You are on page 1of 4

Anemias macrocticas

As anemias macrocticas, como o prprio nome diz, um conjunto de anemias em que a principal alterao morfolgica dos eritrcitos o aumento de seu tamanho ( VCM). Dentre as anemias macrocticas a anemia megaloblstica a mais comum. O termo megaloblastose se refere a uma anormalidade morfolgica dos ncleos de seus progenitores na medula ssea. Os eritroblastos que se desenvolvem com esta alterao nuclear so reconhecidos como megaloblastos. - cido flico - megaloblsticas causas{ deficincia - vitamina B12 - anemias macrocticas - alcoolismo - no-megaloblsticascausas - doena heptica - mielodisplasia

As anemias megaloblsticas ocorrem por uma alterao na sntese de DNA, que se caracteriza por um estado em que a diviso celular se torna lenta, a despeito do crescimento citoplasmtico. Esta anormalidade nada mais do que uma assincronia da maturao do ncleo em relao ao citoplasma, as clulas se preparam para uma diviso que no ocorre e, como resultado, acabam se tornando maiores.

cido flico.

O cido flico, encontrado principalmente em vegetais verdes e frescos, absorvido no jejuno e circula no plasma ligado a protenas. Para adentrar o citoplasma das clulas o folato precisa ser convertido por uma enzima dependente de vitamina B12. Dessa forma, existe uma interdependncia do metabolismo do cido flico e da vitamina B12, uma vez que a vitamina B12 necessria para a manuteno do folato no meio intracelular. O cido flico tem como principal funo participar da sntese de precursores purnicos de DNA. Por isso que deficincias dessa substncia causam alteraes no DNA dos eritroblastos, o que ocasiona a anemia megaloblstica.

1 Thiago M. Zago medUnicamp XLVI

Causas de deficincia de cido flico: 1234Dieta pobre em vegetais; Alcoolismo; M-absoro (doena celaca); necessidades: a. Gestao; b. Hemlise. 5- Drogas: a. Anticonvulsivantes; b. Anticoncepcional; c. Drogas citotxicas.

Vitamina B12.

A vitamina B12, encontrada principalmente em alimentos de origem animal, absorvida no leo terminal quando est ligada ao Fator Intrnseco, produzido pelas clulas parietais da mucosa gstrica, e transportada no plasma pela transcobalamina. Como os estoques de vitamina B12 (cobalamina) no organismo so muito duradouros, a deficincia dessa vitamina est mais relacionada com mabsoro (anemia perniciosa, gastrite atrfica) do que com deficincia alimentar. A deficincia de transcobalamina tambm causa anemia megaloblstica, apesar dos nveis normais de vitamina B12. Causas de deficincia de vitamina B12: 1- M absoro: a. Hipocloridria; b. Gastrectomia total; c. Anemia perniciosa (lembrar de associao com carcinoma de estmago; pico de incidncia 45-65 anos); d. Gastrite por H. Pylori; e. Insuficincia pancretica; f. Doenas inflamatrias do leo; g. Crescimento bacteriano intestinal; 2- Dieta estritamente vegetariana. A vitamina B12 tem como funo participar de reaes que permitem que o cido flico entre no interior do citoplasma das clulas. Dessa forma, a deficincia de B12 provoca um estado celular de deficincia de folato. Tanto na ausncia de vitamina B12 ou cido flico encontraremos aumento nos nveis sricos de homocistena. O cido metilmalnico s estar elevado no plasma e na urina na deficincia de vitamina B12. A principal causa de deficincia de vitamina B12 a anemia perniciosa, doena autoimune em que h destruio das clulas parietais gstricas produtoras de Fator Intrnseco.
2 Thiago M. Zago medUnicamp XLVI

Manifestaes clnicas:
1- Manifestaes hematolgicas: a. Palpitaes; b. Fraqueza; c. Cefalia; d. Irritabilidade; e. Ictercia leve; f. Palidez. 2- Manifestaes digestivas mais exuberantes nas anemias megaloblsticas por deficincia de folato. a. Diarria; b. Perda ponderal; c. Glossite; 3- Manifestaes neurolgicas podem ocorrer com o hemograma normal e somente com a vitamina B12 baixa, uma vez que a deficincia de vitamina B12 traz prejuzos na formao de bainha de mielina. Assim, manifestaes neurolgicas s so encontradas em anemias megaloblsticas por deficincia de vitamina B12: a. Parestesia em extremidades (alterao mais precoce); b. sensibilidade profunda (proprioceptiva e vibratria); c. Desequilbrio sinal de Romberg positivo d. Fraqueza; e. Espasticidade nos membros inferiores com sinal de Babinski; f. Hiperreflexia patelar; g. Dficits cognitivos; h. Demncia; i. Psicose; j. Alteraes de personalidade; k. M formao de tubo neural (espinha bfida).

Achados laboratoriais:
1- Hemograma: a. VCM b. CHCM normal (sntese de hemoglobina no se altera); c. Contagem normal de reticulcitos (importante para diferenciar com anemias hemolticas). 2- Sangue perifrico: a. Hipersegmentao dos neutrfilos (quase patognomnico); b. Anisocitose (variao no tamanho dos eritrcitos); c. Poiquilocitose (variao na forma dos eritrcitos) com presena de macroovalcitos (eritrcitos grandes e ovais);
3 Thiago M. Zago medUnicamp XLVI

3-

4-

56789-

d. Hemcias com corpsculos de Howell-Jolly; e. Hemcias fragmentadas. Mielograma: a. Medula hipercelular b. Eritroblastos com: i. volume; ii. Assincronia ncleo/citoplasma (atraso na maturao do ncleo em relao ao citoplasma); iii. Cromatina frouxa e citoplasma com hemoblobinizao normal. vitamina B12 srica. Deficincia isolada de vitamina B12 ocasiona um aumento srico de cido flico, uma vez que a cobalamina a responsvel pela interiorizao celular do folato. srico ou urinrio de cido metilmalnico (deficincia de vitamina B12); homocistena (deficincia de vitamina B12 ou folato); haptoglobina LDH, causado pelo aumento da eritropoiese ineficaz na medula ssea. A anemia megaloblstica a anemia que mais eleva os nveis sricos de LDH; bilirrubina indireta, causado pelo aumento da eritropoiese ineficaz na medula ssea.

4 Thiago M. Zago medUnicamp XLVI

You might also like