You are on page 1of 10

Redes de computadores

Mdulos processadores (processador), interligados atravs de enlaces de comunicao. Enlace: meio de comunicao. Redes: 1. Tamanho 2. Enlaces 3. Topologia 4. Arquitetura 5. Equipamentos utilizados em redes

Tamanho LANs (Local Area Network - Rede de alcance local),so redes privadas contidas em um sala, em um prdio, ou em um campus universitrio que tem alguns quilmetros de extenso. As LANs tem um tamanho restrito. So redes geograficamente limitadas e de infraestrutura privada. Ex. Lan house. Wan (Wide Area Network - Rede de alcance remoto) sem limite geogrfico. Ex: internet. ENLACES 1: Guiados: respeitam a guia de um fio. Podem ser:

1.1Coaxial:

1.2 Par tranado:

1.3 fibras pticas: Fibra de vidro, a informao passa em forma de luz!

2: No guiados: Ondas eletromagnticas. Temos a onda perfeita , 2,4 GHz. Essa onda perfeita usada pelo bluetooth, wi-fi, telefones sem fio, etc.

TOPOLOGIA Como estaro organizados os computadores dentro de um ambiente fsico. 1 Topologia em barra, ou barramento:

Numa topologia em barramento, todas as estaes de trabalho da rede esto interligadas por um nico cabo, que limitado em cada extremidade por um dispositivo especial chamado terminador de rede. As mquinas em uma topologia de barramento comunicam-se enviando dados pelos cabos a um computador destinatrio nico. Isso significa que todos os computadores podem "escutar" as informaes transmitidas apenas o destinatrio exato receber os dados. Esta caracterstica aplicada em mensagens do tipo broadcasting. Vantagem: Economia de Cabos. Possibilidade de ampliao de ns. Desvantagem: A rede pode ficar muito lenta com trfego intenso. Problemas difceis de serem isolados na rede. Rompimento do cabeamento derruba toda a rede. Investimento elevado em tecnologia de conectorizao.

Topologia em Anel:

Usa um nico cabo. Uma rede em anel consiste de estaes conectadas atravs de um caminho de transmisso de dados, formando um circuito lgico, sem um final definido. Vantagem: O acesso idntico para todos os Computadores. Desempenho uniforme, mesmo com muitos usurios. Desvantagem: Falha de um computador pode afetar o restante da rede. Problemas difceis de serem isolados.

Topologia em estrela

As redes em estrela, que so as mais comuns hoje em dia, utilizam cabos de par tranado e um hub como ponto central da rede. O hub se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estaes, mas com a vantagem de tornar mais fcil a localizao dos problemas, j que se um dos cabos, uma das portas do hub ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o PC ligado ao componente defeituoso ficar fora da rede, ao contrrio do que ocorre nas redes 10Base2, onde um mal contato em qualquer um dos conectores derruba a rede inteira. Claro que esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, j que os hubs costumam ter apenas 8 ou 16 portas. Em redes maiores utilizada a topologia de rvore, onde temos vrios hubs interligados entre s por switches ou roteadores. Em ingls usado tambm o termo Star Bus, ou estrela em barramento, j que a topologia mistura caractersticas das topologias de estrela e barramento. Vantagem: Fcil de modificar e acrescentar novos ns Falha em um dos computadores no afeta o restante da rede Desvantagem: Se o dispositivo centralizador falhar (hub) toda a rede cai. Investimento razovel em cabeamento e conectorizao, porm menor do que na topologia em barramento.

Arquitetura Temos dois tipos, as que usam fio e as que no usam fios. Quem define o tipo de arquitetura a placa de rede. Arquiteturas que usam fios so chamas de guiadas e se dividem em: ETHERNET: placa de rede. A placa usada em residncias. TOKEN RING: Usada na rede anel. Arquiteturas sem fio wireless (sem fio), utilizam a onda perfeita, 2,4 GHz. Wi-fi Bluetooth.

EQUIPAMENTOS Placas de rede: Possui uma identificao, um numero, chamado de numero MAC, que serve para identificar a placa de rede. Diferente do numero IP, que localiza sua maquina na internet.
.

5.1. Hub
Uma das principais funes do equipamento hub ou concentrador isolar problemas que ocorrem nos equipamentos ou cabos de uma rede local. Como cada elemento de uma rede local (tambm chamado de nodo de rede) ligado diretamente ao hub num formato estrela, no caso de falha de um equipamento ou cabo, no ocorre interferncia nos outros. Assim, isola-se e detecta-se defeitos com mais segurana. Isto permite a visualizao individual dos pontos da rede, permitindo maior agilidade na soluo de problemas, diferentemente da ligao por cabo coaxial contnuo ao longo das estaes.

Caracterstica de uma ligao com hub Com hubs passa-se a ter ligaes em estrela (centralizadas) para cada n, o que isola os ns uns dos outros, isolando tambm as falhas individuais. O hub, ao receber, o dado de uma porta, faz o broadcasting para todas as portas, ou seja, transmite os dados recebidos para todas as portas simulando o barramento compartilhado com cabo coaxial. Devido grande quantidade de mudanas de local de equipamentos dentro de uma empresa, o uso de cabeamento estruturado com hubs se mostra eficiente,

rpido e econmico nas mudanas. Normalmente, os hubs utilizados em instalaes com grande nmero de pontos de rede so instalados juntamente com um painel de distribuio chamado patch panel. Quando se deseja conectar um computador novo a um ponto vago, j temos o cabo no local, bastando apenas conectar a porta do hub ao patch panel na posio em que est a ponta do cabo. necessrio que se tenha conhecimento de algumas caractersticas tcnicas de um hub, como por exemplo: A quantidade de portas: Geralmente os hubs se apresentam comercialmente com um mnimo de 08 portas, passando por 12, 16 e chegando a 24 ou at mesmo 28 portas. Os mais comuns so de 08 e 16 portas. A escolha vai depender da quantidade de mquinas da rede do cliente. Na Figura abaixo, tem-se um hub com 08 portas.

Escolha do fabricante: A escolha de um ou outro fabricante tambm um parmetro que se deve considerar na hora da aquisio de um hub, pois aqueles fabricantes mais conhecidos no mercado apresentam preos extremamente superiores aos dos fabricantes menos conhecidos. Tanto os hubs de um como de outro atendem s necessidades de uma rede local.

Repetidor Usado basicamente em redes de topologia linear, o repetidor permite que a extenso do cabo seja aumentada, criando um novo segmento de rede. Veja a figura ilustrativa abaixo.

O repetidor apenas uma extenso (um amplificador de sinais) e no desempenha qualquer funo no controle do fluxo de dados. Todos os pacotes presentes no primeiro segmento sero compulsoriamente replicados para os demais segmentos. Por exemplo, se a estao 1 enviar um pacote de dados para a estao 2, esse pacote ser replicado para todas as mquinas de todos os segmentos da rede. Em outras palavras, apesar de aumentar a extenso da rede, aumenta tambm o problema de coliso de dados.

Bridges
A bridge ou ponte um repetidor inteligente, pois faz controle de fluxo de dados. Ela analisa os pacotes recebidos e verifica qual o destino. Se o destino for o trecho atual da rede, ela no replica o pacote nos demais trechos, diminuindo a coliso e aumentando a segurana. Por analisar o pacote de dados, a ponte no consegue interligar segmentos de redes que estejam utilizando protocolos diferentes. H duas configuraes que podem ser utilizadas com a ponte: a configurao em cascata (Figura 1) e a configurao central (Figura 2).No caso da configurao em cascata, as pontes so ligadas como se fossem meros repetidores. A desvantagem dessa configurao que, se uma estao do primeiro segmento quiser enviar um dado para uma estao do ltimo segmento, esse dado obrigatoriamente ter de passar pelos segmentos intermedirios, ocupando o cabo, aumentando a coliso e diminuindo o desempenho da rede.

Configurao em cascata

J na configurao central, as pontes so ligadas entre si. Com isso, os dados so enviados diretamente para o trecho de destino. Usando o mesmo exemplo, o dado partiria da estao do primeiro segmento e iria diretamente para a estao do ltimo segmento, sem ter de passar pelos segmentos intermedirios.

Configurao central

Switch
O switch ou chaveador um equipamento anlogo bridge, porm permite que vrios segmentos de redes falem com outros segmentos ao mesmo tempo, dois a dois. Como ele possui vrias portas, conectadas de forma matricial, possvel ligar-se vrios segmentos de redes Ethernet, por exemplo, permitindo que todos os segmentos se comuniquem entre si isoladamente. Desta forma, possvel que um segmento de rede se comunique com um servidor de arquivos ligado ao switch, sem ter que compartilhar o meio de 10 (Mbps) com outros segmentos. No caso, o servidor que atende a diversos segmentos pode estar ligado a 100 Mbps ao switch, permitindo assim atender a vrios segmentos com alta performance. O servidor de arquivos opera com a mesma performance como se estivesse ligado ao barramento do segmento de rede, porm agora atendendo a vrios segmentos com seus trfegos de rede isolados. Este caso pode ser observado na figura abaixo.

Roteadores
Roteadores so mais sofisticados do que as bridges, em termos de suas habilidades no gerenciamento de dados. Um roteador analisa um pacote ou frame (Ethernet ou Token Ring mais profundamente), para ler os endereos NetBios, IPX, ou TCP/IP. Ele compara estes endereos com suas tabelas internas, para determinar a melhor maneira de enviar o pacote ou o frame para o prximo roteador, ou para a rede de destino. Devido s suas habilidades sofisticadas de gerenciamento de dados, os roteadores, ao contrrio das bridges, podem ser utilizados para conectar redes que utilizam protocolos diferentes - Ethernet para Token Ring, por exemplo. E, como o roteador examina o pacote de dados inteiro, os erros no so passados adiante para a LAN seguinte. Isto pode representar uma economia importante, quando voc est mandando dados por linhas privadas que envolvem alto custo. Os roteadores no examinam todos os frames existente na redes como as pontes. Como so ns da rede, eles recebem apenas os frames a eles endereados. Abrem cada frame e lem as informaes de endereamento e, extraindo informao sobre a rede para a qual esse pacote deve ser endereado, envia-o para uma de suas interfaces de rede. Diferente dos repetidores e pontes, exigem conhecimento tcnico para sua instalao e operao. O roteador escolhe a melhor rota para que os dados consigam atingir os seus destinos (roteamento). A utilizao de roteadores permite que se tenha uma topologia que disponibiliza um grande nmero de caminhos entre dois pontos de uma rede. No caso de falhas em pontos da rede, o roteador utiliza outras rotas para encaminhar os dados aos seus destinos. Existem basicamente dois tipos de roteadores: os estticos e os dinmicos. Os roteadores estticos so mais baratos e escolhem o menor caminho para o pacote de dados. Acontece que esses roteadores no levam em considerao o congestionamento da rede, onde o menor caminho pode estar sendo super utilizado enquanto h caminhos alternativos que podem estar com um fluxo de dados menor. Portanto, o menor caminho no necessariamente o melhor caminho. No caso dos roteadores dinmicos, eles escolhem o melhor caminho para os dados, j que levam em conta o congestionamento da rede. Talvez o pacote de dados siga por um caminho at mais longo, porm menos congestionado que, no final das contas, acaba sendo mais rpido. Alguns roteadores possuem compresso de dados, que fazem aumentar a taxa de transferncia.

Gateways
Os gateways, permitem a comunicao entre redes que executam protocolos completamente incompatveis entre si. Em geral, redes baseadas em PCs, os gateways ligam os PCs a equipamentos como mainframes IBM. Uma gateway tambm exigida ao se conectar duas ou mais redes que estejam funcionando com sistema operacionais diferentes. Uma gateway incorpora todos os conceitos e funes dos roteadores e bridges, mas, alm pode converter o conjunto de instrues da rede de origem para o conjunto de instrues correspondente no destino. Por exemplo, um servio de banco de dados on-line (pode ser bancrio) de mbito nacional, funciona com um grande sistema mainframe, poderia empregar um sistema de gateways porque ele aberto a conexes telefnicas de vrios tipos e de dezenas de diferentes arquiteturas de computadores e redes. Tudo isso totalmente transparente para o usurio que esto no computador de destino. Do ponto de vista das pessoas, isso seria como se o processo inteiro

estivesse ocorrendo no formato natural do usurio. Qual topologia devemos usar? Em redes pequenas e mdias, geralmente usamos somente um tipo de topologia, como a topologia linear para redes pequenas e a topologia em estrela com hub para redes mdias. Dica: Dissemos que a rede de topologia em barramento recomendada para redes pequenas com poucas mquinas. Se no projeto dessa rede voc decidir que ela poder algum dia aumentar de tamanho, o melhor a ser feito instalar uma rede de topologia em estrela com hub logo de uma vez, economizando dinheiro no futuro.

You might also like