You are on page 1of 12

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA

A ESTILSTICA COMO RECURSO INTERPRETAO E PRODUO TEXTUAL NO ENSINO MDIO Talita da Silva Campos (UERJ) tatyscampos@hotmail.com

1.

Introduo

O debate em torno da importncia das atividades de leitura na escola um tema cuja discusso vem ocupando papel de destaque entre os professores, famlias, esferas governamentais e at na mdia, principalmente aps a divulgao dos resultados de nossos alunos nas avaliaes de rendimento escolares nacionais e internacionais. No h dvidas de que boa parte dos professores de Lngua Portuguesa est comprometida com o desenvolvimento da competncia discursiva de seus alunos, mas o fato que este mesmo grupo de educadores vem questionando a eficcia das atividades desenvolvidas em sala de aula, especialmente no tocante a leitura e ensino da literatura. Como atrair e despertar o interesse dos alunos para a leitura de obras literrias? Como desvincular o ensino da literatura da mera preparao para o vestibular? Como abandonar antigas prticas centradas exclusivamente no ensino de teoria literria e adotar uma perspectiva de reflexo em torno do texto? Esses e outros questionamentos permeiam a atividade docente e atravs dessa busca de respostas que poderemos desenvolver atividades que propiciem o surgimento do aluno-leitor para que este estabelea contato direto com o texto literrio. A tradio escolar transformou a Literatura em uma disciplina que dita quais obras merecem ser lidas sem considerar as leituras prvias dos alunos e seus interesses e expectativas e principalmente restringiu a questo do estilo a uma coletnea de caractersticas previamente determinadas e facilmente identificveis com objetivo de caracterizar determinado autor ou movimento literrio. Em sala de aula h uma imensa carncia das atividades de leituras literrias, pois acaba prevalecendo a leitura de trechos selecionados que por diversas vezes so analisados sob aspectos puramente gramaticais ou sintticos e fora de seu contexto de produo. Segundo Martins (2009, p. 86):
Cadernos do CNLF, Vol. XV, N 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011 p. 1224

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA


Como manifestao artstica concretizada na articulao entre motivaes polticas, histricas e sociais, econmicas, enfim, motivaes diversas que repercutem no fazer esttico, a literatura no pode ser compreendida como objeto isolado, sem as interferncias do leitor, sem o conhecimento das condies de produo/recepo em que o texto foi produzido, sem as contribuies das diversas disciplinas que perpassam o ato da leitura literria, inter/multi/transdisciplinar pela prpria natureza plural do texto literrio.

A leitura da literatura na escola deveria contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade, da percepo esttica, das capacidades expressivas, argumentativas enfim de todos os conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento e engajamento discursivo dos alunos. Este trabalho defende a ideia de que leitura e escrita devem caminhar juntas, pois delas decorrem os requisitos para o desenvolvimento das competncias lingusticas, comunicativas, discursivas, entre outras.

2.

Estilsticas e o conceito de estilo

Uma das maiores dificuldades encontradas na delimitao do campo de estudo da Estilstica a diversidade de definies relacionadas ao termo estilo. estilstica interessa as formas de exteriorizao do pensamento, ou seja, de que maneiras perante o material lingustico disponvel o usurio capaz de criar, recriar, operando de maneira consciente para a constituio do enunciado em funo de seus destinatrios. O conceito de estilo est presente na literatura, arquitetura, na msica, na mdia etc. Podemos relacionar diversos atributos ao conceito de estilo: formal, informal, moderno, clssico, objetivo, redundante etc., falamos at em estilo de vida ou viver com estilo. Podemos utilizar como exemplo trs definies para o conceito de estilo: a) conjunto de traos caractersticos da personalidade de um escritor (estilo como idiossincrasia);

b) tudo aquilo que contribui para tornar reconhecvel o que algum escreve (estilo como tcnica de exposio); c) realizao plena de uma significao universal em uma expresso pessoal e particular (estilo como realizao literria).

p. 1225

Cadernos do CNLF, Vol. XV, N 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA

A estilstica oferece os meios para que possamos interpretar e fazer uso dos mltiplos recursos que a lngua nos oferece e no se restringe unicamente a anlise de obras literrias, ela contribui para a interpretao textual de modo amplo e pode ser dividida em quatro reas:
Estilstica da palavra ou lxica estuda os aspectos expressivos das palavras ligados aos seus componentes semnticos e morfolgicos, os quais, entretanto no podem ser completamente separados dos aspectos sintticos e conceituais. Estilstica fnica estuda os recursos expressivos presentes no nvel fnico da lngua. Estilstica da frase estuda a sintaxe (combinao) das palavras na frase, de maneira vigente ou com desvios. estilstica sinttica interessa a considerao da norma sinttica, dos tipos de frases que se pode formar e os desvios dela que constituem traos originais e expressivos. Estilstica da enunciao Enunciao um ato de comunicao verbal. Um indivduo pe em funcionamento a sua lngua para dizer alguma coisa a outro(s) indivduo(s) que deve(m) conhecer tambm a mesma lngua. Interessa estilstica da enunciao o processo de construo do enunciado (sequncia acabada de palavras de uma lngua emitida por um falante).

Como afirma Cressot (1980, p. 16) A estilstica no se limita ao estudo de brilhantes excees, ou de fantsticas excentricidades. O estudo dos casos normais justifica-se tanto ou mais que o dos casos patolgicos. A obra literria considerada a fonte primordial de matria prima para a anlise estilstica, mas no somente por tal aspecto que ela merece relevncia nas atividades que envolvem a lngua. A lngua s pode ser compreendida em uso e a literatura, atravs da anlise estilstica permite aos alunos compreender de que maneira esses usos so construdos e quais sentidos vo alcanar na constituio do texto, seja ele literrio ou no. As aulas de lngua portuguesa e literatura devem ser espaos de interao, de interlocuo, onde se pode manter contato com a diversidade de discursos (verbais e no verbais) porque na realidade no lemos apenas livros, mas lemos tudo que nos cerca, lemos o mundo ao nosso redor. Nessa perspectiva possvel superar a crena de que a nossa lngua est fechada em si mesma, pronta ou acabada e conseguimos mostrar que a lngua (co)produzida por sujeitos interagindo em situaes de interlocuo.
Cadernos do CNLF, Vol. XV, N 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011 p. 1226

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA

3.

Refletindo sobre o papel da literatura na escola e as atividades de interpretao e produo textual

Diante do desinteresse dos alunos pela disciplina literria e na ausncia de noes tericas que contribuam para uma prtica de leituras literrias interessantes e significativas, buscamos observar o que nos dizem os documentos oficiais sobre o papel da literatura no ensino mdio. Os documentos oficiais no se apresentam como manuais a serem seguidos, mas sim como objetos de reflexo por parte dos professores no direcionamento de suas prticas. De acordo com o documento Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio, em seu volume de nmero 1, a Literatura mesmo aps ter tido seus contedos incorporados aos Parmetros Curriculares Nacionais foi includa na macrorea Linguagem e apesar do reconhecimento de sua importncia teve sua autonomia e especificidade negadas. Defende-se a presena da literatura no currculo como fonte de prazer na qual a leitura tambm pode ser considerada como lazer superando assim a crena de que s se deve aprender na escola aquilo que pode contribuir para o ingresso no mercado de trabalho. O argumento apresentado no documento o de que a literatura fundamental, pois ela arte que se constri com palavras. A proposta que a literatura deixe de ser considerada uma disciplina restrita a uma pequena elite e que os bens culturais produzidos tornem-se acessveis a todos. Este um dos objetivos de nossa legislao educacional para o ensino mdio em seu artigo de nmero 35 III) aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico (LDBEN, 1996). Para o alcance de tais objetivos a orientao dos documentos clara: o aluno no deve ser abarrotado de informaes sobre escolas literrias, estilos de pocas etc., o que se pretende alcanar a formao do leitor-literrio, ou seja, os professores devero letrar literariamente seus alunos, fazendo com que estes se apropriem da literatura construindo sua experincia literria que pode ser entendida como o contato efetivo com o texto. S assim ser possvel experimentar a sensao de estranhamento que a elaborao peculiar do texto literrio, pelo uso incomum de linguagem, consegue produzir no leitor, o qual, por sua vez, estimulado, contribui com sua prpria viso de mundo para a fruio esttica. A
p. 1227 Cadernos do CNLF, Vol. XV, N 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA

experincia construda a partir dessa troca de significados possibilita, pois, a ampliao de horizontes, o questionamento do j dado, o encontro da sensibilidade, a reflexo, enfim, um tipo de conhecimento diferente do cientfico, j que objetivamente no pode ser medido. O prazer esttico , ento, compreendido aqui como conhecimento, participao, fruio. (Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio, 2002, p. 55) Aps termos refletido sobre essas orientaes necessria que seja feita a distino entre ensino de literatura que pode ser entendido como o estudo da obra literria de acordo com sua organizao esttica e leitura da literatura, que est relacionada compreenso do(s) texto(s) contribuindo para a experincia literria dos alunos, as duas habilidades se complementam, pois o aluno necessita ser instrumentalizado para a leitura de obras que demandem conhecimentos literrios especficos, o que no pode acontecer a leitura da literatura com fim em si mesma, apenas para cumprir requisitos do currculo. Os alunos podem e devem ser instigados a refletir sobre as diversas possibilidades de leitura do texto literrio para que compreendam que os sentidos no esto dados, mas so negociados, construdos no ato de interao leitor-texto.

3.1. A literatura e a estilstica nas avaliaes do ensino mdio A Literatura no recebeu um tratamento especfico nos PCN, apenas nos documentos de orientaes curriculares que pode ser encontrada uma seo sobre a disciplina. Nos PCN+ (Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais) ela passa a fazer parte da rea linguagens, cdigos e suas tecnologias. A proposta dos PCN+ a de que todos os contedos que englobados nesta rea sejam trabalhados de maneira interdisciplinar e com o objetivo fundamental de desenvolver a macrocompetncia que envolve a comunicao e a expresso por parte do aluno. O conceito de competncia foi adotado aps a reformulao das Diretrizes Curriculares para o Ensino Mdio e da Matriz de Referncia para o que atualmente se convencionou chamar de Novo Enem. Entendese por competncia a mobilizao de recursos cognitivos no enfrentamento e resoluo de uma situao ou srie delas. Nos PCN+ existem seis conceitos estruturantes que devem ser considerados na elaborao dos currculos, so eles:
Cadernos do CNLF, Vol. XV, N 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011 p. 1228

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA

1. Linguagens: verbal, no verbal, digital; 2. Signo e smbolo; 3. Denotao e conotao; 4. Gramtica; 5. Texto; 6. Interlocuo, significao, dialogismo. Uma srie de competncias e habilidades est relacionada a estes conceitos e so elas que norteiam a elaborao de itens que podero ser utilizados nas provas de verificao de rendimento. Os conceitos de negociao de sentidos, significado e viso de mundo e desfrute (fruio esttica) fazem parte do eixo de nmero 8, intitulado Metalinguagem. Conforme os PCN+ as habilidades relacionadas a este eixo so:
1. Usar as diferentes linguagens nos eixos da representao simblica: expresso, comunicao e informao, nos trs nveis de competncia (interativa, gramatical e textual). 2. Analisar as linguagens como geradoras de acordos sociais. 3. Analisar as linguagens como fontes de legitimao desses acordos. 4. Identificar a motivao social dos produtos culturais na sua perspectiva sincrnica e diacrnica. 5. Usufruir do patrimnio cultural nacional e internacional. 6. Contextualizar e comparar esse patrimnio, respeitando as vises de mundo nele implcitas. 7. Entender, analisar criticamente e contextualizar a natureza, o uso e o impacto das tecnologias da informao.

A fundamentao terica se concentra nos conceito de dialogismo e as questes devem ser elaboradas de modo que busquem a mobilizao em torno das Competncias. No trabalho com textos so almejados os seguintes objetivos:
reconhecer, produzir, compreender e avaliar a sua produo textual e a alheia; interferir em determinadas produes textuais (por exemplo, em sua prpria ou na de colegas), de acordo com certas intenes;

p. 1229

Cadernos do CNLF, Vol. XV, N 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA

3.2. Analisando um exemplo de questo Os documentos oficiais que norteiam a elaborao do currculo para o ensino mdio passaram por reflexes tericas e reformulaes e apresentam uma proposta mais dinmica e contextualizada de trabalho com a linguagem (rea que engloba lngua portuguesa, literatura, arte, lngua estrangeira etc.) s que o mesmo no acontece quando os contedos integrantes destas disciplinas so verificados nas avaliaes oficiais. Neste trabalho, analisaremos algumas questes do ENEM cujos itens envolvem conhecimentos da literatura. Observemos a questo de nmero 131 da prova azul do ENEM 2010 (2 aplicao). Na questo de nmero 131 do mesmo exemplar da avaliao, apesar da charge conter recursos de humor que poderiam ser explorados o item solicita apenas uma informao que objetiva a classificao da estratgia de composio textual, como vemos a seguir:

Cadernos do CNLF, Vol. XV, N 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011

p. 1230

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA

Todo texto apresenta uma inteno, da qual derivam as escolhas lingusticas que o compem. O texto da campanha publicitria e o da charge apresentam, respectivamente, (A) expositiva, porque informa determinado assunto de modo isento; e interativa, porque apresenta intercmbio verbal entre dois personagens. (B) descritiva, pois descreve aes necessrias ao combate dengue; e narrativa, pois um dos personagens conta um fato, um acontecimento. (C) injuntiva, uma vez que, por meio do cartaz, diz como se deve combater a dengue; e dialogal, porque estabelece uma interao oral. (D) narrativa, visto que apresenta relato de aes a serem realizadas; e descritiva, pois um dos personagens descreve a ao realizada. (E) persuasiva, com o propsito de convencer o interlocutor a combater a dengue; e dialogal, pois h a interao oral entre os personagens. A alternativa correta a letra (E), porm os recursos de humor utilizados na composio do texto da charge sequer foram abordados.

4.

Estilo e autoria

O aluno no pode ser visto como um expectador que se encontra passivo diante dos conhecimentos que lhe so apresentados. O objetivo dos professores fazer com que os alunos tornem-se administradores de seus processos de aprendizagem, demonstrando autonomia na realizao e proposio de atividades. esta autonomia que nos interessa, pois ela a chave para o desenvolvimento pleno dos educandos. Nas Orientaes Curriculares, a autoria denominada de protagonismo e dessa caracterstica decorrem as seguintes competncias e habilidades:
Utilizar linguagens nos trs nveis de competncia: interativa, gramatical e textual, Colocar-se como protagonista na produo e recepo de textos p. 1231 Cadernos do CNLF, Vol. XV, N 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA


Identificar-se como usurio e interlocutor de linguagens que estruturam uma identidade cultural prpria, Aplicar tecnologias da comunicao e da informao em situaes relevantes

Nas atividades de produo textual a autonomia est diretamente relacionada com a autoria, pois assim os alunos deixam de ser reprodutores do que j foi dito e passam a trabalhar com a lngua construindo significaes. Com o deslocamento do texto para o discurso, espera-se que os alunos posicionem-se criticamente diante do que leem e produzem. Os alunos precisam se conceber como autores para que suas produes sejam dotadas de significao e tambm para a superao das atividades descontextualizadas de produo textual. A escola precisa oportunizar atividades em que os alunos possa, pronunciar o mundo atravs da linguagem, exercendo sua autoria. O desenvolvimento da autoria s pode ocorrer dentro de uma prtica de ensino contextualizada onde se estabelece a relao entre autor e texto.

5.

Por uma proposta alternativa de ensino

A literatura no pode ser explorada de maneira conteudista e o texto literrio merece uma anlise que no fique restrita a aspectos gramaticais. Prope-se que as atividades com o texto literrio considerem as noes de intertextualidade, Interdisciplinaridade, intersemiose e transversalidade. A proposta de atividade a seguir no se configura como um roteiro para a anlise, mas sugere um trabalho mais amplo e reflexivo com texto literrio.
TEXTO I Cano do Exlio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Cadernos do CNLF, Vol. XV, N 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011 p. 1232

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA


Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, noite, Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. Minha terra tem primores, Que tais no encontro eu c; Em cismar - sozinho, noite Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. No permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para l; Sem que desfrute os primores Que no encontro por c; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabi. TEXTO II

p. 1233

Cadernos do CNLF, Vol. XV, N 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA

TEXTO III
Cano do Exlio Facilitada l? ah! sabi... pap... man... sof... sinh... c? bah! (Jos Paulo Paes) PROPOSTA DE ATIVIDADES NOO Intertextualidade Trabalhar as diversas relaes existentes entre os textos. ATIVIDADE Estabelecer as relaes dialgicas nos trs textos por diferentes autores. Identificar os recursos estilsticos, discursivos presentes nos textos, apontando semelhanas ou diferenas. Abordar as relaes entre a literatura e as outras disciplinas (contribuio da Geo-grafia, Biologia etc.) Analisar os textos relacionando-os as imagens apresentadas no texto II. Discutir sobre o tema transversal Meio Ambiente e a questo do desmatamento e da interferncia do homem na natureza.

Interdisciplinaridade Relacionar as disciplinas que fazem parte do currculo na elaborao da proposta pedaggica Intersemiose Analisar os diversos tipos de linguagens e cdigos e sua rela-o com a produo artstica. Transversalidade Refletir sobre os Temas Transversais, buscando solues para problemas que afetam a socie-dade.

A proposta de atividade apresentada tem como objetivo ampliar a discusso do carter plural do texto literrio e do fazer artstico, levando em considerao a complexidade envolvida no ato de escrever. A leitura passar a ser fonte de enriquecimento cultural e a interpretao do texto literrio certamente se enriquecer com a base estabelecida em outras leituras que certamente acontecero.

Cadernos do CNLF, Vol. XV, N 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011

p. 1234

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUSTICA E FILOLOGIA

6.

Consideraes finais

O maior desafio da escola colocar o aluno em contato com o texto literrio como forma de construo/negociao de sentidos para que sejam superadas as prticas de ensino de literatura que se restringem memorizao de caractersticas dos estilos de poca. A leitura literria na escola precisa ser compreendida como ato de enunciao e coenunciao conforme a proposta defendida ao longo deste trabalho, tendo em vista o carter dialgico existente entre autor-textoleitor para que sejam superados os tabus que afirmam que a literatura muito difcil e reservada a poucos iniciados e para que a leitura do texto literrio e as atividades de produo textual se convertam em prticas socialmente situadas deixando de ser apenas prticas que tem como objetivo o cumprimento de tarefas escolares.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS BAKHTIN, Mikhail M. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1992. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lngua portuguesa. Braslia: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. PCN+ Ensino mdio. Orientaes educacionais complementares aos parmetros curriculares nacionais- linguagens, cdigos e suas tecnologias. Braslia: MEC, 2002. BORDINI, Maria da Glria. Guia de leituras para alunos de 1 e 2 graus. Centro de Pesquisas Literrias. Porto Alegre: PUCRS/Cortez, 1989. COUTINHO, Afrnio. O ensino da literatura. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1975. CRESSOT, Marcel. O estilo e suas tcnicas. Lisboa: Edies 70, 1980. ENEM, Exame nacional do ensino mdio, caderno azul. 2 aplicao. Ano 2010. Disponvel em: http://www.enem.inep.gov.br. Acesso em: 2001-2011. MONTEIRO, Jos Lemos. A estilstica. Petrpolis: Vozes, 2009.
p. 1235 Cadernos do CNLF, Vol. XV, N 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011

You might also like