You are on page 1of 34

Histria do Mobilirio

Idade Mdia Chamado de a Idade Mdia, e tambm de idade das trevas. Bizantino/Romnico/Gtico 437 - 1450

DIVISO DA IDADE MDIA


ARTE
Leste Influncia de Constantinopla Capital do Imprio Romano /Oriente Oeste Insegurana, falta de mo de obra, abusos do poder e estagnao das cidades/ Ocidente

ARTE PRIMITIVA CRIST


Na arte crist primitiva, temos de distinguir dois grandes perodos: antes e depois da paz da Igreja. O mobilirio nada mais do que um objeto cujo propsito meramente utilitria (no se esquea que o cristianismo comeou nas classes mais baixas) e a decorao inspirada na decorao romana. Retrocesso total Abandono da plstica e esttica grega Abandono das 3 dimenses da escultura e perspectiva Volta a composio por superposio de figuras

Arte Romnica
sc. V ao XI
Vocabulrio Formal; Colunas / Arcos; Influncia Mulumana; Cenas com Funo Didtica; Torneados A construo pesada, macia, majestosa Poucas Aberturas Uso de mosaicos, tapetes, panos decorativos e afrescos So mveis fortes e pesados com uma decorao elegante da flora e da fauna ou figuras de fantasia, decorado com pinturas e formas esculturais emprestados da arquitetura, com aplicaes de ferro forjado, marfim, etc. Na ostentao habitao principal reflete na moblia e decorao de interiores com mobilirio de madeira, mveis, esculturas e embutidos, tecidos exticos e tapearias, provenientes de terras orientais e adquiridos no mercado para os servidores.

Mobilirio Romnico
Mobilirio muito restrito: bancos, arcas, armrios (raramente) , camas ( s vezes as arcas so locais de repouso) Decorao do mobilirio: Tcnica representada por inciso ou aplicao . Para unir varias tbuas e dar maior espessura, so utilizados elementos metlicos que sero decorativos. Tecido, tapearia( principal forma de arte na Idade Mdia: influncia oriental muito grande; tecidos pendurados ( influncia muulmana); tecidos em forma de medalhes com animais. Objetos de metal: raramente se encontram porque podendo os metais serem reaproveitados, so transformados de poca em poca; geralmente se encontram aqueles litrgicos(conjunto de cerimnias eclesisticas); o que se sabe atravz das iluminuras ( gravuras da idade mdia); o equipamento da mesa restrito, porque come-se com as mos.

So mveis fortes e pesados com uma decorao elegante da flora e da fauna ou figuras de fantasia, decorado com pinturas e formas esculturais emprestados da arquitetura, com aplicaes de ferro forjado, marfim, etc.
Muitos mveis so desmotveis construdo para o transporte rpido. A madeira o material essencial a ser utilizado. O uso da marchetaria no mobilirio espanhol mouro j est em uso comum, tais como aplicaes de ferro e marfim. Dado o esprito nmade do tempo de um monte de mveis so construdos para ser desmontado e de fcil transporte

CADEIRAS As cadeiras so escassos, os valores mais atuais so transformados, as costas se entrelaam com arcos semicirculares, esculpidas e pintadas. Genuflexrio so as bancas e lugares de honra para a nobreza e o clero, decorado com influncias Mouras esculpidos e pintados, geralmente construdas de pinho e nogueira. Um bom exemplo pode ser encontrado na cadeira de San Ramon da antiga catedral de Roda.

ARMRIOS
O mobilirio e o peito tem essncias romanescas, como os encontrados na casa de camponeses, no palcio ou na sacristia. A Arca proporciona uma bancada, mesa ou gabinete, o seu nmero exceder a trinta em muitos lares. O seu desenvolvimento evolui imediatamente, muitos so inspirados pela sarcfagos antigos gregos e romanos. Muito spera no incio, gradualmente aperfeioado, o topo quase sempre plana, mas s vezes em forma de telhado. A madeira esculpida ou revestida em tecido ou couro, e reforado com unhas e acessrios de metal, as peas mais bonitas so o francs eo alemo. No que diz respeito a Espanha est em causa, a famosa caixa de Astorga, coberto em forma de telhado policromada, um exemplo quase nico. caixas Hispanoarbigas so conservadas, com decoraes geomtricas e estrelas, considerando tambm o tempo do bunker Cid lendrio com carcaa em forma de tijolo passa a ser alguns armrios com caractersticas muito semelhantes aos cofres, alto, estreito, com uma porta. As portas so montadas mesas, sempre armado com pedaos de ferro.

CAMAS As camas tm suas quatros pernas torneadas e cabeas muito altas, terminado as vezes em curva e policromado e s vezes coloridos, sempre cobertos com tecidos e tapearias, nas bordas alguns passos (degruas) para subir e descer com facilidade.

Ctedra de Maximiniano Uma parte excepcional de mobilirio a "ctedra do bispo de Ravena Maximiniano" , uma estrutura cbica, com as costas cncavas, completamente coberta com lminas de marfim finamente esculpida.

Armrios
O armrio fechado (armrios, caixas e mesas) geralmente ocorrem com alguma frequncia nas pinturas e mosaicos. Destes mobilirio apresenta uma caixa fechada em forma de tabela e usado por um escritor pode ser classificado como escribinia. O "scriptorium" moblia eram amplamente utilizados pelos monges. Armrios com silhueta arquitetnica uma caracterstica fronto coroao.

O Mundo Bizantino
Capital do Imprio Romano do Oriente/Leste 350-1450

Nasceu em Bizncio ou Constantinopla ( atual Istanbul ), antiga capital do Imprio Romano.

Decadncia da arte clssica Surgimento do Cristianismo


Oriente arte adapta-se a nova religio Igreja e Monarquias Emergentes principais guardies e acumuladores de objetos Resqucios da arte grega-romana + motivos orientais afetados pelo simbolismo cristo Arte convencional e conservadora Residncias Luxuosas Ornamentaes elegantes (baixo relevo) Uso de arcos ( romano e ogival) Igreja de Santa Sofia (marco arquitetura bizantina) na

Os mveis bizantinos vem do mobilirio do primeiros cristos. Inspirao Romana Crist Primitiva e puramente utilitria. Madeira ou Metal foram os materiais mais comumente utilizados.

Na construo de mveis o material mais utilizado a madeira, metal ou tinham totalmente enriquecido aplicaes placas e, em seguida, cobertas com tapearias. As cadeiras rgidas ou cadeiras foram decorados com uma profuso de tamanhos e composies de arcos e tbuas esculpidas. Um exemplo de interesse histrico a cadeira "ou cadeira de So Pedro, a sua estrutura cbica, as costas arqueadas e coroado por um fronto com anis laterais para transporte. A frente do trono coberto por 18 comprimidos de esculturas de marfim sobre um tema inspirado pago.

CAMAS
Em Bizncio, o marfim foi o material mais comumente usado para a moblia de importncia. O mobilirio, com o grande desenvolvimento que chega a seda, no sculo VI, esto se tornando mais suave e confortvel, est engajado em metais preciosos pratos sobre o balco, so arcos semicirculares, colunas decorativas, aplicao de esmaltes , ouro e prata, s vezes cobrindo mveis com mosaicos. Camas com dossel cabeceira alta e decorado com tecido e cortinas Mesas muitas vezes eram tablados suspensos por cavaletes

Gtico
Marcado por um grande fosso entre ricos e pobres. Mobilirio para os pobres eram de registro e mobilirio funcional para os ricos eram clssicos. Neste momento, no entanto, definitivamente um tema original e emergentes no-clssica. Tudo comeou, como muitas coisas nesse tempo na igreja. O primeiro consistiu de ornamentos esculpidos e muito ricamente decorados.

Os arcos foram esculpidos nos painis de cadeiras, mesas e bas de todos os tamanhos. No sculo XV, introduziu algumas novas formas. Um deles era uma espcie de armrio com uma pequena rea para armazenar objetos com as pernas erguidas, tinha um lugar para guardar as peas da parte superior fechada e uma prateleira de baixo. Os armrios tinham dois nveis, com as portas fechadas para guardar objetos. Outra unidade de armazenamento importante foi o guarda-roupa, com as portas fechadas uma rea maior que 1,5 a 2 metros. Junto com motivos arquitetnicos, tais como arcos, colunas e projetos foliantes, entalhes decorativos tambm foram utilizados com base na suspenso txteis. Devemos tambm mencionar a rea de trabalho, que normalmente assume a forma do peito, que serviu como uma mesa. Quanto aos lugares, que eram de diferentes tipos, o mais difundido foi o banco de gabinete, que tambm servia como sede para guardar objetos. As cadeiras eram duras, o qual resolvido usando almofadas. As camas eram geralmente altos e coberto por um dossel, num primeiro momento, pendurada no teto. As mesas eram simples e muitas vezes consistia em tabelas simples sobre cavaletes, o que lhes dava grande mobilidade.

Na arte gtica mobilirio perodo alcana resultados inesperados em um domnio e perfeio do desenho e implementao, at nos mnimos detalhes. o estilo caracterstico a acentuada curva, a ogiva. Nesta e em motivos geomtricos e florais, que desenvolve um padro densa e intrincada decorao baseada no cruzamento e sobreposio. Guirlandas, rosetas, flor de lis, bifrios e grades, rosetas, pinculos torcida e colunas so os elementos que se repetem no design de mobilirio. As catedrais eram expresses de riqueza, mas para interiores, benfeitores ricos da Igreja parecia preferir mveis de carvalho, funcionais e simples, coberta com tapearia.

Estilo Gtico (1250 1450)


 FRANA/ ALEMANHA/ INGLATERRA     Predomnio de linhas verticais Profuso de Colunas Riqueza das Ornamentaes Combinaes de arestas/ arcos/ diagonais cruzadas

Formas bsicas do Gtico

 Trs perodos ou Transies Primitiva ou Transitrias Gothic: correspondente ao estilo inicial, quando os elementos romnico e que ainda no est totalmente desenvolvido. Central gtica: A poca de maior altura e pureza do estilo. , portanto, do gtico em si. Gtico decadente, ornamentado ou extravagante, que caracterizado por uma decorao exuberante e ornamentado.  Originalidade  Arcos  Figuras  Folhagens ltimo Perodo  Balaustradas  Pontas

Mobilirio e Objetos
 Relgios Emoldurados  Arcas de Viagens talhadas de maneira artstica e minuciosamente trabalhadas com relevos, inscries e enfeites diversos  Camas mais confortveis, com imensos colches de pluma, pesadas cobertas e cortinados belssimos bordados com escudos de armas e seguras por grossos cordes de seda ou deslumbrantes broches.  As cadeiras ganharam almofadas de pele ou veludo e as portas foram enriquecidas com figuras esculpidas  O estilo Gtico alcanou seu apogeu no sculo XV, que foi tambm seu ltimo perodo.  Os mveis aparecem sustentados por ps altos onde se esculpem adornos de folhagens, animais grotescos, pergaminhos enrolados etc.  As mesas e as camas so imensas

CAMA NO ESTILO GTICO

Mesas no estilo Gtico

Metais
Os trabalhos de metal e ferro se desenvolveram consideravelmente e surgiram os relicrios, arcas e cruzes de metal com incrustaes de ouro e pedras preciosas, A Espanha, nesse perodo, deu-nos verdadeiras obras de arte em metal e ferro fundido. Aparecem os tecidos de seda ricamente bordados com flores e animais ou motivos rabes e exticos. E surgiu tambm o marfim em maravilhosas obras de adorno

Influncias Estrangeiras
Veludos e peles exticas/ Biombos/ Estatuetas com motivos orientais e luxuosos

Muitos da classe mdia emergente, especialmente os nobres menores, foram muito mvel, durante o perodo da Idade Mdia. Foram obrigados a mudar de casa em casa, e castelo em castelo, seguindo o seu mestre, ou ir guerra. Isto levou introduo de bas e armrios que podem ser carregadas e transportadas com facilidade. O armrio para guardar roupas e comida fria para armazenamento de utenslios fizeram a sua estreia durante este perodo. Mesas com gavetas tambm foram introduzidos durante este perodo. O gabinete, outro novo mobilirio gtico para o armazenamento foram criados com portas muito grandes.

Cadeiras e Arca

As esculturas eram frequentemente de Grgulas e outras criaturas msticas que serviam para espantar os maus espritos, e foram emprestados das igrejas onde o tema comeou. Outros acessrios associados com temas religiosos serviu como decorao adicional. Estes incluram vitrais e lustres ornamentados.

You might also like