You are on page 1of 11

ESCOLA SECUNDRIA DE PENAFIEL PSICOLOGIA B

Influncia Social
A nossa vida feita em sociedade, isto , estamos integrados em vrios e diferentes grupos sociais, tais como a escola, os amigos, a famlia. nestes grupos que fazemos as nossas aprendizagens sociais. Ento, pelo processo de socializao integramos normas, valores, atitudes, comportamentos considerados desejveis, correctos na sociedade em que nos inserimos. Deste modo, pode-se concluir que todas as pessoas que vivem em sociedade, quer queiram quer no, ou mesmo que no estejam conscientes disso, influenciam e so influenciadas pelas outras. influncia mtua que os membros de um grupo exercem entre si, designa-se de interaco grupal. Custa-nos aceitar que os nossos comportamentos e pensamentos sejam to influenciados pelos grupos ou situaes. Podemos dizer que o nosso comportamento foi influenciado quando este se altera na presena de outrem, referindo-se designadamente ao facto de os indivduos muitas vezes se conformarem s ideias partilhadas pela maior parte dos elementos de um grupo. Recorrendo definio de influncia segundo o psiclogo social W. Doise, a influncia um conjunto de processos que modificam as percepes, juzos, atitudes ou comportamentos de um indivduo a partir do conhecimento das percepes, juzos e atitudes dos outros. Ou, segundo Secord e Backman, esta ocorre quando as aces de uma pessoa so condio para as aces de outra. Isto significa que influncia social um processo pelo qual as pessoas afectam os pensamentos, os sentimentos, as emoes e os comportamentos pessoais, podendo ou no ser um processo intencional ou deliberado. Existem vrios processos de influncia entre indivduos, pelo que a sua anlise nos permitir compreender o seu efeito no comportamento. So estes a normalizao, o conformismo, e a obedincia.

Processos de Influncia entre Indivduos


Normalizao Atravs de estudo dos padres culturais no comportamento individual, pudemos compreender a importncia que o meio social tem no modo como percepcionamos o mundo, como o interpretamos e como reagimos a situaes que encaramos. Assim, atravs da socializao, integramos um conjunto de regras, normas vigentes na sociedade que regulam os nossos comportamentos.

ESCOLA SECUNDRIA DE PENAFIEL PSICOLOGIA B


As normas so regras sociais bsicas que estabelecem o que as pessoas podem ou no podem fazer em determinadas situaes, e implicam o seu cumprimento. As normas so uma expresso da influncia social, que afectam as nossas aces e comportamentos sem nos apercebermos, ou seja, orientam o nosso comportamento. Como os comportamentos, num grupo social, so uniformizados as normas permitem prever o comportamento dos outros. Como tal, so elementos de coeso grupal que facilitam a adaptao ao meio social e asseguram uma identidade. Na ausncia de normas explicitas, os indivduos que constituem um grupo tentam elabor-las influenciando-se uns aos outros normalizao. A ausncia de normas geradora de desorientao e angstia nos membros desse grupo. A vida em sociedade seria impossvel se no existissem normas, uma vez que as interaces sociais seriam imprevisveis, j que atravs delas que asseguramos a estabilidade do nosso viver social. Em suma, as normas: . Orientam o comportamento; . Uniformizam os comportamentos dos indivduos, de um dado grupo social; . Permitem a anteviso do comportamento dos outros; . Facilitam a adaptao ao meio social; . Asseguram, ao grupo, uma identidade; . Asseguram a estabilidade da vida em sociedade. A vida social exige o cumprimento das normas que lhe correspondem, pelo que a sua no aceitao ou desvio leva a sanes, que pode ter como extremos um olhar reprovador a castigos. Alguns exemplos que nos podem levar a uma melhor compreenso deste conceito so: a adeso a novas teorias, como o caso de Galileu Galilei que, ao apresentar e defender a teoria heliocntrica, acabou condenado pela igreja; o modo de vestir ser completamente diferente do habitual; etc. No texto seguinte de Edgar Morin, esclarecido o conceito de normalizao: "A normalizao, portanto, com o seus subaspectos de conformismo, exerce uma preveno contra o desvio e elimina-o quando ele se manifesta. Ela mantm impe a norma sobre o que importante, vlido, inadmissvel, verdadeiro, errneo, imbecil, perverso. Indica os limites que no podem ser ultrapassados, as palavras que no devem ser ditas, os conceitos que devem ser desdenhados, as teorias a pr de lado."

ESCOLA SECUNDRIA DE PENAFIEL PSICOLOGIA B


Conformismo O conformismo uma forma de influncia social que consiste na mudana de comportamento ou de atitude, por parte de uma pessoa, devido ao efeito de presso do grupo social. Por outras palavras, um processo de adaptao de juzos ou normas, pr-existentes no sujeito, s normas de outro indivduo ou grupo de indivduos, como consequncia de presso real ou simblica por eles exercida. Assim, os indivduos cedem a essa presso devido ao desejo de permanecerem integrados, no excludos do grupo. Solomon Asch, realizou uma experincia clebre, que teve como objectivo conhecer o modo como as pessoas se influenciavam umas s outras. Iremos, de seguida, explicar essa experincia. A experincia de Asch

Pergunta: Qual das linhas numeradas igual linha padro? 1 Os indivduos estavam isolados o erro foi quase nulo; 2 Agruparam-se oito indivduos, em que os restantes sete tinham sido instrudos, pelo investigador, no sentido de dar uma resposta incorrecta (linha 1 ou 3). Cada um dos sujeitos d a avaliao em voz alta, e antes do sujeito ingnuo. Deste modo, ele encontra-se numa posio minoritria e, apesar de no existir qualquer presso explcita por parte do grupo, este chega a cometer erros que atingem os 5 cm. Como resultados, o polaco obteve que apenas 30% dos sujeitos experimentais no se conformaram presso implcita pelo grupo, ou seja, um tero dos sujeitos mantiveram-se independentes. Este resultado leva ao levantamento da questo de quais so os factores que explicam o conformismo. Passaremos a referir alguns: A unanimidade do grupo - o conformismo tanto maior quanto maior for a unanimidade do grupo. Basta que num grupo um dos indivduos partilhe uma

ESCOLA SECUNDRIA DE PENAFIEL PSICOLOGIA B


opinio diferente para os efeitos do conformismo serem menores. Por exemplo, na leitura de um livro por um conjunto de indivduos: caso no tenhamos gostado, ao contrrio dos restantes, e um desses colegas tambm no tenha gostado e tenha partilhado essa opinio, ir fazer com que nos sintamos mais vontade para partilhar a nossa opinio. A natureza da resposta - o conformismo aumenta quando a resposta dada publicamente, ou seja, a opinio minoritria mais facilmente revelada quando a privacidade assegurada. este factor que justifica o recurso ao voto secreto, de modo a ser assegurada a liberdade e a independncia na manifestao de uma escolha. A ambiguidade da situao - a presso do grupo aumenta quando no estamos certos do que correcto. Por isso, maior o conformismo quando as tarefas ou as questes so ambguas. Nestes casos, e quando estamos num contexto que no dominamos gera-se a dvida e a insegurana, o que facilita o comportamento conformista. A importncia do grupo - o conformismo ser maior de acordo com o grau de atractividade do grupo. A necessidade de pertena ao grupo implica ao indivduo a adopo dos comportamentos, normas e valores que caracterizam o grupo. A auto-estima - de acordo com o nvel de auto-estima, as pessoas sero mais ou menos independentes. Assim, pessoas com baixa auto-estima confiam menos nos seus juzos e opinies, tendendo a adoptar os comportamentos e atitudes do grupo onde se inserem. As razes que levam uma pessoa a conformar-se so as mesmas que a levam a fazer parte de grupos, sendo essas a necessidade ser aceite, de interagir com os outros, e de o fazer de forma a terem sentido. Contudo, por vezes, o conformismo pode levar a consequncias muito negativas. isto que vamos abordar em seguida. Ceder ao Conformismo O pensamento de um grupo, ou pensamento grupal, um tipo de pensamento que ocorre quando a motivao de um grupo para chegar ao consenso to forte que os elementos que o constituem perdem a capacidade crtica. Deste modo, importante evocar algumas situaes que favorecem a ocorrncia de fenmenos da natureza descrita anteriormente:

ESCOLA SECUNDRIA DE PENAFIEL PSICOLOGIA B


. Existncia de iluso de que o grupo invulnervel e no pode cometer grandes erros de julgamento; . Desvalorizao da informao contraditria, do ponto de vista do grupo dominante; . Presso sobre os membros do grupo para se conformarem segundo o ponto de vista da maioria; . Desencorajamento dos defensores do ponto de vista minoritrio, devido presso exercida pelo grupo; . O grupo encarado como representante da justia e da moralidade, assumindo que os seus julgamentos esto segundo esses dois conceitos.

Obedincia A obedincia consiste na tendncia das pessoas para se submeterem e cumprirem normas e instrues definidas por outrem. Explicaremos, ento, uma importante experincia - a experincia de Milgram de modo a uma melhor compreenso deste conceito. Experincia de Milgram Stanley Milgram pretendeu inquirir de que forma que os indivduos observados tendem a obedecer s autoridades, mesmo que estas contradigam o bom-senso individual. A experincia pretendia inicialmente explicar os crimes inumanos do tempo do Nazismo.

ESCOLA SECUNDRIA DE PENAFIEL PSICOLOGIA B

Mesmo vendo o sofrimento, a maioria dos voluntrios continuava a obedecer s ordens, infligindo choques cada vez com maior voltagem. A intensidade mxima, 450 volts, significaria hipoteticamente matar a outra pessoa. Foram 65% dos indivduos que obedeceram s ordens at ao fim, dando o choque pretensamente fatal. Quando, aps a experincia, os indivduos instigados a dar choques foram entrevistados, afirmaram que no tiveram escolha, que obedeciam a ordens, e que o responsvel era o experimentador. Este, entre outros estudos, indicam que a obedincia acontece quando as pessoas no se sentem responsveis pelas aces que levam a cabo, visto estarem sob ordens de uma autoridade, e assim, consideram que a responsabilidade reca sobre essa mesma figura. Para alm disso, as pessoas so influenciadas a comportarem-se de determinada forma atravs da aceitao de ordens. Podemos concluir que toda a nossa vida social se baseia na obedincia a ordens, sejam estas da parte da famlia, amigos, entidade patronal, etc. A experincia de Milgram levou os investigadores a averiguarem quais as condies que favorecem o comportamento obediente. Vemos, ento, prosseguir ao levantamento desses factores: A proximidade com a figura de autoridade - a obedincia aumenta com a proximidade da figura de autoridade. [Na experincia, se as instrues fossem dadas pelo telefone a obedincia baixa 20,5%.] A legitimidade da figura de autoridade - a obedincia tanto maior quanto mais reconhecida for a autoridade, isto , est de acordo com o estatuto da

ESCOLA SECUNDRIA DE PENAFIEL PSICOLOGIA B


autoridade. [O reconhecimento de sinais de autoridade, como a bata de investigador, a farda e as insgnias da autoridade policial, aumenta a aobedincia.] A proximidade da vtima - aqui, o nvel obedincia depende do contacto com a vtima. No caso da experincia, quando no havia qualquer contacto visual ou auditivo, 100% dos participantes atingiam a voltagem mxima. Pelo contrrio, se a vtima fosse vista e tocada pelos sujeitos testados, a percentagem descia para 30 a 40%. A presso do grupo - Numa segunda fase, Milgram agrupou sujeitos para a realizao das descargas, sendo o grupo constitudo por duas pessoas que se recusavam a obedecer. Assim, s 10% dos participantes infligiam descargas de valor mximo; a maioria recusava-se a ultrapassar metade da escala. Assistiuse, ento, anulao do efeito de autoridade pelo efeito do grupo. Concluindo com Milgram: "A essncia da obedincia que uma pessoa passa a ver-se como o instrumento para executar os desejos de outra pessoa e, portanto, no se considera responsvel pelas suas aces."

Inconformismo e Inovao Como estudmos anteriormente, mais concretamente com o conformismo, as sociedades em geral, os grupos sociais, tendem a respeitar as mesmas normas e regras. esse respeito das normas que permite a manuteno da coeso dos grupos sociais. Caso isto no acontea, a pessoa fica susceptvel a censura social. Contudo, ao se analisar a histria da Humanidade podemos perceber que todas as revolues cientficas tiveram por base esse mesmo desvio das normas vigentes. Foi o inconformismo, para com as regras da sociedade, de variados homens que permitiu as grandes mudanas, e portanto, a evoluo de toda a humanidade. Pode-se definir inconformismo como a adopo de concepes, atitudes, e comportamentos que no respondem s expectativas do grupo. mais frequente, a adopo desta nova atitude, em pessoas que a importncia de se sentirem inseridas e aceites no grupo seja menor. As pessoas que adoptam atitudes inconformistas so, frequentemente, objecto de crtica social, que pode ir desde o sarcasmo at marginalizao. So, como de esperar, assumidas por minorias, mas so estas atitudes inconformistas

ESCOLA SECUNDRIA DE PENAFIEL PSICOLOGIA B


que geram a mudana, e muitas vezes acabam por ser inseridos no sistema social. Portanto, a mudana social encerra a sua origem neste processo O Efeito das Minorias Contrariamente a Asch, Moscovici pretendeu conhecer a influncia da minoria, sendo esta geradora de inovao. Assim orientou uma experincia de modo a poder tirar algumas concluses. Essa experincia consistiu:

Assim, atravs desta experincia, Moscovici pde concluir que a consistncia das respostas da minoria condio de influncia sobre a maioria, talvez porque intensifica o conflito com a maioria. Por isso, para que a minoria seja actuante deve ser coerente e consistente nas respostas e nos comportamentos. Contudo, este processo , tambm, afectado pela forma como os alvos de influncia interpretam o comportamento da minoria. Pode-se falar de inovao quando o processo de influncia social promovido por uma minoria que visa a mudanas das normas e regras sociais de um dado grupo. Ento, a minoria tenta alterar, mudar o sistema dominante da maioria. importante perceber que a inovao consiste, no no desrespeito das normas, mas na proposta de normas alternativas. Este processo apenas ocorre quando

ESCOLA SECUNDRIA DE PENAFIEL PSICOLOGIA B


h conflito no interior do grupo, de modo a que seja necessrio arranjar um novo consenso, e assim a evoluo para novas regras de grupo. Portanto, tem de se ter em conta algumas condies, para que a minoria possa ter efeito sobre a maioria, tais como: as suas posies devem traduzir-se de forma clara, devem ser consistentes e firmemente sustentadas, apesar das presses da maioria. Assim, ao mostrar confiana e segura de si, ao longo do tempo, as suas posies iro ser mais tidas em conta. Os cmplices afirmaram que os slides tinham todos cor verde. Os cmplices designaram 24 slides verdes, e os restantes 12 de azuis. No houve cmplices.

Concluso
Com o decorrer do estudo do tema das Relaes Interpessoais, fomo-nos capacitando a responder s perguntas colocadas no incio do trabalho. Uma delas remetia para a forma como pensvamos os outros. Esta resposta passa por vrias etapas. O homem um ser que tende a projectar uma imagem favorvel em relao a si. Assim, analisa os outros consoante a imagem que tem de si prprio, fazendo comparaes. Para alm disso, o modo como pensamos os outros est interligado s primeiras impresses que construmos deles, isto , a primeira imagem, ideia. Esta primeira ideia muito marcada pela emoo que caracterizou o primeiro contacto, e ir permanecer no nosso julgamento dos outros, da a diante. Outro factor no menos importante a caracterizao anterior da pessoa, que resulta, muitas das vezes, do que nos transmitido por outros indivduos acerca dela. Deste modo, podemos verificar que a forma como pensamos os outros, a informao que ns fixmos pode, por vezes, estar pouco correcta, visto que condicionada por vrios factores de que no estamos conscientes e que, desse modo, no podemos eliminar. So esse factores as impresses, tambm elas condicionadas por outros factores como o nosso estado espiritual, o ambiente, etc.; as expectativas, caso se tornem ou no realidade; e a informao prvia que temos delas. Outra questo relevante est relacionada com o modo de influenciarmos e sermos influenciados pelos outros. A influncia social, ou seja, a modificao de comportamentos, atitudes, pensamentos, etc., ocorre devido interaco grupal. Esta interaco corresponde influncia mtua exercida pelos membros do grupo social, sendo a maneira de podermos influenciar e ser influenciados. Isto acontece porque, intencionalmente ou no, exercida uma presso entre os

ESCOLA SECUNDRIA DE PENAFIEL PSICOLOGIA B


membros do grupo que resulta em algumas mudanas de comportamentos, atitudes, emoes, pensamentos, sentimentos, desses mesmos membros. "O que nos leva a aceitar a opinio dos outros?, mais uma das perguntas que pretendemos esclarecer. No contexto da normalizao pudemos compreender o conceito de norma. As normas correspondem s regras bsicas que estabelecem o politicamente correcto em determinada sociedade. Deste modo, as normas tm o papel de orientar o nosso comportamento. O cumprimento e o respeito destas normas vital para o bom funcionamento do grupo e das suas relaes. Desta forma, surge o conformismo, isto , a aceitao das normas vigentes do grupo, de modo a manter uma relao saudvel entre os seus representantes. Alis, a necessidade de interaco, de pertena a um grupo que leva as pessoas a se conformarem a determinados comportamentos, opinies, partilhadas pelo grupo. Assim, o medo de excluso e a vontade de integrao levam as pessoas a ignorarem as suas ideias e opinies, optando por concordar com as ideias subjacentes maioria. Por fim, a ltima pergunta diz respeito aos aspectos positivos do conformismo e da obedincia. No decurso dos temas do conformismo e da obedincia constatmos que, pessoas que se conformam e obedecem sem restries, no revela muitos pontos positivos no nosso ponto de vista. Em alguns momentos, melhor conformarmo-nos com certas situaes de modo a no sairmos prejudicados, como por exemplo no emprego. Contudo, devemos mostrar a nossa opinio, tentando chegar a um consenso, a uma concluso mais correcta. Em relao obedincia, devemos ter em conta o estatuto da autoridade. No entanto, no compreensvel que sejam ignorados os nossos valores morais, para que obedeamos cegamente ao que nos pedido. Assim, tanto o conformismo como a obedincia tm de ser tidas em ateno, mas com conta e medida. Constatamos, por fim, que este tema trata de realidades muito complexas, tal como era de esperar, mas que so importantes para a melhor compreenso dos outros, do mundo, e principalmente de ns prprios.

Bibliografia
. MONTEIRO, Manuela Matos, Ser humano, 1 Parte, Porto, Porto Editora, 2010 . http://joanapsicologia12.blogspot.com/2010/03/relacoes-interpessoais.html

ESCOLA SECUNDRIA DE PENAFIEL PSICOLOGIA B


. http://eloyvieira.blogspot.com/2010/05/reprodutibilidade-tecnica-dasrelacoes.html . http://psicologiaefilosofia.no.sapo.pt/docs-ps6.html check . http://joanapsicologia12.blogspot.com/2010/03/relacoes-interpessoais.html . http://joanapsicologia12.blogspot.com/2010/03/relacoes-interpessoais.html . http://empreendedorismohoje.blogspot.com/2008/03/relaesinterpessoais.html . http://geniferre.blogspot.com/2011/03/plano-de-ensino-4-ano-2011.html . http://revisitaraeducacao.blogspot.com/2007/11/dimenso-pessoal-eprofissional-de_07.html . http://joanapsicologia12.blogspot.com/2010/03/influencia-social.html . http://psicologiaexperimental.blogs.sapo.pt/2388.html . http://psicologiaexperimental.blogs.sapo.pt/2059.html

O PROFESSOR: Jos Eduardo Pinheiro

You might also like