You are on page 1of 4

Nome:____________________________Nmero:_______ Data: ________ Srie: 2 EM Turma:______ Disciplina: HISTRIA Professor: Adriana dos Santos Moraes

GABARITO
Revoluo Industrial
2) (Ufpe) Completar com V ou F as afirmativas abaixo, a partir do texto introdutrio.

As grandes revolues burguesas, a revoluo industrial e a francesa abalaram estruturas sociais seculares e acenaram com possibilidades de construo de uma sociedade mais justa e igualitria. A Declarao Universal dos Diretos do Homem evidencia essa perspectiva otimista e a prevalncia das ideias iluministas. Essa Declarao: ( ) defendia a igualdade de todos perante a lei, contrariando as prticas jurdicas da sociedade feudal. ( ) mantinha a ordem jurdica dos tempos do feudalismo; contestava apenas alguns dos seus princpios bsicos. ( ) apesar de certos limites, estabelecia a afirmao de princpios que garantiam mudanas sociais importantes. ( ) evidencia a vitria que a burguesia obteve com a revoluo industrial e a revoluo francesa. ( ) assegurava o respeito pela propriedade privada, garantindo sua legitimidade jurdica.
3) (Ufsc ) "O processo histrico que levou substituio das ferramentas pelas mquinas, da energia humana pela

energia motriz e do modo de produo domstico pelo sistema fabril constituiu a Revoluo Industrial ."
ARRUDA, Jos Jobson; PILETTI, Nelson. "Toda a Histria - Histria Geral e do Brasil". So Paulo: Ed. tica, 2002. p. 28.)

Sobre a Revoluo Industrial, marcar o estiver CORRETO afirmar que: ( ( ( ( ( ) teve incio na Inglaterra, a "oficina do mundo", com a indstria txtil e a energia a vapor. ) iniciou de forma simultnea na Frana e na Alemanha por volta de 1850, utilizando-se da energia eltrica e da queima de derivados de petrleo. ) consolidou o sistema capitalista, humanizando o trabalho nas fbricas e possibilitando a participao dos operrios nos lucros, o que aumentava a produo. ) criou uma demanda crescente por energia. Considerando que a maior fonte energtica era o carvo, a Revoluo Industrial iniciou a poluio em grande escala, a qual hoje se manifesta no aquecimento global. ) o crescimento rpido e desordenado das cidades foi uma consequncia direta da Revoluo Industrial, a qual gerou um grande contingente de trabalhadores miserveis, o proletariado.

Marcar somente uma alternativa nas questes que seguem.


7) (Ufscar) Analisar os trs textos seguintes.

Eu vi o ferro incandescente sair da fornalha; eu o vi como se tecer em barras e fitas, com uma velocidade e facilidade que pareciam maravilhosas.(Engenheiro James Nasmyth, 1830) ... como parecia estranho viajar naquilo, sem nenhuma causa visvel do avano a no ser a mquina mgica, com sua flutuante exalao branca e marcha ritmada, invarivel, entre aquelas paredes rochosas ... Senti como se nenhum conto de fadas fosse to maravilhoso quanto a metade do que via.(Atriz Fanny Kemble, 1829) Pobreza, pobreza, pobreza, em perspectivas quase infindveis: e carncia e desgraa cambaleando de braos dados por essas ruas miserveis ... Ali, cerca de quinze ps abaixo da calada, agachada numa imundice indescritvel, com a cabea inclinada, estava a figura do que fora uma mulher. Seus braos azuis cingiam no colo lvido duas coisas mirradas como crianas, que se inclinavam em direo a ela, uma de cada la do. A princpio eu no sabia se estavam vivas ou mortas. (Herman Melville, 1839)

O contexto histrico dos textos apresentados refere-se: (A) ao conflito entre capital e trabalho, na cidade e no campo, provocado por migraes e pobreza nas pequenas cidades inglesas, onde estavam os antigos centros manufatureiros. (B) s contradies geradas pela Revoluo Industrial inglesa, que promoveu desenvolvimento tecnolgico e, ao mesmo tempo, gerou desemprego e pobreza. (C) segunda etapa da Revoluo Industrial, realizada pela expanso da indstria do ao, e ao empobrecimento da populao como consequncia das revoltas operrias. (D) expanso do imperialismo ingls na frica e misria desencadeada pela imposio s populaes locais de um modo de vida urbano e segregacionista. (E) ao grande desenvolvimento industrial norte-americano e pobreza vivida por operrios na cidade de Nova Iorque.
8) (Ufrrj ) Observar os dados da tabela a seguir.

Com base nesses dados, pode-se afirmar que: (A) o processo de urbanizao no sculo XIX tem relao direta com o grau de estabilidade poltica vivida por cada um dos pases, o que explicaria a queda dos nmeros da Rssia e do Imprio Austro-Hngaro, sacudidos permanentemente por insurreies urbanas ligadas ao processo de industrializao e que geraram um fenmeno de "fuga das cidades". (B) o crescimento do nmero de cidades com mais de 50 mil pessoas nos Estados Unidos, pas muito pouco industrializado, uma consequncia direta da crise agrcola relacionada a pragas e a condies climticas desfavorveis que se abatem sobre estados do sul e do meio-oeste, gerando fome e fuga em massa para as cidades. (C) o crescimento do nmero de cidades com mais de 50 mil habitantes na Frana e na Alemanha tem relao direta com a chamada Segunda Revoluo Industrial e com o processo de crescimento das cidades de regies industriais. (D) tanto a Rssia quanto os Estados Unidos iniciam um processo de industrializao em meados do sculo XI, sendo que, enquanto as indstrias russas concentram-se em regies carbonferas, longe dos centros urbanos, as americanas concentram-se em torno dos centros urbanos, o que explicaria a diferena de desenvolvimento de cidades com mais de 50 mil habitantes no perodo dado. (E) O desenvolvimento do capitalismo no Imprio Austro-Hngaro e na Alemanha apresenta tendncias opostas. Enquanto, em meados do sculo XIX, os investimentos no Imprio Austro-Hngaro so realizados exatamente em atividades agrcolas de grande porte, no segundo investe-se pesadamente na indstria txtil, caracterstica da Segunda Revoluo Industrial. 9) (Uel) Ler o texto seguinte sobre a Revoluo Industrial e algumas de suas consequncias: "Essa revoluo industrial, que nasceu na Inglaterra do sculo XVIII e se propaga, no sculo XIX, pelo continente, na Frana, na Blgica, a Oeste da Alemanha, no Norte da Itlia e em alguns pontos da pennsula ibrica, repousa no uso de uma nova fonte de energia, o carvo, e nos desenvolvimentos das mquinas, depois das invenes que modificam as tcnicas de fabricao. A conjuno desses dois fatores, a aplicao dessa energia nova maquinaria, constitui a origem da revoluo industrial, cujo smbolo a mquina a vapor.
(RMOND, R. O sculo XIX: 1815-1914. "Introduo histria de nosso tempo" - 2. So Paulo: Editora Cultrix, 1976. p. 103.)

Considerar as afirmativas a seguir: I. Com a Revoluo Industrial e o crescimento da nova indstria, surgiu uma classe inteiramente nova de trabalhadores que so os operrios assalariados. II. O crescimento das unidades industriais a partir da Revoluo Industrial propiciou tambm o surgimento da

categoria de empresrios possuidores de capitais. III. A Revoluo Industrial atingiu mais a populao campesina que a urbana, pois esta se constitua em parcela da sociedade excluda das transformaes empreendidas nas cidades. IV. A Revoluo Industrial no solucionou os problemas dos trabalhadores. O nmero de empregos era menor que o de mo de obra disponvel e, assim, surgiu o chamado "exrcito de reserva de mo de obra". Assinalar a alternativa que contm todas as afirmativas corretas. (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e IV. (E) I, III e IV.
10) (Enem) A prosperidade induzida pela emergncia das mquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestgio.

Foi nessa idade de ouro que os artesos, ou os teceles temporrios, passaram a ser denominados, de modo genrico, teceles de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-teceles abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos completa dependncia dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matria-prima, os teceles ficaram expostos a sucessivas redues dos rendimentos. THOMPSON, E. P. The making of the english working class. Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado). Com a mudana tecnolgica ocorrida durante a Revoluo Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque (A) a inveno do tear propiciou o surgimento de novas relaes sociais. (B) os teceles mais hbeis prevaleceram sobre os inexperientes. (C) os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados. (D) os artesos, no perodo anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistncia. (E) os trabalhadores no especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesos nas fbricas.
11) (Pucrs ) A Revoluo Industrial que se consolidou na Inglaterra da segunda metade do sculo XVIII apresentava fatores

condicionantes em variados campos da sociedade britnica. No campo institucional, tem-se a _________; no que se refere ao pensamento econmico, apresenta-se o _________; no plano tico de fundamentao religiosa, cita-se o _________ e, no campo econmico, verifica-se a liberao de mo de obra causada pela prtica dos _________. (A) Monarquia Parlamentar mercantilismo- protestantismo - cercamentos (B) Repblica Parlamentar liberalismo catolicismo - campos abertos (C) Monarquia Parlamentar liberalismo protestantismo - cercamentos (D) Repblica Parlamentar mercantilismo protestantismo - campos abertos (E) Monarquia Parlamentar liberalismo catolicismo - cercamentos
12) TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

Condies de moradia do operrio industrial medida que as novas cidades industriais envelheciam, multiplicavam-se os problemas de abastecimento de gua, saneamento, superpopulao, alm dos gerados pelo uso de casas para servios industriais, culminando com as estarrecedoras condies reveladas pelas investigaes sobre moradia e condies sanitrias, na dcada de 1840. Essas condies, nas vilas rurais ou nas aldeias txteis, eram, muito precrias, mas a dimenso do problema era certamente maior nas grandes cidades, pela facilidade de proliferao de epidemias. (...) Os habitantes das cidades industriais tinham frequentemente de suportar o mau cheiro do lixo industrial e dos esgotos a cu aberto, enquanto seus filhos brincavam entre detritos e montes de esterco. Na verdade, alguns desses fatos persistem ainda hoje (dcada de 1960), no panorama industrial do norte e da regio central da Inglaterra. (...) Adaptado de: E. P. Thompson. A formao da classe operria inglesa. In: Alceu Pazzinato e Maria Helena Senise. Histria moderna e contempornea. So Paulo: tica, 2003. p.102

(Puccamp ) As precrias condies de vida operria reveladas por investigaes realizadas na dcada de 1840, na Inglaterra, so resultantes de um processo marcado pelo avano tecnolgico, grandes transformaes nas relaes de trabalho e nas formas de produo, conhecido como: (A) Primeira Revoluo Industrial. (B) Liberalismo Econmico. (C) Segunda Revoluo Industrial. (D) Revoluo Gloriosa. (E) Terceira Revoluo Industrial.

13) (Uel) Sobre a Revoluo Industrial nos sculos XVIII e XIX, correto afirmar.

(A) Uma condio indispensvel para a transio do artesanato para a manufatura e desta para a indstria moderna foi a concentrao da propriedade dos meios de produo nas mos do capitalista. (B) O crescimento industrial na Inglaterra resultou em um processo conhecido como "segunda servido", na qual os antigos servos rurais foram transferidos para as indstrias urbanas, visando ao aumento de produtividade das mesmas. (C) Embora detivessem o poder poltico, tanto a burguesia rural como a aristocracia urbana no possuam capitais que possibilitassem o desenvolvimento da Revoluo Industrial, sendo esta, portanto, financiada pelos pequenos proprietrios rurais. (D) A industrializao na Gr-Bretanha iniciou-se com a instalao das indstrias de bens de capital (ao e maquinrio) e, depois de estruturada essa base, partiu-se para a produo de bens de consumo semidurveis e no durveis (tecidos, alimentos, bebidas). (E) Por no haver complementaridade entre a atividade industrial e a pecuria (gado bovino, ovino), este foi o setor mais duramente atingido pela converso da Europa rural em industrial.

You might also like