You are on page 1of 5

PROFESSOR FRANCISCO NETTO 1. ORAMENTO PBLICO. 1.1.

Conceito o ato pelo qual o Poder Legislativo aprova e autoriza ao demais Poderes (Executivo, Judicirio, Ministrio Pblico e o prprio Legislativo), por um perodo determinado, a realizao das despesas destinadas ao funcionamento dos servios pblicos em geral e outros fins previstos em polticas econmicas, assim como prev a arrecadao de receitas do poder pblico. Dito de outra forma, o oramento uma prvia autorizao do Legislativo para que o poder pblico arrecade as receitas execute as despesas num perodo determinado. 2. Objetivo do oramento pblico Objetivo principal do oramento pblico a realizao do controle da arrecadao de receitas e dos gastos do poder pblico. Dito de outra forma, atravs do oramento pblico que o governo pe em prtica as aes polticas para o cumprimento das demandas da sociedade, tais como segurana, educao, sade, assistncia social etc. 3. Natureza jurdica do oramento. As leis oramentrias (Lei do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias LDO e Lei Oramentria Anual LOA) apenas prevem as receitas pblicas e fixam as despesas, a partir dos planejamentos. Assim sendo, essas leis no criam direitos subjetivos. Sendo uma lei formal, a simples fixao de gastos na lei oramentria anual no cria direito subjetivo, no sendo possvel se exigir, em tese, por via judicial, que uma despesa especfica estabelecida no oramento seja realizada. 4.1 Instrumentos disposies gerais de planejamento 4. Amplitude do oramento pblico De forma geral podemos dizer que o oramento pblico composto pelos atuais instrumentos de planejamento previstos na CF, ou seja, podemos denominar de oramento pblico os seguintes instrumentos de planejamento: PLANO PLURIANUAL PPA; LEI DE DIRETRIZES ORCAMENTARIAS LDO; LEI ORCAMENTARIA ANUAL LOA; Cada um dos instrumentos de planejamento acima possui conceitos e contedos prprios, os quais, em seguida, passaremos a estudlos individualmente.

Para realizar arrecadar receitas e realizar despesas de forma planejada a administrao pblica utiliza-se obrigatoriamente dos instrumentos de planejamento (PPA, LOA e LDO). Esses Instrumentos de Planejamento esto previstos na Constituio da Repblica. Os instrumentos de planejamento previstos na Constituio Federal-CF de 1988 esto regulamentados em diversas normas, em especial, na Lei n. 4.320/64, Lei Complementar n. 101/2000 LRF e ainda em diversas portarias da Secretaria do Tesouro Nacional - STN e do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto - MPOG. 5. Plano Plurianual PPA O que o Plano Plurianual PPA?
O PPAl o planejamento de MDIO PRAZO da Administrao Pblica e tem por finalidade

PROFESSOR FRANCISCO NETTO


estabelecer de forma regionalizada as DIRETRIZES, OBJETIVOS E METAS (D.O.M) da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para aquelas relativas aos programas de durao continuada.

5.1.1 Encaminhamento do PPA: O ENCAMINHAMENTO do PPA, realizado pelo chefe do Poder Executivo ao Legislativo, ser at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial, ou seja, dever ser encaminhado at 31 de agosto. 5.1.2 Devoluo do PPA: O Poder Legislativo dever devolv-lo ao chefe do Executivo, para sano ou veto, at o encerramento da sesso legislativa (art. 35, 2, inciso I, Ato das Disposies Constitucionais Transitrias ADCT, da CF). PPA ENVIO
At 4 meses antes do Encerramento do primeiro exerccio financeiro do mandato do chefe do PE 31 de agosto.

BIZU : (DOM) processo de decoreba D (diretrizes) O (objetivos) M (metas). PPA doutrinariamente conhecido como o PLANEJAMENTO ESTRATGICO de MDIO PRAZO da administrao pblica brasileira.
5.1 Quando e como se elabora o PPA? Ao assumir o mandato, em seu 1 ano de mandato, o Chefe do Poder Executivo elabora o seu planejamento de gastos, ou seja, estabelece o que pretende executar, em termos de obras e servios, a exemplo de investimentos em segurana pblica, sade, educao, reajuste dos servidores (isso na teoria!), novos concursos, etc. Enquanto o governo elabora seu planejamento para os prximos 4 anos, ele est executando o ltimo ano do PPA de seu antecessor, ou seja, ao assumir o governo ele herda um ano de planejamento do governo anterior. Conforme visto acima, apesar de o PPA ser elaborado para um perodo de quatro anos, ele no coincide com o mandato presidencial. Em outras palavras, a vigncia da lei que instituir o Plano Plurianual quadrienal, iniciando-se no segundo ano do mandato presidencial e encerrando-se no primeiro ano do mandato presidencial subseqente.

DEVOLUO At o trmino da sesso legislativa 22 de dezembro (EC n 50/06).

PE = Poder Executivo. PL = Poder Legislativo

OBS: Os prazos da LOA e do PPA so coincidentes 6. Lei de Diretrizes Oramentrias LDO Conforme mencionado, a LDO tambm criao da Constituio de 1988. O Presidente da Repblica deve enviar o projeto anual de LDO at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro. O Congresso Nacional dever devolv-lo para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa, que no ser interrompida sem a aprovao do projeto (art. 57, 2 da CF). 2

PROFESSOR FRANCISCO NETTO No Congresso, o projeto de LDO poder receber emendas, desde que compatveis com o plano plurianual. As emendas sero apresentadas na Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao CMPOF, onde recebero parecer, sendo apreciadas pelas duas casas na forma do regimento comum. Da mesma forma que o PPA, o Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificaes no projeto de lei da LDO, enquanto no iniciada a votao na CMPOF, da parte cuja alterao proposta. 6.1 O que a LDO estabelece? LDO Compreende as METAS e PRIORIDADES (M.P) da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. Orienta a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer sobre a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento De acordo com o 2 do art. 165 da CF, a LDO dever: Compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente; ORIENTAR A ELABORAO DA LEI ORAMENTRIA ANUAL; DISPOR SOBRE AS ALTERAES NA LEGISLAO TRIBUTRIA; E ESTABELECER A POLTICA DE APLICAO DAS AGNCIAS FINANCEIRAS OFICIAIS DE FOMENTO A LDO , em realidade, uma cartilha que direciona e orienta a elaborao do Oramento Geral do Ente Pblico, o qual deve estar, para sua aprovao, em plena consonncia com as disposies do PLANO PLURIANUAL. LDO ENVIO DEVOLUO
At 8 meses e antes At o trmino do do encerramento do primeiro perodo exerccio financeiro legislativo 17 de 15 de abril

julho (EC n 50/06).

PE = Poder Executivo. PL = Poder Legislativo

7. Lei oramentria anual LOA A LOA tem por finalidade a concretizao dos objetivos e metas estabelecidos no Plano Plurianual. o que poderamos chamar de oramento por excelncia ou oramento propriamente dito. atravs da LOA que o governo realiza ano a ano o que foi planejado para ser executado em quatro anos. Esse planejamento de quatro anos est inserido no PPA. 7.1. Encaminhamento e vigncia da LOA O Encaminhamento do projeto de lei oramentria anual, ao Legislativo, ser da competncia exclusiva do Chefe do Poder Executivo. Dever ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa (art. 35, 2, inciso III, do ADCT CF). A LOA tem sua vigncia limitada a um exerccio financeiro, o qual, via de regra, coincide com o ano civil (de 1 de janeiro a 31 de dezembro).

PROFESSOR FRANCISCO NETTO Portanto, as leis que aprovam os trs instrumentos de planejamento da administrao pblica - PPA, LDO e LOA possuem vigncia temporria, ou seja, a LOA e a LDO so para o perodo de um ano e o PPA ser para quatro anos. 7.2 A LOA e as implicaes na LRF Depois de aprovada a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, a Lei Oramentria Anual - LOA ganhou nfase e passou a ter mais relevncia, ou seja, maior dimenso.O art 5 da LRF estabelece que o projeto de lei oramentria anual dever ser elaborado de forma compatvel com o plano plurianual (PPA), com a lei de diretrizes oramentrias (LDO) e com a prpria LRF. Essa a regra de integrao entre as leis oramentrias. A LRF estabeleceu que a LOA deva dispor sobre as seguintes matrias: Conter, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programao dos oramentos com os objetivos e metas constantes do Anexo de Metas Fiscais; Ser acompanhado do documento a que se refere o 6 do art. 165 da CF (demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia), bem como das medidas de compensao a renncias de receita e ao aumento de despesas obrigatrias de carter continuado; Conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na lei diretrizes oramentrias. 8. Classificao Dos Riscos Fiscais:

RISCOS ORAMENTRIOS referem-se possibilidade de as receitas previstas na LOA no se realizarem conforme planejado ou a necessidade de execuo de despesas que inicialmente no foram fixadas ou oradas na LOA, bem como podem ter sido fixadas a menor na lei oramentria Arrecadao de tributos menor do que o previsto na lei oramentria Restituio de tributos a maior que a prevista nas dedues da receita oramentria Ocorrncia de epidemias, enchentes, abalos ssmicos ou outras situaes de calamidade pblica que demandem do estado aes emergenciais

RISCOS DA DVIDA referem-se a possveis ocorrncias, externas administrao, caso sejam efetivadas resultaro em aumento do servio da dvida pblica no ano de referncia

Variao das taxas de juros e de cmbio em ttulos vincendos. Cuidado! No so ttulos vencidos. Passivos contingentes que representam dvidas cuja existncia depende de fatores imprevisveis, a exemplo dos resultados de julgamentos de processos judiciais.

LOA ENVIO
At 4 meses antes do Encerramento do primeiro exerccio financeiro do mandato do chefe do PE 31 de agosto.

DEVOLUO At o trmino da sesso legislativa 22 de dezembro (EC n 50/06).

PE = Poder Executivo. PL = Poder Legislativo

PROFESSOR FRANCISCO NETTO OBS: Os prazos da LOA e do PPA so coincidentes

RESUMO:
O PPA, a LDO e a LOA constituem os instrumentos de planejamento que do suporte a elaborao e execuo oramentria brasileira representando uma verdadeira pirmide oramentria, estando na base da pirmide o PPA, no meio a LDO e no topo a LOA, conforme demonstrado abaixo:

LOA

LDO

PPA

You might also like