You are on page 1of 6

MATEMTICA 1 Srie

Nome Roteiro de Reforo 1 Etapa 2013 Professora Helen Milene N Turma

Querido (a) aluno (a). No decorrer desta primeira etapa, alguns contedos trabalhados em nossas aulas de matemtica podem no ter sido plenamente dominados por voc. Nesse sentido, estamos frente de um processo de recuperao. Tendo em vista que o nosso foco principal est na busca do aprimoramento de seu aprendizado, o presente roteiro foi elaborado. de extrema importncia que voc busque diagnosticar em que contedos voc precisa se dedicar mais, alm de perceber que esse aprendizado ser til para etapas posteriores. Por isso, o essencial no tentar decorar procedimentos para resolver as questes, e sim, compreender a essncia de cada contedo, na busca de estabelecer relaes entre esses e demais conceitos, no apenas da matemtica, mas de outras disciplinas tambm. Aproveite esse processo de aprendizado! Professora Helen Milene Orientaes Caso voc fique em recuperao da etapa, entregue essa lista resolvida, com clculos organizados (inclusive nas questes fechadas) e respostas completas no dia da prova. No se limite, nas questes fechadas, em apenas marcar corretamente no gabarito, preocupe-se em refazer os clculos como se a questo no apresentasse as alternativas. Solicite ajuda (aulas de 2+, reforo ou aula de recuperao) nas questes que voc no conseguir resolver sozinho. Marque as questes que voc conseguiu fazer apenas com ajuda (seja de colegas ou de professores) para tentar refaz-las sem auxlio. Esse procedimento importante para que voc diagnostique se realmente entendeu o processo da resoluo. No caso de dvidas em momentos de estudos autnomos, busque exerccios similares no livro e leia os tpicos da matria que estejam relacionados questo, buscando compreender os exerccios resolvidos. Anote as principais dvidas e concluses com as quais voc se deparar durante o processo, ou seja, organize um material pessoal que servir como apoio nas resolues das questes. Tpicos abordados: o Conjuntos numricos: Operaes entre conjuntos; Intervalos na reta real. Porcentagem: Anlise de grficos; Conceito e componentes de funo: Frmula, razes, intervalos de crescimento e decrescimento, estudo de sinais. Funo composta

o o o o

1)(FGV-2011-adaptada) Em um grupo de pessoas sabe-se que: 50% aplicam dinheiro em caderneta de poupana. 30% aplicam dinheiro em fundos de investimento. 15% aplicam dinheiro em caderneta de poupana e fundos de investimento simultaneamente. Sabendo que 105 pessoas no aplicam dinheiro em caderneta de poupana nem em fundos de investimento, assinale V ou F nas afirmaes abaixo: a) ( ) O nmero de pessoas que aplicam seu dinheiro apenas em fundos e o nmero de pessoas que aplicam seu dinheiro em fundos e poupana o mesmo. b) ( ) Neste grupo h 300 pessoas. c) ( ) 105 pessoas deste grupo aplicam seu dinheiro apenas em poupana. d) ( ) 5% das pessoas no aplicam seu dinheiro em poupana nem em fundos de investimento. e) ( ) 195 pessoas aplicam seu dinheiro em poupana ou em fundos de investimento. 2) (Mackenzie) Numa sociedade, existem 35 homens (que usam culos ou no), 18 pessoas que usam culos, 15 mulheres que no usam culos e 7 homens que usam culos. O nmero de pessoas que so homens ou usam culos : a) 42. b) 46. c) 50. d) 54. e) 61. 3) (ENEM 2010 adaptada) Os estilos musicais preferidos pelos jovens brasileiros so o samba, o rock e a MPB. O quadro a seguir registra o resultado de uma pesquisa relativa preferncia musical de um grupo de 1 000 alunos de uma escola. Alguns alunos disseram no ter preferncia por nenhum desses trs estilos.

Determine: a) O nmero de alunos do grupo pesquisado cuja preferncia somente o estilo MPB. b) O nmero de alunos do grupo que disseram no ter preferncia por nenhum desses trs estilos. 4) (UFPB) A Secretaria de Sade do Estado da Paraba, em estudos recentes, observou que o nmero de pessoas acometidas de doenas como gripe e dengue tem assustado bastante a populao paraibana. Em pesquisas realizadas com um universo de 700 pessoas, constatou-se que 10% tiveram gripe e dengue, 30% tiveram apenas gripe, e 50% tiveram gripe ou dengue. O nmero de pessoas que tiveram apenas dengue : a) 350. b) 280. c) 210. d) 140. e) 70. 5) Dados os intervalos reais A =] 5, 9 ] , B = [ 7, 11 ] , C =] 2, + [ e D =] , 8 ] , determine: a) A B b) A B c) C D d) A (C D ) 6) Uma imobiliria vendeu 60% dos apartamentos de um prdio residencial. Dos apartamentos vendidos, 80% foram financiados. Sabendo que foram financiados 24 apartamentos, responda: a) Qual o nmero de apartamentos do prdio? b) Quantos apartamentos foram financiados?

7) (FGV-2011-adaptada) Em uma escola, a razo entre o nmero de alunos e o de professores de 50 para 1. Se houvesse mais 400 alunos e mais 16 professores, a razo entre o nmero de alunos e o de professores seria de 40 para 1. Determine o nmero de alunos da escola. 8) (Unesp-2009-adaptada) Numa pesquisa feita com 200 homens, observou-se que 80 eram casados, 20 separados, 10 eram vivos e 90 eram solteiros. Calcule o percentual de homens que no so solteiros. 9) Na compra de um aparelho, consegui um desconto de 16% sobre o preo de tabela e por isso paguei R$ 302,40 por ele. No dia seguinte, a loja aumentou todos os seus preos em 15%. Qual o novo preo de tabela do aparelho? 10) Joo gasta 20% de seu salrio com aluguel. No prximo ms, seu salrio ter um aumento de 25%, e o alguel aumentar de 15%. Que percentual de seu salrio Joo passar a gastar com aluguel? 11) (Unesp 2007-adaptada) O nmero de ligaes telefnicas de uma empresa, ms a ms, no ano de 2005, pode ser representado pelo grfico abaixo. Com base no grfico, determine a quantidade total de meses em que o nmero de ligaes foi maior ou igual a 1.200 e menor ou igual a 1300.

12) (ENEM-2008) O ndice de massa corprea (IMC) uma medida que permite aos mdicos fazer uma avaliao preliminar das condies fsicas e do risco de uma pessoa desenvolver certas doenas, conforme mostra a tabela ao lado.

Considere as seguintes informaes a respeito de Joo, Maria, Cristina, Antnio e Srgio.

De acordo com os dados das tabelas, assinale V ou F: a) ( ) Cristina est dentro dos padres de normalidade. b) ( ) Maria est magra, mas no corre risco de desenvolver doenas. c) ( ) Joo est obeso e o risco de desenvolver doenas elevado. d) ( ) Antnio est com sobrepeso e o risco de desenvolver doenas elevado. e) ( ) Srgio est com obesidade grave, mas no corre risco de desenvolver doenas.

13) Considere os pontos do plano A(0,0), B(0,1), C(2,1), D(2,4), E(5,4) e F(7,0). Representando geometricamente esses pontos no plano cartesiano e ligando-os por meio de segmentos de retas obedecendo a sequncia dada, aps ligar o ltimo ponto ao primeiro obtm-se uma regio limitada do plano. a) Utilizando o plano cartesiano e a malha quadriculada abaixo represente a figura indicada no enunciado, indicando os pontos, assim como j foi feito com os pontos B e F. b) Calcule a rea da figura obtida.

14) Uma indstria lanou um novo modelo de carro que no teve a repercusso esperada. Os tcnicos identificaram 3 possveis problemas: design pouco inovador (D), acabamento pouco luxuoso (A) e preo mais elevado em relao aos modelos similares do mercado (P). Feita uma pesquisa, obtiveram o resultado expresso na tabela ao lado. Preencha o diagrama abaixo e responda:

Problema(s) D A P DeA DeP AeP D, A e P No encontraram problemas

Nmero de pessoas 34 66 63 17 22 50 10 16

P
a) Quantas pessoas foram entrevistadas? b) Quantas pessoas consideraram como problemas apenas design e acabamento? c) Quantas pessoas consideraram como problema apenas o preo? 15) No grfico a seguir, esto especificados a produo brasileira de caf, em toneladas; a rea plantada, em hectares (ha); e o rendimento mdio do plantio, em kg/ha, no perodo de 2001 a 2008. A anlise dos dados mostrados no grfico revela que a) a produo em 2003 foi superior a 2 100 000 toneladas de gros. b) a produo brasileira foi crescente ao longo de todo o perodo observado. c) a rea plantada decresceu a cada ano no perodo de 2001 a 2008. d) os aumentos na produo correspondem a aumentos no rendimento mdio do plantio. e) a rea plantada em 2007 foi maior que a de 2001.

16) Analise o grfico da funo f : R R ao lado, e faa o que se pede: a) Determine as coordenadas do ponto A e do ponto B. A( , ) B( , )

b) Determine (se houver) o mximo da funo e o valor de x para o qual ele ocorre. c) Determine as razes da funo f. d) Determine os intervalos nos quais a funo crescente e decrescente. e) Determine o intervalo para o qual y > 0. f) Sabendo que a frmula da funo f definida por y = f ( x) = m x + 4 x + n , determine os valores das constantes reais m e n . g) Calcule a ordenada do ponto do grfico de f de abscissa 3.

17) (UEA-adaptada) A tabela fornece os valores da funo g para os valores correspondentes de t. A funo g definida em R e expressa por g(t) = at + b, onde a e b so nmeros reais.

Desse modo, quais os valores de a e b? 18) Represente os conjuntos A = ] , 3 ] e B = { x R / -3 x < 6 } nas retas reais indicadas abaixo e determine: a) A B A B b) A B

A B
c) A B

A B A B

19) (FGV) Num colgio com 1000 alunos, 65% dos quais do sexo masculino, todos os estudantes foram convidados a opinar sobre o novo plano econmico do governo. Apurados os resultados, verificou-se que 40% dos homens e 50% das mulheres manifestaram-se favoravelmente ao plano. A porcentagem de estudantes favorveis ao plano vale: a) 43,5% b) 45% c) 90% d) 17,5% e) 26% 20) (UFSM-2011) A prefeitura, responsvel pela iluminao pblica de uma cidade, trocou 40% das luminrias por outras mais eficientes. Decorrido um ano da troca, verificou que 2% das novas luminrias e 6% das luminrias antigas apresentaram defeito. Qual a porcentagem das luminrias da cidade que apresentaram defeito nesse perodo? a) 3,2%. b) 4,4%. c) 5,6%. d) 6,8%. e) 8,0%.

21) A figura ao lado o grfico da funo y = ax + b. Determine: a) Os valores das constantes a e b. b) O valor de y quando x = 6. c) O valor de x quando y = 24.

22) Uma mercadoria sofre um aumento de 10%; em seguida, novo aumento de 20%; finalmente, um desconto de 30%. Ter a mercadoria voltado ao valor original? Se no, qual ter sido o percentual final de aumento ou de desconto? 23) Uma funo pode ser representada a partir de diferentes tipos de registros: frmula, tabela, grfico, diagrama, entre outros. Verifique se cada alternativa representa ou no uma funo f:AB, de modo que y est em funo de x, ou seja, y = f(x). Justifique sua resposta. a) x y 0 1 1 6 2 11 2 16 3 21 d)

( ) SIM ( ) NO
` b)

( ) SIM ( ) NO

( ) SIM ( e) ) NO
c) f(x) = 7x 3

( ) SIM ( ) NO

( ) SIM ( ) NO
1, se x racional 0, se x irracional

24) Considere a funo f: IR IR definida pelo sistema a seguir: f ( x) = Calcule: a) ( 2 ) b) f ( 2 ) c) f (2 +

2)
2x 3 , x +1

25) Sejam f, g e h funes de R em R, tais que f(x) = 2x 3; g(x) = x + 8x 1; h(x) = determine: a) h(3) b) g(f(h(4))) c) f(g(x)) d) g(f(x))

You might also like