You are on page 1of 4

1)Descreva os autores e as principais teorias administrativas. Teoria da Administrao Cientfica Frederick W.

. Taylor - Teoria da Administrao Clssica Henry Fayol Teoria Burocrtica Max Weber - Teoria das Relaes Humanas Elton Mayo - Teoria Estruturalista Max Weber Teoria Comportamentalista seu principal expoente foi Herbert A Simon. - Teoria dos Sistemas Ludwig Von Bertanfly 2) Alguns autores dividem as teorias administrativas em trs eras. Quais so essas eras e quais as teorias que esto relacionadas a essas eras? Era Clssica - Teoria Clssica - Teoria da Burocracia - Inicio da Industrializao - Administrao Cientfica Era Neoclssica - Teoria Neoclssica - Teoria Estruturalista - Teoria Comportamental - Teoria de Sistemas e Teoria da Contingncia. Desenvolvimento Industrial e Necessidade de inovao. Era da Informao - Tecnologia da Informao nfase na: Produtividade, Qualidade, Competitividade, Cliente e Globalizao.

3)Quais as caractersticas do sistema pblico de sade adotado pelo Brasil aps a constituio de 1988? A caracterstica mais marcante para a rea da sade a universalizao do direito e a igualdade de acesso s aes e servios de sade.Tambm posso citar:a inseparabilidade da promoo,proteo e recuperao da sade e a formao de uma rede regionalizada hierarquizada para proporcionar servios sob a responsabilidade compartilhada em 3 nveis de governo(federal,estadual e municipal).

4)Quais so os princpios norteadores desse sistema? Universalidade - sade como um direito de todos e dever do Estado Integralidade - dever do atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais. Equidade - sade direito de todos todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza Descentralizao - as aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo Participao social - participao da comunidade nas aes e servios pblicos de sade

5)Como o setor privado da sade se relaciona com o sistema pblico de sade brasileiro? O setor privado participa do SUS de forma complementar, por meio de contratos e convnios de prestao de servio ao Estado quando as unidades pblicas de assistncia sade no so suficientes para garantir o atendimento a toda a populao de uma determinada regio. 6)Descreva as diretrizes da Poltica Nacional de Medicamentos.
Adoo de relao de medicamentos essenciais regulamentao sanitria de medicamentos, reorientao da assistncia farmacutica; promoo do uso racional de medicamentos; desenvolvimento cientfico e tecnolgico; promoo da produo de medicamentos; e desenvolvimento e capacitao de recursos humanos.

7)Descreva as diretrizes da Politica Nacional de Assistncia Farmacutica Conjunto de aes voltada promoo, proteo e recuperao da sade, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produo de medicamentos e insumos, bem como a sua seleo, programao, aquisio, distribuio, dispensao e utilizao dos medicamentos. 8)Qual o montante financeiro que o Brasil emprega na manuteno da sade da populao brasileira? Esse montante muito distinto daquele gasto por outros pases? H diferenas em relao ao gasto pblico e o gasto privado em sade? Para 2013,esperam-se R$79,3 bilhes para aes e servios em sade.Sim. O gasto pblico em
sade em sade de apenas 4,1% do PIB.Dos gastos pblicos totais apenas 6,1% vo para sade.

9)Por que a indstria farmacutica depende da inovao para seu crescimento? Por uma questo de sobrevivncia,se no mudar o que se oferece(bens e servios),como se cria e oferta,sero superados por outras empresas. a descoberta de novos medicamentos que garante o valor das empresas.
10) Qual a relao entre o crescimento da indstria farmacutica e a lei das patentes?
A atividade desenvolvida pela indstria farmacutica abarca a pesquisa, desenvolvimento, comercializao e distribuio de drogas farmacuticas. um setor produtivo de suma relevncia, que investe alto valor em pesquisa,porm com a quebra da patente empresas perdem em vendas uma vez que devido ao valor do genrico,grande parte da populao prefere tal produto em vez do original.Ocasionando em perda de receita e reduo de despesas com pesquisa.

11)Qual a importncia da indstria farmacutica brasileira em relao ao mercado farmacutico mundial?


Os investimentos em inovao e as patentes tornam-se ferramentas chave para a internacionalizao das empresas farmacuticas

brasileiras e aumento de sua competitividade no mercado internacional. O Brasil o nono maior mercado de frmacos e medicamentos do mundo e conta com importantes indstrias do setor em seu territrio. A indstria nacional lidera as vendas no mercado interno e refora os investimentos em pesquisa, respaldada pela fora dos genricos.

12)Quais as diferenas entre a indstria farmacutica multinacional e a indstria farmacutica nacional? Multinacionais: empresas que possuem matriz num pas e possuem atuao em diversos pases. So grandes
empresas que instalam filiais em outros pases em busca de mercado consumidor, energia, matria-prima e mo-de-obra baratas.

As indstrias nacionais tm maior produo de medicamentos similares, que possuem as mesmas caractersticas e qualidade do produto de referncia, mas no so intercambiveis. 13)Qual o impacto dos medicamentos no dficit comercial brasileiro de U$ 12 bilhes na rea de sade? A indstria farmacutica de genrico s copia, no investe em pesquisa, gerando tal dficit. 14)O que o governo brasileiro tem feito para diminuir esse deficit? O governo esta investindo em pesquisa,testes clnicos e desenvolvimento.

15)Quais as principais diferenas entre os medicamentos de referncia, medicamentos de marca e genricos? Medicamentos de referncia: fabricante introduz a molcula no comrcio. Produto inovador registrado no rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria e comercializado. Medicamentos de marca: contem o mesmo principio ativo, concentrao, forma farmacutica, difere apenas em caractersticas relativas ao tamanho e forma do produto, embalagem, rotulagem, sempre identificado por nome comercial ou marca. Medicamentos genricos: similar a um produto de referncia, intercambivel, geralmente produzido aps expirao ou renncia patentria. 16)A indstria farmacutica tem uma taxa de crescimento muito maior que a taxa de crescimento brasileira. Quais os motivos dessa diferena?
O segmento no Brasil quase que totalmente dependente de importaes e utiliza a proteo de patentes como uma forma de segurana de retorno dos investimentos praticados,representando apenas 2% da fatia de mercado mundial, sendo os Estados Unidos o principal mercado, com aproximadamente 50% do volume de negcios.

17)Qual o papel do Ministrio da sade no tocante s doenas negligenciadas? Quais as caractersticas dessas doenas? Papel de investir em pesquisas, promover inovaes e desenvolver produtos para doenas negligenciadas. Um conjunto de doenas associadas situao de pobreza, as precrias condies de vida e as iniqidades em sade. Ex:AIDS e Tuberculose. 18)Quais so as caractersticas dos programas que aumentaram o acesso da populao brasileira a medicamentos? Programas que promovem aes na rea da sade e oferecem acesso gratuito a medicamentos como para:hipertenso e diabetes.Ex: Programa Sade No Tem Preo que para famlias de baixa renda, a gratuidade da medicao representa uma economia equivalente a at 12% da renda mensal. 19)Por que ocorrem tantas fuses e aquisies na indstria farmacutica mundial? Com a finalidade de aumentar a rentabilidade e o poder de investimento em P,D&I, as grandes corporaes farmacuticas passaram por sucessivas fuses e/ou aquisies de empresas menores. 20)O que so medicamentos fitoterapicos? So medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais, obtidos de derivados de droga vegetal ,no sendo objeto de registro como medicamento. So considerados medicamentos fitoterpicos os obtidos com emprego exclusivo de matriasprimas ativas vegetais. No se considera medicamento fitoterpico aquele que inclui na sua

composio substncias ativas isoladas, sintticas ou naturais, nem as associaes dessas com extratos vegetais.

You might also like