You are on page 1of 5

A TRANSGRESSO DAS CRIANAS DIANTE DAS PROPOSTAS DOS ADULTOS NA CRECHE PAULA1, Elaine de UFSC elaine@intergate.com.

m.br GT: Educao de Crianas de 0 a 6 anos / n.07 Agncia Financiadora: Secretaria Municipal de Educao de Florianpolis

Este trabalho relata uma pesquisa onde se procurou investigar as aes das crianas nas creches. Tomou como momentos privilegiados aqueles que se configuram, para os adultos, como sendo de transgresso. O ambiente escolhido foi uma creche da rede municipal, situada em um bairro perifrico da cidade de Florianpolis, que atende integralmente crianas de 8 meses a seis anos de idade.

Embora no se tenha a inteno de marcar as aes de transgresso das crianas como necessariamente positivas, subentende-se que a ruptura conceitual do termo possa aplacar o pressuposto negativo agregado ao mesmo quando o reduzimos a apenas uma dimenso. Com um esforo de sntese poderamos enunciar a questo de pesquisa da seguinte forma: quais nexos os professores atribuem s reaes das crianas quando estas se movimentam no sentido de subverter o que lhes proposto? E as crianas, como lidam com estas intervenes ?

A motivao para realizar a pesquisa ancora-se na idia de que conhecer melhor os pontos de conflito nas relaes adultos-crianas pode ajudar a organizar prticas educativas que considerem, tambm, os desejos e as necessidades das crianas e, dessa forma, consigam favorecer uma educao que, na crtica ao excesso de regulao, contribua para um movimento contra-hegemnico, no sentido de um projeto

pedaggico conflitual e emancipatrio, entendendo que o conflito serviria para desestabilizar os modelos epistemolgicos dominantes (SANTOS,1996).

Buscou-se construir, pelo exerccio intelectual, pontes que permitissem melhor elucidar o universo dos saberes das crianas e, quem sabe, novas possibilidades do olhar dos adultos para esse universo, em especial naquelas situaes de resistncia. A tentativa de compreender pedagogicamente as diferentes facetas da questo acima enunciada permitiu levantar as seguintes hipteses :
. Mestre em Educao - Programa de Ps-Graduao em Educao - Ncleo de Estudos e Pesquisas da Educao na Pequena Infncia - NUPEIN.. Orientador: Prof. Dr. Joo Josu da Silva Filho.
1

Quando a criana reage negativamente s aes propostas pelo professor esta reao considerada como uma transgresso.

As regras estabelecidas pela instituio educativa, servem como um meio de garantir previsibilidade e padronizao de comportamentos, tal procedimento em um sem nmero de vezes confronta os desgnios da instituio e os desejos das crianas por no consider-las competentes para dizer como gostariam que fosse e, desta forma, participar do processo de organizao do trabalho realizado pela instituio.

As crianas no simplesmente obedecem s determinaes dos adultos, elas muitas vezes criam estratgias para realizar seu desejo a despeito das proibies implcitas ou explcitas.

A crtica colocada neste trabalho se dirige a determinados modelos desenvolvidos ao longo do Projeto Cultural da Modernidade, no qual o processo de aculturao foi se constituindo cada vez mais como responsabilidade de instituies especificamente voltadas para este fim. Modelos que entendem o processo de socializao quase que exclusivamente de cima para baixo e tendo como objeto de ao uma criana idealizada, para o que foram desenvolvidas rotinas consideradas apropriadas ao melhor desempenho das instituies nessa tarefa de formar as geraes mais jovens. Essa transio de responsabilidades, do mbito particular da famlia para o mbito pblico da instituio educativa, representou um processo de especializao no interior das prticas educativas, um processo de profissionalizao que agregou finalidade (formao), um planejamento, uma organizao de meios e de mtodos para atingir os objetivos esperados, contudo, muitas das vezes sem considerar que o processo de socializao um processo de mo dupla.

Diante das diversas propostas que tm se apresentado como norteadoras da prtica de cuidado e educao das crianas de 0 a 6 anos em espaos coletivos, nesta pesquisa toma-se como referncia especial as reflexes que tm sido trabalhadas no sentido da consolidao de uma Pedagogia da Infncia que tenta demarcar as especificidades do trabalho com as crianas pequenas, considerando-as como atores sociais. Neste particular, compreende-se que a importncia de buscar conhecer o que as crianas

3 sentem, pensam e desejam advm de uma perspectiva terica que as considera como sujeitos sociais de direito pleno, competentes para dizer de si mesmos. Perspectiva que considera a ao humana e a alteridade como fatores fundamentais para a construo de relaes autnomas que respeitem as diferenas sem deixar de combater as desigualdades sociais.

Na direo de tal perspectiva no se v sentido na organizao de um ambiente educativo de vocao democrtica que no considere os interesses, desejos, direitos e necessidades das crianas, tanto quanto considera os dos adultos. Assim, considera-se no serem as crianas apenas objeto da ao educativa, admite-se que a ao delas tambm conforma o processo social, ou seja, que devemos deslocar a perspectiva de apenas fazer uma educao para as crianas e passar a orientarmo-nos a uma educao feita, tambm, com as crianas. Devemos resgat-las das vises redutoras e que as confinam nas instncias institucionais como a famlia e a escola, sem levar em conta o que elas, as crianas, percebem sobre este mundo e as relaes aqui estabelecidas. Significa tambm que preciso ampliar o esforo de tradutibilidade entre estes dois modos de ver o mundo o adulto e o infantil separados, no mnimo, por uma diferena geracional, mas no livres de estarem marcados por diversas outras diferenas e desigualdades tais como, classe social, gnero, etnia, crenas religiosas, etc.

Dado que a natureza do conhecimento que se pretendeu construir nesta pesquisa preconizava uma grande aproximao com os sujeitos envolvidos, no processo de investigao optou-se pela observao participante e os estudos de inspirao etnogrfica que se realizaram com um grupo de 20 crianas (8 meninas e 12 meninos) com idades entre trs e quatro anos, conduzidos por uma professora e duas auxiliares de sala.

Diferentes estratgias de pesquisa sustentaram o processo investigativo, entre elas, o registro escrito, o fonogrfico e o fotogrfico, este ltimo envolveu tanto a investigadora como as crianas e cumpriu o objetivo de qualificar as possibilidades de anlise, bem como das observaes tomadas no ambiente da investigao. Alm desse aspecto mais relacionado ao processo de observao, outros procedimentos foram utilizados, como a entrevista com vrios profissionais da instituio, as professoras das crianas e alguns pais com o mesmo objetivo de ampliar a compreenso das relaes estabelecidas entre

4 as crianas e os adultos e especialmente com a inteno de trazer para a anlise os pontos de vista dos adultos e confront-los com as manifestaes das crianas.

Escolheu-se utilizar nomes fictcios para todos os adultos envolvidos na pesquisa. Para as crianas tambm foram atribudos nomes fictcios, mas por um processo de escolha realizado pelas prprias crianas.

As manifestaes das crianas foram capturadas ora atravs da expresso oral registrada por escrito ou gravada em som, ora atravs da expresso grfica, registrada nos desenhos que as crianas produziram para expressar algumas situaes, ou ainda por meio de brincadeiras de faz de conta, bem como atravs da expresso do corpo, trejeitos e/ou caretas capturadas nos registros fotogrficos. Alm de compor a narrativa em torno daqueles momentos marcados por um tom de transgresso daquilo que estivesse (explicita ou implicitamente) estabelecido, privilegiou-se tambm a expresso das crianas para falar das relaes estabelecidas entre elas prprias e entre elas e os adultos no interior da creche. Pareceu que este caminho, por destacar pontos de conflito na relao entre os adultos e as crianas trazia consigo um potencial revelador de tais relaes. Esse potencial revela-se particularmente importante nos casos em que se tm, como acontece neste trabalho, a inteno precpua de contribuir para afirmao de um projeto poltico-pedaggico centrado no deslocamento da regulao para a emancipao. Essa diretriz ajuda a compreender porque, se props analisar o cotidiano da creche, a partir da manifestao das crianas, pois, segundo entende-se aqui, elas representam, nas relaes com os adultos, o plo de menor ingerncia nas decises, bem como o discurso menos ouvido. Seus desejos e necessidades pouco tm sido levados em conta na organizao das prticas educativas que so muito mais produzidas para elas do que com o esprito de envolv-las no prprio processo de produo das atividades.

Alm dos aspetos supra mencionados, buscou-se articular o maior entendimento das tenses originadas pelas diferentes caractersticas que compunham o grupo (gnero, gerao, valores, cultura, classe social, etnia, crenas, etc.) com os campos de estudos que pudessem contribuir para a anlise. Na composio de tal base terica foram particularmente significativas as contribuies oriundas da Sociologia da Infncia e da Antropologia, embora a compreenso de certos aspectos da investigao tenha exigido ampliar os recursos tericos, recorrendo tambm Sociologia Geral e Histria.

Ao final, a investigao reafirmou que as relaes entre os adultos e as crianas ainda so hierrquicas e marcadas por imposies dos adultos sem ponderar os desejos e necessidades do mundo infantil. J as relaes entre as crianas revelaram um certo grau de cumplicidade, principalmente na formulao de estratgias pelas quais buscavam burlar regras a elas impostas.

A interlocuo com as crianas, contudo levou a perceber o quanto elas so capazes de ler e interpretar a estrutura social em que esto imersas, impondo a superao do preconceito de que as crianas entendem apenas pequenos e insignificantes aspectos da realidade.

A anlise dos resultados aponta possibilidades pedaggicas interessantes para aqueles que apostam no reforo das energias emancipatrias e no desmonte do excesso de regulao que se evidencia no modelo de educao institucional predominante na contemporaeidade. Referncias: DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introduo Antropologia Social. Rio de Janeiro:Rocco, 1987. ROCHA, Elosa A.C. .A pesquisa em educao infantil. Trajetria recente e perspectiva de consolidao de uma Pedagogia da Educao Infantil. Florianpolis; UFSC, CED, 1999. SANTOS, Boaventura de Sousa. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia.So Paulo: Cortez, 2005. _________________________Para uma Pedagogia do Conflito. In: Novos Mapas Culturais . Novas Perspectivas Educacionais. SILVA, Luiz Heron da (et al). Porto Alegre: Sulina, 1996.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Geraes e Alteridade: interrogaes a partir da Sociologia da Infncia. In: texto a partir do 5 Congresso Portugus de Sociologia. Braga, 2004. SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel As crianas e as infncias: definindo conceitos, delimitando o campo. Portugal, 1997.

You might also like