You are on page 1of 6

Relatrio 2012

ATIVIDADECIENTFICA

Investigao psicolgica e Faculdade de Psicologia


Introduo

O ano de 2012 marca o incio de um relativos ao perodo anterior como


novo ciclo de atividade cientca para a investigao na Faculdade de Psicologia. Aps um primeiro ciclo inaugurado com o prprio estabelecimento da Faculdade em 2009, que estabeleceu as fundaes para investigao, comeamos agora a recolher os seus frutos num perodo que desejamos de expanso sustentada.

ilustrado na gura ao lado para projetos com nanciamento externo, artigos em revistas com fator de impacto e doutoramentos concludos.

Doutoramentos Artigos ISI

Este crescimento foi possvel pelos


esforos continuados e generalizados do corpo docente em realizar investigao e por uma contribuio cada vez mais substancial dos alunos de doutoramento e investigadores de ps-doutoramento na Faculdade de Psicologia. devido a uma aposta forte da Faculdade de Psicologia na investigao psicolgica. Esta aposta traduziu-se num conjunto de iniciativas de que se d conta neste relatrio e que procuraram dar o suporte e o estmulo necessrio para o desenvolvimento sustentado da investigao.

Projetos

% Aumento 2011 para 2012

Os dados apresentados neste


segundo Relatrio Anual de Atividade Cientca, relativo ao ano de 2012, so prova disso mesmo nas diversas dimenses da investigao psicolgica realizada na Faculdade de Psicologia.

Tal com no relatrio precedente,


procura-se aqui apresentar um cientca realizada, destacando alguns aspetos que evidenciam o seu carcter de excelncia e o forte empenho da Faculdade de Psicologia para com a investigao psicolgica.
J. Frederico Marques (Presidente do C. Cientco)

Este crescimento foi tambm possvel quadro mais geral da atividade

Como possvel apreciar neste


relatrio assistimos a um crescimento aprecivel de todos os indicadores desta atividade que tanto mais relevante quando visto em termos

ATIVIDADECIENTFICA Relatrio 2012

Formao Avanada de Investigao Cursos, Resultados e Recursos


Mestrado, Doutoramento e Ps-Doutoramento

A formao avanada em investigao um dos pilares da atividade cientca da Faculdade de Psicologia na preparao de novos investigadores e futuros prossionais em Psicologia. Em 2012 funcionaram na Faculdade de Psicologia 4 cursos de mestrado em psicologia (2 anos), respetivamente em Psicologia Clnica e da Sade, Psicologia da Educao e da Orientao, Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizaes e em Cognio Social Aplicada. Funcionou ainda um mestrado em Cincia Cognitiva em colaborao com as Faculdades de Cincias, Letras e Medicina da U. Lisboa.

160! 140! 120! 100! 80! 60! 40! 20! 0!

Mestrado!

Doutoramento!

Dissertaes Concludas!

A Faculdade de Psicologia deu continuidade aos

Em 2012 iniciou-se o novo plano de estudos para o 1 ciclo da formao em Psicologia que inclui uma nova unidade curricular obrigatria de Mtodos de investigao: Temas avanados, destinada a reforar as competncias dos alunos e a melhor prepar-los para a investigao a desenvolver ao nvel ps-graduado. Mais informao em: www.fp.ul.pt

seus esforos para fortalecer os recursos para a investigao incluindo a realizao de formaes Ao nvel do doutoramento, funcionaram o especcas voltadas para o desenvolvimento de primeiro ano de dois programas coletivos: Psic. da competncias de investigao. Neste mbito Educao (programa interuniversitrio com a destaque para a aquisio de uma plataforma Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da Universidade de Coimbra) e Cincia para a recolha de dados online (Qualtrics) que se Cognitiva da U. Lisboa. Funcionaram ainda vrios veio somar a um vasto conjunto de recursos informticos especializados (ex. Statistica, SPSS, primeiros anos de programas individualizados de doutoramento bem como supervises de vrios NVivo, base PsycLit, Ebsco, EndNote, E-Prime, estudantes em vrias fases dos seus projetos de Superlab). Destaque tambm para a realizao de investigao, incluindo alunos oriundos de dois workshops sobre publicao cientca e programas coletivos e individuais. escrita cientca de artigos que se espera instituir todos os anos de forma sistemtica para apoiar o Doze programas de ps-doutoramento nanciados (bolsas FCT e bolsas Programa desenvolvimento destas competncias. Cincia) tiveram tambm continuidade ou iniciaram. Estes cursos tiveram traduo num nmero aprecivel de alunos inscritos e de teses defendidas, de onde se destaca o aumento signicativo de dissertaes de doutoramento concludas (ver p. 1).

Recursos A Faculdade de Psicologia possui uma bibloteca especializada com mais de 35 mil monograas e vrias bases dados online que permitem um acesso fcil literatura cientca de referncia mais atualizada. A Faculdade dispe tambm de vrios espaos de trabalho com vrias conguraes para ocupao mais temporria ou permanente.

ATIVIDADECIENTFICA Relatrio 2012

O edifcio da Faculdade de Psicologia

A Faculdade de Psicologia encontra-se instalada em Edifcio no Campus Central da Universidade de Lisboa que foi galardoado com o prestigioso prmio Valmor de Arquitectura em 1991 (Arq. Manuel Tanha, 1922-2012).

Momentos de Eventos em 2012

Em 2012 foram realizadas na Faculdade de Psicologia um total de 34 reunies e eventos cientcos.

Reunies e Eventos Cientficos Comunicao e Divulgao


Conferncias, Workshops, Simpsios, Congressos

A Faculdade de Psicologia organiza todos os anos um


conjunto de reunies e eventos cientcos diversos incluindo Ciclos de Conferncias Temticas, Conferncias, Workshops, Simpsios e Congressos.

Das diversas reunies cientcas realizadas destaque para o


VII Encontro da Associao Portuguesa de Psicologia Experimental e para o II Seminrio de Investigao da Faculdade de Psicologia. Este ltimo evento suplantou o sucesso da primeira edio, tendo permitido uma divulgao cientca ampla e um convvio alargado de todos os alunos que fazem investigao na Faculdade de Psicologia.

Com estas iniciativas pretende-se dar apoio comunicao e


divulgao da psicologia e da cincia em geral em aes prprias ou em conjunto com outras instituies e/ou associaes e sociedades cientcas e prossionais. Pretendese tambm apoiar a comunicao e a divulgao da melhor investigao psicolgica realizada na Faculdade e fora dela, a nvel nacional e internacional. Finalmente, pretende-se ainda proporcionar aos estudantes e investigadores da Faculdade oportunidades de treino e formao avanada em metodologias e temticas relevantes para os seus projetos de investigao.

Dos diversos eventos cientcos, destaque ainda para um


conjunto diversicado de conferncias realizadas por eminentes investigadores de vrias da reas da Psicologia como Irving Biederman (U. Southern California), Glyn Humphreys (U. Oxford), Peter Muris (U. Maastricht), ou Mark Savickas (Northeastern Ohio Medical U).

No ano de 2012 foram organizadas na Faculdade de


Psicologia um total de 34 reunies e eventos cientcos que proporcionaram tambm a diferentes pblicos a oportunidade de tomar contacto com a investigao desenvolvida na Faculdade.

ATIVIDADECIENTFICA Relatrio 2012

Projetos de Investigao
Projetos e Recursos de Investigao

Vistas do Laboratrio de Psicologia Experimental.

Em 2012 foi dada continuidade a

inmeros projetos de investigao e iniciados vrios outros com nanciamentos diversos. Como atrs se registou, o nmero de projetos em curso com nanciamento externo aumentou 29%. Neste mbito, destaque para os projetos de investigao nanciados pela Fundao para Cincia e Tecnologia. Aqui se incluem projetos com nanciamento especco obtido nos Concursos para projetos I&D em todos os domnios cientcos e projetos nanciados no mbito do nanciamento plurianual e do nanciamento de Projetos de IC&DT Estratgicos e de interesse pblico atribudos ao CIPUL - Centro de Investigao em Psicologia da Universidade de Lisboa (www.cipul.ul.pt). O CIPUL faz parte integrante da Faculdade de Psicologia desde 2009 e congrega a maior parte dos seus investigadores que aqui desenvolvem projetos de investigao diversicados. Nos projetos em curso em 2012 incluem-se projetos nacionais e internacionais em que participam investigadores da Faculdade de Psicologia, quer como membros do projeto, quer como seus investigadores responsveis (ver destaque em baixo).

O nanciamento atribudo aos projetos Destaque tambm para o Laboratrio


vital para o desenvolvimento da atividade cientca correspondente bem como para a aquisio e manuteno dos recursos de investigao permanentes da Faculdade de Psicologia. Neste mbito, destaque para a realizao de um workshop sobre escrita de projetos de investigao para docentes e investigadores visando desenvolver estas competncias num contexto de crescente competitividade e menores recursos disponveis. de Psicologia Experimental que inclui todas as condies necessrias para a realizao de estudos com medidas comportamentais tanto de aplicao individual como de grupo. A Faculdade de Psicologia e o CIPUL participam tambm na rede mais vasta de recursos para investigao da Universidade de Lisboa e mantm um conjunto de protocolos que lhe permitem acesso a outros equipamentos incluindo por exemplo, a captura de movimentos oculares ou dados de ressonncia magntica funcional.

Projetos coordenados na Faculdade de Psicologia em 2012


Ttulo O paradoxo dos esteretipos e de outras crenas Explicaes das memrias falsas no paradigma DRM Inferncias espontneas de trao em contexto. Interaes entre memria semntica e episdica O reconhecimento de objetos e a informao conceptual sobre objetos
Em 2012 estiveram em curso mltiplos projetos dos quais 9 projetos com nanciamento especco cujo Investigador Responsvel era da Faculdade de Psicologia.

Investigador Responsvel L. Garcia Marques P. Carneiro M. B. Ferreira A. Raposo J. Frederico Marques Jorge Almeida P. Ventura J. Frederico Marques A. I F. Pereira

O impacto de diferentes vias visuais no reconhecimento de objetos. Pensamento analtico versus holstico Parametrizao da tipicidade para o estudo dos sistemas cerebrais subjacentes a categorias semnticas Processos de mudana no tratamento das perturbaes de ansiedade em crianas

ATIVIDADECIENTFICA Relatrio 2012

Publicaes e Comunicaes
A Faculdade de Psicologia est empenhada em
promover uma atividade cientca de excelncia pautada pelos mais elevados critrios ticos e que possa dar um contributo vlido para o progresso da cincia psicolgica. Um primeiro indicador desta atividade pode ser visto no nmero de projetos de investigao avaliados pela Comisso de Deontologia da Faculdade que em 2012 totalizou 128. Um segundo indicador pode ser visto na disseminao ampla e diversicada dos resultados dos estudos realizados pelos seus docentes, investigadores e estudantes.

Estes resultados so o produto do envolvimento


crescente dos docentes, investigadores e estudantes da Faculdade de Psicologia que especialmente visvel na autoria de artigos em revistas listadas no JCR onde o nmero de docentes envolvidos quase duplicou em relao ao ano anterior, e o nmero de alunos e investigadores foi quatro vezes superior a 2012.

A disseminao encorajada, quer atravs de


comunicaes nos fruns cientcos mais importantes, quer atravs de publicaes de tipologia diversa que possam dar a conhecer a atividade cientca da Faculdade de Psicologia a nvel nacional e internacional.
350! 300! 250! 200! 150! 100! 50! 0!

Citaes na Web of Knowledge (Thompson Reuters)!

Em 2012, os trabalhos realizados no mbito da


Faculdade de Psicologia resultaram em cerca de 150 comunicaes em reunies cientcas internacionais e 160 comunicaes em reunies cientcas nacionais da especialidade.

.2009! 2009

.2010! 2010

.2011! 2011

.2011! 2012

Ao nvel das publicaes contam-se cerca de 60


trabalhos com reviso por pares publicados, dos quais mais de metade em revistas listadas no Journal Citation Reports (JCR) da Thompson Reuters.

O crescente impacto dos trabalhos realizados na


Faculdade de Psicologia pode ser visto tambm na evoluo recente das citaes que os artigos dos seus membros tiveram nos ltimos trs anos na Web of Science da Thompson Reuters (ver destaque).

Artigos em Revistas Fator de Impacto

com

Listam-se em baixo as vrias revistas com

fator de impacto que integraram artigos publicados por membros da Faculdade de Psicologia em 2012.

Cognitive, Affective, and Behavioral Neuroscience Developmental Science Experimental Psychology Human and Ecological Risk Assessment International Journal of Sport Psychology Journal of Experimental Social Psychology Journal of Family Psychology Journal of Managerial Psychology

Journal of Psychology

Psychological Reports

Journal of Sex & Marital Therapy Journal of Sexual Medicine Journal of Vocational Behavior

Psicologia Reexo e Crtica


Revista Ibero-Americana de Evaluacin y Diagnstico Psicolgico

Science of the Total Environment

Memory

Social Cognition

Memory & Cognition

Social Indicators Research

Neuroimage Personnel Review

Spanish Journal of Psychology Women & Therapy

ATIVIDADECIENTFICA Relatrio 2012

Investigao na FPUL Perspetivas Futuras


O relatrio da actividade de 2012 agora apresentado
traz-nos boas notcias. O progresso evidente em todos os indicadores representa o resultado de um esforo sustentado de docentes, investigadores e estudantes, apoiado por todos os rgos e Servios da Faculdade, na prossecuo de um dos principais objetivos estratgicos denidos para a FPUL.

Em 2012 com a fuso das Universidades Tcnica e Clssica camos integrados num espao ainda maior de oportunidades para a investigao colaborativa que ser preciso agora desenvolver. Uma das principais ambies da nova Universidade conseguir ser reconhecida como uma universidade centrada na investigao, capaz de promover dinmicas de interdisciplinaridade, de investir em reas de fronteira e de valorizar novos temas e domnios de trabalho. Continuaremos em conjunto a procurar as melhores
solues para, num contexto que tambm est cheio de incertezas e constrangimentos, prosseguir este percurso de armao da investigao, produo e disseminao de conhecimento. No nos iludimos, o caminho que nos espera ainda mais difcil e exigente do que o j percorrido. Mas estamos agora, certamente, mais conscientes do caminho que preciso percorrer e melhor preparados para o fazer.
Lusa Barros (Diretora da Faculdade) O protocolo de fuso entre as Universidades Tcnica e Clssica de Lisboa foi assinado a 2 de Agosto de 2012. A Faculdade de Psicologia passa a integrar a nova Universidade como uma das suas 18 Escolas.

ATIVIDADECIENTFICA
Relatrio de 2012
Produo: Conselho Cientico da Faculdade de Psicologia Apoio tcnico: Assessoria da Faculdade de Psicologia

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, 2013.

Mais informao em www2.fp.ul.pt

You might also like