You are on page 1of 96

ARQUITETURA DE COMPUTADOR

EDIO N 1 - 2007

AGNALDO COSTA CLAUDIA WERLICH MARCO AURLIO DE OLIVEIRA JULIANO PRIM RODRIGO CURVELLO

_________________________________________________________________ Apoio Gesto e Execuo Contedo e Tecnologia

Apresentao

Este livro didtico contm a disciplina de Arquitetura de Computador. Este material ir disponibilizar aos alunos do EAD as diversas ferramentas e componentes relacionados computao. Para sua melhor compreenso, o livro est estruturado diversas partes sendo elas, objetivos da aula, contedo da aula, exemplos, figuras, tabelas e exerccios. O gabarito dos exerccios est ao final deste livro. Lembre-se que a sua passagem por esta disciplina ser tambm acompanhada pelo Sistema de Ensino Tupy Virtual ,seja por correio postal, fax, telefone, e-mail ou Ambiente Virtual de Aprendizagem. Sempre entre em contato conosco quando surgir alguma dvida ou dificuldade. Toda a equipe ter a maior alegria em atend-lo, pois a sua aquisio de conhecimento nessa jornada o nosso maior objetivo. Acredite no seu sucesso e bons momentos de estudo! Equipe Tupy Virtual.

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

SUMRIO

Aula 1 Histrico dos Computadores.............................................................................6 Aula 2 Esquema Bsico de Funcionamento do Computador ........................ 13 Aula 3 Sistemas Operacionais............................................................................ 18 Aula 4 Tipos de Sistemas Operacionais ........................................................... 25 Aula 5 Instalar e Montar Computadores............................................................ 33 Aula 6 - Placa Me, Diagrama de Bloco e Processador ..................................... 41 Aula 7 - Memrias, Discos Rgidos, Slots, Barramentos ................................... 52 Aula 8 - Dispositivos de Entrada de Dados e Perifricos, Preparo Para Instalao ........................................................................................................ 59 Aula 9 - Teste Bsico, Memria Rom, Preparando o Gabinete .................. 69 Aula 10 Instalao dos Equipamentos .............................................................. 77 Aula 11 - Conexes, Cabos e Demais Dispositivos............................................ 84 Respostas dos exerccios ...................................................................................... 93 Referncias Bibliogrficas ..................................................................................... 96

Arquitetura de Computadores

Carta dos Professores

Prezado aluno, com este material voc vai conhecer um pouco melhor o funcionamento dos computadores, principalmente a parte fsica conhecida como Hardware ou Arquitetura de Computadores.

As informaes a respeito deste tema so atuais e focadas principalmente nos princpios de funcionamento. A tecnologia utilizada na rea de Arquitetura de Computadores muda muito rpida, devido a grande competio existente entre os fabricantes de computadores e perifrica.

Temos certeza que este contedo ir agregar grande valor a sua formao e estamos a disposio para atender voc, mesmo que seja virtualmente.

Bom estudo.

Professores Agnaldo da Costa Cludia Werlich Juliano Prim Marco Aurlio de Oliveira Rodrigo Curvllo

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

Cronograma de Estudo
Este cronograma deve ser usado para organizar seu tempo de estudo, anote s datas de incio de estudo ao lado de cada um dos contedos.

Semana
1

Carga
1hs

Aula
Histrico dos Computadores

Data/Avaliao
__/__/__

1hs

Esquema Bsico do Computador

__/__/__

1 1

1hs 1hs

Sistema Operacional Tipos de Sistemas Operacionais

__/__/__ __/__/__

1hs

Instalar e Montar o Computador

__/__/__

1hs

Placa-Me, Diagrama de Blocos e Processador

__/__/__

1hs

Memrias, Discos Rgidos, Slots e Barramentos

__/__/__

1hs

Dispositivos de Entrada de Dados e Perifricos, Preparo para a Instalao

__/__/__

1hs

Teste Bsico, Memria ROM, Preparando o Gabinete

__/__/__

1hs

Instalao do Equipamento

__/__/__

1hs

Conexes, Cabos e Demais Dispositivos

__/__/__

Arquitetura de Computadores

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

Aula 1

HISTRICO DOS COMPUTADORES

Objetivos da Aula Identificar a evoluo dos computadores e suas caractersticas; Verificar a gerao dos computadores e seus equipamentos; Apresentar os conceitos bsicos da informtica.

Contedo da aula Acompanhe os assuntos desta aula, Se preferir, ao trmino de cada aula, assinale o contedo j estudado. V Histrico dos computadores; V Gerao de computadores; V Conceitos bsicos da informtica; V Exerccios propostos.

Ol! Seja bem vindo a nossa primeira aula, onde estaremos estudando o histrico dos computadores, suas caractersticas e o seu funcionamento, bem como os conceitos bsicos relacionados informtica. Boa aula!.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

Os mtodos de contagem foram se aperfeioando durante a histria da civilizao. O primeiro instrumento manual de clculo que se tem notcia o baco ou Soroban, japons como tambm conhecido, surgiu a quase dois mil anos A.C. na sia. Constitudo por fios paralelos e arruelas deslizantes, que de acordo com a sua posio, representava a quantidade a ser trabalhada. A partir do ano de 1960, que vrios fsicos e matemticos europeus estavam fascinados pelo desafio de descobrir meios que ajudassem a calcular de forma mais precisa e com mais rapidez. Dentre eles, um dos mais criativos foi o telogo e matemtico escocs John Napier, com sua descoberta dos logaritmos, publicada em 1614. Napier, elaborou tabelas de logaritmos, que mais tarde foram combinadas em um dispositivo manual para clculos rpidos: a Rgua de Clculo, desenvolvida no fim da dcada de 1620 por Wiiliam Oughtred. Aps a rgua de clculo, surgiram outros tipos de calculadoras. Entre as quais pode-se destacar: a Pascalina de Blaise Pascal, a Calculadora de Gottfried Wilhelm von Leibnitz, o Tear de Joseph Marie Jacquard, a Mquina das Diferenas de Charles Babbage, entre outras. Observe a ordem cronolgica das invenes e seus inventores na tabela 1.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

Tabela 1 Ordem Cronolgica das Invenes


ANO 2600 A.C. EVENTOS baco DESCRIO Inventado na sia, ainda utilizado, representa os nos decimais 1623 Calculadora Mecnica WILHELM SCHICHARD, calculadora com rodas dentadas 1642 Mquina Automtica BLAISE calcular 1673 Calculadora GOTTFRIED W. VON LEIBNITZ, inventou a calculadora universal (+, -, * e /) 1801 Cartes Perfurados JOSEPH M. JACKUARD, tear automtico PASCAL, mquina automtica de

comandado por cartes perfurados 1833 Mquina Analtica CHARLES BABBAGE, mquina semelhante ao computador atual (entrada-processamento-sada) 1854 lgebra de Boole GEORGE BOOLE, desenvolveu a teoria dos circuitos lgicos 1890 Processamento Informaes 1936 Mquinas de Turing de HERMAN HOLLERITH, construiu a mquina de recenseamento no censo norte-americano ALAN M. TURING, desenvolveu a mquina de resolver problemas 1937 MARK I HOWARD H. AIKEN, da universidade de

HARVARD, desenvolveu mecnico 1938 Circuitos Eletrnicos CLAUDE SHANONN,

o computador eletro-

demonstrou

que

os

circuitos eletrnicos realizam operaes lgicas 1942 1944 ENIAC Programa Primeiro computador a vlvula JOHN VON NEWMANN, deu origem ao conceito bsico do computador atual: programas e dados armazenados no mesmo sistema. 1949 EDVAC Primeiro computador com programa pr

armazenado

Fonte: Autor(2006).

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

A evoluo dos computadores caracteriza-se principalmente em aspectos relevantes como: Reduo do tamanho fsico do computador; Aumento da capacidade de processamento e armazenamento de informaes; Reduo do custo de aquisio e manuteno; Utilizao em praticamente todos os setores industriais, comerciais, educacionais e domsticos.

1.1 Geraes de Computadores Os computadores comearam a ser utilizados para fins comerciais na dcada de 50, desenvolviam-se to rpido que passariam a ser classificados em geraes de computadores. Os fatores que foram levados em considerao para se distinguir uma gerao da outra, foram as tecnologias empregadas na construo destes computadores e a arquitetura dos sistemas que iriam ser suportados por estas mquinas. A diviso por geraes torna mais fcil o estudo da evoluo das tecnologias da informtica. Sendo atualmente computadores. A primeira gerao de computadores (1945 1959) utilizava as vlvulas eletrnicas como base para o funcionamento, juntamente com quilmetros de fios. Os computadores desta poca eram muito grandes, lentos. Os computadores esquentavam muito e aps algum tempo de uso: estragavam. Consumiam muita energia. Utilizavam linguagem de mquina. Alguns computadores: MARK I, ENIAC, EDVAC, UNIVAC. A segunda gerao de computadores (1959 1964) substituiu vlvulas por transistores, que tinha seu tamanho 100 vezes menor que a vlvula. E, os circuitos impressos ao invs de fios de ligao. Estes computadores ficaram: mais rpidos, menores e mais baratos. Consumiam menor energia. Alguns computadores: IBM 1401 e seu sucessor o IBM 7094. A terceira gerao de computadores (1964 1970) foi utilizado circuitos integrados, transistores e outros componentes miniaturizados e montados num nico chip, o custo foi reduzido e a velocidade ficou muito mais alta. Aps o lanamento do computador IBM 360 com estes novos dispositivos, os computadores antigos ficaram obsoletos. Nesta fase os Sistemas Operacionais comearam a evoluir.
Arquitetura de Computador

cinco geraes principais de

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

10

A quarta gerao de computadores (1970 at hoje) a miniaturizao dos componentes eletrnicos um avano constante, com o surgimento do

microprocessador e dos microcomputadores. A velocidade e a confiabilidade popularizaram a utilizao do computador em todas as reas de servios. A quinta gerao de computadores (j se iniciou) atravs da conectividade. Computadores conectados com outros computadores, compartilhando dados graas ao avano da internet. A utilizao de recursos de inteligncia artificial,

multiprocessamento e principalmente: o aperfeioamento contnuo dos componentes eletrnicos j comeam a marcar esta gerao.

1.1 Conceitos Bsicos de Informtica

a) b) c)

Dado o que chamamos de parte de uma informao; Informao j um conjunto de dados com significado; Observe: 45 dado, Rua Tiradentes dado, Paulo dado. Se for

mencionado: Paulo mora na Rua: Tiradentes,45 ter uma informao: a residncia de Paulo; d) Informtica a cincia que trata do processamento dos dados de

forma automtica gerando informao automtica; e) Computador uma mquina eletrnica que processa dados, orientada

por um conjunto de instrues e destinada a produzir resultados completos, com um mnimo de interveno humana. Principais benefcios do computador: Velocidade; Preciso; Execuo de tarefas repetitivas; Reduo de custos; Disponibilidades de informaes; f) Hardware a parte dura, ou parte fsica, ou parte palpvel, se eu

conseguir pegar hardware, exemplos: mouse, teclado, CPU, monitores, impressoras, memrias, etc;

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

11

g)

Software a parte lgica, ou parte no palpvel, ou seja: so os

programas de computadores que so vitais para o funcionamento correto do hardware; h) Perifricos tudo aquilo que permite que a informao seja transmitida

para o usurio, ou seja, disquetes, cartuchos de tinta, formulrios para impresso, teclado, mouse, scanners, impressoras, entre outros. Dizemos ento, que perifricos tudo aquilo que permite a comunicao do computador com o mundo exterior e vice-versa; i) A memria RAM (R andom Access Memory), ou memria de acesso

randmico (aleatrio). A memria RAM uma memria considerada como voltil, isto , aps o corte de alimentao de energia, ela perde todo o seu contedo; j) Disco Rgido ou HD uma unidade de disco interna. O HD um disco

que fica dentro do computador, por isso chamado de Disco Rgido. (HD = Hard Disk = Winchester = Disco Rgido); k) Disquetes (Disco Flexvel), consistem em uma fina lmina circular de

Mylar (u plstico flexvel e liso de um material chamado Mylar, revestido com xido ferro, uma substncia que contm partculas minsculas capazes de manter um campo magntico), com um dimetro de 3,5 polegadas.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

12

Exerccios Propostos

Aps uma exelente leitura desta aula, voc estar apto a responder as questes seguintes. 1) Como a evoluo dos computadores caracteriza-se? __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ 2) O que HD e para que serve? __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ 3) Quais so as caractersticas dos disquetes? __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

13

Aula 2

ESQUEMA BSICO DE FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR

Objetivos da Aula Identificar o funcionamento dos computadores; Apresentar os dispositivos e caractersticas dos computadores.

Contedo da aula Acompanhe os assuntos desta aula, Se preferir, ao trmino de cada aula, assinale o contedo j estudado. V Esquema Bsico do Funcionamento do Computador; V Unidades de Medidas; V Exerccios Propostos.

Ol! Voc est evoluindo, se j compreendeu o contedo da primeira aula, ver que na segunda o seu entendimento ser ainda mais simples. Tenha um timo estudo.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

14

Na Figura 1 demonstrado o funcionamento bsico dos computadores. Mesmo que as tecnologias utilizadas na fabricao dos computadores atuais tenham evoludo, este esquema foi elaborado por John von Neumann, no final da dcada de 1940 e permanece atual. A arquitetura bsica dos computadores estabelece quatro partes: a ULA Unidade Lgica e Aritmtica, a Unidade de Controle, as Memrias dispositivos de entrada e sada. FIGURA 1 Esquema Arquitetura Bsica do Computador e os

Fonte: Autor 2006.

a) Unidade de Entrada: So perifricos atravs dos quais passamos as informaes para que o computador possa processar. Ex. Teclado, Mouse, Scanner, Leituras pticas. b) Unidade de Sada: So perifricos atravs dos quais o computador fornece os resultados obtidos do processamento. Ex. Vdeo, Impressora. c) ULA: Unidade lgica e Aritmtica - a unidade responsvel por todo o tipo de processamento que deve ser realizado dentro do computador, desde clculos lgicos (comparaes) e clculos aritmticos (operaes).
Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

15

d) UC: Unidade de Controle - a unidade responsvel pelo controle de todos os dispositivos que compem o Hardware (CPU e Perifricos). e) Dispositivos de Armazenamento: Os computadores podem armazenar os dados tanto internamente (na memria RAM e ROM), como externamente (nos dispositivos de armazenamento). Os dispositivos de armazenamento externo mais comuns so: os disquetes e os discos rgidos ou HD ( Hard Disk disco rgido), CD s e DVDs. A tecnologia de CDs e ou DVDs, permite capacidades de armazenamento da ordem de vrias centenas de megabytes de dados. f) Memria RAM - (Random Access Memory - Memria de acesso aleatrio) a memria usada em alta escala e cada vez em maior quantidade nos computadores. a memria de trabalho voltil ou seja, se a energia acabar tudo que h nesta memria apagado. g) Memria ROM - (Read Only Memory -Memria somente para leitura). As memrias ROM tm como caractersticas: No perdem seus dados quando so desligadas, o que significa que so memrias no-volteis. E, no podem, durante o seu uso normal, receber dados para serem armazenados. Seus dados so armazenados apenas uma vez, durante o seu processo de fabricao. Um exemplo de memria ROM o BIOS (Basic Input Output

Systems - Sistema bsico de Entrada e Sada), que se localiza na placa-me.

2.1 Unidades de Medidas O computador somente entende a linguagem de mquina, ou seja, ele interpreta as informaes que passada ele de um modo particular. Assim como ns usamos o sistema decimal para os nmeros (0-9) o computador usa um sistema diferente, chamado de Sistema Binrio, que assume apenas dois valores 1 (ligado) ou 0 (desligado), estes dois valores so tambm chamados de bit Para termos um byte precisamos de 8 bits. Pela tabela interna do computador, e a mais famosa delas a tabela ASCII temos que para cada alfanumrico (dgito, caracter, sinal especial, acentos, smbolos, etc...) precisa-se de 1 byte para representlo, ou seja, cada smbolo alfanumrico tem o seu byte que o representa. Da possui-se
Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

16

as seguintes concluses: se 1 byte equivale a 1 caracter ento 1 KB equivale a 1000 caracteres (aproximadamente pois no exatamente 1000 mas sim 1024 bytes).

Tabela2 - Unidades de Medidas Unidade de medida Byte Kilobyte Megabyte Gigabyte Terabyte Petabyte Exabyte Zettabyte Yottabyte Smbolo By KB MB GB TB PB EB ZB YB Equivale a este nmero de bytes 1 1.024 1.048.576 1.073.741.824 1.099.511.627.776 1.000.000.000.000.000 1.000.000.000.000.000.000 1.000.000.000.000.000.000.000 1.000.000.000.000.000.000.000.000 Fonte: Autor(2006).

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

17

Exerccios propostos (Nvel mdio)

1) Marque um x na alternativa correta. O que unidade de entrada?

a)

) So perifricos atravs dos quais passamos as informaes para que o

computador possa processar; b) ( ) So perifricos atravs dos quais o computador fornece os resultados

obtidos do processamento. Ex. Vdeo, Impressora; c) ( ) a unidade responsvel pelo controle de todos os dispositivos que compem

o Hardware (CPU e Perifricos); d) ( ) a unidade responsvel por todo o tipo de processamento que deve ser

realizado dentro do computador, desde clculos lgicos (comparaes) e clculos aritmticos (operaes).

2) Quantos caracteres equivale 1 byte:

a) ( ) 1024 caracteres; b) ( ) 1000 caracteres; c) ( ) 1 caracter;

d) ( ) 10.000 caracteres.

3) Quantos Bytes tem um mega byte? Por que?

a) ( ) 1.024 bytes porque 1.024 X 1.024=1.048.576; b) ( ) 1.048.576 bytes porque 1 X 1.024 X 1.024=1.048.576; c) ( ) 1 byte porque 1 X 1.024 X 1.024=1.024;

d) ( ) 10.000 bytes porque 1X1024=10.000.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

18

Aula 3

SISTEMAS OPERACIONAIS

Objetivos da Aula Identificar o conceito de sistemas operacionais; Apresentar as funcionalidades e caractersticas dos sistemas operacionais; Relatar vrios tipos de sistemas operacionais.

Contedo da aula Acompanhe os assuntos desta aula, Se preferir, ao trmino de cada aula, assinale o contedo j estudado. V Sistemas Operacionais; V Funes dos Sistemas Operacionais; V Um breve histrico; V Exerccios Propostos.

Ol! Voc est crescendo no conhecimento, agora ns iremos entrar no assunto sobre softwares, como voc j viu na aula anterior, os softwares so programas e nesta aula ns conheceremos um tipo de software, os sistemas operacionais. Boa aula!

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

19

Como foi visto anteriormente, software o nome dado aos programas de computador, ou seja, o conjunto ordenado de instrues, expresso em linguagens especiais e compreensveis para a mquina, para que ela possa executar as operaes que o usurio deseja (dependendo da complexidade).

Aplicativo ou software: o programa que precisa do sistema operacional para ser utilizado, cada aplicativo pode ser construdo especificamente para determinado sistema operacional, isso significa dizer que se foi desenvolvido um software para a plataforma Windows ele s vai funcionar no Windows entre os vrios tipos de aplicativos que existem pode-se destacar o Internet Explorer o Word, Excel, Access, utilizados no sistema operacional Windows, (CAPRON 2000). Outra definio para aplicativo: um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas de ndole prtica, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritrio ou empresarial. A sua natureza , portanto, diferente de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outro softwares ldicos, entre outros. Nos ltimos anos ocorreram mudanas substanciais na indstria da informtica. Os computadores so mais baratos e ao mesmo tempo mais poderosos. possvel encontrar no mercado desde computadores pequenos e baratos at computadores grandes e poderosos, mas o computador pessoal(PC Personal computer) talvez seja o que mais atraiu a ateno do pblico. Os computadores pessoais podem ser usados para processar texto, confeccionar planilhas e sistemas de arquivos e ainda como entretenimento. No outro extremo esto os grandes computadores, que tm acesso a enormes quantidades de informaes e que so usados em processamento de imagens de satlites, previso do tempo, sistemas de defesa e simulaes de vo. Independente de seu tamanho, custo e capacidade, todos os computadores tm vrias caractersticas em comum. Primeiro, eles consistem em hardware, que podem executar clculos, tomar decises e armazenar informaes. Segundo, as informaes necessrias para executar essas tarefas so ilegveis para a maioria dos usurios. O Sistema Operacional um conjunto de programas que permitem a criao e manuteno de arquivos, execuo de programas e utilizao de perifricos tais como: teclado, DVD, vdeo, unidades de disquete, impressora, redes etc...

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

20

O Sistema Operacional serve tambm de intermediador entre os aplicativos e o computador, ou seja, a ponte entre o usurio e o hardware, pois ele que coloca os programas na memria para que sejam executados. Mais adiante vamos falar sobre sistemas em que so pagos a licena (Sistemas proprietrios) e sobre sistemas que no so pagos licena que so conhecidos por software livre, mas antes pode-se observar a estrutura do computador na figura abaixo:

Figura 2 Estrutura do computador em geral Fonte: Autor(2006)

Isso caracteriza terceira caracterstica comum: o sistema operacional onde os usurios no do instrues diretamente ao computador, em vez disso eles do instrues diretamente ao sistema operacional, o sistema operacional por sua vez, ento instrui o hardware a executar as tarefas desejadas. importante destacar, porm, que o sistema operacional no faz parte do computador, ou seja ele um programa adquirido separadamente.

3.1 Funes dos Sistemas Operacionais

Essas consideraes permitem seguinte pergunta: O que faz um sistema operacional? Esta uma pergunta difcil, e a resposta poderia ser assunto para um livro inteiro. Para comear, ser usado uma comparao. Imagine que voc tem uma
Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

21

calculadora e muitas pessoas precisam utilizar a nica calculadora. Quem utilizaria a calculadora primeiro? O que voc faria se algum se apossasse da calculadora por muito tempo? O que voc faria se algum quisesse armazenar seus resultados em algum lugar? Essa situao cmica semelhante s que um sistema operacional geralmente enfrenta. Ou seja, existem recursos que muitas pessoas querem usar. Se no houver algo que execute as tarefas, haver conflitos e confuso geral. Assim, o sistema operacional na realidade faz muitas coisas. Dentre elas pode-se citar:

a) Permite que os programas armazenem e obtenham as informaes. b) Isola os programas dos detalhes especficos de hardware. c) Controla o fluxo de dados entre os componentes de um computador. d) Permite que os programas sejam executados sem interferncia de outros programas. e) Permite que os programas compartilham informaes. f) Responde aos erros ou a solicitaes dos usurios. g) Impe um escalonamento entre programas que solicitam recursos. Pode-se dizer que um sistema operacional deveria contentar tantos usurios quanto possveis. Naturalmente esse objetivo depende das expectativas do usurio. Por exemplo, at mesmo o usurio mais otimista no pode esperar que um computador pessoal analise, em cinco minutos, todas as declaraes de renda do Brasil nos ltimos cinco anos. independentes cooperam periodicamente e

3.2 Um Breve Histrico

O primeiro computador eletrnico no tinha sistema operacional. Ele era semelhante a uma calculadora barata de hoje. (embora conhecia-se que era muito maior) o ENIAC assim como as calculadoras de hoje tinha que ser operado manualmente. O ENIAC precisa que engenheiros conectassem fios e conjuntos de chaves e rels para que pudessem funcionar, uma vez concludo o trabalho dos

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

22

engenheiros, o computador fazia os clculos automaticamente. Se fossem necessrios clculos diferentes, era preciso refazer os clculos do computador. A princpio isso no era um problema srio, afinal, as solicitaes de resultados gerados pelo computador eram poucas. Mas a situao logo mudou. Durante a dcada de 1950, foram desenvolvidos sistemas operacionais simples, que permitiam que programas fossem apresentados (usualmente em cartes perfurados) em seqncia armazenados. Quando um programa terminava, o sistema operacional permitia que o prximo entrasse e comeasse a ser executado. Todos os recursos do computador estavam dedicados apenas um programa de cada vez. Isso foi satisfatrio por algum tempo, j que as aplicaes ainda eram relativamente poucas, mas a medida que as necessidades cresceram, longas filas se formaram e os programas no fim da fila tinham de esperar por um longo tempo. Isso era especialmente problemtico, quando o ltimo programa da fila era pequeno e o primeiro da fila era longo. O prximo estgio do desenvolvimento (inicio da dcada de 1960) foi armazenar vrios programas na memria simultaneamente. Eles ento compartilhavam os recursos do computador. Em outras palavras em vez de serem executados em seqncia os programas ocupavam turnos. Cada era executado por um certo tempo, quando ento sistema operacional alocava a CPU para outro, isso permitia que os programas pequenos fossem inicializados mais rapidamente e , como os recursos eram compartilhados, tambm terminassem mais rapidamente. Isso permitia que fossem desenvolvidos e usados eficazmente os terminais. Um usurio podia solicitar permisso por meio de um terminal e acessar recursos quase que imediatamente. No entanto, surgiram novos problemas, as pessoas descobriram novas aplicaes para computador, o que requeria mais poder de computao. Migraes para um computador maior significavam uma mudana para um novo sistema operacional. Como resultado, as pessoas tinham de ser treinados para usar o novo sistema, e os programas geralmente tinham de ser reescritos. Em meados da dcada de 1960, a IBM introduziu um sistema operacional que poderia ser executado em qualquer computador, desde os pequenos e baratos at os mais poderosos e caros. Um sistema operacional com essas caractersticas representava um dos passos mais significativos para a sua evoluo. Computadores maiores podiam agora ser adquiridos e utilizados sem grande trabalho de treinamento e sem que fosse necessrio reescrever todos os programas.
Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

23

As pessoas continuaram descobrindo mais e mais aplicaes para os computadores. Em alguns casos, essas aplicaes foram desenvolvidas mais rapidamente que fazia sentido ter dois ou mais computadores. Assim em vez de substituir os computadores velhos, novos computadores geralmente eram alinhados a eles. Em vez de dividir os recursos do computador em turnos, os usurios podiam agora oper-los simultaneamente. Os sistemas operacionais tornaram-se mais sofisticados porque havia mais hardware para utilizar. Durante esse perodo, o tipo de programa que as pessoas processavam tambm mudou de maneira significativa. Os computadores originais eram usados basicamente para executar clculos. Mas muitos homens de negcios comearam a ver o computador como uma ferramenta para gerenciar informaes. Como as informaes geralmente tinham de ser acessveis a muitos usurios, comeou a surgir necessidade de estabelecer comunicaes entre computadores separados. Os sistemas operacionais j no eram mais destinados apenas a sistemas estanques. Eles tinham de estabelecer interfaces com redes complexas de comunicaes de dados.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

24

Exerccios Propostos

1) Marque um X nas respostas corretas: Quais as caractersticas dos Sistemas Operacionais?

a) b) c) d)

( ( (

) Permite que os programas armazenem e obtenham as informaes; ) No isola os programas dos detalhes especficos de hardware; ) Controla o fluxo de dados entre os componentes de um computador;

( ) No permite que os programas sejam executados sem interferncia de outros

programas; e) ( ) Permite que os programas independentes cooperam periodicamente e

compartilham informaes; f) g) ( ( ) Responde aos erros ou a solicitaes do usurios; ) Impe um escalonamento entre programas que solicitam recursos.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

25

Aula 4

TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Objetivos da Aula Identificar os diversos tipos de sistemas operacionais; Apresentar exemplos e evoluo dos sistemas operacionais.

Contedo da aula Acompanhe os assuntos desta aula, Se preferir, ao trmino de cada aula, assinale o contedo j estudado. V Tipos de Sistemas Operacionais; V Exemplos de Sistemas Operacionais; V Exerccios Propostos.

Ol! Continuando ainda no assunto sobre Sistemas Operacionais, vejamos uma srie de tipos e a evoluo dos sistemas operacionais.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

26

J foi dito que existem diferentes tipos de computadores. Consequentemente, no de surpreender que existam muitos sistemas operacionais diferentes. Alguns, mais simples, dedicam todos os recursos do computador a um aplicativo de cada vez; outros permitem que o usurio execute mltiplos aplicativos simultaneamente; outros ainda; mais complexos, atendem vrios usurios concomitantemente. Mas um sistema operacional deve levar em conta mais do que simplesmente o nmero de aplicativos ou de usurios. Em alguns casos, suficiente responder aos aplicativos em seqncia, ou seja, no so necessrias respostas rpidas. Por outro lado, alguns sistemas operacionais tentam garantir uma reposta rpida ao usurio. Ainda em outros casos, um sistema deve responder dentro de um certo intervalo de tempo para evitar desastres. Monotarefa (Single-Tasking): O ambiente mais simples aquele onde um usurio executa um aplicativo de cada vez. Esses sistemas usados antigamente pelos usurios de PCs, so chamados de monotarefa. Como o prprio nome implica, o sistema operacional permite que apenas um programa (tarefa) seja executado de cada vez. Esse tipo de sistema operacional tem como responsabilidades principais: processamento E/S, gerenciamento de disco e gerenciamento de memria. Por exemplo, o sistema operacional deve:

a) Ler e interpretar as entradas do teclado; b) Enviar dados a um disco, impressora ou outro dispositivo de sada; c) Manter listas de arquivos em um disco e manter um controle do espao de disco disponvel; d) Manter compiladores, editores e outros programas do sistema em locais de memria distintos; Um ponto fundamental que os sistemas monotarefa manipulam muitos dos detalhes de baixo nvel, de forma que o usurio no toma conhecimento deles. Tambm fornecem as funes bsicas para o usurio e para o programador. Os sistemas monotarefa apresentam, no entanto, algumas desvantagens. Se voc estivesse compilando um longo programa. Por exemplo, e seu supervisor lhe pedisse o relatrio de vendas do ltimo ms, voc teria de interromper a compilao e iniciar o editor de texto para ger-lo. Para o sistema operacional, no entanto, somente
Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

27

uma atividade ou tarefa pode ser realizada de cada vez. Certamente seria muito mais conveniente se voc pudesse escrever o relatrio e ao mesmo tempo continuar com a compilao do programa. A natureza monotarefa de muitos sistemas operacionais uma caracterstica limitante. Multitarefa (Monousurio): Os sistemas multitarefa so uma evoluo, muitos comportavam somente um usurio que pode executar vrias tarefas ao mesmo tempo. Voc pode nesse sistema abrir o Word enquanto navega na internet ou ouvir msica enquanto est jogando e imprimindo tudo ao mesmo tempo, mas claro que uma tarefa escalonada enquanto uma espera pela outra, tudo isso feito em milhes de segundos ou seja toda tarefa executada to rapidamente que voc no consegue perceber. Na verdade o sistema operacional reconhece as vrias entidades alternando o uso da CPU entre outros recursos de hardware, como um usurio pode ter vrias tarefas sendo executadas ao mesmo tempo o gerenciamento de memria do sistema operacional torna-se mais complexo. O sistema operacional deve garantir que os programas no interfiram uns com os outros e deve executar o planejamento da execuo dessas tarefas (escalonamento). Vrios programas querem utilizar a CPU e o SO tem que decidir qual deles vai utilizar e por quanto tempo. Sistemas multiusurio: So sistemas mais complexos do que sistemas monousurio. O sistema operacional tem que manter o controle de todos usurios e impedir que eles interfiram uns com outros. Por exemplo, considere um computador de uma grande empresa. Muitos de seus aplicativos, incluindo a folha de pagamento, so executados em um nico computador de grande porte (Mainframe). O software da folha de pagamento tem acesso a registros pessoais que contm, entre outras coisas, os salrios dos empregados. E esse mesmo programa produz tambm os contracheques para os pagamentos. Agora suponha que um programa de folha de pagamento e um programa de inventrio estejam ambos sendo executados. Pense no que aconteceria se o programa de inventario tentasse acessar a memria ocupada pela folha de pagamento. A pessoa que estivesse no controle do programa de inventrio teria acesso s informaes da folha de pagamento, o que usualmente constitui uma violao de informao confidencial. Pior ainda, o que aconteceria se o acesso fosse uma atualizao? O gerente de materiais poderia dar a si mesmo um aumento de 50%. Um sistema operacional deve impedir esse tipo atividade. Por outro lado muitas vezes os programas precisam compartilhar as informaes o caso de banco de dados, por exemplo, um programa precisa fazer uma anlise ou
Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

28

relatrio sendo assim o software precisa ter acesso a dados gerados por outros programas. A elaborao do escalonamento tambm se torna mais importante em um computador multiusurio. Se o computador tem um nico usurio, o sistema operacional, claro, tem de satisfazer apenas as sua necessidades. Em um sistema multiusurio ele tem de satisfazer a muitos usurios o que pode ser difcil ou at mesmo impossvel. Como muitos programas tem que compartilhar os recursos do computador, o sistema operacional deve decidir quem obter o qu (e quando). Em geral, o sistema operacional atribui uma prioridade para cada programa. Mas como ele decide qual a mais alta prioridade? Cada usurio acredita que as prioridades de todos os outros so mais baixas que a sua, assim como o sistema operacional resolve esse conflito? Os computadores multiusurio distinguem-se pelo tipo de programa que processam. O tipo de programa em geral determina a resposta do sistema operacional.

Programas Interativos: Um programa interativo aquele que o usurio ativo por meio de um terminal. Em geral o usurio introduz um pequeno comando. O sistema operacional interpreta esse comando, decide qual a ao apropriada e a executa. Finalmente, ele instrui o usurio para que o outro comando seja introduzido mostrando um sinal de prontido ou uma mensagem. O usurio digita ento um outro comando, e o processo se repete.. Em suma, o usurio trabalha com o sistema operacional de um modo interativo. Os usurios interativos esperam respostas rpidas. Por exemplo, se voc d um comando para listar seus arquivos, uma demora de apenas alguns segundos j se torna inconveniente. O sistema operacional deve, portanto, favorecer os usurios interativos. Deve responder rapidamente a suas necessidades para evitar sujeita-los a esperas. Programas em lote: Os programas em lote (batch programs) dominaram a computao desde a dcada de 1950 at o comeo de 1970. Os comandos para compilar ou executar os programas, ou para acessar arquivos de dados, eram codificados em cartes perfurados, que eram ento colocados em uma leitora de cartes para que o sistema operacional pudesse l-los e interpret-los seqencialmente. Os cartes so hoje raramente usados, mas o modo de processamento em lote ainda existe. Um usurio pode armazenar comandos em um arquivo, coloca-lo em uma fila de lotes do sistema operacional, e ento se desconectar do sistema e executar

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

29

alguma outra tarefa. O arquivo com os comandos, porm, permanece na fila e eventualmente tratado pelo sistema. Os usurios de programas em lote, ao contrrio dos usurios interativos, no esperam respostas imediatas. O fato de eles colocarem o arquivo em uma fila e irem fazer outras coisas a prova disso. O sistema operacional leva isso em conta em seu escalonamento. Ele sabe que um pequeno retardo na resposta a um programa em lote passar despercebido. Como resultado, os programas em lote em geral tm prioridades mais baixas do que os interativos. Programas em tempo real: usado quando respostas imediatas so essenciais. Os usurios interativos preferem respostas rpidas, mas os usurios em tempo real as exigem. Um exemplo disso seria os softwares que deve responder a eventos externos, como o sistema de controle de trfego areo em um aeroporto, que deve manter a localizao, altitude, velocidade e direo de todos os avies dentro de um certo alcance. Se um novo avio entra na regio, o sistema deve responder imediatamente, pois qualquer atraso pode significar um desastre.

4.1 Exemplos de Sistemas Operacionais

O Sistema Operacional Linux foi originalmente criado por Linus Torvalds na Universidade de Helsinque na Finlndia. Ele foi desenvolvido com a ajuda de vrios programadores atravs da Internet. Linus teve seu projeto inspirado pelo seu interesse em Minix, o Minix foi desenvolvido por um professor de disciplina de Sistemas operacionais Andy Tannenbaum. No dia cinco de Outubro de 1991, Linus anunciou a primeira verso oficial de Linux, verso 0.02. Desde ento, vrios programadores responderam sua chamada, e haviam ajudado a tornar o Linux o completo sistema operacional que ele hoje. Ser visto ento, um pouco da histria dos Sistemas Operacionais para microcomputadores padro IBM PC da famlia Microsoft Windows.

1)

MS-DOS 1.0 e PC-DOS 1.0: Em 1981 surgiram os dois primeiros DOS, ou seja,

"Disk Operating System" (Sistema Operacional de Disco).

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

30

2)

MS-DOS 1.25 e PC-DOS 1.1: Nesta verso, foram acrescentados suportes a

discos de dupla face e correo de "bugs"; foram amplamente distribudos por OEMs alm da IBM. 3) MS-DOS 2.0 e PC-DOS 2.0: Foram lanados em 1983, juntamente com o IBM

PC/XT e nesta verso foram acrescentados suporte aos discos rgidos e estrutura hierrquica de arquivos semelhante aos do UNIX / XENIX. 4) 5) 6) 7) 8) PC-DOS 2.1: Lanado com o PC e com correo de "bugs". MS-DOS 2.01: Verso lanada com suporte internacional. MS-DOS 2.11: Somente com correo de "bugs". MS-DOS 2.25: Veio com suporte ao conjunto de caracteres estendidos. MS-DOS 3.0 e PC-DOS 3.0: Lanados em 1984 juntamente com o PC/AT e

foram acrescentados os suportes a discos flexveis de 1.2 MB e a discos rgidos maiores. 9) MS-DOS 3.1 e PC-DOS 3.1: Nesta verso foi acrescentado o suporte s redes da

Microsoft. 10) WINDOWS 1.0: Em 1985, foi lanado o Windows, que na realidade no era um

sistema operacional, mas somente uma interface grfica com o usurio do MS-DOS, ou seja, para que o Windows funcionasse, havia a necessidade de se carregar previamente o MS-DOS. 11) MS-DOS 3.2 e PC-DOS 3.2: Em 1986, tiveram acrescentado o suporte a discos

de 3,5 polegadas. 12) MS-DOS 3.3 e PC-DOS 3.3: Em 1987, foram lanados juntamente com o PS/2

da IBM e possua amplo suporte a pginas de cdigo fonte. 13) WINDOWS 2.0: Apareceu, tambm em 1987, mas com compatibilidade com o

OS/2 Presentation Manager. 14) MS-DOS 4.0 e PC-DOS 4.0: Lanado em 1988, com suporte a volumes lgicos

maiores do que 32 Mb; "shell" visual. 15) 16) 17) MS-DOS 5.0: Lanado em 1989, com alguns recursos a mais. MS-DOS 5.2: Com correo de bugs. WINDOWS 3.0: Surgiu em 1990, para ser utilizado em computadores 286

e 386 e foi lanado em grande estilo, mas ainda no teve grande aceitao. 18) MS-DOS 6.0: Em 1993, possua recursos para verificao do winchester e

desfragmentao (Defrag). 19) 20) WINDOWS 3.1: Passou a ser mais conhecido e aceito. MS-DOS 6.2: ltima verso do MS-DOS lanada tinha correo de "bugs".

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

31

21)

WINDOWS 3.11 For Workgroups: Verso para ligao de computadores

em rede passou a ser utilizado pela grande maioria de usurios de microcomputadores. 22) WINDOWS 95: Em 1995, o Windows tornou-se verdadeiramente um

Sistema Operacional, funcionando sozinho, sem a necessidade do MS-DOS. Foi quando o seu sucesso estourou. 23) 24) bugs. 25) WINDOWS 98: Verso de aperfeioamento da verso 95, mas com uma WINDOWS NT: Sistema Operacional para Servidores de Rede. WINDOWS 95 SE (Second Edition): Verso lanada para correo de

novidade: passa a ser um aplicativo 32 bits. 26) 27) WINDOWS 98 SE (Second Edition): Verso com correo de bugs. WINDOWS 2000: Lanado em 2000, com correo de bugs, e suporte a

redes, na realidade uma atualizao do Windows NT. 28) 98 e 98 SE. 29) Windows XP Starter Edition: Fcil de usar e ideal para usurios iniciantes, Windows Millennium: Lanado em 2000 pertencente a famlia do Windows

o Windows XP Starter Edition um produto que serve de porta de entrada para o mundo da computao pessoal. 30) Windows XP Home Edtion: Este o sistema operacional que os usurios

domsticos estavam esperando - porque oferece maior velocidade ( 54% mais veloz que o Windows Me) e grande estabilidade, o que lhe permite ter muita diverso. 31) Windows XP Professional: O Windows XP Professional integra a fora do

Windows 2000 Professional, tais como segurana baseada em padres, gerenciamento e confiabilidade, com os melhores recursos corporativos do Windows 98 e Windows Millennium Edition, tais como o Plug and Play, interface simplificada de usurio e servios inovadores de suporte. Essa combinao cria o melhor sistema operacional de desktop para as empresas. Independente de a sua empresa implantar o Windows XP Professional em um simples computador ou em uma rede mundial, este sistema aumenta a sua potncia em computao enquanto reduz os custos de propriedade para computadores de desktop.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

32

Exerccios propostos

1) Identifique 3 sistemas operacionais e suas caractersticas. ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

2) Marque um X nas resposta corretas: Um Sistema Operacional Monotarefa (Single-Tasking) deve:

a) b) c)

( ( (

) No pode ler e interpretar as entradas do teclado; ) Enviar dados a um disco, impressora ou outro dispositivo de sada; ) Manter listas de arquivos em um disco e manter um controle do espao de

disco disponvel; d) ( ) Manter compiladores, editores e outros programas do sistema em locais de

memria distintos.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

33

Aula 5

INSTALAR E MONTAR COMPUTADORES

Objetivos da Aula Identificar os passos para a instalao de computadores; Relatar os diversos dispositivos(hardwares) referentes a instalao de computadores e suas caractersticas.

Contedo da aula Acompanhe os assuntos desta aula, Se preferir, ao trmino de cada aula, assinale o contedo j estudado. V Instalar e montar computadores; V Preparao do ambiente; V Conceitos eltricos; V Estabilizador; V Exerccios propostos.

Ol amigo(a)! Como voc j conhece os conceitos de hardware, software, sistemas operacionais, iremos partir para o assunto especfico em hardware, ou seja, os componentes e as instalaes de um micro computador.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

34

Neste captulo em diante ser abordado um dos principais itens dentro da disciplina de Arquitetura de Computadores, sero apresentados todos os princpios, tcnicas, ferramentas e dispositivos necessrios para instalar e montar um computador.

5.1 Preparao do Ambiente

Para iniciar as atividades primeiramente deve-se fazer uma verificao do material e o ambiente necessrio para desenvolver essa tarefa.

1) O Ambiente Deve-se ter uma bancada ou mesa para acomodar os equipamentos, peas e ferramentas, de uma maneira que voc possa manipular estes elementos sem problemas quanto ao espao disposto. Geralmente utiliza-se uma mesa de 1 metro x 2 metro forrada com borracha ou algum tipo de papel ou papelo, para evitar danos nas peas como arranhes, problemas de curto circuito, entre outros. Um modelo de ambiente de trabalho para montagem e manuteno de computadores demonstrado na Figura 3.

Figura 3 Modelo de Bancada ou Mesa de Trabalho Fonte: Autor(2006)

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

35

2) Ferramentas e Equipamentos

Para montagem do computador sero utilizadas vrias ferramentas e equipamentos especficos, ser abordado suas utilidades e aplicaes.

Tabela 3: Equipamentos necessrios para a instalao de um microcomputador Chave Philips Chave Canho Chave de Fenda Pina

Alicate

Fita Isolante

Pincel Limpeza

Chave Allen

Extrator de Chips

Pulseira Anti-Esttica

Multmetro

Ferro Solda

Fonte Autor(2006).

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

36

5.1 Conceitos Eltricos

O Computador um equipamento que funciona com energia eltrica e possui vrios equipamentos eletrnicos que so sensveis a variao de tenses eltricas, geradas pela rede pblica. A rede eltrica simplesmente no pode prover a energia limpa e uma demanda consistente para equipamentos eletrnicos sensveis, sendo o tcnico ou o usurio do computador responsvel por conhecer os principais dispositivos que fornecem energia ao computador e tomar iniciativas para que estes problemas sejam amenizados atravs da compra de equipamentos que tenham uma qualificao para suportar o funcionamento da mquina a contento. Um estudo da IBM mostrou que um computador tpico est sujeito a mais de 120 problemas na energia por ms. Os efeitos destes problemas vo de travamentos em teclados, degradao do hardware completa perda de dados ou queima de suas placas(fonte). Para compreender melhor como funciona um computador deste quando ele ligado at rede atravs, de uma tomada, dever discorrer e aprender alguns itens bsicos de conceitos eltricos. O computador ligado na rede eltrica atravs de uma tomada na qual chamada de tomada de 3 pinos. Estes 3 pinos constitui o Fase , Neutro, Terra. Por padronizao, possui sempre em uma tomada O FASE da direita, o NEUTRO o da esquerda e o terra abaixo.

Na figura 4 pode-se observar uma tomada padro, o fase, neutro e terra.

Neutro: Referncia do sinal Fase: o nvel de tenso em relao neutro. Terra: Aterramento, evita dar carregamento por eletricidade esttica e protege contra choques.

Figura 4: Tomada padro para a instalao de um micro computador. Fonte: Vasconcelos (2002).

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

37

O fio ou chicote que utiliza-se para ligar o computador na tomada eltrica tambm deve possuir 3 pinos, muitos usurios usam de alguns artifcios para no colocar o fio terra corretamente, causando assim danos ao computador pois ele no ter como descarregar a sua tenso caso haja uma descarga eltrica muito grande.

Ao lado, um exemplo de tomada que no poder ser utilizado para ligar um micro a tomada pois ele no esta aterrado ou seja esta sem a conexo com o fio TERRA.

Figura 5: Fio e tomada padro para a instalao de um micro computador. Fonte: Vasconcellos (2002).

5.2 Estabilizador

O estabilizador um equipamento super importante no fornecimento de energia eltrica para os computadores, foi citado acima, que a rede eltrica na qual o micro vai ser ligada trar vrios problemas aos equipamentos eletrnicos dos micros caso no haja um cuidado especial com estes itens. O estabilizador serve para Estabilizar a tenso eltrica gerada pela rede. Quando voc est em casa assistindo televiso, de repente acaba a energia e a TV desliga, com certeza ao ser ligada novamente esta tenso que fornecida pela rede eltrica para que ela funcione vai estar desbalanceada, ou seja ir gerar uma subtenso ou uma sob-tenso, que a alta tenso e a baixa tenso, podendo causar a queima da sua televiso , por isso que a televiso possui componentes que amenizam estes problemas. No computador temos o estabilizador que faz a funo de estabilizar estes picos de tenso, algumas pessoas no utilizam o estabilizador e isso poder acarretar danos caso haja uma situao como foi citado. Ser apresentado a seguir alguns modelos de estabilizadores e como eles devem ser configurados para que possam ligar uma mquina.
Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

38

Alguns estabilizadores entram uma tenso de 220 e transformado para 110v na sua sada.

O fio que inserido na tomada ligado diretamente no estabilizador.

MACETE: Se a sada do estabilizador estiver em 110v a sua Fonte dever estar configurada tambm para 110v. Caso a sada esteja em 220v e a fonte 110v voc ter a sua fonte queimada

5.3 Energia Esttica

Um conceito importante dentro da eletricidade a energia esttica , a energia esttica a energia que acumulada no corpo humano quando caminha-se , na fala, ou quando executado tarefas no dia-a-dia ,esta energia ela descarregada quando uma pessoa anda descala na terra ou toca em algum material metlico. A energia esttica armazenada em no corpo humano extremamente nociva aos equipamentos eletrnicos por isso ao manipular qualquer dispositivo eletrnico deve-se descarregar a energia em algum metal ou utilizar a pulseira anti-esttica como os exemplos na figura 6.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

39

Figura 6: Componentes e manuseio dos equipamentos relacionados a eletricidade esttica Fonte: Vasconcelos(2002)

A fonte um componente no micro que responsvel por converter a corrente alternada que vem da rede eltrica em corrente continua. Todos os equipamentos eletrnicos trabalham com corrente continua, localizada dentro do gabinete do computador, a fonte de alimentao recebe energia da rede eltrica (110 ou 220 volts) e gera as voltagens necessrias ao funcionamento dos chips, placas e das diversas peas que formam o computador. Todo aparelho eletrnico possui uma fonte de alimentao, e o mesmo se aplica a computadores.

Figura 7: Fonte e conector de energia de fonte ATX Fonte: VASCONCELOS(2002)

As principais diferenas entre as fontes que existem no mercado so seus modelos, suas potencias que dissipam e alguns conectores. Pode-se citar as fontes AT que so utilizadas em micros mais antigos, As fontes ATX e ATX12v que so utilizadas em micros mais modernos, e utilizam vrios recursos de manipulao e controle do Micro.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

40

Exerccios propostos(Nvel mdio)

1) Cite 5 das ferramentas necessrias para a instalao de um computador: 1- ____________________________________ 2- ____________________________________ 3- ____________________________________ 4- ____________________________________ 5- ____________________________________

2) Qual a finalidade do estabilizador? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

3) Quais so os tipos de fontes existentes ? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 4) O que devemos fazer antes de mexermos em um computador, em se tratando de eletricidade esttica? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

41

Aula 6

PLACA ME, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR

Objetivos da Aula Identificar os passos para a instalao de computadores; Relatar os diversos dispositivos(hardwares) referentes a instalao de computadores e suas caractersticas; Conceituar e identificar os tipos de placas me; Exemplificar o diagrama de bloco; Apresentar o conceito e as funcionalidades dos processadores;

Contedo da aula Acompanhe os assuntos desta aula, Se preferir, ao trmino de cada aula, assinale o contedo j estudado. V Placa Me e seus tipos; V Diagrama de blocos; V Processador; V Exerccios Propostos.

Muito bem! Agora ns iremos conhecer os componentes essenciais para o funcionamento de um computador. Boa aula.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

42

No preciso descrever em muitos detalhes a importncia da placa me em uma arquitetura de computadores, na placa me que so acoplados os processadores, memrias, placas de expanso e demais componentes. As principais marcas de Placas Me, So: Abit, Asus, Soyo, PCChips, MSI etc. As placas mes podero vir com dispositivos on-bord ou seja acoplados na prpria placa ou Off Bord, acoplados fora da placa. As placas mes On-Bord so mais baratas e encontradas mais facilmente e seu preo mais em conta porque os dispositivos j so acoplados na prpria placa. Pode-se encontrar vdeo, som, fax modem e placa de rede embutido na placa me.

Figura 8: Placa me Fonte: Vasconcelos(2002).

Os principais dispositivos que so encontrados em uma placa me so: a) Processador,Memria,ChipSet Norte/Sul,Placa de Rede,Placa de Vdeo; b) Placa de Som,Slots,Barramentos PCI , Express, ISA, USB, AGP,Conectores de Fontes,Entrada para Mouse, Teclado, USB.

6.1 Tipos de Placa Me

Existem no mercado dois modelos bsicos de placa me, o modelo AT e ATX , o modelo mais utilizado pelo mercado o modelo ATX.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

43

a. Modelos de Placas ATX: ATX a sigla para (Advanced Tecnology Extendend). Pelo nome, possvel notar que ela foi aperfeioada do modelo AT. Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. O objetivo do ATX foi de solucionar os problemas do padro AT (citados anteriormente), o padro apresenta uma srie de melhoras em relao ao anterior. Praticamente todos os computadores novos vm baseados neste padro. Entre as principais caractersticas do ATX esto:

o maior espao interno, proporcionando um ventilao adequada; conectores de teclado e mouse no formato PS/2 (conectores menores); conectores serial e paralelo ligados diretamente na placa-me, sem a necessidade de cabos;

melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impea a instalao de placas de expanso.

6.2 Diagrama de Blocos Para entender como funciona os principais dispositivos que fazem parte de uma arquitetura de computadores deve-se analisar como estes dispositivos interagem entre si acoplados a placa me. O diagrama de blocos utilizado para facilitar o entendimento das ligaes e comunicaes existentes em uma Placa-Me. Outra vantagem sua construo genrica, ou seja contemplando a maior parte das arquiteturas existentes no mercado, pode-se ter uma viso completa do

funcionamento de uma placa. Esta uma das partes mais importantes deste livro, ser analisado cuidadosamente cada item desta figura, para poder compreender como os dispositivos se comunicam em uma placa de computadores.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

44

5 6 4

1 2

3 8

13

11

10

12

14

15

13

16

Figura 9: Modelo de Diagrama de Bloco Fonte: Autor(2006)


17 18

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

45

Ser descrito logo abaixo na tabela 4 os equipamentos e suas respectivas funes referentes ao funcionamento do computador, identificados no diagrama de bloco apresentado anteriormente.

Tabela 4: Funcionamento dos componentes relacionados ao diagrama de bloco


Numero 1 Nome Processador Funo Responsvel por processar todos os dados e solicitaes que so enviados pelos dispositivos que compes uma placa me. Barramentos so linhas de comunicao entre os dispositivos de uma placa me, este barramento da figura o mais importante, chamamos de barramento frontal ou FSB (Front Size Buss). 3 ChipSet Norte Ponte Este dispositivo um dos itens mais importantes em uma arquitetura de um Micro computador, ele gerencia todas as informaes que so passadas para o processador, atravs do barramento local. 4 Barramento AGP A AGP (Accelerated Graphics Port ou Porta Aceleradora Grfica) este barramento foi desenvolvido para ser acoplado atravs de um slot uma placa de vdeo. Foi implementado para o uso de Jogos e aplicativos que requerem o uso de alta resoluo de tela. 5 Slot Slot so fendas que existem nas placas me onde sero acopladas as placas de expanso. Placas de vdeo, som, redes, fax modem usam estes slots para serem fixados nos barramento das placas. No exemplo acima somente ser fixado uma placa de vdeo. 6 Placa de Vdeo A placa de vdeo na figura responsvel por enviar as informaes para o monitor.

Barramento Local

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

46

Monitor

Pode-se encontrar diversos modelos de monitores , sem este equipamento no seria possvel utilizar um micro pois eles mostram na tela as informaes para os usurios.

Barramento memria

de Este barramento responsvel por fazer a ligao entre o chipset e as memrias.

Memrias Ram

Memria RAM (Random Access Memory), ou memria de acesso aleatrio (randmico), um tipo de memria que permite a leitura e a escrita, todas as vezes que a mquina desligada ela perde as informaes que foram inseridas podemos encontrar memrias DIM e SIMM

10

Slots PCI

Slot so fendas que existente nas placas mes onde sero acopladas as placas de expanso. Placas de vdeo, som, redes, fax modem usam estes slots para serem fixados nos barramento das placas. Podemos encontrar nas placas diversos tipos de Slots , o que diferenciam so as velocidades dos barramentos onde esto acoplados. O Barramento PCI possui uma velocidade de 32 Bits

11

Barramento PCI

Este barramento faz a ligao entre chipset ponte norte e o ponte Sul, para que as informaes que so passadas para o processador possam chegar para serem processadas. Neste barramento est ligado as IDES , Cd-Rom, Dvd.

12

Discos Rgidos

Chamado de memria de massa em uma arquitetura de computador , nele que gravamos arquivos , imagens, e todas as informaes que precisamos reutilizar. Podemos encontrar vrios modelos de discos , variando em velocidades e tamanho.

13

ChipSet Ponte Sul

Este chipset responsvel por controlar as informaes que sero levadas para o chipset ponte norte, atravs do barramento PCI. Todos os perifricos de entrada , tais como mouse, teclado, portas paralelas ,, etc so controladas por este chipset.

14

Barramento ISA

Este Barramento um dos mais antigos em uma placa me, nos micros mais modernos dificilmente encontraremos este tipo de barramento, Sua velocidade de 16 Bits

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

47

15

Slot ISA

Slot so fendas que existem nas placas me onde sero acopladas as placas de expanso. Placas de vdeo, som, redes, fax modem usam estes slots para serem fixados nos barramento das placas.

16

Barramento X

Barramento onde so acoplados todos os dispositivos de entrada de dados do computador. Este barramento chamado de Barramento lento. Nele estaro acoplados as memrias, porta paralela, serial, mouse, USB e etc.

17

Memria Rom

ROM a sigla para Read Only Memory (memria somente de leitura). J pelo nome, possvel perceber que esse tipo de memria s permite leitura, ou seja, suas informaes so gravadas pelo fabricante . Podemos encontrar dentro destas memrias mquina. programas responsveis pela inicializao da

18

Dispositivos Entrada e Sada

de

So dispositivos que nos utilizamos para dar entrada de dados ao elementos do computador, temos teclado, mouse, pendrive, USB, Joystik

Fonte: Autor(2006).

6.3 Processador

O processador um componente importantssimo do micro computador, pois atravs dele que sero feitos todos os clculos, tarefas e demais processamentos que o sistema operacional exigir.

Figura 10 :Microprocessador 80386. O da esquerda produzido pela AMD e o da direita, pela Intel Fonte: LOPES(2006)
Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

48

Segundo Lopes (2006),


As Unidades Centrais de Processamento mais conhecidas por CPUs tm sofrido grandes mudanas ao longo dos ltimos anos desde que a Intel veio para o mercado com o seu primeiro processador. A IBM escolheu o Intel 8088 para o crebro dos seus primeiros computadores. Foi esta escolha da IBM que fez da Intel o que ela a lder do mercado de CPUs. Ento companhias como a AMD and Cyrix lanaram para o mercado a suas verses, normalmente com alguns pequenos melhoramentos e ligeiramente mais rpidos.

Conforme

Morimoto(2002),

existem

no

mercado

vrios

modelos

de

processadores, que apresentam preos e desempenho diferenciados. Quando algum comprar um processador, a primeira coisa que pergunta-se qual sua freqncia de operao, medida em Megahertz (MHz) ou milhes de ciclos por segundo, freqncia tambm chamada de clock. Acontece, que nem sempre um processador com uma velocidade de operao mais alta mais rpido do que outro que opera a uma freqncia um pouco mais baixa. A freqncia de operao de um processador indica apenas quantos ciclos de processamentos so realizados por segundo, o que cada processador capaz de fazer em cada ciclo j outra histria. O processador Pentium 4 trs de volta a chapinha metlica sobre o processador, o que acaba com os problemas de rachaduras no processador ao ser instalado, como vem acontecendo com alguns processadores Pentium III, Celeron, Duron e Athlon, em formato soquete, onde possui a parte inferior do waffer de silcio onde construdo o processador, sendo muito frgil e diretamente exposta. Nos novos Pentium 4 com core Northwood, muda o formato do processador, mas a proteo de metal continua presente. 6.3.1 ChipSet-Ponte Norte O chipset ponte norte responsvel por controlar estas informaes que so enviadas ao processador. Este um dos dispositivos mais importantes dentro de

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

49

uma arquitetura de computadores todas as informaes passam por ele para ser enviadas ao processador.

O componente ao lado a figura de um chipset ponte norte este dispositivo tem um papel importantssimo na arquitetura de um MicroComputador, o desenvolvimento do computador depende muito de sua tecnologia e fabricante. Figura 11: Chipset ponte norte

Fonte: Autor(2006)

Conforme artigo VivaoLinux,


Este circuito desempenha um papel muito importante no funcionamento de uma placa de CPU, ele pertence a escala VLSI (Very Large Scale of Integration) ou seja, no seu interior existem centenas de milhares de transistores. O Chipset um dos principais fatores para o bom desempenho de um PC, ficando atrs do processador e das memrias. Por isso sempre h a necessidade de escolher placas de CPU com o chipset adequado. H vrios fabricantes no mercado como Intel, Via, Ali, Sis, OPTi, UMC, etc. As diferenas entre um fabricante e outro se referem a qualidade e tecnologia empregada no chip.

A maioria dos Chipsets formada por dois chips principais (veja a figura abaixo), conhecidos como North Bridge (Ponte Norte) e South Bridge (Ponte Sul).

As Principais funes do ChipSet So :


Controle do barramento PCI; Controle do barramento AGP; Controle do barramento ISA (pc's mais antigos); Controle e acesso a memria, incluindo a cache L2;

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

50

Controle dos sinais de interrupo IRQ, e DMA; Timer; Controle da Interface IDE; Controle da Interface USB.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

51

Exerccios propostos(mdio)

1) Marque V nas alternativas corretas e F nas incorretas; A placa me padro ATX possui: a) ( b) ( c) ( ) o maior espao interno, proporcionando um ventilao adequada; ) conectores de teclado e mouse no formato PS/2; ) possui problemas no posicionamento do processador, evitando que o mesmo

impea a instalao de placas de expanso; d) ( ) conectores serial e paralelo ligados diretamente na placa-me, sem a necessidade de cabos; e) ( ) Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel.

2) Cite 3 componentes e seus respectivos funcionamentos conforme o diagrama de bloco. 1 - _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ 2 ______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 3______________________________________________________________

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

52

Aula 7

MEMRIAS, DISCOS RGIDOS, SLOTS E BARRAMENTOS

Objetivos da Aula Identificar os tipos de memrias existentes; Apresentar as funcionalidades dos Discos Rgidos; Mostrar os tipos de slots e suas utilidades; Identificar os diversos tipos de barramentos existentes na placa me.

Contedo da aula Acompanhe os assuntos desta aula, Se preferir, ao trmino de cada aula, assinale o contedo j estudado. V Memrias; V Discos Rgidos; V Slots; V Barramentos; V Exerccios Propostos.

Ol! Estamos ficando bons em arquitetura de computadores. Siga em frente.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

53

A memria RAM responsvel por guardar as informaes dos principias aplicativos que o usurio esta trabalhando na mquina naquele momento. Toda vez que o micro desligado, estas informaes so perdidas. O processar busca estas informaes na memria da mquina.

Figura 12: Memrias Fonte: Autor(2006)

Dica: Pode-se encontrar no mercado diversos tipos de memrias, tais como:

7.1 Discos Rgido s HD a sigla para Hard Disc (Disco Rgido em portugus). Tambm conhecido como winchester, trata-se de um aparelho responsvel por armazenar informaes permanentemente nos computadores. Todas as informaes que voc tem no seu computador, como documentos, planilhas eletrnicas, arquivos em MP3, programas e o prprio sistema operacional, s esto no computador porque esto armazenados em um HD. As marcas de discos mais vendidas no mercado so marcas mais vendidas (Quantum, Western Digital e Maxtor)

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

54

Para entender

o funcionamento

do

HD necessrio conhecer os os dados so efetivamente

componentes que o compem: discos (onde

armazenados), cabeote de leitura e gravao, atuador e controladora. Existem outros dispositivos, mas os citados so mais importantes. A foto abaixo mostra a imagem de um HD produzido pela empresa Maxtor. Todos os seus componentes ficam dentro desta "caixa metlica".

Figura 13: Disco Rgido da empresa Maxtor. Fonte: Autor(2006).

O primeiro item que ser visto so os discos. Neles que as informaes so armazenadas. Os discos (geralmente feitos de alumnio) possuem uma camada externa de material magntico. Sobre essa camada, geralmente h outra, com material lubrificante, que tem a finalidade de proteger a superfcie do disco no caso de contato fsico com os cabeotes. Um HD pode ter de 1 a 5 discos (um embaixo do outro). Tecnicamente possvel ter mais, no entanto, o aparelho teria dimenses maiores. Num HD de 80 GB por exemplo, podem existir 4 discos, cada um com

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

55

capacidade de 20 GB, mas isso varia de fabricante para fabricante. Na imagem abaixo, possvel ver a posio em que os discos so colocados no HD.

A figura ao lado mostra um disco aberto e e suas principais peas.

Figura 14: Disco Rgido e suas peas Fonte: Autor(2006)

Agora, se mostrado outro componente importante dos HDs: o cabeote. Trata-se de um dispositivo muito pequeno que fica na ponta de uma pea conhecida como atuador, que tem a funo de movimentar-se do meio at a borda dos discos enquanto estes giram. Esse trabalho, consiste nos processos de leitura e gravao, ou seja, o cabeote que l e armazena dados nos discos. O cabeote em si, uma espcie de bobina, que converte energia eltrica em impulsos magnticos no processo de gravao e faz o contrrio no processo de leitura. Existe no mercado uma nova tecnologia de HD, chamada de serial ATA, as transmisses so enviadas em srie, diferentemente dos HDs comuns, que os

dados so enviados paralelamente. Esta tecnologia conseguiu superar a tecnologia IDE paralela, resolvendo os problemas de interferncia eletromagntica na hora da transmisso de dados.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

56

7.2 Slots da Placa m e um termo em ingls para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espao. Sua funo ligar os perifericos ao barramento e suas velocidades so correspondentes as do seus respectivos barramentos. Nas placas-mes so encontrados vrios slots para o encaixe de placas (vdeo, som, modem e rede por exemplo).

Esta figura mostra o desenho de um slot no qual chamamos de slot PCI. Existem vrios tipo de slots na placa me. Eles permitem que possamos conectar vrias placas de expanso.

Figura 15: Slot PCI. Fonte: Autor(2006).

7.3 Barramento Principal Barramentos so linhas metlicas de comunicao onde as informaes trafegam entre os dispositivos. Possui o barramento principal onde h um fluxo maior de informao chamado de FSB(Fonte Size Bus). Este barramento faz a ligao entre o processador, chipset e memrias.

7.3.1 Barramento AGP O barramento AGP um barramento especial que foi implantado nas mquinas atuais resolver o problema de falta de processamento rpido de dispositivos como jogos, imagens de alta resoluo, desenhos, etc. Neste barramento vai acoplado uma placa de vdeo que chamada placa de vdeo AGP.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

57

7.3.2 Barramento PCI Barramento que interligado ao chipset ponte norte. Os slots PCIs so

usados por vrios tipos de perifricos, como placas de vdeo, de som, rede, modem, adaptadores USB, etc. Criado pela Intel na poca do desenvolvimento do processador Pentium, o barramento PCI (Peripheral C omponent Interconnect) utilizado at hoje nos computadores mais modernos. A sua taxa de transmisso de 32 bits, atualmente existem o barramento pciexpress que podem atingir taxas de 64 Bits. Observando a figura abaixo pode-se notar os slots brancos que esto acoplados aos barramentos PCI.

Nos slots PCI, conectamos placas de expanso PCI. Alguns exemplos tpicos de placas de expanso PCI so:

Barramento ISA
Placa de vdeo (SVGA) Placa de interface SCSI Placa de rede Placa digitalizadora de vdeo

Figura 16: Barramento PCI Fonte: Autor(2006) O Barramento ISA (Industry Standard Architecture) formato por slots que trabalham com 8 e 16 bits por vez. Alm disso, em placas-meS antigas, o barramento ISA era usado internamente para a comunicao entre o processador e alguns chips presentes na placa-me. Utiliza-se de vrios tipos de perifricos como placa de vdeo, placa de som, Fax Modem etc.

Pode-se observar o Slot preto na figura ao lado do Slot PCI. A diferena entre eles est em suas taxas de transferncias e seus tamanhos.

Figura 17: Slot PCI Fonte: Autor(2006)

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

58

Exerccios Propostos(Nvel mdio)

1) O que so slots: __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ 2) O que HD e para que serve? __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ 2) O que barramento PCI? __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

59

Aula 8

DISPOSITIVOS DE ENTRADA DE DADOS E PERIFRICOS, PREPARO PARA INSTALAO


Objetivos da Aula Identificar os tipos de entrada de dados existentes; Apresentar alguns perifricos de entrada; Identificar os passos para a preparao da instalao do computador.

Contedo da aula Acompanhe os assuntos desta aula, Se preferir, ao trmino de cada aula, assinale o contedo j estudado. V Entrada de Dados; V Teclado; V Mouse; V Preparando o micro para a montagem e instalao; V Exerccios Propostos.

Ol! Ser visto agora alguns dispositivos de entrada e iniciar os passos para a instalao do computador. Boa aula.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

60

A figura abaixo mostra os dispositivos de entrada de dados existentes na placa me, bem como os conectores responsveis por conectar os componentes externos ao microcomputador. Por exemplo: mouse, teclado, impressora, placas de redes, etc.

1 4 6 7 8 2 10 3 5 13 9 11 12

Figura 18: Dispositivos de Entrada de Dados Fonte: Autor(2006)

Tabela 5: Funo dos Dispositivos de Entrada de Dados.

Nmero

Nome

Funo
Porta serial 2 onde ir ser colocado o Mouse, sua cor padro o verde

Conector PS/2

Conector mini-dim Teclado

Neste conector colocamos o Teclado sua cor padro o Roxo.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

61

Sada de Vdeo

Este tipo de conector difcil encontrar em um micro mais uma sada de vdeo RCA

LPT1.

Porta

de

Conectamos neste dispositivo uma impressora, na qual chamamos de porta paralela LPT1 Esta porta utilizada para conectar um mouse, diferenciando do Os/2 pelo nmeros de pinos.

Impressora 5 Porta Serial

FireWire

Trata-se de um meio de transmisso serial que permite uma conexo fcil de diversos tipos de dispositivos ao computador, cmeras, pendrive, este padro mais utilizado na Europa no Brasil se utiliza mais o Padro USB

USB

USB- Universal Serial Bus permite conectar vrios dispositivos sem que precise desligar a mquina para utiliza-los. Ex: Cmeras, PenDrive..ETC.

Conector RJ45

Este tipo de Conector ser utilizado para conectar a placa de rede a uma rede local. Chamamos estes conectores de Rj45

10

USB

USB- Universal Serial Bus permite conectar vrios dispositivos sem que precise desligar a mquina para utiliza-los. Ex: Cmeras, PenDrive..ETC.

11

Sada Auxiliar

Podemos observar que a placa de som desta mquina possui uma sada auxiliar para ser utilizada em programas de muscas

12

Sada de som

Neste conector poderemos colocar caixas de som para tocar as musicas que temos no computador

13

Micro Fone

Neste conector poderemos inserir microfone para entrada de udio.

Fonte: Autor(2006).

8.1 Teclado Existem no mercado vrios tipos de modelos de teclados e eles variam bastante quanto a ergonomia. Este dispositivo serve para digitao de textos e possui vrias teclas representando letras, nmeros e smbolos. O meio de transporte dessas informaes entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou Wireless)

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

62

ou a cabo (PS/2 e USB). O teclado vem se adaptando com a tecnologia e um dos perifricos que se destacam na computao.

Pode-se encontrar teclado no padro brasileiro(ABNT) ou Padro IS internacional,

Figura 19: Exemplo de Teclado Fonte: Autor(2006)

8.2 Mouse Dispositivo utilizado para manipulao de cones e planilhas na tela do micro, encontram-se vrios tipos de mouses no mercado, e variaes de tecnologias. Os mais comuns so mouse serial, infra-vermelho, ou sem fio.

Temos ao lado a figura de um mouse com entrada USB

Figura 20: Exemplo de Mouse Fonte: Autor(2006)

8.3 Preparando o micro para a montage

Antes de montar um micro computador deve-se primeiramente realizar um teste de verificao dos seus principais componentes, memrias, processador, e placa me. Este tipo de teste realizado antes que a mquina seja montada para testar o funcionamento destes dispositivos e no precisar desmont-lo quando detectar que um destes equipamentos no funcionam . 1 Passo: Separar a placa me, Memria, Processador, Cooler, Placa de vdeo e coloc-los em um lugar onde posa ser manipulada sem atropelo.
Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

63

Estes trs componentes so importantes para a realizao do teste bsico antes da montagem da mquina.

Figura 21: Equipamentos da Placa Me Fonte: Autor(2006)

8.4 Instalao do Processador O primeiro procedimento instalar o Processador na placa me conectando atravs de seu Slot. Antes de encaixar o processador deve-se verificar sua posio de encaixe no soquete.

Todos os processadores, possui uma posio de encaixe que vem especificado, atravs de um chanfro.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

64

Antes de colocar o processador deveremos, colocar uma pasta trmica ou uma fita chamada Elastomero Existe uma alavanca que utilizamos quando vamos encaixar o processador. Esta alavanca dever ser puxada para cima, quando for encaixar o processador. Depois de Encaixado a alavanca dever ser baixada

Figura 22: Procedimentos para a instalao de processadores Fonte: Autor(2006)

8.5 Instalao do Cooler


Depois de encaixar o processador, devemos colocar o cooler ou ventoinha, que ir refrigerar o processador. Tome muito cuidado para no encaixar a ventoinha errada, pois voc poder queimar o processador. Ao utilizar uma chave de fenda no coloque muita fora na presilha que prende o processador, para no escapar e danificar a placa do cooler e m ntos para a instalao

Figura 23: Procedi

Fonte: Autor(2006)

8.6 Instalao das memrias A instalao de memrias em um micro extremamente fcil, o cuidado que deve-se ter com a posio desta memria no slot. Todas as memrias possuem um macete para o seu encaixe. Observe na figura abaixo os encaixes da memria e sua instalao.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

65

Observe o chanfro de encaixe da memria. Este chanfro era mudar dependendo o tipo de memria utilizada.

Figura 24: Exemplos de memrias Fonte: Autor(2006)

Encaixe da memria sendo realizado. Cuidado para no exercer muita fora

Figura 25: Procedimentos para a instalao de memrias Fonte: Autor(2006)

8.7 Instalao da Placa de Vdeo A placa de vdeo bem simples de ser encaixada. A primeira coisa que devese observar o modelo do slot em que esta placa de vdeo dever ser encaixada. Estes modelos podero ser PCI, ISA, Ou AGP. Observamos abaixo com se d o procedimento de instalao.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

66

Observe que estamos montando o micro com seus elementos bsicos, Processador, memrias, placa de vdeo, cooler e fonte

Observe a placa de vdeo montada fora do gabinete, para realizarmos o teste bsico de funcionamento do Micro.

Figura 26: Procedimentos para a instalao de placas de vdeos. Fonte: Autor(2006).

8.8 Instalao do monitor na placa de Vdeo Para instalar o monitor na placa de vdeo basta conectar o cabo do monitor na sada da placa de vdeo. Observe a figura 27:

Este cabo que aparece na figura ao lado o cabo do Monitor de Vdeo, que

Figura 27: Procedimentos para a instalao de monitores nas placas de vdeos Fonte: Autor(2006)

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

67

8.9 Instalando a Fonte para Fornecer energia para o Micro Deve-se instalar a fonte de alimentao da placa me para que seja possvel realizarmos o teste bsico de funcionamento. Observe na figura 28 como este cabo dever ser instalado.
Observe ao lado o

encaixe do cabo da fonte no conector da placa. Este

conector de 20 pinos, portanto esta fonte uma fonte ATX. Caso fosse uma fonte mais antiga (AT) seria um conector de 12 Pinos.

Figura 28: Procedimentos para a instalao dos conectores da fonte.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

68

Exerccios Propostos(Nvel mdio)

1) Coloque os nomes dos componentes de acordo com a sua funo: Nmero Nome Funo
Esta porta utilizada para conectar um mouse, diferenciando do Os/2 pelo nmeros de pinos. 1 2 USB- Universal Serial Bus permite conectar vrios dispositivos sem que precise desligar a mquina para utiliza-los. Ex: Cmeras, PenDrive..ETC. 3 Este tipo de conector difcil encontrar em um micro mais uma sada de vdeo RCA 4 Conectamos neste dispositivo uma impressora, na qual chamamos de porta paralela LPT1 5 Porta serial 2 onde ir ser colocado o Mouse, sua cor padro o verde

Trata-se de um meio de transmisso serial que permite uma conexo fcil de diversos tipos de dispositivos ao computador, cmeras, pendrive, este padro mais utilizado na Europa no Brasil se utiliza mais o Padro USB

Neste conector colocamos o Teclado sua cor padro o Roxo.

Este tipo de Conector ser utilizado para conectar a placa de rede a uma rede local. Chamamos estes conectores de Rj45

10

Podemos observar que a placa de som desta mquina possui uma sada auxiliar para ser utilizada em programas de muscas

11

Neste conector poderemos colocar caixas de som para tocar as musicas que temos no computador

12

Neste conector poderemos inserir microfone para entrada de udio.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

69

Aula 9

TESTE BSICO, MEMRIA ROM, PREPARANDO O GABINETE

Objetivos da Aula Realizar o teste bsico de instalao; Identificar os tipos de memria existentes; Verificar a preparao do gabinete para a instalao.

Contedo da aula Acompanhe os assuntos desta aula, Se preferir, ao trmino de cada aula, assinale o contedo j estudado. V Teste Bsico; V Memria ROM; V Preparando o gabinete para a instalao; V Exerccios Propostos.

Ol! Iremos agora visualizar alguns dos pr requisitos para a preparao da instalao do computador, bem como algumas caractersticas da memria ROM. Boa aula.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

70

Aps a instalao de todos os itens bsico de funcionamento do computador deve-se ligar o computador. Antes de lig-lo ideal verificar a configurao do estabilizador com a fonte . Se a sada do estabilizador for de 220v a entrada da fonte dever ter a mesma configurao, 220v. Ao ligar o micro pode-se verificar que ir aparecer vrias mensagens na tela do micro, contagem de memria,

reconhecimento da placa de vdeo e processador. Caso o micro no ligue deve-se ento realizar os testes de substituio, at acharmos qual das peas est com defeito, a Placa, as memrias, a placa de vdeo ou o processador. Este tipo de teste que realizado antes da montagem da mquina de suma importncia para detectar falhas nos principais dispositivos antes da montagem.

Figura 29: Tela com a descrio do teste bsico de funcionamento Fonte: Autor(2006)

Ao ligar a mquina para realizar o teste bsico, vrias aes foram executadas antes que a mquina fosse inicializada. Estas aes foram disparadas por programas que foram gravadas dentro de uma memria especial, chamada de memria ROM. Ser visto no prximo tpico, como funciona este programas, e suas aes em um micro-computador.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

71

9.1 Memria Rom (BIOS, SETUP e POST)

Memrias so dispositivos eletrnicos onde podem ser gravadas informaes para serem reutilizadas pelo computador e para dar instrues aos diversos dispositivos que compe uma mquina. Pode-se encontrar dois tipos bsicos de memrias em uma arquitetura de computadore, a Memria ROM (Read Only Memory) e RAM (Read Access Memory). A Memria Rom uma memria especial onde vem gravada de fbrica programas que sero utilizados para a manuteno do micro-computador. Estes programas nunca devero perder seus dados quando a mquina desligada, por isso que a memria Rom sempre vem acompanhada de uma bateria para que este dados no sejam apagados. A memria Ram uma memria voltil, toda vez que o micro desligado as informaes que esto armazenadas dentro destas memrias apagam.

Pode-se observar ao lado uma memria rom onde esto gravados o Setup, Post, Bios. Responsveis pela inicializao da mquina, e suas configuraes

Figura 30: Memria ROM acoplada na placa me Fonte: Autor(2006)

9.2 Bios

Basic Input OutPut System - Sistema bsico de entrada e sada. um programa que ensina ao processador da mquina a operar com os dispositivos bsicos do PC, como o vdeo em modo texto, memrias por este motivo que realiza-se o teste bsico do computador. Este programa fica gravado dentro de uma memria chamada de memria ROM. Esta memria fica acoplada a placa me do computador, ela vem gravada de fbrica

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

72

no podendo ser apagada quando micro desliga. Muitos tcnicos chamam a memria rom de memria de Bios embora isto esteja errado. Dentro da memria ROM do micro esto gravados trs programas: BIOS, POST e Setup. O Setup tambm um programa que est gravado dentro da memria Rom, responsvel pelas configuraes de todos os dispositivos que fazem parte da placa me do computador. no setup que pode-se configurar horas, datas, desabilitar e habilitar dispositivos que integram um PC. O POST (Power On Self Test) tambm um programa que est gravadao dentro da memria Rom, responsvel pelo autoteste do computador, ele faz a verificao de todos os dispositivos instalados no micro computador antes da inicializao da mquina. Qualquer erro em algum dispositivo ele enviar uma mensagem de texto a tela do monitor.

Na figura ao lado temos o esquema como se processa a inicializao do computador: Dentro da memria Rom temos gravado Bios, Post, Setup. Bios: Responsvel em realizar teste de entrada e sada, e ensinar o processador a trabalhar em modo texto. Post:Verifica se todas as configuraes das mquinas esto corretas e inicializa o sistema operacional. Setup: Programa de configurao dos dispositivos que compe o computador. As informaes que so alteradas no Setup so gravadas em uma memria especial chamada de CMOS como vemos na figura acima.

A Bateria que vai acoplada na placa me serve para manter as configuraes alteradas no setup. Ela alimenta a memria CMOS pois esta memria uma memria voltil, quando a mquina desligada ela apaga, por isto a bateria no diagrama Relgio (RTC) um pequeno programa onde ele fornece a data e hora para o setup que se encontra na CMOS e tambm alimentado pela bateria.

Antes da instalao do gabinete deve-se tirar a placa de vdeo os cabos da fonte para podermos instalar a placa me no gabinete.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

73

9.3 Preparando o Gabinete para a Instalao

Encontram-se no mercado diversos tipos de gabinetes, eles se diferenciam pelo tamanho e tipos de placas que sero utilizadas. Os mais comuns so AT e ATX Abaixo temos modelos de gabinetes observe que existem diferenas de modelos e tamanho.

Figura 31: Modelos de Gabinetes Fonte: Vasconcelos(2002)

Segundo Vasconcelos (2002), preciso extrair as tampas externas do gabinete para ter acesso ao ser interior e poder instalar as placas e unidades de disco. Grande parte dos modelos so abertos com a remoo de alguns parafusos localizados na sua parte traseira. Existem entretanto algumas variantes. Por exemplo, alguns so abertos atravs de alavancas. Em caso de dvida, consulte a loja onde o gabinete foi comprado, mas normalmente isso no necessrio. Antes de montar o gabinete preciso analisar o seu modelo e o tipo de placa que ser utilizado neste gabinete . Existem 2 tipos bsico de gabinetes AT e ATX a diferena destes modelos junto ao seu tamanho. O gabinete AT um gabinete mais antigo e seu modelo no mais utilizado, o Gabinete ATX um gabinete mais moderno, permite a utilizao de placas mais modernas e expanses de dispositivos em seu interior. O grande problema dos gabinetes mais antigo (AT) a circulao de ar dentro destes gabinetes. A maioria dos gabinetes j vm com o exaustor traseiro, ou um ventilador dianteiro. Se no vier, voc pode comprar um ventilador e instalar. O mesmo tipo de ventilador pode ser instalado na parte dianteira ou na traseira, basta checar a pequena

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

74

seta na sua parte lateral que indica a direo do fluxo de ar. Todos os gabinetes modernos possuem locais para a instalao desses ventiladores.

Figura 32: Modelos de Gabinetes Fonte: Vasconcelos(2002)

Na montagem da placa me no gabinete deve fixar primeiramente os parafusos, para posteriormente montar a placa me dentro do gabinete, abaixo temos um exemplo deste parafuso e a montagem da placa me no gabinete.

Figura 33: Montagem da Placa Me Fonte: Vasconcelos(2002)

Um dos principais cuidados que se deve ter ao montar a placa me ao gabinete com o curto-circuito, depois de fixar bem a placa me ao gabinete com parafusos sextavados conforme a figura 33. Deve-se ter cuidado em no forar a placa na hora da fixao, a placa no dever encostar na chapa metlica, por isso todos os parafusos devero estar em suas determinadas posies, e no correndo o risco de na hora em
Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

75

que for montada as placas de expanso placa me encostar na chapa metlica e fechar um curto-circuito.
Verifique na figura ao lado como a placa me dever ficar bem fixada e no encostar-se chapa na qual ela esta fixada.

Figura 34: Fixao da Placa Me Fonte: Vasconcelos(2002)

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

76

Exerccios Propostos(Nvel mdio)

1) Por que realizado o teste bsico de instalao? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

2) O que memria ROM? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

3) Qual a diferena entre o gabinete AT e o ATX? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

77

Aula 10

INSTALAO DOS EQUIPAMENTOS

Objetivos da Aula Apresentar os equipamentos e a forma correta de instalao; Exemplificar prticas de instalao de equipamentos de hardware.

Contedo da aula Acompanhe os assuntos desta aula, Se preferir, ao trmino de cada aula, assinale o contedo j estudado. V Instalao da Placa de Rede; V Instalao da Placa de Fax Modem.

Ol amigo(a). Como voc j conhece os conceitos de hardware, software, sistemas operacionais, iremos partir para o assunto especfico em hardware, ou seja, os componentes e as instalaes de um micro computador.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

78

Os dispositivos que podem ser integrados no computador atravs das conexes disponveis na placa me e podem ser divididos em On-board e Off-board. A diferena entre estes dois dispositivos que o On-board so todas os recursos j existentes na placa me, j os dispositivos Off-board so todos os recursos que necessitam das conexes dos Slots ou portas de comunicao para poder compor os recursos do computador, como visto anteriormente. Se voc tiver um computador disponvel por perto ver esta diferena bem claramente se der uma olhada na parte de trs do gabinete do computador.

10.1

Instalao da Placa de Rede A placa de rede o dispositivo que permite a comunicao do computador com

outros computadores formando assim uma rede. A placa me como j foi visto dispe de vrias interfaces para ampliar sua funcionalidade, estas interfaces so conhecidas como Slots.

Segundo Vasconcelos (2002) Os Slots servem para encaixar placas de expanso, como por exemplo, placas de vdeo, placas de som, placas de interface de rede, placas de fax/modem, etc.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

79

No caso da placa de rede ele permite compartilhar arquivos entre computadores, voc pode criar uma planilha de controle de gastos em seu computador e atravs da rede fornecida atravs da placa de rede outros usurios em outros computadores podem ter acesso a esta planilha. Outra funo alm do compartilhamento de arquivos o compartilhamento de recursos como por exemplo, uma impressora. Voc pode permitir que usurios da mesma rede que seu computador possam imprimir seus trabalhos na sua impressora, para tudo isto funcionar os computadores devem estar interligados formando uma rede, e isto permitido utilizando as placas de rede. A figura abaixo mostra um modelo de placa de rede.

Figura 35 Placa de Rede Fonte: Autor(2006)

A conexo da placa de rede com a placa me feita atravs dos Slots, que anteriormente j foram explicados, atualmente a principal conexo atravs dos Slots PCI. Se voc tiver uma placa de rede um pouco mais antiga a conexo pode no ser atravs do Slots PCI e sim ISA ou VESA. Os cuidados para realizar a conexo da placa de rede com a placa me so quase os mesmos para todos os tipos de placas de expanso.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

80

a) Tomar cuidado no manuseio da placa de expanso, sempre pegar pelas bordas ou hastes metlicas, evitando pegar nos contatos eletrnicos;

b) Liberar espao no espelho do gabinete para colocar a nova placa de expanso;

c) Inserir a placa verticalmente no Slot sem realizar movimentos laterais que podem causar o rompimento da Placa ou do Slot;

d) Colocar o parafuso de fixao da placa do gabinete, este parafuso importante para evitar que a placa fique com problemas de contato ou segue a se desprender da placa me em movimentos um pouco mais bruscos.

Com isto a instalao da placa de rede est concluda, aps a instalao do Sistema Operacional, tpico que ser visto em outra disciplina, voc j pode compartilhar informaes com outro computador se este tambm tiver uma placa de rede instalada. Para permitir a comunicao entre vrios computadores utilizado um HUB ou Switch que so equipamentos que centralizam as conexes de uma rede.

10.2

Instalao da Placa de Fax Modem As placas de Fax Modem permitem a comunicao entre dois ou mais

computadores, porm diferente das placas de rede que so utilizadas para criao de redes locais, ou seja, redes onde os computadores estejam perto um do outro (geralmente um escritrio, sala comercial, quarto, etc), as placas de Fax Modem permitem interligar computadores distantes um do outro utilizando a infra-estrutura do cabo telefnico para realizar a comunicao. O funcionamento dos computadores todo baseado em sinais digitais (0 e 1) enquanto as linhas telefnicas trafegam sinais analgicos (variaes de tenso), a funo da placa de Fax Modem realizar esta troca de sinal analgico para digital e de sinal digital para analgico.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

81

Segundo Torres (2001), A comunicao entre dois micros via linha telefnica pode ser feita atravs de um perifrico chamado modem, contrao de modulador / demodulador. A figura 36 demonstra como acontece esta troca de informaes analgicas para digitais e digitais para analgicas, no esquecer que a placa de Fax Modem fica interna ao computador e na ilustrao est externa somente para melhorar o entendimento da sua funo.

Rede Telefnica Placa de Fax Modem do Computador 02

Sinal Digital Computador 01 Placa de Fax Modem do Computador 01 Computador 02

Figura 36 Funcionamento das Comunicaes entre Computadores utilizando placa de Fax Modem Fonte: Autor(2006).

A maioria das placas de Fax Modem dispe de duas conexes, uma chamada line e outra chamada phone, na entrada chamada line voc insere o cabo telefnico e na entrada chamada phone voc coloca um telefone adicional, conforme pode ser visto na figura 37.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

82

Figura 37 Placa de Fax Modem Fonte: Autor(2006).

A funo de fax da placa pode ser conseguida atravs da utilizao de alguns softwares que existem no mercado, permitindo assim estender as funcionalidades do seu computador. A conexo de computadores a Internet (Rede Mundial de Computadores) utilizando este tipo de placas tambm conhecida como conexo discada, isto porque para conseguir entrar na rede o computador deve utilizar a linha telefnica para discar para um servidor que possa atender a sua solicitao, a partir deste momento seu computador faz parte da rede mundial de computadores, isto com uma baixa velocidade de transmisso de dados e deixando o seu telefone no momento da conexo ocupado, sem falar que voc fica pagando tarifas como se estivesse utilizando o telefone para uma ligao local. Outra alternativa para minimizar estes problemas utilizar a conexo atravs de ADSL que tambm utiliza a linha telefnica porm permite trafegar ao mesmo tempo dados e voz, com isto voc consegui utilizar seu computador na Internet sem deixar o telefone ocupado. Os passos para realizar a conexo da placa de Fax Modem so idnticos a conexo da placa de rede.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

83

Exerccios Propostos(nvel mdio)

Marque um X na resposta correta:

1) Quais os cuidados para realizar a conexo da placa de rede com a placa mo so quase os mesmos para todos os tipos de placas de expanso.

a) ( slot. b) (

) Inserir a placa com muita fora, pois muito difcil de encaixar a placa no

)Inserir a placa verticalmente no Slot sem realizar movimentos laterais que

podem causar o rompimento da Placa ou do Slot. c) ( ) Pegar com as mos no meio da placa para facilitar a instalao.

2) Como feita a conexo da placa de rede? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

84

Aula 11

CONEXES, CABOS E DEMAIS DISPOSITIVOS

Objetivos da Aula Apresentar alguns dispositivos para a instalao do microcomputador; Identificar as funcionalidades dos dispositivos.

Contedo da aula Acompanhe os assuntos desta aula, Se preferir, ao trmino de cada aula, assinale o contedo j estudado. V Identificar as caractersticas dos cabos e conexes; V Instalao do disquete, HD, DVD e CD-ROM; V Instalao de Placa de Som e Vdeo.

Ol amigo(a). Estamos quase chegando ao final desta disciplina. A seguir, seram apresnetados mais dispositivos (hardwares) que fazem parte da computador. Mos a obra!

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

85

Os cabos do computador so divididos em dois grupos:

a) Cabos de Fora : Responsveis por levar energia eltrica para o os dispositivos; b) Cabos de Comunicao : Responsveis por levar os comandos e dados para os dispositivos. 11.1 Instalao do Disquete, HD, CD-ROM e DVD Estes so os dispositivos tambm conhecidos como dispositivos para armazenamento em massa. Alguns hoje j esto sendo pouco utilizados e esto sendo substitudos por tecnologias bem mais promissoras.

a) Disquete O disquete mesmo caindo em desuso por causa do advento das memrias eletrnicas com interface USB, ainda tentam sobreviver no mercado de computadores como opo para pequenas quantidades de armazenamento, facilidade de uso e a no necessidade de instalao ou reconhecimento de driver. O disquete de 3 tem sua capacidade de 1.44 MB, sua instalao dividida entre cabos de energia eltrica e cabos de dados. Neste ponto bom deixar bem claro a diferena entre as palavras driver e drive. Segundo Vasconcelos (2002) Informalmente a palavra drive tem sido usada para designar os drives de disquetes, mas deve-se ter em mente que seu significado bem mais abrangente, note que tambm existem outros tipos de drives, como o de CD-ROM, o ZIP Drive, e o HDD (Disco Rgido).

Viso Frontal da Unidade de Disquete Viso Posterior da Unidade de Disquete

Figura 38: Exemplo de drive de disquete de 1.44 MB Fonte: Vasconcelos(2002)


Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

86

Na segunda imagem o circulo em vermelho indica o local de conexo para os cabos de fora e em azul os cabos de comunicao.

Aps a instalao voc deve verificar se a luz verde da unidade de disquete fica ligada constantemente, se isto acontecer muito provvel que voc colocou o cabo de fora invertido nos contatos.

b) HD ou Disco Rgido Para ilustrar mais um pouco sobre os HDs, o HD onde so armazenadas todas as informaes permanentemente, como visto anteriormente, nele fica armazenado o Sistema Operacional e os dados do usurio. As duas principais conexes utilizadas para interligar o HD ao computador so IDE ou SATA: A conexo IDE a mais antiga e permite que em cada porta IDE possam conviver pacificamente at dois dispositivos IDE, geralmente os computadores vem com suporte a duas portas IDE, ento podemos colocar at 4 dispositivos IDE num mesmo computador. Neste ponto algo muito importante que deve ser comentado que existe uma configurao especial feita para dispositivos que utilizam as portas IDE, se existirem dois dispositivos IDE na mesma porta IDE um deve ser configurado como mster e outro como slave, isto feito para evitar conflitos entre os dispositivos. Este tipo de configurao feita atravs de jumpers que ficam na parte de trs dos HDs, permitindo que sua configurao possa ser alterada dependendo da situao. Segundo Vasconcelos (2002) Alm da elevada capacidade, tambm necessrio que o disco rgido apresente um bom desempenho. Quanto maior o desempenho, menor ser o tempo gasto nas operaes de acesso a disco.

Figura 39 Viso superior e Inferior de um HD Fonte: Autor(2006)

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

87

c) CD-ROM e DVD As mdias de CD-ROM surgiram em um tempo onde havia a necessidade de maior armazenamento e as memrias eletrnicas portteis ainda no estavam disponveis no mercado como agora com os pen-drives, mp3 player, mp4 entre outras. Suportando at 700 MB de armazenamento os CDs foram e ainda so largamente utilizados para transportar filmes, msicas e outros tipos de arquivos. Tambm pode ser utilizado como alternativa para backup. As mdias se dividem basicamente em 2 tipos quanto a opo de sua gravao: CD-R : Este tipo de mdia pode ser gravada com a utilizao de uma gravadora de CD, porm quando chega no seu limite mximo de armazenamento no conseguimos remover arquivos para a liberao de espao. CD-RW : Este ao contrrio do anterior permite a regravao dos dados e limpeza do disco para liberar espao. Segundo Vasconcelos (2002) O CD-R ideal para fazer cpias de dados...

Figura 40 Unidade de CD ROM Fonte: Autor(2006)

Os DVDs utilizam os mesmos conceitos de R (gravvel) e RW (regravvel), porm a quantidade de informao muito maior, atualmente quase que sua totalidade utilizada para distribuio de vdeo (filmes, documentrios, shows, etc) devido a este tipo de arquivos terem um tamanho muito grande.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

88

Segundo Vasconcelos (2002) ... o drive de DVD similar a um drive de CDROM. A principal diferena visual est no logotipo DVD na sua parte frontal.

Figura 41 Unidade de DVD-ROM Fonte: Autor(2006)

Na parte de instalao tanto drive de CD e DVD so iguais, temos um cabo que leva o som para a placa me permitindo assim que um CD de msica colocado na unidade de CD-ROM possa ser tocado nas caixas de som que esto ligadas na placa me do computador. Tambm temos os cabos de alimentao de fora e dados, conforme pode ser visto na figura abaixo.

Figura 42 Conexes de cabos para CD ou DVD Fonte: Autor(2006)

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

89

10.3 Instalao da Placa de So m As placas de som, como prprio nome diz tem a funo de permitir a execuo de udio pelo computador, muito utilizada por recursos que exigem suporte multimdia (som e vdeo). As placas som podem variar dependendo da qualidade do udio que conseguem reproduzir. Observando um pouco sobre o que na prtica a placa de som se prope a fazer temos que novamente relembrar que o computador manipula dados digitais e o som um evento analgico, ou seja, pode assumir qualquer valor ao longo do perodo de tempo que est sendo ocorrendo. Novamente precisa-se converter um dado ou informao analgica em digital, para isto utiliza-se um conversor AD (Analgico Digital), assim o computador consegue tratar os dados mais adequadamente. Segundo Torres (2001) Somente atravs de um conversor digital analgico, pode-se pegar um sinais digitais e converte-los para analgicos.

Figura 43 Placa de Som Fonte: Autor(2006) Existe uma padronizao para os conectores da placa de som em relao a sua cor, o verde a sada que deve ser ligada nas caixas de som, o rosa para entrada do microfone e o azul para conectar um auxiliar que pode ser por exemplo seu aparelho de som. Podem existir conectores alm destes relacionados, neste caso voc deve ler o manual de sua placa de som para verificar qual a funo dele na placa e realizar a conexo correta evitando assim causar danos na sua placa de som ou no computador.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

90

10.3

Instalao da Placa de Vdeo Atualmente este um dos maiores problemas de desempenho nos

computadores, devido aos fabricantes de softwares utilizarem recursos grficos cada vez mais elaborados para construo de seus projetos, o desempenho dos computadores algo que compromete utilizao destes sistemas. Desde software profissionais para desenho, engenharia, mecnica ou at mesmo alguns jogos utilizam estes recursos para melhorar a qualidade dos seus produtos e assim conquistar mais usurios. Como j vimos as placas de vdeo integradas ao computador de forma On-board geralmente no disponibilizam muitos recursos para suportar acelerao grfica que exigida pela maior parte destes softwares, para fechar esta lacuna foram desenvolvidas as placas de vdeo. As placas de vdeo auxiliam o processador no processamento e armazenamento de informaes provenientes da parte grfica de apresentao do software que estiver sendo utilizado pelo usurio, com isto o processador pode ficar preocupado com funes bsicas de processamento e outras especficas de vdeo que sero divididas entre ele e a placa de vdeo. De acordo com DAvila (2005), As placas de vdeo so interfaces que gerenciam a apresentao das imagens no monitor de vdeo. Existem vrios fabricantes de placa de vdeo e a disputa pela liderana no mercado est bem apertada, cada um tenta colocar mais recursos fsicos (memria, cooler, sadas, entradas) e lgicos (software que facilitem o processamento de imagens) para melhorar seu produto e com isto fixar sua marca como lder. A figura abaixo mostra uma placa de vdeo.

Figura 44 Placa de Vdeo Fonte: Autor(2006)


Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

91

Um cuidado muito importante que devemos ter com as placas de vdeo quanto a sua refrigerao, para isto deve-se coloc-la o mais longe possvel das outras placas de expanso que por acaso existam em nosso computador, isto porque as placas de vdeo desempenham um grande processamento necessitando at mesmo de um cooler prprio para melhorar a sua refrigerao. As placas de vdeo atual utilizam em sua maioria as conexes com o Slot AGP (Accelerated Graphics Port) traduzindo Porta de Acelerao Grfica, na verdade um Barramento utilizado especificamente para comunicaes de vdeo, aumentando assim o desempenho das comunicaes no processamento de vdeo.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

92

Exerccios Propostos(nvel mdio)

1) Marque com um X a resposta correta. Qual a capacidade do disquete de 3 ? a) ( b) ( c) ( d) ( ) 1.44 MB ) 5.15 MB ) 1.14 MB ) 3.25 MB

2) Marque com um X a resposta correta. As placas de vdeos atuais utilizam qual tipo de slot? a) b) c) d) ( ( ( ( ) ISA ) PCI ) AGP ) Nenhuma das alternativas.

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

93

RESPOSTAS DOS EXERCCIOS PROPOSTOS DE CADA AULA

Aula 1 1) A evoluo dos computadores caracteriza-se principalmente em aspectos relevantes como: Reduo do tamanho fsico do computador; Aumento da capacidade de processamento e armazenamento de informaes; Reduo do custo de aquisio e manuteno; Utilizao em praticamente todos os setores industriais, comerciais, educacionais e domsticos. 2) HD uma unidade de disco interna. O HD um disco que fica dentro do computador, por isso chamado de Disco Rgido. (HD = Hard Disk = Winchester = Disco Rgido) 3) Disquetes (Disco Flexvel), consistem em uma fina lmina circular de Mylar (u plstico flexvel e liso de um material chamado Mylar, revestido com xido ferro, uma substncia que contm partculas minsculas capazes de manter um campo magntico), com um dimetro de 3,5 polegadas.

Aula 2 1) Letra a; 2) Letra c; 3) Letra b. Aula 3 1) Letras a,c,e,f,g. Aula 4 1) Ver Exemplos de Sistemas Operacionais; 2) Letras: b,c,d. Aula 5

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

94

1) Ver tabela dos equipamentos necessrios para a instalao de um microcomputador.

2) O estabilizador serve para Estabilizar a tenso eltrica gerada pela rede. 3) As principais diferenas entre as fontes que existem no mercado so seus modelos, suas potencias que dissipam e alguns conectores, poderemos citar as fontes At que so utilizadas em micros mais antigos, As fontes Atx e ATX12v que so utilizadas nos micros mais modernos, e utilizam vrios recursos de manipulao e controle do Micro. 4) devemos descarregar nossa energia em algum metal ou utilizar a pulseira antiesttica como os exemplos na figura baixo Aula 6 1) V,V,F,V,V; 2) Ver Tabela do funcionamento dos componentes relacionados ao diagrama de bloco. Aula 7 1) um termo em ingls para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espao. Sua funo ligar os perifericos ao barramento e suas velocidades so correspondentes as do seus respectivos barramentos. Nas placas-me so encontrados vrios slots para o encaixe de placas (vdeo, som, modem e rede por exemplo). 2) HD a sigla para Hard Disc (Disco Rgido em portugus). Tambm conhecido como winchester, trata-se de um aparelho responsvel por armazenar informaes permanentemente nos computadores. Todas as informaes que voc tem no seu computador, como documentos, planilhas eletrnicas, arquivos em MP3, programas e o prprio sistema operacional, s esto no computador porque esto armazenados em um HD. 3) Os slots PCIs so usados por vrios tipos de perifricos, como placas de vdeo, de som, de rede, modem, adaptadores USB etc. Criado pela Intel na poca do desenvolvimento do processador Pentium, o barramento PCI (Peripheral Component
Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

95

Interconnect) utilizado at hoje nos computadores mais modernos. A sua taxa de Transmisso de 32 bits, atualmente existem o barramento pciexpress que podem atingir taxas de 64 Bits. Aula 8 Ver tabela XXX: Funo dos Dispositivos de Entrada de Dados. Aula 9 1) Aps a instalao de todos os itens bsico de funcionamento do computador deveremos ligar o computador. Antes de liga-lo ideal que verifiquemos a configurao do estabilizador com a Fonte . Se a saida do estabilizador for de 220v a entrada da fonte dever ter a mesma configurao, 220v. Ao ligar o micro poderemos verificar que ir aparecer vria mensagens na tela do micro, contagem de memria, reconhecimento da placa de vdeo e processador.
2)

A Memoria Rom uma memria especial onde vem gravada de fbrica programas

que sero utilizados para a manuteno do micro-computador. Estes programas nunca devero perder seus dados quando a mquina desligada, por isso que a memria rom sempre vem acompanhada de uma bateria para que este dados no sejam apagadas. 3) O gabinete AT um gabinete mais antigo e seu modelo no mais utilizado, o Gabinete ATX um gabinete mais modernos, permite a utilizao de placas mais modernas e expanses de dispositivos em seu interior. O grande problema dos gabinetes mais antigo (At) a circulao de ar dentro destes gabinetes. Aula 10 1) Letra b; 2) A conexo da placa de rede com a placa me feita atravs dos Slots, que

anteriormente j foram explicados, atualmente a principal conexo atravs dos Slots PCI. Se voc tiver uma placa de rede um pouco mais antiga a conexo pode no ser atravs do Slots PCI e sim ISA ou VESA. Aula 11 1) Letra a 2) Letra c

Arquitetura de Computador

SOCIESC Sociedade Educacional de Santa Catarina

96

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CLUBEDOHARDWARE, disponvel em http://www.clubedohardware.com.br/ acessado em 11/12/06 s 15:00.

D'AVILA, Edson; Montagem, manuteno e configurao de computadores pessoais.15 Ed., SAO PAULO:rica,1997.

MICROSOFT, disponvel em http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/pro/evaluation/features.mspx acessado em 11/12/06 s 16:00.

SHAY, William A. Sistemas operacionais Rio de Janeiro, 1996.

TORRES, Gabriel; Hardware.4.ed Ed., Rio de Janeiro:Axcel Books,2001.

VASCONCELOS, Larcio; Hardware total.SAO PAULO:Makron-Books,2002.

Arquitetura de Computador

You might also like