You are on page 1of 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N. 06397/07 Objeto: Denncia Relator: Cons.

Umberto Silveira Porto Denunciante: Ministrio Pblico Estadual Denunciados: Sr. Durval Ferreira da Silva Filho/Sr. Severino do Ramo Paiva Advogado: Sr. Walter de Agra Jnior EMENTA: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ADMINISTRAO DIRETA REPRESENTAO FORMULADA EM FACE DA CMARA MUNICIPAL DE JOO PESSOA ATRIBUIO DEFINIDA NO ART. 76, 2, DA CONSTITUIO DO ESTADO DA PARABA, C/C O ART. 51 DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N. 18/93. Improcedncia da denncia. Arquivamento. ACRDO AC1 TC 00798/13 Vistos, relatados e discutidos os autos do presente processo, formalizado a partir do Documento TC n 06397/07, tem por objeto representao encaminhada a este Tribunal pelo Ministrio Pblico Estadual acerca de irregularidades ocorridas em procedimentos licitatrios realizados pela Cmara Municipal de Joo Pessoa, sob a gesto dos Srs. Severino do Ramo Paiva e Durval Ferreira da Silva Filho, ACORDAM os membros da 1 CMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, em sesso realizada nesta data, por unanimidade de votos, na conformidade do voto do Relator, em: 1) tomar conhecimento da denncia, e, no mrito, julg-la improcedente, nos termos do parecer ministerial; 2) dar conhecimento desta deciso ao denunciante e ao denunciado; 3) determinar o arquivamento dos autos.
Presente ao julgamento o(a) representante do Ministrio Pblico Especial. Publique-se e cumpra-se.

TC Sala das Sesses da 1 Cmara, em

11 de abril

de 2013.

ARTHUR PAREDES CUNHA LIMA CONS. PRESIDENTE DA 1 CMARA

UMBERTO SILVEIRA PORTO CONS. RELATOR

REPRESENTANTE DO MINISTRIO PBLICO ESPECIAL

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N. 06397/07 Objeto: Denncia Relator: Cons. Umberto Silveira Porto Denunciante: Ministrio Pblico Estadual Denunciados: Sr. Durval Ferreira da Silva Filho/Sr. Severino do Ramo Paiva Advogado: Sr. Walter de Agra Jnior RELATRIO O presente processo, formalizado a partir do Documento TC n 06397/07, tem por objeto representao encaminhada a este Tribunal pelo Ministrio Pblico Estadual acerca de irregularidades ocorridas em procedimentos licitatrios realizados pela Cmara Municipal de Joo Pessoa, sob a gesto dos Srs. Severino do Ramo Paiva e Durval Ferreira da Silva Filho. Aps a anlise da documentao, a Auditoria concluiu, em relatrio de fl. 41, pela necessidade de notificao da autoridade responsvel para encaminhar os atos que compem os procedimentos administrativos da contratao de empresa responsvel pela realizao de concurso pblico na CM, da compra de imvel onde funcionava o anexo da Casa Legislativa, da Tomada de Preos n 002/2006 e da Dispensa de Licitao para o Convnio entre a Cmara Municipal de Joo Pessoa e a Fundao que realiza a concesso da TV Cmara. Devidamente notificado pelo Ofcio n 1436/07-TCE-DIAFI, o referido gestor no atendeu solicitao deste Tribunal, deixando de enviar a documentao requerida pela Auditoria. Citado mais uma vez (fls. 46/47), o Sr. Durval Ferreira da Silva Filho apresentou esclarecimentos e documentos s fls. 49/2104. Aps anlise dos documentos enviados (fls. 2106/2119), a Auditoria considerou: 1) regular com ressalvas a Dispensa para realizao de concurso pblico; 2) irregular a Dispensa para contratao de prestao de servio de produo e divulgao das aes institucionais; 3) necessidade de notificao para apresentao de justificativas relativas Dispensa para aquisio de imvel localizado na Rua Rodrigues de Aquino e para a Tomada de Preos n 02/2006. Concluiu, por fim, que a denncia procedente quanto contratao de empresa para prestao de servios de publicidade sem realizao de licitao. Procedida nova notificao do responsvel, o Sr. Durval Ferreira da Silva Filho apresentou novos documentos s fls. 2121/2190. Aps anlise da defesa, o rgo tcnico considerou: 1) regular a Dispensa contratao de empresa responsvel; 2) regular a Dispensa para aquisio de imvel; regular a Tomada de Preos n 02/2006; e 4) irregular a Dispensa para contratao prestao de servio de produo e divulgao de aes institucionais, bem como o Termo Aditivo, estando prejudicada a anlise dos demais TA em virtude da irregularidade procedimento. p/ 3) de 1 do

Instado a se manifestar, o rgo ministerial, em cota de fls. 2198/2201, pugnou pela citao do Sr. Severino do Ramo Paiva, ex-Presidente da Cmara Municipal de Joo Pessoa.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA

Devidamente notificado (fls. 2203/2206), o novo defendente apresentou esclarecimentos s fls. 2209/2213. Em relatrio de fls. 2215, aps anlise da nova documentao acostada, a Auditoria entendeu que a Dispensa de n 01/2005 (referente contratao de prestao de servios de produo e divulgao de aes institucionais) encontra-se regular, assim como seus termos aditivos. Retornaram os autos ao rgo ministerial (fls. 2217/2218), que opinou pela improcedncia da denncia e pelo arquivamento dos presentes auto, com comunicao ao denunciante e ao denunciado do inteiro teor da deciso. o relatrio.

VOTO Diante do que foi exposto, VOTO para que os senhores Conselheiros, membros da 1 Cmara deste Tribunal de Contas do Estado da Paraba: 1) tomem conhecimento da denncia, e, no mrito, julguem-na improcedente, nos termos do parecer ministerial; 2) deem conhecimento desta deciso ao denunciante e ao denunciado; 3) determinem o arquivamento dos autos.

o voto.

TC Sala das Sesses da 1 Cmara, em 11 de abril CONS. UMBERTO SILVEIRA PORTO


RELATOR

de

2013.

You might also like