You are on page 1of 4

HISTRICO

Direito Administrativo est ligado publicao de uma lei na Frana, a Lei de 28 de Pluviose, e est ligado tambm o surgimento a uma deciso fundamental. Portanto, a origem do Direito Administrativo est relacionada ao direito francs CONDIES ANTERIORES: A origem do Direito Administrativo, na verdade,est ligada, antes disso, a princpios que foram consagrados com a Revoluo Francesa.

REVOLUO FRANCESA
com a Revoluo Francesa de 1789 que vai surgir o Estado de Direito e esse Estado de Direito vem concebido a partir de 3 (trs) princpios, idias, fundamentais, que preparam o terreno para o surgimento, afinal, do Direito Administrativo. At a Revoluo Francesa ou at o Estado de direito, na sua viso primeira, liberal, ns tnhamos o chamado Estado de Polcia ou Estado Absoluto, que tinha por caracterstica principal, justamente, a inexistncia de limites para a atuao deste Estado . The king can do no wrong - No havia como trazer parmetros para afirmar que a atuao do Estado teria sido, em um caso especfico, ilegal, porque voc sequer concebia o princpio da legalidade.

REVOLUO FRANCESA
A Revoluo Francesa traz 3 idias novas, que vo preparar o terreno para o surgimento especfico do Direito Administrativo. Em 1 lugar, a Revoluo Francesa traz a noo de princpio da legalidade. Uma outra idia o princpio fundamental da separao de poderes, que, na verdade, anda de mos dadas com o princpio da legalidade; a 3 idia fundamental que prepara terreno para o Direito Administrativo a Declarao de Direitos do Homem e do Cidado de 1789, que consagra direitos fundamentais do homem, e portanto, uma Carta que protege o cidado da atuao, at ento arbitrria, da atuao do Estado.

DATA ESPECFICA
A doutrina, neste ponto, vai procurar uma data especfica para o surgimento do Direito Administrativo. A doutrina aponta como marco inicial a Lei do 28 Pluviose, de 1800. Esta uma lei francesa, que pela 1 vez traz normas especficas aplicveis ao Estado, normas que vo regular a atuao administrativa do Estado e a proteo do cidado a1 lei administrativa de que se tem conhecimento. No mbito jurisprudencial, o leading case, que vai trazer, realmente, o Direito Administrativo como um ramo autnomo, segundo a doutrina tradicional, seria o caso Blanco.

CASO BLANCO
O caso Blanco considerado o 1 caso, em que a jurisprudncia francesa consagra o Direito Administrativo como ramo Autnomo do Direito. Ento l na Frana, voc tem o Direito Administrativo nascendo pela Lei do 28 Pluviose, voc tem o Direito Administrativo consagrado no caso Blanco e o desenvolvimento desse direito, na Frana, vai se dar, muito fortemente, atravs da jurisprudncia

CASO BLANCO
Blanco, em 1 lugar, no um menino, uma menina, Agnes Blanco, que estava na rua de Bordeaux, na Frana, sendo atropelada por uma caminhonete que transportava fumo. A famlia de Agnes Blanco quis processar aquela caminhonete de fumo, e a props uma ao indenizatria. Quem vai processar e julgar aquela ao? O Conselho de Estado ou a Corte de Cassao.

CASO BLANCO
Teve um conflito de competncia, porque na Frana existe uma dualidade de jurisdio(diferente do Brasil, onde a jurisdio una, indivisvel). L na Frana voc tem 2 (duas) jurisdies diferenciadas: Conselho de Estado : a Jurisdio s para assuntos administrativos, assuntos envolvendo o Estado. Corte de Cassao : a jurisdio Cvel, que vai resolver conflitos entre particulares em geral, onde voc no tem a presena do Estado.

CASO BLANCO
Naquele momento, o Tribunal de Conflitos da Frana disse que a competncia para processar e julgar aquele caso do Conselho de Estado, da jurisdio administrativa. Da surge a noo de servio pblico . Independentemente de voc ter o Estado ali naquela relao, o que importa a atividade desenvolvida; no importa, portanto, o aspecto formal, o que importa o aspecto material

Doutrina Minoritria
Prosper Weill ( Alemo):o Direito Administrativo surge a partir de um milagre - O Estado que, at ento, no tinha limites, Estado de Polcia, em determinado momento o Estado resolve ter limites ( milagre): legalidade, separao dos poderes e declarao dos direitos fundamentais do homem e do cidado, para proteger os particulares.

Doutrina Minoritria
Gustavo Binembojm:o Estado, na verdade, s fez um disfarce O Conselho de Estado vai processar as causas que digam respeito ao prprio Estado O Conselho e Estado, na Frana, integra o Poder Executivo, em outras palavras: o Executivo vai julgar ele mesmo. Vai dizer o Gustavo Binembojm: ningum juiz de suas prprias causas; isso s seria possvel se voc estivesse dentro de um modelo absolutista ou arbitrrio, tal qual o modelo anterior.

DIREITO - CONCEITO
UM conjunto de normas impostas coativamente pelo Estado e que vo disciplinar a coexistncia pacfica dos seres em sociedade. O direito posto, escrito, colocado, o direito vigente em um dado momento histrico. Nosso direito uno, mas dividido em fins didticos em vrios ramos. Comeando por direito pblico e direito privado.

DIREITO PBLICO
O direito pblico tem como base, a atuao do Estado porque esse Estado vai perseguir o interesse pblico. Esse Direito Pblico tem como base o interesse pblico: Administrativo, tributrio, penal, processual, so todos ramos do direito pblico.

DIREITO PBLICO
O direito foi dividido tambm em direito interno (se preocupa com as relaes dentro do territrio nacional) e direito internacional (se preocupa com as relaes internacionais). O direito administrativo faz parte do direito interno. ramo do direito pblico interno.

DIREITO ADM - CONCEITO


Vrias teorias foram criadas para conceituar o direito administrativo: Teoria Exegtica ou teoria Legalista :o direito administrativo simplesmente estuda a lei seca . Critrio do Servio Pblico ou Escola do Servio Pblico : o direito administrativo estudava o servio pblico e para este momento, servio pblico representava toda a atividade do Estado.

DIREITO ADM - CONCEITO


Critrio do Poder Executivo : o direito administrativo tem como objeto de estudo o Poder Executivo e s. Critrio das Relaes Jurdicas : o direito administrativo se preocupava com todas as relaes jurdicas do Estado ( confuso com direito pblico). Critrio Teleolgico : o direito administrativo nada mais do que um conjunto harmnico de princpios

DIREITO ADM - CONCEITO


Critrio Residual ou Negativo: o direito administrativo definido por excluso. Sabemos que o direito administrativo no se preocupa com a atividade de legislar ou com a atividade jurisdicional. Assim, para o critrio residual, o direito administrativo identificado por excluso. Tudo o que no legislativo e jurisdicional, atividade de administrar.

DIREITO ADM - CONCEITO


Critrio de distino entre a atividade jurdica e a atividade social do Estado: A questo polticas pblicas: Fome Zero, Auxlio Creche, Salrio Famlia. Como so escolhidas ? Pelo Governo. Como so implementadas? Pela Adminitrao. O direito administrativo no estuda o aspecto social do Estado, mas o aspecto jurdico do Estado. Definida a poltica, o direito administrativo entra para estudar como vai ser administrada essa poltica, como vai ser realizado o cadastramento. Estudamos a atividade jurdica do estado. Como o passe-idoso ser implementado juridicamente, isso sim, objeto do direito administrativo.

Hely Lopes Meirelles


Direito administrativo um conjunto harmnico de princpios e regras que vai disciplinar os rgos, os agentes e a atividade administrativa, realizando de forma direta, concreta e imediata o fim desejado pelo Estado.

FONTES
Lei Doutrina Jurisprudncia Costume Princpios Gerais do Direito

SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
Contencioso administrativo ou Sistema Francs . Jurisdio nica

FUNES DO ESTADO
Executiva Legislativa Judiciria Funo de governo ou funo poltica

Funo Poltica
Declarao de guerra, celebrao de paz, decretao de estado de defesa e estado de stio, sano e veto do Presidente da Repblica. Celso Antnio diz que alm das trs funes, o Estado tem tambm a funo poltica ou funo de governo de Estado. Da se falar em funo de governo ou funo poltica, usada para as situaes que no se encaixam em nenhuma das anteriores e que tm um grande contedo de comando, de governo. Administrar cuidar das funes rotineiras, cuidar dos mveis, da gua. Estado de defesa, estado de stio, declarao de guerrra no so situaes corriqueiras, da essas funes serem classificadas nessa quarta funo, presente em todas as esferas de governo e que tem um grande cunho poltico. Vontade da RFB? Unio? Chefe de Estado ou de Governo?

You might also like