You are on page 1of 4

CRASE

a fuso da preposio a com: - Artigo definido: a(as) - Pronome demonstrativo: a(s), aquela(as), aquele(s), aquilo - Pronome relativo: a qual, as quais

Dica: Para certificar-se do uso correto do acento grave indicador da crase, substitua o termo feminino por um masculino. Caso a contrao ao for necessria, o uso da crase correto. Ex.: Vou praa. / Vou ao parque.

CASOS OBRIGATRIOS
1) Nas Locues:

- Adjetivas Foi um timo baile fantasia. um sujeito -toa.

- Adverbiais Fizemos tudo s escondidas. Vivem custa dos avs.

- Prepositivas Estava procura de um profissional. Andava esquerda do jardim.

- Conjuntivas A temperatura aumenta proporo que nos aproximamos dos trpicos. Ficamos mais maduros medida que envelhecemos.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

2) Nas Indicaes de Hora, desde que se especifique o momento em que algo ocorre. A reunio s quinze horas. Devemos atrasar o relgio zero hora. Chegamos meia-noite

Dica: A crase ser obrigatria quando a indicao de horas puder ser substituda por ao meio-dia . Ex.: Estaremos l s sete horas. / Estaremos l ao meio-dia.

3) Nas expresses MODA DE e MANEIRA DE, mesmo quando implcita. O jantar ter uma bacalhoada moda de Portugal. Usava sapatos Luis XV.

4) Na expresso A DISTNCIA DE, desde que ocorra a determinao da distncia. Estava distncia de doze metros da porta. Parou distncia de cem metros de casa. Caminhava a pequena distncia do alvo. (no ocorre crase)

5) Antes da palavra CASA, desde que esteja especificada. Irei casa de meus pais em breve. Retornei a casa. (no ocorre crase)

6) Numerais ordinais femininos Entregaram prmios primeira colocada. Fizeram elogios ao primeiro e segunda aluna da classe.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

CASOS PROIBITIVOS

1) Antes da palavra TERRA, em oposio a A BORDO Os marujos voltaram a terra. Os marinheiros regressaram a terra ao entardecer.

2) Em expresses com palavras repetidas Encarei-o cara a cara. Os candidatos, um a um, foram classificados.

3) Diante de palavras que no admitem o uso do artigo definido feminino a - Verbo Esteve a danar incessantemente. Comearemos a estudar no final da tarde. - Pronome de Tratamento Solicitei a Vossa Senhoria uma reunio Exceo: senhora, senhorita, madame e dona (quando precedido de adjetivo).

- Pronome Indefinido, mesmo quando implcito Irei a algum lugar. Jamais se submeta a humilhaes.

- Antes de palavra masculina O teste no deve ser feito a lpis. Todos esses apetrechos pertencem a Alberto.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

CASOS FACULTATIVOS

1) Antes de nome prprio feminino, referente a pessoas Dei um presente a/ Andria. Fiz um elogia a/ Fernanda.

2) Antes de pronome possessivo adjetivo feminino no singular Referi-me a/ sua mensagem. * Este caderno pertence /a tua professora, aquele outro pertence minha. 1 : Pronome adjetivo feminino = crase facultativa 2 : Pronome substantivo = crase obrigatria

3) Depois da preposio AT Andei at aquele/quele prdio. Continuarei caminhando at aquela/quela marca.

4) Depois das palavras EUROPA, SIA, FRANA, ESPANHA, ESCCIA, INGLATERRA e HOLANDA Vou /a Frana passar minhas merecidas frias

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

You might also like