You are on page 1of 21

ndice

Contedo 1. 2. Pgina

Introduo ...................................................................................................................................................... 2 OBJECTIVOS DO TRABALHO .................................................................................................................. 3 2.1. 2.2. Objectivo Geral ..................................................................................................................................... 3 Objectivos Especficos .......................................................................................................................... 3

3. 4. 5. 6. 7. 8.

METODOLOGIA .......................................................................................................................................... 3 RESULTADOS ESPERADOS ...................................................................................................................... 3 IMPORTNCIA DO TRABALHO .............................................................................................................. 3 gua ............................................................................................................................................................... 4 Ciclo Hidrolgico .......................................................................................................................................... 4 Usos da gua .................................................................................................................................................. 5 8.1. 8.2. 8.3. 8.4. 8.5. 8.6. 8.7. 8.8. 8.9. Perda ..................................................................................................................................................... 8 Disperdcio ............................................................................................................................................ 9 Dicas para economizar gua............................................................................................................... 10 Conservao da gua .......................................................................................................................... 11 Economizando gua dentro de casa..................................................................................................... 12 Economizando gua fora de casa ........................................................................................................ 13 Dicas gerais para economizar gua ..................................................................................................... 15 Polticas na racionalizao no uso da gua ......................................................................................... 16 Importncia do uso racional dos recursos hidricos .............................................................................. 16

9. 10. 11.

Concluso .................................................................................................................................................... 19 Recomendaes ....................................................................................................................................... 20 Bibligrafifia ............................................................................................................................................. 21

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos 1. Introduo


A Hidrologia a cincia da gua. A gua a nica substncia na Terra naturalmente presente nas formas lquida, slida e gasosa. A mesma quantidade de gua est presente na Terra atualmente como no tempo em que os dinossauros habitavam o planeta, a milhes de anos atrs e a busca de vida em outros planetas est fortemente relacionada busca de indcios da presena de gua. No presente trabalho desenvolve-se o tema Uso da gua e o uso mais nobre da gua para consumo humano e abastecimento pblico.

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 2

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos 2. OBJECTIVOS DO TRABALHO


2.1. Objectivo Geral

2.2.

Desenvolver o tema Uso da gua.


Objectivos Especficos

Proporcionar um conceito abrangente sobre o que gua; Proporcionar um conceito abrangente sobre o ciclo da gua; Alistar os principais usos da gua; Identificar os factores que influncia o uso da gua; Alistar dicas que contribuem para economizar o consumo da gua.

3. METODOLOGIA
Trata-se de uma reviso bibliogrfica sobre o tema Uso da gua. A busca realizou-se na internet, consulta de livros e uma pesquisa de campo. Foram seleccionadas brochuras disponveis, a partir da leitura e resumo das mesmas.

4. RESULTADOS ESPERADOS
Ter conhecimentos sobre: Conceito da gua no mbito da racionalizao; Ciclo da gua.

5. IMPORTNCIA DO TRABALHO
Conscientizar os estudantes e a sociedade em geral sobre a necessidade do uso racional da gua.

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 3

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos 6. gua


O que a gua? A gua a substncia mais presente na superfcie do planeta Terra, cobrindo mais de 70% do globo e Todas as formas de vida necessitam da gua para sobreviver. A gua a nica substncia na Terra naturalmente presente nas formas lquida, slida e gasosa. A mesma quantidade de gua est presente na Terra actualmente como no tempo em que os dinossauros habitavam o planeta, a milhes de anos atrs. A busca de vida em outros planetas est fortemente relacionada a busca de indcios da presena de gua.

Figura 1 distribuio da gua no planeta

Os recursos hdricos de gua tm determinado o destino de muitas civilizaes ao longo da histria. As guerras e conflitos entre povos foram iniciadas em torno de problemas relacionados ao acesso gua. O crescimento da populao mundial ao longo do ltimo sculo tornou criticamente necessrio a racionalizao do uso da gua.

7. Ciclo Hidrolgico
O Ciclo Hidrolgico o termo que se usa para descrever a circulao geral da gua e pode-se dizer que o ciclo hidrolgico no tem princpio e nem fim. O ciclo hidrolgico sofre vrios processos: precipitao, interceptao, transpirao, evaporao, infiltrao, percolao, armazenamento e escoamento.

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 4

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos

Figura 2 ciclo hidrolgico

Essa uma descrio do ciclo hidrolgico sumariamente simplificada. Na realidade, todas as fases do ciclo hidrolgico ocorrem simultaneamente. escala global, a quantidade de gua contida em cada uma das fases do ciclo constante, porm, visto em termos de uma rea limitada, como, por exemplo, uma bacia hidrogrfica, a quantidade de gua contida em cada parte do ciclo varia muito. Por exemplo, a gua precipitada que est escoando em um rio pode evaporar; condensar e novamente precipitar antes de retornar ao oceano. A gua tambm sofre alteraes de qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo hidrolgico. A gua salgada do mar transformada em gua doce pelo processo de evaporao.

Algumas alteraes produzidas pelo homem sobre o ecossistema podem alterar parte do ciclo hidrolgico. Em nvel global, a emisso de gases para a atmosfera produz aumento do efeito estufa, alterando as condies climticas. A nvel local, as obras hidrulicas que actuam sobre os rios, lagos e oceanos, alm dos desmatamentos, actuam sobre o comportamento da bacia hidrogrfica, e a urbanizao tambm produz alteraes localizadas nos processos do ciclo hidrolgico terrestre.

8. Usos da gua
"O uso mais nobre da gua para consumo humano e abastecimento pblico"
Engenharia Hidrulica 4 ano Pg. 5

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos

No dia a dia das comunidades urbanas o abastecimento de gua deve suprir as diversas modalidades de consumo. O destino da gua distribuda, em geral, o seguinte: Uso domstico (bebida, banhos, limpezas em geral); Gasto pblico (edifcios pblicos, fontes ornamentais, proteco contra incndios); Consumo comercial e industrial (unidades comerciais, consumo industrial, centrais de condicionamento de ar); Consumo agrcola; Uso em actividades recreativas; Perdas e desperdcios (deficincias das instalaes e m utilizao). A gua para consumo humano ou domstico se utiliza na alimentao, o asseio pessoal e na limpeza da casa e dos utenslios ou roupas, na lavagem de automveis e na irrigao de jardins. O consumo mdio da gua mais ou menos de 120 litros dirios por pessoa. Mas esta quantidade depende das condies de nossa casa, da instituio ou instalaes onde trabalhamos e das actividades que se realizam nelas.

Estima-se que a distribuio do consumo mdio dirio de gua, por pessoa, aproximadamente a seguinte: 36% na descarga do banheiro; 31% em higiene corporal; 14% na lavagem de roupa; 8% na rega de jardins, lavagem de automveis, limpeza de casa, actividades de diluio e outras; 7% na lavagem de utenslios de cozinha; e 4% para beber e alimentao.

Como se pode ver no vaso sanitrio se usa a maior quantidade de gua, por isto, se devem buscar equipamentos de baixo consumo para que a quantidade de gua descarregada por vez seja a menor possvel. As pessoas acostumadas a receber diariamente gua potvel s vezes no percebem seu verdadeiro valor e importncia e esquecem que um pequeno vazamento ou o mau estado das instalaes sanitrias pode ser origem de um enorme desperdcio de gua e de perda de dinheiro.

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 6

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos

Figura 3 perda de gua nas WC

Somando perdas por instalaes mal conservadas e maus hbitos, o desperdcio relacionado com o consumo domstico pode ser muito alto se no se adoptam medidas correctivas eficientes, tanto nos hbitos como nos processos de manuteno das instalaes.

A actividade agrcola uma grande consumidora de gua. Considera-se que no mundo se utiliza quase 70% da gua dos rios, lagos e aquferos, razo pela qual seu potencial desperdcio um dos mais graves.

Figura 4 Irrigao por sulcos

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 7

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos


Em certas ocasies, os sistemas de rega desperdiam grandes quantidades de gua. Calcula-se que s chegam zona de cultivos entre 15% e 50% da gua que extrada para irrigao. Perde-se gua por evaporao, por absoro e por fugas.

A actividade industrial tambm uma grande consumidora, especialmente nos pases desenvolvidos. O clculo de que as indstrias chegam a utilizar entre a metade e 3/4 de toda a gua extrada, em comparao com a mdia mundial que chega somente a 1/4. Na indstria h consumos muito elevados em determinados processos produtivos, por exemplo, no caso do ao, se chega a gastar 300 toneladas de gua para produzir somente uma tonelada deste metal. Tambm so grandes consumidoras as indstrias de produtos qumicos, polpa e papel, entre outras.

O consumo em muitas ocasies tem relao com aces de refrigerao ou transporte, pelo qual a indstria tem iniciado revises de seus processos produtivos para utilizar menos gua e reus-la.

As trs categorias correntes de uso de gua doce representam as seguintes porcentagens de consumo, com respeito s extraces anuais de gua: . Uso em agricultura 69 %; . Uso em indstria 23 %; . Uso domstico (pessoal, familiar e municipal) 8 %.

8.1.Perda Define-se como perda aquela gua que no alcana os pontos de consumo por deficincias ou problemas do sistema, por exemplo, vazamentos na rede, extravaso em reservatrios, rompimento de adutoras, etc.

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 8

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos

Figura 5 Perdas

8.2. Disperdcio Desperdcio aquela aco pela qual se usa mal, se desaproveita ou se perde uma coisa. Portanto, quando nos referimos ao desperdcio da gua estamos indicando um conjunto de aces e processos pelos quais ns os seres humanos usamos mal a gua, a desaproveitamos ou a perdemos. Tambm podemos Considerar como disperdcio a gua que m utilizada pelo consumidor, ou seja, que no empregada nas finalidades que se destina, por exemplo, uma torneira aberta sem necessidade, uma caixa extravasando continuamente, aguamento displicente de ruas frontais a edificao.

Quando as pessoas disperdiam algo, negam no s seu valor, mas tambm expressam uma falta de viso do futuro, j que no esto conservando o que vamos necessitar para viver. Portanto, disperdiar gua indica falta de clareza sobre a importncia fundamental deste valioso recurso para nossa sobrevivncia.

O disperdcio ainda mais grave se for considerado que a gua no um bem ilimitado e sua perda pode nos levar a situaes crticas de escassez. Devemos lutar contra a escassez e eliminar as situaes de disperdcio.

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 9

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos

Figura 6 Disperdcio

A perda caracteriza-se por ser de responsabilidade do sistema, encarecendo o preo mdio da conta dos usurios, enquanto que o disperdcio de responsabilidade do consumidor que arcar individualmente com seus custos. Em condies ideais a soma perda-disperdcio deveria ser nula, mas normal atingir 20% e no novidade que este valor chegue aos incrveis 60% do total captado em nossos sistemas.

8.3.Dicas para economizar gua Um banho de ducha de quinze minutos consome 240 litros de gua. Fechar a torneira enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para cinco minutos, reduz o gasto para 80 litros. Escovar os dentes durante cinco minutos com a torneira aberta provoca um gasto de 80 litros. Molhar a escova, fechar a torneira e enxaguar a boca com um copo de gua consome 1 litro. Para lavar a loua na pia com a torneira aberta, durante quinze minutos, gastam-se 240 litros. Limpar os restos dos pratos com uma escova, usar a gua retida na cuba para ensaboar a loua e abrir a torneira s na hora do enxge gera uma economia de 220 litros; Esquea a mangueira na hora de lavar a pavimentos e soalhos. gua, s depois de varrer bem as folhas e a sujeira; Use as lavadoras de loua e de roupa apenas quando estiverem cheias;
Engenharia Hidrulica 4 ano Pg. 10

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos


Ateno aos pequenos vazamentos. Aquelas gotas que insistem em pingar da torneira da cozinha significam um gasto extra de 46 litros por dia. As torneiras devem ser fechadas por completo depois do uso e consertadas se apresentarem qualquer defeito; Com uma mangueira semi-aberta, gastam-se 560 litros para lavar o carro. Se o servio for feito com um balde, o consumo de 40 litros.

Figura 7 Uso de gua e perdas

8.4.Conservao da gua Pelo American Water & Energy Savers

Cada vez mais gua cara est sendo jogada fora por moradores, milhares de vezes por dia. Somente as descargas de vasos sanitrios somam quase inacreditveis 40% do custo de gua dos residentes em geral. O resto gasto em chuveiros, pias e uso de gua em geral. Isso um pesadelo para administradores e proprietrios de edifcios. Agora voc pode controlar os custos de gua e esgoto de sua propriedade, adicionar milhares de dlares anualmente a seus lucros finais e de fato aumentar o valor de sua propriedade com o Programa de Manejo de gua de Propriedades Residenciais do American Water & Energy Savers.

(Nota da tradutora: os exemplos citados aqui se referem a situaes em que os vasos sanitrios tm tanque de gua acoplado, pode-se beber gua da torneira, todas as torneiras tm gua fria e quente, os jardins so irrigados com aspersores).

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 11

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos


8.5.Economizando gua dentro de casa 1. Nunca jogue gua pelo ralo quando pode haver um outro uso para ela, tal como regar uma planta ou jardim ou para limpeza. 2. Verifique se sua casa no tem vazamentos, porque muitas habitaes tm vazamentos de gua escondidos. Leia seu hidrmetro antes e depois de um perodo de duas horas quando no houver uso de gua. Se ele no mostra exatamente o mesmo nmero, h vazamento. 3. Repare torneiras que pingam substituindo as peas velhas. Se sua torneira est pingando numa velocidade de uma gota por segundo, voc pode chegar a gastar 2.700 gales por ano o que se somar ao custo das utilidades de gua e esgoto, ou comprometer seu sistema sptico. 4. Cheque se h vazamentos no tanque acoplado aos vasos sanitrios, adicionando colorante na gua. Se o toalete est vazando, a cor aparecer em 30 minutos. Cheque o vaso sanitrio por corroses ou partes dobradas. Muitas partes so baratas, fceis de conseguir e instalar. (D descarga assim que o teste acabar pois o colorante pode manchar o tanque). 5. Evite dar descargas no vaso sanitrio desnecessariamente. Tecidos, insetos e outros dejetos devem ser jogados na lixeira e no no vaso sanitrio. 6. Tome duchas mais rpidas. Substitua a ducha alta por uma verso de fluxo super baixo Algumas unidades esto disponveis que permitem cortar o fluxo sem ajustar as peas de temperatura da gua. 7. Use a quantidade mnima de gua necessria para um banho, fechando o ralo primeiro e enchendo a banheira apenas a um tero da sua capacidade. Feche a banheira antes de abrir a gua. O jato frio inicial de gua pode ser aquecido pela gua quente adicional que vai entrar. 8. No deixe a gua correr enquanto se barbeia ou lava seu rosto. Escove os dentes primeiro enquanto espera por gua quente, e depois se lave ou barbeie-se, enchendo a pia. 9. Reajuste todas as torneiras que gastam muito na edificao, instalando aeradores com restritor de fluxo. 10. Use mquinas de lavar pratos ou roupas apenas quando tiver quantidades de peas para enche-las ou ajuste-as para o nvel adequado quantidade de peas que voc est lavando. 11. Quando lavar pratos a mo, encha a pia com gua e sabo. Rapidamente enxge sob um fluxo de gua pequeno da torneira. 12. Armazene gua potvel no refrigerador, no lugar de deixar a gua da torneira correr at que fique fria, toda vez que voc quiser um simples copo de gua fria. 13. No use gua corrente para descongelar carne ou outro alimento. Descongele a comida durante a noite na geladeira ou usando o forno micro-ondas ajustado para isso.

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 12

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos


14. Os trituradores de pia requerem muita gua para operar adequadamente. Faa uma pilha de compostagem como um mtodo alternativo de livrar-se do resto de comida, no lugar de usar os trituradores. Os trituradores tambm podem somar 50% ao volume de slidos em uma fossa sptica o que levar ao mau funcionamento e problemas de manuteno. 15. Considere a instalao de um aquecedor de gua instantneo na pia de sua cozinha para que voc no deixe a gua correr enquanto espera que aquea. Isso reduzir custos de aquecimento da edificao. 16. Faa o isolamento trmico de seus encanamentos de gua. Voc ter gua quente mais rapidamente alm de evitar gastar gua enquanto espera que se aquea. 17. Nunca instale uma bomba de aquecimento gua-ar ou sistema de ar condicionado. Modelos ar-ar so to eficientes e no gastam gua. 18. Instale sistemas de amolecimento da gua apenas quando necessrio (se a gua de sua cidade muito calcrea). Economize gua e sal usando apenas as quantidades mnimas para manter a gua com certa dureza. Desligue os softeners quando sair de frias. 19. Cheque sua bomba dgua. Se voc tem um poo em sua casa, oua se solua ao liga -la e desliga-la enquanto a gua no est em uso. Se sim, voc tem vazamento. 20. Quando ajustar as temperaturas de gua, no lugar de aumentar o fluxo da gua, tente diminui-lo. 21. Se a vlvula do vaso sanitrio agarra na posio de fluxo, com freqncia, deixando a gua correr constante, substitua-a ou ajuste-a.

8.6.Economizando gua fora de casa 1. No encharque sua relva. Como regra geral, relvas apenas necessitam rega a cada 5 ou 7 dias no vero e a cada 10 ou 14 dias no inverno. Uma chuva farta elimina a necessidade de rega por umas duas semanas. 2. Regue relvas durante as primeiras horas da manh, quando as temperaturas e a velocidade do vento so menores. Isso reduzir perdas com evaporao.

3. No regue sua rua, sarjetas ou calada. Posicione os aspersores de maneira que a gua v para o gramado e os arbustos... no para reas pavimentadas.

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 13

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos


4. Instale aspersores que sejam mais eficientes para cada uso. Irrigao por gotejamento ou micro irrigao e mangueiras so exemplos de mtodos eficientes de uso de gua para irrigao.

5. Regularmente cheque o sistema de aspersores e os medidores de tempo para estar seguro de que esto operando corretamente. Deve ser lei que cada um que adquirir e instalar sistemas de aspersores automticos de gramado precisam instalar o sensor de chuva ou interruptor que interromper o ciclo do sistema de aspersores quando chuva farta ocorrer. Para retro-alimentar seu sistema existente, contrate um profissional de irrigao para mais informao.

6. Erga a lmina de cortar relva para no mnimo 3 polegadas. Um aparador mais alto estimula o crescimento de razes mais profundas, d sombra para o sistema de razes e segura a umidade no solo melhor do que um gramado muito baixo.

7. Evite fertilizar demais a relva. A aplicao dos fertilizantes aumenta a necessidade d gua. Aplique fertilizantes que tenham efeito lento, formas de nitrognio insolveis em gua.

8. Cubra o solo com serragem para manter a umidade. Serragem tambm ajuda a controlar pragas que competem com as plantas por gua.

9. Plante nativas e/ou gramneas tolerantes a seca, cobertura de solo, arbustos e rvores. Assim que pegarem, no necessitaro ser regadas to freqentemente e normalmente sobrevivero a perodos de seca sem qualquer rega. Agrupe as plantas com base em suas necessidades similares de gua.

10. No lave seu passeio ou entrada da casa com mangueira. Use uma vassoura para limpar as folhas e outras sujeiras dessa rea. Usando uma mangueira para limpar um passeio pode gastar centenas de gales de gua.

11. Ajuste sua mangueira para que possa controlar o fluxo e ajuste-a para um fluxo baixo, fino spray de modo que gua corra apenas se necessrio. Quando terminar, feche-a na torneira no lugar de na extremidade, para evitar vazamentos. 12. Use peas corretas na mangueira para evitar vazamentos, especialmente junto torneira.
Engenharia Hidrulica 4 ano Pg. 14

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos

13. No deixe aspersores ou mangueiras desatendidos. Sua mangueira de jardim pode desperdiar 600 gales de gua ou mais em apenas algumas horas: por isso no os deixe funcionando todo o dia. Use um cronmetro/ timer para lembrar-lhe quando deslig-los.

14. Cheque todas as mangueiras, conectores e torneiras regularmente.

15. Considere a possibilidade de usar um lavador de carro comercial que recicle gua. Se voc lava seu prprio carro, estacione na grama ao faz-lo.

16. Evite a instalao de adornos paisagsticos com gua (tais como fontes) a menos que a gua seja reciclvel. Instale-os onde houver perdas mnimas devido evaporao e ventanias.

17. Se voc tem uma piscina, considere a possibilidade de um filtro novo que economize gua. Um simples retro-alimentador com um filtro tradicional usa 180 a 250 gales ou mais de gua.

8.7.Dicas gerais para economizar gua

1. Desenvolva a conscincia de suas crianas sobre a necessidade de conservar gua. Evite a compra de brinquedos recreativos que requeiram um fluxo constante de gua. 2. Conhea e siga todas as regras de conservao e racionamento de gua que possam estar em vigor em sua rea. 3. Encoraje seus funcionrios a promover a conservao de gua em seu local de trabalho. Sugira que a conservao de gua seja colocada no manual de orientao dos funcionrios e programas de treinamento. 4. Divulgue/escolha negcios que praticam e promovam a conservao de gua 5. Avise a proprietrios de imveis, a autoridades locais ou concessionria de gua de sua cidade sobre toda perda de gua significativa (encanamentos rompidos, hidrantes abertos, aspersores mal instalados, poos que tenham fluxos constantes abandonados etc) 6. Encoraje seu sistema escolar e governo local a ajudar a elaborar e promover a tica de conservao de gua entre as crianas e adultos.

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 15

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos


7. Apie projetos que levem a um crescente uso de gua reciclada para irrigao e outros usos. 8. Apie esforos e programas que criam uma preocupao com relao conservao da gua entre turistas e visitantes de seu estado. Tenha certeza de que seus visitantes entendam as necessidades para e os benefcios de conservar gua. 9. Encoraje seus amigos e vizinhos a fazer parte de uma comunidade consciente de sua gua. Promova boletins comunitrios sobre a conservao de gua, painis de avisos e d exemplos. 10. Conserve a gua porque a coisa certa a fazer. No desperdice gua porque outra pessoa est pagando a conta, por exemplo, quando se hospeda em um hotel. 11 . Tente fazer uma coisa cada dia que resultar em mais economia de gua. No se preocupe se as economias so mnimas. Cada gota conta. E cada pessoa faz a diferena. Ento diga a seus amigos, vizinhos e colegas de trabalho: Feche-a e Preserve-a.

8.8.Polticas na racionalizao no uso da gua

Desenvolvimento de campanhas de sensibilizao na utilizao da gua; Adopo de polticas que visam desencorajar o disperdcio da gua; Definio de princpios e estratgias para a proteco do meio ambiente e mananciais; Estabelecer princpios para o tratamento local de guas residurias industriais; Necessidade de controle e monitoramento da qualidade da gua; Implementar leis, regulamentos e normas para a utilizao racional da gua e uso dos equipamentos que economizam gua em prdios de rgos pblicos;

Implementar normas sobre o desenvolvimento tecnolgico e padronizao de equipamentos que economizam gua.

8.9.Importncia do uso racional dos recursos hidricos Aumento da oferta de gua;

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 16

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos


Reduo dos investimentos na captao de gua em mananciais cada vez mais distantes das concentraes urbanas; Diminuio dos investimentos para atender s demandas em picos horrios; Reduo do volume de gua a ser captada e tratada; Diminuio do volume de esgotos a serem colectados e tratados; Diminuio do consumo de energia elctrica; Evita situaes de restrio da gua a outras populaes (localmente ou em zonas distantes); S fazendo um uso racional da gua que se pode garantir gua para todos.

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 17

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 18

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos

9. Concluso
Aps a abordagem deste tema h uma percepo que o uso racionalizado da gua algo que carece de aces concretas muitas destas voltadas mais para a parte dos utentes deste recurso. Nota-se que so medidas possveis e fceis de serem implementadas partindo da mudana de atitude no relacionamento com gua. As formas de como racionalizar o uso da gua so muito simples e so executveis nvel local atravs de aces muito simples. Uma vez implementadas estas medidas de racionalizao estaria-se a pr a disponibilidade mais gua para as pessoas no presente e no futuro.

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 19

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos 10.Recomendaes


Para as instituies, h que fazer uma verificao regular no ponto de vista do funcionamento das instalaes hidrulicas (pias, torneiras e as prprias condutas) em sua rea de trabalho; Para a sociedade no geral, verificar os aspectos abordados ao longo do trabalho de modo a evitar perdas e disperdcios de gua. Evitar instalao de adornos paisagsticos com gua a menos que a gua seja reciclvel. Instituir princpios que encorajam a racionalizao no uso da gua.

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 20

USO DA GUA Planificao e Gesto de Recursos Hdricos 11.Bibligrafifia


www.agua.bio.br/betao_d_f.htm NOTAS DE AULA DE HIDROLOGIA; Prof Rutinia Tassi, Pro Walter Collischonn RECURSOS HDRICOS; Pedro Norberto

Engenharia Hidrulica 4 ano

Pg. 21

You might also like