 Publicao da Lei no DOU

Lei promulgada pelo 7 Presidente do Congresso Nacional

38

Aprovada Com alterao

Medida Provisria - MP: Congresso Nacional


Cmara dos Deputados Comunicado ao Presidente 5 da Repblica, Publica no DOU o Ato Declaratrio de Rejeio da MP

5 Ser arquivada

Comisso Mista Elaborao de Projeto de 5 Decreto Legislativo (MP rejeitada ou no apreciada em 120 dias) - prazo 15 dias

Publicao do Decreto Legislativo - Disciplina 5 relaes jurdicas decorrentes da vigncia da MP

Prazo para apreciao Aps 45 dias sem 6 apreciao, a MP entrar em regime de urgncia, sobrestadas demais liberaes

Prazo 60 dias vencidos 6 Prorroga por mais 60 dias Ato do Presidente do Congresso

Vencido o prazo de 120 dias 6 sem apreciao - a MP perder sua eficcia

Congresso Nacional Ato Declaratrio de 6 encerramento do prazo de vigncia da Medida Provisria

Prazos

Rejeitada Cmara dos Deputados Aprovada e/ou rejeitada 7 mudanas do Senado, segue sano do Presidente da Repblica. Prazo de 3 dias Aprovada

Senado Federal Rejeitada a MP Comunicado 5 ao Presidente da Repblica, Publicao no DOU o Ato Declaratrio de Rejeio da MP

Segue ao Senado Federal 7 Plenrio - apreciao da MP e do PLV Prazo do 29o ao 42o dia

Senado Federal - Aprovada 7 com alterao do texto da Cmara, retorna Cmara

Aprovada Sem alterao


Senado Federal Aprovada a redao do PLV 7 da Cmara - Encaminhado sano do Presidente da Repblica

Presidente da Repblica 7 sano, veto parcial ou integral do PLV Prazo 15 dias

Publicao da Lei e/ou veto no DOU

Veto Apreciao Congresso 8 Nacional Prazo 30 dias

39

Medida Provisria-MP: Congresso Nacional


Principais alteraes ocorridas no artigo 62 da Constituio Federal
Emenda Constitucional 32/01 Regimento Comum Congresso Nacional (Resoluo no 1, de 2002-CN)
!

Notas Referentes ao Fluxograma


1

Comisso Mista - Composio

Prazo limitado para a vigncia da Medida Provisria: 60 dias prorrogvel por uma nica vez, por igual perodo, total de 120 dias (CF, art. 62, 7 e art. 10 da Res. n 1/2002CN). Esse prazo suspenso durante os recessos do Congresso Nacional - 16 de dezembro a 14 de fevereiro e no ms de julho (CF, art. 62, 4 e art. 18 da Res. n 1/2002CN). A MP editada apenas uma vez e a prorrogao do prazo de vigncia ser comunicado por Ato do Presidente do Congresso Nacional, publicado no DOU. Prazo para o Congresso Nacional apreciar a Medida Provisria: at 45 dias. A partir desse prazo, entrar em regime de urgncia, em cada uma das Casas, ficando sobrestadas, at que se ultime a votao, todas as demais deliberaes legislativas (RC-CN, art. 9o, da Res. 1/2002). Veda a reedio, na mesma Sesso Legislativa, de Medida Provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo (CF, art. 62, 10).

A Comisso Mista ser designada nas quarenta e oito horas seguintes publicao da Medida Provisria no DOU (RC-CN, art. 2o da Resoluo n 1/2002-CN). composta de doze Deputados e doze Senadores e igual nmero de suplentes, indicados pelos Lderes partidrios, obedecida, tanto quanto possvel, a proporcionalidade dos partidos ou blocos parlamentares em cada Casa (RC-CN, art. 2o, 2o ao 5o da Res. no 1/2002-CN). A Comisso Mista ter o prazo de vinte e quatro horas para instalao, quando sero eleitos o Presidente e o Vice-Presidente, os quais devem pertencer a Casas diferentes (RC-CN, art. 3o, 1o e 2o da Res. no 1/2002-CN). O Presidente da Comisso Mista designar o Relator para a matria e um Relator Revisor, pertencente Casa diversa da do Relator e integrante, preferencialmente, do mesmo Partido deste (RC-CN, art. 3o, 1o, 3o ao 6o da Resoluo no 1/2002-CN). Quando se tratar de Medida Provisria que abra crdito extraordinrio lei oramentria anual (CF, arts. 62 e 167, 3o), a apreciao ser realizada pela Comisso Mista Permanente (CF, art. 166, 1o), observando-se os prazos e ritos estabelecidos Res. n 1/ 2002-CN (RC-CN, art. 2o, 6o da Res. no 1/2002 - CN). a oportunidade para empreender ao parlamentar com os relatores e membros da Comisso Mista.
2

Comisso Mista - Emendas

Emendas: As emendas podero ser apresentadas nos seis dias seguintes publicao da MP no DOU (RC-CN, art. 4, Res. n 1/200240

Medida Provisria-MP: Congresso Nacional


CN). Somente podero ser oferecidas emendas nesse perodo protocolizadas na Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal. vedada a apresentao de emendas que no versem sobre a matria que trata a MP (RC-CN, art. 4, 4 da Res. n 1/2002-CN). No prazo de oferecimento de emendas, o autor de projeto de lei sob exame de qualquer das Casas do Congresso Nacional poder solicitar Comisso que ele tramite, sob a forma de emendas, em conjunto com a MP. No final da apreciao da MP, o projeto ser declarado prejudicado e arquivado, exceto se a MP for rejeitada, hiptese em que o projeto retornar ao seu curso normal. (RCCN, art. 4, 2 e 3 da Res. n 1/2002-CN). A Emenda um dos instrumentos mais eficaz na ao parlamentar, pois permite mudar o texto da MP, quando aceita pelo relator e aprovada pelos Plenrios (Cmara e Senado), fazendo parte do Projeto de Lei de Converso (PLV), o qual ser encaminhado sano do Presidente da Repblica. As alteraes propostas tambm devem ser trabalhadas com as lideranas partidrias e do governo na Cmara, Senado e Congresso Nacional.
3

de lei de converso - PLV e, ainda parecer pela rejeio, neste caso a Comisso Mista apresentar um projeto de decreto legislativo, para disciplinar as relaes jurdicas decorrentes da MP (CF, art. 62, 11; RC-CN, art. 5, 4 da Res. n 1/2002-CN); 3) de adequao financeira e oramentria, que contemplar o exame de compatibilidade e adequao oramentria e financeira das Medidas Provisrias, observando-se a Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000, a lei do plano plurianual, a lei de diretrizes oramentrias e a lei oramentria da Unio, entre outros aspectos (RC-CN, art. 5, 1 e 2 da Res. n 1/2002-CN). O Parecer da Comisso Mista ainda analisar a Mensagem e a Exposio de Motivos que levaram o governo a editar a MP. Ter o prazo de quatorze dias, contados da publicao da MP no DOU, para emitir parecer (RC-CN, art. 5 da Res. n 1/2002-CN). Vencido o prazo da Comisso Mista, a MP ser enviada Cmara independente de ter sido aprovado o parecer.
4

Comisso Mista - Parecer

Cmara dos Deputados

A Comisso Mista emitir parecer nico, que dever contemplar, em itens separados, os seguintes aspectos (CF, art. 62, 9): 1) quanto aos aspectos constitucionais, inclusive sobre os pressupostos de relevncia e urgncia (CF, art. 62, 5 e RC-CN, art. 5 da Res. n 1/2002-CN); 2) de mrito, que poder ser pela aprovao total, ou pela aprovao parcial, neste caso o relator apresenta o projeto

A discusso e votao da Medida Provisria, inicia-se no Plenrio da Cmara dos Deputados (CF, art. 62, 8), que dever concluir seus trabalhos at o 28 dia de vigncia da MP. Se no houver parecer da Comisso Mista (RC-CN, art. 6, 1 da Res. n 1/ 2002-CN), esse ser apresentado em Plenrio, contemplando os mesmos aspectos do parecer da Comisso Mista (RC-CN, art. 8 da Res. n 1/2002-CN), descrito no item anterior. A Medida Provisria ser arquivada, se o Plenrio da Cmara dos Deputados ou 41

Medida Provisria-MP: Congresso Nacional


do Senado Federal decidir no sentido de no atendimento dos pressupostos constitucionais ou da inadequao financeira ou oramentria da Medida Provisria (RC-CN, art. 8, pargrafo nico da Res. n 1/2002-CN).
5

Pareceres

Os pareceres aprovados pelos Plenrios da Cmara dos Deputados e Senado Federal podero opinar: 1) pela aprovao sem alterao de mrito da MP: quando a Cmara e o Senado Federal aprovam a MP sem alterao de mrito, ser promulgada pelo Presidente da Mesa do Congresso Nacional (Presidente do Senado Federal) para publicao, como lei, no DOU (RC-CN, art. 12 da Res. n 1/2002-CN); 2) pela aprovao com alterao da MP: apresentado mediante Projeto de Lei de Converso (PLV) pelo Relator (CF, art. 62, 12 e RC-CN, art. 13 da Resoluo n 1/2002-CN). O PLV quando aprovado na Cmara ser enviado ao Senado. Se for alterado pelo Senado retornar Cmara, que deliberar sobre as emendas do Senado no prazo de trs dias. Neste caso, o Senado s poder apresentar emendas, sendo vedada a apresentao de um novo PLV (RCCN, art. 7, 6 da Res. n 1/2002-CN). Se o texto da Cmara for aprovado pelo Senado sem alteraes, segue sano do Presidente da Repblica, o qual tem o prazo de quinze dias teis para sancionar ou vetar parcial ou integralmente o PLV (CF, arts. 65 e 66, 3o e RC-CN, art. 13 da Res. n 1/2002-CN); 42

3) pela rejeio da MP: rejeitada a Medida Provisria por qualquer das Casas ser arquivada. O Presidente da Casa que assim se pronunciar comunicar o fato imediatamente ao Presidente da Repblica, fazendo publicar no DOU ato declaratrio de rejeio da Medida Provisria (RC-CN, art. 14 da Res. n 1/2002-CN). A Comisso Mista reunir-se- para elaborar o projeto de decreto legislativo que disciplina as relaes jurdicas decorrentes da vigncia da Medida Provisria no prazo de quinze dias. Aps esse prazo qualquer Deputado ou Senador poder apresent-lo perante sua Casa respectiva, que o submeter Comisso Mista, para que esta apresente o parecer correspondente. No editado o decreto legislativo at sessenta dias aps a rejeio ou a perda de eficcia da Medida Provisria, as relaes jurdicas constitudas e decorrentes de atos praticados durante sua vigncia conservar-se-o por ela regidas (CF, art. 62, 3o e 11, RC-CN, art. 11 da Res. n 1/2002-CN). Os pareceres apresentados em Plenria seguem as mesmas normas previstas para o parecer apresentado na Comisso Mista.
6

Prazos para apreciar a Medida Provisria


1) Se a MP no for aprovada em at quarenta e cinco dias, contados da sua publicao no DOU, entrar em regime de urgncia, subseqentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, at que se ultime a votao, todas as demais deliberaes do Plenrio da Casa em que estiver tramitando (CF, art. 62, 6 e RC-CN, art. 9 da Res. n 1/2002-CN).

Medida Provisria-MP: Congresso Nacional


2) Prorrogar-se- uma nica vez, por sessenta dias a vigncia da MP que no for aprovada nas duas Casas do Congresso Nacional no prazo de sessenta dias, contado de sua publicao no DOU (CF, art. 62, 7 o e RC-CN, art. 10 da Res. n 1/2002-CN). A prorrogao de vigncia ser comunicada em Ato do Presidente da Mesa do Congresso Nacional (Presidente do Senado Federal), publicado no DOU, prevalecendo a seqncia de prazos, mesmo dos que estiverem em atraso. Ou seja, a MP continuar em regime de urgncia e sobrestando as demais deliberaes dos Plenrios da Cmara e do Senado (RC-CN, art. 10, 1o e 2o da Res. n 1/2002-CN). 3) Finalizando o prazo de vigncia de cento e vinte dias (60 dias prorrogados por mais 60 dias) sem a concluso da votao nas duas Casas do Congresso Nacional, a MP perder sua eficcia desde a sua edio. O Presidente do Congresso Nacional comunicar o fato ao Presidente da Repblica, fazendo publicar no DOU Ato Declaratrio de encerramento do prazo de vigncia da Medida Provisria (CF, art. 62, 3 e RC-CN, art. 11 da Res. n 1/2002-CN). Os demais procedimentos (elaborao e publicao do projeto de decreto legislativo) so os mesmos da MP rejeitada. 4) O prazo de vigncia da Medida Provisria suspenso durante o recesso parlamentar, sem prejuzo da plena eficcia, inclusive os previstos para a sua tramitao (CF, art. 62, 4o e RC-CN, art. 18 da Res. n 1/2002-CN).
7

Senado Federal

Aprovada na Cmara, a matria ser encaminhada ao Senado Federal, que deve apreci-la at o quadragsimo segundo dia de vigncia da Medida Provisria, contado de sua publicao no DOU (RC-CN, art. 7, da Res. n 1/2002-CN). Da mesma forma, a MP que no for aprovada at quarenta e cinco dias fica sobrestada s demais deliberaes do Plenrio do Senado Federal (CF, art. 62, 6 e RC-CN, art. 9, da Res. n 1/2002-CN). Alm das peculiaridades dos pareceres que podem ser apresentados, mencionadas nos itens 3 e 5, vale ressaltar que o Senado Federal tem o papel de revisor (Casa revisora), pois a apreciao e votao da MP se iniciam na Cmara (CF, art. 62, 8o). Assim sendo, as modificaes oferecidas pelo Senado Federal retornam Cmara para serem apreciadas. Exceto a rejeio da Medida Provisria, neste caso o Senado Federal comunicar o fato ao Presidente da Repblica, fazendo publicar ato declaratrio de rejeio da Medida Provisria (RC-CN, art. 14 da Res. n 1/2002-CN), seguindo, a partir da, os mesmos passos mencionados no item 5 para o parecer pela rejeio da MP. O Senado Federal poder iniciar a discusso da Medida Provisria, que esteja pendente de deliberao da Cmara dos Deputados, cujo prazo de at o vigsimo oitavo dia tenha expirado (RC-CN, arts. 6 e 7, 2 da Res. n 1/2002-CN). Porm, s poder vot-la aps concluda a sua deliberao na Cmara dos Deputados (CF, art. 62, 8). Principais modificaes que o Senado Federal poder efetuar nos textos aprovados na Cmara dos Deputados: 43

Medida Provisria-MP: Congresso Nacional


1) quando a Cmara aprova Projeto de Lei de Converso (PLV), vedado ao Senado apresentar outro projeto de lei de converso (RC-CN, art. 7, 6 da Resoluo n 1/2002-CN); 2) havendo modificao no Senado Federal, ainda que decorrente de restabelecimento de matria ou emenda rejeitada na Cmara dos Deputados, ou de destaque supressivo, ser esta encaminhada para exame da Cmara, sob a forma de emenda, a ser apreciada em turno nico, vedadas quaisquer novas alteraes (RC-CN, art. 7, 3 da Res. n 1/ 2002-CN); 3) aprovada pelo Senado Federal Medida Provisria, em decorrncia de preferncia sobre PLV aprovado na Cmara, o processo retornar Cmara, que deliberar exclusivamente, sobre a MP ou o PLV (RC-CN, art. 7, 5 da Res. n 1/ 2002-CN), 4) se o Senado aprovar o PVL da Cmara sem alterao, segue sano do Presidente da Repblica (CF, art. 66).
8

lo no prazo de vinte dias, contado da data de sua constituio (RC-CN, art. 105). O veto ser apreciado em sesso conjunta, em escrutnio secreto, e s poder ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores (41 votos dos Senadores e 257 dos Deputados, perfazendo o total de 298 votos pela rejeio do veto). Se o veto no for mantido, o projeto ser enviado ao Presidente da Repblica para promulgao (CF, art. 66, 4 e 5). Se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da Repblica, o Presidente do Senado a promulgar, e se este no o fizer em igual prazo, caber ao Vice-Presidente do Senado faz-lo (CF, art. 66, 7). s Medidas Provisrias em vigor na dada da publicao da Emenda Constitucional n 32, aplicar-se-o os procedimentos previstos na Resoluo n 1, de 1989-CN (RC-CN, art. 20, Res. no 1 de 2002-CN). Ou seja, sero apreciadas em sesso conjunta. Esto mantidas, em pleno funcionamento, as comisses mistas j constitudas, preservados os seus respectivos Presidentes, Vice-Presidentes e Relatores, bem como convalidados os pareceres j aprovados por Comisso Mista, e as emendas apresentadas s edies anteriores da Medida Provisria (RC-CN, art. 20, 1 e 2, Res. n 1 de 2002-CN). Em julho/2003, 61 Medidas Provisrias, encontram-se estagnadas sem prazo para apreci-las. Da mesma forma, grande parte das Comisses Mistas est com a sua composio desatualizada, constando membros que no esto no exerccio e as lideranas ainda no indicaram seus substitutos.

Veto do Presidente da Repblica

O Presidente da Repblica tem o prazo de quinze dias teis para sancionar o PVL, podendo ainda vet-lo total ou parcialmente. As razes do veto sero encaminhadas ao Congresso Nacional mediante Mensagem, publicada no DOU (CF, art. 66, 1 ao 7). O Congresso Nacional ter o prazo de trinta dias para apreciar o veto (CF, art. 66, 4), cujo prazo se inicia no Congresso Nacional a partir da sesso convocada para conhecimento da matria (RCCN, art. 104, 1). Ser constituda Comisso Mista para analis44

Proposta de Emenda Constituio Federal-PEC: Senado Federal


Constituio Federal, arts. 59 e 60 / Regimento Interno, arts. 212, 354 a 373
Apresentao da PEC pelo 1 autor. Leitura em Plenrio. Publicao em avulso. Despacho CCJ CCJ - Prazo de 30 dias Designao do relator. 2 Realizao de audincia pblica. Discusso e votao do parecer do relator

Substitutivo da cmara 11 Reinicia sua Tramitao no Senado Federal


Vencido o prazo sem apreciao da CCJ

Aprovada Com Alteraes


Rejeitada

Aprovada

Arquivada

Plenrio - primeiro turno. Discusso 5 Sesses Deliberativas Apresentao 4 de emendas. Requerimento para votao em separado, de partes da PEC ou Emendas

Aprovada Sem Alteraes

Promulgada em Sesso Conjunta. Publicao no 13 DOU da Emenda Constitucional

12

Arquivada

Interstcio de 5 dias teis 6 entre o primeiro e o segundo turno Plenrio - segundo turno Discusso 3 Sesses 7 Apresentao de emenda que no envolva o mrito

Aprovada 5 Com Emendas

Aprovada Sem Emendas

Rejeitada

Encaminhada Cmara dos 11 Deputados, onde seguir os ritos do seu Regimento Interno Plenrio 10 Redao Final. Ser votada com qualquer nmero de senadores Plenrio Votao. Aprovada, se 9 obtiver nos dois turnos trs quintos dos votos dos membros da Casa

Aprovada Sem Emendas

Retorna CCJ para elaborar redao final. Prazo 3 dias

Aprovada Com Emendas 8 Retorna CCJ prazo de 5 dias para Parecer s Emendas

45

Proposta de Emenda Constituio Federal-PEC: Senado Federal


Notas Referentes ao Fluxograma
No Senado Federal, a PEC poder ser de iniciativa do Senador, desde que subscrita, no mnimo, por um tero dos membros do Senado. Ainda poder ser apresentada por mais da metade das Assemblias Legislativas das Unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros (CF, art. 60, III e RI-SF, art. 212). A PEC de iniciativa do Presidente da Repblica tem a sua tramitao iniciada sempre na Cmara dos Deputados (CF, art. 64). A tramitao est sujeita a disposies especiais, havendo prazos para sua apreciao desde a Comisso de Constituio, Justia e Cidadania CCJ at a votao da redao final. No Senado Federal no constituda Comisso Especial, como ocorre na Cmara dos Deputados, a tramitao, limita-se CCJ e ao Plenrio (dois turnos).
1

A Comisso poder realizar audincias pblicas com os seguimentos da sociedade, para debater a matria e obter subsdios para o relator e demais membros. Posteriormente, o parecer ser votado pelos membros da CCJ. Outra oportunidade para ao parlamentar: participao na audincia pblica e contatos com os membros da CCJ. O Parecer da CCJ que concluir pela apresentao de emenda, esta dever conter assinaturas de Senadores que, complementando as dos membros da Comisso, compreendam, no mnimo, um tero dos membros do Senado (RI-SF, art. 356 pargrafo nico). O parecer aprovado ser publicado em avulso e, aps cinco dias da publicao, a matria poder ser includa na Ordem do Dia (RISF, art. 357).
3

Vencimento do Prazo sem apreciao na CCJ

Apresentao

Apresentao da PEC pelo autor. Leitura em Plenrio, publicao em avulso e despachada CCJ (RI-SF, arts. 355 e 356).
2

CCJ

Decorrido o prazo (trinta dias) sem que haja proferido parecer, a PEC ser includa na Ordem do Dia para discusso em primeiro turno. O parecer ser proferido oralmente em Plenrio, por relator designado pelo Presidente do Senado. Se for emendada, retorna CCJ para se emitir parecer s emendas apresentadas no prazo de trinta dias (RI-SF, arts. 358 ao 350).
4

Tem o prazo de at trinta dias para sua apreciao e votao. designado o relator, que poder apresentar mudanas no texto (RI-SF, art. 356).

Plenrio: Apreciao em Primeiro Turno

!
46

O relator o principal canal para empreender uma ao parlamentar.

Discusso durante cinco sesses deliberativas ordinrias consecutivas. Durante a discusso, podero ser oferecidas emendas, assinadas por, no mnimo, um tero dos membros do Senado, desde que guardem relao direta e imediata com a matria tra-

Proposta de Emenda Constituio Federal-PEC: Senado Federal


tada na proposta. Poder ser apresentado requerimento para a votao em separado, de partes da proposta ou emendas (RI-SF, arts. 357 e 358). Esta fase proporciona oportunidade para ao parlamentar: apresentao de emendas e requerimento para votao em separado.
5 9

Plenrio: Votao da PEC

Considera-se aprovada a PEC que obtiver, nos dois turnos, trs quintos dos votos dos membros da Casa (CF, art. 69, 2 e RI-SF, art. 354). Se houver emendas, retorna CCJ para elaborar a redao final. Prazo: trs dias (RI-SF, art. 365).
10

Plenrio: Redao Final

CCJ: Apreciao de Emendas

Recebendo emendas, a PEC retorna CCJ, que ter o prazo de trinta dias para emitir parecer e, aps sua publicao, a matria ser includa na Ordem do Dia (RI-SF, art. 359).
6

Apresentada Mesa, ser votada com qualquer nmero, independente de publicao (RI-SF, art. 366). Encaminhada Cmara dos Deputados (CF, art. 65; RI-SF, art. 365 do Regimento Interno).
11

Casa Revisora: Cmara dos Deputados

Plenrio

Aprovada sem emendas, haver interstcio entre o primeiro e o segundo turno de, no mnimo, cinco dia teis (RI-SF, art. 362).
7

A PEC seguir a tramitao conforme seu Regimento Interno (veja fluxograma para PEC Cmara dos Deputados). Aprovada com mudanas, considerada no Senado Federal proposta nova, reiniciando sua tramitao na CCJ (RI-SF, arts. 367 e 368; RI-CD, art. 203).
12

Plenrio: Discusso em Segundo Turno

Casa Revisora: Rejeio da PEC

Ser aberto prazo de trs sesses deliberativas ordinrias para discusso, quando podero ser oferecidas emendas que no envolvam o mrito (RI-SF, art. 363).
8

Rejeitada, ser arquivada definitivamente (CF, art. 60, 2o).


13

Promulgao: Congresso Nacional

Plenrio: CCJ - Parecer s Emendas

Encerrada a discusso em segundo turno, com apresentao de emendas, a PEC retorna CCJ para proferir parecer em cinco dias improrrogveis, aps o que ser includa na Ordem do Dia, em fase de votao (RI-SF, art. 364).

Aprovado o texto na ntegra, a PEC ser promulgada em Sesso Conjunta, pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal e publicada a Emenda Constitucional do DOU (CF, art. 60, 3o e RI-SF, art. 369).
A PEC de origem da Cmara dos Deputados ter a tramitao de acordo com o Regimento Interno do Senado Federal (RI-SF, art. 368).

47

Proposta de Emenda Constituio Federal-PEC: Cmara dos Deputados


Constituio Federal, arts. 59 e 60 / Regimento Interno, arts. 201 a 203

Apresentao da PEC pelo 1 autor. Leitura em Plenrio; Despacho CCJR

13

Aprovada Com Emendas

Presidente da Cmara Designa Comisso Especial 4 (CESP). Instalao, escolha do Presidente, VicePresidente, relator e membros - 40 Sesses

Aprovada

10 Plenrio - Segundo turno Discusso e votao Rejeitada Interstcio de 5 sesses

Arquivada 5 CESP - Apresentao de Emendas - 10 Sesses

CESP - Audincias pblicas. Parecer relator (quanto ao 6 mrito). Discusso/votao. parecer: pedido de vista, destaque de emendas para votao em separado

CESP - Retorna Comisso 9 Especial: elaborao da redao para o segundo turno Aprovada

Publicao em avulso Interstcio de 2 sesses

Plenrio - Primeiro 8 turno. Discusso, apresentao de destaques e votao

Rejeitada

48

Aprovada

Aprovada

11

Arquivada

Rejeitada

Parecer pela Inadmissibilidade. Autor 3 poder requerer com apoiamento de lderes (1/3 dos deputados), apreciao preliminar em Plenrio

Encaminhada ao Senado Federal, onde seguir os 12 ritos do seu Regimento Interno.

CCJR - Designao de 2 relator. Parecer quanto admissibilidade. Apreciao/ votao - 5 Sesses

Retorna Cmara dos Deputados

Aprovada Sem Emendas

Promulgada em Sesso Conjunta Mesa Diretora Cmara dos Deputados e 14 Senado Federal. Emenda Constitucional publicada no DOU

Rejeitada

Proposta de Emenda Constituio Federal-PEC: Cmara dos Deputados


Notas Referentes ao Fluxograma
A tramitao da Proposta de Emenda Constituio (PEC) est sujeita a disposies especiais, havendo prazos para sua apreciao desde a Comisso de Constituio e Justia e de Redao (CCJR), at a votao da redao final. A PEC de iniciativa do Presidente da Repblica tem a sua tramitao iniciada sempre na Cmara dos Deputados (CF, art. 64). Aps aprovada na CCJR ser constituda da Comisso Especial para analisar o mrito da PEC.
1

rer a apreciao preliminar em Plenrio. Se for rejeitada, ser arquivada definitivamente. Aprovada, segue sua tramitao (CF, art. 60, 4o e RI-CD, art. 202, 1o).
4

CESP

Admitida a PEC, o Presidente da Cmara designar Comisso Especial, que ter o prazo de quarenta sesses, a partir de sua constituio, para proferir parecer quanto ao mrito da matria. Na instalao da Comisso sero escolhidos o Presidente, Vice-Presidente da Comisso e o relator da matria (RI-CD, art. 202, 2o . ao 4o).
5

Autoria/Apresentao da PEC

CESP: Recebimento de Emendas

A Cmara dos Deputados apreciar Proposta de Emenda Constituio (PEC) apresentada pela tera parte, no mnimo, dos Deputados, pelo Senado Federal, pelo Presidente da Repblica, ou por mais da metade das Assemblias Legislativas. A PEC ser despachada pelo Presidente da Cmara CCJR (CF, art. 60, I e II e RI. CD, art. 201).
2

Prazo para recebimento de emendas perante a Comisso Especial: dez sesses . Podero ser apresentadas emendas, somente na CESP, por qualquer Deputado, com o qurum mnimo de assinaturas de um tero dos Deputados (RI-CD, art. 202, 3 o ). Nesta fase, encontra-se uma oportunidade para empreender ao parlamentar, podendo-se mudar, ou aprimorar o texto, mediante a apresentao de Emendas.
6

CCJR: Parecer sobre a Admissibilidade

Pronunciar sobre a admissibilidade da PEC, no prazo de cinco sesses. Ser designado o relator que emitir parecer quanto sua admissibilidade, o qual ser votado pelos membros da CCJR . (RI-CD, art. 202).
3

CESP: Parecer - Discusso

CCJR: Parecer pela Inadmissibilidade

Se inadmitida a PEC, poder o autor, com o apoiamento de Lderes que representem, no mnimo, um tero dos Deputados, reque-

Antes do relator apresentar seu parecer, a Comisso Especial promover audincias pblicas com a participao dos seguimentos da sociedade, visando a subsidiar o relator no seu parecer e aos membros da Comisso durante a discusso e votao da PEC. 49

Proposta de Emenda Constituio Federal-PEC: Cmara dos Deputados


Esta fase constitui uma boa oportunidade para ao parlamentar, podendo-se, ainda, participar das audincias pblicas como expositor. Parecer: : o relator poder acatar emendas (parcial e/ou na ntegra) mediante a apresentao de substitutivo. Ainda, apresentar parecer favorvel (na ntegra da proposta original) e, ainda, parecer favorvel com emendas ou rejeitar a proposta (RI-CD, art. 202, 4o). Na ao parlamentar a ser empreendida, fundamental o trabalho com o relator. Durante a discusso da PEC, os membros da Comisso podero apresentar destaques para a votao em separado de uma emenda rejeitada pelo relator, e/ou dispositivos da PEC. Portanto, abre-se a uma grande oportunidade para a ao . parlamentar a ser desenvolvida com os membros da Comisso.
7

interstcio de cinco sesses do primeiro para o segundo turno . (RI-CD, art. 202, 6). Apresenta mais uma oportunidade para empreender uma ao parlamentar, mediante contato com qualquer Deputado.
9

CESP

Aps aprovado em primeiro turno, a PEC retorna Comisso Especial para elaborar a redao para o segundo turno.
10

Plenrio: Segundo Turno

Discusso e votao. Ser aprovada a PEC que obtiver em ambos os turnos, trs quintos dos votos dos membros da Cmara dos Deputados, em votao nominal (CF, art. 60, 2o e RI-CD, art. . 202, 7o). Aprovada a redao final, segue ao Senado Federal.
11

CESP: Plenrio

Plenrio: Rejeio da PEC

Aprovado o parecer na CESP, este ser publicado em avulso, devendo figurar na Ordem do Dia do Plenrio, aps o interstcio de duas sesses, para discusso e votao em primeiro turno (RI. CD, art. 202, 5).
8

Se for rejeitada, ser arquivada definitivamente.


12

Casa Revisora: Senado Federal

Plenrio: Primeiro Turno

A PEC seguir os ritos pertinentes ao regimento interno do Sena. do Federal (CF, art. 60, 2o e RI-SF, art. 368).
13

Discusso e votao. Durante a discusso, podero ser apresentados destaques para votao em separado de emendas, e/ou dispositivos da PEC. A PEC ser submetida a dois turnos de discusso e votao, com 50

Casa Revisora: Senado Federal

Aprovada com mudanas, retorna Cmara dos Deputados reini. ciando sua tramitao (RI-CD, art. 203).

Proposta de Emenda Constituio Federal-PEC: Cmara dos Deputados


14

Promulgao

Quando ultimada na Cmara a aprovao da PEC, ser o fato comunicado ao Presidente do Senado e convocada sesso conjunta (Congresso Nacional) para promulgao. Assim, a PEC promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, transforma-se numa Emenda Constitucional, que publicada no DOU (CF, art. 60, 3 e RI-CD, art. 203, pargrafo nico). A PEC oriunda do Senado Federal, seguir as normas de tramitao do Regimento Interno da Cmara (RI-CD, art. 203).

51

Projeto de Lei do Senado Federal - PLS (Lei Ordinria): Senado Federal


Projeto de Lei (PLS) com Apreciao Terminativa nas Comisses - Constituio Federal, art. 58, 2, I - Regimento Interno arts. 91 e 92

Apresentao do PLS pelo autor. Leitura em Plenrio Despacho da Mesa Diretora (s) comisso(es) competente(s). Publicao em avulso Prazo para recebimento de Emendas: 5 dias teis Na Comisso: 1 Designao do relator. 2 Parecer: favorvel, ou contrrio, ou substitutivo. Discusso e votao da 3 matria

Arquivado

H Projeto Analgico

Sem Recurso

Tramitao em conjunta Deliberao do Plenrio ou, a requerimento de Comisso ou Senador

Com Recurso

Rejeitado

Prazo de cinco dias: interposio de recurso

Encaminhamento Cmara dos Deputados


Aprovado Sem Recurso

Mesa Diretora - Prazo 4 interposio de recurso: 5 dias teis Com Recurso

Aprovado Em Plenrio

Prazo para recebimento de emendas perante a Mesa: 5 5 dias teis Apreciao em Plenrio

Sem Emendas

Agendado na Ordem do Dia - Plenrio Discusso e votao


Com Emendas

Publicadas em avulso

Retorna (s) comisso(es) para elaborar parecer sobre as emendas

Leitura do parecer Emendas de Plenrio

52

Projeto de Lei do Senado Federal - PLS (Lei Ordinria): Senado Federal

Aprovada Sem Alterao

Encaminhado sano do 8 Presidente da Repblica, que poder, ainda, vetar total ou parcialmente - 15 dias

Publicao no DOU da Lei e/ou mensagem, justificando ao Congresso Nacional as razes do veto

Cmara dos Deputados 6 Aprecia a matria seguindo o seu Regimento Interno


8 O Congresso Nacional apreciar o veto

Aprovada Com Alterao

Com Veto

Aprovado

Rejeitado

D cincia da Lei

Volta ao Senado Federal 7 que apreciar as mudanas

Despacho (s) comisso(es) e, posteriormente, ao Plenrio que podero aprovar ou rejeitar as alteraes da Cmara

Sem Veto

Rejeitado

Arquivado

Rejeitado pelo Plenrio

Rejeitada a alterao da Cmara, prevalecer o texto anteriormente aprovado pelo Senado. Segue sano do Presidente da Repblica.

53

Projeto de Lei do Senado Federal - PLS (Lei Ordinria): Senado Federal


Notas Referentes ao Fluxograma
1

Emendas de Comisso Permanente

pela aprovao do projeto na ntegra, ou parcial e, ainda, apresentar substitutivo com alteraes no texto original (RI-SF, arts. 118, 2o, 121, 125 e 130 ao 141). Portanto, quando se pretende mudar uma proposio, o relator o mais indicado. Quando o parecer entregue Comisso, o PLS est pronto para a incluso na pauta de reunio. Neste momento, a ateno dever estar voltada para os membros da Comisso, pois cabe a eles a aprovao ou a rejeio do parecer (RI-SF, art. 130).
3

Prazo de cinco dias teis para recebimento de emendas (art. 122, c, e 1). Podero ser apresentadas por qualquer Senador, ou por qualquer membro da Comisso (RI-SF, art. 122, I, II).

Primeira oportunidade para empreender ao parlamentar.

O prazo para a apresentao de emenda contar-se- a partir da publicao da matria no Dirio do Senado Federal (RI-SF, art. 122, 1o). O relator analisar todas as emendas apresentadas, junto com o texto do projeto de lei, podendo acat-las na ntegra ou parcialmente e, ainda, rejeit-las. Considera-se emenda de Comisso a proposta por qualquer de seus membros e por ela adotada (RI-SF, art. 123). Portanto, o trabalho desenvolvido com o Senador para apresentao de emendas ter que ser complementado com o relator, para que acate as emendas apresentadas. Nesta fase, ainda existe a hiptese de ser apresentada uma emenda que no vivel ao rgo. Assim sendo, os contatos sero com o relator para que no a considere.
2

Apreciao na Comisso Permanente

Na fase de discusso do PLS na Comisso surge outra oportunidade para ao parlamentar: Usa-se o pedido de vista para mudar um texto, o que poder ser feito, por qualquer membro da Comisso, durante a discusso do projeto (art. 132, 1 do Regimento Interno). O Senador que pediu vista poder apresentar voto em separado, o qual ser apreciado junto com o parecer do relator. Se os membros da Comisso aprovarem o voto em separado, o mesmo se constituir em parecer do vencedor, sendo vencido o parecer do relator primitivo (RI-SF, arts. 128 e 132, 1 ao 6). Portanto, o voto em separado tem o mesmo valor do parecer do relator.

Parecer de Relator

O relator poder apresentar parecer pela rejeio da matria, ou 54

Projeto de Lei do Senado Federal - PLS (Lei Ordinria): Senado Federal


As deliberaes terminativas nas comisses sero tomadas pelo processo nominal e maioria de votos, presente a maioria de seus membros (RI-SF, art. 109). Se for aprovado substitutivo integral, ser ele submetido a turno suplementar (RI-SF, art. 282).
4

Interposio de Recurso

O prazo para recebimento de emenda perante a Mesa (Emendas de Plenrio) constitui mais uma oportunidade para mudar uma proposio, pois o projeto, mesmo tendo sido aprovado na comisso, retornar a ela para que sejam analisadas as emendas apresentadas, podendo, ou no, serem acatadas pelo relator e aprovadas e/ou rejeitadas na Comisso.
6

Prazo para interposio de recurso contra o poder terminativo da Comisso. O recurso ter que ser assinado por um dcimo dos membros do Senado e dirigido ao Presidente da Casa (RI-SF, art. 91, 1 ao 4). Quando apresentado recurso, o projeto ser discutido e votado em Plenrio do Senado Federal em turno nico. Se no houver recurso, o PLS aprovado ser, conforme o caso, encaminhado Cmara dos Deputados ou sano. O que foi rejeitado ser arquivado definitivamente (RI-SF, art. 91, 5).
5

Casa Revisora

O PLS aprovado no Senado ser encaminhado Cmara dos Deputados, onde receber a sigla (PL) e novo nmero. A sua tramitao igual ao do projeto de lei (PL) (ver fluxograma fl. 58), desde que tenha sido aprovado, no Senado Federal, com poder terminativo. Se no foi, a matria ser apreciada pelo Plenrio (CF, art. 65, RC-CN, art. 134). As oportunidades para empreender ao parlamentar esto, principalmente, na apresentao de emendas, com o relator e com os membros da(s) comisso(es). O artigo 138 do Regimento Comum (Resoluo n 1, de 1970-CN) permite a qualquer Senador ou Deputado, interessado na discusso e votao de emenda na Casa Revisora, participar dos trabalhos das comisses que sobre ela devam opinar, podendo discutir a matria sem direito a voto.
7

Emendas perante a Mesa Diretora

Os pareceres das comisses sobre as proposies, em turno nico, sero lidos em Plenrio e distribudos em avulsos, abrir-se- o prazo de cinco dias teis para apresentao de emendas. Findo o prazo, se no for apresentada emenda, a proposio estar em condies de figurar na Ordem do Dia, obedecido o interstcio regimental de trs dias teis entre a distribuio do avulso dos pareceres das comisses e o incio da discusso ou votao correspondente. Se a proposio for emendada, voltar (s) Comisso(es) para exame (RI-SF, arts. 277, 278, 280 e 281).

Casa Revisora

Aprovado pela Cmara com mudanas, volta ao Senado (CF, art. 65, pargrafo nico). Sua apreciao reinicia na(s) Comisso(es) e depois em Plenrio. A alterao da Cmara 55

Projeto de Lei do Senado Federal - PLS (Lei Ordinria)


(emenda ou substitutivo) no suscetvel de modificao por meio de subemenda. Assim sendo, nessa fase de tramitao caber ao Senado aceitar ou rejeitar as mudanas propostas pela Cmara (RI-SF, arts. 285 ao 287).
8

tucionalidade, ou injuridicidade da proposio, antes de proferido o parecer definitivo. Deferido o requerimento, a proposio ser encaminhada Mesa a fim de ser arquivada (RI-SF, art. 257); d) prejudicialidade a proposio considerada prejudicada pelo Plenrio ser definitivamente arquivada. Declarada a prejudicialidade, poder interpor recurso ao Plenrio, que deliberar ouvida a CCJ (RI-SF, art. 334); e) autoria de comisso, mediante requerimento do seu Presidente, ou do relator da matria; o requerimento de retirada de proposio ser apreciado pelo Plenrio e aps aprovao, a matria ser arquivada definitivamente (RI-SF, art. 256); f) final de legislatura ao final da legislatura sero arquivadas todas as proposies em tramitao no Senado, exceto: (RI-SF, art. 332, com redao da Res. n 17/02): I - as originrias da Cmara ou por ela revisadas (RF-SF, art. 332, I). II - as proposies de autoria de Senadores que permaneam no exerccio de mandato ou que tenham sido reeleitos. Assim, se o autor continuar no mandato por mais quatro anos, as proposies de sua autoria continuam tramitando, independente do trmino da legislatura. Os Senadores tm o mandato de oito anos, mas o Senado Federal renovado de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros (CF, art.46, 2). Da mesma forma, as proposies de autoria dos Senadores reeleitos no sero arquivadas (RF-SF, art. 332, II);

Presidente da Repblica

O Presidente da Repblica tem quinze dias para sancionar o projeto; a lei publicada no DOU, podendo, ainda, vetar parcial (rejeita alguns artigos e/ou pargrafos) ou totalmente (rejeita o projeto) (CF, art. 66, 1 e 2). O Presidente da Repblica justifica os vetos, por meio de mensagem, encaminhado-os ao Congresso Nacional, o qual poder rejeitar o veto presidencial, desde que seja apreciado em sesso conjunta, considerando-se aprovado e/ou rejeitado se obtiver o voto, em escrutnio secreto, da maioria absoluta dos Deputados e Senadores (CF, art. 66, 4 e RC-CN, arts. 104, 105 e 106).
9

Arquivamento de Preposies
a) rejeitada na(s) comisso(es) de mrito , com poder terminativo e sem a interposio de recursos (RI-SF, art. 254); b) a proposio pode ser retirada pelo autor, mediante requerimento do nico signatrio ou do primeiro deles; c) o autor poder requerer ao Presidente da CCJ, a retirada da proposio, quando o relator se pronunciar pela inconsti-

Sero arquivadas definitivamente as proposies que:

56

Projeto de Lei do Senado Federal - PLS (Lei Ordinria)


III - as apresentadas por Senadores no ltimo ano de mandato. O ato do Presidente do Senado n 97 de 2002, que disciplinou a Resoluo no 17/02, inclui nesse dispositivo as proposies cujos autores no foram reeleitos. Essa regra vale tambm para as proposies de iniciativa de Comisso (RF-SF, art. 332,III); IV - as com pareceres favorveis das Comisses. Nesse aspecto, o Ato do Presidente do Senado n 97 de 2002, que disciplinou a Resoluo no 17/02, instrui que se uma proposio tiver parecer de pelo menos uma Comisso, mesmo que no seja de mrito, ser o suficiente para que continue tramitando. Assim, as proposies, cujos autores no foram reeleitos, mas foram aprovadas numa Comisso, continuaro tramitando na prxima legislatura (RI-SF, art. 332, IV); V - as que tratam de matria de competncia exclusiva do Congresso Nacional (CF, art. 49; RF-SF, art. 332, V); VI - as que tratem de matria de competncia privativa do Senado Federal (CF, art. 52; RF-SF, art. 332, VI); VII - pedido de sustao de processo contra Senador em andamento no Supremo Tribunal Federal (CF, art. 53, 3o e 4o, EC no 35/2001; RF-SF, art. 332, VIII); g) ser automaticamente arquivada a proposio que se encontre em tramitao h duas legislaturas (RI-SF, art. 332, 1). Salvo se for requerida a continuao de sua tramitao por um tero dos Senadores (27 Senadores), nos primeiros sessenta dias aps o incio da primeira sesso legislativa seguinte ao arquivamento, e aprovado o seu desarquivamento pelo Plenrio do Senado.

57

Projeto de Lei da Cmara dos Deputados - PL (Lei Ordinria)


Projeto de Lei (PL) com poder conclusivo nas Comisses de mrito (CF, arts. 58, 2o, I - RI-CD, art. 24, inciso II e 138 1o), e poder terminativo da CCJR e CFT (RI-CD, art. 54)
Apresentao do Projeto. Sesso plenria H Projeto Analgico

Mesa Diretora Numerado, despacho s comisses competentes

Assuntos anlogos Apensado ao projeto mais antigo. Tramitao conjunta

Sem Recurso

No h Projeto Analgico

Sem Substitutivo

Aprovado

Com Substitutivo Sem Emendas

Com Pedido de Vista

1 Comisso: 40 sesses Prazo para receber emenda - 5 sesses 2 Designado relator. Parecer: favorvel, contrrio ou substitutivo - 20 sesses

Comisso: Pronto para incluso na pauta de reunio


Comisso: Discusso e votao do 5 projeto e parecer do relator

Prazo para interposio de recurso - 5 sesses

Rejeitado Com Recurso Rejeitado Sem Recurso


Com Recurso

Comisso: Prazo para recebimento de emendas ao substitutivo - 5 sesses


Comisso: O Deputado poder apresentar voto em 6 separado, o qual ser apreciado junto com o parecer do relator

Com Emendas

Aprovado

Comisso: Parecer do Relator s emendas ao substitutivo

O projeto de lei ser apreciado pelo Plenrio da Cmara dos Deputados Rejeitado

11

Arquivado

58

Projeto de Lei da Cmara dos Deputados - PL (Lei Ordinria)

CCJR: Elabora e vota a redao final Comisses: Designam relator. Parecer: favorvel, ou 9 contrrio s alteraes do Senado. Discusso e votao

Encaminhado ao Senado Federal

Encaminhado Cmara, que apreciar as mudanas

Despacho s Comisses (segue o despacho inicial)

Aprovada Com Alterao


Senado Federal: Leitura em Plenrio. Recebe a sigla PLC e novo nmero despachado (s) Comisso(es)

Comisso: Segue tramitao do PLS, exceto 8 os prazos de emendas e ser apreciado pelo Plenrio. Discusso e votao, turno nico

Encaminhado sano do Presidente da Repblica, 10 que poder, ainda, vetar total ou parcialmente 15 dias teis

Aprovado Sem Alterao

Sem Veto Com Veto

Rejeitado

O Congresso Nacional apreciar o veto

Arquivado e comunicado Cmara dos Deputados

Publicao no DOU da Lei e/ ou mensagem, justificando ao Congresso Nacional as razes do veto

D cincia da Lei

59

Projeto de Lei da Cmara dos Deputados - PL (Lei Ordinria)


Notas Referentes ao Fluxograma
1

texto do projeto de lei, podendo acat-las na ntegra ou parcialmente e, ainda, rejeit-las. Portanto, o trabalho desenvolvido com Deputados para apresentao de emendas, ter que ser complementado com o relator para que acate as emendas apresentadas. Nesta fase, ainda existe a hiptese de ser apresentada uma emenda invivel ao rgo. Assim sendo, os contatos sero com o relator para que no a considere.
2

Emendas quando a Proposio Chega Comisso

Quando a proposta chega Comisso, abre prazo de cinco sesses para apresentao de emendas (RI-CD, art. 119, 1).

Primeira oportunidade para empreender ao parlamentar.

A emenda poder ser (RI-CD, art. 118): supressiva (retira dispositivos do texto); modificativa (d nova redao a um determinado dispositivo sem modificar substancialmente); substitutiva (substitui substancialmente ou formalmente o texto); aditiva (complementa um dispositivo); aglutinativa (resulta da fuso de outras Emendas ou destas com o texto); pode ser apresentada em Plenrio para a apreciao em turno nico, pelos autores das Emendas objeto da fuso, por um dcimo dos membros da Casa ou por lderes que representem esse membro (RI-SF, arts. 118, 122, 3); de redao (visa a sanar vcios de linguagem, incorreo de tcnica legislativa). Ainda pode ser apresentada subemenda (emenda apresentada a outra emenda). Pode ser supressiva, substitutiva ou aditiva (RISF, art. 118, 7). O relator analisar todas as emendas apresentadas, junto com o 60

Parecer do Relator

O relator poder apresentar parecer pela rejeio da matria, ou favorvel pela aprovao do projeto na ntegra e, ainda, apresentar substitutivo com alteraes no texto original (RI-CD, arts. 52, 1, 57, IV, 126 ao 130). Portanto, quando se pretende mudar uma proposio, o relator o mais indicado.
3

Emendas ao Substitutivo do Relator

Na Cmara dos Deputados, quando o relator apresenta substitutivo, abre-se prazo de cinco sesses para recebimento de emendas ao substitutivo. As emendas podero ser apresentadas a partir da designao d oRelator, por qualquer Deputado, individualmente, e se for o caso com o apoiamento necessrio, e pela Comisso de Legislao Participativa (Resoluo n, de 2004).

Projeto de Lei da Cmara dos Deputados - PL (Lei Ordinria)


Constitui nova oportunidade para ao parlamentar, apresentando-se emendas com o objetivo de mudar o substitutivo apresentado pelo relator.
4

Se os membros da Comisso aprovarem o voto em separado, o mesmo se constituir em parecer do vencedor, sendo vencido o parecer do relator primitivo. Portanto, o voto em separado tem o mesmo valor do parecer do relator. O parecer aprovado ser tido como da Comisso (RI-CD, art. 57, X).
7

Parecer s Emendas do Substitutivo

O relator poder acatar ou no as emendas apresentadas. A oportunidade de ao parlamentar nesta fase dirigida ao relator.
5

Interposio de Recursos

Votao e Discusso do Projeto de Lei

Quando o relator entregar o seu parecer ou substitutivo na Comisso, o projeto de lei est pronto para incluso na pauta de reunio da Comisso para discusso e votao (RI-CD, art. 57, IV). Neste momento, a ateno dever estar voltada para os membros da Comisso, pois cabe a eles a aprovao e/ou rejeio do parecer do relator.
6

Prazo para interposio de recurso: cinco sesses (CF, art. 58, 2o, I e RI-CD, art. 58, 1o), assinado por um dcimo dos Deputados (art. 58, 3o). Constitui-se na apresentao de recurso contra o poder conclusivo da Comisso. Quando apresentado e aprovado pelo Plenrio, o projeto segue sua tramitao e, posteriormente, ser discutido e votado pelo Plenrio (RI-CD, art. 59). Se no houver recurso, o projeto aprovado ser encaminhado ao Senado Federal sano, ou promulgado, conforme o caso e o rejeitado ser arquivado definitivamente (RI-CD, arts. 133 e 200 do Regimento Interno).
8

Pedido de Vista - Apresentao Voto em Separado

Casa Revisora: Senado Federal

Na fase de discusso do projeto, surge outra oportunidade para ao parlamentar: O pedido de vista (RI-CD, art. 57, XVI). Pode-se usar o pedido de vista para mudar um texto, o que poder ser feito por qualquer membro da Comisso, durante a discusso do projeto. O Deputado que pediu vista poder apresentar voto em separado, o qual ser apreciado junto com o parecer do relator (RI-CD, art. 57, XII, XIII e XIV).

O projeto aprovado na Cmara dos Deputados recebe no Senado Federal a sigla PLC (Projeto de Lei de origem da Cmara) e novo nmero (CF, art. 65, RC-CN, art. 134). Sua tramitao semelhante ao PLS (ver fluxograma do PLS, fl. 53). Porm, isso ter poder terminativo se for conferido pelo Presidente do Senado, ouvidas as lideranas (RI-SF, art. 91, 1, IV). Quanto ao prazo para recebimento de emendas, estas podero ser apresentadas durante toda a discusso do projeto na Comisso. O artigo 138 do Regimento Comum (Resoluo 1, de 1970-CN) permite a qualquer 61

Projeto de Lei da Cmara dos Deputados - PL (Lei Ordinria)


Senador ou Deputado, interessado na discusso e votao de emenda, na Cmara revisora, participar dos trabalhos das comisses que sobre ela devam opinar, podendo discutir a matria sem direito a voto. Se no tiver Poder Conclusivo, aps apreciado na(s) Comisso(es), ser discutido e votado, em turno nico, pelo Plenrio do Senado Federal.
9

Casa Revisora: Senado Federal

O Presidente da Repblica justifica os vetos e encaminha, mediante mensagem publicada no DOU, ao Presidente do Senado Federal (CF, art. 66, 1o). O Congresso Nacional poder rejeitar o veto presidencial, desde que seja apreciado em sesso conjunta, considerando-se aprovado e/ou rejeitado se obtiver o voto, em escrutnio secreto, da maioria absoluta dos Deputados e Senadores (CF, art. 66, 4o e RC-CN, arts. 104, 105 e 106 - Res. no 1/1970-CN).
11

Se o projeto for aprovado com alterao, retorna Cmara dos Deputados, cabendo a ela aprovar ou rejeitar as mudanas propostas pelo Senado Federal (CF, art. 65, pargrafo nico). A tramitao do substitutivo e/ou emendas do Senado Federal tem a seguinte diferena da tramitao do (PL):
!

Arquivamento de Proposies
receberem pareceres contrrios quanto ao Mrito (rejeitadas), de todas as comisses, ressalvada a hiptese de interposio de recurso contra o poder conclusivo nas comisses, a qual ser apreciada pelo Plenrio (RI-CD, art. 133).

Sero arquivadas definitivamente as proposies que:


!

tramita nas comisses, conforme despacho inicial da Cmara (RI-CD, arts. 123, 138, IV); caber ao relator apresentar parecer pela aprovao e/ou rejeio das alteraes propostas pelo Senado Federal. No poder mudar os textos que j foram aprovados na Cmara e no Senado Federal.

Matria constante de projeto de lei rejeitado, somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros da Cmara (RI-CD, art. 110);
!

Se houver recurso, aps aprovado nas comisses, ser discutido e votado pelo Plenrio em turno nico. Ser encaminhado sano do Presidente da Repblica (CF, art. 66).
10

Presidente da Repblica
!

proposio dada como prejudicada - projeto idntico ao que j foi apreciado pelo Plenrio ou nas Comisses (aprovada e/ou rejeitada e pela declarao de inconstitucionalidade) ser considerada prejudicada e arquivada (RI-CD, arts. 163 e 164); retirada pelo autor - requerida pelo autor ao Presidente da Cmara. Se for rejeitada, cabe recurso ao Plenrio. A proposio retirada pelo autor no poder ser reapresentada na mesma sesso legislativa, salvo deliberao do Plenrio

O Presidente da Repblica tem quinze dias teis para sancionar o projeto e a lei publicada no DOU. Poder, ainda vet-lo parcialmente (rejeita alguns artigos e/ou pargrafos) e totalmente (rejeita o projeto) (CF, art. 66, 1o e 2o). 62

Projeto de Lei da Cmara dos Deputados - PL (Lei Ordinria)


(RI-CD, art. 104);
!

finda a legislatura - arquivar-se-o todas as proposies que no seu decurso tenham sido submetidas deliberao da Cmara e ainda se encontrem em tramitao, bem como as que abram crdito suplementar, com pareceres ou sem eles, salvo as: a) com pareceres favorveis de todas as comisses; b) j aprovadas em turno nico, em primeiro e/ou segundo turno; c) que tenham tramitado pelo Senado, ou dele originrias; d) de iniciativa popular; e) de iniciativa de outro Poder Executivo ou do ProcuradorGeral da Repblica (RI-CD, art. 105).

A proposio poder ser desarquivada mediante requerimento do autor, ou autores, dentro dos primeiros cento e oitenta dias da primeira sesso legislativa ordinria da legislatura subseqente, retomando a tramitao desde o estgio em que se encontrava (RI-CD, art. 105, pargrafo nico).

63

Bibliografia
ATO do Presidente n 97, de 2002. Dirio do Senado Federal, Braslia, 21 dez. 2002. CMARA DOS DEPUTADOS. Comisso de Legislao Participativa. Cartilha. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 2001. 51 p. (Srie ao parlamentar, 165). CONSTITUIO da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, Subsecretaria de Edies Tcnicas, 2002. 427 p. MORAES, Alexandre de. Constituio do Brasil interpretada e legislao constitucional. So Paulo: Atlas, 2002. NASCIMENTO, Claudia Lyra; CAMARGO, Vnia Borges, CAMARGO, Marilda Borges. Manual de Processo Legislativo. 3. ed. Braslia: Senado Federal, Instituto Legislativo ILB, 2000. PACHECO, Lucina Botelho, MENDES, Paula Ramos. Questes sobre Processo Legislativo e Regimento Interno. 2. ed. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 2202. 212 p. (Srie fontes de referncia. Consultoria, 10) REGIMENTO Comum: Resoluo n 1, de 1970-CN, com alteraes posteriores, at 2002: legislao conexa. Braslia: Congresso Nacional, 2003. 226 p. REGIMENTO Interno da Cmara dos Deputados: Resoluo n 17 de 1989 e alteraes posteriores at 2002. 6. ed. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 2003. 425 p. (Srie Textos Bsicos, 29) RESOLUO n 4, de 2003. <Disponvel em: www.camara.gov.br> SENADO Federal: Regimento Interno: Resoluo n 93, de 1970, consolidado com alteraes posteriores at 2002. Braslia: Senado Federal, [s.d.]. v. 1. 291 p. www.senado.gov.br www.camara.gov.br

64

You might also like