You are on page 1of 3

Biologia - Prof.

Telmo Castaman

Instituto Santa Luzia

Os Seres Vivos em 47 Dicas


1. Entre os seres vivos constitudos por clulas os mais primitivos so as bactrias e as algas azuis, cianofceas ou cianobactrias, pois so seres procariontes com um ncleo desprovido de carioteca e isto os inclua no reino Monera.
2. O Reino Protista tambm constitudo por seres unicelulares, mas eucariontes, com os ncleos diferenciados, revestidos por uma carioteca. Seus principais exemplos so os protozorios e as demais algas, unicelulares e pluricelulares.

3. Os fungos so constitudos por filamentos aclorofilados denominados hifas que constituem um conjunto denominado miclio. So responsveis por iniciarem a decomposio, transformando matria rgida (insolvel) em matria mole (solvel) que ser ento atacada pelas bactrias, por fermentaes como a do po, do vinho e da cerveja e os Basidiomycetes (cogumelos) so aproveitados na alimentao humana.
4. Os vegetais reproduzem-se por metagnese e apresentam uma fase sexuada, sempre haplide, o gametfito e uma fase assexuada, sempre diplide, o esporfito. Nos vegetais sem vasos de conduo, as Brifitas, predominar o gametfito enquanto que nos vasculares, Pteridfitos e Fanergamas, predominar o esporfito. Uma boa regra nos diz que quanto mais evoludo for o vegetal mais desenvolvido ser o esporfito, diplide, e mais reduzida ser a fase gametoftica, haplide; nas plantas com flores um bom exemplo de gametfito o tubo polnico.

5. As Brifitas, os musgos e as hepticas, apresentam um gametfito duradouro formado por rizoides, um cauloide e filoides clorofilados sobre o qual se desenvolver um esporfito reduzido, filamentar e aclorofilado que viver como um parasita s custas do esporfito.
6. As Pteridfitas, como as samambaias e o xaxim, so conhecidas pelo esporfito visvel que utilizamos em decorao ou para fazermos vasos para o plantio de outros vegetais constitudo por razes, caule e folhas com vasos de conduo (as primeiras traquefitas na evoluo vegetal) que lhes permitiu crescer em altura; o gametfito - protalo - tem menos de 1 milmetro e no conhecido pela populao em geral.

7. As Fanergamas incluem as plantas que possuem flores e so capazes de produzirem sementes; herdaram a vascularizao das pteridfitas e seus esporfitos so conhecidos como ervas, arbustos e rvores. As Gimnospermas, como o pinheiro, a araucria, cicas e ginkgo, apresentam sementes nuas das quais o pinho um timo exemplo; no formam frutos. As plantas com frutos, as mais numerosas do planeta nas condies atuais, so includas nas Angiospermas que so divididas em Monocotiledneas e Dicotiledneas.
8. As Monocotiledneas so geralmente ervas a exceo das palmeiras, nicas rvores, porque o caule no apresenta cmbio e no cresce em dimetro, razes so fasciculadas, suas flores so trmeras, as folhas so paralelinrveas e no apresentam pecolo e as sementes apresentam uma nica folha modificada que armazena reservas denominada cotildone.

9. As Dicotiledneas possuem razes axiais, caule com cmbio que produzir, a partir do incio do segundo ano de vida, anis de xilema e de floema que iro aumentar seu dimetro, flores dmeras, tetrmeras ou pentmeras, folhas retinrveas ou peninrveas com pecolo, mas a bainha estar ausente ou reduzida e sementes com 2 cotildones facilmente identificveis quando retiramos a casca de uma semente de feijo, amendoim ou ervilha.
10. Os meristemas so os nicos tecidos vegetais a dividir-se por mitoses originando a si prprios e aos demais tecidos. Os meristemas primrios alongam ao vegetal enquanto que os meristemas secundrios aumentam a espessura de razes e caules com mais de um ano de vida.

11. No caule e na raiz o incio do aumento em dimetro rompe e elimina a epiderme que ento substituda pelo sber, popularmente chamado cortia, produzido por divises do felognio, meristema secundrio da casca. Internamente, divises do meristema secundrio chamado cmbio originaro anualmente camadas de xilema e floema, os tecidos encarregados da conduo.
12. Os tecidos vegetais so vivos ou mortos e isto depender da composio qumica da sua parede celular. Os meristemas, a epiderme, o colnquima, o floema e os parnquimas so tecidos vivos, flexveis, com uma parede celular permevel constituda por celulose ou um ismero da mesma. O sber, o esclernquima e o xilema so tecidos mortos na maturidade, rgidos, com paredes celulares impermeveis constitudas por suberina ou lignina.

13. Entre outros anexos a epiderme poder apresentar acleos e espinhos. Os acleos so superficiais, projees pontiagudas da parede celular das clulas da epiderme e destacam-se facilmente, como se observa na roseira; os espinhos provm dos tecidos internos, como os vasos de conduo, e so dificilmente destacveis, como se observa na laranjeira.
14. O homem um grande consumidor de caules subterrneos: a batata inglesa um tubrculo, de crescimento limitado, acumulador de amido num parnquima de reserva e com brotos (meristemas) na sua superfcie enquanto a cebola um bulbo, caule revestido por folhas modificadas denominadas catfilas (as escamas).

15. As razes geralmente apresentam um geotropismo positivo, crescendo em direo ao centro da terra. Em pntanos encontramos plantas (Avicenia) com razes com geotropismo negativo, as razes respiratrias ou pneumatforos, que buscam ar acima da superfcie da gua.
16. Os movimentos vegetais podem ser classificados como tactismos, tropismos e nastismos. Teremos tactismos quando forem movimentos de todo o organismo como observamos em algas que buscam um timo de luminosidade aproximando-se ou afastando-se da superfcie das guas conforme a hora do dia. Tropismos e nastismos so movimentos de rgos; os tropismos dependem da direo do estmulo (caule que se curva para luz que penetra pela janela) enquanto os nastismos dependem da

intensidade do estmulo (Onze horas abrindo as flores quando a luz do dia mais intensa).

17. A banana um fruto partenocrpico porque provm do desenvolvimento do ovrio da flor sem ter ocorrido a fecundao dos rudimentos seminais ou vulos.
18. A ma e a pra so pseudofrutos porque a parte comestvel no provm do desenvolvimento do ovrio da flor e sim de outra regio da mesma; nestas frutas comemos o receptculo floral desenvolvido.

19. No morango a parte vermelha que comemos o receptculo floral que se desenvolveu; os verdadeiros frutos so os pontos pretos (aqunios) que se desenvolveram a partir dos vrios ovrios de uma mesma flor.
20. Teremos um fruto verdadeiro quando ele for produto do ovrio nico de uma s flor que se desenvolveu aps a fecundao do rudimento seminal ou vulo que originou a semente. Entre os frutos carnosos teremos como mais comuns a baga (o tomate, sem caroo) e a drupa (o pssego, com caroo, pois a semente ter um revestimento rgido).

21. Cada gro de arroz um fruto seco, com uma s semente completamente aderida ao pericarpo, denominado gro ou cariopse. No utilize gro para o feijo do qual comemos as sementes retiradas do interior de outro fruto seco, multisseminado, denominado legume ou vagem.
22. Nos animais o primeiro critrio de classificao a presena ou a ausncia de tecidos formando rgos. Os animais sem tecidos que formem rgos so denominados parazorios e isto descreve aos pertencentes ao filo Poriphera. Os demais animais possuem tecidos verdadeiros, formando algum tipo de rgo, e so denominados eumetazorios.

23. O segundo critrio, utilizado para subdividir os eumetazorios, a simetria que corresponde a possibilidade de dividi-los, imaginariamente, em partes, uma a imagem da outra. Um bom exemplo de simetria so as mos. Os animais mais primitivos possuem simetria radial, pois podemos dividi-los, por vrios planos, sempre em metades uma a imagem da outra como resultado de sua forma que lembra um cilindro. Eumetazorios com simetria radial a vida inteira descreve os animais do filo Coelenterata ou Cnidaria, como a Hydra e as Oblias que constituem um magnfico exemplo de reproduo por metagnese (alternncia de formas de reproduo ou de geraes). Os corais so colnias e somente apresentam plipos.
24. Eumetazorios com simetria bilateral ao menos numa fase da vida inclui todos os animais menos os Poriphera e os Coelenterata. Assim, a maioria dos animais somente pode ter o seu corpo dividido por um plano em dois lados um a imagem do outro.

25. Para subdividir os animais de simetria bilateral, todos triploblsticos, utilizamos o tipo de cavidade embrionria. Os acelomados no apresentam nenhuma cavidade entre a ectoderma, mesoderme e endoderme e isto identifica animais do filo Platyhelminthes. Os pseudocelomados possuem uma cavidade embrionria entre a mesoderme e a endoderme e isto descreve aos animais do filo Aschelminthes cujo principal exemplo so os nematdeos, como a lombriga. Os celomados possuem uma cavidade embrionria completamente revestida por mesoderme e fcil lembr-los pela frase ama e cor, aneldeos, moluscos, artrpodos, equinodermas e cordados .
26. Subdividimos os celomados utilizando como critrio a origem da boca. Aneldeos, moluscos e artrpodos so protostmios pois a boca origina-se do blastporo, abertura superior da gstrula e, portanto, j estava diferenciada no incio do desenvolvimento embrionrio. Equinodermas e cordados so deuterostmios pois neles a boca no provm do blastporo.

27. Os aneldeos, minhocas, poliquetas e sanguessugas, possuem como caracterstica exclusiva a segmentao ou metamerizao homnoma; a mesma unidade repete-se em todo o corpo.
28. Os moluscos so os nicos animais revestidos por um manto, tecido de revestimento capaz de produzir uma concha. Incluem os gastrpodos, como lesmas e caracis, os bivalvos ou Pelecpodos, como ostras e mexilhes, e os cefalpodos como polvos, lulas e o Nautilus. A exceo dos bivalvos apresentam milhares de dentculos na faringe formando uma estrutura de triturao denominada rdula.

29. Os artrpodos constituem o maior filo do reino Animal e so os nicos com um exoesqueleto quitinoso que deve ser trocado periodicamente num fenmeno denominado de ecdise. Os exoesqueletos antigos, abandonados pela excessiva rigidez que impedia o crescimento, so denominados exvias.
30. A principal subdiviso dos artrpodos a Classe Insecta cujos integrantes tem o corpo dividido em cabea, trax e abdome; na cabea temos um par de antenas, o trax, com 3 segmentos apresenta 3 pares de patas e o abdome caracteriza-se pela presena dos rgos de reproduo. Respiram por traquias que conduzem o ar diretamente a cada clula e excretam pelos tubos de Malpighi que lanaro no intestino cido rico, cristalino e slido, para ser eliminado junto com as fezes, sem a utilizao de gua.

31. Os artrpodos da classe Arachnida so ceros, sem antenas, e possuem 4 pares de patas enquanto os Crustacea so tetrceros, com dois pares de antenas, e possuem geralmente 5 pares de patas torxicas para a locomoo e apndices birremes abdominais denominados plepodes para a natao.
32. Os Equinodermas, todos marinhos, como estrelas-do-mar, ourios do mar e pepinos do mar, so os nicos animais a apresentarem uma variao de simetria em perodos diferentes da vida, bilateral nas larvas e radial nos adultos , e tambm os nicos a apresentarem um sistema vascular aqfero ou sistema ambulacral, um conjunto de canais percorridos por gua que intervm em vrias funes, como a circulao, a respirao, a excreo, a locomoo e a proteo interna.

33. Equinodermas e Cordados so os nicos filos animais celomados, deuterostmios e dotados de um endoesqueleto.
34. Os Cordados possuem com exclusividade uma neurocorda dorsal de origem ectodrmica, fendas branquiais pares na faringe do embrio (no homem originaro as cordas vocais), uma notocorda com funo de sustentao embrionria e um corao ventral.

35. Cordados e Vertebrados no so sinnimos. Os Vertebrados constituem uma subdiviso (subfilo) dos Cordados incluindo aqueles animais onde a notocorda regride e substituda primeiro pela coluna e depois pelo restante do esqueleto.
36. Outros subfilos dos Cordados so Cephalocordata que inclui o Anfioxo onde a notocorda persistir a vida inteira da cabea a cauda e o subfilo dos Urochordata, que inclui as ascdias e demais tunicados , que apresentam notocorda somente na cauda das larvas.

37. Uma maneira correta de subdividir os Vertebrados dizer que eles apresentam 7 classes atuais: os Agnatha, as lamprias e feiticeiras, que no apresentam mandbulas e sim uma grande ventosa oral; os Chondrichthyes ou peixes cartilaginosos cujos principais representantes so os tubares e as raias; os Ostheichthyes ou peixes sseos com um oprculo mvel revestindo as fendas branquiais; os Amphibia com uma pele lisa, nua e permevel que permite uma respirao cutnea; os Reptilia onde surge a queratina revestindo a epiderme e a impermeabilizando parcialmente e o ovo amniota com casca calcrea e um mnios (bolsa dgua) que protege o embrio da desidratao e de choques traumticos; as Aves com seus ossos pneumticos, penas e sacos areos ligados aos pulmes que no s refrigeram os organismos como os ajustam ao vo e os Mamferos com seus pelos e glndulas mamrias.
38. Os Chondrichthyes ou peixes cartilaginosos possuem 5 a 7 pares de fendas branquiais externas, minsculas escamas placides, uma boca ventral apropriada ao predatismo e uma nadadeira caudal heterocerca, com um raio bem mais desenvolvido que o outro, e uma vlvula em espiral no intestino para ampliar sua capacidade de digesto e absoro.

39. Nos Ostheichthyes que incluem a maioria dos peixes atuais no vemos as fendas branquiais porque so revestidas por uma placa ssea mvel denominada oprculo que se move de acordo com o teor de gs carbnico na circulao. Apresentam escamas visveis ciclides ou ctenides, uma boca frontal e uma nadadeira caudal homocerca com dois raios praticamente do mesmo tamanho.
40. Os Amphibia, justificando o nome dupla vida apresentam uma fase larval aqutica, os girinos, que respiram por brnquias externas e possuem uma longa cauda e uma fase adulta com respirao cutnea e pulmes ineficazes, pela ausncia de costelas. A cauda sofre uma autofagia nos Anuros (rs e sapos) e mantm-se nos Urodelos (as salamandras).

41. Os Rpteis representam os Vertebrados que efetivamente conquistaram os continentes pois herdaram caractersticas que evitavam a desidratao e exigiam pouca quantidade de gua para sua manuteno e sobrevivncia no processo de seleo natural: pele revestida por queratina continuamente pelo Golgi das clulas da epiderme e o acmulo da mesma para formar escamas ou placas sseas, combinada a outros elementos qumicos, presena de pulmes funcionais pela presena de costelas que permitem dilatar o trax, diminuir a presso interna e inspirar e expirar com eficincia, o ovo amniota protegendo a embries e fetos e uma excreo de resduos nitrogenados sob forma de cido rico, cristalino e slido. Os maiores representantes foram os dinossauros.
42. A partir dos rpteis o processo de evoluo faz surgir as Aves e os Mamferos que por terem um ancestral em comum herdam uma srie de caractersticas comuns: a pele revestida por queratina que se diferencia em penas ou plos, o ovo amniota (entre os mamferos no Ornitorrinco e no Equidna), o corao com 4 cavidades (2 aurculas e dois ventrculos), uma circulao dupla e completa e uma homeotermia ou endotermia que permite manter a temperatura independentemente das variaes do meio externo.

43. As aves so animais tetrpodos com o primeiro par modificado em asas ou excepcionalmente ausente (kiwi), pele revestida por queratina e penas, corao com 4 cavidades, homeotermos, com ossos pneumticos ligados a sacos areos e com a capacidade de voar aquelas que possuem o esterno em quilha (carinatas).
44. Os Mammalia apresentam o corpo revestido por pelos e queratina, so homeotermos, com o corao dividido em 4 cavidades, um diafragma completamente muscular separando o trax do abdome e auxiliando na eficincia da respirao e glndulas mamrias bem desenvolvidas nas fmeas.

45. Os mamferos mais primitivos, endmicos da regio australiana, so os monotremados ou prototrios, dos quais sobrevivem hoje somente 2 espcies, o ornitorrinco e o equidna; so ovparos, possuem uma cloaca, um bico crneo que os assemelha as aves e uma homeotermia imperfeita que os assemelha a certos rpteis primitivos.
46. Os mamferos marsupiais ou metatrios, como o canguru, o coala, diabo da Tasmnia (Taz), o gamb e desenvolvem uma placenta rudimentar e apresentam como conseqncia uma gestao em 2 etapas que se inicia no tero e completa-se numa dobra da epiderme do abdome da me, o marspio (bolsa).

47. A maioria dos mamferos, entre eles o homem, pertence a subclasse dos placentrios ou eutrios, animais onde a gestao ocorrer totalmente no tero materno e, ao nascerem, somente diferem do adulto em volume corporal e maturidade sexual.

You might also like