You are on page 1of 3

HUNT, E.K. Histria do pensamento econmico: uma perspectiva critica. Rio de Janeiro: Editora Campus.

Capitulo 2 - Ideias econmicas anteriores a Adam Smith - No incio da poca mercantilista, quase toda a produo ficava a cargo de trabalhadores que ainda eram donos de seus prprios meios de produo e os controlavam. Os capitalistas eram, basicamente, mercadores e seu capital consistia, quase todo ele, em dinheiro e estoques de mercadorias a serem vendidas. Portanto, era natural que os autores mercantilistas vissem as trocas das compras e vendas como a fonte dos lucros. PRIMEIROS REGISTROS ESCRITOS MERCANTILISTAS SOBRE VALOR E LUCRO - O capital do mercador gerava lucro, Quando o preo pelo qual ele vendia uma mercadoria era suficientemente alto para cobrir o preo pago por ela, mais as despesas de manuseio, armazenagem, transporte e venda da mercadoria e, mais ainda, um excedente sobre estes custos. Este excedente era o lucro do mercador. - Os primeiros pensadores medievais afirmavam que os preos eram determinados pelos custos de produo. - existem trs noes importantes sempre presentes em quase todos os primeiros registros escritos mercantilistas sobre a teoria do valor. A primeira o "valor" ou "valor natural" das mercadorias - que era, simplesmente, seu preo real de mercado. A segunda refere-se s foras da oferta e da procura, que determinavam o valor de mercado. A terceira que os autores mercantilistas quase sempre discutiam o "valor intrnseco" ou valor uso como o fator mais importante na determinao da procura, sendo, portanto, um determinante causal importante do valor de mercado. - No incio do perodo mercantilista havia uma continuidade ideolgica entre as defesas intelectuais das polticas mercantilistas e as primeiras ideologias que defendiam a ordem econmica medieval. - Houve nesse perodo o enfraquecimento do poder da Igreja Catlica. Surgimento de novas ideologias. - De fato, parece que o desejo de conseguir o emprego pleno o tema unificador de quase todas as medidas de polticas advogadas pelos autores mercantilistas. Os mercantilistas preferiam medidas destinadas a estimular o comrcio exterior, em lugar do comrcio interno, "porque achavam que ele contribua mais para o emprego, a riqueza e o poder da nao. - Medidas foram tomadas para estimular a indstria da poca, principalmente na Inglaterra. - o perodo do mercantilismo ingls caracterizou-se pela aceitao, segundo o esprito da tica crist paternalista, da idia de que o estado tinha a obrigao de servir sociedade, aceitando e desincumbindo-se da responsabilidade pelo bem-estar geral.

ESCRITOS MERCANTILISTAS POSTERIORES E A FILOSOFIA DO INDIVIDUALISMO - medida, porm, que o capitalismo se foi desenvolvendo, duas novidades econmicas foram tornando a viso mercantilista insatisfatria para as necessidades do novo sistema e para a maioria dos capitalistas importantes da poca. Primeiro (...) a difuso do comrcio e o aumento da concorrncia foram continuamente diminuindo as diferenas relativas de preos entre as diversas regies e naes. Isto reduziu os lucros que poderiam ser auferidos pelo simples aproveitamento destas diferenas de preos. Segundo, medida que os lucros potenciais auferidos somente pelas diferenas de preos foram sendo reduzidos, foi havendo uma integrao do controle capitalista, tanto dos processos de produo, como do comrcio. - Introduo dos capitalistas produtores no comrcio no sculo XVII, apresentando interesses contrrios ao dos mercadores capitalistas. - Exceto os grupos de interesses especiais que se beneficiavam com as grandes restries e regulamentaes de comrcio e produo neste perodo, os capitalistas, em sua maioria, sentiam-se inibidos e limitados pelas regulamentaes estatais, em sua busca de lucros. As doutrinas individualistas e egostas foram ansiosamente defendidas por estes homens e comearam a dominar o pensamento econmico, at mesmo entre os mercadores. O PROTESTANTISMO E A TICA INDIVIDUALISTA -O protestantismo libertou os novos capitalistas no s os libertou da condenao religiosa, como tambm acabou transformando em virtudes os motivos pessoais, egostas e aquisitivos que a Igreja medieval tanto desprezara. - A influencia do protestantismo na filosofia individualista -A tica protestante ressaltava a importncia do ascetismo e da frugalidade abstmia. POLITICAS ECONOMICAS DO INDIVIDUALISMO - Durante toda a poca do mercantilismo, este novo individualismo levou a inmeros protestos contra a subordinao dos assuntos econmicos vontade do estado. Desde meados do sculo XVII, quase todos os autores mercantilistas condenaram os monoplios concedidos pelo estado e outras formas de proteo e favoritismo na economia interna (contrariamente ao comrcio internacional). Muitos achavam que, num mercado em concorrncia, que colocava um comprador diante do outro, um vendedor diante do outro e comprador contra vendedor, a sociedade lucraria mais se o preo pudesse 'flutuar livremente, encontrando seu nvel adequado (de equilbrio do mercado). - Assegurava ele que a ambio, o egosmo, o comportamento aquisitivo ajudariam a contribuir para a industrializao e para uma economia progressista. -Mudana nas explicaes do preo, da natureza e origem do lucro. ORIGEM DA TEORIA CLASSICA DE PREOS E LUCROS - O trabalho o mais importante determinante dos preos em geral, o trabalho tambm

tem que ser a fonte dos lucros, porque eles so obtidos pela compra e venda. Quando os lucros so auferidos atravs do controle do processo de produo, tem que refletir uma diferena dos preos pagos pelos insumos necessrios produo e quantidade produzida. -Adam Smith e sua obra A Riqueza das Naes fez a primeira analise ampla e sistemtica do sistema capitalista. OS FISIOCRATAS COMO REFORMADORES SOCIAIS - Os fisiocratas eram um grupo de reformadores sociais franceses, discpulos intelectuais de Franois Quesnay. - Os fisiocratas estavam interessados W1 reformar a Frana que estava passando por desordens econmicas e sociais, causadas principalmente por uma combinao heterognea de muitas das piores caractersticas do feudalismo e do capitalismo comercial. - Os fisiocratas achavam que as sociedades eram governadas pela lei natural, e que os problemas da Frana eram devidos incapacidade de seus dirigentes compreenderem esta lei natural e ordenarem a produo e o comrcio de acordo com ela. - Os fisiocratas exerceram uma influencia puramente intelectual, no politica ou econmica. CONCLUSO - Em geral, deve-se dizer que muito poucos economistas anteriores a Adam Smith apresentaram o mesmo tipo de anlises coerentes e bem elaboradas dos processos econmicos do capitalismo (...). Isto no ocorreu por serem eles intelectualmente inferiores aos seus sucessores, mas porque estavam escrevendo numa poca de transio socioeconmica em que as caractersticas do sistema capitalista emergentes estavam permeadas de muitos vestgios do antigo sistema. Em fins do sculo XVIII, as caractersticas mais gerais do capitalismo j se tinham tornado muito mais visveis.

You might also like