You are on page 1of 6

CONSIDERAES A RESPEITO DA OBRA A ERA DO CAPITAL DE ERICK HOBSBAWM Queila dos Santos Ribeiro

RESUMO A Era do Capital tem como perodo de estudo os anos que vo de 1848 (Primavera dos Povos) a 1875 (Incio da Grande Depresso). A obra trata de uma sociedade capitalista em busca de uma consolidao efetiva, com todas as suas contradies e avanos, verificados principalmente na cincia e na economia do capitalismo industrial. O perodo de estudo mostra a ascenso desse capitalismo industrial e a consolidao da cultura burguesa com a sua ideologia poltica liberal que era a favor do direito da propriedade privada, bem como da livre iniciativa que proporcionou o avano macio da economia do capitalismo industrial, da razo, da cincia e do progresso, ou seja, o triunfo do capitalismo. Esse estudo visa analisar alguns pontos da obra de Erick Hobsbawm, A Era do Capital. Palavras-chave: Sociedade Capitalista, Capitalismo Industrial, Cultura Burguesa e Triunfo do Capitalismo.

ABSTRACT The Age of Capital has been the first study period the years ranging from 1848 (Spring Peoples) to 1875 (Beginning of the Great Depression). The work is a capitalist society in search of an effective consolidation, with all its contradictions and advances, carried out mainly in science and economy of industrial capitalism. The period of study shows that the rise of industrial capitalism and bourgeois culture coma consolidating his political liberal who was in favor of the right of private property and free enterprise that provided the massive advancement of the economy of industrial capitalism, of reason, science and progress, ie, the triumph of capitalism. This study aims to examine some points of the work of Erick Hobsbawm, The Age of Capital. Keywords: Capitalist Society, Industrial Capitalism, Culture and Bourgeois Triumph of Capitalism.

__________________________________________
Aluna do Curso de Licenciatura em Histria pela Universidade Estadual do Maranho Programa Darcy Ribeiro. E-mail: keilagaan@gmail.com

INTRODUO A Era do Capital de Erick Jonhn Ernest Hobsbawm um dos livros de uma trilogia que trata dos fatos ocorridos principalmente no sculo XIX, englobando o perodo que vai desde a Revoluo Francesa em 1789 a Primeira Guerra Mundial em 1914. A primeira obra da trilogia intitulada A Era das Revolues e compreende o perodo que vai de 1789 a 1848, a segunda A Era do Capital cujo perodo de estudo engloba os anos que vo de 1848 a 1875 e por fim, mas no menos importante, A Era dos Imprios que vai de 1875 a 1914. Conforme explica o autor, apesar do livro A Era do Capital, ser o segundo volume de uma srie de trs, a sua leitura no fica comprometida, caso seja realizada independente das demais, desde, claro que o leitor esteja consciente que o perodo de estudo do livro no isolado dos demais. No que se refere ao livro A Era do Capital, o autor explica tambm, que, embora o perodo de estudo seja curto (de 1848 com a Primavera dos Povos a 1875 com o Incio da Grande Depresso), esses anos foram importantes e sem precedentes na histria. Sero abordados ento, alguns pontos dessa rica obra do ilustre historiador Erick Hobsbawm, dando destaque para a Primavera dos Povos e todo o desenvolvimento capitalista verificado na poca, bem como analisar o desenvolvimento de pases no europeus nesse mundo de economia e poder capitalista. 1. PRIMAVERA DOS POVOS E A GRANDE EXPANSO Hobsbawm no primeiro captulo de sua obra se refere revoluo de 1848, que teve como forte e decisivo elemento de participao o proletariado. O termo primavera j remete a ideia de florescimento, que no contexto de 1848, est ligado ao surgimento de novas ideias com seu carter revolucionrio, abrangente e nico. Os movimentos ocorridos nesse perodo ficaram marcados pela ruptura com o Antigo Regime (fim do Congresso de Viena que buscava restaurar e preservar o Antigo Regime tendo como instrumento de ao a Santa Aliana-formada pelos exrcitos da Rssia, Prssia e ustria), e pelo fato de se espalharem por boa parte da Europa, como na Itlia, Hungria, ustria, Alemanha e Frana, inclusive, a unificao Italiana e Alem foi incentivada por toda essa efervescncia revolucionria sem precedentes.
Alm disso, 1848 foi a primeira revoluo potencialmente global, cuja influncia direta pode ser detectada na insurreio de 1848 em Pernambuco (Brasil) e poucos anos depois na remota Colmbia. Num certo sentido, foi o paradigma de um tipo de "revoluo mundial" com o qual, dali em diante, rebeldes poderiam sonhar e que, em raros momentos como no aps-guerra das duas conflagraes mundiais, eles pensaram poder reconhecer. De fato, exploses simultneas continentais ou

mundiais so extremamente raras. 1848 na Europa foi a nica a afetar tanto as partes "desenvolvidas" quando as atrasadas do continente. Foi ao mesmo tempo a mais ampla e a menos bem sucedida deste tipo de revolues. No breve perodo de seis meses de sua exploso, sua derrota universal era seguramente previsvel; dezoito meses depois, todos os regimes que derrubara foram restaurados, com a exceo da Repblica Francesa que, por seu lado, estava mantendo todas as distncias possveis em relao revoluo qual devia sua prpria existncia. (HOBSBAWM, 1995, p. 26).

Nessas revolues inquestionvel a participao decisiva de trabalhadores pobres, que se sacrificaram nas barricadas. Essas revolues de 1848 que ocorreram em vrias e diferentes partes da Europa tinham como ponto em comum, pessoas simples que lutavam por melhores condies de vida, mas, apesar da aparente vitria em um primeiro momento, eles acabaram derrotados rapidamente. Nesse sentido Mayra Roberta comenta:
Foram vitoriosas, mas derrotadas rapidamente, em sua maioria totalmente, reduzidos a sua impotncia. Seus governos entraram em colapso e recuaram sem resistncia. Com exceo da Frana - que teria mais dois anos e meio- em 1849 todos os antigos comandos foram restaurados no poder e com mais fora que antes - como foi o caso do Imprio dos Habsburgos e os revolucionrios foram exilados, com eles a esperana de mudanas institucionais e sonhos polticos e sociais da primavera de 1848. (ARAUJO, 2012, p. 1)

Esse fracasso, como explica Hobsbawm deve-se por alguns motivos, dentre os quais podemos destacar, o fato da burguesia ter abandonado a revoluo, quando percebeu a dimenso da fora dos trabalhadores que objetivavam tambm uma revoluo social; no que diz respeito aos trabalhadores, teria faltado organizao e liderana. Hobsbawm reitera: Portanto, as revolues de 1848 surgiram-se e quebraram-se como uma grande onda, deixando pouco, exceto mito e promessa (HOBSBAWM, 1995, p. 53). Contudo, como explica o prprio autor, as revolues de 1848 no foram em vo:
Ainda assim, 1848 no foi meramente um breve episdio histrico sem conseqncias; Marcam o fim, pelo menos na Europa ocidental, da poltica da tradio, das monarquias que acreditavam que seus povos aceitavam, acolhiam mesmo com prazer, a regra do direito divino que apontava dinastias para presidir sobre sociedades hierarquicamente estratificadas, tudo sancionado pela tradio religiosa, na crena dos direitos e deveres patriarcais dos que eram superiores social e economicamente. (HOBSBAWM, 1995, p. 54)

Hobsbawm nos captulos seguintes explica que o perodo que vai de 1848 a 1875 destaca-se tambm pela rpida evoluo e expanso econmica, em outras palavras, pelo amplo desenvolvimento da economia capitalista industrial, usando suas prprias palavras foi o perodo em que o mundo tornou-se capitalista e uma minoria significativa de pases desenvolvidos transformou-se em economias industriais (HOBSBAWM, 1995, p. 53). Ainda abordando todo esse desenvolvimento do capitalismo, com todos seus avanos

e transformaes, o autor usa a expresso boom2, para se referir ao extraordinrio crescimento da economia industrial, que beneficiou principalmente a burguesia, proporcionando lucros considerveis, enquanto os trabalhadores comuns continuaram a merc de todas essas transformaes, nesse aspecto podemos destacar o seguinte trecho:
O que fez este boom to satisfatrio para os homens de negcios famintos de lucros foi a combinao de capital barato e um rpido aumento nos preos (...)Os lucros aparentemente espera de produtores e comerciantes apresentavam-se irresistveis. Num certo momento deste perodo inacreditvel, a taxa de lucro do capital do credit mobilier de Paris, a companhia financeira que era o smbolo da expanso capitalista no perodo (...), chegou a 50%. E os homens de negcios no eram os nicos a lucrar. Como j foi sugerido o emprego cresceu aos saltos, tanto na Europa como no resto do mundo, para onde homens e mulheres migravam ento em quantidades enormes (...). No sabemos atualmente muito sobre taxas de desemprego, mas mesmo na Europa um exemplo de evidncia decisivo. O grande aumento no custo dos cereais (isto , o principal elemento no custo de vida) entre 1853 e 1855 no precipitou mais tumultos em parte alguma, salvo em regies atrasadas como o norte da Itlia (Piedmont) e Espanha, onde talvez tenha contribudo para a revoluo de 1854. A alta taxa de emprego e a presteza em conceder aumentos salariais onde fosse necessrio apagaram o descontentamento popular. Mas para os capitalistas, as amplas provises de trabalho ento chegando ao mercado eram relativamente baratas. . (HOBSBAWM, 1995, p. 46 e 47).

Em meio a todo esse desenvolvimento capitalista, podemos destacar as estradas de ferro e o telgrafo como sinnimos de progresso e prosperidade para a sociedade da poca. As estradas de ferro, que eram predominantes em um primeiro momento, principalmente na Europa (em especial na Inglaterra) e um pouco depois na Amrica do Norte (em especial nos Estados Unidos da Amrica), propiciaram uma ligao mais ampla entre as pessoas, na medida em que ligava as regies, bem como facilitava o escoamento da produo, tornando-o mais rpido e aumentando sua proporo. O telgrafo foi talvez a mais significativa e avanada criao do homem nesse perodo, imagine, em pleno sculo XIX, um aparelho que permitisse a comunicao entre pessoas de diferentes e distantes regies (...) porm, a transformao tecnolgica mais sensacional de nosso perodo estava na comunicao de mensagens atravs do telgrafo eltrico (HOBSBAWM, 1995, p. 53). Sobre esses avanos HOBSBAWM escreve:
O drama mais bvio deste perodo foi econmico e tecnolgico: o ferro derramandose em milhes de toneladas pelo mundo, estradas de ferro cortando continentes, cabos submarinos atravessando o Atlntico, a construo do Canal de Suez, as grandes cidades como Chicago surgidas do solo virgem do Meio-Oeste americano, os imensos fluxos migratrios. Era o drama do poder europeu e norteamericano, com o mundo a seus ps. Mas aqueles que exploraram este mundo conquistado eram, se excluirmos o pequeno nmero de aventureiros e pioneiros, homens sbrios em roupas sbrias, espalhando respeitabilidade e um sentimento de superioridade racial juntamente com fbricas de gs, estradas de ferro e emprstimos. (HOBSBAWM, 1995, p. 20).

______________________________________
2

expresso da lngua inglesa que significa estrondo, aumento de negcios.

2. O AVANO DO CAPITALISMO FORA DA EUROPA NA VISO DE HOBSBAWM

Erick Hobsbawm em um determinado momento de sua obra faz uma constatao: no perodo de 1848-1875 (perodo de estudo do livro A Era do Capital) o mundo era governado pelos europeus, mas fora da Europa, um pas (ou Federao como o autor chama) comeou a se destacar nesse mundo de economia e poder capitalista: Os Estados Unidos. Com relao a esse domnio europeu sobre o mundo e a ascenso dos EUA, Hobsbawm destaca:
Nunca, portanto, os europeus dominaram o mundo de forma to completa e inquestionvel como em nosso perodo de estudo, de 1848 a 1875 (...) Os Estados Unidos ainda no tinham uma participao maior nas questes mundiais, e portanto os estadistas europeus davam-lhes apenas ateno intermitente (HOBSBAWM, 1995, p. 213 e 214);

At ento os EUA no oferecia nenhum tipo de ameaa eminente a Europa, a no ser que de alguma forma seus interesses coincidissem. O autor destaca alguns pontos da expanso desse pas, na sua delimitao territorial, pontuando que suas ambies territoriais, salvo algumas excees limitava-se a questo territorial. Para ilustrar essa presena e influncia, o autor cita uma frase de um presidente mexicano chamado Porficio Diaz Pobre Mxico, to longe de Deus e to perto dos Estados Unidos. O fato que esse pas comeou a receber um olhar especial e atencioso da Europa, seja pelo fato de que milhes de europeus migraram pra l, muitos deles com o imaginrio de um Novo Mundo, seja pela sua extenso territorial ou pelo seu extraordinrio progresso. Hobsbawm tambm comenta a respeito de outro pas, que comeou a se destacar nesse cenrio capitalista, o Japo: de todos os pases no-europeus, apenas um foi bemsucedido em encontrar e derrotar o Ocidente no terreno do inimigo. Este pas foi o Japo, para uma certa surpresa dos contemporneos (HOBSBAWM, 1995, p. 230). No sculo XVII o Japo caracterizava-se por ser fechado e isolado, mesmo no sculo XIX o Ocidente no o enxergava como um pas em ascenso. Para Hobsbawm o Japo estava mais disposto em imitar o Ocidente, que a China, por exemplo, nesse sentido entendia-se que para se preservar era preciso transformar. Vale ressaltar que o capitalismo no Japo foi institudo por uma revoluo conservadora ou uma revoluo de cima e no burguesa. De qualquer forma esse pas transformou-se, e a seu prprio modo, mergulhou nesse mundo capitalista em plena ascenso, que o autor denomina como A Era do Capital.

3. CONSIDERAES FINAIS No geral, o renomado historiador Erick Jonhn Ernest Hobsbawm, em sua importante obra A Era do Capital analisa uma sociedade capitalista, em amplo processo de consolidao, discutindo todos os seus avanos, retrocessos e transformaes. O perodo estudado foi marcado por grandes avanos na cincia, e na economia industrial, com a consolidao da hegemonia burguesa e o triunfo global do capitalismo econmico de capital privado e a livre iniciativa.

REFERNCIAS
ARAUJO, Mayara Roberta Da Silva. A Era do Capital de Erick Hobsbawm. Belm Par, 2012. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/124728952/A-Era-Do-CapitalHobsbawm-Aldo>. Acesso em: 18/04/2013.
HOBSBAWM, Erick Jonhn Ernest. A Era do Capital (1848-1875). Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995.

You might also like