You are on page 1of 26

CENTRO UNIVERSITRIO DO ESPRITO SANTO UNESC

BRUNO SPERANDIO NETTO DRILE LUTZKE RAFAELLA ALVES SPERANDIO YARA FERRAO SUAVE

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

COLATINA 2012

BRUNO SPERANDIO NETTO DRILE LUTZKE RAFAELLA ALVES SPERANDIO YARA FERRAO SUAVE

ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Atividade interdisciplinar apresentada ao Centro Universitrio do Esprito Santo UNESC, sob a orientao dos professores do curso de Medicina Veterinria do 6 perodo, como requisito para obteno de nota.

COLATINA 2012

INTRODUO

Neste trabalho foram descritas trs doenas que frequentemente acometem o membro plvico dos animais domsticos. A luxao coxofemoral uma doena comum nas articulaes do quadril de caninos e felinos, enquanto a osteoartrite e a osteocondrite dissecante so afeces frequentes na articulao trsica de equinos. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma reviso bibliogrfica que caracterizasse cada uma destas afeces, suas causas, formas de diagnstico e tratamentos. V-se a importncia desta reviso principalmente no contexto em que se engloba os conhecimentos transmitidos entre as diferentes disciplinas do curso, ressaltando a relao que existem entre elas para a identificao de sinais clnicos, a utilizao de meios diagnsticos, para se chegar casusta da doena e assim proceder com o tratamento adequado.

DESENVOLVIMENTO

1 LUXAES COXOFEMORAIS

Segundo

Fossum

(2005),

luxaes

coxofemorais

so

deslocamentos

traumticos da cabea femoral a partir do acetbulo.

1.1 Etiologia

As luxaes representam grande importncia na clnica ortopdica de pequenos animais, onde a articulao coxofemoral a mais frequentemente luxada em ces e gatos, no demonstrando predileo por raa, idade ou sexo (FOSSUM et al. 2005; MURAKAMI, 2012). As luxaes coxofemorais tm como principal causa traumas externos, ocasionados principalmente por atropelamentos, quedas e brigas, onde ocorre um deslocamento da cabea do fmur para fora da articulao do acetbulo, sendo que a luxao craniodorsal a mais frequente (BARBOSA, 2008; BARBOSA & SCHOSSLER, 2009; BARROS, 2009; MURAKAMI, 2012).

1.2 Anatomia relevante

O osso do quadril o maior dos ossos planos, sendo formado por trs partes, o lio, o squio e o pbis, os quais geralmente se fundem quando o animal atinge idade adulta. Juntos formam o acetbulo, uma cavidade que se articula com a cabea do fmur. O lio se estende do acetbulo em direo cranial, estando situado na parede lateral da pelve; o squio estende-se do acetbulo em direo caudal formando caudalmente a parede ventral da pelve; e o pbis estende-se do acetbulo em

direo medial ao osso do lado oposto onde se fundir (GETTY, 2008; MURAKAMI, 2012). A articulao coxofemoral ou articulao do quadril apresenta conformaes e estruturas muito similares nos ces e gatos, sendo uma articulao esferoidal capaz de realizar movimentos de flexo, extenso, abduo, aduo, rotao e circunduo. Medialmente, a cabea do fmur possui uma incisura onde se insere o ligamento da cabea do fmur, o qual se origina no sulco pbico. Tambm faz parte desta articulao o lbio acetabular, o ligamento transverso do acetbulo, a membrana sinovial e a cpsula articular (GETTY, 2005; MURAKAMI, 2012). Na articulao coxofemoral no existem ligamentos colaterais, e os msculos que se localizam na rea desta articulao permitem grande movimentao da articulao, sendo que o principal aspecto estabilizador dessa articulao sua prpria configurao esferoidal, sendo que o ligamento redondo e a cpsula articular so estruturas de tecido mole que auxiliam na contraposio luxao (BARBOSA & SCHOSSLER, 2009; BARROS, 2009). O msculo glteo mdio surge do lio, se inserindo no trocanter maior do fmur, promovendo a extenso da articulao do quadril e a abduo do quadril, sendo inervado pelos nervos glteos, e irrigado pela artria gltea cranial, pela iliolombar, pela lombar, pela iliacofemoral e pela ilaca circunflexa profunda. O msculo glteo profundo surge da borda lateral do lio, e tambm se insere no trocanter maior, abduzindo a coxa e girando-a medialmente, sendo que seu suprimento sanguneo realizado pela artria gltea cranial e a inervao realizada pelo nervo glteo cranial. O msculo articular do quadril surge por um fino tendo no lio, cruza a superfcie flexora do quadril, e se insere no colo do fmur, auxiliando na flexo desta articulao. O msculo adutor longo surge no tubrculo pbico apresentando forma de V, e se inserindo distalmente fossa trocantrica. O msculo obturador externo apresenta forma de leque surgindo da superfcie ventral da pelve e se convergindo para a fossa trocantrica, auxiliando no movimento giratrio lateral do membro e na aduo da coxa, sendo inervado pelo nervo obturador, e irrigado pela artria femoral circunflexa medial e pela obturadora. O msculo quadrado da coxa curto, surgindo da tuberosidade isquitica, tambm se inserindo na fossa trocantrica, sendo irrigado pela artria lombar e pela ilaca circunflexa profunda, e a inervao realizada por nervos lombares. O msculo iliopsoas consiste no msculo psoas maior e no ilaco que se unem para insero no trocanter menor do fmur,

produzindo o movimento de flexo da articulao do quadril e da coluna vertebral, e lateralmente, gira o membro, sendo irrigados pela artria lombar, pela ilaca circunflexa profunda e pela femoral profunda, e a inervao realizada pelo nervo lombar e pelo femoral (GETTY, 2005).

1.3 Diagnstico

Animais com luxao coxofemural geralmente apresentam histria clnica de traumatismo e claudicao, sendo que nas maiorias dos casos esta leso unilateral e o grau de comprometimento do membro variar aos danos sofridos pelos tecidos moles, dependendo das foras traumticas, da direo e da durao da luxao. Se a luxao craniodorsal, o animal comumente manter o membro em aduo, no entanto, se a luxao caudoventral, o membro provavelmente ser mantido em abduo (BARROS, 2009; FOSSUM et al. 2005; MURAKAMI, 2012). Segundo Barros (2009), este tipo de luxao pode estar associado a fraturas em lasca da regio proximal do fmur e so regularmente complicadas atravs da cabea femoral. Os sinais clnicos encontrados normalmente sugerem dor de sbito aparecimento, deformidades que promovam a claudicao e consequente ausncia de sustentao do membro do membro plvico afetado. Durante os movimentos de flexo e extenso do membro este pode apresentar crepitao e tumefao (FOSSUM et al. 2005; MURAKAMI, 2012). O diagnstico da luxao coxofemoral traumtica se orienta na anamnese, nos sinais clnicos apresentados e confirmado atravs de exames radiogrficos em projees lateral e ventrodorsal da pelve, para a excluso de outras possveis afeces que possam apresentar sinais clnicos semelhantes aos descritos, j que a conduta teraputica adotada ser diferente (BARROS, 2009; FOSSUM et al. 2005; MURAKAMI, 2012).

1.4 Tratamento

As abordagens que podem ser adotadas para a estabilizao de luxaes coxofemorais variam entre redues fechadas, onde h a recolocao manual do fmur no acetbulo, ou redues abertas, que incluem tcnicas cirrgicas extra e intra-articulares que produzem a estabilizao da luxao (MURAKAMI et al., 2012).

1.4.1 Tratamento no-cirrgico

A reduo fechada a mais comumente empregada na rotina clnica, devendo ser o mtodo de eleio para a correo de luxaes sem grandes complicaes, antes de se optar por um tratamento cirrgico (BARBOSA, 2008; BARBOSA & SCHOSSLER, 2009; BARROS, 2009; FOSSUM et al. 2005; MURAKAMI, 2012). Consiste basicamente em recolocar a cabea do fmur dentro do acetbulo. Esta tcnica junto a imobilizao da articulao, pode apresentar resultados satisfatrios se empregada em at no mximo 5 dias aps o trauma, entretanto, em casos de recidivas, a reduo aberta necessria (BARBOSA & SCHOSSLER, 2009; BARROS, 2009; FOSSUM et al. 2005; MURAKAMI, 2012).

1.4.2 Tratamento cirrgico

A reduo aberta consiste na interveno cirrgica da luxao quando a reduo fechada no possvel, o quadril encontra-se instvel aps a reduo fechada, a luxao fruto de complicaes, o trauma ocorreu a mais de 5 dias ou uma luxao recidiva. A tcnica cirrgica adotada depender do histrico clnico do animal, peso corpreo do paciente, tipo de luxao, doenas concomitantes, leso cartilaginosa, integridade da cpsula articular, nvel de atividade do animal, cooperao do proprietrio e limitaes financeiras deste (MURAKAMI, 2012). Com o advento da ortopedia veterinria, vrios procedimentos cirrgicos foram desenvolvidos para devolver a integridade da articulao coxofemoral ao animal, entre eles tcnicas extra e intra- articulares, onde algumas foram escolhidas para

serem descritas no tpico 1.4.2.2 (BARROS, 2009).

1.4.2.1 Anestesia e preparao cirrgica

Alguns protocolos anestsicos podem ser adotados para este tipo de procedimento, Sia (2009) descreve o procedimento realizado com ces hgidos adotando o seguinte protocolo anestsico: como MPA foi administrada maleato de acepromazina junto ao cloridrato de petidina por via intramuscular. A induo foi realizada com propofol por via intravenosa, sendo que seguidos 20 minutos pode ser realizada a intubao orotraqueal do animal para a manuteno com anestsico voltil, no caso, o halotano foi escolhido, sendo inalado pelo animal atravs de um circuito semi-fechado. Realiza-se a anestesia epidural do animal atravs de lidocana ou bupivacana, podendo ser associadas morfina como cita Fossum (2005), j que essa associao ir proporcionar alvio da dor ps-operatria por at 20 h. Sia (2009) recomenda uma tricotomia ampla seguindo os padres de assepsia cirrgicos.

1.4.2.2 Tcnica cirrgica

A capsulorrafia um procedimento extra-articular que consiste na sutura da cpsula articular quando existe uma luxao e esta no se rompeu ou sofreu apenas uma pequena ruptura, podendo ser reconstruda com fio monofilamentar

inabsorvvel, atravs de um padro interrompido. Entretanto, este mtodo de reduo s apresentar fiel segurana se esta no se apresentar muito lesionada e a conformao da articulao coxofemoral encontrar-se normal ou quase normal (BARBOSA & SCHOSSLER, 2009; BARROS, 2009; FOSSUM et al. 2005). Quando a cpsula encontra-se comprometida, ou o quadril continua instvel, outra tcnica extra-articular pode ser adotada que a translocao ou transposio do trocanter maior, a qual promove uma boa estabilidade articular, sendo

inicialmente necessria uma osteotomia trocantrica maior distalmente e uma menor caudalmente, para que esse seja reposicionado e estabilizado em um novo local. Sua fixao neste novo ponto pode ser realizada com pinos ortopdicos ou fios de cerclagem em bandas de tenso (BARROS, 2009; FOSSUM et al. 2005). A estabilizao da articulao coxofemoral tambm pode ser alcanada atravs de tcnicas intra-articulares, entre elas cita-se a colocao de um pino transarticular. A aplicao deste pino utilizada principalmente quando a cpsula articular est gravemente lesionada ou esta luxao recidivante. Para a colocao do pino, deve ser pr-perfurado um orifcio um pouco menor que o pino a partir do terceiro trocanter atravessando a cabea femoral e saindo na insero do ligamento redondo. O pino ser introduzido por este orifcio devendo sair pela fvea da cabea femoral at sua ponta ficar visvel. A luxao deve ser reduzida, e o membro posicionado em abduo e com ligeira rotao interna. Deve-se realizar presso sobre o trocanter maior para a insero do pino na fossa acetabular aproximadamente a 1 cm do canal plvico, sendo que seu excesso deve ser cortado e o restante curvado para evitar que este migre (BARROS, 2009; BARBOSA & SCHOSSLER, 2009; FOSSUM et al. 2005).

1.4.2.3 Ps-operatrio

No ps-operatrio pode-se aplicar uma bandagem de Ehmer para a sustentao do peso do animal, o que auxiliar na reduo coxofemoral precoce, a qual pode ser removida de 4 a 7 dias aps a reduo. aconselhvel reexames no perodo de 3 dias aps a retirada da bandagem e antes do animal regressar a atividades no-supervisionadas (BARBOSA & SCHOSSLER, 2009; FOSSUM et al. 2005). Em casos de fixaes atravs de pino transarticular, exames radiolgicos devem ser realizados para assegurar a eficcia da tcnica, sendo que os pinos devem ser removidos entre 14 a 21 dias de ps-operatrio (BARBOSA & SCHOSSLER, 2009).

1.4.2.4 Complicaes e prognstico

O prognstico das redues cirrgicas aparentemente no favorecido com a tcnica de reconstruo adotada, entretanto est ligada a estabilidade atingida aps a reduo e com o intervalo de tempo entre a luxao e a reduo, sendo que, animais que foram reduzidos precocemente, e que atingiram uma estabilidade adequada, geralmente tem um prognstico bom em cerca de 70 a 75% dos casos (BARBOSA & SCHOSSLER, 2009; FOSSUM et al. 2005). Em casos de redues fechadas, o prognstico bom para a reduo e recuperao s atingido em 50% dos casos. J em casos de reduo aberta, o ndice de sucesso e manuteno de funo observado em 80 a 90% dos animais reestabelecidos (BARBOSA & SCHOSSLER, 2009; FOSSUM et al. 2005). Segundo Barbosa (2008), Barbosa & Schossler (2009) e Barros (2009), a insero de pino transacetabular atravs da cabea e colo femorais, apresenta prognstico favorvel, sendo que a complicao apresentada na insero destes pinos seria com relao a sua quebra ou penetrao, ou uma futura re-luxao da articulao. Barbosa & Schossler (2009) relatam a eficiente da capsulorrafia em 72,7% dos casos empregados.

2 OSTEOARTRITE TRSICA

Segundo Melo, Ferreira e Flrio (2008) e Oliveira (2008), a osteoartrite trsica tambm denominada esparavo sseo, uma forma de artrite proliferativa e anquilosante, se caracterizando como uma doena articular degenerativa como cita Fantini (2010), constituindo em um dos tipos mais comuns de artrite tanto em seres humanos como em animais, possuindo alta prevalncia em equinos que apresentam claudicao.

2.1 Etiologia

A osteoartrite trsica uma artropatia comum em equinos utilizados para provas de salto, apartao, vaquejada e em animais de trao. uma afeco comumente descrita em equinos adultos, contudo j foi relatada em animais jovens submetidos a exerccios intensos (FANTINI, 2010; MELO, FERREIRA & FLRIO, 2008). Desta forma, apesar da etiologia da osteoartrite no ser esclarecida, algumas teorias tm sido propostas para explicar a origem e desenvolvimento deste processo, sendo elas: m-conformao do tarso, sobrecarga no osso subcondral, instabilidade articular, processo de sinovite-capsulite, distrbios nutricionais, hereditariedade, estresse mecnico intenso, repetitivo e/ou excessivo e traumatismos de origem direta ou indireta que promovam movimentos anormais e exagerados sobre a articulao, o que produz uma intensa compresso e sucessivas rotaes dos ossos trsicos (FANTINI, 2010; MELO, FERREIRA & FLRIO, 2008; OLIVEIRA, 2008). No entanto, independentemente do insulto inicial, aparentemente a osteoartrite consiste em um processo desencadeado por uma cascata de eventos bioqumicos mediados por citocinas, enzimas proteolticas e outras substncias proinflamatrias como prostaglandinas, leucotrienos e xido ntrico (FANTINI, 2010).

2.2 Anatomia Relevante

O tarso ou jarrete do cavalo formado geralmente por seis ossos curtos, porm em algumas particularidades pode ser composto por sete ossos, distribudos em duas fileiras, uma proximal e outra distal (GETTY, 2008). O talo ou osso tarso tibial o osso medial da fileira proximal, sendo que sua trclea articula-se com a superfcie troclear distal da tbia formando a articulao tbiotrsica ou tarsocrural. Sua face distal articula-se com o osso central do tarso, enquanto sua face plantar apresenta quatro facetas para articulao com o calcneo. Em sua face medial, proximalmente existe uma pequena tuberosidade onde se insere o ligamento colateral medial da articulao do jarrete, e em sua face

lateral uma fossa rugosa permite a insero do ligamento colateral lateral (GETTY, 2008; SICURO, 2010). O calcneo ou osso tarso fibular o maior osso do jarrete. Proximalmente, por ser mais alargado forma a tuberosidade do calcneo, onde em sua face plantar insere-se o tendo gastrocnmico, e dorsalmente insere-se um de cada lado, os tendes dos msculos flexor digital superficial, bceps, femoral e semitendinoso. Sua face distal articula-se ao quarto osso tarsiano, enquanto sua face medial apresenta um processo, o sustentculo do talo, que dorsalmente se articula atravs de uma faceta com o tarso tibial, e esporadicamente se articula distalmente ao osso central do tarso. Sua face plantar, junto a face medial lisa do corpo formam um sulco para o tendo do msculo flexor digital profundo, enquanto em sua face medial o ligamento colateral medial se insere devido a presena de uma proeminncia. Centralmente, o processo coracide se projeta possuindo facetas medial e distalmente para articulao com o tarso tibial. Sua borda plantar rugosa para a insero do ligamento plantar longo (GETTY, 2008). O osso central do tarso articula-se proximalmente ao tarso tibial e distalmente ao terceiro tarsiano e aos primeiro e segundo tarsianos, e lateralmente apresenta facetas para articulao com o quarto tarsiano (GETTY, 2008). No cavalo, o primeiro e segundo tarsianos geralmente encontram-se fusionados, sendo o menor dos ossos do tarso, onde em sua face medial uma convexidade d insero ao ligamento colateral medial, e uma impresso permite a insero do tendo medial do msculo tibial cranial. J em sua face proximal duas facetas permitem a articulao com o osso central do tarso e sua face distal articulase ao grande metatarsiano e ao pequeno metatarsiano medial (GETTY, 2008). O terceiro osso tarsiano apresenta formato triangular articulando-se

proximalmente com o osso central e distalmente apoiado pelo grande metatarsiano. Lateralmente possui duas facetas para articulao com o quarto tarsiano (GETTY, 2008). O quarto osso tarsiano cuboide sendo o osso lateral da fileira distal. Sua face proximal se articula ao calcneo e ao tarso tibial. Apoia-se distalmente sobre o grande metatarsiano e sobre o pequeno metatarsiano lateral. Dorsoplantarmente dividido por um sulco, que pela aposio de ossos adjacentes formam o canal do tarso, por onde passa o vaso perfurante proximal, e em sua face plantar apresenta uma tuberosidade onde se insere o ligamento plantar longo (GETTY, 2008).

A articulao trsica ou do jarrete uma articulao composta sendo formada basicamente por quatro articulaes: tibiotrsica (tarsocrural); intertrsica proximal; intertrsica distal, e tarsometatrsica. A articulao tarsocrural um gnglimo tpico, a qual fundamentalmente promove os movimentos de flexo e extenso da articulao trsica, enquanto as articulaes entre os pequenos ossos trsicos, e entre estes e o metatarso so do tipo planas, e pouco significativos para a movimentao da articulao como um todo (FANTINI, 2008; MELO, FERREIRA & FLRIO, 2008). Os msculos desta regio recobrem quase toda a tbia. O msculo extensor longo dos dedos se origina na fossa extensora do fmur, se inserindo no processo extensor da falange distalmente, e dorsalmente nas extremidades proximais das falanges proximal e mdia, sendo limitado caudalmente pelo msculo extensor lateral dos dedos e nervos fibulares superficial e profundo, e dorsalmente pela articulao tarsocrural. O msculo extensor lateral dos dedos situa-se lateralmente a perna, se originando do ligamento colateral lateral e do ligamento intersseo, se inserindo atravs do tendo do msculo extensor longo dos dedos. O msculo fibular terceiro consiste em um forte tendo que se origina na fossa extensora do fmur, assim como o msculo extensor longo dos dedos, se inserindo por um ramo na extremidade proximal do terceiro metatrsico e terceiro trsico, e pelo outro no calcneo e quarto osso trsico. mecanicamente responsvel pela flexo do jarrete, sendo cruzado cranialmente pelos vasos tibiais. O msculo tibial cranial se inicia no cndilo e nas tuberosidades laterais da tbia se continuando distalmente at acima do jarrete, onde se inicia o tendo de insero, que passar atravs do fibular terceiro e se dividir em um grande ramo dorsal e um menor medial, que se inseriro na crista dorsal do grande metatrsico e no primeiro osso trsico. O tendo cuneano o ramo medial, que passa obliquamente sobre as articulaes intertarsiana distal e tarsometatarsiana, sendo tambm um msculo responsvel pela flexo da articulao do jarrete. Estes grupos musculares crnio-laterais so irrigados pela artria tibial cranial e o suprimento nervoso realizado pelo nervo fibular (GETTY, 2008; HENDRICKSON, 2010). O grupo muscular caudal compreende os seguintes msculos: msculo trceps sural que engloba o msculo gastrocnmio e msculo sleo. O 1 se origina lateralmente na tuberosidade supracondilide lateral, e medialmente na

tuberosidade supracondilide medial, e se insere na tuberosidade calcnea, sendo

responsvel pela extenso do jarrete e flexo do joelho, sendo limitado cranialmente pela articulao do joelho, msculo poplteo, msculo flexor profundo dos dedos, vasos popliteais e nervo tibial, sendo que os dedos linfticos poplteos situam-se proximalmente. Sua irrigao realizada pela artria popltea e pela femoral caudal. O 2 muito pequeno situado lateralmente ao anterior, se originando na cabea da fbula e se inserindo no tendo do msculo gastrocnmio, sendo irrigado pela artria tibial caudal e pela popltea. O msculo flexor superficial dos dedos consiste praticamente em um tendo forte, que se origina na fossa supracondilide do fmur e se insere atravs de um ramo na tuberosidade calcnea e nas eminncias da falange mdia e da falange proximal plantar. Junto a outros msculos responsvel pela extenso da articulao do jarrete, se limitando cranialmente com o msculo poplteo, com o msculo flexor profundo dos dedos e com os vasos poplteos, e medialmente com o nervo tibial, sendo que seu suprimento sanguneo realizado pela artria femoral caudal e pela popltea. O msculo flexor profundo dos dedos est dividido em trs posies, que se unem em um tendo e se inserem na linha semilunar adjacente a cartilagem da falange distal, promovendo a flexo do dgito e a extenso da articulao do jarrete, sendo irrigado pela artria tibial caudal. O msculo poplteo um msculo triangular que se origina no epicndilo lateral do fmur, podendo se inserir em diferentes pontos da tbia, sendo irrigado pela artria popltea e pela tibial caudal. A inervao de todos os msculos realizada pelo nervo tibial (GETTY, 2008).

2.3 Diagnstico

O sinal clnico caracterstico da osteoartrite trsica o aumento de volume na face ntero-medial do tarso, entretanto alguns animais podem no apresentar este sinal clnico. Durante a locomoo, na fase aguda, os equinos afetados podem apresentar claudicao que melhora com o exerccio, entretanto na fase crnica, a claudicao tende a se agravar com exerccios, sendo que progressivamente, devido a uma combinao de fatores como dor, sinovite, edema, proliferao ssea, fibrose peri-articular progressiva e degenerao da cartilagem articular, o equino apresenta uma limitao na extenso da movimentao do membro pela diminuio

da flexo da articulao trsica, o que resulta na reduo da amplitude do passo pelo flerte espasmdico da articulao. O casco pode apresentrar desgaste anormal na face lateral devido ao tipo de apoio adotado durante a locomoo (MELO, FERREIRA & FLRIO, 2008; OLIVEIRA, 2008; SICURO, 2010). Vrias prticas diagnsticas podem ser aproveitadas para a identificao da osteoartrite, entre elas esto o teste de flexo do jarrete, desgaste da pina, bloqueio do nervo tibial caudal e fibular profundo com anestsico local, entretanto, este no um mtodo muito preciso, j que pode ocorrer o bloqueio de outras regies, o que pode interferir no resultado final. Na prova do esparavo, a articulao trsica ser mantida flexionada foradamente durante um a dois minutos, o que poder intensificar a claudicao no animal com osteoartrite trsica. Porm, a claudicao resultante com este teste pode ser fruto de alguma alterao na articulao femorotbio-patelar e, eventualmente coxofemoral, o que tambm pode atrapalhar na concluso diagnstica (OLIVEIRA, 2008; SICURO, 2010). Contudo, exames radiogrficos so os mtodos mais utilizados para o diagnstico da osteoartrite trsica, onde vrias projees podem ser adotadas para a avaliao como: dorso-plantar (ou ntero-posterior), ltero-medial, dorso lateral plantaromedial oblqua, dorsomedial, plantarolateral oblqua e ltero-medial

flexionada, onde as duas primeiras projees so as mais empregadas nos exames de rotina. Radiograficamente, pode-se observar reduo dos espaos articulares intertrsicos, ostefitos periarticulares, esclerose, rarefaes cistiformes, ostetes rarefacientes ou periostites, anquilose do terceiro osso trsico em sua face medial, do trsico central e da regio proximal do terceiro osso metatrsico, junto a sua face medial, colapso dos ossos central e terceiro do tarso e fraturas. Raramente as leses osteticas atingem a superfcie articular do calcneo ou o quarto tarsiano (FANTINI, 2010; OLIVEIRA, 2008; SICURO, 2010). Tomografia computadorizada, ressonncia magntica, e a cintilografia, so modalidades mais modernas que tambm podem ser empregadas no diagnstico da osteoartrite, podendo ser capazes de apontar precocemente alguns tipos de leses, principalmente no exame de regies mais distais do membro (SICURO, 2010).

2.4 Tratamento

2.4.1 Tratamento no-cirrgico

Existem terapias para o tratamento da osteoartrite trsica, entretanto muitos cavalos afetados se tornam resistentes a estas terapias, continuando claudicantes. Alm disso, sua evoluo provavelmente resultar em uma anquilose, sendo assim, o tratamento medicamentoso apenas paliativo, consistindo em repouso, associado a antiinflamatrios intra-articulares (esterides) ou fenilbutazona endovenosa, devendo haver acompanhamento veterinrio, devido aos inconvenientes do uso de corticides e do retorno precoce dos sinais clnicos aps a interrupo do tratamento medicamentoso. (OLIVEIRA, 2008; SICURO, 2010).

2.4.2 Tratamento cirrgico

Segundo Oliveira (2008) e Sicuro (2010), o tratamento cirrgico apresenta os resultados mais satisfatrios, onde a tenectomia do tendo cuneano foi a tcnica cirrgica escolhida para ser descrita.

2.4.2.1 Anestesia e preparao cirrgica

Este procedimento pode ser realizado com o animal em estao e com infiltrao de anestsico local ou com o animal em decbito sob anestesia geral. Na 1 sugesto de protocolo anestsico, o membro tricotomizado, limpo e lavado, sendo que o campo delimitado para a infuso anestsica feita em forma de U invertido, dorsalmente ao local da inciso, onde o anestsico pode ser aplicado acima e abaixo do tendo e na bolsa cuneana para promover sua distenso. Pode ser necessria a tranquilizao ou o cachimbamento do animal para a aplicao do anestsico. Posteriormente a assepsia do local deve ser realizada antes do procedimento cirrgico (HENDRICKSON, 2010).

2.4.2.2 Tcnica Cirrgica

A inciso feita atravs da pele, dos tecidos subcutneos e sobre o tendo cuneano, de forma com que se exponha este. Os tecidos podem ser incididos verticalmente, perpendicularmente ao tendo cuneano, o que permite uma certa margem de erro, ou a inciso pode ser realizada paralelamente s fibras desse tendo, entretanto o cirurgio deve estar certo do local da inciso, pois no poder modificar a inciso para vertical (HENDRICKSON, 2010). Aps a inciso, um par de pinas disposto sob o tendo cuneano, emergindo pela borda proximal do tendo, sendo incidido neste ponto, onde a parte distal pinada e retirada (HENDRICKSON, 2010). Tendo retirado o mximo possvel do tendo distalmente, a pele sutura adotando-se como padro pontos interrompidos simples ou o padro vertical de colcheiro, onde fio sinttico monofilamentar inabsorvvel o recomendado. Se o protocolo anestsico adotado for a anestesia geral do animal, os tecidos subcutneos podem ser suturados com fio absorvvel antes do fechamento da pele. (HENDRICKSON, 2010).

2.4.2.3 Conduta ps-operatria

Devem ser administrados medicamentos antitetnicos, e antibiticos com frequncia espordica. O membro deve ser envolvido com ataduras, onde a que manter contato com a inciso no deve ser aderente, enquanto a externa deve ser elstica e aderente, no se estendendo acima da articulao do jarrete e mantida por 10 dias, sendo que o animal voltar a se exercitar normalmente quando as suturas forem retiradas (HENDRICKSON, 2010).

2.4.2.4 Complicaes e prognstico

A eficcia deste tratamento discutvel, entretanto em equinos com osteoartrite distal do tarso, a tcnica foi satisfatria. Uma complicao observada no pscirrgico o aumento do tecido mole no local (HENDRICKSON, 2010).

3 OSTEOCRONDRITE DISSECANTE DO JARRETE

A osteocondrite dissecante uma manifestao da osteocondrose sendo uma entidade artrtica importante nos cavalos. A osteocondrite dissecante

provavelmente a doena ortopdica mais importante dos cavalos jovens e atletas, que traz principalmente prejuzos financeiros, por afetar diferentes articulaes com grande incidncia na soldra, jarrete, boleto e paleta (CRUZ, 2011). uma doena onde a cartilagem do crescimento comea a se separar do osso subcondral, o que gera fragmentos cartilaginosos ou osteocondrais que irritam as superfcies articulares (CRUZ, 2011).

3.1 Etiologia

Segundo Cruz (2011), a osteocondrite dissecante uma doena de mecanismos ainda no claramente esclarecidos, sendo que sua incidncia est relacionada especialmente a potros jovens de todas as raas que apresentam crescimento rpido, onde pesquisas tem apontado uma etiologia multifatorial, estando ligada principalmente a uma dieta alimentar desequilibrada, especialmente aquelas ricas em protenas, energia, clcio, fsforo, etc. Alm deste fator, outros mais podem ser citados, que em conjunto levam ao desenvolvimento desta doena, so eles: distrbio na ossificao endocondral e espessamento da cartilagem articular, traumatismos, excesso de peso corporal, predisposio gentica, exerccios em excesso ou a falta destes, influncias hormonais, estresse mecnico, defeitos na vascularizao, fatores endcrinos, entre outros.

3.2 Anatomia Relevante

Descrito no tpico 2.2.

3.3 Diagnstico

Geralmente a leso se desenvolve no primeiro ano de vida do potro, e seus sinais clnicos so notados entre os 4 meses e 2 anos de idade, entretanto, os animais podem apresentar um quadro assintomtico (CRUZ, 2011). Entre os sinais clnicos mais comuns da osteocondrite dissecante na articulao tibiotrsica, pode-se destacar a efuso articular, ou seja, o acmulo de lquido na articulao causado pela presena de fragmentos cartilaginosos ou osteocondrais que atuam como fatores irritantes e promovem este quadro (CRUZ, 2011). A presena de claudicao um fator discutvel, sendo geralmente mais observado em animais que esto sendo submetidos a treinamentos. Entretanto, esta observao no unnime, j que a articulao tibiotrsica por apresentar alta mobilidade e grande capacidade de distenso, pode ter a presena de lquido articular em grande quantidade e no sinalizar atravs de claudicao, podendo evoluir para uma osteoartrite se no for tratada (CRUZ, 2011). O diagnstico realizado atravs da anlise dos sinais clnicos, onde com o auxlio de exames radiolgicos, pode-se chegar a concluso do quadro, delimitando sua abrangncia nas articulaes e observando as alteraes que a osteocondrite possa ter causado. Exames ultrassonogrficos apresentam uma eficincia maior na deteco de leses no mineralizadas (CRUZ, 2011).

3.4 Tratamento

3.4.1 Tratamento no-cirrgico

Segundo Cruz (2011), o repouso, o exerccio controlado e a terapia intraarticular, podem at trazer algum resultado, porm se no houver a retirada do fragmento osteocondral do interior da articulao a osteocondrite dissecante pode evoluir para uma doena degenerativa.

3.4.2 Tratamento cirrgico

Nas literaturas consultadas o tratamento para osteocondrite

consiste

basicamente na interveno cirrgica para a retirada dos fragmentos da articulao, visto que a permanncia pode facilitar uma possvel evoluo para osteoartrite (CRUZ, 2011). Vaz et al. (2008) descreve uma tcnica de refixao do fragmento osteocondral ou cartilaginoso no local de onde foi originado. Apesar da cirurgia apresentar riscos de graves sequelas, especialmente em casos onde o fragmento fica muito tempo solto no interior da articulao, o autor acredita que os benefcios que ela pode oferecer caso detectado o fragmento precocemente so bem maiores a ponto de evitar uma degenerao articular. Vilela (2008) descreve a eficcia do implante de ouro no tratamento de diversas doenas, uma delas a osteocondrite dissecante. Estes fragmentos de ouro seriam implantados em pontos de acupuntura promovendo a estimulao destes pontos por um longo perodo de tempo, promovendo um alvio da dor no local implantado, prevenindo alteraes artrticas adicionais na articulao. Entretanto, o mtodo mais utilizado e mais eficiente para o tratamento da osteocondrite dissecante a artroscopia, que foi a tcnica escolhida para ser descrita (CRUZ, 2011).

3.4.2.1 Anestesia e preparao cirrgica

Joglar (2011) relata a realizao de procedimentos artroscpicos em equinos, em sua grande maioria, com o animal sob anestesia geral, sendo que segundo a autora, o decbito dorsal do animal promove uma reduo hemorrgica. Entretanto, segundo Garcez, Paula & Miranda (2011) para a artroscopia pode ser adotado tanto o decbito dorsal quanto o lateral, sendo que o posicionamento adotado depender do membro operado. Gomes & Alvarenga (1998) relataram a realizao do procedimento com a adoo do seguinte protocolo anestsico: como MPA administrou-se acepromazina por via intravenosa, e a induo foi realizada 10 minutos aps a MPA com ter gliceril guaiacol diludo em soluo glicofisiolgica e administrado rapidamente pela via intravenosa. Aps relaxamento muscular foi injetado tiopental sdico por via intravenosa, posicionou-se o animal para a intubao endotraqueal, sendo que a sonda foi previamente lubrificada com lidocana viscosa. A manuteno anestsica foi realizada com halotano em um circuito circular com reinalao. Previamente a cirurgia, os animais foram mantidos em jejum alimentar de 24 horas e hdrico de 12 horas. Garcez, Paula & Miranda (2011) sugerem o corte dos pelos previamente a cirurgia, realizando um amplo campo cirrgico, sendo que no dia da cirurgia, deve ser feita uma nova raspagem, seguindo os padres de assepsia da rotina cirrgica.

3.4.2.2 Tcnica cirrgica

O procedimento cirrgico iniciado com a retirada do lquido sinovial da cpsula articular, para a injeo de uma soluo eletroltica balanceada e estril, que o volume aplicado varia entre as literaturas. A injeo desta soluo promover a expanso da cpsula articular, o que facilitar a insero do artroscpio na inciso realizada na cpsula. A soluo eletroltica bombeada atravs da vlvula de entrada de fludos da bainha do artroscpio, de forma que v removendo qualquer material presente no interior desta e mantendo a expanso da mesma, durante a

sua visualizao (GARCEZ, PAULA & MIRANDA, 2011; GOMES & ALVARENGA, 1998). So realizadas duas incises para o acesso intra-articular. A primeira na parte mais proximal da expanso da cpsula articular onde foi inserido o artroscpio; e a segunda inciso realizada prxima ao local de leso articular para a insero do instrumental. Desta forma o artroscpio e o instrumental operam por vias de acesso separadas (GARCEZ, PAULA & MIRANDA, 2011; GOMES & ALVARENGA, 1998). Ao final do procedimento cirrgico inserida uma cnula de sada na via de acesso do instrumental, assim os resduos so aspirados pela ao da presso interna exercida pelo sistema de irrigao. Deve ser realizada uma radiografia pscirrgica para confirmar a correo da leso. A sntese da pele pode ser realizada com fio de inabsorvvel, monofilamentoso, 2.0 agulhado (GARCEZ, PAULA & MIRANDA, 2011; GOMES & ALVARENGA, 1998).

3.4.2.3 Conduta ps-operatria

Garcez, Paula & Miranda (2011) e Gomes & Alvarenga (1998) sugerem a aplicao de curativo no ps-cirrgico, que deve ser trocado diariamente, exceto nas 72 primeiras horas aps o procedimento, perodo este que deve ser administrado antibitico de amplo espectro e antiinflamatrios no-esteroidais. Os pontos podem ser retirados aps 10 dias cirurgia. Alm disso, como possui uma etiologia multifatorial, sugere-se a correo da dieta deste animal, visto que distrbios alimentares e minerais podem ser fatores causadores da osteocondrite dissecante (CRUZ, 2011).

2.4.2.4 Complicaes e prognstico

O prognstico pode ser favorvel principalmente em animais jovens, entretanto, o dano articular, a articulao afetada e as atividades realizadas pelo animal podem interferir em cada prognstico. Por esse motivo, o acompanhamento dirio dos

animais por pessoas que possuam experincia, juntamente com um mdico veterinrio importante, j que qualquer alterao detectada precocemente poder ser resolvida mais facilmente, o que pode diminuir o prejuzo financeiro na criao (CRUZ, 2011; JOGLAR, 2011). As complicaes na artroscopia no so frequentes, sendo que a incidncia de complicaes graves equivale a menos de 1 %. Entretanto, infeces, distenses ou sinovites podem ocorrer caso no for realizada e mantida uma assepsia do local. Permanncia de fragmentos, capsulite, osso neoformado ou mineralizao de tecidos moles so eventualidades que podem ocorrer (GARCEZ, PAULA & MIRANDA, 2011; JOGLAR, 2011).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARBOSA, Anna Laeticia da Trindade. Recuperao funcional coxo-femoral psoperatria em ces: estudo clnico e biomecnico. Disponvel em: <http://coralx.ufsm.br/ppgmv/dissertacoes/Anna%20Laeticia.pdf>. Acesso em 4 nov 2012.

BARBOSA, Anna Laeticia da Trindade; SCHOSSLER, Joo Eduardo Wallau. Luxao coxofemoral traumtica em ces e gatos: estudo retrospectivo (19972006). Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/cr/v39n6/a225cr575.pdf>. Acesso em 31 out 2012.

BARROS, Luciano Pereira de. Estudo experimental e comparativo entre as tcnicas de pino em cavilha com fio fluorcarbono monofilamentar e colocefalectomia para estabilizao coxofemoral em ces. Disponvel em: <http://www.fcav.unesp.br/download/pgtrabs/cir/m/3796.pdf>. Acesso em: 4 nov 2012.

CRUZ, Rodrigo Silvrio Ferreira da. Tratamento cirrgico da osteocondrite dissecante em equinos: estudo retrospectivo e anlise crtica. Disponvel em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10137/tde-07032012-150325/ptbr.php>. Acesso em: 4 nov 2012.

FANTINI, Priscila. Avaliao toracolombar em equdeos de trao: estudo clnico, termogrfico e ultrassonogrfico. Disponvel em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS8TXHPU/teste_dissertacao.pdf;jsessionid=C24FBC5006EFE9A4E2E4272795C6644 6?sequence=1>. Acesso em: 2 nov 2012.

FOSSUM, Theresa Welch et al. Cirurgia de pequenos animais. 2 ed. So Paulo: Roca, 2005. 1095 1101 p.

GARCEZ, Arnaldo Junior; PAULA, Breno Carvalho de; MIRANDA, Carla Aline Marques. Cirurgia artroscpica no cavalo atleta. Disponvel em: <http://www.utp.br/medicinaveterinaria/jornadaacademica/CIRURG_ARTROSC.pdf>. Acesso em: 4 nov 2012.

GETTY, Robert. Sisson & Grossman: anatomia dos animais domsticos. 5 ed. 1 v. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

GETTY, Robert. Sisson & Grossman: anatomia dos animais domsticos. 5 ed. 2 v. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

GOMES, Thiago Luiz Salles; ALVARENGA, Jos. Avaliao do desempenho atltico de equinos Puro-Sangue Ingls aps cirurgia via artroscpica para tratamento de fraturas do osso carpo-radial. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/bjvras/v35n2/35n2a08.pdf>. Acesso em: 4 nov 2012.

HENDRICKSON, Dean A. Tcnicas cirrgicas em grandes animais. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 113 118 p.

JOGLAR, Filipa Varela de Almeida. Contribuio para o estudo da utilizao da artroscopia em equinos em Portugal: Estudo de 50 casos. Disponvel em: <https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/3518/1/Contribui%C3%A7%C3%A3 o%20para%20o%20estudo%20da%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20da%20artrosco pia%20em%20equinos%20em%20Portugal.pdf>. Acesso em: 4 nov 2012.

MELO, Ubiratan Pereira de; FERREIRA, Cntia; FLRIO,Rafael Carvalho. Luxao da articulao intertrsica proximal em equino: relato de caso. Disponvel em: <http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/1000-3432-1-pb.pdf>. Acesso em 2 nov 2012. MURAKAMI, Vanessa Yurika et al. Luxao coxofemoral traumtica em co relato de caso. Disponvel em: <http://www.revista.inf.br/veterinaria18/relatos/RL09.pdf>. Acesso em: 4 nov 2012.

OLIVEIRA, Carlos Eduardo Fernandes de. Afeces locomotoras traumticas em eqinos (Equus caballus, LINNAEUS, 1758) de vaquejada atendidos no Hospital Veterinrio /UFCG, Patos PB. Disponvel em: <http://www.cstr.ufcg.edu.br/mono_mv_2008_2/monogr_carlos_eduardo_fernandes. pdf>. Acesso em 2 nov 2012.

SIA, D. B. et al. Comparao entre a tcnica de substituio do ligamento redondo por implante de fascia lata bubalina preservada em glicerina e o uso de pino transarticular na reduo e na estabilizao da luxao coxofemoral experimentalmente induzida em ces. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/abmvz/v61n4/v61n4a09.pdf>. Acesso em: 4 nov 2012.

SICURO, Rafael Nerone. Trabalho de concluso de curso - Clnica odontolgica e ortopedia de equinos. Disponvel em: <http://tcconline.utp.br/wpcontent/uploads/2012/08/CLINICA-ODONTOLOGICA-E-ORTOPEDIA-DEEQUINOS.pdf>. Acesso em: 2 nov 2012.

VAZ, Carlos Eduardo Sanches et al. Fixao interna de fragmento osteocondral originado de osteocondrite dissecante do joelho. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/aob/v16n4/v16n4a12.pdf>. Acesso em: 4 nov 2012.

VILELA, Priscilla Manfrin Padua. Implante de ouro na acupuntura veterinria. Disponvel em: <http://www.institutojp.com.br/monografias/IMPLANTE_DE_OURO_Pri.pdf>. Acesso em: 4 nov 2012.

You might also like