You are on page 1of 10

ndice

Temas

Pgina

Descrio do processo de aprendizagem num contexto de sala usando a abordagem High/Scope2

Descrio da Sala de Aula .6

Organizao de um dia de trabalho ...8

Bibliografia 10

Descrio do processo de aprendizagem num contexto de sala usando a abordagem High/Scope

Ensinar a escrever antes de permitir que a criana experimente desenhar e pintar, to absurdo como pretender ensinar uma criana a ler antes que ela saiba falar (SANTOS, 1983).

O curriculum High/Scope baseia-se na teoria do desenvolvimento da criana de Jean Piaget. um modelo piagetiano de orientao cognitivista e construtivista, visando a manipulao e explorao de novas experincias, pois Piaget apresenta a criana pequena como um ser que vai construindo o seu desenvolvimento cognitivo nas aces sobre as coisas, as situaes e os acontecimentos. Estas situaes educacionais devem acontecer em campos de aco, onde possam transformar as exploraes em aprendizagens significativas. Num primeiro momento, a criana manipula, explora e descobre os objectos de seu interesse num espao em que os aprendizes activos (crianas) faam aprendizagens activas. O espao , segundo o Currculo High/Scope, um meio fundamental de aprendizagem que deve exigir do educador grande investigao e investimento, no seu arranjo e equipamento.

O nfase desta abordagem colocado na aprendizagem activa, que definida como a aprendizagem em que a criana, atravs da sua aco sobre os objectos e da sua interaco com as pessoas, chega compreenso do mundo; na interaco adultocriana, que uma interaco positiva baseada no que a criana consegue fazer, na organizao cuidada do espao para uma aprendizagem activa; no processo de planear-fazer-rever que promove a iniciativa e a autonomia da criana. A imagem seguinte mostra os componentes da Aprendizagem Activa (ou pela Aco):
2

Figura 1 Aprendizagem pela aco

Mas, organizar o espao sem os materiais de aprendizagem, no proporciona um ir efectivo ao encontro da criana e no permite que lhe lancemos os desafios educacionais que o Currculo preconiza. Assim, fundamental que os materiais sejam interessantes para as crianas, diversos, mutveis, organizados e guardados de forma visvel e acessvel. Devem estar estruturados em reas de interesse bem identificadas, flexveis para que a criana possa us-los de maneiras diferentes, descobrindo formas alternativas de os usar e jogar com eles.

Connolly e Doyle (1983) concluram que as crianas se envolviam em jogos fantasiosos frequentes e complexos com os colegas, eram mais populares e demonstravam mais competncia social que as outras.

Na implementao do modelo High/Scope tambm h pontos que marcam a diferena:

Planear-Fazer-Rever Neste processo a criana escolhe com inteo, realiza com concentrao e reflecte sobre aquilo que aprendeu

Avaliao Avaliar um processo com vrias tarefas observar, interagir e planear

High Scope
Da teoria para a prtica A prtica fundamentada e realizada com uma teoria slida por base

Interaco adultocriana O adulto partilha o controlo com a criana

Esta abordagem , ento, uma das mais utilizadas e divulgadas no mundo e com melhores resultados comprovados. O curriculum High/Scope abrange crianas desde a Creche, Jardim de Infncia (pr-escolar), ensino bsico e secundrio.

Grfico 1 Principais diferenas entre pessoas que estudaram com o currculo High/Scope e as que estudaram sem este curriculo

Descrio da sala de aula

As crianas aprendem melhor num ambiente estimulante mas organizado, no qual podem fazer escolhas e agir sobre elas. (HOHMAN, BANET Weikart).

Neste contexto a proposta de organizao do espao da sala de aula do Currculo High/Scope a seguinte:

Nas salas de aula que seguem o Currculo High Scope, o aspecto mais importante o espao devendo este ser amplo o suficiente para que consiga incluir todo o material e equipamento necessrio. Devem existir reas diferenciadas de actividades para permitir diferentes aprendizagens curriculares e estas devem ter nomes que sejam perceptveis para as crianas: rea da casa, rea da expresso plstica, rea dos blocos e das construes, rea dos livros, entre outras (Formosinho, 1996). Para a organizao do espao fundamental que os materiais sejam interessantes para as crianas, diversos, organizados e que sejam guardados de uma forma acessvel e visvel. Os materiais devem assim estar estruturados em reas de interesse bem identificadas, flexveis para que a criana possa us-los de maneiras diferentes, descobrindo formas alternativas de os usar e jogar com eles.

Desde logo deve-se implicar a criana na organizao do espao sala e materiais, para fomentar o esprito de trabalho em equipa, ajud-las a fazer opes ou a tomar decises e estimul-las a conversarem e auxiliarem-se umas s outras.

Tambm importante acentuar o uso das reas, quando falamos com as crianas. Ex: a Paula aponta para uma rea, Ah! Queres ir para a rea da casinha!.
6

Outro aspecto importante a exposio dos trabalhos que as crianas fazem. A exposio dos trabalhos da criana o testemunho do que se passa no espao sala, o gesto de expresso criadora, um acto que vem de dentro da criana e o prprio jogo.

Assim, importante ter nas reas, espaos especficos para se expor os trabalhos das crianas, individuais e de grupo, no muito alto, pois pretende-se que os trabalhos fiquem ao nvel do olhar das crianas.

Organizao de um dia de trabalho


As crianas precisam de consistncia. Esta necessidade apoiada atravs duma rotina diria que ajuda as crianas a antecipar o que vo fazer a seguir. Estabelecida a sequncia de eventos que se repete diariamente as crianas sentem-se seguras e em controlo. Ao mesmo tempo ajuda os adultos a organizar o tempo juntamente com as crianas, de modo proporcionar situaes de aprendizagem activa. Uma rotina diria consistente concede criana tempo suficiente para perseguir os seus interesses, fazer escolhas e tomar decises e resolver problemas dimenso das crianas que vo surgindo. A rotina diria que adoptamos inclui o processo de "planear-fazer-rever" implementado ao longo do dia. Significa isto, que as crianas tm margem de escolha para planear as actividades que vo fazer, o que garante o seu interesse, executar essas actividades e falar daquilo que fizeram. Quando esto a recordar, o educador reflecte sobre as escolhas e as experincias que foram feitas, desenvolvendo nas crianas confiana no seu prprio poder de deciso ao mesmo tempo que lhes refora o sentimento de autonomia. A Rotina Diria inclui ainda actividades realizadas no exterior e desempenhadas em pequenos e grandes grupos. Neste ambiente as equipas de ensino constroem a rotina diria a partir dos seguintes segmentos temporais:

Tempo de acolhimento Tempo de planeamento Tempo de trabalho Tempo de reviso Tempo de lanche Tempo de recreio Tempo de crculo

Perodo de boas -vindas, contam-se as novidades Normalmente as crianas esto sentadas em roda A criana de cide o que vai fazer e partilha estas ideias com um adulto Cada criana faz o plano para um dia As crianas vo para a rea que escolheram e comeam a fazer os planos com os materiais apropriados Os adultos observam-nas e ajuda-as quando necessrio As crianas encontram-se com a mesma pessoa com quem planearam o trabalho para partilhar e discutir sobre aquilo que fizeram Tempo em que as crianas em pequenos grupos comem um pequeno lanche Perodo do dia destinada brincadeira fsica, vigorosa e barulhenta. Este tempo permite s crianas brincarem juntas e inventarem os seus prrpios jogos e regras quandp se organizam actividade para cantar, ler histrias ou fazer dramatizaes de histrias e de acontecimentos

Bibliografia

Formosinho, J. (1996). A contextualizao do modelo curricular High-Scope no mbito do Projecto de Infncia. In J. Formosinho (Org). Modelos curriculares para a educao de infncia (pp.51-92). Porto Editora.

High Scope Portugal. Curriculum High Scope. Consultado em 29 de Maro de 2011 atravs de http://www.highscope-portugal.com/

High Scope. Preschool. Consultado em 29 de Maro de 2011 atravs de http://www.highscope.org/content.asp?contentid=63

Hohmann, M., & Weikart, D. P. (2009). Educar a criana (5 ed.). Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian.

10

You might also like