You are on page 1of 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC 06104/12 1/2


ADMINISTRAO INDIRETA ESTADUAL DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM (DER) CONCORRNCIA FALHAS QUE PODERO SER SANADAS AINDA DURANTE A INSTRUO.

RESOLUO RC1 TC 059 / 2.013


R RE EL LA AT T R RIIO O
Tratam os presentes autos da anlise da Concorrncia n 04/2012, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem DER, objetivando a contratao de empresa para execuo de obras de pavimentao e melhoramentos da Avenida Almeida Barreto, em Campina Grande, Paraba, tendo como contratada a Construtora AGRA Ltda (Contrato n 041/2012), no valor de R$ 2.198.630,66. A Unidade Tcnica de Instruo analisou a matria (fls. 255/256), tendo concludo pela IRREGULARIDADE da contratao em tela, com a seguinte justificativa: Trata o presente processo da contratao direta com fundamentao no artigo 24, V, que preceitua o seguinte: Art. 24. dispensvel a licitao: (...) V - quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas Todavia, esta fundamentao, apresentada pelo Ente Municipal, para o processo em anlise, no preenche os requisitos para aplicao do art. 24, V, da Lei 8.666/93, tendo em vista que acudiu um interessado, ao procedimento licitatrio, a empresa FJ Construes e Empreendimentos LTDA, conforme Ata, s fls. 164. Desta forma, diante do manifesto interesse da Administrao na execuo das obras, a fundamentao legal, requerida e apropriada para o caso, vem prescrita no art. 48, 3, da Lei 8.666/93, informando que, quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administrao poder fixar aos licitantes o prazo de oito dias teis para a apresentao de nova documentao ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a reduo deste prazo para trs dias teis. Por conseguinte, como a Administrao considerou inabilitada a licitante presente ao certame, e no aplicou o artigo 48, 3, reabrindo novo prazo, como determina a Lei de normas gerais de licitaes e contrato, haveria, apenas, a possibilidade de repetio do procedimento, no dando azo a contratao direta respaldada no artigo 24, V, da Lei 8.666/93. Citado, o Diretor Superintendente do DER, Senhor Carlos Pereira de Carvalho e Silva, deixou transcorrer in albis o prazo que lhe fora assinado. Foram dispensadas as comunicaes de praxe. o Relatrio.

P PR RO OP PO OS ST TA AD DE ED DE EC CIIS S O O
Tendo em vista as concluses a que chegou a Auditoria, o Relator prope aos integrantes da Primeira Cmara, no sentido de que ASSINEM o prazo de 60 (sessenta) dias ao Diretor Superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Senhor CARLOS PEREIRA DE CARVALHO E SILVA, para apresentar esclarecimentos e/ou defesa, acerca do Relatrio da Auditoria de fls. 255/256, ao final do qual dever de tudo fazer prova perante esta Corte de Contas, ou traga justificativas na hiptese de no querer/poder faz-lo, sob pena de multa e outras cominaes legais aplicveis espcie. a Proposta.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC 06104/12 2/2

D DE EC CIIS S O OD DO OT TR RIIB BU UN NA AL L
Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC 06104/12; e CONSIDERANDO os fatos narrados no Relatrio; CONSIDERANDO o mais que dos autos consta; OS INTEGRANTES da PRIMEIRA CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (TCE-Pb), unanimidade de votos, na Sesso desta data, de acordo com a Proposta de Deciso do Relator, resolveram ASSINAR o prazo de 60 (sessenta) dias ao Diretor Superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Senhor CARLOS PEREIRA DE CARVALHO E SILVA, para apresentar esclarecimentos e/ou defesa, acerca do Relatrio da Auditoria de fls. 255/256, ao final do qual dever de tudo fazer prova perante esta Corte de Contas, ou traga justificativas na hiptese de no querer/poder faz-lo, sob pena de multa e outras cominaes legais aplicveis espcie.
Publique-se, intime-se e registre-se. Primeira Cmara - Sala das Sesses do TCE-Pb Plenrio Conselheiro Adailton Colho Costa Joo Pessoa, 18 de abril de 2.013. ________________________________________ Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima Presidente ________________________________________ Conselheiro Fernando Rodrigues Cato _________________________________________ Conselheiro Umberto Silveira Porto

___________________________________________________ Auditor Substituto de Conselheiro Marcos Antnio da Costa Relator ________________________________________________ Marclio Toscano Franca Filho Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE-PB

jtosm

You might also like