You are on page 1of 13

MANIFESTAES PATOLGICAS EM SISTEMAS CONSTRUTIVOS DE AO - ALGUMAS MEDIDAS PREVENTIVAS

Tecn. Raphael da Silva raphaello.silva@gmail.com RESUMO O estudo das manifestaes patolgicas na construo civil nacional bastante restrito, pois aborda em sua maioria os sistemas construtivos mais tradicionais e resultado de raras instituies de ensino profissional e de seletas entidades de classe que se dedicam ao tema. No Brasil, a utilizao do ao ainda considerada uma nova tecnologia para construo e, consequentemente, mais limitadas so as pesquisas com este material. O tema construo metlica necessita quebrar muitos tabus e desmistificar que o ao na construo civil fadado ao desgaste por processo corrosivo, pois esta a primeira barreira a transpor depois da comparao de custo com tcnica convencional do concreto. A corroso um fenmeno natural que pode ser observado em todos os elementos metlicos de uma edificao, mas que pode ser evitado utilizando-se de ligas metlicas e de revestimentos adequados, por exemplo. Por fim, deve ser ressaltado que tanto o ao quanto o concreto ou qualquer outro componente construtivo quando empregado inadequadamente est sujeito a sofrer manifestaes patolgicas e grande parte delas pode ser evitada ainda na fase do projeto, como demonstram os especialistas. Assim sendo, a finalidade deste artigo indicar algumas anomalias observadas em sistemas construtivos de ao (estruturas, telhas de ao e lajes steel deck), que poderiam ser evitadas atravs da especificao adequada na fase de projeto ou de acompanhamento tcnico especializado na fase de execuo. Palavras chave: Estruturas de ao, telhas, steel deck, patologias.

1. INTRODUO Patologia uma palavra de origem grega pathos (doena) + logia (estudo), portanto, estudo das doenas, e que inadequadamente adotada inclusive na rea da sade para denominar anomalias funcionais do organismo humano. Objetivamente, patologia no se trata da doena em si, mas de seu estudo. Aproveitando a interao com a rea da sade, alguns autores afirmam que podemos comparar um edifcio ao corpo humano, onde o esqueleto equivalente estrutura, a alvenaria musculatura, o sistema de veias / artrias s instalaes eltricas, hidrulicas e assim sucessivamente. Definitivamente, patologia da construo o estudo das causas, efeitos e consequncias do desempenho insatisfatrio da edificao, seu estudo indicado para apurar responsabilidades, corrigir defeitos de construo e principalmente prevenir e evitar defeitos futuros na construo. As manifestaes patolgicas (doenas) da construo so vcios ou defeitos construtivos que se instalam nas edificaes por erros de projeto, execuo, uso ou manuteno. A importncia desta linha de estudo pode ser discutida em pelo menos duas bases, conforme a seguir: 1.1 Custo de interveno Muitas manifestaes patolgicas podem ser evitadas ainda na fase de projeto e no caso sistemas construtivos em ao ou mistos, a especificao e o projeto adequado contribuem imprescindivelmente para que isso ocorra, at porque ao se adotar componentes industrializados para a construo, objetiva-se uma obra racionalizada, rpida e ao menos limpa e organizada. A medida que o projeto evolui para a execuo, a possibilidade de interveno reduzida, como pode ser observado no grfico seguir (figura 1).

Figura 1. Capacidade de influenciar o custo final de um empreendimento de edifcio ao longo de suas fases (CII, 1987).

Para evidenciar ainda mais as possibilidades de interferncia em um empreendimento de acordo com suas fases de produo, o grfico a seguir (figura 1.2) esclarece que a fase do projeto a que apresenta menor custo acumulado de produo.

Figura 2. O avano do empreendimento em relao chance de reduzir o custo de falhas do edifcio (HAMMARLUND; JOSEPHSON, 1992).

Deste modo, ao se avaliar os grficos da figura 1 e da figura 2 simultaneamente pode se observar que o custo para intervir a favor de um projeto menor durante o estudo de viabilidade, quando se determina o sistema construtivo e suas interfaces com os demais componentes do edifcio. Porm, muitas vezes para se realizar uma interveno em projeto necessrio protelar o incio das obras e revisar tambm o cronograma fsicofinanceiro do empreendimento. Deste modo, a pergunta que usualmente se faz mas quanto vamos ganhar ou economizar com esta interveno? O grfico a seguir (figura 1.3) evidencia estes valores.

Figura 3. Lei de evoluo dos custos (SITTER, 1984)

Sendo assim, de acordo com Sitter (1984), temos que o custo relativo de interveno dado por uma funo matemtica exponencial crescente, onde a cada fase do processo produtivo, multiplica-se por 5 os custos acumulados. 1.2 Amparo legal Cdigo de Defesa do Consumidor e Cdigo Civil A falta de atendimento as normas tcnicas e deficincias dos materiais empregados aliados ou no a falta de capacidade tcnica da mo de obra empregada ou sua negligncia podem provocar diversos vcios ou defeitos construtivos. A despreocupao com as fases de projeto e execuo de obras geram milhares de aes judiciais anualmente contra empreiteiros e construtoras, em virtude do aparecimento de manifestaes patolgicas. O artigo 618 do Cdigo Civil (2002) estabelece que:
Nos contratos de empreitada de edifcios ou outras construes considerveis, o empreiteiro de materiais e execuo responder, durante o prazo irredutvel de cinco anos, pela solidez e segurana do trabalho, assim em razo dos materiais, como do solo. Pargrafo nico. Decair do direito assegurado neste artigo o dono da obra que no propuser a ao contra o empreiteiro, nos cento e oitenta dias seguintes ao aparecimento do vcio ou defeito.

Para reforar, o Cdigo de Defesa do Consumidor (1990) estabelece que obrigatrio o respeito as normas vigentes para produo e industrializao, como as elaboradas pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) e sua desobedincia corresponde a uma infrao legal e sujeita a sanes. Portanto, a relevncia deste estudo deve-se no apenas as sugestes tcnicas que podem ser preventivamente adotadas, mas tambm a sua contribuio em conjunto s reas de projeto, planejamento (custos de interveno), manuteno e at mesmo do direito do consumidor. 2. DESENVOLVIMENTO Nota-se a constante evoluo dos processos construtivos e a colaborao do ao no desenvolvimento de tecnologias e solues tcnicas mais eficazes para racionalizar e modular projeto e obra. A industrializao dos canteiros de obra na construo civil cada vez maior e inevitvel, motivada inclusive pela participao crescente da utilizao de estruturas metlicas e mistas, entretanto a utilizao de sistemas como este exige dos profissionais de projeto e execuo conhecimentos diferenciados da teoria pratica, para que sejam estudadas e prescritas as interfaces e interferncias necessrias com cada componente do edifcio (SILVA, 2010). A seguir, sero apresentadas algumas sugestes que podem contribuir para evitar manifestaes patolgicas em estruturas metlicas, steel deck e telhas metlicas para cobertura e suas possveis consequncias em caso de no atendimento. 2.1. Estruturas metlicas A viabilidade de uso das estruturas metlicas em um empreendimento est diretamente ligada ao sucesso de sua associao com os sistemas de fechamento e filosofia adotada nos processos de projeto e de execuo dos edifcios. a partir do bom casamento dos dois sistemas (fechamentos, lajes e estrutura), que pode se chegar a uma concepo realmente industrializada e eficiente da obra (SALES; SOUZA; NEVES, 2001). Dentre os fenmenos patolgicos mais conhecidos, a corroso o de maior conhecimento pblico. necessrio desmistificar que os sistemas estruturais em ao so fadados ao desgaste por processo corrosivo. A corroso um fenmeno natural observado em todos os elementos metlicos de uma edificao como caixilhos, armaduras, estruturas e ferragens em geral. O ao carbono o metal mais empregado na confeco dos perfis das estruturas metlicas devido as suas propriedades mecnicas, porm, na

maioria das aplicaes, este ao utilizado com proteo porque ele apresenta uma grande tendncia para se corroer (voltar ao seu estado natural) e a atmosfera o principal meio de ocorrncia deste fenmeno. Entretanto comum encontrar casos em que a estrutura metlica entra em contato com outros meios, como por exemplo o solo (estacas, bases de colunas e muros de arrimos de subsolos) e/ou a gua (indstrias). A seguir sero apontadas algumas medidas preventivas para aplicao em projetos com estruturas metlicas. Consequncias em caso de negligncia ou no atendimento Necessidade de proteo A utilizao de processos de pintura e revestimento contra corroso (pintura / devem fazer parte do escopo do projeto, de acordo revestimento), de acordo com as normas tcnicas vigentes. A falta de com a classificao do observao deste procedimento pode acarretar a ambiente onde se baixa durabilidade da estrutura e ainda emprega a estrutura comprometer outros elementos de interface como metlica. vedaes e lajes. Geometria dos componentes. Superfcies planas ou lisas so desejveis, geometrias curvas so preferveis s que apresentam ngulos, pois possibilitam melhor uniformizao do revestimento. A inspeo de unies soldadas ou parafusadas de primordial importncia para a durabilidade das estruturas. O descuido com esta interface pode ocasionar desgastes desnecessrios entre as peas ou ainda fissuras imperceptveis a olho nu, mas que podem comprometer parte da estrutura ao longo do tempo. A estrutura de ao carrega o rtulo de que menos resistente ao fogo quando comparada a estrutura de concreto. Ocorre que a estrutura metlica mais leve, mais esbelta e melhor condutor trmica que o concreto armado, porm estes fatores no a tornam menos resistente em caso de incndio quando existe a proteo adequada (e que faz parte do escopo do projeto e do custo da obra). Ambos sistemas estruturais (ao ou concreto) entram em runa quando a temperatura do sinistro atinge 600C aproximadamente. Medidas preventivas

A unio entre componentes.

Proteo contra incndio: materiais projetados, placas de gesso acartonado, l de rocha e tinta intumescente.

Manuteno.

A estrutura deve garantir ao longo do tempo as mesmas condies de uso para a qual foi projetada. Todos os materiais tm uma vida til que pode ser plena se devidamente cuidada, ou abreviada se deixada s agresses do tempo. Um projeto deve prever meios de execuo de manuteno preventiva (limpeza, pintura, inspees, etc). Partes inacessveis devem ser evitadas ou especialmente protegidas por ocasio da execuo. Pinturas e acabamentos devem ser adequados ao meio que a estrutura estar exposta e refeitos com periodicidade regular.

2.2. Steel Deck A composio ao-concreto, denominada laje mista na norma NBR 6118 (2003) Projeto de Estruturas de Concreto, designada como laje com frma de ao incorporada no Anexo C da norma NBR 14.323 (1999) Dimensionamento de Estruturas de Ao de Edifcios em Situao de Incndio. Uma laje mista, figura 4, formada por uma chapa de ao perfilada com resistncia calculada para suportar seu peso prprio e do concreto antes da cura, este tipo de laje tambm contm uma armadura superior destinada a controlar a fissurao do concreto, comportando-se como uma laje unidirecional. Aps a cura do concreto, a estrutura ao-concreto constitui um elemento estrutural nico. A resistncia aos momentos fletores positivos atuantes dada pela prpria chapa perfilada de ao, estando o concreto comprimido nas suas nervuras. Nas zonas de momento negativo necessrio incorporar eventualmente uma armadura de reforo. (SADE et al, 2006).

Figura 4. Laje Mista Polydeck 59 (PERFILOR, 2009).

Para compor o conjunto do projeto com este tipo de tecnologia, o estudo deve apresentar solues para as situaes apontadas durante a compatibilizao (SILVA, 2010). No quadro a seguir pode se observar algumas interfaces necessrias e possveis consequncias em caso de negligncia: Consequncias em caso de negligncia ou no atendimento Necessidade de proteo A laje mista funciona atravs da combinao da contra corroso (pintura / forma metlica com o concreto, em caso de revestimento). corroso o conjunto fica prejudicado e pode ocorrer o desabamento da laje. Necessidade de impermeabilizao. A falta de impermeabilizao da laje mista em reas molhadas pode causar corroso na forma metlica e sua dissociao do concreto. A inverso da face de assentamento indevidamente pode prejudicar a ligao ao-concreto e consequentemente a resistncia mecnica da laje. A falta de armadura adicional, se necessria, pode causar flechas indevidas na laje e seu rompimento. Deve se tomar cuidado especial ao indicar aditivos para o concreto, pois alguns deles so a base de cloreto de sdio e podem causar a corroso da forma metlica. A negligncia deste reforo pode ser imperceptvel para a funcionalidade da laje em situao normal, mas em uma situao de incndio pode salvar inmeras vidas. Medidas preventivas

Inverso da face de assentamento.

Necessidade de armadura adicional. Aditivos do concreto.

Necessidade especfica de proteo contra incndios.

Espaamento entre vigas Quando utilizado em vos superdimensionados a superior ao indicado pelo laje mista pode apresentar flechas indevidas ou fabricante do steel deck. ainda se romper quando no houver escoramento durante a concretagem. Aplicao de cargas dinmicas sobre a laje. A ligao entre a forma metlica e o concreto pode ser prejudicada por movimentos e trepidaes imprevistas sobre a laje, causando seu rompimento. Este tipo de laje no admite nenhum tipo de balano, seu uso inadvertidamente sem escora e sem armadura adicional pode causar srios desastres durante a execuo ou ocupao do edifcio.

Trechos em balano.

Poderiam ser enumerados alguns outros pontos relevantes tambm e necessrios de observao, porm pode se ressaltar que o descuido no projeto, especificao ou execuo deste tipo de sistema construtivo acarreta principalmente no risco de desabamento e rompimento da laje, portanto imprescindvel solicitar a colaborao de profissionais ou empresas especializadas em steel deck. 2.3. Telhas Metlicas Leve, resistente e durvel, a telha metlica tem conquistado cada vez mais o mercado de coberturas e a demanda por esta soluo continua em ascenso. As telhas metlicas produzidas a partir de bobinas de ao zincado e revestidas com material sinttico podem ultrapassar 30 anos de vida til (*at que haja 5% de oxidao do ferro na superfcie da chapa), com a garantia de que o ao no vai rachar, encolher ou sofrer ataques de insetos; alm de ser incombustvel (SRI, 2009), revolucionaram de maneira fundamental a construo civil no Brasil e representaram, para os profissionais de arquitetura e engenharia, excelente soluo para coberturas e fechamentos laterais das mais variadas edificaes (ABCEM, 2009). Para telhas metlicas so apontadas abaixo algumas das inmeras possibilidades preventivas: Consequncias em caso de negligncia ou no atendimento Necessidade de proteo A falta de pintura e revestimento especficos para a contra corroso (pintura / telha metlica pode comprometer gravemente sua revestimento). durabilidade e consequentemente a estanqueidade do sistema de cobertura. Inclinao abaixo das recomendaes. Pano dgua acima do indicado pelo fabricante. Afastamento entre teras acima do indicado pelo fabricante. Espessura de chapa reduzida. Estes dois fatores aliados ou no podem acarretar o afogamento do canal da telha em caso de chuva e consequentemente podero causar infiltrao nas reas internas. Ambos fatores associados ou no podem ocasionar flechas nas telhas e seu amassamento ou deformao durante a montagem ou manuteno. Os pontos de flecha ou amassamento ficam sujeitos ao acmulo de gua, sujeira, deposies e favorecem a corroso e a infiltrao de gua. A falta de utilizao de isolantes trmico-acsticos pode comprometer o conforto dos usurios e prejudicar inclusive o seu desempenho em atividades operacionais ou intelectuais. Interface

Aplicao de isolantes trmico-acsticos para favorecer o conforto dos usurios.

Fixao inadequada.

A utilizao de fixadores inadequados ou aplicados de forma inadvertida podem gerar pontos de infiltrao e corroso. A falta de fixadores pode ocasionar ainda o arrancamento da telha em caso de empuxo ou sobrecarga de vento imprevista. Deve ser exmio cuidado ao se projetar coberturas metlicas com balanos, pois sua utilizao pode formar um brao de alavanca, favorecendo que, em caso de ventanias ou sobrecargas de vento inesperadas, a telha seja facilmente arrancada. A falta de manuteno e limpeza pode favorecer o aparecimento de processos corrosivos e acelerar os existentes e deste modo comprometer a durabilidade das telhas. Quando submetidas a estocagem inadequada, as telhas metlicas podem apresentar corroso branca ou ainda a corroso convencional. Uma vez iniciado o processo corrosivo existe comprometimento da durabilidade do material, pois sua recuperao praticamente impossvel. O filme de polietileno para proteo durante o transporte e montagem deve ser removido antes que as telhas sejam submetidas ao calor. No se recomenda ainda que sejam estocadas por um perodo prolongado com esta proteo. A falta de observao destes pontos pode causar a aderncia em excesso do filme de polietileno telha e sua difcil remoo.

Excesso de balano.

Falta de manuteno e limpeza. A cobertura deve fazer parte do plano de manuteno. Armazenamento inadequado. As telhas devem ser armazenadas em locais secos e ventilados, inclinao mnima de 1% e cobertos por lonas plsticas. Impregnao do filme de proteo.

3. CONCLUSO De acordo com os grficos apresentados inicialmente possvel concluir a importncia do projeto com especificaes adequadas, do planejamento coerente com as fases executivas e o custo benefcio e economias geradas com o atendimento as normas tcnicas e as boas prticas da engenharia como preveno a manifestaes patolgicas na construo civil. Felizmente a cultura em aceitar a qualidade deficiente em muitos setores industriais e principalmente na construo civil vem se alterando. O consumidor tem se conscientizado de que o atendimento a legislao e o cumprimento as normas vigentes que muitas empresas ofertam como diferenciais de qualidade constituem um dever destes fornecedores; oferecer servios e produtos com qualidade em pleno sculo XXI no mais diferencial, dever. Por fim, pode se concluir ainda que a aplicao incorreta de sistemas construtivos de ao em grande parte dos casos ocasiona processos corrosivos e que medidas simples e pouco onerosas, quando comparadas a manutenes corretivas nestes componentes, podem ser adotadas para evitar estes processos. Cabem as instituies de ensino, fabricantes, associaes da construo e entidades correlatas, elucidar de forma abrangente e intensificada os profissionais de projeto para atuar preventivamente ao surgimento de manifestaes patolgicas e no caso dos componentes de ao, em suas interfaces com outros sistemas construtivos.

4. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS ARCELORMITTAL-PERFILOR. Polydeck 59: Forma-laje steel deck. 5 Ed. So Paulo, Maro, 2009. 06p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE CONSTRUO METLICA. Manual Tcnico: Telhas de Ao. 1 Ed. So Paulo, 2009. 35p. BRASIL. Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Instituio do cdigo civil. Dirio Oficial da Unio, 11 de janeiro de 2002. BRASIL. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providencias. Dirio Oficial da Unio, 12 de setembro de 1990. CONSTRUCTION INDUSTRY INSTITUTE. Constructability: a primer. 2 ed. Austin, 1987. HAMMARLUND, Y.; JOSEPHSON, P.E. Qualidade: cada erro tem seu preo. Trad. de Vera M. C. Fernandes Hachich. Tchne, n. 1, p.32-4, nov/dez 1992. SALES,Urnia Costa; SOUZA, Henor Artur de; NEVES, Francisco de Assis das. Mapeamento de problemas na construo industrializada em ao. Revista Escola de Minas. Ouro Preto. Vol 54, n4. 2001. SADE, Jorge; RAIMUNDO, Duarte; Lajes Mistas: Aspectos Construtivos e Respectivas Recomendaes Do Eurocdigo 4. (Artigo); Instituto Politcnico De Tomar, 2006. Portugal. SILVA. Raphael. Projeto de produo para construo metlica aplicado em lajes mistas steel deck. In: Construmetal, 2010, So Paulo. Anais. SITTER, WR. Costs for service life optimization. The Law of fives. In: CEBRILEM. Durability of concrete structures. Proceedings of the international workshop held in Copenhagen, p. 18-20,Copenhagen, 1984. (Workshop Report by Steen Rostam). STEEL RECYCLING INSTITUTE. Sustainable Steel Roofing. Slated for tip top performance: a sustainable, long-term investment. Pittsburg. 2009. 2p. Disponvel em: <http://www.recycle-steel.org> . Acesso em: 12 abr 2010.

You might also like