You are on page 1of 10

1

Acidentes ocorrem desde pessoas preveno h tanto tempo.

tempos imemoriais, e as

tm se preocupado igualmente com sua

Lamentavelmente, apesar do assunto ser discutido com freqncia, a terminologia relacionada ainda carece de clareza e preciso. Do ponto de vista tcnico, isto particularmente frustante, pois gera desvios e vcios de comunicao e compreenso, que podem aumentar as dificuldades para a resoluo de problemas. Quaisquer discusso sobre riscos deve ser precedida de uma explicao da terminologia, seu sentido preciso e interrelacionamento.
Willie Hammer

a. Explicao dos Termos Fundamentais Risco (Hazard) - Uma ou mais condies de uma varivel com o potencial necessrio para causar danos. Esses danos podem ser entendidos como leses as pessoas, danos a equipamentos e instalaes, danos ao meio ambiente, perda de material em processo, ou
2

reduo da capacidade de produo. Havendo um risco, persistem as possibilidades de efeitos adversos. Perigo (Danger) - Expressa uma exposio relativa a um risco, que favorece a sua materilizao em danos.
Um risco pode estar presente, mas pode haver baixo nvel de perigo, devido s precaues tomadas. Assim, um banco de transformadores de alta voltagem possui um risco inerente de eletrocusso, uma vez que esteja energizado. H um alto nvel de perigo se o banco estiver desprotegido, no meio de uma rea de pessoas. O mesmo risco estar presente quando os transformadores estiverem trancados num cubculo sob o piso. Entretanto, o perigo agora ser mnimo para o pessoal. Vrios outros exemplos poderiam ser citados, para mostrar como os nveis de perigo diferem, ainda que o risco se mantenha o mesmo.

Danos (Damage) - a gravidade (severidade) da perda-humana, material, ambiental ou financeira - que pode resultar, caso o controle sobre um risco seja perdido.
Um operrio desprotegido pode cair de uma viga a 3 m de altura, e sofrer um dano fsico, por exemplo, uma fratura na perna. Se a viga estivesse a 90 m de altura, ele, com certeza, estaria morto. O risco (possibilidade) e o perigo (exposio) de queda so os mesmos. Entretanto, a diferena reside na gravidade do dano que poderia ocorrer com a queda.

Causa - a origem de caracter humano ou material relacionado com o evento catastrfico (acidente ou falha), resultante da materializao de um risco, provocando danos. Segurana - freqentemente definida como iseno de riscos. Entretanto, praticamente impossvel a eliminao completa de todos os riscos. Segurana , portanto, um compromisso acerca de uma relativa proteo de exposio a riscos. o antnimo de perigo. Risco (Risk) - Expressa uma probabilidade de possveis danos dentro de um perodo especfico de tempo ou nmero de ciclos operacionais. Incerteza quanta ocorrncia de um determinado evento. Chance de perda que uma empresa pode sofrer por causa de um acidente ou srie de acidentes.

Perdas - o prejuzo sofrido por uma organizao, sem garantia de ressarciamento por seguro ou outros meios. Sinistro - o prejuzo sofrido por uma organizao, sem garantia de ressarciamento por seguro ou outros meios.

Incidente - Qualquer evento ou fato negativo com potencial para provocar danos. tambm chamado de quase-acidente. Incidente Risco Exposio(perigo) Causa Origem: Humana Material Fato Acidente ou Falha Efeitos Danos: Humanos, Materiais e financeiros.

TERMINOLOGIA

RISCO

Uma condio (de uma varivel) com potencial para causar danos HAZARD. RISCO Queimaduras Queda Fatal VARIVEL Temperatura da Chapa Altura de Trabalho CONDIO Temperatura da chapa muito maior que a temperatura da pele. Altura de trabalho muito maior que a altura do indivduo. Dose maior que 1 ou 100%

SITUAO Trabalho com chapas aquecidas Trabalho em altura

Trabalho em ambiente ruidoso

Reduo da Capacidade Auditiva

Dose de Rudo Diria

RISCO PERIGO

Probabilidade de possveis danos dentro de um perodo de tempo definido ou ciclos operacionais - RISK Parmetro que caracteriza uma relativa exposio a um risco. a exposio que favorece a materializaodo risco como causa de um fato catastrfico (acidente) e dos danos resultantes - DANGER
RISCO PERIGO =________________ MEDIDAS DE CONTROLE

De maneiras figurativa:

Situao: Trabalho em desengraxamento de peas com solventes. Risco: Intoxicao. MEDIDAS DE CONTROLE QUANTO EXPOSIO AO RISCO Nenhuma Uso de mscara filtrante ( EPI) Limitao do Tempo de exposio (se vivel) Automatizao do processo ( no h necessidade do operador no recinto). PERODO Alto Moderado a baixo Baixo Praticamente nulo

Extrado da Instruo Normativa n1 Programa de Reduo de Acidentes

Objetivo Estabelecer as Diretrizes para um Programa permanente que possibilite reduzir de modo sistemtico as perdas e danos relativos a Acidentes e Incidentes. So definidos conceitos, especificando as atividades e procedimentos a serem realizados, responsabilidades, bem como critrios de medio que permitam acompanhar sua aplicao e os resultados obtidos. A finalidade ltima deste Programa atingir e manter a condio ideal de zero acidente. Poltica Atender poltica de Sade, Segurana e Meio Ambiente (HSE) da Novartis Biociencias S.A. em seus princpios bsicos, resumindo abaixo o que nela se relaciona a Reduo de Acidentes na Fbrica: Incorporamos HSE nossa estratgia de negcios para agregar valor Companhia, gerenciar o risco e melhorar ainda mais a reputao da Novartis. Os aspectos de HSE so prioritrios e devem ser permanentemente levados em conta em todas as nossas decises e atividades empresariais. Queremos ser lderes em HSE, gerenciando estes assuntos de modo ativo, coerente e eficiente. Buscamos aperfeioamento contnuo de nosso desempenho, medindo e verificando o cumprimento de nossas Diretrizes e das orientaes legais. Estimulamos a conscientizao e a responsabilidade em HSE dos nossos colaboradores, oferecendo para isso informaes e treinamento. Avaliamos as implicaes de HSE para assegurar que os benefcios dos novos produtos, processos e tecnologias superem os riscos remanescentes. Ns nos importamos com as expectativas e preocupaes das pessoas que depositam sua confiana em ns. Proporcionamos locais de trabalho seguros aos nossos colaboradores e promovemos programas para manter ou melhorar sua sade. Colaboramos com nossos sub-contratados e lhes damos assistncia para que obtenham um desempenho em HSE comparvel ao nosso. Comunicamo-nos abertamente e fornecemos todas as informaes necessrias para a compreenso dos riscos e efeitos das nossas operaes sobre HSE em geral.

Este Programa se baseia na PREVENO, ou seja, na crena de que todo Acidente pode ser evitado. Sua nfase na ATITUDE das pessoas, considerando um encadeamento de requisitos para sua melhoria: APOIO DAS CHEFIAS-- Informar/Treinar > Motivar > Acompanhar > Orientar > Avaliar > Reconhecer TODOS OS COLABORADORES-Observar > Planejar > Agir Aprender > Conscientizar-se > Participar >

Pressupe co-responsabilidade entre a Direo, as Chefias e todos os Colaboradores, numa atitude constantemente alerta e proativa, atravs da qual a participao de cada um levar ao sucesso de todos. Itens de HSE devero fazer parte dos Objetivos anuais de todas as reas e influir nas Avaliaes de Desempenho individuais e coletivas. Todas as reunies de rotina devero comear com um tpico de HSE. A CIPA- Comisso Interna de Preveno de Acidentes dever -- alm dos requisitos mnimos legais -- orientar seus membros para atuarem apoiando este Programa, como Multiplicadores de Segurana nas reas da Fbrica.

Procedimentos especficos que sejam considerados necessrios para complementar este Programa, que digam respeito basicamente a um Setor ou rea da Fbrica, ou CIPA, sero elaborados e realizados pelos respectivos responsveis, detalhados em Instruo Normativa ou outros documentos do prprio Setor, conforme seja mais adequado.

Abrangncia Este Programa abrange somente as ocorrncias que dizem respeito diretamente Fbrica Agro Resende.

Visa primordialmente Reduo de Acidentes, abordando aspectos mais gerais de HSE quando estes se relacionam com este objetivo bsico (ver nossa definio de acidente no Glossrio). O contedo completo deste Programa considerado como o mnimo obrigatrio para os Setores de maior exposio a riscos, que so: Produo, Manuteno, Depsito, Expedio e Laboratrio. Estes Setores devem seguir estes procedimentos rigorosamente. Os demais Setores podero fazer simplificaes, conforme estabelecido no Anexo I.

Responsabilidades Gerais responsabilidade do Gerente da Fbrica assegurar a implementao deste Programa e garantir o cumprimento de seus procedimentos e recomendaes, liderando com seu exemplo na prtica.

responsabilidade do Gerente HSE - Fbrica elaborar atualizaes deste Programa, obter aprovaes, emitir e divulgar. O setor HSE dever acompanhar seu andamento constantemente, verificando sua aplicao, dando suporte e orientando os Colaboradores quando necessrio, assegurando continuidade das aes, recebendo e processando dados para Medio da aplicao e resultados do Programa, e disseminando as informaes que possam ser teis. O setor de Manuteno dever priorizar o atendimento aos servios relativos a Riscos detectados, principalmente os que so Iminentes e com potencial para danos graves. Estas pendncias devero ser encaminhadas com especial ateno. A atuao dos Supervisores de rea considerada de essencial importncia para o sucesso, devendo suas atitudes e aes mostrarem exemplo de responsabilidade, comprometimento e envolvimento para com os aspectos de HSE. (Entende-se como Supervisor de rea aquele que tem subordinados trabalhando em reas de exposio a riscos) dever de todos os colaboradores procurar conhecer e dar apoio a este Programa, assumindo sua obrigao de co-responsabilidade e, acima de tudo, trabalhando sempre com atitudes prativas de segurana. As Chefias dos diversos nveis devem assegurar que todos os recursos, organizao e procedimentos esto providenciados; colaboradores sejam orientados e treinados; documentao e instalaes requeridas esto disponveis; para garantir atendimento contnuo desta Instruo Normativa.

Procedimento 1 Ferramentas Bsicas do Programa 1.1 Dentre os diversos procedimentos e recursos utilizados em HSE, os seguintes so considerados Ferramentas Bsicas deste Programa, segundo cada linha de ao abaixo (Ver tabela com detalhes no Anexo I):
7

Informar/ Conscientizar: Dilogo Dirio de Segurana DDS Treinamento de Segurana -- TS Reunio de Segurana RS Conhecer riscos e preveni-los: Anlise Prevencionista de Tarefas -- APT Acompanhar e Orientar comportamentos: Verificao de Atos Inseguros -- VAI Participar, Observar, Planejar e Agir: Alerta Preventivo -- AP Compreender causas e Evitar repeties: Investigao de Acidentes -- IA Liderar com o exemplo, Estabelecer padres, Acompanhar e Orientar: Inspees de Segurana -- IS 1.2 As trs primeiras Ferramentas possibilitam desenvolver compreenso, conscientizao e motivao que direcionam todos para uma meta conjunta, permitindo um bom desenvolvimento e integrao do Programa. As demais so Ferramentas que tem como um primeiro objetivo DETECTAR, para podermos atuar focados no Ciclo de Preveno: Detectar Analisar Providenciar Acompanhar ----------------------------------------------------- 1.3 Deveremos utilizar tambm como conceito bsico a Pirmide de Acidentes de Frank Bird, que identificou na experincia das empresas uma distribuio estatstica na seguinte proporo: 600 Quase-Acidentes > 30 Danos Materiais > 10 Acidentes Sem Afastamento > 1 Afastamento Ou seja, podemos esperar que para cada 3 Danos Materiais teremos 1 Acidente Sem Afastamento, e assim por diante. Sendo assim, para evitar a ocorrncia dos Acidentes temos que trabalhar para reduzir a base da Pirmide, procurando detectar os QuaseAcidentes, e as situaes de Risco em geral, para atuar em cada um Preventivamente. 1.4 As Ferramentas acima visam melhorar cada vez mais a ATITUDE das pessoas, tendo em vista os objetivos deste Programa. Entretanto, continuaremos aplicando os demais Procedimentos utilizados na Fbrica, tal como recomendado nos Guidelines Novartis, para atender amplamente todos os requisitos de HSE. Estes Procedimentos no sero detalhados nesta Instruo, sendo que os principais so: Anlise de Risco de Processos Anlise de Risco para novas Formulaes e Produtos, respectivos projetos e equipamentos Formulrio de Partida Experimental Checklist para Modificaes Permisso para trabalhos especiais Orientaes sobre HSE nas Instrues de Fabricao Controles de Higiene e Sade (PPRA, PCMSO e seus monitoramentos) Controles de gerao e destinao de Resduos

Controles de gerao e tratamento de Efluentes e Emisses Auditorias de Segurana Risk Portfolio SEMACO- Manuteno preventiva de itens/equipamentos relevantes para HSE NEM- Gerenciamento de Emergncias Novartis 1.5 Implantao formal e Treinamento especfico para cada Ferramenta ser preparado, programado e realizado pelo Setor de HSE, com apoio dos responsveis dos outros Setores. nfase especial ser dedicada aos colaboradores que atuam como Multiplicadores de Segurana, em funes de Superviso ou membros da CIPA, com acompanhamento e reciclagem posterior.

5 Anlise Prevencionista de Tarefas - APT 5.1 a descrio detalhada das Etapas que compem uma dada Tarefa, identificando os Riscos de acidentes ou doenas ocupacionais de cada Etapa, e respectivas providncias e procedimentos para garantir uma execuo segura. Cada APT apresentada em Formulrio padro com 3 colunas, sendo a 1 para descrever as Etapas, a 2 para identificar os Riscos e a 3 para especificar as Medidas Prevencionistas recomendadas. 5.2 Ao definir os Objetivos para o ano, cada Supervisor dever apresentar a Lista de Tarefas Crticas (LTC, conforme Formulrio no Anexo) para as quais planeja elaborar ou revisar APTs em conjunto com sua equipe, indicando o prazo para cada uma. Cada equipe dever elaborar ou revisar pelo menos uma APT por ms. Sempre que for detectada necessidade, novas Tarefas podero ser acrescentadas Lista e ao cronograma. 5.3 responsabilidade da equipe elaborar ou revisar as APTs,, sendo que os colaboradores recebero treinamento especfico sobre APTs. Independente disso, sempre que se tratar de tarefa, processo ou equipamento complexo, poder ser pedida ajuda a outros profissionais, durante ou aps o trabalho de Anlise. Esta ajuda pode ser muito til nas Revises peridicas, pois devem ser feitas como forma de aprendizado, mesmo que no paream ter muitas novidades. Pessoas de fora da equipe podem trazer uma nova viso, enriquecendo o processo. 5.4 Aps elaborada ou revisada, uma APT deve ficar facilmente disponvel (de preferncia plastificada e pendurada no local da tarefa) para ser consultada pelos colaboradores antes da execuo da tarefa, lendo no local e seguindo suas recomendaes . O objetivo que todas as tarefas com potencial de risco sejam realizadas utilizando-se APT. 5.5 A Lista de Tarefas Crticas e as APTs devem ficar disponveis no s para a equipe mas para consulta de qualquer outro colaborador. Equipes de diferentes reas devem procurar comparar e compartilhar o que h de bom nas suas APTs , sendo que Tarefas idnticas, mesmo em reas diferentes, deveriam ter APTs iguais. Cada equipe deve ter pelo menos um conjunto em pasta prpria, alm dos exemplares plastificados avulsos que forem necessrios. responsabilidade do Supervisor garantir que todos conheam a Lista e as APTs, que a quantidade de exemplares suficiente e que todas as cpias sejam da reviso mais recente. 5.6 Sempre que houver necessidade de executar uma tarefa nova, que no seja usual ou rotineira, recomenda-se que seja feita uma avaliao de seus riscos usando APT. Isto obrigatrio em situaes como :
9

Servios no usuais de Manuteno, construo ou montagem Partida de novos equipamentos Novos produtos, processos ou procedimentos 5.7 Mesmo no caso de j terem sido includas recomendaes prevencionistas numa Instruo de Fabricao, responsabilidade do Supervisor fazer o levantamento das Tarefas Crticas e discuti-las com o Eng. de Processo, encaminhando para deciso da Gerencia. Em caso de dvida, a APT dever ser elaborada e colocada disponvel. 5.8 CRITRIO DE MEDIO: (APTs elaboradas ou revisadas no mes) % APT = ----------------------------------------------------------------- x 100 (Elaboraes ou revises programadas no mes) 5.9 A verificao do conhecimento das APTs e do seu uso correto e frequente pelos colaboradores ser avaliada em cada Inspeo de Segurana, observando, questionando e checando pessoalmente.

10

You might also like