You are on page 1of 21

Adeso voluntria e Comportamento Ambiental de Empresas Transnacionais do Setor Qumico no Brasil*

JOHN KLEBA**

Nos anos 90, as iniciativas empresariais que se comprometem com a soluo de problemas sociais e ambientais aumentaram de forma explosiva, lado a lado com a desregulamentao de investimentos diretos estrangeiros (JAKOBEIT, 1999). O presente artigo problematiza os efeitos da autoregulamentao no comportamento ambiental de empresas transnacionais (ETNs) com base num estudo de caso sobre as duas maiores empresas qumicas alems atuantes no Brasil. A pergunta central se a adeso voluntria empresarial compensa o desnvel dos padres ambientais locais ou se trata-se de uma campanha enganosa para desmobilizar o controle estatal e pblico (greenwashing), bem como reter avanos na legislao ambiental. Abordaremos o papel das iniciativas empresariais numa relao de convergncia/concorrncia com o sistema jurdico e com a sociedade civil organizada. Percebemos estas trs dimenses como constituintes de normas do comportamento societrio (TEUBNER, 1997). Diretrizes corporativas, programas de gesto, cdigos de conduta e compromissos ambientais tm algo em comum. Eles exprimem formas de aderir voluntariamente a um determinado conjunto de normas e se opem como soft law legislao, que obrigatria e de escopo universal. J o conceito de auto-regulao mais amplo que a adeso voluntria, incluindo a praxis empresarial efetiva. O Brasil para a questo tematizada um objeto de pesquisa peculiar, pois ele est ao lado da China e do Mxico entre os pases em desenvolvimento que nos anos noventa mais atraram investimentos diretos estrangeiros (WHEELER, 2001: 7). Este gigante sul-americano possui um direito ambiental avanado e ao mesmo tempo deficincias claras no controle ambiental de indstrias. Na pesquisa aqui relatada perguntamos se estas deficincias so compensadas pela auto-gesto das ETNs, no
* Este estudo foi realizado como parte do projeto Umweltrechtliche Regime bei Direktinvestitionen in Niedrigstandardlndern do Centro de Pesquisa do Direito Ambiental Europeu, Universidade de Bremen, Alemanha, financiado pela Deutsche Forschungsgemeinschaft DFG. Agradeo a correo da traduo por Joo F. K. Lisboa. ** Membro do Centro de Pesquisa do Direito Ambiental Europeu, Universidade de Bremen, Alemanha. Recebido em 15/03/2003 e aceito em 10/05/2003.

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

sentido de evitar padres duplos entre a subsidiria no Brasil e a matriz no pas de origem.

TESES SOBRE A FUNO DA AUTO-REGULAO INDUSTRIAL


O papel da adeso voluntria empresarial vem sendo discutido controversamente. Um enfoque enfatiza sua complementaridade com a regulamentao estatal. Esta a perspectiva, por exemplo, da Organizao Internacional para Padronizao ISO. 1 A cooperao da indstria imprescindvel, pois o saber especializado sobre as fontes de poluio e sobre solues tcnicas , sobretudo, concentrado nas empresas. A adeso voluntria se torna promissora para aliviar as despesas estatais no controle ambiental e para conscientizar as empresas de sua responsabilidade social pelo que fazem ou deixam de fazer. Uma perspectiva divergente sublinha a concorrncia entre o controle estatal e as iniciativas reguladoras de atores econmicos, sugerindo que cdigos de conduta e programas de gerenciamento ambiental poderiam tomar o lugar da legislao da poluio industrial. Por exemplo, de acordo com propostas neoliberais, a auto-regulao torna a funo do Estado de legislar e controlar suprflua, ou reduz esta funo ao controle de empresas incorrigveis (de free-riders) (WORLD BANK, 1998: 34). O mesmo enfoque de concorrncia pode ser interpretado de forma diversa, a exemplo de Garcia-Johnson, que percebe nas iniciativas de auto-regulao uma nova ideologia, o ecologismo voluntrio (2000: 187). Para esta autora, as empresas objetivaram, atravs dos compromissos voluntrios, evitar que os avanos da legislao ambiental nos EUA dos anos 80 desencadeados pelos movimentos sociais contra os danos de substncias qumicas se alastrassem no mbito internacional. Esta tese supe que as ETNs intencionam manter padres ambientais inferiores nos pases em desenvolvimento para expandir sem investimentos ambientais significativos (modelo race-to-the-bottom). interessante notar que a relao inversa defendida pela tese do eco-protecionismo: as ETNs pretenderiam forar padres ambientais superiores nos pases em desenvolvimento, atravs das mesmas iniciativas, para manter sua vantagem comparativa como pioneiras em termos de tecnologia ambiental, bloqueando a importao de produtos baratos e no certificados nos pases industrializados (CAVALCANTI, 1997: 207). Ambas as teses especulam sobre motivos e so reducionistas. Pois, por um lado, ao assumirem cdigos de conduta, as ETNs demonstram que a modernizao de suas subsidirias faz parte de seus interesses. Por outro lado, os custos de modernizao ambiental para empresas nacionais so frequentemente superestimados, chegando-se a ignorar programas de financiamento. 2 Afinal, a necessidade de uma economia sustentvel cada vez mais reconhecida em pases em desenvolvimento, diferentemente da posio anacrnica da dcada de 70, quando a questo ambiental era entendida como coisa de pases ricos.

26

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

Para alcanar maior profundidade na anlise das interrelaes entre ETNs, sociedade e meio ambiente recorremos classificao dos determinantes de maior relevo, incluindo desde a lgica de sistemas funcionais at a anlise de atores, normas e contextos, conforme o quadro que segue:
Quadro 1: Determinantes do comportamento ambiental de empresas Sistemas funcionais Normas e V alores Valores Atores e Redes Contextos e Acontecimentos Aspectos internos da empresa Economia, Direito, Poltica ambiental e econmica Diretrizes corporativas, Legislao nacional, Cdigos de conduta, Convenes internacionais, Aceitao e Legitimao social Subsidiria e Matriz, Parceiros Econmicos, rgos de controle, ONGs, Sindicatos, Acionrios Grau de deteriorao da regio da indstria, Escndalos/Acidentes ambientais, Constelao de interesses e de poder Sistema de gesto, Engajamento da gerncia, Qualificao dos empregados

Assim, a economia tem um cdigo prprio de funcionamento, baseado na dade pagar e no pagar (LUHMANN, 1988), enquanto a influncia da matriz corporativa reside tambm em aspectos de sua organizao, como controle e cultura empresarial (GUEDES, 1999). Alm disso, os cdigos de conduta elaborados por representaes das ETNs reagem a valores hegemnicos, como a necessidade de proteger o meio ambiente. O comportamento ambiental concreto resultado desta confluncia complexa de fatores. Ao mesmo tempo, relevante verificar se o papel que a legislao desempenha transformado pelas tendncias de auto-regulao empresarial. Para esta questo, vale mencionar a tese de Gnter Teubner sobre um crescente pluralismo legal (OP . CIT.: XIV): Este autor percebe nos efeitos da globalizao a emergncia de uma lei global, que no comporta nem legislao, nem constituio poltica e nem hierarquia de normas politicamente ordenada. De forma libertria, defende uma formao descentralizada do direito por parte de diversos setores da sociedade e do mercado contra o monoplio do direito estatal. Mas interpretada de forma crtica, esta tese acaba por sustentar tambm argumentos neoliberais, pois padres tcnicos e cdigos de conduta tambm so dados como exemplos de pluralismo legal. O problema da tese teubneriana que ela aceita a auto-validao de leis de origem no-central, no problematizando adequadamente os conflitos sociais e os problemas de legitimao e aceitao social relacionados sua produo heterognea. As normas de ETNs no so, por exemplo, aceitas de forma acrtica pelo movimento ambientalista. Mesmo que o Estado de Direito tambm tenha problemas de legitimao (por exemplo as leisque-no-pegam), h uma diferena fundamental entre o sistema legislativo e as iniciativas no mbito das leis macias (soft law) que no pode ser ignorada: somente o primeiro dispe de claras formas de sano e impe indstria como um todo padres mnimos para proteger o homem e o meio ambiente.

27

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

As teses acima apresentadas, apesar de demonstrarem algumas fragilidades, apontam para o fato de que a construo e o o enforcement de normas como privilgio de um sistema de direito, entendido como brao do Estado, algo do passado: soft law e o direito positivo so certamente heterogneos, mas num mundo globalizado ambos assumem um papel de extrema importncia.

DO COMPOR TAMENTO REA TIV O P ARA UMA POLTIC A COMPORT REATIV TIVO PARA POLTICA AMBIENT AL EMPRESARIAL AMBIENTAL
Para testar o problema acima mencionado, foi realizada pesquisa emprica sobre o comportamento das duas maiores empresas qumicas alems sediadas no Brasil.3 As empresas pesquisadas esto entre as maiores mundialmente, ambas possuindo mais de 100 unidades industriais e mais de 100.000 empregados e dispondo de uma paleta de mais de 8.000 produtos. A BASF SA , em 1999, a segunda maior empresa do ramo qumico no Brasil, com vendas no valor de 1,2 Bilho (o total de suas vendas na Amrica do Sul perfaz 1,8 Bilho), enquanto a Bayer SA, que a stima no ramo, alcanou 749 Milhes4 em vendas no mesmo ano. A sede da BASF SA em So Bernardo do Campo, SP . Os segmentos mais representativos da empresa no Brasil so Tintas, Frmacos, Alimentos, Plsticos e Fibras, incluindo intermedirios, pesticidas, disperses, coatings, laques, polierutanos e vitaminas.5 A empresa possui quatro unidades industriais no Brasil. As duas maiores, com mais de mil empregados, esto localizadas respectivamente em Guaratinguet, SP , sendo esta a empresa principal, e em So Bernardo do Campo, SP . Por sua vez, a Bayer SA sediada em So Paulo e possui quatro unidades de produo, sendo a principal em Belford Roxo, na periferia do Rio de Janeiro. As outras unidades esto em Porto Feliz, SP , So Paulo, SP e Porto Alegre, RS. Sua paleta de produtos inclui pesticidas, xidos de ferro, polmeros, intermedirios e produtos veterinrios. A formulao de uma poltica ambiental pelas duas empresas tem um desenvolvimento comum: as primeiras medidas ambientais significativas foram introduzidas nos anos 70 como reao legislao nacional e so baseadas no enfoque do final-de-tubo ( end-of-pipe ), principalmente tratando efluentes e poluentes atmosfricos. Pode-se falar em uma poltica ambiental somente a partir de meados dos anos 80, quando nas matrizes alems so elaboradas diretrizes ambientais, realizadas auditorias, publicados relatrios ambientais bem como fundadas instncias administrativas para a rea. Na mesma poca, surgem os primeiros inspetores ambientais nas subsidirias brasileiras (GUEDES 1993: 195, 238). Surpreende o fato de que estas polticas corporativas assumem um carter global de forma extremamente lenta. Somente no final dos anos 90 as ETNs pesquisadas realizam auditorias em todas suas unidades industriais e incluem tambm os pases em desenvolvimento em seus relatrios ambientais.6 Apesar desta morosidade, trata-se de um processo cumulativo que produz uma ruptura: a partir dos anos noventa, o comportamento ambiental das ETNs passa a ser regido predominantemente no mais

28

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

de forma heternoma, atravs da legislao e controle estatal, mas autonomamente pelo prprio empresariado. So diversas as iniciativas de adeso voluntria que norteiam o comportamento corporativo das transnacionais. Entre estas destacam-se as Diretrizes da OECD para Empresas Multinacionais.7 Entretanto, para a gerncia ambiental das subsidirias em questo so apenas duas as referncias que exercem uma influncia direta: o programa Atuao Responsvel e a norma ISO 14001. O Atuao Responsvel foi iniciado em 1986 por empresas qumicas no Canad (responsible care) e est atualmente estabelecido em 42 pases,8 estando no Brasil desde 1992. O seu objetivo expresso a otimizao dos sistemas de gerenciamento incluindo sistemas de segurana, proteo do trabalho, meio ambiente, segurana de produtos e transportes, bem como o dilogo com as comunidades locais. Para participar do programa, uma empresa necessita somente assinar uma declarao de adeso ao programa, no havendo controle externo. As normas da srie ISO 14000 foram elaboradas por uma comisso mista com representantes dos governos, de organizaes internacionais e especialistas e so postas em prtica desde 1996. Esta srie de normas dispe sobre padres ambientais, e seu elemento central para as empresas a norma ISO 14001, que define padres para a gesto ambiental. O requerente necessita apresentar um plano de gesto para obter o certificado. Este fornecido por organismos de certificao credenciados pelo INMETRO. No Brasil, a aplicao da norma controlada pelo ABNT, com participao do Ministrio do Meio Ambiente, rgos de controle ambiental, empresrios e universidades. Ambas as empresas pesquisadas seguem a mesma tendncia de implementar um sistema centralizado de gerenciamento. No final dos anos 90, todas as suas indstrias da Amrica do Sul sero controladas a partir de suas unidades centrais, respectivamente para a BASF em Guaratinguet e para a Bayer em Belford Roxo. Da mesma forma, as recomendaes da ISO 14001 e do Atuao Responsvel foram integradas ao sistema de gesto j existente para as normas de qualidade de produto (ISO 9002).

DIRETRIZES E A UDITORIAS AMBIENT AIS AUDITORIAS AMBIENTAIS


A poltica ambiental de ETNs estruturada pela formulao de diretrizes corporativas, bem como por sistemas de gesto e controle. As diretrizes corporativas publicadas so uma forma de lei macia, desde que norteiam o comportamento de gerentes e empregados, alm de gerar uma expectativa na sociedade de que as empresas faam o que prometem. Formuladas pelas matrizes, as diretrizes valem para a corporao como um todo. primeira vista, estas diretrizes parecem promissoras. Por exemplo, a BASF AG (a matriz) objetiva a minimizao de impactos para o homem e o ambiente, que podem resultar de plantas industriais, instalaes, substncias e atividades da empresa (BASF AG, Diretrizes Empresariais sobre a Gesto da Segurana, Sade e do MeioAmbiente). De forma mais detalhada, expressa a Bayer AG (a matriz) a inteno de

29

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

que seus processos de produo devam:


...minimizar o consumo de matrias-primas e energia bem como a quantia de emisses e detritos, produzir resduos reciclveis ou eliminveis de forma a no agredir ao meio ambiente, forar medidas de produo integrada frente s medidas aditivas e remediadoras (Bayer AG, Diretrizes para uma Atuao Responsvel na Proteo Ambiental e na Segurana).

Estas declaraes demonstram que as empresas incorporaram em suas diretrizes algumas prerrogativas ambientalistas. A pergunta em que medida estes preceitos so postos em prtica. Em geral, pode-se dizer que as diretrizes so formuladas de forma demasiado genrica, permitindo omisses importantes, uma questo que trataremos mais abaixo. Ao mesmo tempo, possvel perceber que a incorporao de um sistema de gesto e de diretrizes ambientais nas ETNs vem produzindo inovaes favorveis ao meio ambiente e segurana de acidentes. Por exemplo, em 1990, a BASF SA no dispunha nem de auditorias ambientais, nem de um levantamento sistemtico de impactos, assim como no controlava os requerimentos legais para os transportes de substncias perigosas de seus parceiros comerciais. Hoje tudo isto realizado. Um elemento central no controle das diretrizes so as auditorias internas. Ambas as empresas pesquisadas combinam dois mtodos: uma equipe internacional de auditores da matriz visita as instalaes industriais das subsidirias, o que inclui uma prova atravs da direo da empresa e uma inspeo s fbricas. Alm disto, as subsidirias devem responder questionrios detalhados, onde os impactos ambientais esto includos. Por razes de custos operacionais, entretanto, as inspees tm uma durao extremamente curta se restringindo s questes de segurana de acidentes (HERBERG, 2001: 25). Isto significa que, apesar das auditorias, as matrizes continuam dependendo fortemente do engajamento da direo das subsidirias para alcanarem padres de qualidade almejados. Um aspecto positivo do Atuao Responsvel que as empresas associadas passaram a dar mais ateno a aspectos de proteo ambiental de seus fornecedores e das transportadoras, em especial daquelas que trabalham com produtos perigosos ou de maior valor. Destes parceiros, as ETNs passam a exigir licenas de operao e um programa de gesto de riscos. Aqui se mostra, entretanto, um problema fundamental de padres ticos de gerenciamento que no dispem de controle externo. Todos os associados da ABIQUIM participam do Atuao Responsvel, j que, desde 1998, ele se tornou obrigatrio nesta associao. Entretanto, nem todas as empresas parecem seguir suas recomendaes. Para um gerente de meio ambiente isto demarca uma diferena crucial entre o Atuao Responsvel e a norma ISO 14001: Sim, mas ele no tem uma verificao externa e no tem tanta fora. Aqui no Brasil as prticas gerenciais no esto colocadas num modelo sistmico de gesto. Por estes dois fatores, uma ou outra fbrica se preocupava com isto mas no era obrigao de fazer e agora [com a ISO 14001] (Y2).

30

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

Seria a norma ISO 14001, com sua verificao externa, uma forma de suprir as deficincias de sistemas de controle de rgos ambientais e das auditorias da matriz? Infelizmente, a confiana na efetividade desta norma j est colocada em xeque, pois as empresas, para adquirirem uma certificao com a ISO 14001, decidem de forma autnoma que objetivos devem ser alcanados, sem nenhuma participao de rgos ambientais estatais ou pblicos (PRINGLE & LEUTERITZ, 1998: 11). Ou seja, os objetivos de qualidade escolhidos podem deixar lacunas de peso. O certificado adquirido atravs da apresentao de um programa de longo prazo condizente norma da ISO. J antes de implementar os objetivos, as empresas podem desfrutar de sua certificao. No por acaso que recentemente no Brasil dois escndalos ambientais vieram tona envolvendo empresas que dispem de um certificado da ISO 14001: em junho de 2000, o depsito e a queima de resduos perigosos (entre outros, dioxinas e furanos) da fbrica de montagem da Fiat em Formiga, MG9 e, em julho do mesmo ano, a vazo de quatro milhes de litros de leo da refinaria da REPAR nos rios Iguau e Barigui.10 Estes casos mostram que a adeso voluntria tambm pode resultar em custos polticos: no caso do escndalo da Fiat de Formiga, a deciso judicial, considerando sua certificao com a norma ISO 14001, obrigou a empresa a cumprir uma destinao adequada dos resduos perigosos espalhados na regio.

INVESTIMENTOS NO MEIO AMBIENTE


Ainda na dcada de 70, a questo ambiental era para as empresas um incmodo, contradizendo a lgica liberal do mercado livre. As empresas passaram a ser responsabilizadas por questes at ento consideradas como externalidades, desde a explorao de matrias-primas at o destino final dos produtos aps seu consumo. A legislao ambiental emergente implicou em novos custos, e novos riscos surgiram com os boicotes de consumidores. Entretanto, na dcada de 90, as preocupaes ambientalistas tornaram-se um valor hegemnico. As empresas passam a incorporar um discurso ambientalista no s como auto-defesa diante das exigncias crescentes dos movimentos sociais e do desenvolvimento legislativo. As ETNs descobrem que certas medidas de gesto ambiental, assim como um mercado ambiental emergente, so lucrativas. Por esta razo, surpreendente que as empresas pesquisadas tenham necessitado de mais de uma dcada para implementar medidas ambientais sugeridas por suas diretrizes e programas j desde meados da dcada de 80. As chances de economias ambientais no foram percebidas anteriormente, provavelmente em funo do que Luhmann (op. cit.) chama de cdigo peculiar do sistema econmico, para o qual a questo ambiental uma mensagem estranha, que necessita ser traduzida e reduzida para poder ser incorporada. Ou seja, as diretrizes promissoras e o Atuao Responsvel pouco surtiram efeito. Somente no final da dcada de 90 esta implementao mostrou avanos significativos, explicada em parte pela peculiaridade da certificao com a norma ISO 14001, que compromete a gerncia das empresas candidatas, exige

31

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

planos detalhados de otimizao de padres ambientais e institui o controle por uma agncia externa independente. A impermeabilidade do cdigo sistmico da economia explica tambm a incongruncia entre um discurso originado em apelos ambientalistas e hoje utilizado pelas ETNs que ultrapassa claramente a forma tpica do iderio tcnico e economicista neoliberal. Por exemplo, o ideal de poluio zero e a anlise de eco-eficincia, expressos em relatrios ambientais das matrizes11 mostram a maleabilidade de discursos quando estes no envolvem compromissos concretos. J os gerentes ambientais, em seus relatos sobre a prxis da gesto ambiental, expressam o pensamento bsico que sustenta as polticas ambientais das ETNs, que pode ser sintetizado na frmula: environmental protection makes money. Investimentos no meio ambiente, que no derivam de fortes presses externas, so realizados pelas ETNs somente pela economia de custos ou para a abertura de novos mercados como os servios ambientais. Segundo Voigt (2000: 10), imperativos ticos e custos de reputao induziriam as gerncias de empresas aaplicar as diretrizes dos compromissos empresariais assumidos. A pesquisa aqui relatada chegou a uma concluso divergente sobre o comportamento gerencial: diretrizes e objetivos de qualidade ambientais so percebidos pela gerncia como orientaes bastante flexveis. Se elas complementarem as metas comerciais e o crescimento econmico da empresa, sero aplicadas. Ultrapassando este critrio limitador, estas orientaes no vo muito alm de, to bem quanto possvel, cumprir a legislao e causar uma boa imagem pblica. Desta forma, um gerente de meio ambiente de uma das ETNs destaca que a proteo ambiental efetuada por iniciativa prpria quando apresenta vantagens econmicas:
A soma de economia atravs da ISO 14001 (para todas as fbricas no Brasil) at agora em torno de US$ 1,8 Mi.. E a gente no teve praticamente investimento nisto. Aqui em Belford Roxo j conseguimos US$ 340 mil por ano com economia de gua e US$ 60 mil por ano de gs natural. Ento proteo ambiental legal, economia ambiental, mas tem sempre uma economia de custos associada (Y2).

A outra empresa qumica pesquisada apresenta o mesmo quadro. Sobretudo a substituio de leo por gs na fbrica de Guaratinguet, a partir de 1998, contribuiu para uma reduo de material particulado e xidos de enxofre em torno de 95%, gerando ao mesmo tempo uma economia de US$ 320 mil ao ano.12 Quanto ao mercado de servios ambientais, ambas ETNs racionalizaram seus custos com o tratamento do lixo industrial construindo incineradores de grande porte para resduos perigosos. A Bayer SA, em Belford Roxo, est autorizada pela FEEMA a oferecer seus servios de anlises de laboratrio, de depsito e incinerao de resduos, incluindo um dos poucos incineradores do pas autorizados a queimar PCBs. A empresa utiliza somente 30% de sua capacidade de incinerar trs mil toneladas por ano. Como conseqncia, este servio negociado com demais empresas. Desde 1994, em torno de 160 firmas deixam incinerar seus resduos na Bayer SA. Segundo as

32

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

entrevistas, esta rea de servios rendeu at o momento um total de US$ 6 Mi.. A mesma poltica seguida pela BASF Guaratinguet, que dispe seu incinerador de resduos da classe I (os mais perigosos) para 70 clientes, alm da incinerao gratuita para os hospitais da regio, uma estratgia que aumenta a influncia da empresa na poltica regional. Todos estes exemplos apontam para o fato de que os investimentos no meio ambiente, gerados por auto-iniciativa, contriburam para uma racionalizao econmica considervel do consumo de matrias primas, como energia e gua, da gerao de resduos e emisses e da oferta de servios. Isto significa que a suspeita de que as polticas ambientais de ETNs no passem de greenwashing no condiz com a realidade, mesmo que estas transformaes se movam dentro de um enfoque reducionista tpico do cdigo sistmico da economia. Por outro lado, um dos pontos fracos fundamentais da auto-regulao a dificuldade de gerar investimentos em reas no rentveis.

PADRES DE EMISSO
A anlise de padres de emisso das empresas pesquisadas reafirma nossa tese do auto-compromisso como um instrumento de efeitos ambientais positivos mas estruturalmente limitado, necessitando ser complementado pela aplicao da legislao ambiental e pela presso pblica. Tomemos por exemplo o complexo industrial da Bayer SA em Berford Roxo. De acordo com um relatrio da FEEMA em conjunto com a Gesellschaft fr Technische Zusammenarbeit (GTZ), esta empresa, depois de emitir durante anos substncias altamente txicas, teria reduzido consideravelmente suas emisses (COSTA, 1998: 88-89). O Presidente da FEEMA tambm destaca, com algumas ressalvas, as mudanas realizadas:13 Hoje consideramos esta empresa como tendo um bom padro ambiental. Mas ela ainda tem coisas que devem ser corrigidas (FEEMA). Entre estas coisas a serem corrigidas, a FEEMA acabou por confirmar resultados de uma pesquisa efetuada pelo Greenpeace, que detectou um nvel de mercrio (22 mg/kg) claramente acima dos padres legais na vazante da fbrica no rio Sarapu.14 Esta denncia no to abrangente a ponto de colocar todas as iniciativas ambientais da empresa por gua abaixo, mas ela revela a fragilidade do perfil de empresas que desejam se apresentar como pioneiras na ecologia e acima da mdia do comportamento industrial. O mesmo problema observvel nos relatrios ambientais das ETNs, que apresentam estatsticas surpreendentes sobre reduo de emisses omitindo causas e contextos. Os relatrios sugerem grandes esforos feitos em inovaes tecnolgicas e investimentos ambientais. Mas, por exemplo, a Bayer SA alcanou nos ltimos anos uma reduo considervel de emisses simplesmente a partir da venda ou do fechamento de fbricas poluentes. Entre 1993 e 1998 foram fechadas treze linhas de produo no complexo de Berford Roxo.15

33

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

PROTEO AMBIENT AL AMBIENTAL COMO FUNO DA DEMANDA


Um argumento tpico para explicar porque as ETNs poluem mais no Brasil que em seus pases de origem recorre necessidade de adaptao aos padres nacionais de mercado. As exigncias da demanda e no a responsabilidade empresarial imporia os padres ambientais dos produtos. A maior parte dos clientes das ETNs pesquisadas so indstrias automobilsticas, de papel, couro, txteis ou eletrodomsticos. Por esta razo muitas das inovaes tecnolgicas impactam diversos setores industriais simultaneamente. Por exemplo, as tintas com base de gua, que apresentam diversas vantagens ambientais sobre as tintas convencionais, sendo que estas ltimas produzem efluentes com alta Demanda Qumica de Oxignio (DBO) e metais pesados, alm de consumirem muita gua. Numa iniciativa recente, as montadoras brasileiras Volkswagen e Daimler Chrysler esto utilizando pigmentos solveis em gua produzidos pelas duas ETNs qumicas em foco. Assim, a demanda de um produto mais ecolgico das montadoras reduz automaticamente a produo de poluio pelas indstrias qumicas. Com a expanso das possibilidades de consumo no Brasil, a imagem ambiental ganha em relevncia. As presses da demanda por produtos de baixo investimento ambiental agregado destacam-se sobretudo em setores onde os custos de proteo ambiental so expressivos. Um exemplo nomeado por diversos gerentes ambientais entrevistados o mercado de pigmentos e tintas txteis, que sofre uma acirrada concorrncia com produtos asiticos mais baratos que, entre outras razes, poupam no tratamento de resduos: A linha de corantes txteis, no s no Brasil mas tambm na Europa, sofreu muito com a concorrncia dos pases do leste da sia como ndia e China. A fabricao de corantes tem um custo de tratamento razovel das guas poludas, se gasta muita gua. Estamos por isso nos nmeros vermelhos(S1). Apesar disto, a BASF e a Bayer do Brasil criaram recentemente uma joint-venture para a produo de pigmentos txteis no Brasil, a DyStar.16 Mesmo que, em geral, fatores de mercado limitem os espaos para inovaes ambientais, estes condicionantes no devem ser utilizados como libi para um comportamento contrrio precauo, em especial tratando-se de ETNs que esto entre as maiores empresas mundiais em capital de giro.

ADESO VOLUNTRIA, DIREITO E CONTROLE AMBIENT AL AMBIENTAL


Uma crtica comum adeso voluntria empresarial supe que sua legitimao enfraqueceria a funo estatal de legislar sobre a poluio industrial. Nossa pesquisa tematiza diversos aspectos das relaes entre direito ambiental e a autoregulamentao chegando concluso de que ela heterognea e contm contradies intrnsecas.

34

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

O lobby da indstria qumica no Brasil representado pela ABIQUIM prope que a adeso voluntria substitua exigncias legais irrealistas. Ao invs de se criarem novas leis no nvel local e regional, deveria haver negociaes entre as indstrias, prefeituras e governos.17 A indstria busca padres flexveis para se adaptar s mudanas de mercado. A legislao, pelo contrrio, visa proteger ao homem e ao meio ambiente atravs de padres fixos e detalhados. H casos, porm, em que, contradizendo seu discurso anti-legislativo, o grande empresariado procura estabelecer normas tcnicas industriais avanadas, adaptando o mercado nacional s exigncias de um mercado globalizado e s normas j correntes em pases industrializados. Desta forma, a ABIQUIM organizou uma participao mais intensiva do empresariado em rgos estatais de normatizao para a agilizao de processos e a defesa de seus interesses especficos. Com relao ao controle estatal da poluio, iniciativas de adeso voluntria esto associadas a ganhos de autonomia das empresas. Participantes do Atuao Responsvel teriam, por exemplo, obtido licenas de expanso para suas instalaes mais facilmente do que as demais empresas (GARCIA-JOHNSON, op. cit.: 27-30). Esta forma de cooperao traz vantagens para ambos os lados: as empresas tm mais liberdades e os rgos de controle ambiental menos trabalho. Em que medida este comportamento pode ser generalizado depender de fatores como a integridade dos rgos ambientais e o grau de presso da sociedade civil em cada caso. Decisiva para o comportamento da Bayer S.A. de Belford Roxo sua localizao geogrfica na Baa de Guanabara, j que esta se tornou um smbolo das lutas ambientalistas.18 Situado na periferia de Rio de Janeiro, o complexo industrial no deixa de estar na mira das organizaes no governamentais. Alm disto a FEEMA, a partir de 1998 sob a direo de Axel Grael, vinculado ao Partido Verde, saiu de sua crise profunda demonstrando um engajamento forte na coisa pblica, a exemplo do termo de compromisso negociado com a CSN, a indstria que mais polua no Estado do Rio de Janeiro.19 Em contraste, a sede industrial da BASF em Guaratinguet demonstra que sua localizao numa cidade pequena traz decisivamente mais soberania para a empresa. Nesta cidade no h organizaes ambientalistas e o sindicato tem pouca influncia. O rgo de controle ambiental local, que poderia cobrir esta lacuna, mantm relaes estreitas com a empresa.20 Uma grande empresa situada numa pequena cidade constitui um problema peculiar de desnvel do poder local, como formula um de seus sindicalistas: A empresa tem uma influncia muito grande aqui. Diversas obras foram doadas para a cidade. O chamado segundo prefeito o diretor da fbrica(G1). Ambas as ETNs realizam um automonitoramento de suas emisses, periodicamente fiscalizado pelos rgos de controle. Para o complexo industrial de Guaratinguet no foi possvel obter informaes seguras sobre irregularidades, alm do depoimento do sindicato local sobre um freqente mau cheiro que infestaria os bairros nas imediaes da fbrica bem como de acidentes ocasionais sem cobertura da imprensa. Lacunas no controle estatal no levam, entretanto, necessariamente a um relaxamento do comportamento das empresas. Por exemplo, a Bayer em Belford

35

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

Roxo reduziu consideravelmente seu impacto ambiental apesar da crise da FEEMA nos anos 90 (COSTA, op.cit.). A anlise da auditoria ambiental desta empresa, auditoria esta que no Estado do Rio de Janeiro obrigatria para a grande indstria, mostra um nmero de irregularidades pequeno, que pode ser interpretado como usual para as indstrias em geral. Uma pergunta de especial interesse se as ETNs usam de deficincias no direito ambiental brasileiro para poluir mais do que suas matrizes na Alemanha. O direito ambiental brasileiro est em geral altura dos padres de pases industrializados.21 Sobretudo a nova Lei de Crimes Ambientais de 1998 (Lei Nr. 9.605) tem um efeito preventivo de extrema relevncia, j que pessoas jurdicas como as prprias ETNs podem ser processadas e, ao mesmo tempo, as multas tenham sido aumentadas vigorosamente, perfazendo at 50 Millhes de Reais para um primeiro delito. Entre as principais lacunas da legislao brasileira est a falta de determinaes genricas para o descarte de substncias e resduos perigosos. Outra lacuna evidente a falta na legislao federal, bem como na maioria dos Estados, de nveis mximos de emisso de poluentes para diversas classes de substncias que, por exemplo na Alemanha, so contempladas numa lista detalhada, a TA-Luft.22 Focando a pergunta sobre as ETNs pesquisadas, a hiptese de tirar vantagem das lacunas legislativas com relao ao descarte de substncias perigosas pouco provvel, j que ambas as empresas investiram em sistemas de tratamento de resduos modernos como os incineradores j mencionados, com o objetivo de auferir ganhos nesta rea de servios. Com relao s emisses, imperam duas tendncias opostas. As novas instalaes so baseadas na importao de padres tcnicos alemes, que em geral so mais exigentes do que os nacionais. Isto significa que com a transferncia de tecnologia as emisses de poluentes seguem freqentemente padres acima das exigncias legais brasileiras, baseados no TA-Luft, como por exemplo na Bayer SA para xileno, benzeno, tolueno e partculas de cromo e, na BASF SA, para os gases butano e pentano. Esta prtica, infelizmente, nem contempla todas as lacunas da legislao nacional nem persegue sempre os padres mais exigentes. Por exemplo, uma das empresas utiliza para seus incineradores padres de emisso para material particulado entre os valores brasileiros de 50 /m e os alemes de 30 /m. A homogeneizao atravs de transferncia tecnolgica corresponde s novas plantas industriais, no incluindo instalaes industriais antigas ou adquiridas de outras empresas. Vale a pena lembrar que a capacidade de absoro da poluio pelo ambiente depende da densidade industrial, critrio controverso mas utilizado para diferenciar as exigncias legais de Estados brasileiros altamente industrializados de outros, que desejam atrair a indstria com padres mais permissivos. De qualquer forma, este critrio no vlido para o eixo Rio de Janeiro So Paulo, onde mais de 70 mil indstrias formam a regio industrial mais densa da Amrica Latina (WORLD BANK, 1996: 06), regio onde se localizam ambos os complexos industriais aqui em foco.

36

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

RELAES COM A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA


Um dos objetivos do Responsible Care , atravs de um dilogo, melhorar a relao das empresas com a sociedade. Este impulso no Brasil ainda no surtiu efeito. Uma forte polarizao entre empresas, ONGs e sindicatos permanece. Por exemplo, com relao ao requerimento de participao do sindicato qumico da CUT no programa Atuao Responsvel, os depoimentos de ambos os lados so incompatveis. Enquanto as empresas dizem estarem abertas participao, o sindicato afirma o contrrio.23 Para a CUT isto demonstraria a exgua credibilidade do Atuao Responsvel: No por acaso que as empresas participam do Atuao Responsvel. Mas isto uma mscara. Ela no permite que ns do sindicato acompanhemos a empresa neste programa(G1). A relao entre sindicato e empresa, a exemplo da BASF Guaratinguet, marcada por uma desconfiana mtua extrema. Para exemplificar, segundo o dirigente do sindicato, o seu acesso empresa est atualmente coibido: Apesar de eu ser um funcionrio da empresa, eu preciso para entrar nela de uma permisso do departamento pessoal. Como no momento no temos uma boa relao, eles proibiram a minha entrada. Quando exigimos nossos direitos somos chamados de agitadores(G1). Na Alemanha, entre a mesma empresa e seu sindicato predomina uma interao totalmente diversa, de forte cooperao, o que tpico para as relaes entre capital e trabalho neste pas. No Brasil, estas relaes so geralmente conflitivas. Entretnato, isto no pode ser explicado simplesmente por uma imagem negativa da indstria qumica junto opinio pblica, pois esta imagem no diverge consideravelmente entre o Brasil, os EUA ou a Alemanha.24 Alm disto, diversamente de muitos pases industrializados, o Brasil no dispe do Community-right-of-information. Informaes de rgos do Estado e de ETNs no so negligenciadas somente para a sociedade civil, mas ocasionalmente at para o prprio Ministrio Pblico.25 Outra especificidade nacional a forma como as iniciativas de adeso voluntria so incorporadas. Teoricamente, elas objetivam uma adaptao s necessidades locais. Isto no significa, entretanto, que nos pases onde os problemas so mais prementes o engajamento empresarial seja mais intenso. Por exemplo, a implementao do Responsible Care no Canad e nos EUA contam com um conselho nacional autnomo (National Advisory Panel - NAP), que segundo um estudo da Organizao Internacional do Trabalho parece ser decisivo para o sucesso substantivo do programa nestes pases.27 Este conselho formado por representantes de organizaes ambientalistas, advogados de defesa ao consumidor e especialistas. No Brasil, onde, diferentemente dos pases mencionados, no existe um direito amplo de informao, a ABIQUIM recusou a formao desta forma de conselho, argumentando no haver necessidade (GARCIA-JOHNSON, op.cit.: 179). As subsidirias de ETNs no Brasil parecem reduzir seu dilogo com a sociedade a programas assistencialistas para os moradores das imediaes de suas instalaes industriais. Por exemplo, a Bayer S. A. em Belford Roxo, que est rodeada por favelas, organizou um pequeno grupo de representao da comunidade para discutir problemas sociais, como preveno da AIDs, alm de distribuir alimentos e manter

37

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

uma escola de futebol para os jovens. Entretanto, medidas de muito maior premncia so negligenciadas. Por exemplo, casos de acidentes na fbrica envolvendo a comunidade, mostraram um despreparo tanto por parte de rgos pblicos (postos de sade, bombeiros, etc.) quanto por parte dos moradores em reagir adequadamente ao perigo e aos danos associados.27 Uma atuao responsvel da empresa no pode se limitar, neste caso, a abafar os riscos envolvidos. Ela deveria atuar no esclarecimento e na capacitao da comunidade local para lidar com os riscos de acidentes industriais. Wheeler (2001: 11) supe que deficincias de rgos de controle ambiental em pases em desenvolvimento sejam automaticamente corrigidas por stakeholders e grupos de moradores, que exerceriam uma espcie de regulamentao informal sobre empresas poluidoras. Nossos resultados de pesquisa apontam para exemplos contrrios tese deste autor do Banco Mundial: Muitas vezes h ausncia de stakeholders, como no caso da BASF Guaratinguet. Alm disto, as associaes de moradores carecem de informaes, como o caso de Belford Roxo, onde os moradores enfrentam um forte desnvel na sua capacidade de barganha para negociarem com as ETNs. Seria um erro, entretanto, interpretar a adeso voluntria como se esta implicasse somente em ganhos para as ETNs e perdas para a presso pblica contra a poluio qumica. Pois os compromissos assumidos pelas empresas envolvem o risco da cobrana de setores crticos da sociedade e do descrdito empresarial. As obrigaes que surgiram para a Fiat em MG com relao destinao de resduos perigosos, mencionadas acima, comprovam esta hiptese. O vazamento de leo em julho de 2000 na REPAR, certificada com a norma ISO 14001, tambm originou fortes presses polticas, unindo reivindicaes ambientalistas e sindicalistas por maiores investimentos em sistemas de segurana e contratao de recursos pessoais.28 Outro exemplo a crtica da ONG alem Deutscher Chemiekreis, em cooperao com sindicatos brasileiros, Bayer SA: Contrariando suas obrigaes assumidas pelo Atuao Responsvel, a empresa estaria fechando os olhos para os efeitos danosos de seu pesticida Baysiston na cultura de caf em Minas Gerais, onde este teria causado envenenamentos e at mortes.29

HOMOGENEIZAO OU MANUTENO DE PADRES DUPLOS DE PROTEO AMBIENT AL? AMBIENTAL?


Por se tratarem de movimentos internacionais, as iniciativas de autoregulamentao poderiam causar um nivelamento de padres de proteo ambiental mais exigentes para pases em desenvolvimento. Entre as diversas iniciativas que tm disseminado padres ticos de comportamento para atores econmicos, esto, por exemplo, a ISO 14001, que est implementada atualmente em 112 pases, e o Responsible Care, em 42 pases. Estes instrumentos prevem no mnimo a montagem de uma estrutura de gesto ambiental, assim como a identificao e minimizao de impactos negativos. Sobretudo para empresas que ainda no se confrontaram com um screening ambiental, estas medidas so relevantes. A deficincia fundamental destas iniciativas reside, entretanto, no fato de que algumas medidas pontuais pouco dizem

38

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

sobre a totalidade de impactos de uma fbrica. Esta pode, por exemplo, reduzir drasticamente suas emisses de poluentes do ar mas no informar adequadamente os agricultores que aplicam seus pesticidas sobre os riscos ligados ao seu uso excessivo ou sem precauo com a sade. Sob a perspectiva de uma comparao internacional, a adeso voluntria refora a homogeneizao de padres provocada pela globalizao econmica, acelerando a transferncia de tecnologias. Este processo entretanto seletivo, vinculado s regies e aos setores de economia dinmica (DAHRENDORF, 1997). No caso das ETNs qumicas alems, possvel perceber esta dualidade na importao de tecnologias modernas para o Brasil por um lado, e por outro na concentrao da pesquisa e desenvolvimento no pas de origem das empresas, onde a maior parte das inovaes de ponta so inicialmente implementadas. De qualquer forma as ETNs poderiam estar fazendo mais do que o fazem para combater padres duplos. O exemplo mais bvio so as defasagens na poltica de informaes ao pblico e na relao com a sociedade civil organizada. Os relatrios ambientais da Bayer SA apresentam somente dados imprecisos em comparao com os relatrios detalhados da matriz. 30 No caso da BASF, esta relao ainda mais surpreendente: Os relatrios brasileiros, ao contrrio dos alemes, no contm nenhuma informao sobre a evoluo das emisses. 31 Sem dvida esta atitude de no transparncia refora a falta de confiana da opinio pblica e dificulta o dilogo com a sociedade. Na busca de padres sociais, ambientais e de emprego de validade global h, entretanto, outros atores que, ao lado das ETNs, tambm desempenham um papel essencial. Por exemplo, dentro das negociaes da Organizao Mundial de Comrcio, um grande nmero de pases em desenvolvimento tem recusado categoricamente o reconhecimento de padres socioambientais mnimos, permanecendo na posio anacrnica da Conferncia Ambiental de Estocolmo de 1972 de que preciso primeiramente desenvolver para depois tentar remediar os males de um modelo de desenvolvimento social e ambientalmente perverso. Entretanto, s ETNs, por seu carter global, cabe a responsabilidade maior, fazendo valer suas condies vantajosas de amortizar custos de pesquisa e desenvolvimento atravs da transferncia de inovaes tecnolgicas, para assumir um pioneirismo no combate a padres duplos.

PERFIL AMBIENT AL D AS EMPRESAS : AMBIENTAL DAS EMPRESAS: UMA ANLISE COMP ARA TIV A COMPARA ARATIV TIVA
As diferenas do perfil das duas empresas pesquisadas podem ser explicadas por alguns fatores bsicos, dos quais destacamos os seguintes: desnveis na legislao e na atuao dos rgos ambientais entre Estados da Federao, grau de presso de grupos ambientalistas e sindicatos e grau de engajamento da gerncia das empresas (veja quadro II abaixo). No caso da BASF SA de Guaratinguet, a presso heternima fraca, seja por parte de stakeholders ou do rgo de controle ambiental. A empresa apresenta

39

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

algumas iniciativas pioneiras de proteo ambiental, que derivam entretanto ou de economias ambientais ou de medidas preventivas frente a uma legislao que continuamente avana. A falta de transparncia, a exemplo dos relatrios ambientais, assim como a relao extremamente conflitiva com o sindicato eclatante. Considerando, ao mesmo tempo, a influncia poltica assimtrica da empresa no municpio, torna-se possvel a esta indstria ferir a legislao sem que isto venha tona, ou seja, quase que constituir um terreno autnomo do direito. Em contraste est o contexto em que se inserem as instalaes da Bayer SA em Belford Roxo. Aqui, a poltica verde da FEEMA, a atuao de organizaes ambientalistas e do Ministrio Pblico, assim como a sensvel localizao da fbrica junto Baa de Guanabara exercem sinergicamente uma clara influncia no perfil ambiental da empresa. Este perfil se caracteriza, por exemplo, pelo fechamento de fbricas poluidoras, redues drsticas de emisses e pela gil aquisio de certificaes como a norma ISO 14001.
Quadro II: Resultados empricos sobre o comportamento ambiental de ETNs Empresa A
Localizao da indstria Pequena cidade no Estado de So Paulo. A e grau de deteriorao regio apresenta um nvel de poluio mdio: da regio o rio Paraba apresenta srios problemas mas a poluio do ar no chega a ser preocupante.

Empresa B
Periferia da cidade do Rio de Janeiro, junto Baa de Guanabara, zona altamente degradada, incluindo as guas, o ar e os depsitos de resduos.

Cdigos de conduta e diretrizes internas e Atuao Responsvel. Diretrizes internas e Atuao Responsvel A certificao com a Norma Iso-14001 e certificao com a Norma Iso-14001. progra-mas de gesto planejada. Legislao e rgos de Legislao exigente do Estado e da Federao compensam em parte a autonomia controle derivada do poder poltico local da empresa. rgo de controle local coopera estritamente com a empresa. Legislao estadual avanada (obrigao de auditorias independentes). O engajamento do rgo de controle ambicioso, superando gradativamente suas deficincias.

Sociedade civil am- A presso da sociedade civil inexistente, Presso forte de ONGs, mas com flutuabientalistas, sindicatos a mdia representa os interesses da empresa, es. A mdia e a opinio pblica so sensveis para os problemas de poluio locais. o sindicato fraco. e mdia Rede econmica de cli- Estmulos similares: a favor de investimentos ambientais, por ex. atravs de tintas entes, fornecedores e solveis em gua, e contra estes atravs da concorrncia barata de produtos asiticos. acionrios Papel da matriz Em geral o mesmo: a matriz decide sobre investimentos de monta, responde pela transferncia de tecnologias e know-how, audita as subsidirias e formula as polticas ambientais atravs de diretrizes, participao em programas de gesto ambiental e a estruturao de gerncias ambientais. A cultura do pas de origem com relao aos clientes e s solues tcnicas reproduzida. A relao com stakeholders, ao contrrio, no se realiza como na matriz. Similares entre as duas empresas so os padres tcnicos, a estrutura administrativa e as medidas de qualificao. Diverso o grau de engajamento da gerncia, que na Bayer SA maior, visvel na gil certificao com a norma Iso-14001 e nas informaes mais densas dos relatrios ambientais.

Fatores internos

40

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

Estes condicionantes estruturais explicam a complexidade do comportamento industrial. H, por exemplo, determinantes econmicos que explicam (no legitimando) a manuteno de padres duplos. Nestes casos, estratgias indiretas da poltica econmica, a exemplo dos pases industrializados, poderiam impulsionar avanos considerveis no Brasil.32 Ao mesmo tempo, h uma srie de defasagens entre as diretrizes assumidas e a prxis das ETNs que no derivam da economia: a escassa transparncia de seu comportamento ambiental, a carncia de estratgias de gesto de acidentes junto s comunidades de moradores no entorno das fbricas e os exguos esforos de dilogo com a sociedade civil organizada.

CONCLUSES
Neste estudo, problematizamos a adeso voluntria empresarial testando teses sobre seus efeitos no perfil ambiental de instalaes industriais e sobre o grau de autonomia das ETNs frente regulamentao estatal e s demandas sociais. Uma primeira concluso de que as iniciativas de autoregulamentao no se reduzem a greenwashing, pois produzem avanos efetivos na proteo ambiental. Entre outros exemplos, as ETNs introduziram um screening ambiental para todas as novas instalaes, a auditoria de parceiros comerciais, uma minimizao considervel do consumo de recursos naturais bem como da emisso de poluentes. Todavia, o dilogo com a sociedade e a transparncia no so implementados da forma propagada. O potencial da autoregulamentao reside, sobretudo, no fato de que tanto o engajamento como certas inovaes dentro das empresas no podem ser alcanados de forma heternima, ou seja, nem pela legislao, nem por presses sociais, nem mesmo pelas auditorias da matriz. Pois h uma imensa zona nebulosa que permanece oculta para atores externos s fbricas (GLECKMAN, 1995: 98) e quem melhor conhece os problemas das fbricas so seus prprios empregados. Por essa razo, empresas e suas representaes tm um papel insubstituvel para estratgias eficientes de global governance, para complementar a legislao e o acompanhamento crtico da sociedade civil. Somente uma atuao conjunta desta trade de atores parece alcanar um balano apropriado para sustentar exigncias econmicas e ambientais simultaneamente. Por outro lado, h limites estruturais no potencial da autoregulamentao empresarial. Ela no capaz de substituir a funo de controle do Estado, j que no dispe dos exclusivos instrumentos da legislao: a mediao independente entre interesses econmicos e ambientalistas, a imposio de padres mnimos para todas as empresas, a autonomia do controle dos rgos estatais bem como mecanismos de sano com fora legal. A tese teubneriana, que percebe uma autovalidao da adeso voluntria dentro das relaes empresa e sociedade precisa ser reformulada, apontando para a falta de efetividade dos cdigos de conduta e os problemas de legitimao. Alm disto, as empresas esto presas racionalidade econmica, filtrando automaticamente exigncias ambientais no econmicas atravs de seu cdigo sistmico de operao, o que s pode ser quebrado por uma forte influncia externa.

41

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

Outra questo levantada a hiptese de a adeso voluntria fortalecer a soberania das empresas frente s presses heternomas. Os resultados de pesquisa apontam para uma antinomia com relao esta hiptese. As estratgias ambientalistas das ETNs tm reforado o lobby empresarial na definio de normas tcnicas e aumentado o seu poder de barganha frente aos rgos de controle atravs de exemplos positivos de gesto ambiental. Estes ltimos incluem o uso de padres de emisso mais exigentes que os nacionais e a manuteno de incineradores ultramodernos oferecendo um servio para as regies onde as fbricas se situam. A auto-iniciativa das empresas , alm disto, vista com bons olhos pelos rgos ambientais, j que reduz a sobrecarga de trabalho destes. Ao mesmo tempo, ao se compromissar com normas de gesto e cdigos de conduta, as ETNs passam a ser pressionadas para manterem sua palavra, sofrendo novos tipos de riscos bem como perdas, exemplificados acima pelo caso do escndalo da Fiat em Formiga e pelo caso do pesticida Baysistin da Bayer SA. Se as iniciativas empresariais surgiram para refrear o desenvolvimento legislativo e as demandas pblicas, como sugere Garcia-Johnson (op. cit.), ento elas no atingiram seu alvo. Com relao ao papel da adeso voluntria empresarial, cabe colocar que correes fundamentais so prementes, sob a ameaa de corroer sua efetividade e sua credibilidade. A concepo da norma Iso-14001 e do Atuao Responsvel, bem como as polticas ambientais internas das ETNs, so atrativas para as empresas em virtude de sua flexibilidade. Entretanto, enquanto fatores relevantes de proteo ambiental possam ser omitidos, enquanto faltar a consulta pblica na formulao de objetivos de qualidade, e enquanto no for implementado um controle externo com regras claras de sano, a confiabilidade da auto-regulao empresarial de ETNs permanecer frgil.

BIBLIOGRAFIA
CAVALCANTI, R.N., As normas da srie ISO 14000, In: ROMEIRO, A. (et al.) Economia do Meio Ambiente. Campinas: Unicamp/IE, pp. 205-218, 1997. COSTA, H. Uma avaliao da qualidade das guas costeiras do Estado do Rio de Janeiro. FEMAR, [Projeto Planagua-SEMA/GTZ], 261 p., 1998. DAHRENDORF, R. Anmerkung zur Globalisierung, in: BECK, U. [org.], Perspektiven der W eltgesellschaft. Frankfurt a M.: Surhkamp, [Ed. Zweite Weltgesellschaft. Moderne], pp. 41-54, 1997. Quarterly Berkeley, USA, FINDLEY, R.W., Pollution Control in Brazil, Ecology Law Quarterly, Vol. 15, 1988. .S . Multinational GARCIA- JOHNSON, R. Exporting Environmentalism U U.S .S. Chemical Corporations in Brazil and Mexico Mexico. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 2000. GLADWIN, T. Multinational Enterprise and Environmental Responsability: a Review of Key Concerns, Control Limitations and Multilateral Options (prepared for the Environment Directorate of the OECD), N.Y.: New York University, 1983.

42

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

GLECKMAN, H. Transnational Corporations Strategic Responses to Sustainable earbook Development, In: Green Globe Y Yearbook earbook, [Fridtjof Nansen Institute, Norway] Oxford University Press, pp.93-106, 1995. GUEDES, A.L.M., Programas ambientais de empresas multinacionais no Brasil Estudo de casos no setor qumico, Dissertao de Mestrado defendida no Instituto de Relaes Internacionais, Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 09 de agosto de 1993. _________ . Prticas ambientais de empresas transnacionais no Brasil: redescobrindo o papel da interdisciplinaridade, Faculdades Integradas, Curitiba, Paran, Brasil, 1999. HERBERG, M. Die Betriebe mssen ihre Hausaufgabe machen Auslandsaudits als Instrument der umweltbezogenen Selbstregulierung in transnationalen Konzernen, FEU Werkstattberichte 2001/1, Forschungsstelle fr Europisches Umweltrecht, Universitt Bremen, 2001. rends 2000 JAKOBEIT, C. Produktion und Handel, in: Globale T Trends 2000. [Stiftung Entwicklung und Frieden]. Frankfurt a.M.: Fischer. S. 195-218, 1999. ologische K ommunik ation. Opladen: Westdt Verl., 1988. ommunikation. LUHMANN, N. k kologische Kommunik brasileiro. [8. ed.], So Paulo: Malheiros MACHADO, P .A.L., Direito ambiental brasileiro Editores, 782 p., 2000. PRINGLE, J. & LEUTERITZ, K. ISO 14001: A Discussion of Implications for Pollution Prevention, National Pollution Prevention Roundtable - ISO 14000 Workgroup (White Paper), 1998. ROBERTS, J. T. & STAUFFER, E.A. Corporate Environmentalism in Brazils Chemical Industry: Participation in Responsible Care and ISO 14001 in 619 Firms. Revised Draft. Departament of Sociology/Programm in Latin American Studies, Tulane University, New Orleans, LA, USA, 2000. TEUBNER, G. Global Bukowina: Legal Pluralism in the World Society, In: TEUBNER, G. (org.), Global Law without a State. Hants (UK): Dartmouth, pp. ix-30, 1997. VOIGT, S. Freiwilligkeit durch Zwangsandrohung eine institutionenkonomische Analyse von Selbststeuerungserklrungen in der Umweltpolitik, Zeitschrift fr Umweltpolitik und Umweltrecht, Vol. 3, pp. 393-408, 2000. WHEELER, D., Racing to the bottom - foreign investiment and air quality in developing countries, World Bank paper , Development research group, www.worldbank.org, Nov. 2001. WORLD BANK, Brazils Pollution regulatory Structure and Background, [David Shaman], 1996. WORLD BANK, Brazil: Managing Pollution Problems, Policy Report Report, 1998. NOT AS NOTAS
1. ISO, TC 207, http://www.iso.ch/9000e/dontexis.htm. 2. J. Gutberlet, Produo Industrial e Poltica Ambiental - Experincias de So Paulo e Minas Gerais, (Pesquisas , So Paulo: Konrad-Adenauer-Stiftung, 1996: S. 136. Nr.7),

43

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

3. As fontes de informao emprica baseiam-se em documentos bem como em entrevistas realizadas no Brasil entre Julho e Setembro de 2000 com gerentes de meio ambiente, representantes da FEEMA, CETESB e IBAMA, de sindicatos e do Greenpeace bem como especialistas em direito ambiental. As cidades visitadas para pesquisa foram So Paulo, So Bernardo do Campo, Guaratinguet, Rio de Janeiro, Belford Roxo e Braslia. Foram entrevistadas o total de 12 pessoas. 4. Revista Exame - As 500 Maiores Empresas no Brasil - Melhores e Maiores, Junho 2000, So Paulo: Editora Abril. 5. BASF do Brasil, 1999, Relatrio Anual da Amrica do Sul/Informe Anual Amrica del Sur. 6. BASF, Umwelt, Sicherheit, Gesundheit 1999; Bayer, Responsible Care-Bericht 1999. 7. The OECD Guidelines for Multinacional Enterprises, www.oecd.org/daf/investment/guidelines/index.htm 8. www.cefic.org/activities/hse/rc/ 9. Folha Online, Justia determina que Fiat e fornecedoras retirem lixo de Formiga, 07/06/2000, http://www.uol.com.br/ fol/geral/ult07062000320.htm e GREENPEACE, 07/ 2000, Liminar obriga Fiat a descontaminar Formiga (MG), http:/ /www.greenpeace.org.br/news/news.html 10. Gazeta Mercantil, Multa de Petrobrs sobe a R$ 168 milhes, 2. Aug. 2000: A-8; Folha de So Paulo, Refinaria bomba-relgio, revela estudo, 12 Aug. 2000: C1. 11. Bayer, Responsible Care-Bericht 1999. 12. www.basf.com.br/releas3.htm 13. Entrevista pessoal. 14. A FEEMA com base nestes dados imps um termo de ajustamento de conduta empresa. I. Labunska, R. Stringer, K. Brigden, Poluio por metais e compostos orgnicos associada unidade da Bayer em Belford Roxo, Nota Tcnica: 23/00, Rio de Janeiro, Greenpeace (Departamento de Cincias Biolgicas, Universidade de Exeter, Reino Unido), 12/2000. 15. Bayer, Relatrio de auditoria ambiental - complexo Belford Roxo, referente ao ano 1997: 30. 16. Ao mesmo tempo que a Bayer AG fechou uma linha de produo similar - sua fbrica de Naftis - na Alemanha. No est claro se economias ambientais foram decisivas para esta realocao da produo. Bayer SA, Relatrio Ambiental 1999: 26. 17. Jornal Enfoque ABIQUIM, 2000. 18. A baa comporta o segundo maior conglomerado industrial do Brasil. Para conter o alto nvel de poluio a Baa de Guanabara foi declarada 1989 na Constituio do Estado do Rio de Janeiro (Art. 265) uma rea de proteo ambiental (APP). 19. www.csn.com.Brasilien/portugues/institucional/pdfs/termo de ajuste de conduta_relatorio.pdf. 20. Este rgo pblico dificulta, por exemplo, o acesso informaes pblicas sobre a poluio industrial. Apesar de requisitar oficialmente dados sobre as emisses da empresa, anexando cpia de regulamento da CETESB sobre a informao obrigatria ao pblico, o pesquisador teve acesso vedado sob alegao de sigilo. Ora a poluio do espao pblico coisa pblica e no pode usufruir de sigilo. 21. Nossos dados sobre o direito ambiental brasileiro se baseiam em entrevistas pessoais com dois dos mais renomados especialistas nesta rea no pas: o Prof. Dr. Paulo Afonso Lemes Machado e o Dr. dis Milar, alm da bibliografia especializada. 22. Incluindo substncias inorgnicas particuladas, em forma de vapor ou gs, substncias orgnicas e substncias cancergenas: Technische Anleitung Luft zum deutschen Bundesimmissionsschutzgesetz. 23. Entrevistas pessoais. 24. Sobre o Brasil: Relatrio ABIQUIM Comit de Meio Ambiente, 1991, sobre os EUA: Guedes, 1993: 71, e sobre a Alemanha (entretanto dados no atuais): Hummels, H., Anreize zur Standardisierung umweltvertrglichen Verhaltens multinationaler Unternehmer, Frankfurt a.M.: Peter Lang (Europische Hochschulschriften - Reihe V, Bd. 2237): p. 156, 1997. 25. Rosseto, L. F., Funcionamento de estabelecimento potencial poluidor sem licena ou autorizao do rgo ambiental competente, in: Revista de Direito Ambiental, Jan.-Mrz 2000, Ano 5, Nr.17, 236ff e ainda: Ministrio Pblico do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho da 1 Regiao, Rio de Janeiro, Inqurito Civil Nr. 166/ 94, 27.10.94. 26. K. Munn, Responsible Care and Related Voluntary Iniciatives to Improve Enterprise Performance on Health, Safety and Environment in the Chemical Industrie, Genf: International Labor Organisation, 1999, www.ilo.ch/ public/english/dialogue/sector/papers/respcare/rscare9.ht27. Marcelo Firpo Souza Porto, Relatrio sobre acidentes da Bayer - Fbrica - P .U.M. Rio de Janeiro: CESTEH/ENSP/FIOCRUZ, 1994.

44

Ambiente & Sociedade Vol. VI n. 2 jul./dez. 2003

28. O Estado de So Paulo, Gabeira quer cassao de certificado ambiental, 20 Julho 2000: A-15. 29. Wo Responsible Care endgltig zur Farce wird Kaffeeanbau in Brasilien, in: Chemiekreis, http://home.wtal.de/ bl/ck. 30. Bayer SA, Relatrio Ambiental 1999. 31. BASF do Brasil, 1999, Relatrio Anual da Amrica do Sul/Informe Anual Amrica del Sur. 32. Por exemplo, instrumentos como vantagens fiscais para o fomento de veculos de baixa emisso, para economias de energia ou para a reutilizao do leo industrial bem como taxas ambientais so instrumentos regulativos com efeitos ambientais positivos na Alemanha. Veja tambm Ftima Bucker, A Questo Ambiental e o Direito Econmico, Dissertao de Mestrado, Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo, So Paulo, Feb. 1991.

45

You might also like