You are on page 1of 8

PORTUGAL O CRESCIMENTO ECONMICO DO PS GUERRA A 1974 Portugal ganhara dinheiro com a guerra e com a poltica de neutralidade durante a mesma,

ma, mas Salazar procurava sobretudo a estabilidade financeira. Por isso, o investimento era reduzido e a economia estagnada, apesar do aumento das reservas de ouro e da moeda forte. Entre 1945 e 1975, perodo de evidentes contradies no crescimento : um desenvolvimento tardio no acompanhou o extraordinrio crescimento econmico do Ocidente europeu; a economia portuguesa pautou-se pela manuteno de estruturas que impossibilitavam o crescimento econmico. Desenvolvimento tardio marcado pela estagnao do mundo rural e pela emigrao, por um lado, e por um considervel surto industrial e urbano, por outro. As colnias foram tambm objeto de preocupaes pelo seu desenvolvimento por parte do Governo de Lisboa, j que, mais no fosse, para justificar a tese de que se tratava de extenses naturais do territrio continental. 1. ESTAGNAO DO MUNDO RURAL Quando terminou a II Guerra Mundial, a agricultura continuava a ser a atividade dominante em Portugal. Tratava-se de uma agricultura pouco desenvolvida, caracterizada por baixos ndices de produtividade, o que fazia de Portugal um dos pases mais atrasados da Europa. O setor primrio empregava cerca de metade da populao ativa e proporcionava menos de 25% da riqueza nacional. O objetivo da autossuficincia alimentar, preconizado pelo nacionalismo econmico do Estado Novo continuava por alcanar e Portugal, com insuficiente produo agrcola, tinha de importar grandes quantidades de produtos agrcolas. Constituam grandes impedimentos ao desenvolvimento:

O principal problema radicava no desequilbrio da estrutura fundiria que tornava difcil tirar rendimento do cultivo. No Norte, predominava o minifndio, terra dividida em pequenas parcelas trabalhadas por uma imensido de pequenos proprietrios ou A assimetria na dimenso e titularidade da terra rendeiros de mentalidade tradicional, resistentes introduo de novas culturas e processos de cultivo, tendo em vista apenas o autoconsumo. No Sul, predominavam os latifndios, imensas propriedades

subaproveitadas, dado o pouco interesse no seu desenvolvimento por parte dos seus proprietrios, na sua maioria absentistas. Eram terras dirigidas por dedicados e submissos capatazes e trabalhadas por uma abundante mo de obra assalariada, em condies de humilhante precariedade e, por isso, pouco empenhada com a sua produtividade.

O Governo reconhece a necessidade de modernizao do setor agrcola e, sobretudo com o II Plano de Fomento, em 1959-64, prope algumas alteraes na estrutura fundiria: No Norte, constituio de propriedades mais vastas, atravs da aquisio pelo Estado de pequenas propriedades, que seriam emparceladas e A resistncia dos proprietrios alterao da estrutura fundiria vendidas a jovens dotados de esprito empreendedor e dispostos a investir em novas tcnicas e produtos agrcolas de que o pas era deficitrio; No Sul, tentou-se estimular a constituio e propriedades mais pequenas, igualmente entregues explorao de pequenos rendeiros, mediante garantias de usufruto mais slidas e alargadas no tempo. Paralelamente, foram incentivadas a diversificao da produo e a Os planos de reforma agrria emparcelamento da pequena propriedade a norte, parcelamento a sul e modernizao das tcnicas agrcolas estrutura no sul) fundiria revelaram-se para alterar a tradicional inconsequentes florestao de zonas mais inspitas, mediante a concesso de financiamentos de inovao e lanamento de um plano de rega para o Alentejo. Estas propostas de modernizao no contaram, todavia, com a adeso dos proprietrios que, no Norte, preferiam continuar agarrados ao bocado que herdaram e garantia a sua subsistncia e, no Sul, preferiam continuar a viver custa da perpetuao dos baixos salrios e dos subsdios e de outros apoios subaproveitados do Estado, sem perceberem as mudanas operadas no consumo resultantes do aumento do poder de compra das populaes urbanas. Assim, o II Plano de Fomento, que apostava na mecanizao de exploraes de tamanho mdio, no foi posto em prtica por oposio dos latifundirios. Insuficiente modernizao. O xodo rural e a falncia do setor agrcola A agricultura no correspondia mudana da procura alimentar Quando, nos anos 60, o novo modelo de desenvolvimento assente no crescimento industrial concentrado nas grandes cidades do litoral, as aldeias do interior rural veem partir as suas populaes em busca de melhores condies de vida associadas ao emprego na fbrica ou no escritrio. As que ficam continuam agarradas aos cereais, s baratas e ao arroz, os alimentos pobres, incapazes de alimentar uma populao urbana e industrial com cada vez com melhor poder de compra e que, por isso, j podia comer alimentos mais ricos, como carne, leite, ovos e fruta. Demorou muito tempo para que o setor empresarial rural portugus acabasse por entender esta nova realidade econmica. As importaes continuaram a ser a nica soluo, com graves consequncias para o agravamento das contas do Estado. Concluindo, verificou-se o fracasso das reformas reformistas: a produo no foi orientada para o consumo O dfice agrcola foi aumentando ao longo dos anos 60 e incios de 70, enquanto a populao rural fugia misria migrando para as cidades do litoral ou emigrando para a Europa desenvolvida e para o continente americano.

(minifndios a norte e latifndios,

no foi prioritria a modernizao;

2. A EMIGRAO

Primeiro, o xodo rural para os grandes centros urbanos e industriais do litoral Mas os movimentos migratrios no ocorreram apenas a nvel interno. Nos anos 60, a curva da emigrao registou um crescimento extraordinrio: enquanto nos anos 30 e 40 se efetuavam at cerca de 20 mil sadas por ano, na

Destinos

dcada de 50 chegaram s 50 mil e na dcada seguinte ultrapassaram as 110 mil, num movimento que se prolongou at 1970 (ano em que saram do pas mais de 180 mil portugueses). Ao longo dos anos 60, a maioria da populao portuguesa emigrou para os pases desenvolvidos da Europa, em especial Frana e RFA, para as provncias ultramarinas e, com menor relevo, para o continente americano (Venezuela, Canad e EUA) e frica do Sul.

Causas da emigrao (ordem demogrfica e econmica)

a pobreza em que algumas populaes viviam, confrontadas com o conhecimento dos elevados nveis salariais praticados nos pases europeus industrializados; crescimento demogrfico intenso nas dcadas de 1930 e de 1940 no absorvido pela economia (atraso nos setores da indstria e da agricultura) nem emigrao tradicional (Grande Depresso e II Guerra Mundial), seguido de uma desacelerao nas dcadas de 1950 e de 1960; a fuga de muitos jovens incorporao militar obrigatria e consequente avano para as frentes de combate na guerra colonial, a partir de 1961. Grande parte da emigrao era, por essa razo, clandestina.

Poltica repressiva do regime; a promoo, por parte do poder poltico, da ocupao dos territrios ultramarinos com populao branca, como forma de valorizao desses territrios e de resolver as dificuldades do pas em sustentar uma populao em crescimento;

a despenalizao da emigrao clandestina a partir do momento em que Salazar entendeu a importncia das remessas enviadas pelos emigrantes para o equilbrio da balana de pagamentos e aumento do consumo interno.

Os emigrantes eram, na sua maioria, homens, predominantemente jovens entre os 18 e os 29 anos, dispostos a aceitar qualquer tipo de trabalho que proporcionasse um rendimento inatingvel na ocupao que tinham nas suas terras.

Formas de emigrao

Peso significativo da emigrao clandestina devido a muitos entraves legais, pretendendo o Estado prioritariamente o aumento para as colnias. S quando o Governo portugus entendeu o interesse econmico e financeiro do surto migratrio que passou a intervir institucionalmente na proteo dos emigrantes portugueses nos seus pases de destino (celebrao de acordos entre Portugal e os pases de acolhimento relativos aos direitos sociais e s remessas dos emigrantes), suprimindo tambm as exigncias dos diplomas escolares aos emigrantes.

Motivada pela pobreza, a emigrao veio acentuar ainda mais as dificuldades econmicas do pas, porquanto provocou: Consequncias da emigrao Todavia, a mdio e longo prazo, sobressaram algumas consequncias positivas da emigrao: a transferncia para Portugal das poupanas amealhadas com peso considervel nas contas pblicas; as remessas dos emigrantes e as obras por estes empreendidas no pas ajudaram a manter o fomento econmico. Adoo, em finais dos anos 60, de uma poltica menos restritiva do Estado Novo face emigrao a dinamizao do consumo interno por parte dos familiares que ficavam em Portugal; a alterao das mentalidades pelo contacto com outros pases, outras culturas e modos de vida; a alterao das paisagens e velhas estruturas rurais sobre as quais assentava o imobilismo do regime. a perda da mo de obra ativa, importante para o desenvolvimento do pas a desagregao das famlias; progressiva desertificao; o envelhecimento da populao nos distritos do interior; a m imagem internacional do regime.

3. O SURTO INDUSTRIAL E URBANO

a) O setor industrial no constitua a prioridade do regime de Salazar b) Dentro da lgica dos regimes do tipo fascista de atingir a autarcia (autossuficincia) econmica, o Estado Novo promulgou, em 1945, a Lei do Fomento e da Reorganizao Industrial, com vista substituio das importaes. O desenvolvimento da indstria portuguesa insere-se assim na poltica econmica nacionalista e autrcica: submetida a rigorosas regras de condicionamento e ao objetivo de substituio das importaes por produtos nacionais , uma das caractersticas do Estado Novo. c) Estmulo ao planeamento econmico atravs da adeso OECE que Portugal integrou em 1948, beneficiando de algum auxlio financeiro proveniente do Plano Marshall entre 1949 e 1951 (recusa inicial de Salazar em receber auxlio do Plano Marshall, apesar do grande atraso face ao resto da Europa).

A partir de 1953, foram elaborados Planos de Fomento para o desenvolvimento industrial: Primeira fase Anos 50 e at meados dos anos 60 Planos de o II Plano, entre 1959 e 1964, mostrou-se mais ambicioso nos montantes a investir e, produziu resultados muito mais significativos. Este Plano coincidiu tambm com o arranque da poltica de fomento econmico das colnias e com a integrao do nosso pas na economia internacional : em 1960, Portugal integra a EFTA (um espao econmico europeu) e o Governo assina o acordo do BIRD e do FMI. Em 1962, assina tambm o protocolo do GATT. Os setores que mais sentiram os efeitos do fomento industrial deste perodo foram os ligados indstria de base tambm considerada estruturante do desenvolvimento econmico, concretamente as indstrias siderrgica, metalomecnica, petroqumica, refinao de petrleo, os adubos e a celulose. Fomento (I e II) o I Plano, entre 1953 e 1958, d prioridade criao das infraestruturas, ou seja, ao desenvolvimento dos setores hidroeltrico, dos transportes e das comunicaes;

Porm, o I Plano e o II Plano davam continuidade ao modelo de autarcia e substituio das importaes. S a partir de meados dos anos 60, com o Plano Intercalar de Fomento (1965-67) e o III Plano (1968-1973), que o Estado Novo delineia uma nova poltica econmica.

Segunda fase A partir da segunda metade dos anos 60

Plano Intercalar de Fomento, entre 1965 e 1967 - a abertura da economia nacional ao exterior e o reforo da economia privada so, de forma cada vez mais assumida, as grandes opes da poltica econmica nacional. Nos anos 60, abandono progressivo Salazar. O condicionamento da economia revelava-se totalmente desajustado dos novos tempos, marcados pela concorrncia externa, em consequncia dos acordos assinados. Afirmao clara da opo industrializadora, na dcada de 60, com o abandono da poltica de condicionamento industrial da poltica da autarcia das primeiras dcadas do Estado Novo. Era o fim definitivo do ciclo conservador e ruralista de

Terceira fase III Plano de Fomento (19681973)

Foi Marcello Caetano, nomeado para Presidente do Conselho em 1968, quem lanou o III Plano de Fomento, que viria a vigorar at 1973. A implementao deste novo plano veio confirmar a internacionalizao da economia portuguesa, o desenvolvimento da indstria privada como setor dominante da economia nacional, o crescimento dos setores secundrio, tercirio e consequente incremento urbano. Fomento da produo industrial orientada para a exportao de produtos nacionais;

Afirmao

cada

vez

maior

da

livre

concorrncia

em

detrimento

do

condicionamento industrial Abertura do pas aos investimentos estrangeiros, em especial quando geradores de emprego e portadores de tecnologias avanadas. Estimulou-se a concentrao industrial. Internamente, foi o tempo da formao dos grandes grupos econmicos, como o complexo de Sines e a Siderurgia Nacional, em consequncia dos estmulos dados aos empresrios capitalistas, os grandes suportes do regime e do apoio s grandes concentraes industriais. Os grandes econmicos so o fruto da unio dos bancos com a indstria, como a CUF (Companhia da Unio Fabril), Grupo Esprito Santo, Champalimaud Concentrao industrial nos distritos de Lisboa e Setbal Acordo comercial com a CEE

Graas inverso na poltica econmica e adeso de Portugal a organismos internacionais ( EFTA, FMI, BIRD e GATT), a economia portuguesa registou, nos anos 60, um crescimento econmico assinalvel ; aumento do PIB per capita.

O Urbanismo O surto industrial traduziu-se inevitavelmente no crescimento do setor tercirio e na progressiva urbanizao do pas. O xodo rural dos anos 50 e 60 foi tambm responsvel pela urbanizao do litoral portugus, em particular de Lisboa e Porto. Em 1970, mais de da populao portuguesa vivia em cidades e cerca de metade desta populao urbana vivia em cidades com mais de 10 000 habitantes. Viveu-se em Portugal, no terceiro quartel do sculo XX, o fenmeno urbano que caracterizou a Europa no sculo anterior. Sobretudo as cidades do litoral, onde se concentravam as grandes indstrias e os servios, viram aumentar os seus efetivos populacionais, concentrados nas reas perifricas, muitas vezes em condies degradantes para as populaes que a passam a habitar. semelhana do que ocorreu na Europa industrializada, tambm em Portugal se fizeram sentir os efeitos da falta de estruturas habitacionais, de transportes, de sade, de educao, de abastecimento, tal como os mesmos problemas de degradao da qualidade de vida, de marginalidade e de clandestinidade a que os poderes pblicos tiveram de dar resposta.

4. O FOMENTO ECONMICO DAS COLNIAS Aps a II Guerra Mundial, as colnias que pertencem aos pases europeus foram-se tornando independentes. Neste contexto de descolonizao geral, tornava-se cada vez mais difcil, para o Estado Novo, justificar (perante a ONU, a presso do Terceiro Mundo, os pases europeus e os EUA) a manuteno das colnias portuguesas. No perodo que se seguiu ao fim da guerra, o fomento econmico das colnias passou tambm a constituir uma preocupao do governo central, no mbito da alterao da poltica colonial. Nos incios dos anos 50, o conceito de provncia ultramarina no se coadunava com as formas tipicamente coloniais de explorao dos territrios africanos. O entendimento das colnias como extenses naturais do territrio metropolitano levou Salazar a autorizar a instalao das primeiras indstrias como alternativa explorao do trabalho negro nas grandes fazendas agrcolas. Havia necessidade de demonstrar comunidade internacional que o governo central se empenhava no fomento econmico das suas provncias ultramarinas como forma de legitimar este conceito de colnias. A industrializao dos territrios ultramarinos era tambm cada vez mais entendida como um fator determinante do desenvolvimento da economia metropolitana. Os sucessivos planos de fomento ( a partir de 1953, I Plano) previam tambm para os territrios africanos, em especial para Angola e Moambique, incentivos aos investimentos pblicos e privados, nacionais e estrangeiros na: criao de infraestruturas, sobretudo ligadas aos transportes e comunicaes (estradas, portos, aeroportos, caminhos de ferro); criao de infraestruturas ligadas produo de energia e de cimento para a construo urbana; modernizao do setor agrcola, tendo em vista a grande produo de produtos tropicais como o sisal, o acar, o caf, o algodo e os leos vegetais; promoo de extrao de matrias primas, em especial do rico subsolo angolano (petrleo, diamantes..)tendo em vista o mercado nacional. Associado ao fomento econmico esteve o lanamento de projetos de colonizao intensiva com populao branca, sobretudo a partir de 1961, incio da guerra colonial. Defesa da coeso entre a metrpole e as colnias que levou criao do EEP (Espao Econmico Portugus) em 1961, com vista abolio de entraves comerciais entre Portugal e as colnias. no mbito do EEP que se verificou a beneficiao de vias de comunicao, construo de escolas, hospitais e, sobretudo, o lanamento de obras grandiosas, de que a barragem de Cahora Bassa, iniciada em 1969, em Moambique, constitui o exemplo mais significativo.

You might also like