You are on page 1of 13

A Questo Social no Brasil

- os direitos econmicos e sociais como direitos fundamentais -

Maria Victoria Benevides (sociloga, professora da Faculdade de Educa o da USP e diretora da Escola de Governo)

A Constituio brasileira vigente, dita Cidad e promulgada aps intensa participao popular, estabelece como objetivos da Repblica: construir uma sociedade livre, justa e solidria; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao (art.3). Como fundamentos do Estado democrtico de Direito o texto constitucional afirma a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico. Os direitos sociais incluem educao, sade, moradia, trabalho, lazer, segurana, previdncia social, proteo maternidade e infncia e assistncia aos desamparados (art.6).

Os direitos dos trabalhadores especificam conquistas sociais que em nada ficam a dever s democracias populares socialistas e as democracias progressistas do chamado primeiro mundo (art.7). [1]

Nossa Carta Magna reflete, assim, uma feliz combinao de direitos humanos e de direitos do cidado, de tal sorte que lutar pela cidadania democrtica e

enfrentar a questo social no Brasil praticamente se confunde com a luta pelos direitos humanos ambos entendidos como resultado de uma longa histria de lutas sociais e de reconhecimento, tico e poltico, da dignidade intrnseca de todo ser humano, independentemente de quaisquer distines.

Temos uma bela Constituio social o que, sem dvida, representa um avano considervel em relao histria de um pas regado com sangue de escravos. No entanto, ainda hoje, a realidade brasileira explode em violenta contradio com aqueles ideais proclamados. Sabemos todos que vivemos num pas marcado por profunda desigualdade social, fruto de persistente poltica oligrquica e da mais escandalosa concentrao de renda. E, hoje, ainda sofremos um processo de negao dos direitos sociais arduamente conquistados, na medida em que prospera a defesa de um Estado mnimo, que abandona o povo sua sorte e que reduz a cidadania s liberdades civis e polticas, mantendo, em contrapartida, os privilgios dos de cima e a brutal carncia de direitos dos de baixo. O mais recente relatrio de indicadores sociais do PNUD coloca o Brasil em 79 lugar. O prprio Banco Mundial, insuspeito de simpatias esquerdistas, vem afirmando que a pobreza tem crescido muito devido globalizao econmica - e no o contrrio, como apregoam nossos deslumbrados arautos do neoliberalismo.

Pretendo abordar o tema da questo social no Brasil vista do ngulo de sua vinculao com a democracia e os direitos dela decorrentes, com nfase nos direitos econmicos e sociais, entendidos como direitos humanos fundamentais. Nesse sentido, estarei falando de democracia como, prioritariamente, o regime que propicia a consolidao e a expanso da cidadania social, com a garantia das liberdades e da efetiva e autnoma participao popular.

Democracia , assim, entendida como o regime poltico fundado na soberania popular e no respeito integral aos direitos humanos. Esta breve definio tem a vantagem de agregar democracia poltica e democracia social. Em outros termos, rene os pilares da democracia dos antigos, ou democracia poltica - to bem explicitada por Benjamin Constant e Hannah Arendt , quando a definem como a liberdade para a participao na vida pblica - e a democracia moderna, embasada no ideal republicano, nos valores do liberalismo poltico e da democracia social. Ou seja, rene as exigncias da cidadania plena, a nica que engloba as liberdades civis e a participao poltica, ao mesmo tempo que reivindica a igualdade e a prtica da

solidariedade.

A questo social insere-se no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora com a consolidao e expanso do capitalismo desde o incio do sculo 19, bem como o quadro da luta e do reconhecimento dos direitos sociais e das polticas pblicas correspondentes, alm do espao das organizaes e movimentos por cidadania social. A primeira e inarredvel constatao histrica se impe: at o sculo 19 os trabalhadores ligados terra no podiam ser expulsos; tinham, apesar da pobreza, um mnimo de segurana. O capitalismo (tudo que slido desmancha no ar) destruiu essa proteo social e provocou as hordas de excludos de toda sorte. Se o Estado do Bem Estar Social - graas s lutas dos trabalhadores e aos ideais socialistas conseguiu uma certa estabilidade social, com o reconhecimento dos direitos econmicos e sociais, o neoliberalismo veio provocar o segundo ato dessa tragdia: agora aqueles excludos da terra, que conseguiram se afirmar como trabalhadores pela garantia das prestaes sociais do Estado, tudo perdem, j no tm propriedade e so despojados dos direitos econmicos e sociais. So os novos proletrios de tero final do sculo 20.

Historicamente, os direitos econmicos e sociais foram (e, de certa forma, continuam sendo) aqueles dificilmente vieram a ser reconhecidos isto , no apenas proclamados mas tambm acompanhados das devidas e eficazes garantias. So aqueles direitos das classes ou grupos despossudos, sem poder econmico, sem autonomia cultural, sem poder poltico.

O primeiro grupo de direitos humanos os direitos civs e polticos- foram declarados e garantidos contra o sistema de desigualdade de condio jurdica prprio do feudalismo: a diviso estamental.

Correspondem a afirmaes da igualdade de direitos individuais, de autonomia do indivduo contra os grupos sociais que tradicionalmente o abafavam, como a famlia, a corporao de ofcios, a Igreja, os estamentos. Dissolvida a sociedade estamental e afirmada a autonomia jurdica dos indivduos, verifica-se, em pouco tempo (a partir do sc.19) que uma nova diviso social se afirmava, agora paradoxalmente sob o manto protetor da igualdade de direitos individuais : a diviso da sociedade em classes proprietrias e classes trabalhadoras, em ricos e pobres. Em 1847, afirmava Alexis de Tocqueville: a Revoluo Francesa, que aboliu todos os privilgios e

destruiu os direitos exclusivos, deixou no entanto subsistir um, o da propriedade (...) Dentro em pouco, entre os que tm posses e os que no tm, que se estabelecer a luta poltica; o grande campo de batalha ser a propriedade, e as principais questes da poltica passaro pelas modificaes mais ou menos profundas a trazer ao direito de propriedade (Souvenirs).

Foi contra a ascenso do capitalismo, como modo de vida isto , como um novo tipo de civilizao na qual tudo se compra e tudo se vende que se afirmaram os direitos econmicos e sociais, assim como os direitos individuais foram reconhecidos e garantidos contra o feudalismo. Portanto, a idia central a ser enfatizada a seguinte: sem a superao do capitalismo, os direitos econmicos e sociais no chegaro a se afirmar e se consolidar, principalmente nas sociedades ditas perifricas.

As liberdades individuais locomoo, habeas-corpus, igualdade de voto, livre associao, segurana foram o patamar sobre o qual se apoiou o movimento socialista do sculo 19 para reivindicar os grandes direitos econmicos e sociais. Efetivamente, sem as liberdades civis e polticas, o movimento sindical teria tido enorme dificuldade para se desenvolver. Os burgueses queriam a liberdade de associao para eles, mas no para os trabalhadores - e sabiam que estavam exteriorizando uma contradio injusta, do ponto de vista tico e jurdico.

bastante conhecida a distino histrica em geraes, ou dimenses dos direitos humanos, a partir do sculo 18, com os direitos individuais, os sociais e os coletivos da humanidade. No entanto, se para os pases do primeiro mundo faz sentido essa sucesso histrica de direitos, para ns a questo se coloca de outra forma. Nunca tivemos uma revoluo burguesa, no sentido de que as classes proprietrias no lutaram em defesa de liberdades civis e polticas que lhes tivessem sendo negadas (ver, a respeito, a anlise de Srgio Buarque de Hollanda quando afirma que, no Brasil, a democracia sempre foi um lamentvel mal-entendido). Em nosso pas, a conscincia da dignidade humana na liberdade, na igualdade, na solidariedade nasceu ao mesmo tempo, de um s golpe, no sculo 20. fato inegvel, ademais, que sempre tivemos a supremacia dos direitos polticos sobre os direitos sociais. Criamos o sufrgio universal - o que , evidentemente, uma conquista - mas, com ele, criou-se tambm a iluso do respeito pelo cidado. A realizao peridica de eleies convive com o esmagamento da dignidade da pessoa humana, em todas as suas dimenses. Portanto, possvel afirmarmos que,

ao contrrio dos pases europeus e da Amrica do Norte, aqui ao sul do Equador os direitos econmicos e sociais so a condio essencial para a realizao das liberdades.. Ou seja, os direitos econmicos e sociais so, para ns, a condio da democracia, e no o contrrio.

O grande problema dos direitos humanos a sua no-efetividade, pois sua defesa depender sempre da institucionalizao de um sistema de poder, de uma posio de poder na sociedade. Objeto dos direitos econmicos e sociais so polticas pblicas ou programas de ao governamental, que visam a suprimir carncias sociais. Os titulares desses direitos so os grupos carentes ou despossudos como sujeito coletivo, ou individualmente, para todas as pessoas que os compem. o que ocorre, por exemplo, com os direitos trabalhistas de fruio coletiva e individual e dos direitos em matria de acesso ao ensino fundamental (ver Constituio Federal, art.208). O sujeito passivo de tais direitos sociais o Estado, ou os particulares que detm poder econmico tambm no caso dos direitos trabalhistas e do direitos de acesso propriedade.

importante assinalar que os direitos fundamentais, justamente por serem direitos j reconhecidos e proclamados oficialmente em nossa Constituio e em todas as convenes e pactos internacionais dos quais o Brasil signatrio no podem ser revogados por emendas constitucionais, leis ou tratados internacionais posteriores. Os projetos de emenda constitucional da Presidncia da Repblica, no sentido do desmanche dos direitos trabalhistas , portanto, inconstitucional. Isso significa que, alm de naturais, universais e histricos, os direitos humanos so, tambm, indivisveis e irreversveis. So irreversveis porque medida que so proclamados, tornando-se direitos positivos fundamentais, no podem mais ser revogados. So indivisveis porque, numa democracia efetiva, no se pode separar o respeito s liberdades individuais da garantia dos direitos sociais; no se pode considerar natural o fato de que o povo seja livre para votar mas continue preso s teias da pobreza absoluta.[2]

Dado o carter inorgnico dos grupos sociais carentes no Brasil, um problema central diz respeito necessidade de organizao e de representao ; da avulta o papel dos sindicatos, em relao categoria dos trabalhadores, mesmo os no sindicalizados. Dentre as garantias judiciais , organizadas oficialmente, destacam-se o dissdio coletivo trabalhista,a ao civil pblica, proposta pelo Ministrio Pblico ou, excepcionalmente, por ONG (cuja

legitimidade deve ser alargada, alis) e a desapropriao para reforma agrria. Outra garantia judicial, no organizada oficialmente, a ao direta de inconstitucionalidade em relao a polticas pblicas determinadas. Dentre as garantias no-judiciais, temos aquelas reconhecidas oficialmente, como a greve, a Previdncia Social, o sistema pblico de educao e o sistema nico de sade. Dentre as no-reconhecidas oficialmente (o que no significa que sejam ilegalidades ), est a ocupao de terras para produo agrcola ou de imveis para habitao.

A cidadania democrtica pressupe a igualdade diante da lei, a igualdade da participao poltica e a igualdade de condies scio-econmicas bsicas, para garantir a dignidade humana. Essa terceira igualdade crucial, pois exige uma meta a ser alcanada, no s por meios de leis, mas pela correta implementao de polticas pblicas, de programas de ao do Estado. aqui que se afirma, como necessidade imperiosa, a organizao popular para a legtima presso sobre os poderes pblicos. A cidadania ativa pode ser exercida de diversas maneiras, nas associaes de base e movimentos sociais, em processos decisrios na esfera pblica, como os conselhos, o oramento participativo, iniciativa legislativa, consultas populares.

importante deixar claro que a participao cidad em entidades da sociedade civil no significa aceitar a diminuio do papel do Estado este continua sendo o grande responsvel pelo desenvolvimento nacional com a garantia efetiva dos direitos dos cidados. O xito eventual de algumas parcerias, de obras do chamado terceiro setor, no pode obscurecer essa realidade. dos poderes pblicos que devem ser cobradas, por exemplo, as novas propostas de cidadania social, como os programas de renda mnima, de bolsa-escola, de banco do povo, de polcia comunitria, de sade pblica, de poltica agrria etc.

conhecida a relao muitas vezes vista como dilemtica entre igualdade e liberdade. Ora, os direitos civis e polticos exigem que todos gozem da mesma liberdade, mas so os direitos sociais que garantiro a reduo das desigualdades de origem, para que a falta de igualdade no acabe gerando, justamente, a falta de liberdade. Por sua vez, no menos verdade que a liberdade propicia as condies para a reivindicao de direitos sociais. Um exemplo histrico do direito social educao parece-me eloqente. J em abril de 1792, Condorcet alertava, no Relatrio sobre a Instruo Pblica apresentado Assemblia Legislativa : os direitos humanos permanecero

formais se no se firmarem na base da igualdade efetiva dos indivduos em relao Educao e Instruo. nesse sentido, alis, que se posicionam todos os crticos das mistificaes igualitrias, presentes nas teses das oportunidades iguais na escola, apesar do abismo das diferenas sociais.

Para se discutir a conscincia de cidadania social numa determinada sociedade necessrio partir do reconhecimento da distncia que separa, por um lado, leis e princpios fundantes de liberdades e direitos e, por outro lado, a prpria conscincia de tais direitos, alm da existncia (ou no) dos mecanismos institucionais e dos recursos para garantir a sua prtica, ou a sua fruio. O reconhecimento dessa distncia provoca, num primeiro momento, as seguintes indagaes: em que espaos exercida a reivindicao de direitos? A partir de quais relaes sociais? Frente a quais instituies? Em relao a que demandas? (E. Jelin, 1994). Torna-se evidente, portanto, que a idia de cidadania, assim como a de direitos, esto sempre em processo de construo e de mudana. Isso significa que no podemos congelar, num determinado perodo ou numa determinada sociedade, uma lista fechada de direitos especficos. Tal lista ser sempre passvel de transformao, sempre historicamente determinada. Como assinalou Hannah Arendt, o que permanece inarredvel, como pressuposto bsico, o direito a ter direitos.

Percebe-se, assim, como a relao entre cidadania social e democracia explicita-se tambm no fato de que ambas so processos. Os cidados numa democracia no so apenas titulares de direitos j estabelecidos - mas existe, em aberto, a possibilidade de expanso, de criao de novos direitos, de novos espaos, de novos mecanismos. O processo, portanto, no se d no vcuo. Lembra Marilena Chau que a cidadania exige instituies, mediaes e comportamentos prprios, constituindo-se na criao de espaos sociais de lutas (movimentos sociais, sindicais e populares) e na definio de instituies permanentes para a expresso poltica, como partidos, legislao, rgos dos poderes pblicos e mecanismos de participao popular (como conselhos, oramento participativo, consultas populares como referendos e plebiscitos e a prtica da iniciativa popular legislativa). Distingue-se, portanto, a cidadania passiva - aquela que outorgada pelo Estado, com a idia moral da tutela e do favor - da cidadania ativa, aquela que institui o cidado como portador de direitos e deveres, mas essencialmente participante da esfera pblica e criador de novos direitos para abrir espaos de participao.

A expanso da cidadania social implica, alm de uma ao efetiva dos poderes pblicos e da presso popular, num tipo de mudana cultural, no sentido de mexer com o que est mais enraizado nas mentalidades marcadas por preconceitos, por discriminao, pela no aceitao dos direitos de todos, pela no aceitao da diferena. Trata-se, portanto, de uma mudana cultural especialmente importante no Brasil, pois implica a derrocada de valores e costumes arraigados entre ns, decorrentes de vrios fatores historicamente definidos: nosso longo perodo de escravido, que significou exatamente a violao de todos os princpios de respeito dignidade da pessoa humana, a comear pelo direito vida; nossa poltica oligrquica e patrimonial; nosso sistema de ensino autoritrio, elitista, e com uma preocupao muito mais voltada para a moral privada do que para a tica pblica; nossa complacncia com a corrupo, dos governantes e das elites, assim como em relao aos privilgios concedidos aos cidados ditos de primeira classe ou acima de qualquer suspeita; nosso descaso com a violncia, quando ela exercida exclusivamente contra os pobres e os socialmente discriminados; nossas prticas religiosas essencialmente ligadas ao valor da caridade em detrimento do valor da justia; nosso sistema familiar patriarcal e machista; nossa sociedade racista e preconceituosa contra todos os considerados diferentes; nosso desinteresse pela participao cidad e pelo associativismo solidrio; nosso individualismo consumista, decorrente de uma falsa idia de modernidade.

bem provvel que os mais jovens aqui presentes jamais tenham ouvido algo sobre uma certa democracia da gravata lavada. No entanto, essa expresso j sintetizou, em dado perodo de nossa histria, o sonho de construo de uma sociedade ordeira e feliz. H quase um sculo e meio, o liberal mineiro Tefilo Otoni, por exemplo, proclamava a causa da democracia da gravata lavada, a democracia pacfica da classe mdia, letrada e asseada, a nica merecedora do gozo dos direitos polticos da cidadania (Campanha do leno branco, 1860).

Podemos sorrir dessa lembrana antiga, embora ela no reflita apenas uma curiosidade histrica: ainda hoje convivemos com a discriminao contra todos aqueles que no se encaixam no padro excludente de letrados e asseados e, portanto, no so considerados cidados com plenos direitos. H poucos anos ouvimos de autoridade paulistana que a prefeitura s pode atender aqueles que pagam impostos, e, assim, se justificaria o abandono de importante parcela do povo vtima de enchentes e desabamentos. So tambm freqentes as ocasies em que se prope a mutilao da cidadania por vrios motivos - desde a cor da pele at o grau de instruo (ainda h,

por exemplo, quem condene o voto do analfabeto!), passando pelo nodireito dos jovens aos cursos supletivos, pois a educao de adultos deixou de ser responsabilidade governamental (vide a emenda 14 Constituio).

A mudana cultural necessria deve levar ao enfrentamento de herana histrica to pesada e ainda ser instrumento de reao a duas grandes deturpaes que fermentam em nosso meio social como parte de uma certa cultura poltica- em relao ao entendimento do que sejam os direitos fundamentais do ser humano. A primeira delas, muito comentada atualmente e bastante difundida na sociedade, inclusive entre as classes populares, refere-se identificao entre direitos humanos e direitos dos bandidos. Essa deturpao decorre certamente da ignorncia e da desin- formao mas tambm de uma perversa e eficiente manipulao, sobretudo nos meios de comunicao de massa, como ocorre com certos programas de rdio e televiso, voltados para a explorao sensacionalista da violncia e da misria humana.

A segunda deturpao, evidente nos meios de maior nvel de instruo (meio acadmico, mas tambm de polticos e empresrios), refere-se crena de que direitos humanos se reduzem essencialmente s liberdades individuais do liberalismo clssico e, portanto, no se consideram como direitos fundamentais os direitos sociais, os direitos de solidariedade universal. Nesse sentido, os liberais adeptos dessa crena aceitam a defesa dos direitos humanos como direitos civs e polticos, direitos individuais segurana e propriedade; mas no aceitam a legitimidade da reivindicao, em nome dos direitos humanos, dos direitos econmicos e sociais, a serem usufrudos individual ou coletivamente, ou seja, aqueles vinculados ao mundo do trabalho, educao, sade, moradia, previdncia e seguridade social etc.

contra tal quadro histrico e com tais deturpaes - muitas vezes conscientes e deliberadas, de grupos ou pessoas interessadas em desmoralizar a luta pelos direitos humanos, porque querem manter seus privilgios ou porque querem controlar e usar a violncia, sobretudo a institucional, apenas contra os pobres, contra aqueles considerados classes perigosas- que se dirige a luta pela nova e ampliada cidadania social.

Finalmente, gostaria de concluir levantando uma questo de ordem prtica,

relativa s possibilidades de transformao e de militncia poltica. Partindo do pressuposto de que o socialismo no morreu seus ideais continuam vivos e atuantes pergunto qual deveria ser a opo das esquerdas no Brasil hoje.

Penso que as esquerdas poderiam se unir a partir de uma plataforma comum com dois eixos : 1) a crtica incisiva do capitalismo em sua fase mais selvagem de globalizao, visando sua superao; 2) a conquista da democracia efetiva e, em especfico, da participao popular. Os dois eixos convergem no compromisso com a promoo dos direitos humanos e ideais humanistas, com nfase nos direitos econmicos e sociais, aqueles historicamente consagrados nas lutas socialistas, o que j garante um mnimo de consenso entre as esquerdas de origem vria.

Quanto ao primeiro ponto, trata-se de denunciar, com o mximo rigor, a incompatibilidade entre democracia e capitalismo. Estou convencida de que, ao invs da tradicional aliana com a democracia liberal, o capitalismo hodierno mantm um casamento perfeito com o poder oligrquico - foram feitos um para o outro. Seu rebento mais notvel esse neoliberalismo, que de maneira absolutamente insana vem transformando os pobres em miserveis e descartveis. Nenhuma forma de democracia pode conviver com tal nvel de excluso social. No Brasil, esse verdadeiro horror econmico aparece no desmanche das mnimas garantias de seguridade social, como nas indecentes propostas de reforma da Previdncia ou na defesa das vantagens do trabalho informal e temporrio. Cabe s esquerdas insistir na solidariedade social como valor e como exigncia inarredvel da democracia. No se trata mais de humanizar o capitalismo, pois no estgio atual isso j impossvel. Trata-se de propor sua superao por um sistema que combine a democracia participativa com eficientes instrumentos de proteo social (h vrias formas em discusso, desde a renda mnima reforma agrria , passando pelo banco popular para minicrdito e por novas polticas publicas de sade e educao, aqui destacando-se o projeto da bolsa escola, o qual tem sido citado at pelo Presidente da Repblica).

Quanto ao segundo eixo, sabemos que, mesmo entre ns, identificados com a herana generosa da revoluo por liberdade, igualdade, fraternidade, a adeso concreta s prticas e instituies democrticas tem sido francamente insuficiente. Mas cabe s esquerdas, vtimas preferenciais da represso no regime militar, lutar contra a doena mais grave de nosso

sistema poltico, o abuso do poder. Contra esse mal s existe um remdio: voltar s razes da democracia como soberania popular e cidadania ativa. Isto , devolver ao povo o poder decisrio que, em tese, seu. Nesse sentido, o oramento participativo do Partido dos Trabalhadores, o PT, parte indispensvel de programa comum das esquerdas. evidente que outras prticas de demo- cracia participativa devem ser ampliadas, como os conselhos, as iniciativas legis- lativas e os plebiscitos, alm do apoio explcito aos movimentos sociais e populares.

O abuso do poder mais evidente na instncia executiva. Uma das caractersticas de nossa histria republicana a tendncia a se perverter o sistema presidencial de governo em dominao caudilhesca do Presidente da Repblica - aquele presidencialismo imperial to denunciado pelos atuais governantes quando, na oposio, defendiam o parlamentarismo. Lutar contra isso, hoje, um dever funda-mental das esquerdas, se quiserem, ao vencer, exercer o poder democraticamente.

A principal questo permanece: para que unir as esquerdas em torno de um projeto eleitoral? Se for para continuar o mesmo jogo da poltica oligrquica, no vale a pena. Precisamos dizer, claramente, que queremos ganhar para mudar, tanto no enfrentamento do capitalismo realmente existente (o verdadeiro capitalismo selvagem) quanto na superao da contrafao democrtica que vem sendo imposta pelo neoliberalismo triunfante.

A solidariedade , hoje, mais urgente do que nunca. Significa que todos somos responsveis pelo bem comum. Considero, portanto, como extremamente perigoso (por mais que entenda suas causas) o descrdito do povo nas instituies polticas, pois isso ultrapassa a figura das pessoas, dos governantes e parlamentares, para atingir o prprio cerne da ao poltica, acaba se transformando num descrdito na ao poltica e na sua capacidade transformadora. No possvel ser cidado consciente com rejeio atividade poltica. O resultado da apatia pode ser uma atitude na vida social que o oposto de qualquer idia de cidadania democrtica, que o das estratgias individuais, do salve-se quem puder, da justia pelas prprias mos, excluindo qualquer possibilidade de ao coletiva, de solidariedade. Mas, como digo aos meus alunos, sou professora, logo... sou otimista. O pensador italiano Antonio Gramsci afirmava que devemos ser pessimistas no diagnstico, mas otimistas na ao. Acompanho a criao de associaes de luta em torno de interesses pblicos e a atuao de movimentos sociais de

grande importncia como o MST, Movimento dos Trabalhadores sem Terra assim como percebo o crescimento constante da conscincia poltica do povo (haja vista as recentes eleies em So Paulo e no pas, com a vitria da oposio e do PT) e um novo entusiasmo na juventude para a participao cidad.

Participo de novos projetos de educao em direitos humanos e para a cidadania e, h dez anos, fao parte da direo da Escola de Governo escola de formao poltica, baseada nos princpios da democracia participativa, da tica na poltica, do compromisso com o desenvolvimento nacional e do respeito aos direitos humanos. Para conjurarmos o risco da consolidao da barbrie, escreve Fbio Konder Comparato precisamos construir urgentemente um mundo novo, uma civilizao que assegure a todos os seres humanos, sem embargo das mltiplas diferenas biolgicas e culturais que os distinguem entre si, o direito elementar busca da felicidade. Ser pedir muito para o povo brasileiro?

No Brasil, a esperana uma virtude revolucionria. Esta, como uma exigncia contra a destruio feita pelo capitalismo predador neste mundo globalizado pelo mais perverso neoliberalismo econmico, o grande desafio para o sculo 21.

Referncias bibliogrficas

ARENDT, Hannah - Da Revoluo, So Paulo: tica, 1988.

BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita - A Cidadania Ativa. So Paulo: tica, 1991.

----- - Cidadania e Democracia, in Lua Nova, n33,1994.

----- - Cidadania e Direitos Humanos, in Cadernos de Pesquisa, Fund. Carlos Chagas, n 104, julho 1998.

CHAU, Marilena - Cultura e Democracia. So Paulo: Moderna, 1984.

COMPARATO, Fbio Konder - "A Nova Cidadania", in Lua Nova, 28/29, 1993, pp. 85-106.

----------- - A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos, So Paulo: Saraiva, 1999.

----------- - A Humanidade no sculo a grande opo, Univ. de Coimbra, fev

You might also like