You are on page 1of 13

Biogeografia e religio

____________________________________________________________

Boldo e Suas Caractersticas, medicinais, msticas, culturais, e paisagsticas.

Universidade Federal Fluminense Instituto de Geocincias Departamento de Geografia Disciplina: Biogeografia Professora: Rita Montezuma Alunos: Filipe Carvalho, Julio Lamblet e Thamara da Cunha Lima

03/2013

Sumrio

Introduo _______________________________________________3 1. Etnobotnica___________________________________________4 2. Boldo e suas caractersticas_______________________________6 3. Inter-relao espacial ____________________________________8 4. Concluso _____________________________________________12 5. Referncias Bibliogrficas ________________________________13

Introduo
A natureza paisagem. experincia de tempo e espao atravs da qual os seres humanos podem se abrir para os mistrios da criao, para as possibilidades de outras espao-temporalidades e, sobretudo, para a inveno do devir. A natureza entendida como paisagem significa a incorporao do natural ao patrimnio simblico do territrio, possibilitando sua introduo ao terreno da criao cultural como paisagem de fora de encontro dos homens com o divino e, especialmente, das relaes dos homens entre si na construo de sua identidade sociocultural. (Jorge Luiz Barbosa). Pensar na natureza como paisagem empreender uma reunificao capaz de (re)construir as atitudes sensveis para perceber, sentir, compreender, e exprimir a complexidade de estar envolvido no mundo. Portanto, a natureza tambm matria e espirito, imaginao e criao, vida e sonho: paisagem de encontros com a vida, com os outros e ns mesmos. (Jorge Luiz Barbosa). Biogeografia o estudo das distribuies geogrficas dos organismos. Procura explicar como as espcies e txons superiores so distribudos e porque a composio taxonmica da biota varia de uma regio para outra. Partindo dessa afirmativa, a proposta desse trabalho esclarecer como a crena das ervas se perpetuam por vrios sculos dentro do movimento umbandista, e para isso necessrio essa interdisciplinaridade (da etnobotnica e a umbanda). O interesse deste trabalho estudar a distribuio geogrfica no Rio de Janeiro de ervas, a apropriao deste espao pela populao circunvizinha, pelas atividades extrativistas (coleta de ervas e de plantas ornamentais), e cultivos diversos tipos diferentes de ervas, especificamente do boldo que est diretamente relacionada s religies afro-brasileiras. Para esse trabalho utilizaremos quase que intrinsecamente a etnobotnica que por definio, se ocupa da "inter-relao direta entre pessoas e plantas" (Albuquerque, 2005), incluindo todas as formas de percepo e apropriao dos recursos vegetais; Por esta definio a etnobotnica torna possvel o reconhecimento da distribuio, origem e diversidade de plantas cultivadas no tempo e no espao (Albuquerque, 1997).

1. Etnobotnica
As plantas sempre foram importantes para o homem, que em suas atividades teraputicas, sociais ou religiosas e um dos objetivos da etnobotnica conhecer e estudar o uso de plantas com fins medicinais, abrindo campo para pesquisas nas reas de fitoqumica e farmacologia para a descoberta de novos medicamentos (Albuquerque, 2005).

A etnobotnica com sua investigao cientifica ajuda a valorizar o conhecimento tradicional de vrios povos antigos, compreendendo e recuperando parte de sua historia. Diversas sociedades desenvolveram conhecimento botnico aliando mitos, cantos, danas, ritos, atribuindo divindades s arvores e poderes mgicos a plantas, o que de certa forma colocou limites ao pesquisador, dificultando sua divulgao justamente por considerar esses povos como de cultura primitiva, valorizando a sua superioridade racial, pensamento dominante do sculo passado (Albuquerque, 2005).

O conhecimento popular fitoterpico no Brasil provm das relaes interculturais dos povos que deram origem a formao do povo brasileiro. Essa juno foi feita a partir da integrao das culturas; europeia com o portugus colonizador, do negro africano escravizado e do indgena dominado pela catequese. Porem com vantagens para a cultura branca, embora sendo minoria, a cultura europeia prevaleceu, pois possua a escrita, enquanto as outras culturas mantinham suas filosofias pela tradio oral. Essa integrao de culturas aconteceu tambm nos cultos religiosos, ocasionando o sincretismo. Dessa miscigenao, surgem ento os diferentes ritos, hoje adaptados aos movimentos umbandistas.

Na liturgia e nos rituais de umbanda, vemos o uso de ervas seja na forma de amacs, imantaes, banhos de descarga, etc. isso porque as ervas detm grande quantidade
4

de energia vital, no elemento vegetal, que atravs de suas combinaes podem produzir determinado efeito positivo ou negativo, como tudo que energia do universo. As ervas possuem forte poder para atuarem em nossa aura, em nosso campo energtico, fato este j conhecido pelos indgenas, e demais povos ancestrais que j utilizavam para diversos fins.

Como j dito, atravs do uso de sua energia as ervas podem ser classificadas quanto aos seus efeitos, sejam positivos, negativos ou neutros. Diante desse conhecimento, a umbanda utiliza-se desse elemento para desenvolver seus rituais, seus descarregos, curas ou fortalecimentos, tudo comandado pelas entidades espirituais que determinam o uso apropriado do elemento vegetal conforme o caso.

Uma das formas de utilizao das ervas na umbanda, so na forma de banho. Os banhos de descarrego so usados para eliminar vibraes negativas, limpando o perspirito de miasmas negativos, magia negativa ou mesmo influencia de obsessores. Os banhos de fixao, para adquirir vibraes positivas, vitalizando os chcaras do mdium de energia positiva para fortalecimento dos processos medinicos ou de ligao do espirito encarnado com seus guias e entidades atuantes.

Os usos destes banhos so de grande importncia e depende do conhecimento e uso de ervas e razes, nas suas diferentes qualidades e afinidades, que devem entrar na composio dos mesmos, no podendo facilitar quanto a isso. Geralmente para banhos deve-se usar ervas frescas, e este deve ser preparado dentro de um ritual.

2. Boldo e suas caractersticas

Nome Cientfico: Plectranthus barbadus Classificao Cientfica Reino: Plantae Classe: Magnoliopsida Ordem: Lamiales Famlia: Lamiaceae Gnero: Plectranthus Espcie: P. barbadus Composio Qumica: leo essencial rico em guaieno e fechona, barbatol, barbatesina, Cariocal e barbatusol. Formas de Propagao: Sementes produzidas a partir de estacas de galhos. Descrio Botnica: Erva perene, com ramos deitados sobre o solo e tambm eretos, semi-suculentos, densamente tambm eretos, semi suculentos, densamente providos de plos longos, duros e grossos, folhas opostas, ovado oblongas, grossas, de margem serrada, pilosas em ambas as faces, curto pecioladas, flores hermafroditas de cinco ptalas, com dois envoltrios, e metades laterais simtricas, azul violcea, agrupadas em longas inflorescncias eretas do tipo cacho Originria das regies do Mediterrneo, sendo cultivada em todo sul da Europa, na sia Menor e ainda, na Amrica do Sul e principalmente no Brasil. O Boldo ou Plectranthus barbadus, foi trazido ao Brasil durante o trfico de negros que se deu durante quase trs sculos de escravido. Tendo se difundido em toda mata atlntica. A utilizao desta erva varia de acordo com grupos sociais que as manejam. Por ser uma planta de pequeno porte, usada tambm como paisagismo. Seu aroma extico e suas funes medicinais como j dito anteriormente so atrativos para este tipo de manejo. Na umbanda, os banhos (despacho e fixao) so comuns e o boldo uma das ervas utilizadas neste ritual. Conhecido religiosamente como Tapete de Oxal, o boldo est relacionado aos orixs Oxal, Iemanj. Houve uma sucesso ecolgica com o Boldo, diferenciando-se como Boldo do Chile, Boldo da terra (ou boldo de jardim) e o boldo baiano. Vejamos algumas de suas caractersticas.
6

Boldo do Chile (Peumus boldus) Planta originria do Chile considerada uma

rvore, pois quando adulta atinge de 12 a 15 metros de altura. Apresenta propriedades estomquicas, diurticas e hepticas. Efeitos colaterais: pode ser abortivo e provocar hemorragias internas. Deve ser usado com cautela. No Brasil, possvel encontrar o boldo-do-chile (produto importado) em farmcias.

Boldo baiano (Vernonia condensata) Arbusto tambm originrio da frica chega a

alcanar de 2 a 5 metros de altura e pode se quebrar facilmente com o vento. Apresenta efeito carminativo e alivia os sintomas de lceras e gastrite. Efeitos colaterais: ainda no foram verificados.

Boldo da terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus) Arbusto originrio da frica atinge de 1 a 2 metros de

altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas. Indicado como analgsico, estimulante da digesto e combate azias. Conhecida popularmente como Boldo de Jardim e por tapete de Oxal o boldo usado para fins medicinais dentro alm de manuteno energtica dos chacras, impedindo que eles se impregnem de energias nocivas em determinados rituais.
7

Efeitos colaterais: quando usado por longos perodos, pode causar irritao gstrica. O boldo-da-terra pode ser cultivado em todas as regies do Brasil e muito resistente, sendo sensvel apenas s geadas. Propaga-se por meio de estacas retiradas da planta-matriz, sendo recomendvel manter um espaamento de 1 metro entre as mudas. Para o cultivo em vasos ou jardineiras, preciso garantir pelo menos 30 cm de profundidade. Desenvolve-se melhor a pleno sol, em locais sombreados a produo menor. Como as folhas so as partes utilizadas com finalidades medicinais, o ideal fazer a poda das inflorescncias (pendes florais), um pouco antes da colheita, para obter uma planta volumosa. O conhecimento sobre plantas medicinais simboliza muitas vezes o nico recurso teraputico de muitas comunidades e grupos tnicos. Atualmente nas regies mais pobres do pas e at mesmo nas grandes regies brasileiras, plantas medicinais so comercializadas em feiras livres, mercados populares e encontradas em quintais residenciais (MACIEL et al., 2002).

3. Inter-relao Espacial
O comrcio das plantas utilizadas como medicinais e de uso religioso no municpio do Rio de Janeiro pode ser caracterizado pelo mercado formal, que inclui os feirantes (erveiros) com licena para utilizao de bancas em feiras ou mercados e pelo mercado informal, constitudo por vendedores no legalizados que comercializam as plantas em bancas isoladas e nas caladas, geralmente prximas s feiras livres e mercados, mas no fazendo parte dos mesmos. A CEASA est vinculada Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Tem como objetivos bsicos promover, desenvolver, dinamizar e organizar a comercializao de produtos hortigranjeiros, ao nvel de atacado. No pavilho destinado s verduras, encontram-se as espcies de uso medicinal e religioso, que so comercializadas, em grande parte, durante a madrugada, para erveiros de feiras livres, pequenos mercados e bancas isoladas. O contato entre os erveiros e mateiros costuma ser bastante rpido, sendo suficiente para que o pagamento e pedido de novas encomendas ocorram.
8

O Mercado de Madureira, fundado no incio do sculo passado, servia como centro de distribuio de alimentos para a zona suburbana da cidade do Rio de Janeiro. Tornou-se, nas ltimas dcadas, um mercado tipicamente popular, com vendas a atacado e varejo, que funciona todos os dias da semana, exceto aos domingos, no perodo de 7 h s 19 h. Inclui diversas papelarias, drogarias, mercearias e lojas especializadas, principalmente, no comrcio de artigos religiosos. Para Falco (2002) este mercado uma via para se conhecer o mundo afro-brasileiro e apresentase como mediador de um processo de socializao das diversas categorias de pessoas iniciadas no candombl e umbanda, funcionando como uma caixa de ressonncia dos terreiros. Na rea denominada de pavilho das ervas, as plantas so trazidas pelos mateiros, geralmente na hora de abertura do mercado, dentro de sacos de aniagem ou similar.

As espcies de uso religioso so provenientes na maioria do extrativismo (64,3%), seguidas do cultivo (32,1%) com 36% encontrando-se em ambos os casos. Este extrativismo se d predominantemente na Mata Atlntica (83,3%) em relao quelas retiradas de reas ruderais (16,7%), o que provavelmente reflete a crena de que estas espcies devam ser retiradas prioritariamente de seu local de origem. De acordo com Trindade et al. (2000), os vegetais cultivados tm um emprego sacro no candombl e umbanda, entretanto afirmam que a utilizao de vegetais colhidos em rea no cultivada indispensvel ao culto religioso. Camargo (1998) chama a ateno para a influncia portuguesa e indgena ao acervo de plantas empregadas em rituais afro-brasileiros e lembra que, na medida em que os negros foram se fixando em novas terras, desprovidos dos recursos naturais de que dispunham em suas regies de origem, encontraram no s plantas conhecidas, como foram tambm se aproximando de sucedneos. Da mesma forma Ugent (2000) relata a utilizao de numerosas espcies asiticas e europias por curandeiros no Mxico. Verificou-se que a Mata Atlntica pode ser considerada como um bioma fornecedor de grande nmero de espcies, tanto para uso medicinal quanto religioso. As informaes obtidas nas entrevistas com mateiros e feirantes demonstram que a grande parte das plantas comercializadas coletada nas serranias do municpio do Rio de Janeiro (Serra do Mendanha e macios da Pedra Branca e da Tijuca), bem como em municpios vizinhos como Barra do Pira, Guapimirim, Paracamb e Nova Iguau, distantes em mdia 50 km da capital. Todas estas reas de coleta fazem parte ou circundam unidades de conservao, tais como o Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Nacional da Tijuca, Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha e Reserva Biolgica do Tingu. So ambientes que sofreram intensas exploraes no passado, e que atualmente vm sendo protegidos por dispositivos legais, que na prtica no conseguem controlar o impacto do crescimento da malha urbana que os rodeiam. Os desmatamentos para estabelecimento de pastagens e culturas, o crescente processo de urbanizao e favelizao de centros urbanos, o comrcio ilegal de espcies da fauna, a retirada da madeira e a introduo de espcies exticas so elementos de contnua agresso, comuns a todos os remanescentes florestais do Estado (Rocha et al. 2003).
10

Assim sendo, a apropriao deste espao pela populao circunvizinha se d, entre outras formas, pelas atividades extrativistas (coleta de ervas e de plantas ornamentais, caa clandestina e cultivos diversos). Para Reis et al. (2002), parte considervel das unidades de conservao dos estados do Sul e Sudeste funciona como principal fonte de extrao de recursos florestais, especialmente no madeireiros Possivelmente a demanda decorrente da extrao de plantas destinadas ao uso medicinal, mas principalmente aquelas de uso religioso, contribuem para uma maior presso sobre as espcies nativas da Mata Atlntica no Rio de Janeir

11

Concluso
Desta forma, o envolvimento e parceria de mateiros, erveiros, pesquisadores e gestores do meio ambiente poderia apontar alternativas de extrao racional, cultivo e produo de espcies utilizadas para fins religiosos. A presena do poder pblico fundamental no sentido de disciplinar as coletas e tambm para oferecer alternativas cientificamente embasadas, principalmente para as populaes da periferia da cidade do Rio de Janeiro, tambm no que se refere utilizao de plantas medicinais. Vimos aqui pontos de anlise indicados por Youns e Garay em seu texto como impactos humanos na biodiversidade, variao cultural, subsistncia, efeitos indiretos e de escala. Como que em diferentes escalas de anlise um produto pode se multiplicar, diferenciar, tornar-se outro, multiplicar-se. Os diferentes usos em diferentes grupos.

12

Bibliografia
ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino de e HANAZAKI, Natlia. As pesquisas etnodirigidas na descoberta de novos frmacos de interesse mdico e farmacutico: fragilidades e perspectivas. Revista brasileira farmacogn. vol.16 suppl.0 Joo Pessoa Dec. 2006 ALVES, Elaine Moreira, CRUZ, Monelise Pinto da e MESSEDER, Jorge Cardoso. Os saberes populares na utilizao do boldo (Plectranthus barbatus AndrewsLamiaceae) como fitoterpico nos distrbios gstricos e hepticos. Cincia em Tela, Volume 2, Nmero 1, Rio de Janeiro, 2009 GILLUNG, Jssica Paula. Biogeografia: a histria da vida na terra . Revista da Biologia da USP, Volume Especial de Biogeografia, So Paulo, Dec. 2011. SANTOS, Charles Morphy D. Sobre a busca de padres congruentes na biogeografia. Revista da Biologia da USP, Volume Especial de Biogeografia, So Paulo, Dec. 2011 YOUNS, Talal e GARAY, Irene. As Dimenses Humanas das Biodiversidade: o Imperativo das Abordagem intergrativas. Editora Vozes, Petrpolis, 2006 http://tendadeoxala.com.br/banhos.html http://www.jardimdeflores.com.br/ervas/ervas4.html http://umbandistas.blogspot.com.br/2007/09/o-poder-das-ervas-naumbanda.html http://paijoelsantos.blogspot.com.br/2012/02/descarrego-da-umbanda.html http://www.scielo.br/pdf/abb/v20n1/17.pdf

13

You might also like