You are on page 1of 44

PLANEJAMENTO FAMILIAR

O que ?

Qual a importncia?

A quem interessa?

Como fazer?

PLANEJAMENTO FAMILIAR (cont.)

Fundamentao na legislao
Constituio Federal 1988. Ttulo VII Artigo 226 Pargrafo 7o. Lei 8.080 de 1990 (institui o SUS) que atribui Unio, por meio do Ministrio da Sade, a competncia para instituir polticas pblicas nacionais de sade. Lei 9.263, de 12 de janeiro de 1996. Artigo 1o O planejamento familiar direito de todo cidado, observado o disposto nesta Lei. Artigo 2o Para fins desta Lei, entende-se planejamento familiar como o conjunto de aes de regulao da fecundidade que garanta direitos iguais de constituio, limitao ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.

PLANEJAMENTO FAMILIAR (cont.)

O planejamento familiar se caracteriza pela possibilidade de o casal programar quantos filhos ter, quando e como os ter. Permite s pessoas a oportunidade de escolher entre ter ou no ter filhos, de acordo com seus planos e expectativas. Programar o crescimento (ou no) da famlia nos dias de hoje fundamental. No apenas porque a vida est mais difcil economicamente, mas tambm porque muitas vezes investir na carreira pode ser a prioridade do momento tanto para o homem como para a mulher. Para isso, um casal poder usar mtodos de contracepo, para evitar temporariamente a gravidez, ou a esterilizao, para evitar a gravidez de modo definitivo. A questo da interrupo voluntria da gravidez (aborto) recai nos dispositivos legais existentes no nosso Pas.

PLANEJAMENTO FAMILIAR (cont.)

Aparelho reprodutor masculino


Bexiga Osso da pube Vaso deferente Uretra Tecido ertil Pnis Prstata Vescula seminal

Epiddimo

Escroto Testculo

PLANEJAMENTO FAMILIAR (cont.)

Aparelho reprodutor feminino


Ovrio tero Vagina

Bexiga Clitris Lbios internos Lbios externos

MENSTRUAO
Ciclo menstrual o perodo que se inicia no primeiro dia da menstruao e finaliza em torno de vinte e oito dias depois, com o incio do novo fluxo menstrual. A menstruao ocorre devido ao dos hormnios ovarianos sobre o revestimento interno da parede do tero (endomtrio). Esses hormnios fazem com que ele cresa e se torne mais espesso para receber o vulo fecundado (ovo). Quando a fecundao no acontece ou quando o ovo no consegue se fixar no endomtrio, esse processo ser interrompido. Esse tecido formado no endomtrio eliminado, junto com pequena quantidade de sangue, pela vagina: o fluxo menstrual. O fluxo menstrual se repete geralmente a cada quatro semanas. A quantidade de sangramento varia de mulher para mulher e, em geral, dura de trs a cinco dias.

MENSTRUAO (cont.)

Ciclo menstrual de 28 dias


Incio da perda de sangue

GRAVIDEZ
Quando ocorre a fecundao do vulo pelo espermatozide, forma-se o ovo, que se dirige ao tero para se fixar (implantar) no endomtrio (com revestimento prprio para receber o ovo). Temos ento a gravidez!
Diviso celular do vulo tero Implantao Espermatozide Fecundao Trompa de Falpio Ovulao Revestimento do tero Ovrio

GRAVIDEZ (cont.)

Viso geral das fases de evoluo da gravidez


(0 a 12 semanas)

1o trimestre

(13 a 28 semanas)

2o trimestre

(29 a 40 semanas)

3o trimestre

Quais so os mtodos contraceptivos?

MTODOS COMPORTAMENTAIS
So aqueles que provocam modificaes do comportamento sexual do casal. So admitidas duas formas:
Abstinncia sexual peridica:
Rtmico (mtodo de Ogino-Knauss ou tabelinha); Temperatura basal; Muco cervical (mtodo de Billings); Sintotrmico.

Ejaculao extravaginal:
Coito interrompido; Sexo sem penetrao vaginal.

MTODOS COMPORTAMENTAIS (cont.)

Incio da perda de sangue

Mtodo rtmico (tabelinha ou mtodo de Ogino-Knauss)


Os mtodos rtmicos dependem da abstinncia de relaes sexuais durante o perodo frtil da mulher. Na maioria das mulheres, um vulo liberado do ovrio aproximadamente 14 dias antes do incio da menstruao. Embora o vulo no fertilizado sobreviva apenas 24 horas, os espermatozides podem sobreviver trs a quatro dias aps a relao sexual. A fertilizao, ento, pode ser decorrente de uma relao ocorrida quatro dias antes da liberao do vulo. O mtodo do calendrio o menos eficaz, mesmo para as mulheres que apresentam ciclos menstruais regulares. Para calcular quando ela deve evitar relaes sexuais, a mulher deve subtrair 18 dias do ciclo menstrual mais curto e 11 dias do ciclo menstrual mais longo dos ltimos 12 ciclos menstruais.

MTODOS COMPORTAMENTAIS (cont.)

Mtodo da temperatura basal


Esse mtodo, tambm conhecido como mtodo trmico, baseia-se no fato de a mulher, aps a ovulao, apresentar aumento da temperatura basal entre 0,3 a 0,8C, devido ao da progesterona no organismo. A mulher deve anotar a temperatura diariamente, a partir do primeiro dia do ciclo, em um grfico apropriado. O termmetro deve ser colocado na boca (debaixo da lngua) pela manh, antes de qualquer atividade (ainda na cama), durante pelo menos cinco minutos. Para no engravidar, a mulher deve evitar relaes desde o primeiro dia da menstruao at que a temperatura se eleve de 0,3 a 0,8C, por trs dias consecutivos.

MTODOS COMPORTAMENTAIS (cont.)

Muco cervical (mtodo de Billings)


Baseia-se na ocorrncia de modificaes no muco da regio do colo uterino. Essas modificaes fazem com que as mulheres percebam se esto no perodo frtil ou no. A mulher deve pesquisar a presena de muco todos os dias, observando atentamente a sensao ocasionada por ele, percebendo suas mudanas. Deve interromper a atividade sexual ao menor sinal de presena do muco, aps o perodo de secura vaginal que normalmente sucede a menstruao. Deve permanecer em abstinncia por, no mnimo, trs dias a partir do pico, podendo reiniciar a atividade sexual no quarto dia.

MTODOS COMPORTAMENTAIS (cont.)

Mtodo sintotrmico
Baseado na utilizao de vrios dos mtodos anteriormente mencionados. Isso aumenta a capacidade de identificar o incio e o final do perodo de fertilidade, melhorando a eficcia do mtodo e diminuindo o tempo de abstinncia.

MTODOS COMPORTAMENTAIS (cont.)

Coito interrompido
Nesse mtodo contraceptivo, o homem retira o pnis da vagina antes da ejaculao, quando o esperma liberado durante o orgasmo. Esse mtodo no confivel, pois o esperma pode ser liberado antes do orgasmo. Alm disso, ele exige que o homem tenha um grau elevado de autocontrole e um senso preciso do momento adequado de interromper o coito.

Sexo sem penetrao vaginal


Dispensa maiores comentrios.

MTODOS DE BARREIRA
Os contraceptivos de barreira impedem fisicamente a entrada do esperma no tero da mulher.
Eles incluem:
Agentes espermaticidas; Preservativo masculino; Preservativo feminino; Diafragma.

MTODOS DE BARREIRA (cont.)

Agentes espermaticidas
O objetivo dos agentes espermaticidas imobilizar e destruir os espermatozides, dificultando ou impedindo a penetrao desses no canal cervical. Geralmente as gelias, pomadas e cremes espermaticidas so utilizados em associao ao diafragma ou ao preservativo feminino. Devem ser aplicados na vagina de 10 a 30 minutos antes da relao. A eficcia do mtodo isolado muito baixa. Entre os efeitos negativos esto as alergias, que ocorrem em 1 a 5% das usurias.

MTODOS DE BARREIRA (cont.)

Preservativo masculino (camisinha, condom masculino, camisa-de-vnus)


um dos mtodos anticoncepcionais mais difundidos no mundo. Esse mtodo, como contraceptivo, no figura entre os mais eficazes (a taxa de falha de 5 a 12%), entretanto tem um papel importantssimo na preveno das doenas sexualmente transmissveis. Pode provocar rarssimas vezes reaes alrgicas. A eficcia depende da correta utilizao/colocao.

MTODOS DE BARREIRA (cont.)

Maneira correta para utilizao/colocao do preservativo masculino


1. 2. 3.
1. Coloque a camisinha com o pnis ereto; 2. Aperte a ponta para sair o ar; 3. Desenrole at embaixo; 4. Use apenas lubrificantes base de gua; 5. Retire-a com o pnis ainda ereto, com cuidado para no escapar o smen; 6. Aps retir-la, jogue-a no lixo.

4.

5.

6.

MTODOS DE BARREIRA (cont.)

Preservativo feminino (condom feminino, capuz cervical)


um mtodo relativamente novo de anticoncepo. O ndice de falha em torno de 18 a 25%, j tendo sido observadas falhas de, no mnimo, 12% em um ano. Tem a vantagem de tambm proteger contra as doenas sexualmente transmissveis.

Maneira correta de utilizao/ colocao do preservativo feminino ou capuz cervical

MTODOS DE BARREIRA (cont.)

Diafragma
uma membrana cncava colocada no interior da vagina e que encobre o colo do tero. Os ndices de falha variam de 2 a 23%. A falha tpica por ano em torno de 18%. No figura entre os mtodos mais eficazes.

Maneira correta de insero do diafragma

Os agentes espermaticidas so utilizados/aplicados tanto no preservativo feminino quanto no diafragma!

MTODOS HORMONAIS

Anticoncepcionais orais; Anticoncepcionais injetveis; Implante contraceptivo; Adesivo contraceptivo; Dispositivo intra-uterino; Contracepo de emergncia.

MTODOS HORMONAIS (cont.)

Anticoncepcionais orais (plula)


o mtodo mais difundido e usado no mundo. As plulas so consideradas um mtodo reversvel muito eficaz e o mais efetivo entre as medidas medicamentosas. Os contraceptivos orais contm hormnios. Eles evitam a gravidez impedindo que os ovrios liberem vulos (ovulao) e mantendo a secreo do colo do tero espessa, de modo que os espermatozides no conseguem atravess-lo facilmente. O uso de anticoncepcionais orais tambm reduz as clicas menstruais, a tenso pr-menstrual, o sangramento irregular (em mulheres cujas menstruaes so irregulares), anemia, cistos mamrios, cistos de ovrios, gravidez tubria (gravidez localizada em uma tuba uterina) e infeces.

MTODOS HORMONAIS (cont.)

Existem diversos tipos de plulas. As mais comumente receitadas so:


Plulas monofsicas: A mulher toma uma plula por dia, e todas tm a mesma dosagem de hormnios (estrognio e progesterona); comea a tomar no 1o dia da menstruao at a cartela acabar; fica sete dias sem tomar, durante os quais sobrevm a menstruao. Plulas multifsicas: A mulher toma uma plula por dia, mas existem plulas com diferentes dosagens, conforme a fase do ciclo; so tomadas como as plulas monofsicas, mas tm cores diferentes, de acordo com a dosagem e a fase do ciclo.

Elas no podem ser tomadas fora da ordem.

MTODOS HORMONAIS (cont.)

Miniplulas: Tm uma dosagem mais baixa e contm apenas um hormnio (geralmente progesterona), causando menos efeitos colaterais; seu mecanismo de ao a alterao do muco cervical (evitando a penetrao dos espermatozides e ocasionando a anovulao); so indicadas durante a amamentao, como uma garantia extra para a mulher.

Devem ser tomadas todos os dias, sem interrupo, inclusive na menstruao.

MTODOS HORMONAIS (cont.)

Anticoncepcionais injetveis
Tm o mesmo princpio das plulas, sendo produzidos com hormnios combinados. Tambm se usa a progesterona isolada, intramuscular, com obteno de efeito contraceptivo por perodos de trs meses, ou de uma associao de estrognio e progesterona, intramuscular, mensal. No podem ser aplicados em mulheres grvidas, com suspeita de gravidez ou que j tiveram aborto retido. So to eficazes quanto as plulas, com a vantagem de ser aplicados somente uma vez por ms ou a cada trs meses.

MTODOS HORMONAIS (cont.)

Implante contraceptivo
O implante contraceptivo um microbasto plstico que contm hormnio, impedindo que os ovrios liberem os vulos e que os espermatozides atravessem a secreo presente prxima do colo do tero, que fica mais espessa. inserido um microbasto sob a pele do brao, acima do cotovelo. Aps anestesiar a pele, o mdico realiza uma pequena inciso e utiliza uma agulha especial para implantar o microbasto.

MTODOS HORMONAIS (cont.)

Implante contraceptivo

Local de aplicao

O efeito de inibir a ovulao dura at trs anos.

MTODOS HORMONAIS (cont.)

Adesivo contraceptivo
Tambm possui os hormnios da plula, sendo colocado sobre a pele a partir do primeiro dia da menstruao. Deve ser trocado a cada sete dias, totalizando trs por ms.

Adesivo contraceptivo

Locais de aplicao

MTODOS HORMONAIS (cont.)

Dispositivos Intra-Uterinos (DIUs)


So de polietileno, aos quais podem ser adicionados cobre ou hormnio, que so inseridos na cavidade uterina exercendo sua funo contraceptiva. Atuam impedindo a fecundao, tornando difcil a passagem do espermatozide pelo trato reprodutivo feminino. Os dispositivos intra-uterinos apresentam algumas vantagens sobre os contraceptivos orais: os efeitos colaterais so limitados, e o tipo a ser colocado depende da deciso da paciente em relao ao desejo de evitar a gravidez durante 1 ou 10 anos. Embora o mdico geralmente coloque o dispositivo no tero durante o perodo menstrual, o DIU pode ser colocado em qualquer momento do ciclo menstrual, contanto que a mulher no esteja grvida.

MTODOS HORMONAIS (cont.)

A ao do DIU principalmente na cavidade uterina. O principal mecanismo de ao do DIU deixar o interior do tero hostil aos espermatozides, evitando a sua chegada at as trompas e tendo efeito espermaticida. Existem dois tipos de DIUs disponveis. Um deles, que libera cobre, eficaz por no mnimo dez anos. O outro, que libera progesterona, deve ser trocado a cada trs anos. Os DIUs sem medicamentos agem principalmente devido a uma reao do organismo ao prprio DIU. Os DIUs que contm e liberam cobre tambm provocam uma reao bioqumica e inflamatria no endomtrio. A princpio, o cobre no absorvido pelo organismo.

MTODOS HORMONAIS (cont.)

Os DIUs que liberam progesterona, alm da reao bioqumica e inflamatria que provocam no endomtrio, causam atrofia das glndulas endometriais, tornando o endomtrio mais fino (por isso geralmente diminuem a quantidade de sangramento). Esses DIUs com medicamento ainda tm a ao da progesterona sobre o muco cervical, tornando-o espesso, criando mais uma barreira para os espermatozides.

Eficcia do DIU: Os DIUs com progesterona so mais eficazes do que o DIUs sem progesterona, apresentando chance de gravidez de 0,2% e 0,8%, respectivamente.

MTODOS HORMONAIS (cont.)

Modelos e forma de colocao dos Dispositivos Intra-Uterinos (DIUs)

Posio no tero Tipos de DIUs

A gravidez raramente ocorre (eficcia alta, variando de 99,2 a 99,8%).

MTODOS HORMONAIS (cont.)

Contracepo de emergncia (plula do dia seguinte)


A contracepo de emergncia um recurso anticoncepcional importante para evitar uma gravidez indesejada, aps uma relao sexual desprotegida ou falha de outro mtodo utilizado (por exemplo, quando a camisinha se rompe). Trata-se de um mtodo anticoncepcional cientificamente aceito, aprovado pela Organizao Mundial da Sade (OMS) e pela Agncia de Vigilncia Sanitria (ANVISA).

No abortiva, pois no interrompe uma gravidez estabelecida. Ela impede o encontro do espermatozide com o vulo.

MTODOS HORMONAIS (cont.)

A contracepo de emergncia deve ser iniciada at no mximo cinco dias aps a relao sexual desprotegida (entretanto, sua eficcia maior quanto mais precoce for o seu uso), tomando o medicamento de duas formas distintas: em um nico comprimido ou na forma de dois comprimidos. Se a escolha for feita pela segunda opo, a paciente tem ainda mais duas maneiras de administrao: tomando-se os dois comprimidos de uma s vez ou fracionados em duas doses, sendo a 2a dose tomada 12 horas aps a 1a. A plula do dia seguinte, quando tomada at 24 horas aps a relao sexual, tem uma eficcia de 95%; quando tomada entre 25 e 48 horas aps a relao sexual, tem uma eficcia de 85%; quando tomada entre 49 e 72 horas aps a relao sexual, tem uma eficcia de 65%.

MTODO DEFINITIVO
Nos Estados Unidos, aproximadamente um tero dos casais que utilizam mtodos de planejamento familiar opta pelo mtodo definitivo (a esterilizao) de qualquer um dos parceiros. A esterilizao o mtodo de planejamento familiar mais freqentemente escolhido por casais nos quais a mulher tem mais de 30 anos de idade. Nos primeiros 10 anos aps a esterilizao feminina, aproximadamente 2% das mulheres engravidam. O risco de gravidez inferior a 1% aps a esterilizao masculina. A esterilizao masculina ou feminina deve ser sempre considerada como permanente. No entanto, possvel a realizao de uma operao que reconecte os tubos apropriados (reanastomose) para restaurar a fertilidade. A reanastomose mais complexa e menos eficaz nos homens do que nas mulheres. Nos casais, a taxa de gravidez varia de 45 a 60% aps a reanastomose masculina e de 50 a 80% aps a reanastomose feminina.

MTODO DEFINITIVO (cont.)

Esterilizao feminina Mais complicada do que a vasectomia, a ligadura das tubas uterinas exige a realizao de uma cirurgia abdominal e de uma anestesia geral ou local. As mulheres que acabaram de dar luz podem ser esterilizadas imediatamente aps o parto ou no dia seguinte, sem a necessidade de um perodo de hospitalizao maior que o habitual. A esterilizao feminina tambm pode ser planejada antecipadamente e realizada como uma cirurgia eletiva por laparoscopia. Atravs de um tubo fino (laparoscpio) inserido atravs de uma pequena inciso no abdmen da paciente, o mdico secciona ambas as tubas uterinas e liga as extremidades seccionadas.

MTODO DEFINITIVO (cont.)

Como realizada a esterilizao feminina

MTODO DEFINITIVO (cont.)

Esterilizao masculina Os homens so esterilizados atravs de uma cirurgia denominada vasectomia (corte dos canais deferentes, que conduzem o esperma dos testculos). A vasectomia, realizada por um urologista no consultrio, leva cerca de 20 minutos e exige apenas uma anestesia local.

A vasectomia no causa impotncia!!!

MTODO DEFINITIVO (cont.)

Como realizada a esterilizao masculina


Bexiga

Prstata Uretra Ducto deferente Epiddimo Testculo Local da vasectomia

ABORTO
A situao do aborto no mundo varia de um ato ilegal a um ato disponvel de acordo com alguns critrios especficos. Aproximadamente dois teros das mulheres no mundo tm acesso ao aborto legal. No Brasil, apesar de haver estatsticas demonstrando que o aborto praticado em grande quantidade, ele proibido, com exceo de alguns casos especficos previstos na Lei.

SUS
O Sistema nico de Sade (SUS) disponibiliza todos os mtodos de planejamento familiar aqui citados, inclusive a esterilizao, tanto feminina quanto masculina, com preferncia para a masculina, por ser menos agressiva e no necessitar de internao hospitalar. So oferecidas tambm diversas formas de orientao atravs de campanhas e palestras de educao e orientao sobre planejamento familiar.

CONCLUSO
A melhor forma de operacionalizar o planejamento familiar deve ser aquela que, aps avaliao mdica especializada, se mostrar a mais adequada e mais eficaz para a realidade do casal.

You might also like