You are on page 1of 3

1

A ATIVIDADE MATEMTICA COMO TEMA DO ENSINO A autora Patrcia Sadovsky, prope uma viso da complexidade do trabalho matemtico, salientando sobre a atitude do estudante em relao disciplina e tambm o papel do professor na produo do conhecimento desse aluno. De acordo com seu pensamento, falta uma gnese escolar que motive os alunos, ou seja, trabalhar a matemtica a partir dos conhecimentos prvios do aluno, elaborando problemas que levem a reflexo e no partindo apenas de exerccios sem sentido algum. fundamental oferecer a possibilidade de atuar sobre uma poro da realidade por meio de um aparato terico, implicando tambm na construo do conhecimento, possibilitando enfocar o aspecto central visado pelo ensino. Constata que o trabalho com representaes s tem real valor, quando o aluno consegue entender as idias e produzir conhecimento. O aluno aprende de acordo com as interaes promovidas em sala de aula, as intenes do professor e as atividades que faam sentido. Para a autora o professor deve estar atento para as diversas situaes cotidianas em sala de aula, pois muitas vezes uma produo errada de um aluno, pode ser transformada em uma pergunta temtica, levando a classe a um debate intenso. Isto quer dizer que onde h espao para discusses abertas, os alunos se sentem com liberdade para interagir e fazer propostas produtivas. Conclui que, para aprender os estudantes precisam assumir a tarefa de reconstruo matemtica como um projeto pessoal e o professor tem um papel essencial nos intercmbios gerados na sala de aula. A partir da concepo terica do texto, tive a compreenso que, para uma efetiva aprendizagem da disciplina de matemtica, o caminho a prtica reflexiva e a formao continuada, pois conforme entrevista a revista Nova Escola, a autora relata que o principal problema dos docentes a formao insuficiente, tendo em vista que, hoje os contedos so bem mais complexos. Concordo com o que a autora relata, pois acredito que o professor deve ter uma proposta pedaggica desafiadora, onde faa intervenes e provoque reflexes, usando situaes cotidianas como estratgias, problematizando e procurando junto com os alunos chegar a um produto final. O ensino de matemtica deve ter a participao das crianas na construo da aprendizagem e produo do seu conhecimento e hoje alguns professores usam tcnicas desatualizadas, levando alguns alunos a no assimilarem a disciplina.

Ao trmino deste trabalho, pude compreender que o docente de hoje deve buscar a capacitao profissional e a participao ativa do aluno na execuo do ensino, garantindo assim uma verdadeira construo do saber matemtico.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS SADOVSKY, Patrcia. Captulo I A atividade matemtica como tema do ensino. In:______. O ensino de matemtica hoje: Enfoques, sentidos e desafios. So Paulo: tica, 2010. p. 21-56.

You might also like