You are on page 1of 29

252

SOCIOLOGIAS

ARTIGO
Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

A construo sociolgica do espao rural: da oposio apropriao


RENA TO MIGUEL DO CARMO* RENATO

Resumo
Este artigo prope uma leitura sobre o espao rural tendo por base a sua oposio/relao com o urbano. Neste sentido, se desde os meados do sculo XIX at praticamente ao ltimo tero do sculo XX, a anlise sociolgica clssica determinou um dualismo conceptual e analtico entre estes dois mundos, a partir de determinada altura reequacionou-se o significado limitativo da viso binria introduzindo-se, para o efeito, uma concepo mais complexa de cariz eminentemente relacional. Actualmente identificam-se trs perspectivas modelares sobre o rural que realam diferentes evolues estruturais, mas que no so necessariamente exclusivas e alternativas. Pelo contrrio, cada vez mais as realidades do mundo rural se abrem a novos sentidos que no se encaixam necessariamente nas tendncias gerais que afectam as zonas mais urbanas. Palavras-chave: Rural. Urbano. Espao. Transformaes sociais.

* Socilogo, investigador (ps-doc) no Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa, bolseiro da Fundao para a Cincia e Tecnologia.

SOCIOLOGIAS

253

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

Introduo
presente artigo1 debruar-se- sobre os vrios modos de categorizar o espao rural tendo como referncia a oposio/relao estabelecida com o urbano2. Na verdade, com o desenvolvimento da industrializao, a organizao da sociedade comeou a ser interpretada por vrios autores, a partir da formulao de conceitos que pretendiam caracterizar cada um destes mundos. Uma das conceptualizaes mais clssicas do pensamento sociolgico deve-se a Ferdinand Tnnies (1989 [1887]) que prope a oposio entre comunidade e sociedade e que ilustra o tipo de interpretao sociolgica que se construiu nos finais do sculo XIX e influenciou decisivamente os estudos sobre o rural e o urbano realizados ao longo do sculo XX. Assim, no entender de F. Tnnies, a comunidade definida a partir da noo de harmonia social na qual dominam as relaes de afectividade e de intimidade que confluem para o interesse e permanncia da colectividade, a qual, por sua vez, se reproduz atravs da conjuno entre tradio e natureza. A sociedade, em contrapartida, fomenta o individualismo e o conflito social, atravs de relaes essencialmente utilitrias e aparentes que inviabilizam a pertena a qualquer noo colectiva de bem comum. Com base nesta definio, facilmente se estabelece uma correspondncia linear entre meio rural e comunidade, por um lado, e entre meio urbano e sociedade, pelo outro. A estipulao desta oposio conceptual inaugura, de certa forma, a matriz analtica sobre as questes rurais e urbanas. Podemos referir que a
1 Este artigo corresponde verso de uma parte revista do captulo I da minha tese de doutoramento (v. 2005), entretanto publicada parcialmente em livro (v. CARMO, 2007). 2 Para uma anlise aprofundada em torno das vrias leituras modelares sobre o espao urbano (mais particularmente a cidade) ver o captulo II do livro intitulado Contributos para uma sociologia do espao-tempo (CARMO, 2006).

254

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

anlise sociolgica elaborou um esquema de raciocnio binrio a partir do qual definiu cada uma destas realidades sociais por oposio outra. Como iremos ver, os estudos realizados nos finais do sculo XIX e nas primeiras dcadas do sculo XX concebem uma viso dualista da sociedade na qual o meio urbano representa a modernizao e como tal o centro da sociedade, por oposio ao espao rural, que engloba os sectores mais tradicionais, sendo, por isso, considerado como perifrico. Entre esses dois plos generalizou-se, nas diversas anlises, uma concepo gradualista que representou a localizao geogrfica do rural perifrico face ao centro urbano, a partir da noo de continuum. A diviso territorial entre rural e urbano tendia assim a ser mediada por espaos intermdios. No entanto, a prpria noo de continuum tem vindo a alterar-se em funo das mudanas estruturais ocorridas nas sociedades. Na primeira metade do sculo XX, a ideia de continuum identificava realidades sociais relativamente estanques e territorialmente delimitadas. R. Redfield (1989 [1960]) o autor que melhor sistematiza esta representao espacial, por intermdio da definio de trs tipos ideais de sociedade: as pequenas comunidades (ou primitivas), as sociedades camponesas e as sociedades urbanas. As primeiras so auto-suficientes e encontram-se imunes a qualquer tipo de ligao a territrios mais urbanizados; as segundas no so completamente autnomas e estabelecem algumas ligaes com os meios urbanos (sobretudo, comerciais), as ltimas representam as cidades mais desenvolvidas. A partir dos anos 60, a noo de continuum passa a identificar a forma como os processos de modernizao e de urbanizao penetram nos territrios rurais e mais perifricos. A concepo de R. Pahl (1968) marca essa viragem de perspectiva, definindo uma representao mais dinmica e menos determinista do continuum rural-urbano. Segundo este autor, as oposies e as respectivas gradaes que se estabelecem entre os dois plos desenvolvem-se a partir de distintas escalas espaciais (local,

SOCIOLOGIAS

255

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

nacional) e de diferentes situaes econmicas e sociais (por exemplo, a insero de classe social). Da que, para Pahl, seja questionvel definir uma diviso dicotomizada e rgida entre territrios rurais e urbanos. Todavia, apesar das reformulaes conceptuais, podemos dizer que o significado sociolgico da oposio rural-urbano foi persistindo at os dias de hoje no debate terico das cincias sociais. Anunciou-se a morte do rural, mas tambm o seu renascimento, enfatizou-se a dominao da urbanizao, ao mesmo tempo que se detectavam extenses da ruralidade no espao urbano. Na verdade, os consensos foram sempre provisrios e limitados a um dado espao-tempo histrico. Ao longo deste artigo iremos, num primeiro momento, identificar as oposies clssicas que estruturaram, desde os finais do sculo XIX, a construo do modelo de interpretao dualista entre as realidades rural e urbana. Posteriormente, centrar-nos-emos no mundo rural com o intuito de compreender o modo como este pode ser definido luz dos actuais processos que emanam da urbanizao e da globalizao.

A oposio rural-urbano
A organizao espacial representa uma dimenso fundamental na maior parte das anlises clssicas sobre os modos de vida rurais ou urbanos. Iremos sintetizar as noes e oposies estruturais que compem estes estudos. Iniciamos esta abordagem sobre o espao por Emile Durkheim (1987 [1895]) que dedicou algumas pginas importncia dos factores morfolgicos na anlise dos fenmenos sociais. Uma das propostas analticas mais interessantes a noo de meio interno, apresentada como sendo uma unidade socioespacial definida a partir de duas dimenses interdependentes. Por um lado, a densidade material que se constitui a partir de dois nveis: o volume (nmero de habitantes por unidade de superfcie) e o desenvolvimento das vias de comunicao e transmisso.

256

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

Por outro lado, a densidade dinmica que corresponde ao grau de coalescncia dos segmentos sociais (DURKHEIM, 1987: 128), isto , o nvel de concentrao das relaes interindividuais e, sobretudo, inter-grupais. Nmero e concentrao so os critrios morfolgicos utilizados para caracterizar uma dada populao que, devido sua especificidade, distingue-se de outras. Durkheim estabelece assim uma correspondncia linear entre a composio espacial, a proximidade fsica de um determinado conjunto populacional (densidade material) e a natureza e intensidade das relaes sociais (densidade dinmica). Neste sentido, a organizao espacial espelha e reflecte-se na organizao social, na medida em que a delimitao de um meio interno representa a identificao de um conjunto populacional e social relativamente homogneo. Georg Simmel (1997 [1903]), autor contemporneo de Durkheim, concebe um raciocnio prximo do autor francs ao definir que a constituio da vida na metrpole resulta da relao directa entre o aumento numrico e territorial de uma aglomerao e o aumento das interaces e comunicaes recprocas entre os indivduos que vivem neste mesmo espao. Segundo este autor, devido extenso numrica e intensidade das relaes sociais que o modo de vida urbano ganha a sua especificidade relativamente vida alde. Deste modo, a noo de densidade tornou-se fundamental para compreender a diferena entre rural e urbano. Louis Wirth (1997 [1938]), socilogo da Escola de Chicago, elabora, na dcada de trinta do sculo XX, um dos mais famosos ensaios de Sociologia urbana, a partir do qual pretende caracterizar a cidade e o modo de vida urbano. Segundo este autor, duas das componentes essenciais do espao urbano so, precisamente, a dimenso e a densidade3. A extenso urbana e o aumento da densidade populacional so os factores de ordem morfolgica responsveis pelo aumento da diferencia3 A utilizao destas noes expressa bem a influncia de Durkheim na obra de Wirth e na maior parte dos autores da Escola de Chicago.

SOCIOLOGIAS

257

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

o entre os homens e as suas actividades, provocando a compartimentao e especializao do espao da cidade. A luta pelo espao intensa e, por isso, cada rea tende a ser reservada actividade que garante as melhores contrapartidas econmicas. O local de trabalho tende a dissociar-se do local de residncia, pois a proximidade dos estabelecimentos industriais e comerciais torna a mesma rea indesejvel para fins habitacionais, tanto do ponto de vista econmico, como do ponto de vista social (WIRTH, 1997 [1938]: 55). Integrado na intitulada Escola de Chicago, Ernest Burgess (1984 [1925]) aprofunda o estudo destes processos atravs da elaborao de um modelo sobre a organizao espacial da cidade, composto por cinco zonas concntricas relativamente homogneas, que identificam a localizao funcional, quer das actividades industriais e administrativas, quer das diversas reas residenciais. O espao da cidade representado de forma descontnua, no sentido em que se define o limite de determinadas reas e sectores. Este esquema estabelece assim uma correspondncia linear entre a forma do espao e o modo como se organizam os sistemas sociais constitudos por relaes sociais de solidariedade e/ou de conflito. A separao generalizada entre local de trabalho e local de residncia considerada por estes autores como o factor que mais contribui para o aumento da mobilidade espacial, a qual se manifesta na intensidade das deslocaes e movimentaes dirias dos habitantes das grandes cidades. A diviso espacial entre os vrios locais frequentados por cada indivduo durante o seu quotidiano (residncia, empresa, escola, lojas...) altera o sentido das relaes de proximidade, na medida em que a proximidade fsica pode deixar de representar proximidade afectiva e emocional4. Tendo como referncia o espao aldeo, embora no o referencie, L. Wirth analisa um conjunto de alteraes que se desenrolam na estrutura
4 Wirth baseia-se claramente na obra de Simmel (1997 [1903]) que descreve muito pormenorizadamente a relao entre proximidade fsica e distanciamento mental existente entre os habitantes das grandes metrpoles.

258

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

espacial das cidades urbanizadas. Por oposio aos critrios utilizados por este autor para definir o urbano, possvel caracterizar o espao rural. Este considerado pouco volumoso e pouco denso, havendo uma contiguidade espacial entre a residncia e o local de trabalho. Concomitantemente, a mobilidade espacial consideravelmente menor, existindo uma justaposio entre proximidade fsica e proximidade afectiva. Robert Redfield explicitou claramente estes critrios para definir aquilo que designava como little comunitiy. Essas comunidades rurais caracterizavam-se tendo por base quatro critrios: a) a distino territorial a organizao da vida comunitria estruturava-se em torno de um permetro territorial bem definido, no qual se desenvolvia a estabilidade e a harmonia da vida rural; b) a homogeneidade as actividades e os estados de esprito so similares para todas as pessoas que constituem a comunidade (independentemente da gerao, do gnero...); c) o tamanho so comunidades pequenas quando comparadas com a dimenso populacional das maiores cidades; d) tendem a ser auto-suficientes5 (REDFIELD, 1989 [1960]: 4). Como podemos depreender, o significado sociolgico destes conceitos so a anttese dos critrios utilizados por L. Wirth para caracterizar o modo de vida urbano. A organizao espacial da aldeia6 tradicional no pode ser representada por intermdio de zonas diferenciadas, como foi proposto para a anlise da cidade industrial. O espao reflecte e materializa o nvel de homogeneidade social que se vive numa aldeia camponesa, por isso, a sua

5 Em certa medida, as sociedades camponesas contemplam estas caractersticas. No entanto, segundo o autor, o seu grau de autonomia e de fechamento no to acentuado como nas pequenas comunidades (primitivas). Por exemplo, em relao a este ltimo aspecto, Redfield considera que o nvel de auto-suficincia das sociedades camponesas no absoluto, pelo contrrio, os contactos e as relaes de dependncia com outros espaos (nomeadamente, mais urbanizados) so relativamente regulares. 6 Nome que em Portugal designa um povoamento rural.

SOCIOLOGIAS

259

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

estrutura tende a ser relativamente simples e composta por nveis espaciais que se justapem e se interpenetram. A este respeito, podemos citar o estudo de Brian ONeill (1991), no qual se identificam quatro nveis espaciais7 que so continuamente apropriados durante o quotidiano por todos os indivduos da comunidade rural. Ao longo dos pargrafos precedentes inventarimos, a partir da leitura sistematizada de um conjunto de textos clssicos, uma srie de dualidades estruturais que opem diferentes formas de organizao espacial. Com base nesta anlise, podemos considerar que o espao rural se caracteriza essencialmente pela noo de contiguidade (entre local de residncia e local de trabalho, entre proximidade fsica e proximidade afectiva), que advm, sobretudo, do baixo nvel de densidade populacional. Por oposio, devido ao volume, densidade e sua extenso, a forma do espao urbano claramente descontnua, como podemos depreender atravs dos vrios processos identificados: separao entre local de trabalho e local de residncia, diviso funcional do espao, mobilidade espacial. Estas diferenas socioespaciais condicionam e reflectem-se nas condutas dos indivduos e na forma como estes interagem entre si. A terceira dimenso avanada por Wirth para caracterizar o modo de vida urbano a heterogeneidade. O aumento da mobilidade espacial e social faz com que o indivduo passe a integrar diferentes grupos, nos quais a substituio de membros se processa de forma acelerada: nenhum grupo assegura, em exclusividade, a fidelidade do indivduo (WIRTH, 1997 [1938]: 56). Em pleno contexto urbano, o indivduo pode mudar facilmente de bairro, de local de trabalho, de empresa, de partido, etc. Esta situao contribui para uma efectiva diversificao das relaes e dos papis sociais. Segundo Simmel, cada indivduo pode pertencer simultaneamente a uma srie de crculos sociais (que compreendem interesses especficos),
7 So eles, o exterior, o nvel comunal, o nvel colectivo e o nvel domstico.

260

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

isto , cada indivduo tem (...) conscincia da sua cidadania e da pertena a uma determinada camada social, podendo ser, por acrscimo, oficial na reserva, pertencer a algumas associaes, possuir uma rede de contactos sociais pelos mais diversos crculos (SIMMEL, 1989 [1923]: 574). A mltipla pertena a vrios crculos no desencadeia processos de diviso no indivduo. Pelo contrrio, este fenmeno fomenta uma maior integrao do sujeito, num esforo mais completo de construir a sua singularidade. Pertencer, na sociedade moderna e urbana, a vrios crculos a prova de uma maior liberdade individual - comparativamente sociedade tradicional, onde os indivduos pertenciam a poucos crculos, na medida em que estes eram estanques e rgidos (a maior parte deles corporativistas). Por seu turno, o rural caracteriza-se pela homogeneidade dos laos sociais, que normalmente se circunscrevem ao espao restrito da aldeia, o que favorece a existncia de um forte interconhecimento entre a populao camponesa. Devido ao interconhecimento, desenvolve-se uma srie de relaes de entreajuda (ao nvel das tarefas agrcolas, da vizinhana...), ao mesmo tempo que se incrementam formas de controlo social que limitam a aco individual. De tal maneira que um conjunto de autores considera que o sujeito central da aldeia representado pela noo de ns, na medida em que a maior parte dos aldeos partilham a mesma viso do mundo, o mesmo sistema de valores e os mesmos cdigos lingusticos (MENDRAS, 1978; PINTO, 1985; RMY e VOY, 1994; ESPRITO SANTO, 1999). R. Redfield (1989 [1960]) foi dos primeiros autores a sistematizar estas caractersticas que compem as comunidades camponesas, em grande medida por contraposio s anlises desenvolvidas por autores seus contemporneos, como L. Wirth e outros investigadores da Escola de Chicago, que se dedicavam ao estudo das questes urbanas. Da que Redfield enfatize as componentes da vida campesina, que definia como the good life e, que segundo o autor, assentava numa relativa harmonia social

SOCIOLOGIAS

261

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

identificada numa forte pertena a um ns integrador. Este antroplogo exaltou sobremaneira, o carcter e o esprito campesino que se expressavam, entre outros factores, na vincada pessoalizao das relaes de sociabilidade em face da dominncia das relaes distantes e impessoais que se generalizavam nas grandes cidades. De facto, o desenrolar da vida urbana centra-se sobretudo no indivduo que, segundo Simmel, tende a manifestar uma srie de atitudes de indiferena e de reserva perante o outro, o que, no entender do autor, representa uma consequncia objectiva do nvel de densidade populacional: se aos incessantes contactos pblicos das pessoas das grandes cidades correspondessem as mesmas reaces interiores dos contactos que tm lugar na pequena localidade onde cada um conhece e tem uma relao activa com quase todas as pessoas que encontra, estaramos completamente atomizados interiormente e cairamos numa condio mental deplorvel (SIMMEL, 1997 [1903]: 36). A generalizao do anonimato nas grandes cidades contribui decisivamente para um conjunto de atitudes de distanciamento, o que desencadeia, no entender do autor, o aumento da liberdade pessoal, isto , o indivduo ganha a possibilidade de interagir, em diferentes contextos sociais, com um nmero extenso e diversificado de pessoas ou grupos, sem sofrer por isso qualquer sano que advenha de formas de controlo social. No entanto, a liberdade de movimento tem um reverso que Simmel designa por despersonalizao das condutas e dos comportamentos sociais. Em seu entender, existe uma relao clara entre o anonimato e a racionalizao das relaes sociais dominadas por um esprito calculista e utilitarista que se expressa, em grande parte, na burocratizao da aco social. A este respeito, Wirth chama a ateno para a proliferao de mecanismos de nivelamento social que se manifestam, por exemplo, na organizao temporal da cidade, que provoca uma excessiva rotinizao

262

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

da vida quotidiana. As tendncias para a padronizao encontram-se tambm nas formas de representao poltica e associativa ou no modo como os meios de comunicao difundem a sua mensagem a partir da noo de utilizador mdio. Todos estes processos, referidos por Wirth, esto relacionados com a massificao dos vrios sectores que compem a sociedade (econmico, poltico e cultural) e que se desenvolvem sobretudo no espao metropolitano. Como podemos ver, factores como a individualizao e a heterogeneidade provocam uma srie de fenmenos contraditrios na vida do esprito urbano, que tende simultaneamente para a liberdade de movimento e diversificao dos laos e interaces sociais e para a impessoalizao dos contactos e despersonalizao das vivncias. Por outro lado, estes factores so simultaneamente responsveis pela alterao e substituio das formas tradicionais de solidariedade. A este respeito, importante referir o trabalho de Durkheim (1989 [1893]) sobre o tipo de solidariedade preponderante na sociedade moderna e na sociedade tradicional. O autor caracteriza duas formas de solidariedade: a mecnica, definida a partir do princpio da semelhana, e a orgnica, que tem por base o princpio da diferenciao. A primeira designa o tipo de ligao social dominante numa sociedade cuja conscincia colectiva coincide com a conscincia e personalidade individual. Neste caso, os indivduos relacionam-se mecanicamente porque interiorizaram a noo de um ns comum do qual e para o qual todos os elementos tendem. No segundo tipo de solidariedade, o lao social que se estabelece entre os indivduos no automtico, na medida em que estes deixam de partilhar a mesma identidade e de executar funes similares. A personalidade individual e a vontade pessoal emancipam-se independentemente da conscincia de pertena a um todo colectivo (a uma mesma sociedade

SOCIOLOGIAS

263

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

ou a uma mesma cidade). A solidariedade orgnica caracterstica das sociedades modernas, onde se generalizam a diviso e a especializao do trabalho. Por seu turno, a solidariedade mecnica exclusiva das sociedades tradicionais. Com a generalizao da diviso social do trabalho, as formas de solidariedade orgnica tendem a substituir as modalidades tradicionais. Ao longo da caracterizao dos vectores em causa, verificamos que a maior parte dos autores estabelece uma correspondncia entre o tipo de configurao morfolgica e o modo como se diferenciam as relaes sociais entre os indivduos. A este respeito, Durkheim foi o autor que mais contribuiu para a definio da matriz analtica que fundamenta a maior parte dos estudos sobre o rural e o urbano. Atravs da conjuno de vrios conceitos propostos em diversas obras, o autor constri uma lgica de raciocnio linear entre o nvel de densidade material e de densidade dinmica (que compem um meio interno) e o contedo das relaes sociais especficas do prprio meio. Neste sentido, facilmente se depreende que o aumento da densidade (material e dinmica) desencadeia a generalizao de formas de solidariedade orgnica e que, por seu turno, a solidariedade mecnica especfica de contextos de baixa densidade.

As transformaes do rural
O espao rural tem sofrido um conjunto de mudanas estruturais resultantes fundamentalmente do processo de urbanizao que se estendem e penetram em reas significativas das zonas rurais. No entanto, as influncias da urbanizao no podem ser vistas de forma homognea, elas no se generalizam e no so apropriadas da mesma maneira pelas diferentes localidades e comunidades. Pelo contrrio, todos esses processos compreendem uma srie de modalidades advindas de diferentes relaes estabelecidas entre a tradio e a modernizao. Neste sentido, nem

264

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

o moderno que invade e coloniza os espaos rurais, nem a tradio que se apropria, sua maneira, dos fenmenos urbanos. Existe uma interrelao constante que depende dos contextos sociais. A modernizao e a urbanizao que penetram em espaos considerados rurais resultam de processos activos e dinmicos, desencadeados paralelamente pelas prprias comunidades locais, que interpretam e se apropriam singularmente de uma srie de factores de ordem socioeconmica e sociocultural. De qualquer modo, consideramos que possvel identificar certas tendncias estruturais que so relativamente regulares s diferentes modalidades de urbanizao. Referimo-nos s mudanas que ocorrem inevitavelmente na estrutura social - na qual reforado o peso de certas camadas sociais ligadas ao sector tercirio e/ou indstria, diminuindo, em contrapartida, a proporo de activos dedicados agricultura e alterao dos modos e estilos de vida das populaes locais, que tendem a assemelhar-se s prticas citadinas. A urbanizao deve ser encarada como um fenmeno complexo e pluridimensional, que assume diferentes formas sociais e configuraes espaciais. As relaes que se desenvolvem entre o urbano e o rural constituem um sem-nmero de valncias difceis de classificar (KAYSER, 1990). Por este motivo, no nosso intuito propor uma tipologia de classificao. No entanto, pensamos ser de toda a pertinncia salientar a multiplicidade de processos que caracterizam as formas diferenciadas de urbanizao. Como foi referido, a Sociologia concebe o modo de urbanizao da sociedade por intermdio da noo de continuum espacial que se estende entre o urbano e o rural tradicional. Entre esses plos estabelece-se uma rea intermdia que normalmente designada de periurbana e que se (...) apresenta como um espao de transio, muitas vezes num extenso espao que combina ao mesmo tempo aspectos rurais e urbanos (GAMA, 1987: 36). Segundo esta concepo, o processo de urbanizao expande-se de forma contnua por zonas rurais consideradas mais tradicionais, o que signi-

SOCIOLOGIAS

265

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

fica que as reas contguas e prximas dos centros urbanos tero primazia, em termos de modernizao, relativamente s localidades rurais mais distantes. Como podemos depreender, a noo de continuum estruturada a partir da dualidade prximo-distante, estabelecendo-se, para o efeito, uma relao unvoca entre densidade material e densidade dinmica, que tendem a desenvolver-se no mesmo sentido. Ou seja, as reas periurbanas integram um maior dinamismo econmico, ao mesmo tempo que conhecem um significativo aumento populacional, quando comparadas com as zonas rurais mais perifricas. Essa concepo relativamente linear muito utilizada para representar as transformaes de ordem socioespacial. Contudo, entendemos que vai perdendo alguma eficcia interpretativa, na medida em que os processos contemporneos de urbanizao integram novas modalidades, cujas configuraes tendem a assumir formas mais complexas e menos dualistas. Assim, para alm dos processos de periurbanizao, as sociedades conhecem novas modalidades de urbanizao e de industrializao difusa que se implantam e se localizam em regies consideradas rurais (KAYSER, 1990, 1996; REIS E LIMA, 1998). Estes ndulos de desenvolvimento constituem-se em torno de uma srie de factores de atraco relacionados nomeadamente com o melhoramento das acessibilidades, o baixo custo dos terrenos, a mo-de-obra barata... A este respeito, devemos tambm referir o caso de certas cidades de mdia dimenso, localizadas em regies com uma forte componente rural, que tm conhecido algum dinamismo socioeconmico resultante essencialmente de processos ligados industrializao e terciarizao (LABORIE, 1996; GASPAR, 2000)8. Um outro factor de desenvolvimento relaciona-se com a revitalizao e dinamizao dos recursos naturais e patrimoniais, associadas a estratgias de desenvolvimento turstico e ambiental que acabam por atrair popula8 Estes processos vo ser analisados mais pormenorizadamente no ponto seguinte, no qual nos iremos debruar sobre as formas de urbanizao da sociedade portuguesa.

266

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

o e introduzir factores de mudana nas estruturas sociais e econmicas de determinadas regies (JOLLIVET, 1997; NAVE, 2003; REIS E LIMA, 1998). No entanto, em face desses focos de dinamismo assiste-se, simultaneamente, marginalizao de parte substancial das localidades rurais que sofrem processos complexos de esvaziamento populacional, envelhecimento e desmantelamento das estruturas e dos sistemas tradicionais, que no so substitudos por novas formas de organizao social. Estas localidades, que se perdem no tempo e no espao, esto e so cada vez mais excludas dos mecanismos de modernizao e de urbanizao. Todos esses fenmenos contribuem para a complexificao das formas de urbanizao das reas rurais e para uma efectiva desconcentrao dos focos de urbanizao, que tendem a proliferar e a penetrar nas vrias zonas de cariz rural. As mudanas estruturais que enuncimos provocaram uma srie de alteraes nos modos de vida rurais. A modernizao das estruturas socioeconmicas est inevitavelmente associada ao aumento da mobilidade espacial. Este , de facto, um dos indicadores mais demonstrativos da urbanizao do meio rural, uma vez que tendem a aumentar as distncias percorridas pelos indivduos, assim como o nvel de velocidade9. semelhana do que acontece nas grandes cidades, poder generalizar-se, em algumas aldeias e vilas, a dissociao entre espao de trabalho e espao domstico, na medida em que parte considervel da populao tende a trabalhar em actividades no agrcolas que se situam a alguma distncia da sua residncia e, cada vez mais, fora da prpria aldeia. Esta situao contribui claramente para diversificao das formas de sociabilidade, nomeadamente com pessoas ou grupos exteriores ao espao da comunidade. Relativamente s modalidades tradicionais de interconhecimento e controlo social, assiste-se a uma diluio da sua importncia na estruturao
9 Rmy e Voy (1994) salientam o impacto do aumento da mobilidade espacial nos meios rurais em vias de urbanizao.

SOCIOLOGIAS

267

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

da vida quotidiana. Contudo, as relaes de vizinhana continuam a ser bastante intensas na maior parte das localidades rurais. A diversificao dos laos sociais associa-se normalmente importao de novos estilos de vida mais urbanizados, que passam pela incorporao de novos valores e rotinas como, por exemplo, o aumento e a generalizao dos hbitos de consumo, o alargamento do tempo dedicado ao lazer e, a frequncia regular de espaos ldicos e de divertimento, a importncia atribuda cultura e instruo e socializao dos filhos, o acesso generalizado aos meios audiovisuais de comunicao e de informao de massa, etc. Estas e outras prticas assemelham-se claramente aos modos de vida urbanos. No entanto, apesar da sua generalizao, estes hbitos e valores de cariz urbano tendem a ser interpretados e assimilados luz da cultura local e dos modos de vida tradicionais preexistentes. Por exemplo, a generalizao das relaes de anonimato descritas por Simmel no incio do sculo XX, para caracterizar a vida do esprito metropolitano, no se podem desenvolver da mesma forma em qualquer contexto aldeo, por mais que este sofra um intenso processo de urbanizao. Na verdade, embora possa abrir-se ao exterior por intermdio de uma rede viria moderna ou atravs das novas formas de comunicao, o espao da aldeia ser sempre mais reduzido e restrito que o espao citadino, o que limita objectivamente as possibilidades de anonimato. Por outro lado, as prprias culturas e identidades locais continuam a dar nfase a um conjunto de prticas e rituais tradicionais que coexistem e, por vezes, entram em confronto com os comportamentos e condutas considerados mais urbanos (NEWBY, 1980; REMY, 1994; ALMEIDA, 1999; JENKINS, 1979; ESPRITO-SANTO, 1999). Deste modo, as comunidades rurais que sofrem intensos processos de urbanizao integram modalidades de diferenciao social distintas e,

268

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

em muitos casos singulares, que no podem ser tipificados de forma geral. A urbanizao no desmantela devastadoramente as estruturas anteriores. Pelo contrrio, estas tendem a interagir com as estruturas modernas, de modo a constituir determinado tipo de prticas e de comportamentos sociais que no so plenamente modernos nem puramente tradicionais. Nas sociedades rurais tradicionais, a estrutura de classes caracterizava-se por uma efectiva bipolarizao entre ricos e pobres (CUTILEIRO, 1977; SOBRAL 1999). O recurso fundamental, a partir do qual se diferenciavam os grupos sociais, tinha a ver com a extenso e a riqueza da propriedade agrcola10. Assim, os mais ricos (grandes lavradores ou grandes camponeses) eram os maiores proprietrios. Por sua vez, o conjunto dos mais pobres era constitudo pelos pequenos camponeses e pelas famlias no proprietrias, cujos chefes (e, por vezes, as mulheres) trabalhavam como assalariados agrcolas (os jornaleiros). Para alm destes grupos sociais, podia existir uma srie de indivduos que exerciam uma actividade no agrcola, pertencentes normalmente pequena burguesia tradicional. Com a urbanizao de algumas reas rurais, a polarizao social tende a esbater-se, devido a dois processos fundamentais de recomposio social que se relacionam com as mudanas socioeconmicas ocorridas em determinados espaos rurais. Um dos fenmenos de mudana mais estudados designado pela noo de pluriactividade, que caracteriza a diversidade de actividades exercida, em diferentes sectores, pelo conjunto de elementos pertencentes a uma mesma famlia de origem camponesa11. Deste modo, apesar de alguns familiares poderem trabalhar na indstria ou no sector tercirio, o agregado domstico consegue desenvolver vrias
10 Os critrios para diferenciar a grande da pequena propriedade variam conforme o contexto regional. Por exemplo, em Portugal existe uma diferena muito clara entre as regies do Sul, sobretudo o Alentejo, onde predomina o latifndio, e as regies de minifndio localizadas a Norte (Ribeiro, 1998 [1945]). 11 Ver em Almeida (1999 [1986]), Barros e Mendes (1983), Hespanha (1994), Loureno (1991), Lima (1990).

SOCIOLOGIAS

269

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

estratgias, com o objectivo de manter o usufruto da actividade agrcola. Neste sentido, a pluriactividade pode representar uma situao de plurirrendimento. Porm, independentemente das diversas alteraes, na maior parte das comunidades de origem camponesa continua-se a atribuir terra um valor simblico que transcende a mera riqueza material e a ostentao consumista. Na verdade, a propriedade agrcola ainda o factor que garante um maior prestgio social, sendo, por isso, valorizada pela maior parte dos grupos sociais, que, apesar de tudo no deixam o seu pedao de terra. Assim, tambm no que diz respeito s desigualdades sociais, as estruturas rurais e as estruturas urbanas se confrontam numa dialctica constante.

Para uma viso integradora do espao rural


Como pudemos depreender por intermdio da anlise anterior, o meio rural tem vindo a sofrer uma srie de alteraes desencadeadas pelo processo de urbanizao que afecta, com maior ou menor intensidade, os diferentes territrios. Do ponto de vista sociolgico, a mudana tem sido interpretada a partir de diferentes perspectivas que tendem a enfatizar determinado factor em detrimento de outros. Neste sentido, salientam-se trs vises terico empricas que, para alm de enquadrarem os diferentes modos de ver o mundo rural, apresentam estudos relativamente pormenorizados sobre determinadas realidades concretas. A primeira perspectiva, que pode ser denominada de eclipse do mundo rural 12, entende que o processo de urbanizao no s irreversvel, como tende a invadir a sociedade rural, no sentido de des12 Esta perspectiva apresentada de uma forma muito crtica por alguns autores da Sociologia rural (NEWBY, 1983: 107-109; KAYSER, 1990: 16-17), que a consideram fortemente redutora e analiticamente hegemnica.

270

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

mantelar a maior parte das estruturas tradicionais. Estas tendem a ser progressivamente substitudas pelos factores de modernizao, nomeadamente por formas estruturais de recomposio social e respectiva assimilao, por parte das populaes, de modos e estilos de vida urbanos. Segundo esta perspectiva, o meio rural, ou tende a ser colonizado pela cidade e, portanto, a periurbanizarse -, ou vai-se paulatinamente marginalizando e desaparecendo, por intermdio da contnua drenagem demogrfica e pelo envelhecimento. Deste modo, as reas rurais limtrofes das cidades (ou das zonas de industrializao difusa) tendem a tornar-se cada vez mais dependentes destas em termos econmicos, sociais e culturais. A intensificao da mobilidade espacial o indicador mais representativo do aumento deste nvel de dependncia, na medida em que a oferta de trabalho, o consumo massificado e as prticas de sociabilidade e de lazer tendem a desenvolver-se cada vez mais em espaos urbanos, levando a que as pessoas se desloquem com maior frequncia. De tal modo, que se generaliza nestes espaos, uma srie de deslocaes de tipo pendular, caractersticas dos subrbios das grandes cidades. A adeso vida urbana e a consequente eroso das estruturas tradicionais expressa, entre outros factores, na perda de importncia da actividade e do trabalho agrcolas pem, assim, em causa a sobrevivncia da sociedade rural tradicional que, em grande medida se estruturava em torno da agricultura. Para esta perspectiva, a existncia de um espao rural no agrcola uma impossibilidade, representando, sem dvida, o fim do prprio rural. A segunda viso considera que o espao rural est de facto a sofrer um conjunto de mutaes que derivam da urbanizao, mas que ocorrem tendo por base um processo de confronto e de negociao com as estruturas tradicionais13. No entender desta perspectiva, o mundo rural e, sobre13 Esta viso desenvolvida por um conjunto alargado de autores que estudaram os processos de mudana ocorridos nas comunidades camponesas. Podemos destacar alguns estudos realizados em Portugal: Almeida (1999 [1986]); Loureno (1991); Ribeiro (1997); Silva (1998); Sobral (1999); Wall (1998).

SOCIOLOGIAS

271

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

tudo, o mundo campons tende a resistir (e tambm a adaptar-se) generalizao da sociedade urbana de cariz capitalista. Assim, se a viso anterior define um continuum no qual o plo urbano tende a invadir as zonas rurais, essa perspectiva entende que se estabelece uma maior gradao entre os plos que constituem esse mesmo continuum. Esta gradao se expressa na capacidade de resistncia de certas prticas tradicionais, como o caso das modalidades de agricultura familiar, que no s persistem como se reconfiguram em funo das recomposies profissionais desenvolvidas no seio da famlia camponesa. O fenmeno da pluriactividade o que melhor identifica essa capacidade de resistncia e de adaptao da agricultura campesina. Ao contrrio da viso anterior, a relao que se estabelece entre os factores modernos e tradicionais mais complexa e menos unilateral. Contudo, considera-se que a sociedade camponesa perde grande parte da sua autonomia enquanto sistema fechado e relativamente homogneo que estruturava fortemente a vida alde. A identidade colectiva definida em torno de um ns aglutinador cede lugar a uma pluralidade de vnculos e de referncias identitrias que se geram e emanam dos mais diversos contextos sociais, internos ou externos aos espaos rurais. Assiste-se, assim, a uma negociao complexa, por vezes geradora de conflitos (nomeadamente de carcter geracional e de gnero), entre prticas sociais e referncias identitrias modernas e tradicionais. Por fim, emerge com especial relevo, a partir dos anos 90, uma viso que no apregoa o fim do espao rural nem o caracteriza como um repositrio de resistncias ante a urbanizao. Para esta perspectiva, certas zonas rurais tendem a emancipar-se em relao noo de continuum urbano-rural, na medida em que integram factores prprios de dinamismo socioeconmico e sociodemogrfico. A obra de Bernard Kayser intitulada La Renaissance Rurale (1990) representa o marco principal desta

272

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

nova concepo, que identifica, entre outros aspectos, um crescimento demogrfico e um aumento dos efectivos a trabalhar em sectores no agrcolas em determinadas zonas rurais. Segundo esta viso, o rural pode gerar desenvolvimento, no sentido de atrair e de promover certas reas de produo industrial e de prestao de servios (sejam eles comerciais, tursticos, ldicos, etc.). A gradual perda de importncia social e econmica da agricultura desencadeou, por parte dos agentes locais (indgenas ou imigrantes), a necessidade e a capacidade (ou a inevitabilidade) de dinamizarem actividades alternativas de carcter no agrcola. Os factores geradores de desenvolvimento so muito diversificados, variando em funo das sinergiais locais, do interesse de um conjunto de entidades externas (empresas, organizaes no governamentais...) e do contedo e alcance das polticas pblicas. De tal modo que o espao rural tende a autonomizar-se ante a noo de continuum urbano-rural. De facto, segundo esta perspectiva, as comunidades rurais sofrem um conjunto de influncias e de condicionantes externas (leia-se urbanas), mas detm simultaneamente a capacidade de dinamizar factores de modernidade, a partir do desenvolvimento de recursos locais. Por exemplo, ganham importncia os movimentos e as iniciativas de preservao ambiental e patrimonial, conjugadas, muitas vezes, com investimentos no turismo e na animao local (PERRIER-CORNET e HERVIEU, 2000; REIS E LIMA, 1998). Desta forma, o rural (re)inventa-se porque se orienta para as especificidades locais: alguns elementos tradicionais que constituam a sociedade rural passam a ser encarados como uma mais-valia que pode proporcionar a dinamizao de factores de modernidade por intermdio da atraco e do investimento em capital (econmico, social e cultural). Ou seja, ao contrrio das perspectivas anteriores, considera-se que tradio e modernizao podem no colidir - no sentido de provocar formas de

SOCIOLOGIAS

273

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

eroso ou de resistncia - mas de gerar novas modalidades de desenvolvimento que se manifestam na vida rural14. Como salientmos no incio deste ponto, cada uma destas vises tende a enfatizar um fenmeno em detrimento de outros. Por isso, todas so, em certa medida, vlidas pelo facto de se adequarem melhor leitura de determinadas zonas rurais. Na verdade, no ser difcil identificar factores de eroso da sociedade rural em espaos que sofrem actualmente intensos processos de urbanizao por se situarem relativamente prximos de grandes ou mdios centros urbanos. Como ser relativamente fcil compreender que, em espaos rurais remotos, as estruturas tradicionais tendem a resistir com maior ou menor perseverana. Por seu turno, verificamos tambm que certas zonas rurais se afirmaram porque conseguiram reunir as condies fundamentais para se desenvolverem sem, contudo, terem deixado esvanecer parte das suas pertenas e referncias identitrias (FERRO E LOPES, 2003). As imagens do rural que se eclipsa, que resiste ou que se reinventa so sobretudo representaes que tendem a conciliar determinados parmetros tericos com a anlise emprica de certas realidades circunscritas15. Por este motivo, consideramos que o estudo do espao rural deve integrar estas diferentes perspectivas no mesmo sistema de anlise16.

Concluso: o rural em construo


Como vimos, ao longo da histria da sociologia o rural foi caracterizado em oposio cidade urbanizada e industrializada. O significado
14 nesta linha que alguns autores definem o espao rural ps-moderno ou ps-industrial (JOLLIVET et al., 1997). 15 Autores como Mathieu (1998) e Mormont (1996) elaboram uma boa sistematizao sobre as vrias representaes sociais e leituras sociolgicas que se construram sobre o espao rural ao longo do sculo XX. 16 Alguns trabalhos recentes tm salientado a importncia de elaborar uma viso integradora do espao rural: Mormont (1990); Berger e Rouzier (1995); Kayser (2000); Nave (2003).

274

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

sociolgico do espao rural foi em certa medida construdo como a anttese da concepo do meio urbano. Na verdade, a sociedade folk, segundo a definio de Robert Redfield (1989 [1960]), organizava-se em torno de espaos fechados, relativamente imunes modernizao. Actualmente essa autonomia sistmica uma impossibilidade, por mais remota e perifrica que seja a localidade rural. De facto, como bem salienta Edward Shills (1992 [1974]), os sistemas sociais so cada vez mais interdependentes, no sendo possvel a manuteno de sociedades plenamente (ou quase) autnomas. O espao rural cada vez mais aberto e interdependente e a sua natureza deriva em grande medida da diferenciao social que advm dessa mesma abertura. , portanto, um espao relacional que ancora a sua especificidade na forma como se organiza a vida local. Por isso, enquanto tal este dever ser interpretado a partir de uma perspectiva dinmica e pluridimensional, definida tendo por base o binmio penetrao / apropriao. Isto , o espao rural sofre, sem dvida, um conjunto profundo de alteraes que resultam da penetrao dos factores de urbanizao. No entanto, estes no se generalizam uniformemente pelas diversas zonas rurais, por dois motivos essenciais: primeiro, porque o processo de urbanizao no em si homogneo, variando em funo dos contextos sociais e econmicos em que produzido (a influncia de uma cidade pequena - ou mdia - sobre o espao rural limtrofe no ter a mesma natureza da que exercida por uma grande cidade); segundo, porque as comunidades rurais empreendem diferentes formas de apropriao das componentes urbanas, em funo de um conjunto de especificidades locais, sejam elas de carcter socioeconmico, cultural, ambiental... Deste modo, deixou de ser possvel construir uma viso uniforme (um tipo ideal) da vida rural, na medida em que esta tende a integrar lgicas complexas e contraditrias, cuja leitura dever considerar os contextos locais e regionais. Assim, s tendo em conta a realidade especfica

SOCIOLOGIAS

275

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

das comunidades rurais ser possvel identificar diferentes modalidades de resistncia ou de adaptao aos factores de modernizao, bem como situaes mais radicais de ruptura face aos elementos essenciais da vida tradicional. Contudo, e apesar dos mltiplos sentidos que emanam da diversidade, entendemos que, do ponto de vista sociolgico, possvel nomear pelo menos quatro condies interdependentes que caracterizam o significado particular da experincia rural. A primeira diz respeito relao conceptual apresentada por Simmel, segundo o qual a vida metropolitana se caracteriza por uma separao cada vez mais determinante entre proximidade fsica e proximidade mental (e social). A generalizao do anonimato sem dvida o elemento mais representativo desta distino. No meio rural esta separao no to acentuada, sendo muito difcil desenvolver continuamente relaes de anonimato no seio de uma comunidade alde. Apesar do indivduo deter maior autonomia para empreender a sua vontade pessoal - que j no se encontra to vinculada identidade colectiva dificilmente a sua conduta ser indiferente ou passar despercebida percepo dos restantes aldeos. Devido menor densidade populacional e de circulao, qualquer pessoa que se desloca no espao aldeo (residente ou forasteiro) automaticamente identificado, situao que dificilmente acontece na grande cidade. De facto, numa localidade rural a maior parte dos residentes incorpora naturalmente uma percepo em relao forma como se desenvolve a circulao individual no espao aldeo. Isto , o indivduo que passa na rua (ou noutro local da aldeia) quase sempre identificado, seja como conhecido ou como desconhecido. Esta capacidade impossvel de empreender na grande cidade, com a excepo de alguns bairros populares muito circunscritos, normalmente envelhecidos, que detm uma forte identidade sociocultural. A importncia do sector agrcola ainda um elemento a considerar para a caracterizao do meio rural. Embora nos pases mais desenvolvi-

276

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

dos se tenha assistido a um decrscimo de activos a trabalhar neste sector, a sua proporo continua a ser mais relevante do que na maior parte das zonas urbanas. Por outro lado, a ligao agricultura perdura em muitos agregados familiares rurais enquanto actividade secundria. Dificilmente encontramos esta situao nas maiores cidades, onde a rea de terreno agrcola tende a ser claramente diminuta, se no mesmo inexistente. O outro aspecto a ter em conta refere-se ao contacto com o ambiente natural, determinado pelo exerccio regular ou irregular da actividade agrcola, pelo uso das potencialidade naturais para fins ldicos ou pelo simples estmulo sensorial proporcionado pela presena da paisagem. Por fim, a importncia dos factores de ordem identitria e sociocultural que esto inscritos no espao rural e nas respectivas vivncias comunitrias e aldes. Cada comunidade herda e reinterpreta diferentemente o seu prprio patrimnio tradicional de cariz rural. Contudo, a capacidade de o preservar e de o reinventar deriva, acima de tudo, da forma como as comunidades se mobilizam e interagem perante um espao cada vez mais relacional e interdependente. Neste sentido, podemos dizer que, por intermdio dos aspectos considerados, possvel definir um denominador comum mnimo a partir do qual se identificam algumas das particularidades sociolgicas que compem a vida rural e que no se encontram no meio urbano. No entanto, devido a estes (e outros) factores particulares de cariz local que as comunidades aldes detm a capacidade de se apropriarem diferenciadamente das modalidades de urbanizao. Da que qualquer leitura integradora do espao rural deva contemplar um sistema de interpretao que identifique as dinmicas tanto de penetrao como de apropriao dos factores de urbanizao.

SOCIOLOGIAS

277

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

Sociological construction of the rural space: from opposition to appropriation


Abstract
The article proposes an analysis of the rural space based on its opposition / relationship with the urban space. In this sense, from the mid-nineteenth century until almost the last third of the twentieth century, the classical sociological analysis established a conceptual and analytical dichotomy between these two worlds; but at a certain moment the restrictive meaning of this dual vision was reformulated with the introduction of a more complex conception with a highly relational aspect. There are currently three perspectives on the rural model that emphasize different structural changes, which are not necessarily exclusive and alternative. On the contrary, the realities of the rural world are increasingly open to new ideas that do not necessarily fit the general trends that affect the urban areas. Keywords: Rural space. Urban space. Social changes.

Referncias
ALMEIDA, Joo Ferreira de. Classes sociais nos campos. Oeiras: Celta Editora, 1999. BARROS, Afonso de. A Sociologia rural perante a problemtica do espao. Sociologia Problemas e Prticas, n8, p. 43-53. 1990. BARROS, Afonso de. Do latifundismo reforma agrria: o caso de uma Freguesia do Baixo Alentejo. Oeiras: Instituto Gulbenkian de Cincia, 1986. BARROS, Afonso de, e MENDES, Fernando Ribeiro. Formas de produo e estatutos do trabalho na agricultura portuguesa. Anlise Social, v. XIX, n75, p. 57-78. 1983. BERGER, Alain, e ROUZIER, Jaques. Lespace rural, largissement conceptuel et orientation mthodologique. conomie Rurale, n 229, p. 3-10. 1995. BURGESS, Ernest. The growth of the city: an introduction to a research project. In: PARK, Robert E. e BURGESS, Ernest (Coord.). The city. Chicago: The University of Chicago Press, 1984 [1925]. p. 47-62.

278

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

CARMO, Renato Miguel do. De Aldeia a Subrbio. Trinta Anos de uma Comunidade Alentejana. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 2007. CARMO, Renato Miguel do. Contributos para uma sociologia do espao-tempo. Oeiras: Celta Editora, 2006. CARMO, Renato Miguel do. Alentejo: entre a urbanizao e a marginalizao. 2005. Dissertao (Doutoramento em Sociologia Geral) Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa. CUTILEIRO, Jos. Ricos e pobres no Alentejo. Lisboa: S da Costa, 1977. DURKHEIM, Emile. A Diviso social do trabalho. 3 ed.. Lisboa: Editorial Presena, 1989 [1893]. DURKHEIM, Emile). As Regras do mtodo sociolgico. 3 ed.. Lisboa: Editorial Presena, 1987 [1895]. FERRO, Joo, e LOPES, Raul. Zones rurales et capacit entrepreneuriale au Portugal: pratiques, reprsentations and politiques, Gographies, conomie, Socit, n5, p. 139-160. 2003. GAMA, Antnio. Indstria e peri-urbanizao. Revista Crtica de Cincias Sociais, n 22, p. 33-54. 1987. GASPAR, Jorge. Cidades mdias e cidades intermdias: novas funes territoriais e novas formas urbanas em Portugal, In: BELLET, Carme e LLOP , Josep M. (Ed.). Cidades intermdias: urbanizacin y sostenibilidad. Lleida: Editorial Milnio, 2000. p. 125-140. HESPANHA, Pedro. Com os ps na terra. Porto: Edies Afrontamento, 1994. JENKINS, Robin. Morte de uma aldeia portuguesa. Lisboa: Querco, 1979. JOLLIVET, Marcel. Les metamorphoses dun rural incertain, In: JOLLIVET, Marcel (Dir.). Vers un rural postindustrial. Paris: LHarmattan, 1997. p. 351-371. KAYSER, Bernard. Des campagnes vivantes. In: KAYSER, Bernard (Dir.). Naissance de nouvelle campagnes. Marseille: ditions de L Aube, 1996. p. 7-22. KAYSER, Bernard. La renaissance rural. Paris: Armand Colin, 1990. LABORIE, Jean-Paul. Les petites villes, chances de lespace rural. In: KAYSER, Bernard (Dir.). Naissance de nouvelle campagnes. Marseille: ditions de L Aube, 1996. p. 37-50. LIMA, Aida Valadas. Pluriactividade e integrao espacial. Sociologia Problemas e Prticas, n 8, p. 55-62. 1990. LOURENO, Nelson. Famlia rural e indstria. Lisboa: Fragmentos, 1991.

SOCIOLOGIAS

279

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

MATHIEU, Nicole. La notion de rural et les rapports ville/campagne en France: les annes quatre-vinght-dix. conomie Rurale, n 247, p. 11-20. 1998. MATHIEU, Nicole. Rural et urbain, unit et diversit dans les evolutions des modes d habiter. In: JOLLIVET, Marcel e EIZNER, Nicole (Dir.). L Europe et ses campagnes. Paris: Presses de Sciences, 1996. p. 187-215. MENDRAS, Henri. Sociedades camponesas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. MORMONT, Marc. Le rural comme catgorie de lecture du social. In: JOLLIVET, Marcel e EIZNER, Nicole (Dir.). L Europe et ses campagnes. Paris: Presses de Sciences, 1996. p. 161-176. MORMONT, Marc. Who is rural? Or, how to be rural: towards a sociology of the rural. In: MARSDEN, Terry et al. (Ed.). Rural restructuring. London: David Futon Publishers, 1990. p. 21-44. NAVE, Joaquim Gil. Rural e os seus duplos. In Jos Portela e Joo Castro Caldas (org.). Portugal cho. Oeiras: Celta Editora, 2003. p. 129-148. NEWBY, Howard. La sociologia rural institucionalizada, In H. Newby e E. SevillaGuzman (coord.). Introdution a la sociologia rural. Madrid: Ed. Alonza, 1983. p. 11-165. NEWBY, Howard. Urbanization and the rural class structure: reflections on a case study. In: BUTTEL, F. e NEWBY, H. (Coord.). The rural sociology advance societies. London: Allanheid, 1980. p. 225-279. ONEILL, Juan Brian. Espaos sociais e grupos sociais no nordeste transmontano. In: ONEILL, Juan B. e BRITO, Joaquim Pais de (Org.). Lugares de aqui - actas do seminrio Terrenos Portugueses. Lisboa: Publicaes D. Quixote, 1991. p. 141166. ONEILL, Brian Juan. Proprietrios, lavradores e jornaleiros: desigualdade social numa aldeia transmontana (1870 1976). Lisboa: Dom Quixote, 1984. PAHL, R. E.. The rural-urban continuum. Sociologia Ruralis, n 3-4, p. 299- 326. 1966. PERRIER-CORNET, Philippe, e HERVIEU, Bertrand. Les transformations des campagnes franaises: une vue densemble. In PERRIER-CORNET, Philippe (Dir.). Repenser les campagnes. Gmenos: ditions de lAube / Datar, 2002. p. 9-34. REDFIELD, Robert. The Litle community and peasent society and culture. Chicago: The University Chicago Press, 1989 [1960]. REIS, Manuela, e Lima, Aida Valadas de. Desenvolvimento, territrio e ambiente. In: VIEGAS, Jos Manuel e COSTA, Firmino da (Org.). Portugal que modernidade?. Oeiras: Celta Editora, 1998. p. 329-363.

280

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n 21, jan./jun. 2009, p. 252-280

RMY, Jean, e Voy Liliane. A cidade: rumo a uma nova definio?. Porto: Edies Afrontamento, 1994. RIBEIRO, Manuela. Estratgias de reproduo socioeconmica das unidades familiares camponesas em regies de montanha. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian-JNICT, 1997. RIBEIRO, Orlando. Portugal, o Mediterrneo e o Atlntico. 7 ed.. Lisboa: S da Costa, 1998 [1945]. SANTO, Moiss Esprito. Comunidade ao Norte do Tejo: seguido de vinte anos depois. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1999. SHILLS, Edward. Centro e periferia. Lisboa: Difel, 1992 [1974]. SILVA, Manuel Carlos. Resistir e adaptar-se: constrangimento e estratgias camponesas no Noroeste de Portugal. Porto: Edies Afrontamento, 1998. SIMMEL, Georg. Fidelidade e gratido e outros textos. Lisboa: Relgio dgua, 2004. SIMMEL, Georg. A metrpole e a vida do esprito. In: FORTUNA, Carlos (Org). Cidade, cultura e globalizao. Oeiras: Celta Editora, 1997 [1903]. p. 31-44. SIMMEL, Georg. O cruzamento dos crculos sociais. In: CRUZ, Manuel Braga da (Org.). Teorias sociolgicas. v. I. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1989 [1923]. p. 573-580. SOBRAL, Jos Manuel. Trajectos: o presente e o passado na vida de uma freguesia da Beira. Lisboa: Imprensa de Cincias Sociais, 1999. TNNIES, Ferdinand, Comunidade e sociedade, . In: CRUZ, Manuel Braga da (Org.). Teorias sociolgicas. v. I. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1989 [1887]. p. 511-518. WALL, Karin. Famlias no campo: passado e presente em duas Famlias do Baixo-Minho. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1998. WIRTH, Louis. O urbanismo como modo de vida. In: FORTUNA, Carlos (Org). Cidade, cultura e globalizao. Oeiras: Celta Editora, 1997 [1938]. p. 45-66. WRIGHT, Erik Olin. Anlise de classes, histria e emancipao. Revista Crtica de Cincias Sociais, n40, p. 3-36. 1994.

Recebido: 07/03/2007 Aceite final: 02/10/2007

You might also like