You are on page 1of 19

1

FACULDADE VISCONDE DE CAIRU

ADMINISTRAO

LUANE MOURA LAGO RIBEIRO

OS DIREITOS DO NASCITURO

SALVADOR 2011 FACULDADE VISCONDE DE CAIRU

ADMINISTRAO

LUANE MOURA LAGO RIBEIRO

OS DIREITOS DO NASCITURO

Trabalho apresentado como prrequisito parcial para aprovao na disciplina de Introduo ao Direito, curso de do Administrao Professor da Faculdade Visconde de Cairu, sob orientao Ulisses Fonseca Santos, Turma DM 29, Turno Matutino.

SALVADOR 2011 SUMRIO

INTRODUO 04 1. 05 2. 05 3. 06 3.1. 07 3.2 A 09 4. 10 5. 11 6. 12 CONCLUSO 13 ANEXOS 14 REFERNCIAS 16 BIBLIOGRFICAS ESCOLHA DO SEXO EMBRIES FECUNDADOS O EMBRIO FERTILIZAO IN VITRO INSEMINAO ARTIFICIAL PROCRIAO ASSISTIDA PROTEO JURDICA A NATUREZA JURDICA

GLOSSRIO 17

INTRODUO
Nascituro o indivduo gerado, apesar de ainda no ter vindo ao mundo. o que est para nascer, contudo j concebido no tero da me. No existindo como pessoa, o nascituro tem apenas uma expectativa de direito. Deste modo, limita-se ao nascituro, direitos como da personalidade. Conforme o ordenamento jurdico brasileiro, que possui postura natalista, no lhes deve ser atribudos os direitos da personalidade, pois o nascituro no reconhecido como sujeito de direitos. Perante de to numerosas polmicas sobre o tema apresentado, aparecem teorias que defendem lados contrrios. A teoria natalista e a teoria da personalidade condicional, que admitem direitos ao sujeito que nasce vivo, no abrangendo, conseqentemente o nascituro. Ambas as teorias tm determinadas particularidades que as individualizam, mas nenhuma delas reconhece que o nascituro possua direitos. Sendo o oposto dessas duas teorias referidas, h a teoria concepcionista que percebe que os direitos da personalidade precisam ser agregados a partir do momento da concepo e, por conseguinte, certificam que o nascituro um sujeito de direitos e lhes deve ser atribudos tambm, os direitos da personalidade. Desta maneira, o presente trabalho tem como principal objetivo identificar a personalidade jurdica do nascituro, assim como tambm os seus direitos a proteo jurdica, alm de determinar a os pontos chaves da reproduo assistida, bem como suas tcnicas, sendo tambm observado o embrio e o que feito com os embries excedentes provenientes da fertilizao in vitro, alm da polmica escolha do sexo dos bebs com o intuito de evitar doenas genticas ou realizao do casal pela preferncia de um dos sexos.

1. A NATUREZA JURDICA
A fecundao resulta na formao de uma nova vida. O feto no coisa e sim um ser com particularidade e possuidor de uma carga gentica individual, logo o nascituro sujeito de direitos. O exerccio desses direitos intitula-se personalidade, que precisa ser observada sob a tica da prtica da atividade jurdica. Personalidade, assim a capacidade para contrair direitos e obrigaes. Esta, de acordo com o artigo 4 do cdigo civil, surge apenas a partir do nascimento com vida. De acordo com a teoria concepcionista, o nascituro contrai personalidade jurdica desde a concepo, sendo assim, qualificado pessoa. Essa personalidade impe inclinao somente para a titularidade de direitos vida ou a uma gestao saudvel, pois para adquirir direitos patrimoniais, estaria condicionado a nascer com vida. Na vida intra-uterina, o nascituro apresenta personalidade jurdica formal, no que diz respeito aos direitos personalssimos e aos da personalidade, passando a ter personalidade jurdica material, porm alcanando os direitos patrimoniais exclusivamente com o nascimento com vida. Sendo dessa forma uma condicional, caso o nascituro nos nascer com vida, no ter direito algum. Juridicamente ingressa a discusso daqueles que desabilitam a atribuio da capacidade ao nascituro por este no ser pessoa. Entretanto, as legislaes de toda nao que se preze, consegue contradizer tal declarao quando reconhecem a preciso de resguardar os direitos do nascituro. Quem tm direitos, prontamente tem capacidade. Se possui capacidade, tem personalidade. O nascituro indivduo porque carrega dentro dele todas as peculiares da pessoa natural. A sua imaturidade , por tanto, como a do beb, que coisa nenhuma conhece, e ainda no so aptos de se governar. Deste modo, a personalidade no se inicia com o nascimento com vida e sim no perodo da concepo. Pois, nesse perodo que brota um novo ser. Tem-se a o comeo da vida.

2. PROTEO JURDICA
A proteo do nascituro manifesta-se, porque existe uma personalidade condicional no nascituro que passar a existir na sua totalidade, com o nascimento com vida e se elimina no caso de no

nascer. Independente de se aceitar a personalidade jurdica do nascituro seria incoerncia preservar direitos desde o aparecimento da vida intra-uterina se no permitisse o amparo dele, dando-lhe a proteo vida para que este seja capaz de desfrutar ao nascer. Desta maneira, qualquer ataque integridade do beb que est para nascer, seria classificado uma ao que bloqueia desfrutar dos direitos a este concedido. Levando em conta a controvrsia da descriminalizao do aborto, que hoje em dia tipificado nos artigos 124 a 127 do vigente Cdigo Penal Brasileiro, o nascituro, ainda que no seja entendido como indivduo, tem o amparo legal dos seus direitos desde a concepo. Nesse sentido depara-se: O Nascituro possuidor de direitos personalssimos (como o direito vida, o direito proteo pr-natal etc.) o artigo 7 do Estatuto da Criana e do Adolescente coloca que: A criana e o adolescente tm direito proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia. Pode ganhar doao, sem perda do recolhimento da contribuio de transmisso inter vivos. Pode favorecer-se por legado e herana. Pode ser-lhe designado curador, para o resguardo dos seus interesses (artigo 877 e 878 do Cdigo de Proteo Civil). O Cdigo Penal tipifica o delito de aborto. Como resultado do resguardo conferido pelos direitos da personalidade, o nascituro tem direito efetivao do exame de DNA, para fim de aferio de paternidade.

3. PROCRIAO ASSISTIDA
A reproduo humana assistida compe uma das escolhas que o casal tem quando no tem capacidade gerar espontaneamente. Portanto, deste modo, um volumoso nmero de mulheres

que no apresentavam expectativas de virarem mes, por serem estreis, homossexuais, entre outros, passaram a recorrer aos distintos artifcios cientficos da reproduo humana assistida. Reproduo assistida uma reunio de tcnicas, empregadas por mdicos especializados, que tem como fundamental finalidade viabilizar a gestao em mulheres com problemas de fertilizar. As principais tcnicas de reproduo humana medicamente assistida so: Inseminao Artificial com smen do cnjuge (IAC), com smen de um doador (IAD); FIVETE: fecundao in vitro com transferncia de embrio, homloga quando o espermatozide do marido, e heterloga quando o espermatozide de um terceiro; e GIFT (Gametas intra Fallopian Transfert), na qual gametas masculinos e femininos so depositados diretamente na Trompa de Falpios, onde se completa naturalmente a fecundao, e a inseminao ou fertilizao in vitro post mortem, que aquela feita em uma mulher com o smen de um homem falecido. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina, atravs da resoluo CFM 1.358/92, institui normas ticas para a utilizao das tcnicas de reproduo assistida. Dentre algumas questes ticas so abordadas a seleo do sexo, a maternidade substituta, a utilizao do material sem consentimento, a responsabilidade na doao dos espermatozides, vulos, pr-embries, a clonagem, a pesquisa e a cio preservao de embries. Existem duas modalidades de reproduo assistida: A inseminao artificial e a fecundao in vitro.

3.1. INSEMINAO ARTIFICIAL


compreendido como a insero do esperma na vagina ou no tero da mulher por. Essa metodologia se apresenta de forma homloga ou heterloga. Na primeira utiliza-se o material gentico do casal, enquanto que na segunda aplicado o material gentico de outra pessoa. Existem diversos modos de inseminao artificial, sendo a mais usada inseminao intrauterina. A diversidade entre as mltiplas maneiras essencialmente o local do trato genital onde a poro de material colocada na mulher. Existem basicamente 5 tipos de inseminao artificial: Inseminao intracervical A amostra de espermatozides injetada dentro do colo do

tero. Inseminao intrauterina A amostra de espermatozides injetada dentro da cavidade uterina. Inseminao intratubria A amostra de espermatozides injetada dentro das trompas. Inseminao intraperitoneal A amostra de espermatozides injetada dentro da cavidade peritoneal atravs de uma agulha que colocada por via vaginal. Inseminao intrafolicular A amostra de espermatozides injetada dentro do folculo ovulatrio.

Os casos onde a tcnica de inseminao artificial mais aconselhada so: Disfunes na relao sexual; Apresentao de anticorpos anti-esperma; Variaes no muco cervical ou no colo uterino; Endometriose; Diminuio de nmero, dificuldade na motilidade e penetrao dos espermatozides; Infertilidade sem razo aparente; Ausncia de espermatozides no parceiro, que determinar o uso de espermatozides congelados de um doador com esta finalidade.

10

A inseminao deve ser acontecer no perodo ovulatrio da paciente, tendo ou no sido submetida induo de ovulao. Para que isso ocorra de maneira desejada, indispensvel a monitorao exata por meio de ultra-sonografia e exames hormonais. Diversas pesquisas confirmam que a induo de ovulao mltipla (2 a 3 folculos), quando combinada inseminao artificial, amplia as oportunidades de gestao. Ordinariamente, fazese um total de at 3 inseminaes artificiais em cada paciente. Se aps estas tentativas, onde se tem todos os procedimentos plenamente satisfatrios, no se obtiver o sucesso, parte-se para tcnicas de maior complexidade como a fertilizao in vitro.

3.2. FERTILIZAO IN VITRO


A fertilizao in vitro a fecundao do vulo em laboratrio, de maneira externa do sistema reprodutor feminino. O vulo extrado da mulher e o smen do homem recolhido, colocandoos em tubo de proveta. Aps a fecundao, que estimulada artificialmente, o vulo fecundado, j embrio, conduzido para o tero, para que ocorra a nidao, que a fixao desse vulo embrionrio no endomtrio (mucosa uterina), onde se desenvolver a gestao, que nem sempre ocorre. Para isto algumas etapas devem ser observadas: 1- A paciente deve ser criteriosamente avaliada e todos os exames necessrios devem ser solicitados para que o mtodo tenha sua mxima eficincia alcanada. 2- Medicamentos sero administrados paciente, que elaborado para obter-se produo de um nmero adequado de vulos a serem fertilizados. 3- A paciente dirige-se para uma clinica de reproduo assistida para que se possa aspirar aos folculos e obter os vulos. Os vulos ficam incubados para fertilizarem aps o acrescimento de espermatozides. Os vulos permanecem em pequenos pratos plsticos, afundados num lquido que finge as condies da trompa da mulher, onde eles seriam naturalmente fertilizados, e ficam a espera da amostra do smen do parceira para que seja observada a fertilizao, que ocorrer num perodo mximo de 18 horas. Aps este tempo, os pratos so examinados e a presena de fertilizao confirmada pela observao de 2 pro ncleos no vulo.

11

4- O acompanhamento dos vulos continua sendo feito para se considerar o progresso das divises celulares do embrio formado. 5- A paciente novamente encaminhada para a clnica para que seja inserido o embrio no tero. Dependendo do caso, ela feita entre o segundo e o stimo dia aps a retirada de vulos. Aps o procedimento, a paciente deve ficar em descanso por um perodo de algumas horas na clnica e aps em mdia 48 horas em casa. 6- Na maioria dos casos, quinze vulos so fecundados e apenas trs ou quatro so implantados. O futuro dos embries excedentes fica a discernimento dos pais, que podero ou no dispor dos embries. As principais indicaes para o uso desta tcnica so as seguintes: Fatores Masculinos: Baixa contagem de espermatozides, baixa motilidade, distrbios da morfologia, presena de anticorpos anti-espermatozides. Fatores Femininos: Alteraes hormonais com distrbios ovulatrios, endometriose, leses nas trompas com obstruo, esterilidade sem causa aparente.

4. O EMBRIO
O embrio um ser em desenvolvimento a partir da sua implantao no tero e o at oito semanas aps a fecundao. A partir da nona semana passa a ser alcunhado feto, tendo essa denominao at vir ao mundo. Deste modo, os primeiros quatorzes dias aps a fertilizao tmse o zigoto, apelidado na legislao espanhola "pr-embrio". Em seguida, d incio a dividir-se em diferentes clulas, comeando a formao de diversos rgos e tecidos. A fecundao se exprime na concepo da vida. O embrio vida humana em progresso que transpe fases naturais, biolgicas e fisiolgicas. Cada um deles transporta um cdigo gentico respectivo sua espcie, conseqentemente um individuo. Tendo cincia que um embrio vir a ser um ser humano, muitos cientistas divergem suas idias sobre a tica de manipulao nos embries.

12

A teoria personalista, tomada pela constituio da Repblica Federativa do Brasil, na qual o homem um ser valioso em si mesmo. Por esta razo a existncia do homem um valor ticosocial indispensvel, sobre a qual se baseiam todos os demais valores da pessoa humana. desta razo que fluiu o preceito da indisponibilidade do indivduo humano, da inviolabilidade da vida, da integridade fsica e sade do homem, da importncia dignidade humana e liberdade particular. Por tudo isto o embrio titular de todos os atributos da pessoa natural.

5. OS EMBRIES FECUNDADOS
H vrios destinos a se dar aos embries fecundados, mas que ainda no foram implantados. Pode-se doar para estudos e pesquisa para o desenvolvimento da espcie humana, pode-se congelar, pode-se descart-los, doar para casais estreis entre outras atitudes, mas todas elas devem ser tomadas exclusivamente pelos pais. Aqueles que planejam tentar uma nova gravidez podem deixar o embrio congelado para que na prxima ocasio seja implantado. Vinte e cinco milhes de embries fecundados so excedentes nas terapias de fertilizao in vitro no Brasil, e estes so alocados em cento e setenta clnicas de reproduo humana assistida, congelados em nitrognio lquido, eles compem uma das mais complexas e delicadas discusses da medicina reprodutiva, pois ainda se discute o que fazer com os embries que foram fecundados, mas no foram implantados no tero materno. A polmica tica em volta deste tema igual cerca a legalizao do aborto. Afinal, o embrio um ser humano. Por ser um vulo j fecundado, um embrio carrega muitos aspectos simblicos, diz Marco Segre, professor emrito de tica da faculdade de medicina da Universidade de So Paulo. Mas, por si s, representa apenas um esboo da vida humana. A deciso a ser tomada em relao a que destino dar aos embries excedentes, deve ser tomada com o consentimento de ambas as partes. No Brasil, o descarte no previsto por lei. Exceto a implantao, a nica circunstncia observada pela legislao a da doao para pesquisa clnica. A determinao do Supremo Tribunal Federal em benefcio da pesquisa e terapia com clulastronco embrionrias, geradas por fertilizao in vitro, ocasiona expectativa em milhares de pessoas. Essa uma questo que est longe de chegar a um consenso, pois envolve aspectos

13

ticos, sociais e legais. Entretanto, no pode ficar estagnada. No Instituto Verhum temos mais de 1700 embries congelados, relata Dr. Vinicius Medina Lopes, ginecologista especialista em reproduo assistida.

6. ESCOLHA DO SEXO
O anseio por ter um beb menino ou menina pode induzir aos pais a buscarem auxlio medicinal especializado para atingirem seu grande desejo, mas este no s de ter um filho, mas aquele escolhido, guiando muitos casais a grandes distncias e levando a gastarem muito dinheiro em tratamentos custosos. Na maioria dos pases, a escolha do sexo do beb s permitida para a preveno de doenas genticas. Nessas circunstncias os mdicos empregam artifcios diversos durante a fertilizao in vitro. O primeiro mtodo consiste no rastreamento de uma poro de smen do pai e a fertilizao feita apenas com o espermatozide masculino ou feminino (aquele gameta que contm o cromosso X, no caso feminino, e o Y, no caso masculino). O segundo mtodo PDG (Pre-impamtation Genetic Diagnosis), empregado para rastrear embries que podero vir a sofrer doenas genticas. O PDG uma prtica usada durante a fertilizao in vitro, quando o ovo fertilizado pelo espermatozide em laboratrio. O ovo fertilizado desenvolve-se durante determinados dias antes de lhes ser retirados uma clula. Esta clula, ento, estudada para se constatar o sexo do embrio ou a aparncia de genes anormais. A determinao do sexo do beb considervel no caso de doenas genticas que se desenvolvem em bebs do sexo masculino como hemofilia, entre outros, ou femininos. Em ocorrncia de histrico familiar, podem ser renunciados os embries do sexo que sofrer a anomalia. Se agora a habilidade de criar um menino ou menina real e est sendo a sensao entre os casais que procuram tratamento de fertilidade, nada impede a cincia a estudar como selecionar as caractersticas do beb como a cor dos olhos, altura, entre outras caractersticas pessoais. O nico cuidado que deve-se atentar para a escolha dos sexos de bebs que essa escolha poder

14

acarretar numa desproporo do nmero de pessoas de um nico sexo, como j existe na China e na ndia atualmente.

15

CONCLUSO
O nascituro tem direito a proteo desde o momento da sua concepo, no implicando a forma como sucedeu, se por meios biolgicos ou em laboratrio. Ponderando que o nascituro , em si, uma pessoa e detentora de personalidade jurdica, embora que carente de capacidade de exerccio de seus direitos, portador dos mesmos, sobretudo, do direito vida, que o maior direito do ser humano. Reconhecer o direito vida a partir do momento da concepo, em regra, opor-se ao aborto. Exceto se as ocorrncias gerarem ameaa vida da me, abdica o direito vida do nascituro, em benefcio daquela j integrada na famlia e na sociedade, o que assinala circunstncia de necessidade, reconhecido pelo Direito penal, bem como configura legtima defesa, aplicada no inciso I do artigo 188, I do Cdigo Civil. O nascituro tem direito a alimentao para um apropriado amparo pr-natal. Este direito agregado ao nascituro sem ser condio ao nascimento com vida, afinal, o benefcio nutrio lhe reconhecido desde a concepo, para que venha ao mundo vivo. No devendo ser o inverso, dependendo o nascimento com vida para que este receba alimentos. Portanto, o nascituro um sujeito de direitos, lhes cabendo a proteo jurdica desde a concepo, independente do modo em que este foi gerado.

16

ANEXOS

Representao do feto

Feto com 20 semanas

Feto com 36 semanas

Feto com 21 semanas sendo operado.

Descrio interna dos momentos da fecundao at a concepo do individuo.

Procedimento da Inseminao artificial

Procedimento da fertilizao in vitro

17

Tcnica de fertilizao in vitro.

Embrio nos primeiros dias de desenvolvimento

Embrio com 5 semanas

Gametas masculinos e o Gameta feminino

Embrio com 3 semanas Embrio com 8 semanas

Smbolo do sexo masculino e feminino. Descrio de cada parte do embrio com _ semanas e da me

18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CARRASQUEIRA, Simone de Almeida. Procriao assistida: em busca de um paradigma. Jus Navigandi, Teresina, ano 4, n. 31, 1 maio 1999. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/1852>. Acesso em: 17 ago. 2011. Pais que escolhem o sexo de seus filhos. Disponvel em: <http://e-famynet.com/pages.php/PT/000/escolha.htm>. Acesso em: 17 ago. 2011. LOPES, Juliana. O que fazer com os embries excedentes. Sade e Bem-Estar, 01 junho 2008. Disponvel em: <http://.necessarie.com.br/o-que-fazer-com-os-embrioes-excedentes/> Acesso em: 03 set. 2011. SERT, Ricardo. Inseminao Artificial. Centro de Medicina Reprodutiva, 2003. Disponvel em: <http://fertil.com.br/fert_trat_inserminacaoArt.asp> Acesso em: 03 set. 2011. DIAS, Maria Fernanda Lacerda. A proteo do nascituro face polmica dos embries excedentes. Disponvel em: <http://www.viannajr.edu.br/revista/dir/doc/art_30001.pdf> Acesso em: 04 set. 2011. GAGLIANO, Pablo Stolze e PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil. Ed. Saraiva, 2008. LOPES, Adriana Dias. Cada embrio um sentena. Veja.com, edio 2117, 27 junho 2009. Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/170609/p_104.shtml> Acesso em: 03 set. 2011.

19

GLOSSRIO

Embrio o produto da concepo. Organismo em via de desenvolvimento, desde o ovo fecundado at a realizao de uma forma capaz de vida autnoma e ativa. Fertilizao In Vitro A fertilizao in vitro (FIV) uma tcnica de reproduo medicamente assistida que consiste na colocao, em ambiente laboratorial, (in vitro), de um nmero significativo de espermatozides, 50 a 100 mil, ao redor de cada ovcito II, procurando obter pr-embries de boa qualidade que sero transferidos, posteriormente, para a cavidade uterina. Feto - Chama-se de feto o estgio de desenvolvimento intra-uterino que tem incio aps oito semanas de vida embrionria (sendo conhecido antes como embrio) e vai at o fim da gestao. Inseminao Artificial a introduo do gameta masculino, espermatozide, no trato genital feminino. Motilidade a capacidade de um rgo de executar movimentos autnomos Nascituro Aquele que h de nascer. Personalidade Jurdica Personalidade jurdica a aptido genrica para adquirir direitos e contrair obrigaes. Idia ligada de pessoa, reconhecida atualmente a todo ser humano e independe da conscincia ou vontade do indivduo: recm-nascidos, loucos e doentes inconscientes possuem, todos, personalidade jurdica. Esta , portanto, um atributo inseparvel da pessoa, qual o direito reconhece a possibilidade de ser titular de direitos e obrigaes.

You might also like