You are on page 1of 13

PROJETO

Projeto a redao provisria sobre um assunto com direcionamento e esquema Feito por quem? Pesquisador ou pesquisadores O que fazer? Definio do tema e Problema Quando fazer? Cronograma. Com que fazer? Recursos - Custeios Onde fazer? Local: campo da pesquisa Como fazer? Metodologia Com base em que fazer? Fundamentao Terica A partir de que fazer? Pergunta(s) de pesquisa e/ou hiptese(s)

Para que fazer? Objetivo(s)


Para ou Por que fazer? Justificativa

Esse grfico apresenta as partes essenciais de um projeto, que devem estar relacionadas no texto. Neste momento, entretanto, vamos explicitar cada uma delas separadamente:

1.

Tema e problema: o primeiro representa o assunto que vamos abordar. Devemos apresent-lo de forma delimitada e relacionando-se problematizao que nos levou a realizar a pesquisa. Devemos tambm lembrar que, sem problema, no h o porqu de se fazer uma pesquisa. Dito de outra forma, voc s escreve com base em algo que te incomoda e, a partir, da prope sua contribuio.

2.

Justificativa: apresenta o valor do estudo, enfatizando sua relevncia no s em termos acadmicos, como seus aspectos de utilidade social. Podemos indicar tambm os motivos de ordem pessoal que nos levaram escolha do tema (assunto que ser tratado no seu projeto).

3. 4.

Objetivos: constitui(em) as metas que queremos alcanar com o estudo. Pergunta(s) de pesquisa: mais adequada(s) para projetos de Mestrado, revela(m) o que se quer responder com a pesquisa, e se relaciona(m) intrinsecamente com o(s) objetivo(s). Muitas vezes, um conjunto de perguntas de pesquisa representam a prpria problematizao do tema.

5.

Hiptese(s): necessria(s) em projetos de Doutorado, revela(m) uma tentativa de resposta para o problema de pesquisa. Representa(m) uma suposio quanto ao(s) resultado(s) a serem obitido(s).

6.

Fundamentao Terica: compe a linha terica que embasar a anlise condutora do estudo. diferente da Reviso da Literatura, que tambm deve aparecer no projeto. Esta constitui a sistematizao do levantamento bibliogrfico feito sobre as pesquisas j realizadas sobre o mesmo tema num recorte de tempo. Nem a fundamentao terica nem a reviso da literatura precisam ser exaustivas quando da elaborao do projeto. Devem, sim, ser relevantes e indicativas.

7.

Metodologia e campo de pesquisa : descreve o modo como o estudo ser realizado, os passos que sero seguidos, os sujeitos, os instrumentos de pesquisa, etc. e delimita o campo de ao do pesquisador. Esta parte tambm deve contar com justificativa (por que escolheu tal e tal instrumento, tais sujeitos, programas, etc) e com fundamentao terica (o que um questionrio, quem desenvolveu, foi o precursor desse mtodo, programa, etc).

8.

Contextualizao: Situa o leitor em relao ao universo em que se inscreve sua pesquisa (poltica, religio, administrao, tecnologia, medicina etc). O objetivo, problemtica, justificativa, pergunta de pesquisa, hiptese e contribuio/ justificativa, fazem parte da contextualizao.

9.

Recursos: constituem a fonte de custeio da pesquisa ou a agncia financiadora. Normalmente o projeto elaborado com o objetivo de se concorrer a uma bolsa para se obter recursos. Assim, esse item s entra em projetos j aprovados por alguma agncia ou fonte de custeio, e em fase avanada.

10.

Cronograma: representa o planejamento das etapas da pesquisa em termos temporais. Deve ser definido em relao ao tempo de que o pesquisador dispor para a realizao do trabalho.

ORIENTAES PARA PROJETOS


RELAO ENTRE AS PARTES Ao mesmo tempo em que a tese dividida em partes bem definidas, essas partes/captulos devem guardar relaes explcitas. Vejamos alguns exemplos: a. os Pressupostos Tericos explicitados devem ser aqueles que te auxiliem a responder as perguntas de pesquisa colocadas na Introduo; b. o que voc disser na Introduo (sobre a problemtica geral, sobre aquilo a que se props fazer, sobre as perguntas de pesquisa etc.) deve ser retomado nas Concluses para mostrar como a sua pesquisa colaborou ou no para sua resoluo. c. Os Pressupostos Tericos, relacionados s perguntas de pesquisa, devem ser SEMPRE retomados na anlise e na discusso dos resultados da anlises e, sobretudo, nas Concluses, luz dos resultados obtidos; d. o que voc colocar como pergunta de pesquisa ou como objetivo tem de ter a sua contraparte na Metodologia, isto , vc. deve deixar claro que, para atingir o objetivo a, vai utilizar os procedimentos b e c; para atingir o objetivo x, vai utilizar os procedimentos y e z.

INTRODUO a. b. c. d. e. f. g. h. i. j. Localiza-se, contextualiza-se a problemtica (que diferente do seu problema) mais ampla em que se insere o problema de que voc vai tratar, Delimita-se o problema de que voc vai tratar; Mostra-se como ele j foi tratado por outros pesquisadores ; Levantam-se as hipteses (mesmo que no explcitas) que voc tem sobre o problema que justifiquem as suas questes de pesquisa; Apresentam-se os objetivos e questes de forma mais clara possvel; Apresenta-se a linha (grupo) de pesquisa ou curso em que se insere a sua pesquisa; Apresenta-se, de forma resumida, os pressupostos da linha terica e metodolgica que vc seguiu para atingir os objetivos e responder as perguntas; Justifica-se o trabalho; Apresentam-se as partes em que ele est dividido e o que elas contm; Enfim, d-se um trailer do trabalho para o leitor, com o objetivo de convenc-lo a ler o trabalho. Ou seja,, prepara-se o leitor para que ele saiba o que vai ler e em que direo.

PROBLEMAS NA INTRODUO a. b. c. No explicitar os objetivos; Colocar objetivos que depois no cumpre ; Misturar objetivos de sua prtica (educacional, por exemplo) com os de pesquisa;

d.

Desenvolver os pressupostos tericos de forma extensiva ( eles devem ser indicados, mas no desenvolvidos); e. Apresentar os resultados da pesquisa (se der, por que o leitor vai ter o trabalho de ler a tese inteira???) f. Colocar, logo de incio, uma hiptese particular que, na verdade, est relacionada a uma hiptese mais geral ou a um pressuposto mais geral. Em princpio, primeiro se coloca essa hiptese mais geral para depois colocar a mais particular. Faz parte da introduo: a. Contexto de pesquisa/cenrio : em que rea foi desenvolvida (tecnologia, administrao, religio etc); b. Objetivo: meta (questionar, problematizar, caracterizar, comparar, mostrar a vulnerabilidade/segurana de determinado programa; etc. c. Problemtica: o que incomodou o pesquisador e fez com que ele estudasse o assunto; d. Justificativa: mostra o valor do trabalho;

JUSTIFICATIVA a. Por que mais um trabalho sobre esse tema? b. Em que este diferente dos outros? c. Por que tal diferena relevante? d. De que outra maneira pode tal problema ser concebido? e. O que meu trabalho muda no conjunto de escritos sobre o assunto? f. Em que sentido o trabalho se apia nas solues conhecidas para ter o valor ou o privilgio que lhe confiro? g. Por que ele deve ser lido? (Por quem?) h. O que leitor vai encontrar de interessante, de substancial e atrativo?

METODOLOGIA Deixe muito claros os seguintes itens: a. b. c. d. e. Contexto da Pesquisa (Cenrio atual do assunto. Ex: TI) Participantes (empresas, sujeitos etc) Procedimentos/Instrumentos de Coleta de dados Procedimentos de Seleo de dados Mtodo(s) de anlise e as categorias utilizadas

JUSTIFIQUE AS ESCOLHAS METODOLGICAS a. O que tem a ver o contexto escolhido para a resposta a minhas perguntas e a meus pressupostos? b. Como posso justificar que os procedimentos/instrumentos de coleta so adequados?

Por que selecionei esses dados e no outros? Por que esse nmero e no outro? que critrios utilizei nessa seleo? FUNDAMENTAO TERICA a. b. c. Explique as teorias em que voc se apia e defina de forma clara os conceitos centrais que so importantes para seu trabalho Lembre-se que os conceitos (ex., TI) variam de teoria para teoria e que voc deve ser coerente com a que escolheu, utilizando os termos sempre com o mesmo sentido. Exemplifique, sintetize, faa grficos, etc., pois pode ser que um leitor mesmo pesquisador no conhea a teoria e, mesmo que conhea, preciso que voc o seduza, que o leve a querer ler seu texto, vendo que voc acrescenta uma interpretao pessoal. No se contente com a bibliografia indicada pelo orientador . Busque material especfico ao seu problema. Tem que saber sintetizar. Ter a justa medida: falar sobre o que decisivo para sua tese e no sobre todo o programa do LAEL, sobre tudo o que voc leu e sabe.

c.

d. e.

CITAO a. Identifique e expresse adequadamente os atos de fala realizados pelos autores citados. b. Respeite a autoria do que dito, no levando o leitor a confundir a sua voz com a voz dos autores citados. c. Tome cuidado para no atribuir afirmaes falsas aos autores citados d. Estabelea relaes claras entre os diferentes autores citados , por meio de organizadores textuais. e. Relacione adequadamente o que voc est dizendo com citaes adequadas.

CONCLUSES - NO CASO DE PROJETO NO H CONCLUSO a. b. c. d. e. sintetize e discuta os resultados das anlises luz das teorias assumidas , d respostas claras e diretas s questes de pesquisa que levantou; relacione-as com a problemtica mais ampla; avalie a teoria e a metodologia de pesquisa que seguiu seus pontos fortes e fracos -, mostre a relevncia de seu trabalho , indicando o que trouxe de novo ao problema levantado, s questes tericas e metodolgicas, o que abriu de perspectivas para pesquisas futuras para trabalhos prticos em geral, na educao ou em outra rea. f. levante possibilidades de outras abordagens, de novos trabalhos que podem ser decorrentes de seu trabalho, que poderiam melhor-lo etc. g. Em suma, busque ser auto-crtico em relao pesquisa.

Regras ABNT

1 Formato: Deve ser utilizado papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), branco, especial para impressoras, de um lado apenas (anverso). No se deve desenhar contorno da rea til da folha (ex: moldura). Os textos cientficos no permite outras cores, seno preto exceto no caso de figuras, desenhos e ilustraes que fazem parte do projeto/artigo. 2 Fonte: A fonte deve ser em tamanho 12, arial ou times new Roman. Espaamento entre linhas: 1,5 cm. Texto justificado 2.1 - Ttulos e sub-ttulos na CAPA do trabalho: Seguem a mesma fonte, porm negritado e em caixa alta, com apenas as primeiras letras de cada palavra em maiscula. Deve ser centralizado. 2.2 - Ttulos e sub-ttulos no corpo do trabalho. seguem a mesma fonte. Porm a letra maiscula vai s para a primeira letra da primeira palavra. esquerda e numerado (1,2 ou 1.1, 1.2 etc. a) Subttulos (em negrito) apenas a letra inicial maiscula outras letras minsculas b) Sees do subttulo (sem destaque) letra inicial maiscula outras letras minsculas Exemplo: 1 Violncia 1.1 Violncia no trnsito 1.2 Violncia nos estdios 1.3 Violncia nas escolas 3 Margem: Devem ser utilizados os seguintes valores de margens: Superior: 3 cm Inferior: 2 cm Esquerda: 3 cm Direita: 2 cm 4 Paginao: o texto deve ser numerado automaticamente (inserir/nmero de pginas), a partir da primeira pgina do TEXTO (introduo). Os nmeros devero constar na parte inferior ou superior da folha, direita. 5 Ilustraes: As ilustraes so figuras (quadros, lminas, fotografias, grficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos, mapas), ou outras formas pictogrficas que explicam ou complementam visualmente o texto. Sua identificao aparece na parte inferior precedida da palavra Figura, seguida de seu nmero de ordem

de ocorrncia no texto em algarismos arbicos, do respectivo ttulo e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessrio. 6 Citao com menos de 3 linhas insere-se no prprio corpo do texto e separada por aspas. Conserva-se a fonte, tamanho da letra, etc. o que muda o itlico, aspas e parnteses que indica a excluso de parte da citao. Exemplo

Desse modo, a cenografia da qual provm a fala, diz Maingueneau (2002), deve se apresentar como (...) a cenografia necessria para contar uma histria, denunciar uma injustia, apresentar uma candidatura em uma eleio etc (MAINGUENEAU, 2002, p. 30).

6.1 Citao com mais de 3 linhas. Iniciar a partir de 4 tabs, fonte 10, sem espaamento entre linhas. Se voc suprimir (tirar) parte da frase do autor, comece com [...]. ex: Sendo assim, para Maingueneau (2006, p.114), a cenografia se constri medida que se enuncia. Dessa forma, ela , ao mesmo tempo, origem e produto do discurso, pois
[...] ela legitima um enunciado que, retroativamente, deve legitim-la e fazer com que essa cenografia da qual se origina a palavra seja precisamente a cenografia requerida para contar uma histria, para denunciar uma injustia etc. Quanto mais o co-enunciador avana no texto, mais ele deve se persuadir de que aquela cenografia, e nenhuma outra, que corresponde ao mundo configurado pelo discurso. (MAINGUENEAU, 2006, p.114)

Quanto s outras normas, consultar este endereo de site, pois nele encontraro outras explicaes sobre normas ABNT, inclusive como citar referncias bibliogrficas. http://sol.cpd.fpte.br/biblio/ManualTCC_2009.pdf

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Palavra REFERNCIAS em maisculas, sem adentramento, duas linhas antes da primeira entrada. A primeira entrada deve vir na segunda linha abaixo da expresso REFERNCIAS. Referncias citadas em ordem alfabtica, sem numerao, com espao 6 entre as referncias.

1 - Livros: SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR. Ttulo do livro (em itlico). Trad. Nome do tradutor. Local de publicao, editora, data da publicao. Ex. MACHADO, I. O filme que Saussure no viu: o pensamento semitico de Roman Jakobson. 2. ed. Vinhedo: Horizonte, 2007. Ex. BAKHTIN, M. Problemas da potica de Dostoivski. Trad. P. Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

2 - Captulos de livro: SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR. Ttulo do captulo sem destaque), a preposio in seguida das referncias do livro: nome do autor ou organizador, ttulo do livro (em itlico), edio (a partir da 2), local de publicao, editora, data, acrescentando-se os nmeros das pginas. Ex. AMORIM, M. Para uma filosofia do ato: vlido e inserido no contexto. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. So Paulo: Contexto, 2009. p. 1744.

3. Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPTULO, Nome do autor do captulo. Ttulo: subttulo [ambos em redondo]. In: NOME DO EVENTO, nmero, ano, local de realizao. Ttulo da publicao (em itlico): subttulo da publicao (em redondo). Local de publicao (cidade): Editora, data, pginas inicial-final do trabalho. Ex. FARACO, C. A. Voloshinov um corao humboldtiano? In: XI Conferncia Internacional sobre Bakhtin, 11, 2003, Curitiba. Proceedings of the Eleventh International Bakhtin Conference. Curitiba: Universidade Federal do Paran, 2004, p. 261-264.

4. Partes de publicaes peridicas

4.1 Artigos de peridicos: SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR. Ttulo do projeto (sem destaque), nome do peridico (em itlico), cidade, volume e nmero do peridico, pginas, data de publicao. Ex. BRAIT, B. Lngua nacional: identidades reivindicadas a partir de lugares institucionais. Gragoat, Niteri, n.11, p. 141-155, 2. sem. 2001.

4.2 Artigos de jornal: SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR. Ttulo do projeto. Ttulo do jornal, Nmero ou ttulo do caderno, seo ou suplemento, Local, pginas inicial-final, dia, ms, ano. Ex. BRASIL, U. Borges admirava faroestes e a Lua. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, So Paulo, p. D3, 31 out. 2009.

5. Monografias, dissertaes e teses: SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR, ttulo (itlico): subttulo (redondo), ano, nmero de folhas ou volumes, (Categoria e rea de concentrao) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade. Ex. SILVA, J. Dialogismo e autoria: anlise diacrnica. 2008. 130 f. (Dissertao Mestrado em Lingustica Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. 6. Publicaes online: SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR. Ttulo do projeto. Nome do peridico. Cidade, volume do peridico, nmero do peridico, ano. Disponvel em: [endereo eletrnico]. Acesso em: dia/ms/ano. Ex. SAMPAIO, M. C. H. A propsito de Para um filosofia do ato (Bakhtin) e a pesquisa cientfica

em cincias humanas. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n. 1, 1 sem. 2009. Disponvel em: [http://www.linguagememoria.com.br]. Acesso em: 29 out. 2009.

7. Filmes e material iconogrfico 7.1 Filmes: NOME DO FILME. Diretor. Estdio de produo do filme. Pas de origem da Produo: ano de produo. Local da distribuidora: Nome da distribuidora, data. Suporte [VHS ou DVD]. (Tempo de durao), colorido ou p & b. Ex. A INFNCIA DE IVAN. Ivanovo Destvo. Direo de Andrei Tarkovski. Mosfilm. Rssia, 1961. So Paulo: Continental, 2007, DVD (90 min.), p & b.

ANEXOS Devem ser colocados antes das referncias, precedidos da palavra ANEXO, sem adentramento e sem numerao.

7.2 Pinturas, fotos, gravuras, desenhos etc.: AUTOR. Ttulo [quando no existir ttulo, atribuir um ou indicar sem ttulo, entre colchetes]. Data. Especificao do suporte. Havendo mais dados, podem ser acrescentados para melhor identificao do material. Ex. ALMEIDA JNIOR. Caipira picando fumo. 1893. leo sobre tela. So Paulo, Pinacoteca do Estado de So Paulo. FIGURAS As ilustraes devero ter a qualidade necessria para publicao. Devero ser identificadas, com ttulo ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.). Devero vir em arquivos JPEG.

8. Discos

8.1 Discos considerados no todo: SOBRENOME DO ARTISTA, Nome do artista [ou NOME DO GRUPO]. Ttulo da obra: subttulo [Indicar se se trata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: Nome da gravadora, data. Ex. VELOSO, C. Caetanear [CD]. So Paulo: Polygram, 1989.

8.2 Partes de discos (canes, peas etc.): AUTOR DA CANO. Ttulo da cano. In: AUTOR DO DISCO. Ttulo da obra: subttulo [informar se setrata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: nome da gravadora, data. Ex. VELOSO, Caetano. O quereres. In: VELOSO, C. Caetanear [CD]. So Paulo: Polygram, 1989.

50 Sugestes de temas para projetos


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 Administrao Industrial e Ps-Industrial Assdio Moral Assdio Moral e Assdio Sexual Assdio Sexual Auditoria e Internet Benchmarking Benchmarking Linux x Windows BI Business Inteligence Capacity Planning Certificao Profissional (CP) Comercio eletrnico Convergncia Tecnolgica Corrupo no Brasil e Tecnologia da Informao Ti CP e Formao Acadmica (FA) CP, FA e Experincia Profissional Crackers Deficientes Fsicos Direito Autorais EAD Ensino Distncia e-Business e-Business on Demand Excludos e Minorias Excluso Digital Excluso Social Gesto de Conhecimento Governaa Corporativa Governaa da Internet e o Direito Internacional Hackers IA Inteligncia Artificial Implementao de Sistemas nas empresas Internet Intranet e VPN Invaso de Privacidade Invaso de Privacidade e Internet Offshoring e Nearchoring Pessoas com Necessidades Especiais Plano de Contingncia Plano Estratgico Profissional da Era Internet Redes ARPAnet Segurana Segurana na Internet Software Livre Stress nas empresas Telefonia e o Voip Teleworking Terceirizao e Desterceirizao Terrorismo e Cyberterrorismo Ti Verde Ti, Biotecnologia e Gentica

MODELO PROJETO - capa

Faculdades Metropolitanas Unidas

(NOME DO ALUNO)

(arial ou times new roman, 12. S a primeira letra de cada nome/sobrenome em maiscula)

TTULO (CENTRALIZADO 12, caixa alta)

Trabalho apresentado disciplina xxxxxxxxxxa, do curso de (nome exato do curso) sob orientao do Prof. XXXXXXXXXXXXXi.
(arial ou times new roman, 12. S as primeiras letras do nome/sobrenome em maiscula, texto justificado, direita )

So Paulo - SP 2013

You might also like