You are on page 1of 20

Boletim Tcnico

Roteiro de Configurao de Web Services e Portal Protheus


Verso Pas Data da Reviso : Protheus 8.11 : Brasil : 05/11/04

Este boletim tem o objetivo de estabelecer um roteiro de configurao e utilizao do Portal Protheus em uma rede corporativa (LAN). Esse roteiro de configurao destina-se aos analistas e tcnicos de infra-estrutura. Esse boletim no est vinculado a nenhuma atualizao do Protheus.

Funo do Portal Protheus via Web Services


O Portal Protheus disponibiliza servios na Web para agilizar e facilitar o compartilhamento de informaes entre seus clientes, fornecedores, parceiros, usurios internos e externos; toda a comunicao entre os servidores Web e os servidores Corporativos efetuada atravs de Web Services. O Protheus disponibiliza um conjunto de portais via Web Services, como ferramentas: Portal do Cliente Neste portal, o seu cliente pode realizar diversas consultas s informaes financeiras e de vendas, bem como realizar algumas operaes, como cotaes e pedidos de venda. Portal do Fornecedor Neste portal, o seu fornecedor pode realizar diversas consultas s informaes financeiras e de compras, bem como responder as cotaes solicitadas pelo sua empresa. Portal do Vendedor Neste portal, o seu vendedor pode realizar diversas consultas s informaes financeiras e de vendas, bem como a manuteno de oramentos, pedidos de venda, agenda e tarefas. Portal do Tcnico (Field Service) Neste portal, o seu tcnico pode realizar diversas consultas s informaes repair center, ordem de servios, atendimento da OS, requisio da OS, atendimento, base instalada, produtos, pendncias e agenda.

Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus - 1

O Web Services utilizado pelo Portal para realizar a interao entre servidores

O Portal Microsiga est disponvel a partir da verso Protheus 8, funcionando apenas em ambientes que utilizam o TOPConnect.

Veja, no final desse documento, a infra-estrutura de rede necessria para utilizar o Portal Protheus na Internet e um pequeno glossrio de termos tcnicos.

2 - Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus

Roteiro de Configurao dos Portais Protheus - Web Services


O primeiro passo: Habilitar o servio HTTP
A habilitao do servio de HTTP necessria para a instalao do mdulo Web. Durante a instalao de um mdulo Web, caso o servio de HTTP no esteja habilitado, esta operao ser executada automaticamente. Para habilitar o servio HTTP: 1. 2. Inicie o Assistente de Configurao do Servidor (MP8Wizard) no menu Iniciar do Windows, pasta Programas, opo Protheus 8+Ferramentas+Assistente de Configurao do Servidor. Na janela principal do assistente de configuraes, selecione a opo Servidor Internet HTTP/FTP e clique no cone +.

3.

Selecione a opo HTTP e clique no boto Editar Configurao.

Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus - 3

Ser apresentada a janela Configurao da Seo.

4. 5.

Nesta janela, preencha os campos conforme a orientao do help do Assistente de Configurao (tecla [F1]). Aps configurar os campos necessrios, clique no boto Finalizar para confirmar as configuraes.

O Segundo passo: Habilitar os Web Services


O prximo passo a habilitar o uso dos Web Services utilizados pelos servios disponibilizados pelo Portal. Para habilitar o Web Service: 1. Na janela principal do Assistente de Configuraes, selecione a pasta Mdulos Web e clique no boto Novo Mdulo.

4 - Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus

Ser apresentada a janela Configuraes Bsicas do Mdulo.

2.

Preencha os campos conforme a orientao do help do Assistente de Configurao (tecla [F1]). Observe, porm, o preenchimento dos seguintes campos: Mdulo Web: selecione a opo WS-Protheus 8 Web Service Selecione a caixa Habilitar processos na inicializao do servidor, para que os processos sejam inicializados no momento em que o servidor Protheus for carregado.

3.

Clique no boto Avanar para prosseguir. Ser apresentada a janela de Configurao de Host x Empresas Filiais. Nesta janela, necessrio relacionar o nome do servidor Web/diretrio virtual e as empresas/filiais que iro acess-lo: Exemplos: <www.nomedosite.com.br> (para um ambiente Internet) ou <nomedoservidor> (para ambiente Intranet) Pode-se, adicionalmente, informar um diretrio virtual aps o Host, separado por barra.

Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus - 5

4. 5.

Preencha os campos dessa janela conforme a orientao do help do Assistente de Configurao (tecla [F1]). Clique no boto Avanar para prosseguir. Ser apresentada a janela Configurao de Usurios para informao da expectativa de usurios que iro acessar o site.

6. 7.

Preencha os campos dessa janela conforme a orientao do help do Assistente de Configurao (tecla [F1]). Clique no boto Finalizar, para confirmar a configurao.

6 - Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus

O Terceiro passo: Verificar as configuraes de HTTP e Web Service


Verifique, agora, se os Web Services foram devidamente instalados. Para verificar os Web Services: 1. 2. Inicie o Protheus Server. Inicie o navegador de Internet e informe o endereo do servidor de Web Services: http://<nome do servidor Web> ou <nmero do IP>/<diretrio virtual>

3. Aps a verificao, finalize o navegador.

O Quarto passo: Configurar o acesso ao Portal


Com o mdulo Web Service instalado, voc deve agora instalar o mdulo do portal. Para instalar o portal: 1. 2. Inicie o Assistente de Configurao do Servidor (MP8Wizard) no menu Iniciar do Windows, pastaProgramas, opo Protheus 8 Ferramentas + Assistente de Configurao do Servidor. Selecione a pasta Mdulos Web e clique no boto Novo Mdulo.

Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus - 7

Ser apresentada a janela de configurao bsica do mdulo.

3.

Nesta janela, preencha os campos conforme a orientao do help do Assistente de Configurao (tecla [F1]). Observe, porm, o preenchimento dos seguintes campos:

Mdulo Web: selecione a opo PP - Portal Protheus. URL do Protheus Web Services: deve ser preenchido com a URL utilizada na instalao do mdulo Web Services, precedido por HTTP://. Exemplo: http://<nome do servidor Web> ou <nmero IP>/diretrio virtual (mesmo do Web Services)

8 - Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus

4.

Clique no boto Avanar, para prosseguir. Ser apresentada a janela Configurao de Hosts x Empresas/Filiais. Nesta janela, necessrio relacionar o nome do servidor Web/diretrio virtual e as empresas/filiais que iro acess-lo: Exemplos: <www.nomedosite.com.br> (para um ambiente Internet) ou <nomedoservidor> (para ambiente Intranet) Pode-se, adicionalmente, informar um diretrio virtual aps o Host, separado por barra.

5. 6.

Preencha os campos dessa janela conforme a orientao do help do Assistente de Configurao (tecla [F1]). Clique no boto Avanar para prosseguir.

Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus - 9

Ser apresentada a janela Configurao de usurios para informao da expectativa de usurios que iro acessar o site.

7. 8.

Preencha os campos dessa janela conforme a orientao do help do Assistente de Configurao (tecla [F1]). Clique no boto Finalizar para concluir a configurao do Portal.

O Quinto passo: Reiniciar os servios do Protheus


Neste procedimento, ser possvel carregar todos os Web Services que esto no repositrio, configurar o menu e as permisses do usurio. 1. Execute o Protheus Server. 2. Execute o Protheus Remote.

10 - Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus

3. 4.

Acesse o ambiente do Faturamento. Selecione as opes Atualizaes+Portal+Web Services para carregar os Web Services. Ser apresentada a janela de Web Services.

5. 6. 7.

Selecione a opo Automtico para o sistema carregar todos os Web Services que esto no repositrio. Esta operao pode ser executada vrias vezes, para verificar os Web Services que esto disponveis. Finalizado o processo, selecione a opo Sair. Selecione as opes Atualizaes+Portal+Menu dos Portais para verificar se os menus dos portais foram criados.

Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus - 11

Ser apresentada a relao dos menus dos portais instalados.

8. 9.

Caso no tenha sido criado o menu, ser necessrio excluir o contedo das tabelas AI8 e AI9. As tabelas do menu (AI8 e AI9) somente sero carregados quando estiverem vazias. Se necessrio alterar as opes de acesso de algum menu, clique na opo Menu.

10. Clique na opo Sair para finalizar a rotina. 11. Selecione as opes Atualizaes+Portal+Usurios para incluir os usurios que podero utilizar o portal e os respectivos direitos de acesso. 12. Selecione a opo Incluir. Ser apresentada a janela Usurio do Portal.

12 - Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus

13. Preencha os campos para identificao do usurio do portal. Se o usurio for um vendedor, necessrio selecionar, no campo Usurio Int., o seu cdigo de identificao no sistema (Cadastro de Usurios - SIGACFG). 14. Na pasta Clientes, selecione os clientes que podem ser tratados por este usurio. 15. Na pasta Fornecedores, selecione os fornecedores que podem ser tratados por este usurio. 16. Acesse a pasta Direitos e inclua os servios que podero ser utilizados por este usurio. Para carregar todos os servios, clique no boto Carrega Direitos na barra de ferramentas. 17. Aps a configurao, confirme os dados e finalize a rotina.

ltimo passo: Acessar o Portal


1. Acesse o navegador de Internet e informe o endereo do portal. Exemplo: http://nome do servidor do portal ou nmero do IP/instncia do portal

2.

Efetue a identificao do usurio.

Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus - 13

A janela do Portal ser apresentada conforme as configuraes para o usurio.

3.

Escolhido o portal para acesso, ser apresentado o menu do portal para utilizao conforme as opes configuradas.

14 - Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus

Infra-estrutura necessria
Para acessar o Portal Protheus pela Internet, necessrio:

Adquirir um domnio; Registrar o domnio; Exemplo: www.registro.br Possuir dois servidores de DNS, caso no possua, ser necessrio escolher um provedor de hospedagem; Os servidores de DNS permitem que as demais mquinas conectadas Internet consigam acesso ao domnio.

Aguardar a confirmao do registro do domnio. Aps confirmado, o domnio estar disponvel para a Internet.

As aplicaes com conectividade na Internet precisam de uma infra-estrutura apropriada e segura. A infraestrutura do Portal Protheus permite a utilizao de todos os recursos disponveis para segurana de Internet em uso atualmente. Vamos explicar os dois tipos de seguranas que podem ser adotadas para o Portal Protheus:

Segurana Simplificada Segurana Avanada

Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus - 15

Segurana Simplificada - Requisitos


Domnio prprio apontando para o servidor Web; IP fixo e real; Servidor de Web deve ser separado do servidor Protheus corporativo; Firewall implantando antes do servidor Web; Possibilidade de implantao do Portal utilizando-se de pgina segura (HTTPS); Ao utilizar o HTTPS, a empresa estar protegendo a: 1 - Garantia de autenticidade da entidade; 2 - Criptografia dos dados entre o cliente e o servidor.

Segurana Avanada - Requisitos


Criao da DMZ - Zona Desmilitarizada; Domnio prprio apontando para o servidor Web; IP Fixo e Real para acessar via Internet; Firewall protegendo a entrada da internet para a DMZ; Firewall protegendo a entrada da DMZ para a rede Corporativa; Criptografia dos dados. Uso de HTTPS tanto para o servidor Web como para o servidor de Web Services.

16 - Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus

Tipos de Segurana

Sistmica Infra-estrutura Rede Criptografia de Dados Pontos de Ateno

Sistmica

Controle de acesso aos portais atravs de usurios/senha e grupos de acesso; Restrio dos servios e menus que podem ser utilizados; Restrio de quais dados os usurios podem ter acesso (Ex.: Cliente ou Fornecedores).

Infra-estrutura

Servidor de Web sem acesso diretamente aos dados; Todos os acessos so feitos atravs do servidor de Web Services que poder estar protegido por um firewall adicional.

Rede

Suporte a Firewall (incluindo NAT), tanto entre os servidores Web e o usurio final, como entre os servidores de Web e o servidor de Web Services; Suporte a Proxy autenticados (Ex.: ISA Server, Squid entre outros).

Criptografia de Dados

Disponvel entre a comunicao do servidor Web e o servidor de Web Services; Disponvel para ser utilizada entre o servidor Web e o usurio final; Necessita de aquisio de Certificados de Segurana atravs de entidades certificadoras.

Pontos de Ateno

Definio do modelo de segurana a ser seguido de acordo com o tamanho e necessidade do cliente; Ateno especial na definio das regras de acesso (usurio, senha, direitos, etc.).

Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus - 17

Licenciamento

Apenas a configurao do Web Services consome licena do tipo Protheus I (Licena exclusiva para o mdulo Web); Em mdia cada 10 usurios conectados no Portal, consumir uma licena no servidor de Web Services; O consumo pode variar de acordo com os usurios e as personalizaes externas. O consumo da banda para acesso est ligado com o design do site, que pode conter texto e imagens.

18 - Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus

Glossrio
DNS (Domain Name System) - converte nomes Internet em seus nmeros correspondentes e vice-versa. Originalmente, os computadores da Internet eram identificados apenas por nmeros, como 200.252.269.1. O DNS permitiu dar nomes aos computadores, como www.microsiga.com.br. Domnio: um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome do domnio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorizao dos endereos de computadores na Internet. O domnio sempre o nome que aparece direita do smbolo @ (arroba), num endereo eletrnico, e logo em seguida da expresso www. Environment: Contm informaes dos diretrios de execuo do Protheus 8 Server, as informaes do idioma, interface, diretrios e repositrios e, opcionalmente, as informaes para acesso ao TOPConnect. Firewall - Parede de fogo ou parede corta-fogo - barreira de segurana (na Internet) que isola partes da rede - designativo de sistemas de segurana (combinao de programas e equipamentos) criados para proteo de mensagens e transaes, implementados atravs de filtragem da criptografia dos dados em programa de servios pela rede Internet, incluindo variados tipos de controle por software ou hardware. Mais especificamente, um dispositivo de hardware dotado de duas placas de rede (uma ligada rede corporativa e outra Internet) rodando software especfico de anlise e roteamento de pacotes de dados; como todo pacote enviado de uma rede para outra passa obrigatoriamente pelo sistema, o firewall tem a oportunidade de analis-lo, determinando se ele representa algum risco e, em caso positivo, descartando-o antes que alcance seu destino. FTP (File Transfer Protocol): um servio Internet cuja finalidade permitir a transferncia de arquivos de qualquer tipo entre dois computadores. Normalmente usado para transferir programas, textos, imagens, etc. de um computador central (servidor) para um usurio remoto (cliente) ou vice-versa. Para acessar um servidor FTP necessrio estar cadastrado como usurio deste, e ter, portanto, um nome de acesso e uma senha (FTP real). Entretanto, h um tipo especial de servidor FTP que permite acesso pblico, sem senhas especiais. o FTP annimo. HTTP: (Hyper Text Transfer Protocol) - o protocolo pelo qual o browser e os sites na Internet se comunicam. Protocolo que diz ao servidor para mandar pginas da World Wide Web para seu micro. Sempre quando vamos visitar algum site, comeamos o endereo com http, esta sigla informa ao computador que este o protocolo que vai definir como os servidores devem transferir entre si comandos ou informaes relativos ao www. Host: Hospedeiro. Um computador servidor designado para hospedar e fornecer pginas HTML, arquivos de execuo e de contedo, banco de dados, e outros fluxos de dados e servios de busca. Tambm pode ser chamado de computador central. o servidor, tambm chamado de n.

Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus - 19

IP (Internet Protocol): o protocolo da Internet, esse protocolo que identifica, localiza e estabelece conexo entre computadores ligados na rede corporativa na Internet. Instncia: Nome utilizado para individualizar as configuraes das instalaes do mdulo Web, assim, se a empresa necessita aplicar diferentes configuraes para um mesmo mdulo Web, possvel instal-lo sob uma nova instncia. Proxy - Um servidor proxy um programa que armazena localmente objetos Internet para posterior distribuio. Objetos Internet podem ser pginas web, imagens, arquivos de som, programas, etc. Um browser web pode ser configurado para funcionar via servidor proxy. Quando configurado deste modo, sempre que o usurio solicitar um objeto (clicando em um link), o browser ir verificar se este objeto existe no servidor proxy. Se existir, o receber diretamente deste, sem a necessidade de solicit-lo na origem, que pode ser uma conexo lenta. Se no existir, o prprio servidor proxy se encarregar de obt-lo na origem, repassando-o ao usurio e simultaneamente gravando-o. Deste modo, quando um outro usurio solicitar este mesmo objeto, este j estar disponvel no servidor proxy. A grande vantagem do uso de servidores proxy que o browser tende a ficar muito mais rpido, pois muitos objetos (incluindo pginas e as imagens das pginas) que originalmente so acessados por uma conexo internacional, ou congestionada, passam a ser transmitidos por uma conexo local. RootPath: Indica o diretrio raiz do Protheus 8, a partir do qual todos os diretrios utilizados pelo Protheus sero criados. URL (Uniform Resource Locator): Padro de endereamento da web. Permite que cada servio/arquivo na Internet tenha um endereo prprio, que consiste de seu nome, diretrio, mquina onde est armazenado e pelo protocolo qual deve ser transmitido. Por exemplo: http://www.exemplo.com.br Web ou WWW: uma simplificao do termo World Wide Web (WWW) que significa Teia de Alcance Mundial. o mais popular dos servios Internet, porque permite a obteno rpida e fcil de informaes sobre os mais variados assuntos, com imagens e textos, usando um sistema de hipertextos de alcance mundial. Os recursos disponveis no ambiente WWW so referenciados por um tipo especial de endereo, chamado URL. Web Service: Simplificando, um web service a maneira prtica e eficaz de aplicativos se comunicarem via internet. Surgiu por um consrcio de empresas lideradas pela Microsoft e IBM, e hoje se tornou um padro do W3C (WorldWide Web Consortium) Para que servem os Web Services? - praticamente para quase tudo no que voc possa pensar em troca de dados e informaes. Como ele baseado no protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol), qualquer plataforma que interprete rotinas HTTP e manipule XML pode utilizar os dados dos web services sem qualquer problema. Como quase sempre os web services utilizam o protocolo HTTP, quase sempre no haver surpresas com Firewall quando sua aplicao sair do servidor de aplicao para a verso final do cliente. Vantagens - Os dados so trafegados em formato XML. Assim, todos os dados possuem <tags> e isso faz com que estes dados tenham consistncia, sem falhas, permitindo a troca de dados mais robustos como Arrays, e por trafegar em XML, ele multi-plataforma.

20 - Boletim Tcnico - Roteiro de Configurao - Web Service e Portal Protheus

You might also like