You are on page 1of 8

1.

INTRODUO Reao qumica a transformao da matria na qual ocorrem mudanas qualitativas na composio qumica de uma ou mais substncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanas relacionadas mudana nas conectividades entre os tomos ou ons, na geometria das molculas das espcies reagentes ou ainda na interconverso entre dois tipos de ismeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reao qumica uma transformao da matria em que pelo menos uma ligao qumica criada ou desfeita. Em relao aos compostos inorgnicos h quatro tipos de reaes: sntese, decomposio, simples troca e dupla troca.

1.1 Reao de sntese ou adio

A reao de sntese se caracteriza pela reao onde dois ou mais reagentes do origem a um s produto. Ocorre um fenmeno no qual h quebra de ligaes qumicas nos reagentes e formao de outras ligaes, dando origem a novas espcies. Estas reaes so tambm conhecidas como reaes de composio ou adio. E pode ser representada como: A + B C. Foi a partir de 1828, data em que os qumicos Friedrich Wholer e Carl Bosch obtiveram uma substncia orgnica, a uria, que se deu o grande desenvolvimento das reaes de sntese, tambm conhecida como reao de Haber-Bosch. O processo de Haber uma reao entre o nitrognio e o hidrognio para produzir amonaco. Esta reao catalisada com o ferro, sob as condies de 200 atmosferas de presso e uma temperatura de 450C.

N2(g) + 3H2 <--> 2NH3 + energia Outro exemplo conhecido a formao de cido carbnico em refrigerantes, na qual ocorre reao de sntese entre o cido carbnico e gua. CO2 + H2O > H2CO3 As reaes de sntese podem classificar-se como de sntese total ou parcial. A primeira total quando todos os reagentes so substncias elementares; por exemplo, a sntese da gua: 2H2(g) + O2(g)

2H20. Se os reagentes so substncias elementares e

compostas, ou s compostas, a sntese parcial, o que ocorre, por exemplo, na sntese do hidrxido de clcio: CaO(s) + H20 Ca(HO)2(aq) 1.2 Reao de anlise ou decomposio

1.3 Reao de simples troca ou deslocamento

As reaes de deslocamento ou simples troca caracterizam-se pela permutao de um on com um tomo. Sendo que tanto o reagente quanto o produto tero um composto inico e uma substncia simples. Como a equao: A + BC B + AC. A reao de deslocamento s ocorre quando A for mais reativo que B. Quanto mais a esquerda o elemento estiver, maior sua tendncia em permanecer no estado oxidado ou reduzido, ou seja, quanto mais a esquerda mais reativo o elemento . reatividade dos tomos conforme o quadro abaixo: Para o deslocamento de ons positivos (ctions): Li > Cs > Rb > K > Ba > Sr > Ca > Na > Mg > Al > Mn > Be > Zn > Cr > Fe > Cd > Co > Ni > Sn > Pb > H > Sb > Bi > As > Cu > Hg > Ag > Pd > Pt > Au Para o deslocamento de ons negativos (nions): F > O > Cl > Br > I > S > C > P > H Temos como exemplo as frmulas abaixo: 3Cs + AlCl3 3CsCl + Al
*Esta reao ocorre, pois o csio, conforme a tabela mais reativo que o alumnio.

Verificamos a

Cu+ ZnSO4
*No ocorre, pois o zinco mais eletronegativo que o cobre.

1.4 Reao de dupla troca

reao

de

dupla

troca

uma

reao

onde

dois reagentes,

ambos compostos gerando dois produtos, sendo que so igualmente dois compostos, permutando entre si dois elementos ou radicais, como representa a equao: AB + CD AD + BC. A prpria reao de salificao (cido+base) um exemplo de reao de dupla troca.

HCL +NaOH NaCl + H20 Para que a reao de dupla troca acontea necessrio que um dos produtos (AD ou BC), quando comparado aos reagentes, se apresente menos ionizado, mais voltil ou insolvel.

1) AC e/ou BD deve(m) ser menos solvel(is) que AB e/ou CD

A reao entre cido sulfrico e hidrxido de brio forma como produto o sulfato de brio: um sal branco, que altamente insolvel e precipita no fundo do recipiente.

H2SO4(aq) + Ba(OH)2(aq) -> 2H2O(l) + BaSO4(s) 2) AC e/ou BD deve(m) ser eletrlito(s) mais fraco(s) que AB e/ou CD.

Esse quesito significa que um dos produtos da reao tem que ser menos ionizvel, ou seja, ser um mau condutor de eletricidade em relao aos reagentes. A reao de neutralizao entre o cido clordrico e hidrxido de sdio (soda custica) forma NaCl (timo condutor se em soluo ou fundido) e gua lquida que pssima condutora e difere-se dos demais.

HCl(aq) + NaOH(aq) -> NaCl(aq) + H2O(l) 3) AC e/ou BD deve(m) ser mais voltil(eis) que AB e/ou CD.

Na reao entre bicarbonato de sdio e cido clordrico.

NaHCO3(s) + HCl(aq) -> NaCl(s) + H2CO3(aq) -> NaCl(s) + H2O(l) + CO2(g) Observa-se tambm que h uma reao de decomposio do cido carbnico, j que muito instvel (voltil) e tende formar gua lquida e dixido de carbono gasoso.

Outra grande caracterstica das reaes de dupla troca que os reagentes geralmente no so xidos, pois estes tendem a reagir em sntese e no em troca. Logo, so reaes de dupla-troca aquelas onde reagem: um cido e uma base (neutralizao), dois sais (com um insolvel), um sal e um cido (formando outro sal e outro cido) ou um sal e uma base (formando outro sal e outra base). Dentre todos os indicadores de reao de dupla-troca, a formao do precipitado o mais fcil de ser identificado. Uma vez que a deteco de produtos mais volteis ou menos ionizveis s possvel atravs de experimentos complementares.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL Estudo das reaes qumicas inorgnicas, na qual uma ou mais substncias se transformam originando novas substncias. 2.2 OBJETIVO ESPECFICO I. II. III. Realizar procedimento experimental de reao de sntese ou adio. Realizar procedimento experimental de reao de anlise ou decomposio. Realizar procedimento experimental de reao de simples troca ou deslocamento. IV. Realizar procedimento experimental de reao de dupla troca.

3. METODOLOGIA Foram realizados quatro diferentes experimentos para estudo das diferentes reaes inorgnicas. 3.1 Experimento - Reao de sntese ou adio Para realizao do procedimento foi adicionado 10 ml de gua destilada em dois bqueres pequenos, aferida com auxlio de proveta. Um dos bqueres foi levado at a capela onde com auxlio de pipeta acrescentou-se 6 ml de cido clordrico (HCL) em gotas. No segundo bquer foi adicionado 15 ml de hidrxido de amnio (NH4OH). Com as duas solues prontas, os bqueres foram tampados com a palma das mos e posteriormente aproximados os lquidos para visualizao de reao.

3.2 Experimento - Reao de anlise ou decomposio Para realizao do procedimento foi adicionado alguns cristais de nitrato de chumbo (Pb(NO3)2) em um tubo de ensaio grande. Aps fechamento adequado do tubo foi efetuado aquecimento na chama do bico de Bunsen, com auxlio de grampo de madeira para visualizao da reao. 3.3 Experimento Reao de simples troca ou deslocamento Para realizao do procedimento foi adicionado 20 ml de gua destilada em dois bqueres pequenos, aferida com auxlio de proveta.Um dos bqueres foi levado at a capela onde com auxlio de pipeta acrescentou-se 2 ml de cido clordrico (HCL) em gotas. No segundo bquer foi adicionada uma pequena quantidade de sulfato de cobre (CuSO4) com auxlio de esptula. Com as solues prontas, foram imersas em cada bquer uma barra de zinco, para visualizao das reaes. 3.4 Experimento Reao de dupla troca Para realizao do procedimento foram preparadas solues aquosas a 10% de hidrxido de sdio (NaOH) e sulfato de cobre (CuSO 4), utilizando 10 ml de gua destilada para cada reagente, aferida com auxlio de proveta e disposta em bquer pequeno. Aps realizar mistura com basto de vidro, a soluo de sulfato de cobre foi lentamente adicionado no bquer de soluo de NaOH e visualizado a reao. 4. RESULTADOS E DISCUSSO Atravs de procedimentos experimentais das quatro reaes estudadas, foi possvel visualizao prtica das transformaes qumicas.

4.1Reao de sntese ou adio O cido clordrico (HCl) uma soluo aquosa, voltil e cida, devendo ser manuseado apenas com as devidas precaues. Ele normalmente utilizado como reagente qumico, e um dos cidos que se ioniza completamente em soluo aquosa. O hidrxido de amnio (NH4OH) uma base solvel e fraca, sendo um produto da ionizao da amnia e, por isso, existe somente em soluo aquosa (base solvel), como na reao: NH3(g) + H20(l) NH40H.

No experimento, ao aproximar as solues de HCl e NH4OH foi observado formao de nvoa, que o produto da reao dos dois gases exalados pelas solues, o cloreto de amnio (NH4Cl) ou sal amonaco.

HCl + NH40H NH4CL + H20 (cido + base sal + H20) O fenmeno ocorre, pois amonaco passa da soluo para a atmosfera e reage com o cido clordrico, exemplificando uma reao de sntese. O cloreto de amnio um slido incolor ou branco. muito solvel em gua e ligeiramente solvel em etanol, mas insolvel em ter. Devido facilidade da sua preparao pode ser produzido por qualquer indstria que use ou produz amnio. O uso desse sal inclui limpeza de solda em ferro, suplementao alimentar para gado, estamparia txtil, preparao de algodo para ser tingido, uso em doces com licor ou como flavorizante para vodcas, outro uso interessante para o tratamento de neve em pistas de esqui em temperaturas acima de zero C, pois o sal amonaco endurece a neve e retarda seu derretimento.

4.2 Reao de anlise ou decomposio (Pri) 4.3 Reao de simples troca o deslocamento (Lele) 4.4 Reao de dupla troca

O hidrxido de sdio (NaOH), tambm conhecido como soda custica, um hidrxido custico usado na indstria (principalmente como base qumica) na fabricao de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Apresenta ocasionalmente uso

domstico para a desobstruo de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido sua elevada reatividade. Reage de forma exotrmica com a gua e produzido por eletrlise de uma soluo aquosa de cloreto de sdio (salmoura). Sulfato de cobre (CuSO4) um sal e existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratao. Na sua forma anidra ele se apresenta como um p de colorao verde opaca ou cinzento, enquanto na sua forma penta-hidratada (CuSO4.5H2O), a forma no qual mais encontrado, ele azul brilhante. A forma anidra ocorre sob a forma de um mineral raro chamado de calcocianita. A forma hidratada ocorre na natureza como calcantita (penta-hidratado). Arcaicamente era chamado de vitrolo azul e pedra-azul. No experimento, ao acrescentar a soluo de NaOH ao bquer contendo soluo de CuSO4 (forma penta-hidratada), a colorao azul translcida se transformou em uma suspenso azul. Numa suspenso, ao contrrio da soluo, o soluto no se dissolve no solvente. Houve a formao de hidrxido de cobre, um precipitado (formao de um slido durante uma reao qumica) azul, logo um composto insolvel e formao de sulfato de sdio, um composto aquoso azul claro, logo um sal solvel. Essa reao se caracteriza por uma reao de dupla troca CuSO4 + 2NaOH Na2SO4 + Cu(OH)2

5. CONCLUSO 6. REFERNCIAS

THEODORE L. Brown, H. EUGENE LeMay, BRUCE E. Bursten. Qumica: A cincia central, So Paulo SP: Editora Prentice-Hall, 2005. 9 Edio. 992 pgs.

You might also like