You are on page 1of 18

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SEO DO PARAN

COMISSO DE EXAME DE ORDEM

EXAME DE ORDEM PROVA OBJETIVA 28/08/2005

ATENO: LEIA ANTES DE INICIAR A PROVA


Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio e nome. Assine SOMENTE no espao abaixo reservado. Confira, no carto-resposta, o seu nmero de inscrio e nome. Comunique IMEDIATAMENTE aos aplicadores da prova qualquer irregularidade. NO SERO ACEITAS reclamaes posteriores. A interpretao das questes parte integrante da prova, NO SENDO PERMITIDAS perguntas aos aplicadores da prova. A prova INDIVIDUAL, SENDO VEDADAS consultas de qualquer natureza. O uso de qualquer recurso no permitido acarretar a imediata ANULAO da prova e a ELIMINAO do candidato do Exame. Para cada questo s h UMA ALTERNATIVA CORRETA. Questo em branco ou com mais de uma alternativa assinalada, ter nota ZERO. Utilize os espaos em branco para rascunhos. Utilize apenas caneta esferogrfica com tinta AZUL-ESCURA ou PRETA para o preenchimento do carto-resposta, que NO PODE SER RASURADO, DODRADO ou AMASSADO.
DURAO DA PROVA: 4 (QUATRO) HORAS

NMERO DE INSCRIO

NOME

ASSINATURA

-1-

tica na Advocacia
01 Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I Qualquer pessoa, mesmo no sendo advogado, mas tendo instruo superior, poder assumir a direo jurdica de uma empresa ou rgo pblico, desde que a orientao tcnica seja exercida por advogado inscrito na OAB, que assumir a responsabilidade na forma da lei; II Para evitar o aviltamento de valores dos servios profissionais, o advogado no deve estabelec-los de forma irrisria ou inferior ao mnimo fixado pela Tabela de Honorrios dos Advogados, salvo motivo plenamente justificado; III No constitui infrao disciplinar a contratao de terceiros (agentes) para obter causas ou clientela, desde que no haja prejuzo caracterizado. a) apenas a afirmativa I est correta. b) apenas a afirmativa II est correta. c) apenas a afirmativa III est correta. d) todas as afirmativas esto corretas.

02 Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I Para a aplicao da sano de excluso necessria a manifestao favorvel unnime dos membros do Conselho Seccional competente; II A multa no aplicvel cumulativamente com a censura ou suspenso, em qualquer caso; III A ausncia de punio disciplinar anterior no circunstncia atenuante para fins de aplicao das sanes disciplinares. a) apenas as afirmativas I e II esto incorretas. b) apenas as afirmativas I e III esto incorretas. c) apenas as afirmativas II e III esto incorretas. d) todas as afirmativas esto incorretas.

03 Assinale a alternativa CORRETA: a) so rgos da OAB: o Conselho Federal, os Conselhos Seccionais e as Subsees. b) so rgos da OAB: o Conselho Federal, os Conselhos Seccionais, as Subsees e as Caixas de Assistncia dos Advogados. c) so rgos da OAB: o Conselho Federal, os Conselhos Seccionais, as Subsees, as Caixas de Assistncia dos Advogados e os Institutos dos Advogados dos Conselhos Seccionais. d) so rgos da OAB: o Conselho Federal, os Conselhos Seccionais, as Subsees, as Caixas de Assistncia dos Advogados e as Comisses do Conselho Federal e dos Conselhos Seccionais.

04 Assinale a alternativ a CORRETA: a) o pagamento da anuidade para a OAB no isenta os inscritos em seus quadros do pagamento obrigatrio da contribuio sindical. b) o cargo de conselheiro da OAB de exerccio gratuito e facultativo, considerado servio pblico relevante, inclusive para fins de disponibilidade e aposentadoria. c) no constitui ttulo executivo extrajudicial a certido passada pela diretoria do Conselho Seccional competente, relativa aos crditos decorrentes das contribuies, preos de servios e multas cobradas pela OAB de seus inscritos. d) a OAB no mantm com rgo da Administrao Pblica qualquer vnculo funcional ou hierrquico.

05 Assinale a alternativa INCORRETA: a) obrigatria a indicao do nome e do nmero de inscrio na OAB em todos os documentos assinados pelo advogado, no exerccio de sua atividade. b) cancelada a inscrio do advogado que sofrer penalidade de excluso. c) alm da principal, o advogado deve promover a inscrio suplementar nos Conselhos Seccionais em cujos territrios passar a exercer habitualmente a profisso, considerando-se habitualidade a interveno judicial que exceder de 3 (trs) causas por ano. d) licenciado o profissional que sofrer de doena mental considerada curvel.
-2-

06 Assinale a alternativa INCORRETA: a) a sociedade de advogados adquire personalidade jurdica com o registro aprovado dos seus atos constitutivos no Conselho Seccional da OAB em cuja base territorial tiver sede. b) a razo social deve ter, obrigatoriamente, o nome de, pelo menos, 1 (um) advogado responsvel pela sociedade, podendo permanecer o nome do scio falecido, desde que tal possibilidade esteja prevista no ato constitutivo. c) o licenciamento do scio para exercer atividade incompatvel com a advocacia em carter temporrio deve ser averbado no registro da sociedade, alterando-se, necessariamente, sua constituio. d) o ato de constituio de filial deve ser averbado no registro da sociedade e arquivado junto ao Conselho Seccional onde se instalar, ficando os scios obrigados a inscrio suplementar.

07 Qual sano disciplinar que ser aplicada ao advogado que exerce prtica reiterada de jogo de azar, no autorizado por lei? a) censura. b) suspenso. c) excluso. d) nenhuma, pois o ato no caracteriza infrao disciplinar.

Direito Civil
08 Assinale a alternativa CORRETA: a) os direitos de personalidade so apenas os expressamente descritos no Cdigo Civil de 2002, uma vez que o referido diploma legal adotou exclusivamente a teoria da tipificao. b) em se tratando da honra objetiva de pessoa morta, qualquer parente em linha colateral at o quarto grau pode requerer que cesse a leso ou ameaa de leso honra do morto. c) o emprego do nome de uma pessoa em publicaes que a exponham ao desprezo pblico somente constitui violao a direito de personalidade se houver inteno difamatria. d) vlida a disposio onerosa do prprio corpo para depois da morte, desde que com objetivos cientficos.

09 Assinale a alternativa CORRETA: a) as paredes em relao casa so reputadas pertenas. b) sendo as pertenas bens acessrios, na alienao do principal segui-lo-o, como regra, as pertenas. c) as benfeitorias teis, como regra, geram para o possuidor de boa-f o direito de indenizao, mas no geram o direito de reteno. d) as energias que tenham valor econmico so consideradas bens mveis.

10 Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I Havendo pluralidade de locatrios de um mesmo bem imvel, no haver, como regra, solidariedade entre eles quanto s dvidas referentes ao aluguel, uma vez que a solidariedade no se presume; II A solidariedade pode ser pura e simples para um dos co-devedores, e condicional para outro; III O credor solidrio que tiver remitido a dvida responder aos outros credores pela parte que lhes caiba. a) todas as afirmativas so corretas. b) apenas as afirmativas I e II esto corretas. c) apenas as afirmativas II e III esto corretas. d) apenas as afirmativas I e III esto corretas.

-3-

11 Assinale a alternativa CORRETA: a) sendo a capacidade a medida da personalidade de uma pessoa, os direitos de personalidade somente so atribudos em sua integralidade s pessoas plenamente capazes. b) a existncia de relao de emprego integrada pelo menor com 16 (dezesseis) anos completos sempre implicar a cessao da incapacidade relativa deste. c) o Cdigo Civil de 2002 no mais regula a capacidade dos ndios, remetendo tal regulao a lei especial. d) os que por deficincia mental tiverem o discernimento reduzido so reputados como relativamente incapazes. J os viciados em txicos no tm o grau de sua capacidade definida pelo Cdigo Civil de 2002, que remete tal regulao a lei especial.

12 Assinale a alternativa CORRETA: a) a separao judicial somente pode ser proposta por um dos cnjuges aps um ano de separao de fato, desde que seja demonstrada grave violao dos deveres conjugais por parte do outro cnjuge. Por conseguinte, sempre que a separao judicial no for consensual, estar-se- diante de separao fundada no princpio da culpa. b) a separao judicial por mtuo consentimento, fundada no princpio da ruptura, somente pode ser homologada se os separandos j estiverem casados h pelo menos 2 (dois) anos. c) na hiptese de separao de fato, em que no haja separao judicial, o cnjuge culpado pela separao jamais ter direito sucessrio sobre os bens deixados pelo cnjuge inocente. d) o Cdigo Civil de 2002 prev clusula de dureza na separao por mtuo consentimento, em que o juiz pode negar-se homologao se verificar que a conveno no preserva suficientemente os interesses dos filhos.

13 Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I A ao negatria de paternidade, embora imprescritvel, submete-se a um rol taxativo de hipteses previsto no Cdigo Civil de 2002; II Caso uma mulher viva venha a se casar com outro homem 2 (dois) meses depois do falecimento de seu primeiro marido, e lhe nascer algum filho exatos 290 (duzentos e noventa) dias aps a morte do primeiro marido, aplicar-se- ao casamento o regime da separao obrigatria de bens e presumir-se-, em obedincia ao Cdigo Civil de 2002, que o filho do segundo marido; III Permanece intacto, contemporaneamente, o brocardo mater semper certa est, uma vez que a me, juridicamente, sempre ser aquela que tiver vnculo biolgico com o filho. a) todas as afirmativas esto corretas. b) apenas as afirmativas II e III esto corretas. c) apenas a afirmativa II est correta. d) nenhuma afirmativa est correta.

14 Assinale a alternativa CORRETA: a) o testamento particular anulvel poder ser convalidado pelo autor da herana at 5 (cinco) anos aps sua confirmao e seu registro. b) o Cdigo Civil de 2002, no regime de comunho parcial de bens, substitui o direito do cnjuge sobrevivente meao pelo direito sucessrio atribudo ao cnjuge suprstite. c) o ascendente que recebeu doaes de seu descendente no poder ser condenado pena de sonegados sob o fundamento de que deixou de colacionar o valor da doao recebida. d) o direito real de habitao atribudo ao cnjuge sobrevivente somente existir se o regime de casamento no for o da separao de bens.

15 Assinale a alternativa CORRETA. O direito proteo possessria assegurado: a) ao titular de direito pessoalssimo para defender sua posio jurdica de credor proprietrio em relao jurdica obrigacional, do que exemplo o exerccio do poder familiar. b) ao autor da herana em face do esbulho possessrio que possa ter sido cometido pelo de cujus . c) ao possuidor direto em face do indireto. d) ao detentor, em seu prprio nome, frente ao possuidor direto.

-4-

Processo Civil
16 Analise o enunciado abaixo e assinale a alternativa CORRETA: Uma pessoa natural residente em Curitiba/PR pretende propor ao reivindicatria em face da Caixa Econmica Federal CEF, cujo objeto um imvel urbano localizado em Londrina/PR. Qual o foro competente para conhecer e julgar a ao? a) foro da Justia Comum b) foro da Justia Comum c) foro da Justia Comum d) foro da Justia Comum Federal de Londrina/PR. Estadual de Londrina/PR. Federal de Curitiba/PR. Estadual de Curitiba/PR ou da Justia Comum Estadual de Londrina/PR.

17 Sobre a interveno de terceiros no Processo Civil, analise as afi rmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I Na denunciao da lide fundada na evico, o adquirente poder requerer a interveno do alienante imediato, ou qualquer dos anteriores (per saltum ); II No se admite, em hiptese alguma, a interveno de terceiros nas causas que observam o procedimento sumrio; III No chamamento ao processo, forma-se litisconsrcio passivo facultativo por iniciativa do ru. a) apenas as alternativas I e II esto corretas. b) apenas as alternativas I e III esto corretas. c) apenas as alternativas II e III esto corretas. d) todas as alternativas esto corretas.

18 Sobre as provas no Processo Civil, assinale a alternativa CORRETA: a) as pessoas naturais no podem prestar depoimento pessoal por procurador. b) vedado ao juiz, em qualquer hiptese, admitir o depoimento do menor de (16) dezesseis anos. c) o advogado no pode recusar-se a depor como testemunha no processo no qual funciona. d) o assistente simples pode prestar depoimento pessoal.

19 Sobre os recursos no P rocesso Civil, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I Em acrdo do qual cabem embargos infringentes e este recurso no interposto, o prazo para a interposio de recurso especial relativo parte unnime ter como dia de incio aquele em que transitar em julgado a parte da deciso por maioria de votos; II A aceitao tcita da sentena constitui fato extintivo do direito de recorrer; III Em hiptese de deciso no proferida em audincia, o prazo recursal do ru revel (que no tenha curador especial e que no tenha comparecido ao processo) comea a correr a partir da data em que o advogado do autor for intimado da deciso. a) apenas as alternativas I e II esto corretas. b) apenas as alternativas I e III esto corretas. c) apenas as alternativas II e III esto corretas. d) todas as alternativas esto corretas.

20 Sobre o processo de execuo por quantia certa contra devedor solvente, assinale a alternativa INCORRETA: a) a priso do depositrio infiel poder ser decretada nos prprios autos do processo de execuo, independentemente da propositura de ao de depsito. b) o cnjuge do executado poder postular a remio do bem penhorado, independentemente da anuncia do arrematante. c) cabe inteiramente ao credor a escolha do meio mediante o qual promover a execuo, independentemente de sua gravidade para o devedor. d) o prazo para a oposio de embargos execuo no se conta em dobro, independentemente da existncia de litisconsortes passivos com procuradores diferentes.
-5-

21 Sobre a antecipao da tutela, assinale a alternativa CORRETA: a) sempre sumria a cognio do juiz ao antecipar a tutela nos casos de pedido (ou p arcela de pedido) incontroverso. b) fora das hipteses expressamente previstas na Lei n 8.245/1991 (Lei de Locaes), vedado ao juiz antecipar a tutela visando o despejo do locatrio. c) o juiz pode antecipar a tutela na sentena. d) a antecipao da tutela s ser concedida quando houver fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao.

22 Sobre os Juizados Especiais Cveis, assinale a alternativa CORRETA: a) nos Juizados Especiais Cveis Estaduais, as prprias partes detm capacidade postulatria para interpor recurso inominado. b) nos Juizados Especiais Cveis Estaduais, somente ser considerado revel o demandado que no contestar a ao. c) nos Juizados Especiais Cveis Estaduais, a petio inicial deve atender aos mesmos requisitos daquela do procedimento ordinrio do Cdigo de Processo Civil. d) nos Juizados Especiais Cveis Federais, existe a possibilidade de pessoas jurdicas serem autoras de demandas.

23 Sobre as aes coletivas, assinale a alternativa CORRETA: a) qualquer cidado parte legtima para propor ao civil pblica. b) a sentena que julgar improcedente a ao civil pblica sempre far coisa julgada erga omnes . c) existe litispendncia entre uma ao coletiva e uma ao individual idnticas. d) as aes coletivas tambm so aptas a tutelar interesses individuais.

Direito Comercial
24 Sobre a disciplina do empresrio no Cdigo Civil de 2002, assinale a alternativa INCORRETA: a) o empresrio individual no pode instituir sucursal ou filial, uma vez que tal prerrogativa beneficia apenas as pessoas jurdicas. b) facultado ao empresrio rural inscrever-se no Registro Pblico das Empresas Mercantis, quando, ento, ser submetido disciplina do direito de empresa contemplada no Cdigo Civil 2002. c) a capacidade empresarial pressupe a inexistncia de impedimento legal ao exerccio da atividade empresarial. d) a sentena que decreta ou homologa a separao judicial do empresrio dever ser averbada no Registro Pblico das Empresas Mercantis para ser oponvel a terceiros.

25 Sobre a disciplina da sociedade limitada no Cdigo Civil de 2002, assinale a alternativa CORRETA: a) a responsabilidade do scio por dvidas da sociedade solidria at o montante total do capital da sociedade, at que o capital social esteja totalmente integralizado e pela mais valia dos bens aportados para sua formao. b) a responsabilidade do scio restringe-se ao valor das quotas que subscreveu. c) a responsabilidade do scio pessoal no caso de tomada de deliberao contrria Lei ou ao Contrato Social, presumindo-se a sua participao na deliberao abusiva, em razo do carter especulativo desta modalidade societria. d) a responsabilidade do scio limitada ao valor das quotas subscritas e integralizadas, tornando-se ilimitada na hiptese de insolvncia da sociedade.

-6-

26 Sobre as sociedades annimas, assinale a alternativa INCORRETA: a) podem operar com valores mobilirios no mercado, quando sero consideradas sociedades annimas abertas e estaro sujeitas fiscalizao da Comisso de Valores Mobilirios. b) continuam sujeitas disciplina da Lei n 6 .404/1976 (Lei das Sociedades Annimas) aps a promulgao do Cdigo Civil de 2002, sendo as normas do referido Cdigo, supletivas s da lei especial. c) podero ter o capital social integralizado por bens em espcie ou dinheiro. No caso de integralizao mediante bens, o valor a ser considerado ser aquele indicado pelo subscritor, o qual permanecer vinculado ao valor atribudo por 5 (cinco) anos a contar da transferncia do bem. d) o acionista preferencialista poder ter subtrado o direito geral de voto, desde que previsto no estatuto da sociedade.

27 Sobre a disciplina das relaes de consumo, assinale a alternativa CORRETA: a) as sociedades integrantes de grupos societrios e as sociedades controladas podero vir a responder por danos causados ao consumidor por outras empresas do mesmo grupo ou pela controladora, respectivamente. b) a propaganda enganosa, aquela que veicula informao falsa capaz de induzir em erro o consumidor, considerada contrria aos interesses do consumidor quando a informao estiver relacionada qualidade do produto ou servio, uma vez que falsa informao sobre quantidade caracteriza propaganda abusiva. c) condicionar a venda de um produto aquisio de outro caracteriza venda casada, coibida pelo Cdigo de Defesa do Consumidor, porm, condicionar aquisio de um servio realizao de outro ou aquisio da matria prima no se enquadra na proibio. d) a partir da promulgao do Cdigo de Defesa do Consumidor a prtica de manuteno de cadastro de inadimplentes tornou-se ilegal.

28 Sobre a teoria geral dos ttulos de crdito, assinale a alternativa INCORRETA: a) so documentos literais e autnomos necessrios ao exerccio do direito nele contido, sendo que a sua emisso no produz a novao do negcio jurdico que lhe deu origem. b) podem ser preenchidos posteriormente sua assinatura, porm, ao devedor vedado alegar perante terceiro de boa f inadequao no preenchimento. c) o ttulo que no contiver vencimento ser considerado vencvel vista. d) o aval tem as mesmas caractersticas da fiana, sendo uma modalidade pessoal de garantia que no prevalecer quando a obrigao garantida for nula, em razo do principio da subsidiariedade.

29 Sobre os cheques, assinale a alternativa CORRETA: a) so ttulos causais que s podem ser emitidos por qualquer pessoa jurdica. b) prescrevem no prazo de 6 (seis) meses, depois de expirado o prazo de apresentao fixado na Lei. c) precisam necessariamente ser protestados anteriormente propositura de ao de execuo. d) so reconhecidos pelo ordenamento jurdico como passveis de ser pr-datados ou ps-datados em relao data de sua emisso.

30 Sobre as duplicatas, assinale a alternativa CORRETA: a) so ttulos causais que podero ser emitidos em decorrncia de compra e venda mercantil, mtuo ou prestao de servio. b) tem sua exigibilidade prescrita em relao ao sacado no prazo de 6 (seis) meses a contar do vencimento. c) precisam ser protestadas anteriormente propositura de ao de execuo quando houver recusa de aceite por parte do sacado. d) so de emisso obrigatria assim como a nota fiscal e a fatura, esta para compra e venda a prazo.

31 Sobre o contrato de franquia, assinale a alternativa INCORRETA: a) disciplinado, por meio de sua proposta, pela Lei n 8.955/1994 (Lei do Contrato de Franquia Empresarial), que no exige o registro como requisito de validade do contrato. b) pode dispor sobre direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuio de produtos ou servios. c) a circular de oferta de franquia deve conter dados referentes ao franqueador, assim como o perfil esperado do franqueado. d) o contrato de franquia pode ser verbal, em razo de seu informalismo.
-7-

Direito Penal
32 Sobre o artigo 304 do Cdigo Penal, que prev o crime de uso de documento falso, assinale a alternativa INCORRETA: a) para sua configurao necessrio que se comprove a falsidade do documento, circunstncia elementar do crime definido no artigo 304 do Cdigo Penal. b) o elemento subjetivo o dolo, a vontade de usar do documento falso, ciente o autor de sua falsidade. possvel o dolo eventual. c) indispensvel o uso, no bastando a mera aluso ao documento, a sua apresentao por ostentao ou em qualquer situao em que no h possibilidade de prejuzo ou dano a outrem. d) o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, desde que tenha colaborado para a falsificao.

33 Sobre o crime previsto no artigo 269 do Cdigo Penal, assinale a alternativa CORRETA: Art. 269. Deixar o mdico de denunciar autoridade pblica doena cuja notificao compulsria." a) comissivo. b) omissivo prprio ou puro. c) omissivo imprprio. d) comissivo por omisso.

34 Sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente, assinale a alternativa INCORRETA: a) o Estatuto da Criana e do Adolescente considera como criana, a pessoa at os 14 (quatorze) anos de idade incompletos. b) ao menor infrator no se aplicam penas, porm medidas de cunho educativo e protetivo, sem critrios rgidos de durao. c) o Estatuto da Criana e do Adolescente considera ato infracional a conduta descrita como crime ou contraveno. d) as medidas scio-educativas no tm como objetivo primrio a punio do adolescente infrator, mas sim a sua educao e formao.

35 Sobre os crimes contra o meio ambiente, assinale a alternativa INCORRETA: a) nos termos da Lei n 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais), as pessoas jurdicas sero responsabilizadas administrativa e civilmente, no sendo possvel sua responsabilizao penal. b) o exerccio da caa profissional pode gerar incidncia do tipo penal e tambm de sanes administrativas. c) os antecedentes e a situao econmica do ru so critrios para a orientao da autoridade competente para a aplicao da sano. d) a Lei n 9.605/1998 (Lei d os Crimes Ambientais) objetiva a proteo do meio ambiente em sua dimenso global, abrangendo o meio ambiente natural (solo, gua, ar), cultural (patrimnio artstico, turstico, paisagstico) e artificial (espao urbano construdo).

36 Assinale a alternativa CORRETA: a) os movimentos reflexos, hipnose e sonambulismo so hipteses de b) os movimentos reflexos, hipnose e sonambulismo so hipteses de c) os movimentos reflexos, hipnose e sonambulismo so hipteses de d) os movimentos reflexos, hipnose e sonambulismo so hipteses de ausncia de culpabilidade. ausncia de punibilidade. ausncia de tipo subjetivo. ausncia de conduta.

37 Sobre a coao irresistvel e obedincia hierrquica, assinale a alternativa INCORRETA: a) o agente que agiu sob coao moral irresistvel responde somente se houver a modalidade culposa. b) a coao moral irresistvel chamada de vis compulsiva. c) se o fato cometido em estrita obedincia a ordem no manifestamente ilegal de superior hierrquico, nos termos do Cdigo Penal, s punvel o autor da ordem. d) tanto a coao moral irresistvel quanto a obedincia hierrquica constituem hipteses de autoria mediata, vez que o executor atua como instrumento, sem liberdade, sob o domnio de outrem.
-8-

38 Sobre o crime previsto no artigo 159 do Cdigo Penal, assinale a alternativa INCORRETA: Art. 159. Seqestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate. a) a obteno da vantagem no elemento essencial para considerar-se consumado o delito. b) necessrio que a pessoa privada de sua liberdade seja a mesma pessoa que sofra a leso patrimonial. c) delito permanente, prolongando-se no tempo o seu momento consumativo. d) se a finalidade de obter vantagem estiver ausente poder constituir um outro delito, mas no o delito de extorso mediante seqestro.

39 Sobre o concurso de pessoas, assinale a alternativa INCORRETA: a) o conceito de autoria no pode circunscrever-se a quem pratica pessoal e diretamente a figura delituosa, mas deve compreender tambm a autoria mediata. b) possvel que mais de uma pessoa pratique a mesma infrao penal, ignorando que colabora na ao de outrem, o que denominado de autoria colateral. c) a co-autoria caracteriza-se pela cooperao consciente e voluntria no empreendimento criminoso, praticando atos de execuo. d) a colaborao do partcipe fundamenta-se no princpio da "diviso de trabalho", em que todos os agentes tomam parte, atuando em conjunto na execuo da ao tpica.

Processo Penal
40 Sobre o interrogatrio do acusado em juzo, assinale a alternativa CORRETA: a) no obrigatrio para o acusado presente. b) havendo mais de um acusado, devem ser interrogados conjuntamente, frente a frente. c) composto de duas partes: uma sobre a pessoa do acusado, outra sobre os fatos. d) deve ser realizado apenas com a presena do juiz, do(s) acusado(s) e do escrivo.

41 Sobre a lei processual penal, assinale a alternativa INCORRETA: a) aplica-se aos processos penais conduzidos pela autoridade jurisdicional brasileira. b) aplica-se, de regra, imediatamente aos processos em andamento, assim que entra em vigor. c) admite interpretao extensiva. d) no admite interpretao analgica.

42 Sobre a competncia territorial no Processo Penal, assinale a alternativa INCORRETA: a) , de regra, fixada pelo lugar da consumao do delito ou, no caso de tentativa, pelo lugar onde foi praticado o ltimo ato de execuo. b) no conhecido o lugar da infrao, ser fixada pelo domiclio ou residncia do acusado, desde que conhecido. c) nos casos de ao penal de iniciativa privada, ser competente apenas o juzo do local em que reside o acusado. d) nas hipteses de crime permanente, cuja consumao se der em vrias localidades distintas, a competncia ser fixada pela preveno.

43 Sobre a interceptao telefnica, assinale a alternativa CORRETA: a) segundo a Lei n 9.296/1996 (Lei da Escuta Telefnica), depende de autorizao judicial somente a interceptao para investigaes civis. b) segundo a Lei n 9.296/1996 (Lei da Escuta Telefnica), pode ser autorizada em investigaes civis e criminais. c) pode ser autorizada para investigao criminal de qualquer delito. d) nenhuma das alternativas anteriores est correta.

-9-

44 Sobre o rito dos crimes dolosos contra a vida, assinale a alternativa CORRETA: a) h, assim como no rito ordinrio, previso legal de uma fase de diligncias destinada s partes antes de ser dada vista dos autos para apresentarem as alegaes do artigo 406 do Cdigo de Processo Penal, no final do jus accusationis. b) ao final do jus accusationis, dever o juiz tomar uma das seguintes providncias: pronunciar, despronunciar ou impronunciar o acusado. c) em nenhuma hiptese haver o julgamento pelo Tribunal do Jri sem a presena do acusado. d) as partes podero alegar a suspeio dos jurados.

45 Sobre a citao no Processo Penal, assinale a alternativa CORRETA: a) pode ser feita por mandado, edital ou com hora certa. b) a citao do funcionrio pblico, assim como a do militar, feita por intermdio do chefe da respectiva repartio ou servio, e no a eles pessoalmente. c) segundo o Cdigo de Processo Penal, a citao do ru preso deve ser pessoal. d) no possvel, em hiptese alguma, o processamento do feito quando o acusado validamente citado no comparecer ao interrogatrio.

46 Sobre a prova no Processo Penal, assinale a alternativa CORRETA: a) os documentos podem ser juntados em qualquer fase do processo, sem exceo. b) no h, no Cdigo de Processo Penal, procedimento especfico a ser seguido no caso de reconhecimento de pessoas e coisas. c) no so aceitos os indcios no processo penal brasileiro. d) os depoimentos das testemunhas no devem conter suas opinies pessoais, salvo se inseparveis da narrativa do fato.

47 Sobre o recurso em sentido estrito, na disciplina do Cdigo de Processo Penal, assinale a alternativa INCORRETA: a) nem sempre subir por instrumento ao Tribunal ad quem. b) o prazo para sua interposio de 5 (cinco) dias. c) aps oferecidas as razes e contra-razes, poder o juiz prolator da deciso impugnada reform-la. d) cabe apenas da deciso que recebe a denncia ou queixa-crime.

Direito do Trabalho
48 Assinale a afirmao CORRETA: a) para ter direito ao adicional de transferncia, basta ao empregado ser transferido de setor de trabalho. b) o adicional de periculosidade calculado sobre o salrio do empregado, na base de 10% (dez por cento), 20% (vinte por cento) ou 40% (quarenta por cento), de acordo com o grau de exposio ao agente nocivo. c) a caracterizao da insalubridade s pode ser determinada atravs de percia tcnica. d) fixada a presena de condies perigosas e insalubres no local de trabalho, o empregador dever pagar ao empregado o adicional de periculosidade e o adicional de insalubridade, simultaneamente.

49 Sobre a justa causa, assinale a alternativa CORRETA: a) exemplo de justa causa do empregador, o mesmo deixar de cumprir as obrigaes do contrato. b) de acordo com a lei, se o empregador deixar de punir a falta grave de forma imediata, est caracterizado o perdo tcito, salvo nos casos de furto, embriaguez e abandono do emprego. c) o Fundo de Garantia por Tempo de Servio poder ser sacado junto com a multa de 40% (quarenta por cento), se o trabalhador for demitido por justa causa. d) a resciso por justa causa de empregado, com 13 (treze) meses de servios prestados ao empregador, gerar ao empregado o direito a saldo de salrio, frias vencidas, frias proporcionais e Gratificao de Natal.

-10-

50 Sobre os intervalos, assinale a alternativa INCORRETA: a) no trabalho contnuo por mais de 6 (seis) horas obrigatrio um intervalo para repouso e alimentao de no mnimo 1 (uma) hora. b) entre 2 (duas) jornadas de trabalho deve haver um perodo de no mnimo 15 (quinze) horas consecutivas para descanso. c) no trabalho contnuo superior a 4 (quatro) horas e no excedente de 6 (seis) horas, dever ser concedido um intervalo de 15 (quinze) minutos. d) numa jornada de trabalho de 9 (nove) horas, o empregado deve ter garantido um intervalo no superior a 2 (duas) horas.

51 Sobre o adicional noturno, assinale a alternativa CORRETA: a) se percebido pelo empregado por mais de 2 (dois) anos, no poder ser suprimido, integrando-se ao salrio, embora cessado o trabalho noturno. b) sua natureza jurdica indenizatria, com o que no se submete aos efeitos incidentes sobre remuneraes em geral. c) as Convenes Coletivas e as Sentenas Normativas no podem fix-lo em percentual mais elevado do que o fixado na Consolidao das Leis do Trabalho. d) salrio condicionado ocorrncia da causa que gera a obrigatoriedade do seu pagamento, logo, se no executado mais pelo empregado o labor em perodo noturno, poder ser suprimido o pagamento.

52 Assinale a assertiva CORRETA: a) Henrique, com 22 (vinte e dois) anos e Jorge, com 16 (dezesseis) anos, so colegas de trabalho e freqentam a mesma escola, pelo que ambos tm o direito de gozar suas frias em janeiro ou fevereiro, porque so estudantes. b) frias em dobro, nos termos da Consolidao das Leis do Trabalho, so aquelas que o empregado desfruta de 60 dias de descanso ao invs de 30 dias. c) o adiantamento da Gratificao de Natal dever ser pago entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano. d) o contrato de experincia poder ser prorrogado no mximo 2 (duas) vezes, desde que no exceda a 90 (noventa) dias.

53 Assinale a alternativa INCORRETA: a) o estgio curricular, nos termos da lei, no gera vnculo empregatcio entre o estudante e a empresa concedente. b) no incide a contribuio devida ao Instituto Nacional do Seguro Social e nem a contribuio devida ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio sobre o valor pago ao estagirio a ttulo de bolsa auxlio. c) durante a jornada de trabalho, a mulher ter direito a 2 (dois) intervalos de meia hora cada um, para amamentar o prprio filho. d) o empregado que for aposentado por invalidez ter interrompido o seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis da previdncia social para a efetivao do benefcio.

54 Assinale a alternativa CORRETA: a) o prazo de eficcia das superior a 1 (um) ano. b) o prazo de eficcia das superior a 2 (dois) anos. c) o prazo de eficcia das superior a 3 (trs) anos. d) o prazo de eficcia das superior a 4 (quatro) anos. normas coletivas, estipuladas em Convenes ou Acordos, no poder ter durao normas coletivas, e stipuladas em Convenes ou Acordos, no poder ter durao normas coletivas, estipuladas em Convenes ou Acordos, no poder ter durao normas coletivas, estipuladas em Convenes ou Acordos, no poder ter durao

-11-

Processo do Trabalho
55 Sobre a deciso judicial no Processo do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA: a) em razo do princpio da simplicidade das formas, vigente neste ramo do Direito, a deciso judicial no Processo do Trabalho no se submete ao princpio da fundamentao previsto no artigo 93, inciso IX da Constituio da Repblica. b) os erros de escrita, datilografia ou clculo constantes da d eciso judicial, podero ser corrigidos antes da execuo, somente por requerimento das partes, mediante simples petio, sendo dispensada a apresentao de embargos de declarao com esta finalidade. c) as decises cognitivas ou homologatrias devero sempre indicar a natureza jurdica das parcelas constantes da condenao ou do acordo homologado. d) o Instituto Nacional do Seguro Social ser intimado das decises homologatrias de acordos que contenham parcela indenizatria sempre por oficial de justia, sob pena de nulidade, pois se trata de prerrogativa concedida s autarquias federais.

56 Sobre a prescrio das parcelas trabalhistas, assinale a alternativa INCORRETA: a) a ao, quanto aos crditos resultantes das relaes de trabalho, tem como prazo prescricional 5 (cinco) anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de 2 (dois) anos aps a extino do contrato de trabalho. b) a provocao da Comisso de Conciliao Prvia suspende o prazo prescricional, o qual recomea a fluir, pelo que lhe resta, a partir da tentativa frustrada de conciliao ou do esgotamento do prazo de 10 (dez) dias. c) trintenria a prescrio do direito de reclamar contra o no-recolhimento da contribuio para o Fundo de Garantia por Tempo de Servio, observado o prazo de 2 (dois) anos aps o trmino do contrato de trabalho. d) o marco inicial para contagem da prescrio qinqenal a extino do contrato de trabalho, seja qual for o motivo do desligamento do trabalhador, e no o ajuizamento da ao.

57 Sobre a presena das partes na audincia trabalhista, assinale a alternativa CORRETA: a) a ausncia injustificada do reclamado audincia importa em arquivamento do processo. b) considera-se confessa a parte que, expressamente intimada com esta cominao, injustificadamente deixa de comparecer audincia na qual deveria depor ou comparecendo recusa-se a depor. c) exceto quanto reclamao do trabalhador domstico, na audincia trabalhista em que so partes o empregado e o empregador, obrigatrio ao empregador fazer-se substituir por qualquer preposto que tenha conhecimento dos fatos. d) se por doena ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, no for possvel ao empregado comparecer pessoalmente audincia, o mesmo poder fazer-se representar pelo cnjuge, companheiro, ascendente ou descendente at o 3 (terceiro) grau.

58 Sobre aplicao do Cdigo de Processo Civil no Processo do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA: a) o Cdigo de Processo Civil tem aplicao subsidiria apenas em matrias de ordem pblica. b) o Cdigo de Processo Civil fonte subsidiria do Direito Processual do Trabalho, nos casos de omisso da Consolidao das Leis do Trabalho, naquilo que no lhe for incompatvel. c) o Cdigo de Processo Civil inaplicvel ao Processo do Trabalho, por fora de lei. d) o Cdigo de Processo Civil aplicvel incondicionalmente ao Processo do Trabalho, eis que no existe um cdigo especfico em matria processual trabalhista.

59 Sobre os remdios processuais impugnativos no Processo do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA: a) as decises interlocutrias no Processo do Trabalho podem sempre ser recorridas de imediato, atravs da interposio de agravo de instrumento no prazo de 8 (oito) dias. b) o prazo para propor embargos de declarao no processo do trabalho de 8 (oito) dias. c) das decises definitivas dos Tribunais Regionais do Trabalho, em processos de sua competncia originria, caber recurso ordinrio para o Tribunal Superior do Trabalho no prazo de 8 (oito) dias. d) o agravo de instrumento, interposto contra o despacho que no receber agravo de petio, suspender a execuo da sentena.

-12-

60 Sobre o inqurito para apurao de falta grave no Processo do Trabalho, assinale a alternativa INCORRETA: a) o inqurito para apurao de falta grave destina-se a obter a autorizao judicial para a resciso motivada do contrato de trabalho de empregado que dirigente sindical. b) o empregador dever apresentar reclamao, escrita ou verbal, perante a Vara do Trabalho competente territorialmente para conhecer do litgio, na qual apresentar as razes da resciso contratual pretendida. c) o prazo para ingresso do inqurito para apurao de falta grave de 30 (trinta) dias, contados da suspenso contratual do empregado. d) na instruo do inqurito para apurao de falta grave, cada uma das partes poder ouvir at 6 (seis) testemunhas.

61 Sobre a execuo no Processo do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA: a) a execuo no processo do trabalho poder ser promovida por qualquer interessado, ou ainda ex officio pelo prprio Juiz ou P residente ou Tribunal competente para conhecer da execuo. b) a Justia do Trabalho competente para executar apenas as decises passadas em julgado ou das quais no tenha havido recurso com efeito suspensivo; os acordos judiciais, quando no cumpridos e os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia. c) elaborada a conta pela parte ou pelos rgos auxiliares da Justia do Trabalho, o juiz proceder intimao, por oficial de justia, do Instituto Nacional do Seguro Social, para manifestao, no prazo de 5 (cinco) dias, sob pena de precluso. d) ser expedido mandado de citao ao executado determinando que este cumpra a deciso ou o acordo no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, ou garanta a execuo, sob pena de penhora.

Direito Constitucional
62 Assinale a alternativa INCORRETA: a) homens e mulheres so iguais em direito e obrigaes, nos termos da Constituio da Repblica. b) ser inconstitucional qualquer tentativa de legal proteo do mercado de trabalho da mulher. c) conforme o caso, ser constitucional a restrio de acesso aos cargos pblicos por limite de idade. d) conforme o caso, ser inconstitucional a restrio de acesso aos cargos pblicos a pessoas portadoras de deficincia.

63 Sobre o poder constituinte originrio, assinale a alternativa CORRETA: a) inaugural, incondicionado e ilimitado juridicamente. b) limitado apenas no que tange ao respeito aos direitos e garantias fundamentais estabelecidos na ordem jurdica anterior. c) deve respeito apenas aos tratados internacionais anteriormente ratificados pelo rgo competente. d) constitudo, ilimitado e incondicionado juridicamente.

64 Assinale a alternativa CORRETA: a) a nomeao para cargo em comisso independe de aprovao prvia em concurso pblico, desde que o referido cargo seja declarado em lei de livre nomeao e exonerao. b) o prazo de validade do concurso pblico ser de at 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual perodo, tantas vezes quanto necessrio para o preenchimento dos cargos ou empregos disponveis. c) durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas, ou de provas e ttulos, ser convocado com prioridade sobre os novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira, a no ser que os novos concursados tenham atingido notas superiores aos aprovados no concurso pblico anterior. d) o direito de greve dos servidores pblicos ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei ordinria.

-13-

65 Assinale a alternativa INCORRETA: a) na hiptese de um tratado violar uma lei federal, ser do Supremo Tribunal Federal a declarar a sua inconstitucionalidade. b) na hiptese de um tratado violar uma lei municipal, ser do Supremo Tribunal Federal a declarar a sua inconstitucionalidade. c) na hiptese de um tratado violar uma lei estadual, ser do Supremo Tribunal Federal a declarar a sua inconstitucionalidade. d) na hiptese de um tratado violar uma lei estadual ou municipal, ser do Tribunal de Justia a atravs do seu rgo especial, declarar a sua inconstitucionalidade. competncia para competncia para competncia para competncia para,

66 Assinale a alternativa INCORRETA: a) as Comisses Parlamentares de Inqurito no podem julgar ou condenar ningum. b) a proporcionalidade partidria na composio de uma Comisso Parlamentar de Inqurito no necessariamente matemtica. c) a Comisso Parlamentar de Inqurito somente pode decretar a priso de testemunhas em situao que tipifique flagrante delito. d) as Comisses Parlamentares de Inqurito, embora possam ser abertas pelo requerimento de 1/3 (um tero) da casa parlamentar, podem ser trancadas pela deliberao da maioria em plenrio em vista do princpio majoritrio que orienta o poder legislativo.

67 Assinale a alternativa INCORRETA: a) as decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas aes diretas de inconstitucionalidade e nas aes declaratrias de constitucionalidade produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e Administrao Pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. b) o Governador do Distrito Federal pode propor ao direta de inconstitucionalidade e declaratria de constitucionalidade. c) o ajuizamento da ao direta de inconstitucionalidade no se sujeita observncia de qualquer prazo de natureza prescricional ou decadencial, pois os atos normativos de natureza infraconstitucional jamais se convalidam pelo decurso do tempo. d) mediante controle concentrado, a declarao de inconstitucionalidade da lei operar efeitos ex nunc e erga omnes .

68 Sobre a ordem econmica, assinale a alternativa CORRETA: a) assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei. b) a lei reprimir o abuso de poder econmico que vise dominao dos mercados, eliminao da concorrncia, mas no reprimir o aumento arbitrrio dos lucros. c) as empresas pblicas e as sociedades de economia mista podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado. d) a ordem econmica fundada exclusivamente na livre iniciativa.

Direito Administrativo
69 Assinale a alternativa CORRETA: a) nem todo ato administrativo um ato jurdico. b) uma declarao expedida por um rgo administrativo um ato administrativo constitutivo. c) os atos administrativos regulamentares so aqueles que inovam o ordenamento jurdico em carter independente. d) os decretos executivos, segundo disposto na Constituio da Repblica, so atos a dministrativos expedidos para a fiel execuo de lei.

-14-

70 Assinale a alternativa CORRETA: a) as pessoas jurdicas polticas so aquelas que detm funo legislativa e administrativa. b) so exemplos de pessoas polticas os Ministrios e as Secretarias de Estado. c) os rgos administrativos devem ter sua personalidade jurdica necessariamente instituda por lei ou por decreto. d) as autarquias so rgos pblicos desconcentrados.

71 Assinale a alternativa CORRETA: a) as sociedades de economia mista so os nicos entes estatais dispensados, a priori, de licitao e concurso pblico. b) as empresas pblicas podem ter personalidade jurdica tanto de direito privado quanto de direito pblico. c) as autarquias necessariamente devem ter personalidade jurdica de direito pblico e so os nicos entes da Administrao Pblica descentralizada que so criados diretamente pela lei. d) as empresas pblicas e as sociedades de economia mista possuem privilgios fiscais em face aos demais agentes econmicos, em razo da natureza estatal de suas atividades.

72 Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I Concesso de servio pblico a construo, total ou parcial, conservao, reforma, ampliao ou melhoramento de quaisquer obras de interesse pblico, delegada pelo poder concedente mediante licitao na forma de concorrncia; II Permisso de servio pblico a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao na forma de concorrncia; III Concesso de servio pblico precedida da execuo de obra pblica a delegao da prestao de servio pblico feita pelo poder concedente, a ttulo precrio, mediante licitao. a) apenas a afirmativa I est incorreta. b) apenas a afirmativa II est incorreta. c) apenas a afirmativa III est incorreta. d) todas as afirmativas esto incorretas.

73 Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I O Tribunal de Contas exerce controle sobre a gesto administrativa em sentido prprio, sobre os dispndios, licitaes, contrataes e remunerao de pessoal das agncias reguladoras; II O Ministrio Pblico pode questionar judicialmente os atos de cunho regulatrio das agncias reguladoras quando eivados de defeitos previstos na legislao prpria; III O Ministrio Pblico pode instaurar inqurito civil pblico para produzir provas sobre o desempenho das funes prprias desempenhadas pelas agncias reguladoras. a) apenas as afirmativas I e II esto corretas. b) apenas as afirmativas I e III esto corretas. c) apenas as afirmativas II e III esto corretas. d) todas as afirmativas esto corretas.

74 Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I Esto sujeitos ao regime de licitao alm dos rgos da administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estado, Distrito Federal e Municpios; II O objetivo da licitao garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao; III Qualquer cidado pode acompanhar o desenvolvimento da licitao, desde que no interfira para perturbar ou impedir a realizao dos trabalhos. a) apenas as afirmativas I e II esto corretas. b) apenas as afirmativas I e III esto corretas. c) apenas as afirmativas II e III esto corretas. d) todas as afirmativas esto corretas.
-15-

Direito Tributrio e Processo Tributrio


75 Sobre o Sistema Tributrio N acional previsto na Constituio da Repblica, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I As taxas podem ter base de clculo prpria de impostos; II Uma das funes da lei complementar dispor sobre conflitos de competncia em matria tributria, entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; III Emprstimos compulsrios podem ser institudos por lei ordinria ou medida provisria; IV de competncia exclusiva da Unio a instituio de contribuies sociais, de i nterveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais; V A Emenda Constitucional n 42/2003, introduziu na Constituio da Repblica autorizao para a incidncia de contribuies sociais e de interveno no domnio econmico sobre a importao de produtos e strangeiros ou servios. a) todas as afirmativas esto corretas. b) as afirmativas II, IV e V esto incorretas. c) as afirmativas I, III e V esto corretas. d) as afirmativas I e III esto incorretas.

76 Sobre os princpios constitucionais tributrios, assinale a alternativa INCORRETA: a) o princpio da legalidade significa que no se pode cobrar tributo sem lei que o estabelea. b) o princpio do no-confisco aplica-se a todos os tributos. c) com a Emenda Constitucional n 42/2003, o chamado princpio da anterioridade foi substitudo pela anterioridade nonagesimal. d) o princpio da irretroatividade impede que seja cobrado tributo em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que o instituiu ou aumentou.

77 Assinale a alternativa INCORRETA: a) as imunidades tributrias so aplicveis aos tributos em geral. b) a imunidade tributria decorre, necessariamente, da norma constitucional, enquanto a iseno pode ser instituda por lei ordinria ou complementar. c) a denominada imunidade recproca extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios vi nculados a suas finalidade essenciais ou s delas decorrentes. d) a imunidade relativa ao patrimnio, renda ou servios das instituies de educao e de assistncia social sem fins lucrativos, depende do cumprimento de requisitos previstos em lei.

78 Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I A anistia determina a excluso do crdito tributrio; II A converso de depsito em renda determina a extino do crdito tributrio; III As reclamaes apresentadas nos termos das leis que regem o processo administrativo tributrio, determinam a suspenso do crdito tributrio. a) apenas as afirmativas I e II esto corretas. b) apenas as afirmativas I e III esto corretas. c) apenas as afirmativas II e III esto corretas. d) todas as afirmativas esto corretas.

-16-

79 Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I A legislao tributria que disponha sobre suspenso ou excluso do crdito tribut rio deve ser interpretada literalmente; II O emprego da analogia no poder resultar na exigncia de tributo no previsto em lei; III O emprego da equidade no poder resultar na dispensa do pagamento de tributo devido; IV Os princpios gerais de direito privado utilizam-se para pesquisa da definio do contedo e do alcance de seus institutos, conceitos e formas, mas no para a definio dos respectivos efeitos tributrios. a) todas as afirmativas esto corretas. b) apenas as afirmativas II e III esto corretas. c) apenas as afirmativas I, III e IV esto corretas. d) nenhuma das afirmativas est correta.

80 Assinale a alternativa CORRETA: a) a modificao introduzida em conseqncia de uma deciso a dministrativa ou judicial nos critrios jurdicos adotados pela autoridade administrativa na atividade de lanamento no tem validade para os fatos geradores futuros. b) a modificao introduzida em conseqncia de uma deciso administrativa ou judicial nos critrios jurdicos adotados pela autoridade administrativa na atividade de lanamento somente pode ser efetivada, em relao a um mesmo contribuinte, quanto a fatos geradores ocorridos anteriormente sua introduo. c) a modificao introduzida em conseqncia de uma deciso a dministrativa ou judicial nos critrios jurdicos adotados pela autoridade administrativa na atividade de lanamento somente pode ser efetivada, em relao a um mesmo contribuinte, quanto a fatos geradores ocorridos posteriormente sua introduo. d) as alternativas a e b esto corretas.

-17-

Anote aqui o seu gabarito e destaque. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 -

-18-

You might also like