You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS ICHS DEPARTAMENTO DE LETRAS Disciplina: Estgio Supervisionado Ensino

no mdio II Professora: Andressa C. C. Barboza Aluna: Mara Jnia de Assis

Relatrio do filme Minhas tardes com Margueritte

1.Introduo 1.1. Ficha tcnica completa do filme:

Diretor: Jean Becker Elenco: Grard Depardieu, Gisle Casadesus, Maurane, Patrick Bouchitey, JeanFranois Stvenin, Franois-Xavier Demaison, Claire Maurier, Sophie Guillemin Produo: Louis Becker Roteiro: Jean Becker, Jean-Loup Dabadie Fotografia: Arthur Cloquet Trilha Sonora: Laurent Voulzy Durao: 82 min. Ano: 2010 Pas: Frana Gnero: Drama Cor: Colorido Classificao: 12 anos Distribuidora: Imovision Estdio: ICE3

1.2. Identificao dos personagens principais (nome e breve descrio de sua atuao no enredo)

Germain um adulto que, na infncia fora rejeitado pela me, e humilhado na escola, se tornando motivo de piada para seus colegas por no conseguir resolver as questes que o professor mandava. Ao se tornar um homem, a rejeio da sua me continuou, eles moravam lado a lado em trailers. Por tudo o que ele passou na escola, no concluiu o 1 grau, assim fazendo vrios trabalhos para se sustentar. Germain apresenta dificuldades de leitura, e todos riem dele por isso. Ele tem conscincia de suas dificuldades, mas nem por isso deixa de ajudar os outros.

Margueritte, uma senhora de cerca de 90 anos, que mora em um asilo. Ela gosta de passar as tardes no parque, local onde conhece o Germain. Como Margueritte ama a leitura, depois de algumas conversas ela resolve ler um livro pra Germain, em voz alta, aps 10 dias de leitura, ela d o livro para o novo amigo, que tenta em sua casa, mesmo com dificuldades, l-lo. Assim, Margueritte comea a apresentar o mundo da leitura para Germain, que, assim como ela, comea a se apaixonar pelos livros.

1.3. Motivao: ligao entre a temtica do filme e a disciplina O filme envolve temas como o bullying, o desinteresse dos pais para com seus filhos. Nesse sentido, podemos relacion-lo com as situaes que vivenciamos em nosso estgio, desde a relao dos alunos uns com os outros, sobre as piadas, as brincadeiras que parecem passar sem importncia, os pais que no se preocupam com a educao dos filhos, e acham que a escola deve dar conta dos problemas que os filhos apresentam, e o mais legal, relacionar a amizade de Marguerite com Germain, no que concerne a relao que poderia (e deveria) haver entre os alunos e os professores.

2.Desenvolvimento

2.1. Sntese da histria: Germain um feirante da cidade de Pons. Mora ao lado de sua me em um estacionamento de trailers. Mantm um relacionamento com uma mulher mais nova do que ele, motorista de nibus. Nas suas tardes livres, ele vai ao parque, e l que conhece Margueritte e comea a ter aulas de leitura com essa doce velhinha. As aulas de

leitura ajudaram Germain a lidar com seus problemas da infncia, a se relacionar com a sua me e a se conhecer, e conhecer a vida de uma forma mais doce e agradvel. As tardes com Margueritte fizeram com que Germain refletisse sobre toda a sua vida, que se percebesse a sua inutilidade. Ele passa a refletir sobre sua infncia problemtica, os maus tratos da me, as humilhaes dos professores e dos colegas, a falta de um pai. Margueritte para Germain se torna o porto seguro, a protetora, a educadora, e mais do que tudo isso, uma amiga. A leitura feita por Margueritte fez com que Germain se interessasse pelos livros e que sentisse vontade de aprender a ler e compreender todas aquelas belas palavras que saam da boca de sua mais nova amiga. O impulso maior para que o humilde feirante iniciasse a leitura foi a confidncia que lhe fizera Margueritte, estava ela a perder a viso. Para isso, ele pega um livro na biblioteca e treina a leitura em casa, at que um dia ele l o livro para Margueritte. Margueritte muda de asilo devido a falta de dinheiro dos seus sobrinhos. A me de Germain morre e ele descobre que mesmo sem demonstrar, sua me o amava. No fim sua namorada descobre que est grvida, e Germain, tomado de grande felicidade e gratido, vai at o novo asilo de Margueritte e a tira de l, levando-a para a sua casa.

2.2. Momentos do filme considerados mais importantes (com justificativas): A postura do professor de Germain Pois nos fazem refletir sobre a postura que devemos ter em uma sala de aula, que no deve ser (nunca) a mesma postura que o professor de Germain apresenta nos momentos em que ele no sabe responder s questes propostas. As tardes com Margueritte Pois so nessas tardes que o bronco Germain comea a ter contato (real) com o mundo da leitura, e dessa forma passa a gostar dos livros e se interessar por eles. A partir da Germain comea a ver a vida com outros olhos. A surpresa de Germain Quando Germain aprende a ler motivado por Margueritte, suas tentativas em casa, sozinho, demonstram como ele foi consumido pelo mundo dos livros, pelas palavras. Assim devemos ser como educadores, devemos conseguir semear o interesse pela leitura em nossos alunos.

2.4 Momentos de maior relao com a disciplina Creio que os momentos de maior relao com a disciplina vo de encontro com a infncia de Germain, quando o professor no se preocupava em ensin-lo de verdade, mas sim o rechaava na frente dos alunos em oposio postura de Margueritte para ensin-lo a ler. Devemos ser capazes de refletir sobre nossa postura como futuros professores, como transmissores do conhecimento e do interesse pela leitura. 3.Concluso 3.1 Opinio pessoal sobre o filme: O filme muito bonito, com uma histria incrvel, capaz de me fazer refletir sobre minha postura como futura professora e os possveis motivos daquela criana ter dificuldades de aprendizado. Para mim, Margueritte foi a verdadeira educadora de Germain. Ele aprendeu, o pouco que sabe, da pior maneira, ele nunca teve ningum que o ajudasse, mas mesmo assim manteve-se com o corao bondoso. Suas palavras eram condizentes com tudo aquilo que ele havia vivido, mas os livros fizeram com que ele mudasse, com que ele tivesse esperana de uma vida mais alegre, mais leve e mais feliz. Precisamos ter essa sensibilidade, a mesma que Margueritte teve, reconhecermos que cada aluno tem seu tempo para aprender, que cada aluno tem suas particularidades.

3.2. Grau de satisfao das expectativas pessoais No conhecia esse ttulo, e nunca seria um filme que eu alugaria em uma locadora, no tinha grandes expectativas sobre a histria, mas confesso que fiquei emocionada com filme, e achei a histria muito importante para reflexes acerca do que ser realmente um professor. 3.3. Sugestes para futuras sesses. Meu nome Khan Uma criana mulumana com problemas que vai morar nos EUA, e que passa por todos os dilemas do ps 11 de setembro; Educao Dilema entre a educao pela vida e educao da escola; Como uma estrela no cu: Toda criana especial Histria de uma criana com dislexia que vai estudar em um internato. Adam Um jovem com dificuldade de se relacionar com os outros e que conhece uma bela jovem que comea a apresent-lo para o mundo;

4. Anexos 4.1 Crticas sobre o filme. No tenho nenhuma crtica a fazer do filme.

You might also like