You are on page 1of 3

Sucata Como conseqncia, sobre a importante Carga Metlica para FEA, nossos clculos indicam fundamentalmente que: 1.

Existe sucata de obsolescncia acumulada no pas para suportar o crescimento da produo de ao via FEA dos atuais 8 milhes de toneladas para os projetados 10 milhes aproximadamente em 2015, considerados neste estudo. Nos ltimos 12 meses produziu 35,232 Mt de ao bruto, dos quais 8,392 Mt foram atravs do processo de Forno Eltrico, consumindo na ordem de 9,536 Mt de sucata. Praticamente toda essa sucata vem de territrio nacional.

Em 2009, a siderurgia brasileira produziu 26,5 milhes de toneladas de ao bruto. As sucatas de ferro e de ao participaram com 7,5 milhes de toneladas e so usadas principalmente nas industrias de aciaria eltrica que Hoje j correspondem a 33% da produo de ao mundial. A carga metlica corresponde a cerca de 80% do custo de um ao produzido no forno eltrico a arco. Desta carga a sucata a parte mais importante correspondendo a cerca de 75% e hoje a industria da sucata j movimenta bilhes de dlares por ano sendo ela quase toda absorvida pela industria siderrgica. A industria da sucata tem crescido muito devido a vrios fatores. Dentre eles podemos citar a facilidade de transformao que diminui o gasto energtico, menor investimento para instalaes e por ser uma pratica ambientalmente favorvel, pois aumenta a disponibilidade de recursos naturais. Um ponto negativo do uso da sucate o acumulo de resduos que contaminam o ao.

Existem basicamente dois tipos de sucata que podem ser obtidas no mercado, a sucata de obsolescncia e a industrial. A proporo do uso de cada tipo na siderurgia eltrica depende muito do preo por qual ele obtido, mas tambm de alguns outros fatores que afetam a produo.

A sucata industrial geralmente tem a vantagem de se conhecer com maior preciso os componentes do ao e de conter poucos contaminantes alm de ser relativamente previsvel. A sucata adquirida no mercado precisa ser processada e beneficiada antes de ser aproveitada pela usina. Existe tambm a sucata industrial de dentro da prpria indstria siderrgica que automaticamente reutilizada no processo de aciaria. Recentemente os avanos nos processos siderrgicos, principalmente no lingotamento (do convencional para o continuo). Segundo relatrio das naes unidas, no inicio dos anos 70 aproximadamente 200 Mt de sucata eram produzidas nas prprias siderrgicas. J em 1995 esse volume chegou a 118 Mt e chagara a 57 Mt em 2010. Esses avanos tecnolgicos

O mercado da sucata bastante diverso e varia muito dependo do lugar onde se est. A oferta mundial de sucata nos ltimos anos tem girado em torno de 380 milhos de toneladas, deste volume cerca de 70% vem da coleta industrial(1/3) ou obsolescncia(2/3) enquanto o restante proveniente das prprias siderrgicas.

A sucata colocada diretamente dentro da abodoba para ser fundida pelo arco eltrico. A sucata normalmente dividia na hora da fundio entre sucata pesada e sucata leve. A sucata pesada fica em baixo e a sucata leve em cima do tamboro que vai ser despejado(junto com uma combinao de outros componentes). Isso feito para que durante a fundio a sucata pesada no venha a cair em cima dos eletrodos podendo danific-los.

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arq uivos/conhecimento/relato/sucata.pdf

http://www.metalica.com.br/sucatas-recuperam-niveis-nas-siderurgicas

http://www.sinobras.com.br/index2.php?p=siderurgia.php

2.2.1.1 Sucatas

(Trabalho ABM Carga Metlica 2008 - 2020, a ser apresentado no 40 Seminrio de Aciaria Internacional, em Maio de 2009 Autores Lauro Chevrand e Fernando Souza Cndido)

You might also like