You are on page 1of 53

A CONSULTORIA LEGISLATIVA DE PORTAS ABERTAS

TCNICA LEGISLATIVA

NEWTON TAVARES FILHO

TCNICA LEGISLATIVA
o conjunto de preceitos visando adaptao da lei escrita sua finalidade especfica, que a direo das aes humanas, em conformidade com a organizao jurdica da sociedade. (F. Geny) Com a tcnica legislativa, pretende-se melhorar o Direito do ponto de vista de sua qualidade tcnica, de sua coerncia e de sua compreenso. (Kildare Gonalves Carvalho)

A IMPORTNCIA DA BOA TCNICA LEGISLATIVA


O ordenamento jurdico tem na linguagem a sua base e instrumento de expresso. O correto emprego da linguagem e das estruturas formais do discurso tm consequncias diretas sobre a aplicao da norma, constituindo garantia de segurana jurdica para o jurista e para o cidado.

NORMAS JURDICAS PRIMRIAS (CF ART. 59)


Emendas Constituio Leis complementares Leis ordinrias Leis delegadas Medidas provisrias Decretos legislativos Resolues

REQUISITOS DAS NORMAS JURDICAS


Kildare Gonalves Carvalho

Integralidade Irredutibilidade Coerncia Correspondncia Realidade

INTEGRALIDADE
A lei no deve ser lacunosa ou deficiente, dando margem elaborao de outras normas tendentes a super-la, causando confuso no ordenamento jurdico.

IRREDUTIBILIDADE
A norma dever expressar apenas o pertinente aos objetivos e fins a que visa, evitando excessos legislativos e reiteraes - o que poder causar contradies e incoerncias na ordem jurdica.

COERNCIA
A lei deve traduzir uma unidade de pensamento, evitando contradies lgicas e desarmonias conceituais que podero acarretar insegurana e arbitrariedade na sua aplicao.

COERNCIA: questo prtica


Constituio Federal TTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 60 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: IV - os direitos e garantias individuais.

CORRESPONDNCIA
A lei dever levar em conta as demais normas que compem o ordenamento jurdico, de forma a integrar-se harmonicamente no ordenamento jurdico.

REALIDADE
A lei deve levar em conta a realidade social, poltica e econmica que visa a regular. A ocorrncia de disposies irreais redundar em arbitrariedade e irresponsabilidade legislativas, comprometendo a dignidade da legislao como instrumento de ordenao social.

A LEI COMPLEMENTAR N 95, DE 26.02.98


Exigida pela pelo art. 59 da Constituio de 1988, dispe sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. Suas disposies aplicam-se, ainda, s medidas provisrias e demais atos normativos referidos no art. 59 da Constituio Federal, bem como, no que couber, aos decretos e aos demais atos de regulamentao expedidos por rgos do Poder Executivo.

LEI COMPLEMENTAR N 95, DE 1998, SEO I

ESTRUTURA DAS LEIS

ESTRUTURA DAS LEIS


A lei estruturada em trs partes bsicas:
parte preliminar parte normativa parte final

ESTRUTURA DAS LEIS


parte preliminar: compreende a epgrafe, a ementa, o prembulo, o enunciado do objeto e a indicao do mbito de aplicao das disposies normativas.

ESTRUTURA DAS LEIS


parte normativa: compreende o texto das normas de contedo substantivo relacionadas com a matria regulada.

ESTRUTURA DAS LEIS


parte final: compreende as disposies pertinentes s medidas necessrias implementao das normas de contedo substantivo, as disposies transitrias, se for o caso, a clusula de vigncia e a clusula de revogao, quando couber.

EPGRAFE
Revela a categoria normativa da disposio e sua localizao no tempo.
As emendas Constituio Federal de 1988 tm sua numerao iniciada a partir da promulgao da Constituio. As leis complementares, as leis ordinrias e as leis delegadas tm sua numerao sequencial em continuidade s sries iniciadas em 1946.

LEI N 8.171, DE 17 DE JANEIRO DE 1991

RUBRICA OU EMENTA
Rubrica significa "terra vermelha", pois em vermelho eram grafados as letras iniciais, os ttulos e captulos dos primeiros livros de direito civil e cannico que foram impressos. A rubrica ou ementa deduz os motivos e o objeto da norma. o resumo de uma lei. Sua redao deve ser concisa, precisa e clara. "Dispe sobre a poltica agrcola."

PREMBULO
O prembulo indicar o rgo ou instituio competente para a prtica do ato e sua base legal. "O PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:"

O primeiro artigo do texto indicar o objeto da lei e o respectivo mbito de aplicao, observados os seguintes princpios:
excetuadas as codificaes, cada lei tratar de um nico objeto; a lei no conter matria estranha a seu objeto ou a este no vinculada por afinidade, pertinncia ou conexo;

ENUNCIAO DO OBJETO E INDICAO DO MBITO DE APLICAO

(cont.)

ENUNCIAO DO OBJETO E INDICAO DO MBITO DE APLICAO


o mbito de aplicao da lei ser estabelecido de forma to especfica quanto o possibilite o conhecimento tcnico ou cientfico da rea respectiva; o mesmo assunto no poder ser disciplinado por mais de uma lei, exceto quando a subsequente se destine a complementar lei considerada bsica, vinculando-se a esta por remisso expressa.

Art. 1 Esta lei fixa os fundamentos, define os objetivos e as competncias institucionais, prev os recursos e estabelece as aes e instrumentos da poltica agrcola, relativamente s atividades agropecurias, agroindustriais e de planejamento das atividades pesqueira e florestal. Pargrafo nico. Para os efeitos desta lei, entende-se por atividade agrcola a produo, o processamento e a comercializao dos produtos, subprodutos e derivados, servios e insumos agrcolas, pecurios, pesqueiros e florestais.

ENUNCIAO DO OBJETO E INDICAO DO MBITO DE APLICAO

PARTE NORMATIVA (TEXTO OU CORPO DA LEI)


O corpo da lei contm a matria legislativa propriamente dita -- as disposies que inovam na ordem jurdica. A articulao e a diviso do texto normativo devero ser feitas de acordo com a natureza, a extenso e a complexidade da matria, obedecendo-se os critrios fornecidos pela Lei Complementar n 95/98.

CLUSULA DE VIGNCIA
A vigncia da lei ser indicada de forma expressa e de modo a contemplar prazo razovel para que dela se tenha amplo conhecimento. A clusula "entra em vigor na data de sua publicao" reservada s leis de pequena repercusso. A contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleam perodo de vacncia far-se- com a incluso da data da publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subseqente sua consumao integral.

CLUSULA DE VIGNCIA
As leis que estabeleam perodo de vacncia devero utilizar a clusula esta lei entra em vigor aps decorridos (o nmero de) dias de sua publicao oficial.

Vacatio legis: intervalo entre a publicao e a vigncia (produo dos efeitos) da lei. Durante a vacatio legis
continuam em vigor as normas anteriores. Art. 19. Esta Lei Complementar entra em vigor no prazo de noventa dias, a partir da data de sua publicao.

CLUSULA DE REVOGAO
A clusula de revogao dever enumerar, expressamente, as leis ou disposies legais revogadas. vedada a clusula de revogao genrica: Revogamse as disposies em contrrio.

FECHO DA LEI
O fecho da lei contm referncia a dois acontecimentos importantes da Histria brasileira: a declarao da independncia e a proclamao da Repblica.

Braslia, 18 de novembro de 2003; 182 da Independncia e 115 da Repblica.

ASSINATURA E REFERENDA
A assinatura do Chefe de Estado requerida para a validade do ato legislativo. Este tambm deve ser referendado pelo Ministro de Estado a cuja rea esteja afeita a matria (CF, art. 87, pargrafo nico, I), o qual passa a ser co-responsvel por sua execuo e observncia. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Humberto Srgio Costa Lima

ANEXOS
Se houver tabelas, grficos, frmulas matemticas etc, que devam ser includos no texto legal, deve-se fazer uso de um ou mais anexos (numerados), colocados no final da lei, fazendo-se as referncias necessrias ao texto desta.

DA ARTICULAO DAS LEIS LEI COMPLEMENTAR N 95, DE 1998, SEO II

ARTIGO
a unidade bsica de articulao do texto normativo. Em sentido legal, quer dizer parte, juntura, articulao de assuntos de um ato legislativo. indicado pela abreviatura "Art.", seguida de numerao ordinal at o nono (1, 2, 3... 9) e cardinal a partir deste (10, 11, 12...).

ARTIGO

Os artigos desdobram-se em pargrafos ou em incisos; os pargrafos em incisos, os incisos em alneas e as alneas em itens.

PARGRAFO
a imediata subdiviso do artigo, ou disposio acessria do trecho onde figura. Seu texto explica, restringe ou modifica a disposio principal (caput) do artigo, ao qual se liga intimamente. Constitui objeto do pargrafo o conjunto de pormenores ou preceitos necessrios perfeita inteligncia do artigo.

PARGRAFO
representado pelo sinal , seguido de numerao ordinal at o nono e cardinal a partir deste -- exceto quando existe um s, quando deve ser escrito por extenso (pargrafo nico).

PARGRAFO: questo prtica


Constituio Federal Art. 103. Podem propor a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade: (...) 2 - Declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em trinta dias.

INCISO, ITEM E ALNEA


O inciso um elemento discriminativo do artigo ou do pargrafo. representado por algarismos romanos, sendo particularmente til para grandes enumeraes. A alnea empregada para desdobrar incisos. representada por letras minsculas. O item constitui desdobramento da alnea. grafado com algarismos arbicos.

A ARTICULAO DO TEXTO LEGAL


(ESTRUTURAO LGICA DO TEMA REGULADO)
Parte Livro Ttulo Captulo Seo Subseo
ARTIGO

Disposies Preliminares, Gerais, Finais ou Transitrias

Pargrafo (ou inciso) Inciso Alnea Item

DA REDAO DAS LEIS LEI COMPLEMENTAR N 95, DE 1998, SEO II

A REDAO LEGISLATIVA
As disposies normativas sero redigidas com clareza preciso ordem lgica

CLAREZA
Usar as palavras e as expresses em seu sentido comum, salvo quando a norma versar sobre assunto tcnico, hiptese em que se empregar a nomenclatura prpria da rea em que se esteja legislando; usar frases curtas e concisas; construir as oraes na ordem direta, evitando preciosismos, neologismos e adjetivaes dispensveis;

CLAREZA
buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto das normas legais, dando preferncia ao tempo presente ou ao futuro simples do presente; usar os recursos de pontuao de forma judiciosa, evitando os abusos de carter estilstico.

CLAREZA: questo prtica


Constituio Federal Art. 37 .......................................... XI - a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municpios, o subsdio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsdio mensal do Governador no mbito do Poder Executivo, o subsdio dos Deputados Estaduais e Distritais no mbito do Poder Legislativo e o subsdio dos Desembargadores do Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no mbito do Poder Judicirio, aplicvel este limite aos membros do Ministrio Pblico, aos Procuradores e aos Defensores Pblicos;

PRECISO
Articular a linguagem, tcnica ou comum, de modo a ensejar perfeita compreenso do objetivo da lei e a permitir que seu texto evidencie com clareza o contedo e o alcance que o legislador pretende dar norma; expressar a ideia, quando repetida no texto, por meio das mesmas palavras, evitando o emprego de sinonmia com propsito meramente estilstico; evitar o emprego de expresso ou palavra que confira duplo sentido ao texto;

PRECISO
escolher termos que tenham o mesmo sentido e significado na maior parte do territrio nacional, evitando o uso de expresses locais ou regionais; usar apenas siglas consagradas pelo uso, observado o princpio de que a primeira referncia no texto seja acompanhada de explicitao de seu significado;

PRECISO
grafar por extenso quaisquer referncias a nmeros e percentuais, exceto data, nmero de lei e nos casos em que houver prejuzo para a compreenso do texto; indicar, expressamente o dispositivo objeto de remisso, em vez de usar as expresses anterior, seguinte ou equivalentes; utilizar as conjunes e ou ou no penltimo inciso, alnea ou item, conforme a sequncia de dispositivos seja, respectivamente, cumulativa ou disjuntiva.

ORDEM LGICA
Reunir sob as categorias de agregao - subseo, seo, captulo, ttulo e livro - apenas as disposies relacionadas com o objeto da lei; restringir o contedo de cada artigo da lei a um nico assunto ou princpio; expressar por meio dos pargrafos os aspectos complementares norma enunciada no caput do artigo e as excees regra por este estabelecida; promover as discriminaes e enumeraes por meio dos incisos, alneas e itens.

DA ALTERAO DAS LEIS LEI COMPLEMENTAR N 95, DE 1998, SEO III

A ALTERAO DAS LEIS


A alterao da lei ser feita:
mediante reproduo integral em novo texto, quando se tratar de alterao considervel; mediante revogao parcial;

A ALTERAO DAS LEIS


Nos demais casos, a alterao da lei ser feita por meio de substituio, no prprio texto, do dispositivo alterado, ou acrscimo de dispositivo novo, observadas as seguintes regras:
vedada, mesmo quando recomendvel, qualquer renumerao de artigos e de unidades superiores ao artigo, devendo ser utilizado o mesmo nmero do artigo ou unidade imediatamente anterior, seguido de letras maisculas, em ordem alfabtica, tantas quantas forem suficientes para identificar os acrscimos;

A ALTERAO DAS LEIS


vedado o aproveitamento do nmero de dispositivo revogado, vetado, declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal ou de execuo suspensa pelo Senado Federal em face de deciso do Supremo Tribunal Federal; A lei alterada dever manter essa indicao, seguida da expresso revogado, vetado, declarado inconstitucional, em controle concentrado, pelo Supremo Tribunal Federal, ou execuo suspensa pelo Senado Federal, na forma do art. 52, X, da Constituio Federal;

A ALTERAO DAS LEIS


admissvel a reordenao interna das unidades em que se desdobra o artigo, identificando-se o artigo assim modificado por alterao de redao, supresso ou acrscimo com as letras NR maisculas, entre parnteses, uma nica vez ao seu final.

You might also like