You are on page 1of 3

VIA COURIER VIA TELEFAX Rio de Janeiro, 22 de abril de 2013 Sr. Joseph Blatter Presidente Sr.

Jrme Valcke Secretrio Geral Sr. Marco Villiger Diretor Jurdico Fdration Internationale de Football Association FIFA FIFA-Strasse, 20 CEP 8044, Zurich, Sua Fax n: +41 43 222 7878 Cpia: Exmo. Sr. Ministro Aldo Rebelo Ministro do Esporte Ministrio do Esporte Esplanada dos Ministrios, Bloco A Braslia - DF, 70054-906 Fax: (61) 3217-1707 Ilmo. Sr. Nicols Leoz Presidente Confederao Sul-Americana de Futebol CONMEBOL Autopista Aeropuerto Internacional, km 12 y Luque, Paraguai Fax.: +595 21 645 791/792 Ilmo. Sr. Jos Maria Marin Presidente Confederao Brasileira de Futebol-CBF Rua Victor Civita 66 Bloco 1, Edifcio 5, 5 Andar, 22775-044 Barra da Tijuca, Rio de Janeiro Fax.: (21) 3572 1989 Carta Aberta Ref: Extino | Regulamentao dos Direitos Econmicos no Futebol | TPO Com o objetivo de discutir a posio adotada recentemente pela UEFA, e que vem ganhando espao dentro da prpria FIFA, acerca da proibio da propriedade de terceiros sobre os direitos de jogadores (Third Party Ownership ou TPO), os clubes abaixo assinados se reuniram em 04 de abril de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, para deliberar o que segue: ! "!

Considerando: 1) Que no mbito europeu a comercializao dos chamados direitos econmicos vem sendo duramente criticada pela UEFA, que anunciou na ltima reunio de seu Comit Executivo, em dezembro de 2012, a inteno de vedar a participao em suas competies de atletas que tenham seus direitos econmicos repartidos com terceiros, j a partir da temporada 2014/2015; 2) Que a UEFA j probe a utilizao de quaisquer receitas advindas da comercializao, por seus filiados, dos direitos econmicos de seus atletas para equacionar balanos financeiros, luz do chamado UEFA Licensing System; 3) Que a entidade reguladora do futebol Europeu decidiu implementar a idia do banimento do TPO em nvel global, o que torna necessria, pois, uma ao enrgica e efetiva dos Clubes Sul-Americanos contra tal movimento unilateral e arbitrrio; 4) Que a Comisso Europeia publicou recentemente um extenso relatrio sobre aspectos jurdicos e econmicos da transferncia de atletas no continente, concluindo que o marco regulatrio atual (art. 18bis do FIFA Regulations on the Status and Transfer of Players FIFA RSTP) se coaduna com os objetivos e regras comerciais do Bloco (http://ec.europa.eu/sport/news/20130207-study-on-transfers_en.htm); 5) Que, atenta a este cenrio e a pedido da UEFA, em janeiro do corrente ano, a FIFA iniciou um estudo global para saber como cada Associao Nacional trata e regula a questo, enviando para todas estas (inclusive a CBF) um formulrio de perguntas. Uma vez concluda esta anlise, a possibilidade de proibio do TPO em nvel global ser ento submetida ao Comit Executivo da entidade, j em sua prxima reunio, a ser realizada em 30 e 31 de maio de 2013, nas Ilhas Maurcio; 6) Que o artigo 18bis do FIFA RSTP, bem como o artigo 27-B da Lei no. 9.615/98 (Lei Pel) no vedam a participao de terceiros nos direitos econmicos dos atletas, mas to somente a influncia destes na transferncias, nas relaes trabalhistas entre atletas e clubes e nas polticas internas desses ltimos; 7) Que o banimento ora proposto pela UEFA poderia impactar negativamente na economia dos clubes Brasileiros e Sul-Americanos, bem como no fluxo de transferncias internacionais no eixo Amrica do Sul - Europa, isso sem falar na problemtica que seria gerada em caso de eventual necessidade de desfazimento imediato dos contratos em vigor (os quais encontram-se em linha com as legislaes nacionais, sendo, portanto, passveis de proteo legal em favor dos investidores), se afigurando imprescindvel a tomada de uma posio conjunta dos clubes SulAmericanos acerca do referido tema; 8) Que os clubes Sul-Americanos no podem quedar-se silentes diante do cenrio que ora se apresenta, sob pena de, uma vez mais, serem afetados por uma mudana unilateral e abrupta de regras implementada sua revelia, patrocinada exclusivamente pela UEFA ainda e em que pese - bom que se frise - a posio europeia sequer traduzir a compreenso e a vontade unnime dos clubes daquele continente.

#!

Por tudo, tendo em vista o exposto e em especial a recorrente utilizao de tal mecanismo por nossos clubes, bem como o impacto negativo na economia dos clubes Sul-Americanos caso este banimento seja aprovado pela FIFA, os clubes ora signatrios resolvem: a) publicar a presente Carta Aberta junto aos meios de comunicao e envia-la s entidades de administrao do desporto nacional e internacional, particularmente, mas no exclusivamente, Confederao Brasileira de Futebol-CBF, CONMEBOL e FIFA, bem como a outras instncias esportivas e foros competentes; b) criar uma comisso, composta por 04 (quatro) membros, para promover a interlocuo e debater o assunto junto s autoridades competentes, com a seguinte composio: Dr. Andr Sica (Sociedade Esportiva Palmeiras) Dr. Daniel Cravo (Sport Club Internacional) Dr. Marcos Motta (Clube de Regatas do Flamengo) Dr. Osvaldo Sestrio (Clube Nutico Capibaribe, Associao Portuguesa de Desportos, Amrica Futebol Clube - RN)

c) realizar uma nova reunio em 02 de maio de 2013, as 15:00h, em So Paulo, em local ainda a ser designado. Por fim, os clubes ora signatrios consignam na presente carta que o Dr. Daniel Lorenz, advogado do Futebol Clube do Porto (Portugal) e membro da Associao Europeia de Clubes (European Club Association - ECA), esteve presente na reunio na condio de colaborador. Atenciosamente, Amrica Futebol Clube RN Associao Portuguesa de Desportos Ava Futebol Clube Botafogo de Futebol e Regatas Clube de Regatas Vasco da Gama Clube Nutico Capibaribe Clube de Regatas do Flamengo Cruzeiro Esporte Clube Desportivo Brasil Participaes Ltda. Esporte Clube Juventude Esporte Clube Vitria Fluminense Football Club Grmio Foot-Ball Porto Alegrense Guarani Futebol Clube Nova Iguau Futebol Clube Paran Clube Santos Futebol Clube Sociedade Esportiva Palmeiras Sociedade Esportiva Recreativa Caxias do Sul Sport Club Internacional Unio So Joo de Araras

$!

You might also like