You are on page 1of 5

controlo do ciclo celular http://www.webciencia.com/11_03divisao.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_celular#Refer.C3.

AAncias

Definio de ciclo celular: http://genetica.ufcspa.edu.br/biomedic/seminarios%20monitores/texto_ciclocelular.pdf Interfase: http://terragiratg.blogspot.pt/2009/10/ciclo-celular-interfase-e-mitose.html Fase mittica: -Mitose: http://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Mitose

Citocinese: http://www.infopedia.pt/$citocinese

Regulao do ciclo celular:

Definio de ciclo celular

O ciclo celular refere-se ao crescimento da clula somtica e diviso da mesma em duas clulas-filhas com o mesmo material gentico. O ciclo celular divide-se em duas fases, nomeadamente a interfase e a fase mitdica. Interfase O ciclo celular, como o seu prprio nome indica um ciclo, no qual as clulas esto em constante diviso celular, ou seja, quando um ciclo termina (clula morre) h incio de outro, a este processo chamamos Interfase.

Geralmente a clula encontra-se nesta fase durante a maior parte da sua vida. Esta etapa constituda por 3 fases, G1, S e G2. Durante esta etapa os cromossomas no so visveis ao microscpico ptico.

Fase G1
o

Esta fase representada pelo fim da fase mittica e a replicao do DNA. Nesta, para alm de se observar uma intensa sntese de protenas, enzimas e RNA, como tambm de organitos celulares, podemos verificar um crescimento da clula.

Fase S Nesta fase, ocorre a replicao de molculas de DNA. Cada cromossoma passa a ser constitudo por dois cromatdios ligados por um centrmero.

Fase G2

o momento em que os centrolos duplicam, continuando ainda a ocorrer sntese proteica para criar novas estruturas para as futuras clulas filhas.

Fases da Mitose: Onde ocorre a mitose, com a cariocinese (diviso do ncleo celular) e a citocinese (diviso do citoplasma). Por sua vez, a mitose divide-se em prfase, metfase, anfase e telfase.

Profase: a etapa mais longa da mitose. Nesta fase a cromatina condensa-se gradualmente em cromossomas bem definidos os filamentos enrolam-se, tornando-se mais curtos e grossos, (o DNA j tinha sido duplicado durante a fase S da interfase). cada cromossoma constitudo por dois cromatdios unido por um centrmero, os centrossomas afastam-se para plos opostos, formando entre eles o fuso acromtico. As fibras do fuso acromtico so feixes de microtbulos ligados a complexos proteicos especializados

desenvolvidos nos centrmeros durante a profase. O nuclolo desintegra-se determinando o final da etapa e o invlucro nuclear desagrega-se. Metafase: os cromossomas atingem a sua mxima condensao ( encurtamento dos cromossomas). Os cromossomas no centro do fuso, alinham-se no plano equatorial da clula, formando a placa equatorial. Os dois cromatdeos de cada cromossoma esto em posio oposta (os pares de centrolos esto nos plos), permitindo que se separem na fase seguinte.

Anafase: diviso pelo centrmero e separao simultnea de todos os cromatdeos (cada cromatdeo um cromossoma). Os cromossomas iniciam a ascenso polar ao longo dos feixes de microtbulos. No final da anafase dois conjuntos idnticos de cromossomas encontram-se em cada plo da clula.
Telofase: inicia-se a organizao dos ncleos das clulas-filhas. Forma-se o invlucro nuclear em torno dos cromossomas, a partir do retculo endoplasmtico rugoso. As fibras do fuso acromtico desorganizam-se, os cromossomas comeam a descondensar, tornando-se novamente indistintos. O nuclolo reconstitudo e cada clula-filha entra na interfase.

A membrana nuclear organiza-se de novo volta dos cromossomas de cada plo; os nuclolos reaparecem; o fuso mittico dissolvido; os cromossomas descondensam-se e alongam, tornando-se invisveis e a clula fica constituda por dois ncleos. Aps a cariocinese, d-se a citocinese que , resumidamente, a diviso do citoplasma seguida da individualizao das duas clulas-filhas.

Terminada a diviso nuclear (cariocinese) geralmente inicia-se a diviso citoplasmtica (citocinese), completando-se desta forma a diviso celular que originar duas clulasfilhas. Nas clulas animais (sem parede celular) o incio da citocinese marcado pelo surgimento de uma constrio da membrana citoplasmstica na zona equatorial da clula. Este estrangulamento resulta da contraco de um conjunto de filamentos proteicos localizados juntos da membrana plasmtica. O resultado a clivagem da clula me em duas clulas-filhas. Nas clulas vegetais a existncia da parede celular esqueltica no permite a citocinese por estrangulamento. A clivagem da clula me ocorre atravs da formao do fragmoplasto, estrutura formada por vesculas resultantes do complexo de Golgi, contendo diferentes polissacridos entre os quais celulose e protenas que so depositadas na regio equatorial da clula aproveitando os microtbulos entre os dois plos celulares, e formando uma placa celular, a lamela mdia. medida que as vesculas de Golgi se vo fundindo, origina-se uma parede celular que acabar por dividir a clula em duas. A deposio de celulose junto lamela mdia vai dar origem s duas paredes celulares que, geralmente se formam do centro da clula-me para a periferia. As paredes celulares formadas muitas vezes no so hermticas (estanques), existindo poros de comunicao, denominador plasmodesmos, que permitem a comunicao entre o citoplasma das diferentes clulas.

Citocinese

Corresponde diviso celular e, consequentemente, individualizao das duas clulasfilhas;[1] A citocinese difere conforme a clula for animal ou vegetal. Na clula animal a citocinese consiste no estrangulamento do citoplasma. No fim da mitose formam-se, na zona do plano equatorial, um anel contrctil de filamentos proteicos que, na citocinese, contraem-se e puxam a Membrana plasmtica para dentro at que as duas clulas-filhas se separam. Assim podemos dizer que a citocinese animal e centripta porque ocorre de fora para dentro. Na clula vegetal a parede celular no permite o estrangulamento do citoplasma; em vez disso formada na regio equatorial uma nova parede celular. Para isso vesculas provenientes do complexo de Golgi alinham-se no plano equatorial e formam, fundindo-se, uma estrutura que a membrana plasmtica das clulas filhas. Mais tarde, por deposio de fibrilas de celulose forma-se nessa regio a parede celular. As vesiculas golgianas contem elementos constituintes da parede celular, como pectinas . Esta citocinese e centrifuga, pois ocorre de dentro para fora, isto e, fundem-se primeiro as vesiculas goliganas interiores e depois as mais exteriores de uma forma progressiva.
A citocinese faz parte do processo de diviso celular, correspondendo fase de separao citoplasmtica das clulas, aps a diviso do ncleo. Este processo ocorre no final da meiose e da mitose, assegurando a separao das clulas-filhas. Ao longo do processo de multiplicao celular por mitose (clulas-filhas com igual nmero de cromossomas da clulas progenitora), podemos encontrar trs fases: interfase, cariocinese e citocinese. A interfase corresponde ao intervalo de tempo entre duas divises celulares, sendo um perodo de preparao, caracterizado pela ocorrncia de intensos processos de sntese. A cariocinese ou fase mittica propriamente dita corresponde diviso nuclear, com formao de dois novos ncleos idnticos. um processo que ocorre de forma sequencial, ao longo de quatro fases: prfase, metfase, anfase e telfase. A citocinese corresponde diviso da clula original em duas, com idntica composio, ficando cada qual com um dos ncleos formados e com uma poro semelhante de citoplasma e de organelos. O processo de diviso citoplasmtica ou, simplesmente, clivagem celular, inicia-se ainda na anfase. Nas clulas animais, na zona equatorial da membrana citoplasmtica, perpendicularmente ao

eixo do fuso acromtico, dispe-se um anel contrctil de filamentos proteicos. A contrao desta estrutura gera um estrangulamento na clula, formando-se um sulco de clivagem que se aprofunda progressivamente. As duas clulas comunicam apenas por uma estreita ponte de citoplasma, que permanece algum tempo, at ser completamente fechada, separando-se duas clulas independentes. Nas clulas vegetais, devido presena de uma parede celular rgida, o processo de citocinese no pode ocorrer por estrangulamento. Aps a cariocinese, na zona mediana da clula, comeam a acumular-se vesculas provenientes do aparelho de Golgi, contendo no seu interior um polissacardeo, a pectina. A acumulao progressiva destas vesculas, do centro em direo periferia, origina o surgimento do fragmoplasto, constituindo a primeira separao entre as clulas-filhas. Sobre esta estrutura, ir depositar-se celulose, formando-se assim duas novas paredes celulares, uma de cada lado do fragmoplasto, que passar a formar a lamela mediana entre duas clulas adjacentes independentes. A membrana plasmtica de cada uma das clulas filhas formada a partir da fuso das membranas das vesculas de Golgi. As duas novas clulas permanecem em contacto atravs de pontes de citoplasma - os plasmodsmios -, que passam atravs de poros das paredes. Na meiose, a citocinese pode ocorrer logo aps a telfase I, mas, pode acontecer que apenas no final da telfase II a separao celular seja completa.

You might also like