You are on page 1of 3

Filosofia Antiga

O Surgimento da Filosofia

Mestre em Cincia Pol tica; Especialista em Letras (Lingu stica: Reviso de Textos); Licenciado em Filosofia, Hist ria, Sociologia e Psicologia; Revisor de Textos dos peri dicos da Faculdade Processus; Professor de servidores de rgos p blicos pela Aprimora Treinamentos; Professor de graduao e p sgraduao da Faculdade Processus /DF; Professor de preparat rios para concursos: Gran-Cursos, Pr -cursos, Processus etc.; Ex-elaborador/colaborador do Cespe/Saeb; Autor de 25 livros.
1

professorjonas@gmail.com

Prof. MSc. Jonas Rodrigo Gon alves (61) 9204 5557


2

O Surgimento da Filosofia
A filosofia surgiu na Grcia Antiga, em torno do sculo VI a.C. O seu aparecimento no deve ser entendido como fruto exclusivo do gnio do povo grego, mas como resultado de uma aglutinao de fatores que a tornaram possvel.

O Surgimento da Filosofia
O gnio grego encontrou ambiente favorvel para superar a viso puramente mtica do mundo e introduzir o logos (a razo) como meio de compreenso da realidade.

O Surgimento da Filosofia
O heri era o modelo. Sua virtude no residia na bondade moral ou no sentido de justia efusiva, mas na coragem. Encarnava o ideal do guerreiro belo e bom.

O Surgimento da Filosofia
Bom porque ouvia os deuses e aceitava sem hesitar o seu destino, os mitos afirmavam-se como verdades inquestion veis garantidas pela tradio de cada povo.

O Surgimento da Filosofia
A verdade estava na palavra do sacerdote (hiere s ) ou do adivinho e no podia ser contestada. A superao da viso puramente mtica da realidade deveu-se, particularmente, ao aparecimento das p lis (cidade-estado), a partir do sculo VIII a.C.

O Surgimento da Filosofia
Nesse perodo, a Grcia sofreu uma transformao socioeconmica considervel: a atividade predominantemente agrcola foi sendo substituda pela atividade artesanal e pelo comrcio, da a necessidade de fundar centros de distribuio comercial.

O Surgimento da Filosofia
Tais centros apareceram, inicialmente, nas colnias gregas, especialmente na Jnia, e, posteriormente, em outros lugares e foram os germes das p lis .

O Surgimento da Filosofia
O Surgimento da p lis trouxe consigo muitas inovaes na forma de pensar e de agir do homem grego.

10

O Surgimento da Filosofia
A palavra transformou-se no instrumento mais importante do poder, a chave de toda autoridade, o meio de comando e de domnio sobre o outro.

O Surgimento da Filosofia
Estabeleceu-se uma diferenciao entre a esfera pblica e a esfera privada. Aquilo que era secreto e favorecido para a manuteno do poder por parte do governante (basile s ) tornou-se, ao menos em parte, conhecido de todos.

11

12

O Surgimento da Filosofia
A escrita tornou-se exotrica. Uma vez pblica, seu emprego foi sendo cada vez mais, difundindo em meio ao povo (d m os ). exotrico |z| (grego eksoterik s , - , - n , exterior, feito para o exterior, pblico) adj. 1. Destinado a ser vulgarizado (falando principalmente das doutrinas dos antigos filsofos).
13

O Surgimento da Filosofia
A lei passou a ser escrita e, com isso, tornou-se mais humana, j que comum a todos, ainda que, superior a todos, ficando sujeita discusso e altervel somente por decreto. Foram redigidos cdigos de leis, alguns famosos, como o de Drcon (fins do sc. VII), o de Slon (incio do sc. VI) e o de Cl stenes (510).
14

O Surgimento da Filosofia
Com a valorizao da palavra e a comunho da lei, criou-se o sentimento de igualdade entre os cidados. (Isonomia)

Homero, Hesodo e as Religies dos Mistrios


Aliados ao surgimento das p lis , devem ainda ser considerados dois aspectos importantes para a entrada em cena do l gos : a organizao da mitologia por parte de Homero e Hes odo e o desenvolvimento das religies dos mistrios.
16

15

You might also like