You are on page 1of 4

UAb

Universidade Aberta
Tcnicas de Expresso e Comunicao II e-flio A 2012

900609-Helena Blanc

Turma 2 Docente: Paulo Nunes da Silva

Tcnicas de Expresso e Comunicao II E-Flio A 1. O conceito da comunicao humana reside na interaco inteligvel de informaes, ideias e sentimentos entre indivduos, realizada atravs do uso de uma lngua verbal e de uma lngua no-verbal, capaz de produzir modificaes no comportamento humano. A comunicao verbal releva de uma lngua falada (conversa, telefone) ou escrita (livro, carta) atravs do uso de uma lngua natural, como o portugus de forma simblica ou abstracta, consciente ou inconsciente, mas unindo-se deste modo numa relao de partilha de assuntos ou de estados de esprito por meio de um entendimento mtuo do acto lingustico. semelhana da conversao entre indivduos, destacam-se ainda os telejornais, os congressos, a imprensa e a literatura. A comunicao no-verbal enquanto meio de comunicao entre indivduos, ao contrrio da linguagem verbalizada, envolve uma alternncia de manifestaes fsicas e de linguagem gestual, que no s enriquecem o acto lingustico mas reforam a transmisso de estmulos, que habitam esse contacto. A interaco comunicativa no-verbal envolve tambm uma sinaltica convencional deduzvel do contexto situacional quer sob a forma gestual, corporal, pantommica, indumentria ou imagtica. Em concreto, para manter uma comunicao no necessrio usar a fala podemos usar outros recursos para transmitir informaes ou mensagens nomeadamente a linguagem dos surdos, a mmica dos ilusionistas, a pintura artstica, o desenho, a escultura so alguns dos exemplos tipo de linguagem no-verbal. 2. Para compreendermos a subtileza retrica do dilogo transcrito entre os dois falantes recorremos mxima da qualidade, que segundo a Teoria de Grice em implicaturas conversacionais (1967) estabelece que, durante o acto comunicativo, os falantes devem afirmar o que verdadeiro e ainda duas mximas mais especficas nesta categoria instituem que no se deve dizer o que se acredita ser falso nem que se deve prestar afirmaes sem provas. Neste caso particular, tratando-se de uma mxima da sinceridade, o exemplo apresentado transgride a regra por estar subjacente a mentira de (B), apesar de respeitar o princpio de cooperao conversacional. A resposta de (B) propositadamente falsa para evitar uma situao conflitual com (A) sua mulher e a violao da mxima. No que se refere a (B) a sua resposta conscientemente motivada pela empenho cooperativo questo de (A) e surge no mbito da dissimulao de factos, que a sua conscincia inspira, e de seus desejos mais ntimos. Mas tambm, a veracidade da situao no pode ser averiguada por (A) dado que desconhecem-se as circunstncias da chegada de (B) a casa. Contudo, o propsito comum numa direco mutuamente aceite acata na prtica conversacional o princpio da cooperao e da mxima j que (A) no apresenta qualquer razo para supor que (B) esteja mentindo gerando deste modo uma implicatura ou implicitao conversacional do tipo convencional neste tipo de conversao.
2

900609-Helena Blanc

Tcnicas de Expresso e Comunicao II E-Flio A

Referncias Bibliogrficas:

LIMA, Jos Pinto de (2007), Pragmtica lingustica, Lisboa, Caminho, pp. 51-65;

Silva, Paulo Nunes da (2010), Manual de Tcnicas de Expresso e Comunicao II (disponvel na pgina da UC na plataforma Moodle), pp. 4-48.

Referncias Webgrficas:

A Pgina da Educao, A Comunicao Verbal, Ano 15, Maio 2006, de Gui Duarte Meira Pestana, Coordenador e Docente do Curso de Motricidade Humana Instituto Piaget, ISEIT Mirandela, Edio N. 156 partilhado nas redes sociais do facebookShare no twitterShare e no Google, consultado em 13/04/12, disponvel: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=156&doc=11595&mid=2 ;

Grice (1967), Lgica e Conversao, Scribd, arquivo enviado por Tarso Bortoluzzi em 21/04/11, Copyright: atribuio no comercial, consultado em 13/04/12, disponvel: http://pt.scribd.com/doc/53572389/Grice-1967-Logica-e-Conversacao .

900609-Helena Blanc

Tcnicas de Expresso e Comunicao II E-Flio A

900609-Helena Blanc

You might also like