You are on page 1of 17

TOPOGRAFIA

Topografia uma cincia aplicada cujo objetivo mostrar no papel uma certa configurao de um terreno, a topografia permite representar em planta os limites de uma propriedade os detalhes de seu interior como cercas, campos cultivados, vales, crregos e etc. A topografia representa atravs de plantas com curvas de nvel os relevos com todas as suas elevaes e depresses, tambm nos permite conhecer a diferena de nvel entre dois pontos seja qual for a distncia que os separe, nos mostra tambm o volume de terra que ser retirado ou colocado para que um terreno antes irregular, torne-se plano.

DIVISES DA TOPOGRAFIA

A topografia se divide em planimetria e altimetria: Planimetria so grandezas sobre um plano horizontal essas grandezas so as distncias e os ngulos, portanto, as distncias horizontais e os ngulos horizontais para representa-lo teremos de faze-lo atravs de uma vista de cima e elas aparecero projetadas sobre um plano horizontal. Altimetria fazemos as medies das distncias e dos ngulos verticais que, na planta, no podem ser representados (exceo feita s curvas de nvel), por essa razo a altimetria so representados por um plano vertical, vista lateral, perfil, corte e elevao.

EQUIPAMENTOS AUXILIARES DA TOPOGRAFIA


Entre os equipamentos auxiliares para se efetuar os levantamentos topogrficos incluem-se:

Balizas so peas com 2m de altura, de seo octogonal, pintadas a cada 50 cm em duas cores contrastantes (vermelho e branco) e tendo na parte inferior um ponteiro de ferro para auxiliar na fixao no terreno.

Fichas so peas de ferro, de seo circular com cerca de 40cm de altura, so pontiagudas na extremidade inferior, para cravao no solo e na extremidade superior possui uma cabea circular ou triangular, so pintadas com cores vivas para melhor visualizao. As fichas compem grupos de 5 ou 10, em argola de ferro, onde so enfiadas pela extremidade superior

Corrente de agrimensor trata-se de uma pea para medidas de distncias que conforme seu nome assemelha-se a uma corrente. Tem grande facilidade de articulao e rusticidade. composta de barras de ferro ligadas por elos, dois em cada extremidades cada barra entre elos mede 20 cm 5 barras com os respectivos elos representam 1 metro, a cada metro encontra-se presa uma medalha onde esta gravado o nmero de metros. A primeira e a ltima barras so diferentes, pois contem as manoplas, as quais permitem a extenso com fora suficiente para eliminar a curvatura que o peso da prpria corrente ocasiona.

Trena de plano ou lona - uma fita de lona graduada em centmetros enrolada no interior de uma caixa circular atravs de uma manivela, seus comprimentos variam de 10, 15, 20, 25, 30 at 50m.

Cadernetas de campo as anotaes de campo devem ser feitas em cadernetas apropriadas. As condies de trabalho so rsticas e rduas obrigando o emprego de uma caderneta com encadernao especial, de capa dura impermeabilizada e com papel resistente nas folhas internas. A caderneta de campo, em certos trabalhos, principalmente oficiais, uma pea de extrema importncia e deve ser mantida inalterada.

MTODOS DE MEDIO DE DISTNCIAS HORIZONTAIS


Taqueometria o emprego do taquemetro que seria um teodolito que possui linhas de vista divergentes como na figura abaixo. As linhas de vista FA e FB (divergentes) atingem uma rgua graduada que a mira, permitindo a leitura da distncia I, assim conhecida a constante (f/i) pode-se assim calcular S = I.f/I sendo S a distncia entre o aparelho no ponto F e a mira no ponto M.

Mira base esse equipamento emprega o mesmo princpio da taqueometria, porm com uma inverso: aqui o valor I torna-se constante, e a varivel a abertura angular das duas linhas de vista. Uma barra de 2 metros assentada, sobre um trip no ponto B de modo a ficar horizontal e perpendicular linha de vista que vem de A. O teodolito colocado em A, mede o ngulo visado para a esquerda e depois para a direita a distncia AB a co-tangente de /2, j que EB = BD = 1 metro, como na figura em planta abaixo.

Mtodos das rampas o teodolito colocado em A visa para uma rgua graduada colocada em B com duas inclinaes da luneta 1 e 2 estes ngulos so medidos juntamente com as leituras l1 e l2 na mira como abaixo. A distncia horizontal dada por: H= (l2 l1)/(tg2 - tg1)

Telemetria os telmetros mecnicos ou ticos so aparelhos que aplicam o principio da mira de base ao contrrio, isto , o telmetro que constitui a base est no ponto A e o ponto B apenas um ponto visado, em funo da regulagem para se visar B com as objetivas E e D do telmetro, mede-se a distncia AB.

LEVANTAMENTO DE PEQUENAS PROPRIEDADES SOMENTE COM MEDIDAS LINEARES


Sabe-se que o tringulo uma figura geomtrica que se torna totalmente determinada quando se conhecem seus 3 lados, no h necessidade de conhecer os

ngulos. Por isso o levantamento apresentado ser estudado somente com medidas lineares, os tringulos constituiro a armao do levantamento.

DIREES NORTE-SUL MAGNTICA E NORTE SUL VERDADEIRA


Sabe-se que uma agulha imantada tende sempre para uma mesma direo, basta que seja eliminado o atrito entre ela e a caixa de suporte e que a agulha possua na sua parte central uma haste fina e esta esteja apoiada num orifcio esfrico o atrito ser pequeno e o giro ser livre, ainda resta o perfeito equilbrio da agulha para que ela no se incline e aumente o atrito. Uma das extremidades aponta para uma parte do globo terrestre chamado norte magntico e a outra para o sul magntico. Esses plos no coincidem exatamente com os plos norte e sul verdadeiros. A terra na sua rotao diria, gira em torno de um eixo virtual, os pontos de encontro desse eixo com a superfcie terrestre chamam-se plo norte e plo sul verdadeiros ou geogrficos. Quando nos encontramos num certo ponto da terra, a direo que nos liga ao plo norte e ao plo sul chama-se direo norte-sul verdadeira e a direo dada pela agulha imantada chama-se norte-sul magntica. Estas duas direes no coincidem a no ser acidentalmente em certos pontos do globo, e o ngulo entre elas chama-se declinao magntica local.

RUMOS E AZIMUTES
Rumos rumo de uma linha o ngulo horizontal entre a direo norte-sul e a linha, medido a partir do norte ou do sul na direo da linha, porm, no ultrapassando 90 ou 100 grd.

Azimutes azimute de uma linha o ngulo que essa linha faz com a direo norte-sul, medido a partir do norte ou do sul, para a direita ou para a esquerda, e variando de 0 a 360 ou 400 grd.

BSSOLAS
As bssolas so aparelhos destinados medida de rumos ou azimutes com preciso relativamente pequena. As bssolas compem-se de um crculos graduado cujo centro apia uma agulha imantada cujo comprimento sensivelmente igual ao dimetro do crculo, para que suas pontas se superponham graduao, permitindo assim a leitura. As extremidades da agulha devem ser suficiente finas para permitir leituras mais precisas.

CORREO DE RUMOS E AZIMUTES


Quando obtemos os rumos ou os azimutes por intermdio das bssolas, os valores podem vir alterados Poe efeito de atraes locais, que deslocando a posio da agulha produzem erros nas leituras. Quando as linhas de uma poligonal fizerem um crculo fechado. Ser mais fcil analisarmos num exemplo, dez estacas formam um polgono fechado com rumos

vantes e a r registrados na tabela. Deve-se escolher uma das linhas como rumo inicial corrigido, sendo o mais natural escolher aquela que tiver menor diferena entre o rumo vante e o rumo r.

LEVANTAMENTO UTILIZANDO POLIGONAIS COMO LINHAS BSICAS

Poligonal uma seqncia de retas. O clculo de uma poligonal segue com os ngulos que formam no vrtice desta seqncia de linhas, a poligonal pode ser aberta, fechada ou amarrada.

* Poligonal aberta: Alm de no fechar, no parte nem chega em pontos que tenham coordenadas pr-determinadas.

* Poligonal fechada: Aquela que retorna ao ponto inicial possibilitando verificaes

10

* Poligonal amarrada: Parte e chega em pontos de coordenadas j conhecidas, possibilitando verificao, tal como a poligonal fechada.

Erros

Os erros sempre existiro, em funo dos ngulos os quais so formados nos vrtices entre as retas.Estes erros podem ser de dois tipos:

Erros de fechamento: Acontecem por maior compensao de erros Erros acima dos limites: So intolerveis, mas isso no quer dizer que erros dentro dos limites so de confivel qualidade, por isso deve-se sempre conferir com outras tcnicas, como medir visadas de estacas para estacas no consecutivas. O mtodo de levantamento por poligonal o mais utilizado atualmente por dois motivos: 1 - A rapidez com que se atinge grandes distncias.(levantamento de estradas) 2 - A amarrao em outros pontos.(com a reta secundria, amarrar com um crrego que passa dentro do terreno).

-Seqncia de clculo e de ajuste da poligonal fechada-

1 Correo dos comprimentos 2 Determinao do erro de fechamento angular pelos rumos e azimutes calculados. 3 Determinao do erro de fechamento angular pela somatria dos ngulos internos 4 Distribuio do erro de fechamento angular obtendo-se os rumos definitivos

11

5 6 7 8 9 10

Clculo das coordenadas parciais Determinao dos erros de fechamento linear Distribuio dos erros Ex e Ey e assim fechando-se o polgono Procura do ponto mais oeste Clculo das coordenadas totais (x,y) Clculo da rea do polgono.

CLCULO DE COORDENADAS PARCIAIS, DE ABSCISSAS NOS EIXOS NORTE-SUL E LESTE-OESTE

O emprego das coordenadas parciais indispensvel para a seqncia do clculo de uma poligonal, pois atravs delas que conseguimos apurar o erro de fechamento linear, a distribuio deste erro e, finalmente, o clculo da rea do polgono.

12

Clculo grfico de coordenadas parciais

Partindo de uma mesma origem 0 e considerando a vertical como direo NS, marcamos a partir do norte os ngulos que representam os rumos,(esta marcao feita com transferidor). Depois de traados os raios a partir de 0 , marcamos, com uma escala, os comprimentos obtendo-se os pontos 11,2,3,4,5 e 6 finais, respectivamente das retas 6-1, 1-2, 2-3, 3-4, 4-5, 5-6.

13

Emprego de tabelas Existem tabelas para clculo de coordenadas, fazendo os comprimentos variarem de cm em cm e os ngulos dos rumos, de minuto em minuto. Uma destas tabelas do Eng. Nelson Fernandes da Silva. Calculadoras eletrnicas As calculadoras, tem transformao direta de coordenadas polares em cartesianos e vice-versa, como rumo e comprimento de linhas so coordenadas polares e Ex eEy so coordenadas cartesianas, fica extremamente fcil o emprego destas calculadoras. Distribuio do erro de fechamento linear Quando o erro for superior ao limite aceitvel, s resta o recurso de refazer o trabalho total ou parcialmente. Quando o erro for aceitvel necessrio distribuir esse erro, pois no se pode prosseguir no clculo enquanto ele no fechar.

14

O PONTO MAIS OESTE E CLCULO DE COORDENADAS PARCIAIS


Comeamos sempre um desenho conhecendo o ponto de estaca mais oeste possvel, pios dessa forma evitamos que a poligonal caia fora do papel, desta forma teremos sempre pontos positivos, evitando complicaes de sinal. Clculo das coordenadas totais As coordenadas totais so acumulaes algbricas das coordenadas parciais, tomando-se o ponto mais a oeste possvel como origem

Passamos pelos eixos definitivos pelo ponto B, que o ponto mais oeste, e visando a estaca B, como origem para acumulao das coordenadas parciais e calculamos as coordenadas totais.

15

CLCULO DE REA DE UM POLGONO


1 2 Processo de duplas distncias meridianas Processo de coordenadas totais, tambm chamadas de coordenadas do vrtice.

Duplas distncias meridianas

Vemos que cada uma destas reas sejam trapzios ou tringulos, sempre o produto de dm peloY respectivo, onde dm a distncia meridiana do lado, ou seja, a distncia do meio do lado at a origem no ponto mais oeste (ponto 4).

16

As duplas distncias meridianas so calculadas partir do ponto 14, que o ponto p mais oeste, para o clculo da dupla distncia meridiano, do primeiro lado partir do ponto mais oeste (lado 14-15), considera-se a dupla distncia meridiana do lado anterior como zero e a abscissa do lado anterior tambm como zero. Coordenadas totais Clculo de rea de poligonal fechada pelo mtodo das coordenadas dos vrtices. Deduo da frmula: Distncias1-1, 2-2, 33, 44 e 55. So as abscissas totais dos pontos, e as distncias 1-A, 2-B, 3-C, 4-D e 5-E, so as coordenadas totais dos mesmos pontos.

17

You might also like