You are on page 1of 6

Como instalar o Windows 8 em uma mquina virtual [vdeo]

Por Elaine Martins Fonte: www.tecmundo.com.br/13346-Como-instalar-o-Windows-8-em-uma-maquina-virtual-video-.htm Quarta-Feira 14 de Setembro de 2011


Todos os passos para voc ter o novo SO da Microsoft em seu computador sem deixar o Windows 7 de lado.

Embora o Windows 8 Consumer Preview tenha se mostrado bem estvel durante os testes feitos pela equipe do Baixaki, muitas pessoas esto receosas de instalar o novo sistema operacional da Microsoft em seus computadores, mesmo utilizando dual boot. Apesar desse medo, a curiosidade para saber o que o SO trouxe de novidades bem grande. Para solucionar esse impasse, voc pode utilizar uma mquina virtual (mais conhecida como Virtual Machine ou simplesmente VM) para rodar o Windows 8 sem abrir mo do sistema operacional que est instalado em seu computador. O processo relativamente longo, mas bem simples. Confira abaixo todos os programas e ferramentas necessrios para ter o novo SO do Bill Gates em seu PC.

Voc vai precisar de...


Antes de dar continuidade ao tutorial, importante que voc tenha todos os componentes necessrios instalados em seu computador. Para rodar o Windows 8 Consumer Preview em uma mquina virtual, voc vai precisar de:

q q q

VirtualBox; Imagem ISO do Windows 8 Consumer Preview; Serial do Windows 8 Consumer Preview.

Como voc pode reparar, o programa para a criao de VMs utilizado neste tutorial o VirtualBox. Porm, possvel usar qualquer aplicativo do gnero. O Baixaki possui uma lista bem grande, com vrias opes de ferramenta para voc escolher.

O que uma mquina virtual?


Apesar de ser um conceito bem comum para quem navega na internet h algum tempo, nem todo mundo sabe o que uma mquina virtual. As VMs so ambientes alternativos ao SO presente em seu computador, que permite a voc ter mais de um sistema operacional no PC sem a necessidade de mexer com particionamento de discos e dual boot.

Esse recurso pode ser utilizado quando voc deseja testar um aplicativo (ou mesmo um sistema operacional inteiro) sem expor sua mquina a possveis vrus ou instabilidades que podem acontecer. Caso acontea alguma invaso de vrus na VM, por exemplo, voc pode simplesmente apagar o disco virtual criado e criar outro. O sistema operacional hospedeiro (aquele no qual a mquina virtual est sendo executada) no sofre qualquer interferncia direta do SO que est sendo emulado.

Faa voc mesmo Criando a mquina virtual


Antes de iniciar a instalao do Windows 8 Consumer Preview, preciso ter uma VM criada e devidamente configurada para abrigar o novo sistema operacional. Aps a instalao do VirtualBox, s seguir os passos abaixo para dar incio ao processo de configurao do disco virtual. 1) Abra o VirtualBox e clique em Novo para iniciar a criao de uma nova mquina virtual. Na tela que aparecer, selecione a opo Prximo para configurar a VM.

2) Na nova janela, escolha o nome da mquina virtual e o sistema operacional que ser emulado. No se esquea de escolher a opo Windows 8 no campo Verso.

3) O prximo passo selecionar o quanto de sua memria RAM ser destinada ao sistema operacional emulado. Para no sobrecarregar demais o computador e tambm no deixar a mquina virtual muito lenta, aconselhado utilizar metade da memria disponvel em sua mquina. Clique em Prximo para dar continuidade.

4) Na prxima janela, certifique-se de que as opes Disco de Boot e Criar novo disco rgido estejam selecionadas. Na tela seguinte, marque o item VDI (VirtualBox Disk Image) e pressione Prximo para seguir em frente.

5) Agora a hora de selecionar o tamanho do disco virtual. Para que a instalao do Windows 8 acontea sem problemas, preciso que o HD tenha, pelo menos, 10 GB. Porm, para que voc possa instalar aplicativos e

armazenar arquivos na VM, recomendado usar pelo menos 20 GB de espao.

6) A tela seguinte exibe um resumo de tudo o que foi configurado at o momento. Para finalizar o processo, clique em Criar. Feito isso, sua nova mquina virtual estar pronta para receber o Windows 8. 7) Para iniciar a sua VM para o novo Windows, selecione ela na lista exibida na janela do programa e clique no boto Iniciar.

Iniciando a instalao do Windows 8


Na primeira execuo de uma mquina virtual, o VirtualBox detecta a ausncia de um sistema operacional e, por isso, exibe uma tela para voc selecionar a mdia para instalao. possvel escolher o prprio drive de CD/DVD presente em seu computador (chamado de Drive do Hospedeiro) ou qualquer pasta e arquivo presente no PC.

No caso deste tutorial, a segunda opo ser utilizada, e o arquivo a ser selecionado a imagem ISO do Windows 8 Consumer Preview, baixada anteriormente. Ao clicar em Prximo, uma janela com um resumo do que foi configurado ser mostrada. Caso as informaes exibidas estejam corretas, pressione o boto Iniciar e aguarde at o boot da mquina.

O processo de instalao agora exatamente igual ao mostrado quando voc est utilizando um disco rgido real para adicionar o Windows 8. Assim que aparecer a tela para particionar o HD, no se esquea de clicar em New e selecionar todo o espao disponvel. E no precisa se preocupar com as configuraes do computador hospedeiro, pois elas no sofrero qualquer alterao durante a execuo da mquina virtual. Agora, s aproveitar para testar todos os recursos oferecidos pelo novo SO da Microsoft, sem abrir mo da estabilidade e segurana que o Windows 7 oferece. ..... E voc, leitor, j testou o Windows 8 Consumer Preview? No deixe de enviar um comentrio dizendo o que est achando do sistema operacional at agora e o que pode ser melhorado pela equipe de desenvolvedores da Microsoft.

You might also like